Não autenticado |

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

    • Graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (UNITAU); especialista em Leitura e Produção de gêneros discursivos e mestra em Linguística Aplicada por essa mesma instituição. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Université de Lille, na França. Atualmente, é professora efetiva no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no campus de Campos do Jordão. Leciona para alunos da Educação Básica, Técnica e Superior. Participa dos grupos de pesquisa Língua, Literatura e Educação e Formação de Educadores: Educação e Sociedade. Interessa-se por questões de ensino-aprendizagem de língua materna e de formação docente, desenvolvendo estudos ancorados na Análise do Discurso de perspectiva francesa em diálogos com o Círculo de Bakhtin.

       

      Links:    

    • BARTHO, V. D. O. R ; CASTRO-CLARO, A. A. . Análise do Discurso. Taubaté : Editora da Universidade de Taubaté - EDUNITAU, 2017 . 125p. ISBN: 9788566128949.
    • BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO . Leitura e produção escrita de contos maravilhosos por uma perspectiva crítica LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 38 , p. 29 - 43 , 2020. ISSN: 23170972.
    • AZEREDO, L. A. S. ; BARTHO, V. D. O. R . Análise do Discurso Francesa: Pêcheux e Foucault, dois Micheis em seus (des)encontros CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 23 , p. 36 - 56 , 2020. ISSN: 21768625.
    • BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO ; MOTA, NÁDIJA ARAÚJO DA . Aspectos da Concepção de Educação Matemática Crítica em Material Didático de Matemática Financeira PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 13 , p. 1 - 18 , 2020. ISSN: 23592842.
    • GOLDSTEIN, N. S. ; BARTHO, V. D. O. R . Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico SCRIPTA , v. 23 , p. 137 - 147 , 2019. ISSN: 23583428.
    • BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO ; CLARO, ALESSANDRA APARECIDA DE CASTRO . A intrínseca relação entre concepções de língua e atividades didáticas de leitura: contribuições para a formação do professor de língua materna FÓRUM LINGUÍSTICO (UFSC. IMPRESSO) , v. 15 , p. 3412 - 3426 , 2019. ISSN: 14158698.
    • BARTHO, V. D. O. R . Identidade e posições-sujeito: uma análise dos processos discursivos na constituição identitária do professor-supervisor de corretores de textos CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 19 , p. 185 - 200 , 2018. ISSN: 21768625.
    • BARTHO, V. D. O. R ; SOUZA, A. M. B. . Heterogeneidade discursiva do/no romance Vidas Secas: as vozes discursivas constituintes dos sujeitos-Fabiano Entremeios , v. 16 , p. 291 - 305 , 2018. ISSN: 21793514.
    • BARTHO, V. D. O. R ; AZEREDO, L. A. S. . O ensino do gênero discursivo curriculum vitae em cursos de tecnologia por meio de sequência didática Leitura: Teoria e Prática , v. 34 , p. 107 - 121 , 2016. ISSN: 23170972.
    • BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO . Elaboração de diários pessoais: a função de suplência da escrita Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 45 , p. 1107 - 1119 , 2016. ISSN: 14130939.
    • BARTHO, V. D. O. R ; UYENO, E. Y. . Escrita de diários e seu potencial terapêutico em adolescentes judicialmente acolhidos Raído (Online) , v. 9 , p. 43 - 62 , 2015. ISSN: 19844018.
    • BARTHO, V. D. O. R ; LOPES-ROSSI, M. A. G. . O gênero 'memórias literárias' no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. 24 , p. 3367 - 3370 , 2014. ISSN: 19809026.
    • BARTHO, V. D. O. R . Discurso Assistencialista na Educação: uma análise discursiva da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Caminhos em Linguística Aplicada , v. 8 , p. 168 - 189 , 2013. ISSN: 21768625.
    • AZEREDO, L. A. S. ; MASCIA, M. A. A. ; BARTHO, V. D. O. R . Memórias das trajetórias acadêmicas de alunos de Letras do CEFET-MG: para além e apesar dos discursos do outro no processo dialético de subjetivação/objetivação. Análises dicursivas das narrativas de vida do corpo discente (PROEJA e LETRAS) do CEFET-MG: múltiplos olhares, v. , p. 163 - 183, 2019.
    • BARTHO, V. D. O. R . Parrhesía foucaultiana: uma análise discursiva de correspondência sobre correção de textos. Avaliar, corrigir e comentar redações: subsídios para formação continuada, v. 1, p. 139 - 157, 2010.
    • BARTHO, V. D. O. R . 1°Campeonato Soletrando no Integral . A Rede , Rede de ensino de Taubaté , 15 ago. 2007.
    • GOLDSTEIN, N. S. ; BARTHO, V. D. O. R . Dificuldades no desenvolvimento da leitura crítica em contexto escolar brasileiro: o apagamento das vozes sociais que constituem dialogicamente os textos. In: VII Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , 2020 , Braga - Portugal. Ensino da Língua Portuguesa ? dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Braga : Centro de Investigação em Educação/ Instituto de Educação/ Universidade do Minho, 2020. p. 168 - 174.
    • BARTHO, V. D. O. R ; PEREIRA, N. A. . Educação sociolinguística: reflexões sobre formação docente e análise de atividades didáticas. In: V Congresso Brasileiro de Ensino e Processos formativos - CBEPF , 2020 , São José do Rio Preto. Anais do V Congresso Brasileiro de Ensino e Processos formativos. São José do Rio Preto : UNESP/ IBILCE, 2020.
    • BARTHO, V. D. O. R . Letramento acadêmico: considerações acerca da escrita e da formação acadêmica pela perspectiva discursivo-dialógica. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia , 2020 , Campos do Jordão. 11º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Inteligência Artificial ? a nova fronteira da ciência brasileira. : , 2020.
    • BARTHO, V. D. O. R ; BENEDITO, S. G. R. . BNCC e suas formações discursivo-ideológicas: reflexões sobre os rumos da educação brasileira. In: ENDIS - Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade , 2020 , Teresina - PI. Cadernos de Resumos do Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade. : , 2020. p. 89 - .
    • BARTHO, V. D. O. R . O desenvolvimento da competência leitora em aulas de língua materna: análise de réplicas de leitura por meio de produção escrita. In: X EPED Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2018 , São Paulo. Cadernos de Resumos e Programação. : , 2018.
    • GOLDSTEIN, N. S. ; BARTHO, V. D. O. R . Dificuldades no desenvolvimento da leitura crítica em contexto escolar brasileiro: o apagamento das vozes sociais que constituem dialogicamente os textos. In: VII Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa , 2018 , Braga - Portugal. Cadernos de Resumos do VII SIELP. : , 2018.
    • BARTHO, V. D. O. R . O apagamento do (O)outro no modo pós-moderno de leitura. In: VII Encontro de Estudos da linguagem e VI Encontro Internacional de estudos da Linguagem: Linguagem, Instituições e Práticas Sociais , 2017 , Pouso Alegre. Cadernos de resumos e programações do VII Encontro de Estudos da linguagem e VI Encontro Nacional de estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais. : , 2017.
    • BARTHO, V. D. O. R . Elaboração de diários pessoais: a função de suplência da escrita. In: 63º Seminário do GEL , 2015 , Campinas. Caderno de resumos do 63º Seminário do GEL. : , 2015.
    • BARTHO, V. D. O. R ; LOPES-ROSSI, M. A. G. . O gênero 'memórias literárias' no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. In: 19º Congresso de Leitura do Brasil , 2014 , Campinas. Caderno de Atividades e Resumos. : , 2014. p. 245 - 246.
    • BARTHO, V. D. O. R . Fracasso acadêmico e violência escolar: efeitos da pós-modernidade e do domínio do simbólico. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS): dilemas e desafios na contemporaneidade , 2012 , Campinas - SP. III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS): dilemas e desafios na contemporaneidade. : , 2012.
    • BARTHO, V. D. O. R . Menores abandonados e falta de adesão a atividades pedagógicas: efeitos de autoridade excessiva ou de compaixão assistencialista. In: III Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso , 2011 , Campinas - SP. III Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso. : , 2011.
    • BARTHO, V. D. O. R ; ARAÚJO, André Marcelo Souza de . A (des)estrutura de resumos de pesquisas científicas. In: XVI Encontro de iniciação científica, XII Mostra de pós-graduação, VI seminário de extensão e III seminário de docência universitária , 2011 , Taubaté- SP. Anais do XVI Encontro de iniciação científica, da XII Mostra de pós-graduação, do VI seminário de extensão e do III seminário de docência universitária. : , 2011.
    • BARTHO, V. D. O. R . Sujeito pós-moderno e os desafios para a educação contemporânea: efeitos do discurso assistencialista e capitalista. In: XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DA XII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, DO VI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E DO III SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA , 2011 , Taubaté. Anais do XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DA XII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, DO VI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E DO III SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. : , 2011.
    • BARTHO, V. D. O. R . Políticas educacionais assistencialistas: uma análise discursiva da LDB e do ECA. In: IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO (ALED), Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades , 2011 , Belo Horizonte. Anais do IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO (ALED), Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades. : , 2011.
    • BARTHO, V. D. O. R . A invisibilidade dos pobres para alunos do Ensino Fundamental de escola particular. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2010 , Taubaté. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. : , 2010.
    • BARTHO, V. D. O. R . O jogo imaginário e a lisonja: a ilusão de ensino e aprendizagem da escrita. In: 5º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada (SePLA) , 2009 , Taubaté - SP. 5º SePLA Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada. : , 2009.
    • BARTHO, V. D. O. R . O cuidado do outro e o cuidado de si: uma análise discursiva dos comentários do corretor de textos. In: 4º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada (SePLA) , 2008 , Taubaté. 4º SePLA. : , 2008.
    • BARTHO, V. D. O. R . Nova proposta para correção de textos dos alunos do Ensino Superior. In: XIII Encontro de Iniciação Científica e IX Mostra de Pós-graduação , 2008 , Taubaté. XIII Encontro de Iniciação Científica e IX Mostra de Pós-graduação. : , 2008.
    • OLIMPIO, N. C. ; BARTHO, V. D. O. R . A locução 'sendo que' no texto escrito. In: XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação , 2007 , Taubaté. XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação. : , 2007.
    • BARTHO, V. D. O. R ; SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, L. A. B. . Orwell e Foucault: uma perspectiva interdisciplinar da obra 1984. In: XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação , 2007 , Taubaté. XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação. : , 2007.
    • BARTHO, V. D. O. R . Chico Bento vs Preconceito Lingüístico: Como ensinar?. In: XI Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-graduação , 2006 , Taubaté-SP. XI Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-graduação. : , 2006.
    • BARTHO, V. D. O. R . Parrhesía foucaultiana: uma análise discursiva de correspondências sobre a correção de textos. : , 2008 (Monografia de Graduação)
    • BARTHO, V. D. O. R . Do amor do Outro ao novo amor: efeitos da escrita de diários pessoais de adolescentes em situação de acolhimento. : , 2013 (Dissertação de Mestrado)
    • BARTHO, V. D. O. R ; PEREIRA, N. A. . Educação sociolinguística: reflexões sobre formação docente e análise de atividades didáticas. 2020 (Comunicacao)
    • BARTHO, V. D. O. R ; BENEDITO, S. G. R. . BNCC e suas formações discursivo-ideológicas: reflexões sobre os rumos da educação brasileira. 2020 (Comunicacao)
    • BARTHO, V. D. O. R . Letramento acadêmico: considerações acerca da escrita e da formação acadêmica pela perspectiva discursivo-dialógica. 2020 (Conferência)
    • BARTHO, V. D. O. R . O apagamento do (O)outro no modo pós-moderno de leitura. 2017 (Comunicacao)
    • GOLDSTEIN, N. S. ; BARTHO, V. D. O. R . Dificuldades no desenvolvimento da leitura crítica em contexto escolar brasileiro: o apagamento das vozes sociais que constituem dialogicamente os textos. 2018 (Comunicacao)
    • BARTHO, V. D. O. R . O desenvolvimento da competência leitora em aulas de língua materna: análise de réplicas de leitura por meio de produção escrita. 2018 (Comunicacao)
    • BARTHO, V. D. O. R ; REZENDE, C. E. R. . Escola Contemporânea: desafios e possibilidades. 2015 (Conferência)
    • TÁPIAS-OLIVEIRA, E. M. ; BARTHO, V. D. O. R ; SOUZA, C. M. O. . Elaboração de plano de aula em Línguas. 2015 (Outra)
    • BARTHO, V. D. O. R . Elaboração de diários pessoais: a função de suplência da escrita. 2015 (Comunicacao)
    • BARTHO, V. D. O. R ; LOPES-ROSSI, M. A. G. . O gênero 'memórias literárias' no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. 2014 (Congresso)
    • BARTHO, V. D. O. R . Escrita e modos de subjetivação. 2015 (Conferência)
    • BARTHO, V. D. O. R . Identidades docente e discente na pós-modernidade. 2012 (Simposio)
    • BARTHO, V. D. O. R . Menores abandonados e falta de adesão a atividades pedagógicas: efeitos de autoridade excessiva ou de compaixão assistencialista. 2011 (Seminário)
    • BARTHO, V. D. O. R . Fracasso acadêmico e violência escolar: efeitos da pós-modernidade e do declínio do simbólico. 2012 (Simposio)
    • BARTHO, V. D. O. R . Chico Bento vs Preconceito Linguístico: Como ensinar?. 2006 (Outra)
    • BARTHO, V. D. O. R . Orwell e Foucault: uma perspectiva interdisciplinar da obra 1984. 2007 (Outra)
    • OLIMPIO, N. C. ; BARTHO, V. D. O. R . A locução sendo que no texto escrito. 2007 (Outra)
    • BARTHO, V. D. O. R . Nova proposta para correção de textos dos alunos do Ensino Superior. 2008 (Outra)
    • BARTHO, V. D. O. R . A (des)estrutura de resumos de pesquisas científicas. 2011 (Seminário)
    • BARTHO, V. D. O. R . O sujeito pós-moderno e os desafios para a educação contemporânea: efeitos do discurso assistencialista e capitalista. 2011 (Seminário)
    • BARTHO, V. D. O. R . Políticas educacionais assistencialistas: uma análise discursiva da LDB e do ECA. 2011 (Congresso)
    • BARTHO, V. D. O. R . O Jogo Imaginário e a Lisonja: a ilusão de ensino e aprendizagem da escrita. 2009 (Seminário)
    • BARTHO, V. D. O. R . O cuidado do outro e o cuidado de si: uma análise discursiva dos comentários do corretor de textos. 2008 (Seminário)
    • BARTHO, V. D. O. R . A invisibilidade dos pobres para alunos do Ensino Fundamental de escola particular. 2010 (Congresso)
    • BARTHO, V. D. O. R . Os efeitos da escrita de diários, sob uma perspectiva discursiva. 2017 Revista Sorria
    • BARTHO, V. D. O. R ; COBRA, C. M. ; COSTA, S. L. . Escola sem Partido ou a política que se respira?. 2016
    • AZEREDO, L. A. S. ; BARTHO, V. D. O. R ; LESSA, C. H. . Análise do discurso e história de vida: aportes teórico-metodológicos para refletir sobre educação contemporânea. 2020
    • BARTHO, V. D. O. R ; BRAUER, K. C. N. ; MARTIN, S. ; ARAUJO, T. S. N. ; TESSARI, L. M. ; SILVA, A. V. ; SILVA, K. O. . Experiência de Orientação de Iniciação Científica (IC). 2020
    • BARTHO, V. D. O. R ; BUENO, J. L. S. ; LUCAS, P. O. ; COSTA, S. F. C. N. . Os processos de constituição identitária na formação docente. 2016
  • Organização de eventos: 4
    • BARTHO, V. D. O. R ; PINTO, E. C. ; SOUZA, C. M. O. ; ABDALA, R. D. ; RIBEIRO, S. L. S. ; JUINIOR, R. A. N. ; ARAUJO, A. G. J. . Semana do Departamento de Ciências Sociais e Letras. 2015 (Universidade de Taubaté (UNITAU))
    • BARTHO, V. D. O. R ; VIEIRA, J. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2016 (Instituto Federal de São Paulo)
    • BARTHO, V. D. O. R ; SOUZA, A. M. B. ; SILVA, V. R. F. ; ARAUJO, T. S. N. ; SANTOS, P. F. ; MARTIN, S. ; FIGUEIREDO, J. R. J. C. ; PEREIRA, P. C. A. ; OTERO-GARCIA, S. C. ; FERREIRA, V. M. . I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba. 2017 (Instituto Federal de São Paulo câmpus de Campos do Jordão)
    • MARTIN, S. ; BARTHO, V. D. O. R ; SOUZA, A. M. B. ; SANTOS, P. F. ; ARAUJO, T. S. N. ; SILVA, V. R. F. ; BRAUER, K. C. N. ; FONSECA, R. ; HASMANN, R. B. S. ; MURARO, R. ; VILLAS BOAS, V. ; LIMA, A. M. C. ; HUAYLLAS, E. P. . II Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba. 2019 (Instituto Federal de São Paulo, campus de Campos do Jordão)
    • BARTHO, V. D. O. R ; CASTRO-CLARO, A. A. . Concepções de língua/linguagem e trabalho com a leitura por uma abordagem discursiva. 2017 (Instituto Federal de São Paulo câmpus de Caraguatatuba)
    • BARTHO, V. D. O. R ; CASTRO-CLARO, A. A. . Análise do Discurso. 2017 (Livro)
    • Nome do projeto: Discussões acerca da heterogeneidade discursiva na prática do ensino por meio de gêneros do discurso (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARTHO, V. D. O. R .
      Descrição: Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa CNPq "Interação, linguagens e (multi-)letramento do professor", o qual se relaciona a linhas de pesquisa do Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté e tem como líderes as Professoras Doutoras Eveline Mattos Tápias Oliveira e Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda. As pesquisas orientadas no grupo procuram propor, incentivar, registrar práticas inovadoras de atuação do professor em contextos situados, de modo a levar os alunos a aprenderem mais e melhor, tendo como foco do trabalho a leitura (textos, filmes, literatura..), a escrita (de gêneros acadêmicos, cotidianos...), bem como os processos de aprendizagem metacognitivos, metafetivos e metadiscursivos. Nosso ponto de interesse está em valorizar as práticas profissionais do professor e em buscar caminhos para a ampliação de seus conhecimentos e de seus modos de conhecer, bem como em favorecer a aprendizagem de seus alunos.
    • Nome do projeto: Processos de subjetivação e constituição de identidades docentes e discentes (2011 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARTHO, V. D. O. R .
      Descrição: Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Subjetividades e Identificações: efeitos de (d)enunciação da Universidade de Taubaté (UNITAU) em pareceria com a Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), certificado pelo CNPQ. Este grupo de pesquisa, de natureza interinstitucional, baliza-se pela Análise de Discurso, pela desconstrução e pela psicanálise e tem como objetivo estudar as emergências de subjetividades e identificações como efeitos de (d)enunciação na Pós-Modernidade. Postula-se que o indivíduo se submete a "regimes de verdade" que instauram "novas" subjetividades que funcionam como efeitos que (d)enunciam os mecanismos discursivos que perpassam a contemporaneidade. De 2011 a 2013, este grupo era liderado por Elzira Uyeno; em 2014, Juliana Santana Cavallari assume como líder principal. Dentre os principais temas de pesquisa destacam-se questões e discussões acerca do ensino-aprendizagem de línguas e da formação de professores
    • Nome do projeto: Sujeito, Discurso e Práticas docentes (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARTHO, V. D. O. R , BENEDITO, S. G. R. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa IFSP/Cnpq "Formação de Educadores, Educação e Sociedade". Os objetivos são: investigar a formação do sujeito-professor a partir de sua constituição subjetiva / identitária e investigar discursos voltados às práticas docentes, refletindo os contextos sócio-históricos envolvidos.
    • Nome do projeto: Língua, Discurso e Ensino: estudos da/para a formação de leitores críticos (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARTHO, V. D. O. R , FONSECA, R. , PEREIRA, N. A. , SILVA, L. Q. , GOMES, V. C. S. , LUCIO, L. F. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa é desenvolvido com os alunos do curso de Pedagogia, no Instituto Federal de São Paulo (campus de Campos do Jordão), articulado à linha de pesquisa "Análise do Discurso Francesa e Círculo de Bakhtin: estudos discursivos em contextos de ensino de língua materna", a qual, por sua vez, está vinculada ao grupo de pesquisa "Língua, Literatura e Educação" - IFSP/Cnpq. Os objetivos do projeto são: 1. investigar aspectos da formação de leitores segundo perspectivas teóricas do discurso; 2. desenvolver e analisar materiais didático-pedagógicos que contribuam para a formação do leitor crítico; e 3. investigar práticas de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, no âmbito da educação básica.
    • Nome do projeto: A formação do sujeito-professor: aspectos teóricos e metodológicos do ensino-aprendizagem de língua materna (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BARTHO, V. D. O. R , MARCATO, L. V. .
      Descrição: O projeto visa à ampliação dos conhecimentos do estudante de Pedagogia no que diz respeito à língua portuguesa (leitura, escrita, análise linguística, literatura) e à metodologia do ensino de língua materna. Para tanto, propõem-se atividades de estudo e orientação sobre a língua e sobre o ensino da língua. Para além dos momentos de reflexões teóricas, o projeto visa à inserção do graduando, futuro professor, nas práticas metodológicas de ensino-aprendizagem.
    • Nome do projeto: Constituição do sujeito pelo encontro com o texto literário (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARTHO, V. D. O. R .
      Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao grupo de estudos "Linguagem literária e ensino de língua materna", que busca descrever práticas escolares voltadas para o trabalho com o texto literário, visando a verificar como os seus diversos aspectos - gramaticais, discursivos e textuais - produzem efeitos de sentido, e busca investigar processos de constituição subjetiva pela literatura.
    • Nome do projeto: Gêneros e ensino de língua materna (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARTHO, V. D. O. R , GOLDSTEIN, N. S. , NASCIMENTO, A. D. D. .
      Descrição: Trata-se de pesquisa voltada à análise de resultados do trabalho com gêneros em salas de aula do ensino de LÍNGUA PORTUGUESA em todos os níveis de ensino. A finalidade é obter subsídios que auxiliem os professores de português de ensino fundamental, médio e superior. Dentre outros aspectos, pretende-se observar a estabilidade e instabilidade dos gêneros e propor reflexões metodológicas de trabalho com a leitura e a escrita.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Faculdade Paulista São José
        Título: Fantasia, Imaginação e Jogo na Leitura: um caminho para uma aprendizagem significativa e divertida
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de Taubaté
        Título: Parrhesía foucaultiana: uma análise discursiva de correspondências sobre correção de textos
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: Universidade de Taubaté
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de Taubaté
        Ano de conclusão: 2010
      • Nome da Instituição: Universidade Internacional de Curitiba
        Ano de conclusão: 2010
    • Universidade de Taubaté:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Colégio Anglo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Corretora de redações
    • Escola Interação:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Escola Cultural Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Português do Ensino Fundamental
    • Escola Estadual Professor Theodoro Correa Cintra:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de Português do Ensino Médio
    • Prefeitura Municipal de Taubaté:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Taubaté de Ensino Superior:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Professora Profissionalizante III (Ens. Sup.)
    • Faculdade de Pindamonhangaba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de Ensino Superior
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - Atual ).
        Outras informações: Professora EBTT
    • Colégio Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de Redação no Ensino Médio
    • Revista Hipátia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2018 ).
    • HIPÁTIA - Revista Brasileira de História Educação e Matemát:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
    • LínguaTec:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Parecerista Ad hoc
    • ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Parecerista Ad hoc
    • SINERGIA (IFSP. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Horizontes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Instituto Federal de São Paulo câmpus de Campos do Jordão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).