Não autenticado |

Gustavo do Nascimento Lopes

    • Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Mestrado em Geografia pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2016). É professor da rede municipal de ensino de Duque de Caxias. É também professor do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro onde atua no curso de pedagogia. Tem se dedicado a estudos acerca da produção e reprodução do espaço, com destaque a vida cotidiana e a mobilidade urbana. No campo da educação tem se aproximado do debate acerca da Educação de Jovens e Adultos.

       

      Links:    

    • LOPES, G. N. . Múltiplas escalas de ação: uma revisão conceitual e a tentativa de aproximação com um grupo auto-gestionário que transita em vários contextos.. In: XV Encontro Nacional de Geografos , 2008 , São Paulo. O espaço não pára: por uma AGB em movimento. : , 2008.
    • LOPES, G. N. ; Nascimento, A. M. . A escola fora da escola. In: II ENCONTRO DE PROFESSORES DO COLÉGIO PEDRO II , 2005 , Rio de Janeiro. A escola fora da escola. Rio e Janeiro : ADCPII, 2005. p. 29 - 29.
    • LOPES, G. N. . A Almor e as práticas espaciais.. In: VI CONGRESSO BRASILEIROS DE GEÓGRAFOS , 2004 , Goiania. A Almor e as práticas espaciais.. são Paulo : AGB, 2004. p. 345 - 345.
    • LOPES, G. N. . Em busca de um teto: o estudo da ocupação de um predio publico na area central do Rio de Janeiro. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS , 2002 , João Pessoa. Em busca de um teto: o estudo da ocupação de um predio publico na area central do Rio de Janeiro. São Paulo : AGB, 2002. p. 209 - 209.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • LOPES, G. N. . Em busca de um teto: o estudo da ocupação de um predio publico na área central do Rio de Janeiro.. : , 2001 (Monografia)
    • LOPES, G. N. . Prática docente e experiências disciplinares na EJA. 2021 (Conferência)
    • LOPES, G. N. . Dilemas e perspectivas do Brasil atual e a educação neste contexto.. 2018 (Conferência)
    • LOPES, G. N. . A influência do uso do solo no comportamento hidrológico e na produção de sedimentos na bacia do rio maracanã. 1996 (Comunicacao)
    • LOPES, G. N. . Estudos de hidrologia urbana na bacia do rio Maracanã. 1996 (Comunicacao)
    • LOPES, G. N. . Em busca de um teto: o estudo da ocupação de um predio público na área central do Rio de Janeiro.. 2003 (Comunicacao)
    • LOPES, G. N. . A Geografia em Moviemento. 2004 (Conferência)
    • LOPES, G. N. . II Encontro Estadual de Professores de Geografia. 2001 (AGB -Rio de janeiro)
    • LOPES, G. N. . III Encontro Estadual de Professores de Geografia. 2003 (AGB Rio de Janeiro)
    • LOPES, G. N. . I Encontro Estadual de Geógrafos. 2000 (AGB-Rio de Janeiro)
    • LOPES, G. N. . IV Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 1999 (AGB)
    • Nome do projeto: GigaProgramadores: uma metodologia gamificada para ensino de programação para dispositivos inteligentes, desenvolvimento social e científico destinada aos discentes das escolas públicas municipais de Duque de Caxias (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOPES, G. N. , JORGE, E. N. L. F. , SANTOS, I. L. , FARIAS, C. M. , THODE FILHO, S. , SOUZA, F. N. , GOUVEIA, F. P. S. .
      Descrição: O projeto objetiva ofertar formação científica com enfoque na lógica de programação e robótica aos estudantes do sistema de ensino do município de Duque de Caxias. A proposta se estende à produção de novas metodologias de ensino orientadas pela perspectiva construtivista e à disseminação e compartilhamento destas metodologias nos espaços escolares eleitos e demais espaços de interesse do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: GigaProgramadores: uma metodologia gamificada para ensino de programação para dispositivos inteligentes, desenvolvimento social e científico destinada aos discentes das escolas públicas municipais de Duque de Caxias (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LOPES, G. N. , JORGE, E. N. L. F. .
      Descrição: O projeto objetiva ofertar formação científica com enfoque na lógica de programação e robótica aos estudantes do sistema de ensino do município de Duque de Caxias. A proposta se estende à produção de novas metodologias de ensino orientadas pela perspectiva construtivista e à disseminação e compartilhamento destas metodologias nos espaços escolares eleitos e demais espaços de interesse do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Extenção
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
        Título: Em busca de um teto: o estudo da ocupação de um predio publico na área central do Rio de Janeiro.
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Prefeitura Municipal de Duque de Caxias:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professor docente I
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Professor contratado
    • Secretaria Estadual de Educação- RJ:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2008 ).
        Outras informações: Professor Docente I
    • Escola Oga Mitá:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2009 ).
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor do Ensino Superior
    • Faculdade de Educação Tecnológica do estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Superior
    • Instituto de Artes e Oficios Divina Providência:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).