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Suzi Oliveira de Lima

    • Possui bacharelado e licenciatura em Letras (Linguística/ Português) pela Universidade de São Paulo (2005). É mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Linguística pela University of Massachusetts, Amherst. Tem experiência e produção nas seguintes áreas: semântica formal, psicosemântica, psicolinguística, aquisição da linguagem e documentação e análise de línguas indígenas. Os principais temas de interesse são: distinção contável/massivo; quantificação nominal e verbal; numerais, contagem e medida. Atualmente é professora é professora adjunta (assistant professor) na University of Toronto (Canadá). É também pesquisadora colaboradora do Departamento de Antropologia do Museu Nacional (UFRJ).

       

      Links:    

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    • LIMA, S. O. . Parecerista para o III Colóquio Brasileiro de Morfologia. 2016 (Parecer)
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    • LIMA, S. O. ; COUTINHO-SILVA, Thiago. . What happens to bare nouns in Brazilian Portuguese? A hypothesis to discuss noun phrases in BP and in Tupi Languages. 2006 (Conferência)
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    • LIMA, S. O. . IX ENAPOL (Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística). 2006 (USP)
    • LIMA, S. O. ; RATO, A. . Experimental Portuguese Linguistics Workshop. 2018 (https://exportli.com/program/)
    • LIMA, SUZI . First Toronto-Ottawa-Montreal Indigenous Languages of Latin America Workshop. 2017 (University of Toronto)
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    • LIMA, S. O. . UFRJ-UofT Workshop of undergraduate research on Brazilian languages. 2017 (University of Toronto, UFRJ)
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    • LIMA, S. O. . Malagasy Workshop. 2017 (University of Toronto)
    • LIMA, S. O. . Trabalhando com intuições e hipóteses em linguística.. 2014 (Universidade Federal de Roraima/ Universidade Estadual de Roraima.)
    • LIMA, S. O. . Métodos em semântica formal e experimental: uma breve introdução. 2014 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • LIMA, S. O. . Experimental semantics. 2016 (XI Workshop on Formal Linguistics)
    • LIMA, S. O. . Experimenting semantics, number and language. 2016 (Putting Fieldwork on Indigenous Languages to New Uses (UNICAMP/FAPESP))
    • Nome do projeto: Projeto de Iniciação Científica - A sintaxe da língua Juruna: estrutura argumental e papéis temáticos (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. , Storto, L. .
      Descrição: Projeto de iniciação científica: Novembro de 2004 a dezembro de 2005 ?A sintaxe da língua Juruna: estrutura argumental e papéis temáticos? (Orientadora: Luciana Storto/ Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp))
    • Nome do projeto: Projeto de Iniciação Científica - A linguagem dos anos 70 e dos dias atuais: uma análise diacrônica? - Projeto NURC/SP (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. , LEITE, M. Q. .
      Descrição: ?A linguagem dos anos 70 e dos dias atuais: uma análise diacrônica? - Projeto NURC/SP (Orientadora: Marli Quadros Leite/ Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq))
    • Nome do projeto: Projeto de Mestrado - A estrutura argumental dos verbos na língua Juruna (Yudja): da formação dos verbos para a análise das estruturas sintáticas (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. , Storto, L. .
      Descrição: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) O objetivo deste projeto era aprofundar o conhecimento da estrutura argumental dos verbos da língua Juruna (família Juruna, tronco Tupi) a partir de uma perspectiva teórica que envolvia, necessariamente, correlatos sintáticos e semânticos das classes verbais. O objetivo era contemplar os interesses dos Juruna e da comunidade científica. Os três objetivos primordiais eram: 1) fazer um trabalho de cunho lexical, sistematizando os verbos da língua Juruna a partir da estrutura argumental desses itens, agrupando-os nas categorias adequadas; 2) fazer a revisão teórica sobre a questão da estrutura argumentai dos verbos e os papéis temáticos no plano da sintaxe e da semântica 3) contribuir para os estudos comparativos das línguas Tupi.
    • Nome do projeto: The Grammar of Individuation and Counting (2008 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. , KRATZER, A. .
      Descrição: Linguists and philosophers have long been fascinated with the distinction between so-called ?count nouns? (e.g. dog) and ?mass nouns? (e.g. blood). Across languages, these two classes of nouns tend to exhibit distinct morphological and syntactic properties that primarily show up when those nouns combine with numerals and quantifiers. Grammatical phenomena affected by the mass/count distinction include number marking and the use of classifiers and measure phrases. The project will investigate the linguistic expression of counting and measuring in two understudied and endangered Tupi languages spoken in Brazil: Yudja (Juruna family) and Kawaiwete (Tupi Guarani family). Yudja and Kawaiwete are languages that do not obviously fit into known typologies of the count/mass distinction, and thus raise new questions for our understanding of how natural languages encode fundamental conceptual categories. Three aspects of the grammar of counting and measuring will be investigated: (i) the semantic and syntactic properties of numeral constructions and their compatibility with what appear to be notional ?count? or ?mass? nouns; (ii) the syntax and semantics of measure constructions, and (iii) the semantics of nominal quantifiers. The project will use a mix of methodologies, including fieldwork elicitation, production and comprehension tasks, and the examination of narratives. The results of the project will be made available to the communities who speak the two languages, and will be discussed in workshops for indigenous teachers in local schools. The theoretical component of this research has as its audience semanticists, cognitive psychologists, linguistic typologists, philosophers of language, and specialists on Tupi languages.
    • Nome do projeto: Gramática Pedagógica Kawaiwete (ProDocLin) (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. , KAIABI, P. , KAIABI, A. .
      Descrição: 1)Avaliação sociolinguistica-educativa das comunidades Kawaiwete do Xingu 2) Produção de gramática pedagógica monolíngue em Kawaiwete
    • Nome do projeto: Projeto de Documentação - Documentação da língua Kawaiwete (Kaiabi): da descrição às estratégias de revitalização e manutenção da língua (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. , KAIABI, P. , KAIABI, A. .
      Descrição: Propomos um trabalho de documentação da língua Kawaiwete que visa uma descrição fonética e fonológica paralela ao estudo de formação de palavras, sintaxe e processos semânticos. Com a descrição baseada nestes domínios linguísticos, criar-se-á um banco de dados que poderá ser constantemente alimentado pelo próprio povo Kawaiwete. Além disso, o conhecimento documentado da língua permitirá a realização de atividades de revitalização e manutenção da língua que não somente contemplarão as comunidades Kawaiwete xinguanas, mas também as comunidades Kawaiwete que vivem fora do Xingu. Os produtos desse processo serão uma gramática descritiva na língua Kawaiwete, dicionário/léxicos, vídeos (documentários de curta e média metragem sobre diferentes aspectos culturais deste povo) e materiais de leitura para a escola e comunidade Kawaiwete.
    • Nome do projeto: Number and counting in indigenous communities in Brazil (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. .
      Descrição: This project investigates the acquisition of number words by Brazilian indigenous children (Yudja and Kawaiwete), and how it affects their understanding of number concepts, exact numerosities and counting. One central question in this project is whether the development of numerical knowledge depends on language and cultural factors. The outcomes of the project will be theoretical as well as practical. From a theoretical perspective, the study of the cross-linguistic and cross-cultural factors that influence the acquisition of number words and of counting will ultimately contribute to a better understanding of the cognitive processes that characterize human numerical abilities; more specifically, the abilities involved in counting precise/exact numerosities. From a practical perspective, the understanding of the cognitive factors involved in the acquisition of number words by preschool children will contribute to the development of educational strategies for young children, and to the production of pedagogical materials for use in Brazilian indigenous communities.
    • Nome do projeto: Sentenças complexas em línguas indígenas brasileiras: estudos experimentais e teóricos (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. , VEENSTRA, T. .
      Descrição: Co-coordenadores: Tonjes Veenstra e Suzi Lima. Tema do projeto, em 2019: estruturas de citação e verbos de atitude. Na literatura sobre as línguas indígenas brasileiras, apesar de muitos trabalhos apresentarem descrições preliminares sobre aspectos diversos da sintaxe dessas línguas, poucos deles exploraram em detalhe a sintaxe e semântica das chamadas ?sentenças complexas?. Estas são caracterizadas por envolverem encaixamento sintático e, por vezes, encaixamento semântico. Neste projeto, estamos particularmente interessados na descrição e análise de sentenças complexas que envolvem cláusulas completivas de tipos diversos (isto é, sentenças onde uma cláusula subordinada é complemento de uma cláusula principal tal com ?ele não vai viajar? em ?João disse que ele não vai viajar?). Também objetivamos investigar a interação entre as sentenças complexas com outras estruturas pouco estudadas em línguas indígenas brasileiras tais como construções de controle (quando o sujeito de um predicado encaixado não é pronunciado e é identificado com um argumento da cláusula principal), pronomes logofóricos (pronomes restritos a contextos reportativos onde o pronome de uma sentença não está relacionado ao falante da sentença), mudança de indexicais (quando a referência de uma expressão lexical não está ancorada no contexto de fala atual, mas no contexto que está sendo reportado pelo falante), referência cruzada (morfemas que indicam se argumentos de cláusulas diferentes estão co-relacionados) e atos de fala encaixados (quando atos de fala - como imperativos - estão encaixados em outra cláusula). As contribuições desse projeto serão de ordem teórica e metodológica. Do ponto de vista teórico, o avanço na descrição de fenômenos pouco explorados no estudo de línguas indígenas permite o refinamento de propostas teóricas que são em sua maioria baseadas em línguas indo-europeias. Do ponto de vista metodológico, objetivamos desenvolver uma série de técnicas de elicitação de dados para esse tipo de investigação através de questionários e experimentos linguísticos.
    • Nome do projeto: Aquisição e processamento de aspectos semânticos e pragmáticos da linguagem: contagem e medida (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva uma investigação das propriedades que caracterizam sintagmas com nomes de recipiente (copos de água, garrafas de mel, sacos de arroz, etc) no português brasileiro. Para tanto, serão investigadas no curso de três anos: 1) a emergência das construções com numerais e nomes de recipiente; 2) as propriedades que caracterizam as duas leituras - individuação e medida (Rothstein 2012, Partee e Borschev 2012) - associadas aos nomes de recipiente; 3) o processamento on-line de construções que envolvem tais sintagmas.
    • Nome do projeto: Tipologia de contagem e medida em línguas indígenas brasileiras (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, S. O. , ROTHSTEIN, S. .
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado - Letras (Lingüística/ Português)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A sintaxe da língua Juruna: estrutura argumental e papéis temáticos
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Licenciatura - Letras (Lingüística/ Português)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: University of Massachusetts Amherst
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Harvard University
        Ano de conclusão: 2014
    • Instituto Socioambiental:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de Massachusetts em Amherst:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Museu do Índio:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Harvard University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Teaching Fellow para o curso Psychology of Language (Psych 1605) co-ensinado pelos professores Drs. Jesse Snedeker e Gennaro Chierchia. Funções: liderar grupos de discussão; criar e corrigir tarefas e exames; supervisionar o trabalho dos alunos.
        Outras informações: Teaching Fellow (TF)
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Revista da ABRALIN:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Revista Linguística (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Glossa:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • REL. Revista Eletrônica de Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Consultora Ad Hoc do Edital Capes/FAPITEC/SE N. 10/2016 (Programa de Estímulo a mobilidade e ao aumento da cooperação acadêmica da pós-graduação em instituições de ensino superior de Sergipe - PROMOB)
    • Liames (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Revista Línguas Indígenas Americanas (LIAMES)
    • LINGUISTICS AND PHILOSOPHY:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • Baltic International Yearbook of Cognition, Logic and Communication:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • University of Toronto:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).