Não autenticado |

Carolina Fernandes Madruga

    • Carolina Fernandes Madruga é Bacharel em Letras (Português e Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e, possui licenciatura plena em Português e Francês pela Faculdade de Educação da mesma Universidade. Ingressou em julho de 2011 no Mestrado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês na FFLCH-USP, com um projeto ligado ao ensino de línguas estrangeiras em contextos de mobilidade universitária. Desenvolveu um projeto de Iniciação Científica em Tradução (Português-Francês) entre os anos de 2007 a 2008. Atuou no Ensino de Português no Estrangeiro, tendo trabalhado durante sete meses no Liceu Montaigne de Paris, por meio do Programa de Assistentes de Língua Portuguesa, promovido pela Embaixada da França no Brasil. De agosto de 2010 a julho de 2011, foi monitora de Francês Instrumental do Centro de Línguas da FFLCH-USP, retornando em março de 2012, para ocupar o mesmo cargo até 2013. Desde 2008, vem atuando também como professora particular de francês e de português para estrangeiros e em 2012 ofereceu um curso de francês na modalidade semi-presencial na Faculdade de Jaguariúna. Em 2013 iniciou também sua carreira como professora de língua portuguesa em cursos preparatórios para vestibular da rede Objetivo (unidade de Mogi Guaçu-SP). Interesses principais em: Ensino de Língua Estrangeira, Língua Francesa, Língua Portuguesa, Mobilidade Universitária, Ensino em Ambientes Virtuais.

       

      Links:    

    • MADRUGA, C. F. ; HERNANDES, R. M. R. . Formação do professor de língua estrangeira em ambientes virtuais: reflexões sobre a concepção de um minicurso. Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, v. 1, p. 155 - 169, 2013.
    • ZAVAGLIA, A. ; MADRUGA, C. F. . Les relations culturelles dans l'élaboration de glossaires bilingues. Lexiques, Identités, Cultures, v. , p. 323 - 342, 2012.
    • ZAVAGLIA, A. ; MARTINS, C. P. ; MADRUGA, C. F. ; CRUZ, Aina Cunha . Terminologia e Tradução: o caso dos textos literários. Estudos lexicais em diferentes perspectivas [recurso eletrônico], v. II, p. 17 - 34, 2010.
    • MADRUGA, C. F. ; ALBUQUERQUE COSTA, H. B. . En (re)pensant/(re)créant l'enseignement-apprentissage de FLE par l'usage de l'Internet en salle de classe du point de vue de l'enseignant et de l'apprenant. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2012 , Curitiba - PR - Brasil. Anais : (In)former pour transformer le français pour tous : défis politiques et didactiques [recurso eletrônico]. Curitiba : FBPF/APFPR, 2012. p. 109 - 123.
    • MADRUGA, C. F. . Implicações dos gêneros digitais ao ensino da argumentação em Francês Língua Estrangeira. In: IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul - Discurso, Gênero e Memória , 2011 , São Paulo. Anais do IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul - Discurso, Gênero e Memória. São Paulo : Terracota, 2011. p. 232 - 251.
    • MADRUGA, C. F. ; ALBUQUERQUE COSTA, H. B. . Ensino de português para objetivo universitário a estudantes franceses inseridos no contexto de internacionalização da USP. 2013 (Comunicacao)
    • MADRUGA, C. F. . O uso de questionários online como instrumento de coleta de dados e a sua importância para o ensino de línguas para objetivo específico e universitário. 2012 (Comunicacao)
    • MADRUGA, C. F. . Reflexões sobre a aplicação do site E-aulas USP em contextos de ensino de português para objetivo universitário. 2012 (Comunicacao)
    • MADRUGA, C. F. ; FONSECA, J. S. . Atelier: La compétence de lecture des textes complexes en FLE: comment l évaluer?. 2012 (Outra)
    • MADRUGA, C. F. ; FONSECA, J. S. . Desenvolvimento de reflexões sobre o processo metacognitivo da leitura de textos acadêmicos em francês: o projeto de leitura. 2012 (Comunicacao)
    • MADRUGA, C. F. ; FONSECA, J. S. . Leitura de textos acadêmicos em Francês: diferentes modalidades de avaliação implantadas no Centro de Línguas-USP. 2012 (Congresso)
    • MADRUGA, C. F. . Ensino de português para estudantes franceses em intercâmbio na USP: questionamentos, reflexões e reformulações. 2012 (Comunicacao)
    • MADRUGA, C. F. . Implicações dos gêneros digitais ao ensino da argumentação em Francês Língua Estrangeira. 2011 (Simposio)
    • MADRUGA, C. F. . Table ronde: Foire aux questions. 2011 (Outra)
    • MADRUGA, C. F. . En (re)pensant/(re)créant l'enseignement-apprentissage de FLE par l'usage de l'Internet en salle de classe du point de vue de l'enseignant et de l'apprenant. 2011 (Congresso)
    • MADRUGA, C. F. . Investigando o perfil do público-alvo de cursos de francês em relação às TIC: contribuições para a formação do professor de francês. 2011 (Comunicacao)
    • MADRUGA, C. F. . Um Glossário Bilíngue de Marcadores Culturais do Português Brasileiro e suas Traduções para o Francês: da Construção às Aplicações. 2010 (Comunicacao)
    • MADRUGA, C. F. ; ZAVAGLIA, A. . Um glossário de marcadores culturais como apoio para o ensino de literatura em português. 2009 (Comunicacao)
    • MADRUGA, C. F. . Procedimentos para a construção de verbetes de glossários bilíngües de marcadores culturais. 2008 (Comunicacao)
    • MADRUGA, C. F. . Em busca de critérios de delimitação de marcadores culturais. 2008 (Simposio)
    • MADRUGA, C. F. . A Elaboração de um Pequeno Glossário Bilíngüe de Marcadores Culturais. 2008 (Seminário)
    • MADRUGA, C. F. ; MARTINS, C. P. ; ZAVAGLIA, A. . Um termo é um termo na literatura?. 2007 (Outra)
    • MADRUGA, C. F. . A observação de lexias candidatas a marcadores culturais e suas traduções para o francês: delimitações e aplicações. 2007 (Simposio)
  • Organização de eventos: 3
    • O'KUINGHTTONS, M. F. M. ; ALBUQUERQUE COSTA, H. B. ; MADRUGA, C. F. . II Jornada de Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2011 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • O'KUINGHTTONS, M. F. M. ; ALBUQUERQUE COSTA, H. B. ; MADRUGA, C. F. ; FERNANDES, M. L. ; HERNANDES, R. M. R. . III Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2012 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • O'KUINGHTTONS, M. F. M. ; ALBUQUERQUE COSTA, H. B. ; MADRUGA, C. F. . IV Jornada de Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2013 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DLM-FFLCH-USP))
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Bacharelado em Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Língua Francesa
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Projeto de pesquisa em Iniciação Científica: "A observação de lexias candidatas a marcadores culturais e suas traduções para o francês: delimitações e aplicações". Desenvolvimento do projeto concluído.
        Outras informações: Bolsista
    • Ministère de l'Éducation Nationale - Rectorat de Paris:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Service à temps plein
    • Centro de Línguas FFLCH/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade Jaguariúna:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Curso de Língua Francesa - nível 1, oferecido pelo Programa de Orientação ao Estudante da Faculdade de Jaguariúna (PROE - FAJ), na modalidade semi-presencial, com carga horária total de 20 horas.
        Outras informações: Professor Auxiliar de Ensino Nível F
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Bolsista de mestrado