Não autenticado |

Natalia Bittencourt Otto

    • Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade de São Paulo. Bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou mobilidade acadêmica na Universidade de San Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, em 2012, onde estudou questões de gênero, sexualidade e direitos humanos. Áreas de interesse: teoria feminista, sociologia da violência, estudos culturais, pesquisa qualitativa, análise de narrativa.

       

      Links:    

  • Trabalhos em Anais: 4
    • OTTO, N. B. . Intersecções entre gênero e violência na história de vida de adolescentes mulheres em privação de liberdade. In: 40o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais , 2016 , Caxambu. Anais do 40o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. : , 2016.
    • OTTO, N. B. . Da consciência de classe às epistemologias feministas: a experiência dos dominados em Georg Lukács, Nancy Hartsock e María Lugones. In: I Congreso Latinoamericano de Teoría Social , 2015 , Buenos Aires. I Congreso Latinoamericano de Teoría Social. : , 2015.
    • OTTO, N. B. . Gênero, juventude e controle: as adolescentes em conflito com a jei no Brasil sob a perspectiva da crimininologia feminista. In: VI Seminário Internacional Sobre a Juventude Brasileira , 2015 , Rio de Janeiro. Vi Seminário Internacional Sobre a Juventude Brasileira: Caderno de Resumos das Comunicações. : , 2015.
    • OTTO, N. B. . ?Quem consegue viver sem empregada?? Gênero e classe social na cobertura da PEC das Domésticas. In: Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade , 2014 , Juiz de Fora, MG. Anais do VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. Juiz de Fora, MG : Lavras, 2014. p. 3318 - 3333.
    • OTTO, N. B. . Globalizando o Olhar do Turista. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2017 (Tradução)
    • OTTO, N. B. . Intersecções entre gênero e violência na história de vida de adolescentes mulheres em privação de liberdade. 2016 (Congresso)
    • OTTO, N. B. . Representações de gênero e violência nas narrativas biográficas de adolescentes mulheres privadas de liberdade. 2016 (Seminário)
    • OTTO, N. B. . Entre cuidado e violência: Práticas de gênero nas narrativas biográficas de adolescentes mulheres privadas de liberdade. 2016 (Seminário)
    • OTTO, N. B. . O gênero da violência: propostas para uma análise a partir das experiências das adolescentes selecionadas pelo sistema de justiça. 2015 (Seminário)
    • OTTO, N. B. . Gênero, juventude e controle: as adolescentes em conflito com a lei no Brasil sob a perspectiva da criminologia feminista. 2015 (Seminário)
    • OTTO, N. B. . Da consciência de classe às epistemologias feministas: a experiência dos dominados em Georg Lukács, Nancy Hartsock e María Lugones. 2015 (Congresso)
    • OTTO, N. B. . 'Quem consegue viver sem empregada?' Gênero e classe social na cobertura da PEC das Domésticas. 2014 (Congresso)
    • OTTO, N. B. ; CHIES-SANTOS, M. . FeminismS: An Introduction. 2013 (Conferência)
    • OTTO, N. B. . 10th Human Rights Film Festival. 2012 (University of San Francisco)
    • Nome do projeto: 10th Human Rights Film Festival (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OTTO, N. B. , FOGLIATTO, D. C. , KAISER, S. .
      Descrição: Festival de Cinema Anual focado na temática de direitos humanos.
    • Nome do projeto: Crime ao Vivo: A Cobertura do Crime e da Resposta Punitiva na Imprensa Gaúcha (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OTTO, N. B. , SOUZA, G. R. , COSTA, A. G. M. , WUDICH, M. , BERTONI, F. , FERRAZ, E. S. L. , CORNELIUS, E. G. , REIS, A. A. , AZEVEDO, J. R. , GUIMARAES, V. A. R. , CARVALHO, Salo , SGANZERLA, S. , MACHADO, F. B. V. , BUJES, J. S. , BAUMONT, C. C. , ALIMENA, C. M. , WEIGERT, M. A. B. E. , LARRUSCHAIN, P. G. , GARCIA, M. D. .
      Descrição: O objetivo do projeto é indicar as representações e realizar o mapeamento do conteúdo e da forma como as notícias sobre o crime, a criminalidade e a resposta punitiva são veiculadas nos três jornais de maior circulação no Rio Grande do Sul e observar a adesão ou a refutação ao estilo sensacionalista de informação. A investigação visa problematizar as representações sobre o fato delituoso e a criminalidade, a partir do mapeamento do conteúdo e da forma como as notícias são veiculadas nos três jornais de maior circulação no estado do RS, levando em conta quais os delitos que são noticiados, qual o espaço destinado para tais notícias nos jornais e de que maneira estes fatos são abordados pelos veículos de imprensa. Com tais questionamentos, pretende verificar se há uma abordagem sensacionalista nas matérias sobre crimes e de que maneira tais elementos são evidenciados. Como instrumento metodológico são aplicados questionários contendo uma série de indicadores, com os quais foram coletadas as informações relativas às questões penais (discursos político-criminais) e criminais (matérias sobre delitos) das reportagens publicadas nos jornais Zero Hora, Diário Gaúcho e Correio do Povo dos dias 01 a 30 do mês de abril de 2011. Os jornais foram considerados em sua integralidade, representando o arquivo da pesquisa, a partir do qual foi extraído o corpus para análise. Ao contrário do que inicialmente se imaginava, os dados preliminares indicam que as notícias de crimes não se restringem ao editorial de polícia dos jornais, mas estão dispersas em toda a edição. Assim, se o editorial de polícia reúne as notícias relativas aos crimes de rua , tradicionalmente selecionados pelo sistema penal, outras formas de delinqüência são dispostas nas demais editorias, seja pelo bem jurídico envolvido, seja pela autoria que lhe atribuem. É possível constatar, preliminarmente, que os jornais criam ondas de criminalidade , ao pautarem delitos que em princípio não possuem relação entre si
    • Nome do projeto: Sentenças de conflitualidades de gênero e sexualidade: uma análise das fontes, dos argumentos jurídicos e da formação curricular dos operadores do direito no Rio Grande do Sul (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OTTO, N. B. , SEFFNER, F. , SANTOS, R. B. , SILVA, R. A. , FACHINETTO, R. F. , CARLOS, P. P. , VIEIRA, M. S. , BOBSIN, M. , FERREIRA, E. S. , SEVILLA, G. G. , PASSOS, A. G. S. , PICCHETTI, Y. P. , SANTOS, C. N. , SIMIONI, F. .
      Descrição: Este projeto trata de investigar de modo extensivo a presença dos conteúdos de direitos humanos em suas conexões com os temas do gênero, da sexualidade e de modo transversal raça, presentes nos currículos de formação dos operadores do direito do Rio Grande do Sul, e manifestados nas sentenças que envolvem conflitualidades acerca destes temas, bem como nas trajetórias acadêmicas e profissionais de um conjunto de magistrados mais diretamente envolvidos nos últimos anos com estas questões. De posse deste amplo levantamento, acreditamos ser possível estabelecer diversos tipos de relações, atentando em especial para o efetivo papel da formação jurídica dos operadores como elemento implicado na elaboração de sentenças ditas progressistas nestes temas, e que têm sido frequentes no estado do Rio Grande do Sul nos últimos anos, configurando já certa tradição do pensamento jurídico local
    • Nome do projeto: A condição das mulheres nas polícias brasileiras (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OTTO, N. B. , FACHINETTO, R. F. , TEIXEIRA, A. N. , MADEIRA, L. M. , PIMENTA, M. M. , TAVARES DOS SANTOS, J. V. .
      Descrição: Este projeto tem como tema de investigação a participação das mulheres nas instituições policiais no país, tendo como foco principal de análise das relações de poder e das violências vivenciadas pelas policiais, tanto no cotidiano institucional, quanto aquelas decorrentes do trabalho policial
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
        Título: Empregada Doméstica: Modos de Usar. A PEC das Domésticas como acontecimento no jornalismo de revista
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Media Studies
        Nome da Instituição: University of San Francisco
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Reportagem e edição de conteúdo no Editorial J, laboratório de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS.
        Outras informações: Repórter
    • Sul 21, Mídia Eletrônica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Trabalho de reportagem.
        Outras informações: Estágiaria
    • Cartola - Agência de Conteúdo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Trabalho de reportagem.
        Outras informações: Estágiaria
    • University of San Francisco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Trabalho de reportagem e organização de eventos acadêmicos.
        Outras informações: Repórter do jornal Foghorn
    • Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação ao Extensionismo referente ao projeto "Sentenças de conflitualidades de gênero e sexualidade: uma análise das fontes, dos argumentos jurídicos e da formação curricular dos operadores do direito no Rio Grande do Sul".
        Outras informações: Bolsista
    • Plural (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).