Não autenticado |

Luiz Henrique Magnani Xavier de Lima

    • Possui graduação em Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2005), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Tem experiência na área de Linguagens, Linguística Aplicada e Educação: atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, novas tecnologias, construção de sentidos, neurodiversidade e linguagem.

       

      Links:    

    • CASTRO, C. H. S. ; MAGNANI, L. H. . Memórias de letramentos: vozes do campo. : , 2017 . p. ISBN: 9788561330705.
    • MAGNANI, L. H. ; CASTRO, C. H. S. . PRÁTICAS LETRADAS, TECNOLOGIAS E TERRITÓRIOS: TRANSGREDINDO RELAÇÕES DE PODER REVISTA X , v. 14 , p. 56 - 81 , 2019. ISSN: 19800614.
    • MAGNANI, L. H. ; CASTRO, C. H. S. ; MARQUES, L. O. C. . Da política pública de educação do campo à prática acadêmica para a formação de professores Educação e Políticas em Debate , v. 7 , p. 58 - 76 , 2018. ISSN: 22388346.
    • MATOS, L. L. ; MAGNANI, L. H. ; MENDONCA, M. ; JUNIOR, R.C. ; SERRAO, L. F. S. . Educação não escolar em contexto de trabalho: indícios para a educação de jovens e adultos. Cadernos Cenpec , v. 5 , p. http://cadernos - , 2015. ISSN: 22379983.
    • JUNIOR, R.C. ; ESCOURA, M. ; GONCALVES, E. ; MAGNANI, L. H. ; MATOS, L. L. ; SERRAO, L. F. S. . Proposições de organização curricular na educação de jovens e adultos Cadernos Cenpec , v. 3 , p. 8 - , 2014. ISSN: 22379983.
    • MAGNANI, L. H. . Um passo para fora da sala de aula: : novos letramentos, mídias e tecnologias Revista X , v. 1-1 , p. - - , 2011. ISSN: 19800614.
    • MAGNANI, L. H. . Entre a liberdade e a coerção: videogame e construção de sentido Ponto.Urbe (USP) , v. 2 , p. . - , 2008. ISSN: 19813341.
    • MAGNANI, L. H. . Cotidianos em jogo: análise de jogos digitais sob uma perspectiva crítica Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006) , v. 12 , p. 145 - 175 , 2007. ISSN: 14156253.
    • MAGNANI, L. H. . Por dentro do jogo: videogames e formação de sujeitos críticos Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 46 , p. 113 - 125 , 2007. ISSN: 01031813.
    • MAGNANI, L. H. . Letramento e os contextos de Educação de Jovens e Adultos. Jovens e adultos na sala de aula: sujeitos e aprendizagens na EJA, v. 1, p. 85 - 94, 2014.
    • MAGNANI, L. H. . Explorando sentidos e aprendizados dentro de uma cultura de videogames. Letramentos e mídias: música, televisão e jogos digitais no ensino de língua e literatura., v. , p. 121 - 142, 2015.
    • MAGNANI, L. H. . NA PRÁTICA E NO CONFLITO: VIDEOGAMES E APRENDIZADO EM CONTEXTOS TRANSCULTURAIS. Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente, v. , p. 83 - , 2015.
    • MAGNANI, L. H. . Videogames, letramentos e construção de sentidos. Letramentos em terra de Paulo Freire, v. , p. 43 - 61, 2014.
    • MAGNANI, L. H. . Jogos digitais: entretenimento ou formação?. In: Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2007 , Uberlândia. XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. : , 2007.
    • MAGNANI, L. H. . Liberdade Condicional: Autonomia e Coerção no ato de Jogar. In: III Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação , 2007 , Campina Grande. Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. : , 2007.
    • ALBERTO, Vanessa ; ANDRADE, L. T. ; CARREIRO, Karen Trench Gonçalves ; NÁDER, Júlia Maria Vieira ; YAMAMOTO, Andréia Yuke Marçal ; MAGNANI, L. H. . Supletivo em Rede: uma alternativa para o aluno adulto. In: Seminário de Pesquisas da Graduação , 2004 , Campinas. SePeg. Campinas : Unicamp, 2004.
    • MAGNANI, L. H. . Jogos eletrônicos e letramento digital. In: Seminário de Pesquisas da Graduação - UNICAMP , 2004 , Campinas. 1o. SePeg - Seminário de Pesquisas da Graduação. Campinas : Unicamp, 2004. p. 165 - 170.
    • MAGNANI, L. H. . A contribuição dos jogos eletrônicos para o desenvolvimento da reflexão social crítica. : , 2005 (Publicação em Home-Page do Projeto E-lang)
    • MAGNANI, L. H. . Videogame s e letramento: o que está em jogo?. 2013 (Conferência)
    • MAGNANI, L. H. . Videogames enquanto mídia e a construção de alteridades. 2011 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. . Identities at play: Video Games, Conflicts and Meanings. 2010 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. . A contribuição dos jogos eletrônicos para o desenvolvimento do letramento digital. 2003 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. . Língua inglesa, educação e videogames: convergências possíveis?. 2010 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. . Letramentos e Novas Tecnologias em Contextos Extraescolares. 2012 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. . Graduação em Letras. 2012 (Conferência)
    • MAGNANI, L. H. . Videogames, linguagem e sociedade.. 2008 (Conferência)
    • MAGNANI, L. H. . Linguagem, tecnologias e letramento digital. 2008 (Conferência)
    • MAGNANI, L. H. . Repensando os estudos da linguagem: novos letramentos e transmodalidade.. 2009 (Conferência)
    • MAGNANI, L. H. . Videogames em sala de aula? Reflexões sobre a prática do professor de línguas.. 2009 (Conferência)
    • MAGNANI, L. H. . Videogames como prática letrada: um universo a ser explorado pelo professor. 2007 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. . Liberdade Condicional: Autonomia e Coerção no ato de Jogar. 2007 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. . Jogos digitais: entretenimento ou formação?. 2006 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. . Jogos eletrônicos e a prontidão para o letramento digital: uma análise da estrutura e do uso do jogo 'The Sims'. 2004 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. . Jogos eletrônicos e letramento digital. 2003 (Comunicacao)
    • MAGNANI, L. H. ; ANDRADE, L. T. ; MATTOS, M. A. B. . Projeto ?Supletivo na Rede?. 2003 (Conferência)
    • MAGNANI, L. H. ; ANDRETTA, C. B ; ROCES, L. ; BRITO JR., A. B. ; BASSO, R. M ; FREITAS, M. C. C. ; ARANTES, P. ; RODRIGUES, L. L . XIII SETA - Seminário de Teses em Andamento. 2007 (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP))
    • MAGNANI, L. H. . III Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2011 (FFLCH - Universidade de São Paulo)
    • MAGNANI, L. H. . II Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2010 (FFLCH - Universidade de São Paulo)
    • MAGNANI, L. H. . Encontros Formativos. 2016 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK)
    • MAGNANI, L. H. . Comissão Científica do FÓRUM INTERNACIONAL DE CULTURA, LITERATURA E LINGUÍSTICA APLICADA. 2018 (Universidade Federal do Paraná)
    • MAGNANI, L. H. . IV Encontro Nacional "Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts". 2012 ()
    • CASTRO, C. H. S. ; MAGNANI, L. H. . Narrativas audiovisuais. 2015 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
    • MAGNANI, L. H. . A contribuição dos jogos eletrônicos para o desenvolvimento da consciência crítica.. 2005
    • BRAGA, D. B. ; RICARTE, I. L. M. ; MOURA, C. B. ; MAGNANI, L. H. ; SABIÁ, R. M. . Manual Básico de Letramento Digital. 2007 (Apostila didática)
    • PEREIRA, D. N. ; MAGNANI, L. H. . Formação Social e Política de Jovens do Campo. 2016 (Cartilha)
    • Nome do projeto: Formação de Professores de Línguas no Contexto do Vale do Jequitinhonha (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGNANI, L. H. , CASTRO, C. H. S. , MARQUES, L. O. C. .
    • Nome do projeto: Video-Cartas com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MAGNANI, L. H. , FRAILE, O. O. , CASTRO, C. H. S. .
      Descrição: Video-Cartas com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo
    • Nome do projeto: Comunidades do campo: Conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades (2016 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MAGNANI, L. H. , PEREIRA, D. N. , LOVO, I. C. , SANT'ANNA, P. A. , NOBRE, J. C. L. .
      Descrição: Contribuir com a construção de contextos políticos-institucionais de legitimação da produção e divulgação de saberes próprios às comunidades do campo situadas na área de atuação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Pretende-se, assim, exercitar o diálogo entre saberes produzidos na Universidade e inúmeros outros produzidos por e em comunidades do campo. Ademais, almeja-se colaborar com a divulgação destes saberes e com a amplificação de trocas simbólicas e epistêmicas entre os mesmos.
    • Nome do projeto: Culturas de letramento do Campo: um estudo de práticas educativas em comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGNANI, L. H. , CASTRO, C. H. S. .
    • Nome do projeto: Comunicação comunitária enquanto prática letrada, de ensino e formação política no contexto da Educação do Campo ? Pólo Montes Claros. (2015 - 2016
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MAGNANI, L. H. .
    • Nome do projeto: Olhares do Campo: comunicação (inter)comunitário enquanto tecnologia educativa (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MAGNANI, L. H. , PEREIRA, D. N. , CASTRO, C. H. S. .
      Descrição: Olhares do Campo é um projeto de ensino centrado tanto no apoio à formação dos licenciandos em Educação do Campo da UFJVM, quanto no fortalecimento de uma comunicação comunitária na região de abrangência desse curso. Atualmente conta com colaboradores nas seguintes regiões do estado: Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. O projeto foi aprovado no edital do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação - PROAE 2018, administrado pela Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD - desta mesma universidade.
    • Nome do projeto: Olhares do Campo: Laboratório de Comunicação Comunitária (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MAGNANI, L. H. , CASTRO, C. H. S. .
      Descrição: Tem-se como objetivo geral, no projeto, promover a formação crítica, dialógica e contextualizada de educadores do campo e suas comunidades por meio de práticas experimentais de comunicação comunitária. Tem-se defendido que a comunicação comunitária pode operar como tecnologia educacional de apoio ao curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM. É nítida a importância de se incentivar tais processos entre estudantes da LEC e comunidades, principalmente quando se vive em uma sociedade grafocêntrica.Tal prática dinamiza processos formativos ligados à LEC de modo interdisciplinar e global, impulsiona o cumprimento dos objetivos políticos e culturais do curso e contribui para concretizar o compromisso de nossa universidade com sua região de abrangência fora de Diamantina Além de procurar favorecer a produção escrita dos estudantes envolvidos, busca-se articular as mais diversas comunidades em que estudantes da LEC habitam, bem como ajudar a visibilizar ações ligadas aos componentes curriculares do curso.
    • Nome do projeto: Culturas de letramentos digitais no campo: um estudo de práticas que envolvem novas tecnologias em comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGNANI, L. H. , CASTRO, C. H. S. .
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Bandeirante de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Universidade Aberta do Brasil - UFSCAR:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Tutor
    • University of Manitoba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Pesquisador Convidado
    • Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Assessor da Unidade de EJA
    • Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Participante do projeto Soluções de Telecomunicações para Inclusão Digital - Novas linguagens e modelos de interação (STID). Membro da equipe consultora da área de Linguística, Linguagem e Tecnologia.
        Outras informações: Membro da Equipe Consultora
    • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Revista Horizontes de Linguistica Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2019 ).
    • RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Conselho editorial
    • Revista Brasileira de Linguistica Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2019 ).
    • Trabalhos em Lingüística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Avaliador ad-hoc