Não autenticado |

Mercedes Fatima de Canha Crescitelli

    • Graduada e Licenciada em Letras e Tradutor Intérprete Português-Inglês pela Faculdade Ibero Americana (1985), Especialista no Ensino de Língua Portuguesa no 1o. e 2o. graus pela PUC-SP (1986), Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP (1991), Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (1997), com Pós-Doutorado em Lingüística realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a Profa. Dra. Kazue Saito Monteiro de Barros (2008) (em continuidade à pesquisa iniciada com o Prof. Dr. Luiz Antonio Marcuschi). É Professora na Categoria Associado da PUC-SP e docente no Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa. Foi Cordenadora do Curso de Letras - Português (de agosto de 2001 a julho de 2007) e é Chefe do Departamento de Português, além de Coordenadora de Área do CONDIGITAL (MEC) - Projeto de Elaboração de Material Multimidático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, na PUC-SP. É avaliadora de cursos de graduação do INEP/SINAES/MEC. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: interação, ensino de língua portuguesa, discurso eletrônico, educação a distância - via internet, língua falada, gêneros textuais digitais e orientando pesquisas de mestrado sobre eles. Possui artigos e capítulos de livros publicados em especial, na atualidade, sobre ensino de LP a distância ou semipresencial.

       

      Links:    

    • Leitura e Redação
    • Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos
    • Ensino de Línguas Mediado por Tecnologia
    • BARROS, K. S. M. de ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . O discurso sobre práticas democráticas em EAD Investigações (Recife) , v. 20(02) , p. 00 - -- , 2007. ISSN: 01041320.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Creating Changes - Inservice Professional Qualification Program for Online Teaching International Journal of Learning (Online) , v. 13 , p. 8 - , 2006. ISSN: 14479540.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Recursos tecnológicos e ensino de língua materna e estrangeira (a distância ou semipresencial) Linha d' Água , v. , p. - , 2005. ISSN: 01033638.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa . Cursos Digitais: Tecnologia Educacional, Interação e Perfil dos Alunos Revista UNICSUL , v. , p. 22 - 32 , 2004. ISSN: 14141892.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; CABRAL, Ana Lucia Tinoco ; PANTALEONI, Nilvia ; ELIAS, Vanda Maria da Silva . Ensino de língua portuguesa: uma experiência no curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP Intercâmbio (PUCSP) , v. , p. - , 2003. ISSN: 14134055.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; ELIAS, Vanda Maria da Silva . Características do discurso eletrônico: interação no ensino de língua portuguesa Intercâmbio (PUCSP) , v. XI , p. 141 - 148 , 2002. ISSN: 14134055.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Vale a pena ouvir de novo: a repetição lingüística como fator de envolvimento na telenovela Comunicação & Sociedade , v. 24 , p. 85 - 98 , 1995. ISSN: 01012657.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; CANOLLA, C. . Uma análise do fenômeno da interrupção no discurso oral Intercâmbio (PUCSP) , v. 5 , p. 157 - 164 , 1996. ISSN: 14134055.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Ensino de Língua Portuguesa mediado por rede eletrônica Revista UNICSUL , v. 03 , p. 60 - 67 , 1997. ISSN: 14141892.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; SOUZA'E'SILVA, Maria Cecília Pérez de . Retomando a interrupção... DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 23 , p. 243 - 254 , 1999. ISSN: 01024450.
    • BARROS, K. S. M. de ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Prática docente virtual e polidez na interação. Interações virtuais e ensino de Língua Portuguesa, v. 1, p. 38 - 50, 2008.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Gênero fórum educacional digital. Língua Portuguesa - Lusofonia - memória e diversidade cultural, v. 1, p. 307 - 319, 2008.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Considerações acerca de gêneros textuais utilizados para interação na educação a distância. Língua Portuguesa em calidoscópio, v. , p. 357 - 371, 2004.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; CAMPOS, Karlene da Rocha . A escrita do material didático virtual. Língua Portuguesa - Reflexões Lusófonas, v. , p. 317 - 334, 2006.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; SOUZA'E'SILVA, Maria Cecília Pérez de . Da natureza do texto falado. Interrupção. Gramática do Português Falado. Volume I - Construção do Texto Falado, v. I, p. - , 2006.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; MARQUESI, Sueli Cristina ; ELIAS, Vanda Maria da Silva . Ensino de língua portuguesa via internet. Língua Portuguesa: uma visão em mosaico, v. , p. 255 - 274, 2002.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; MARQUESI, Sueli Cristina ; SILVA, V. M. . Ensino de Língua Portuguesa em um curso de Psicologia: planejamento, execução e avaliação de um programa de disciplina. Português instrumental: uma abordagem para o ensino de língua materna, v. , p. 47 - 56, 1996.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Português instrumental: análise de necessidades de um grupo de alunos de Psicologia. Português Instrumental: uma abordagem para o ensino de língua materna, v. , p. 25 - 37, 1996.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; SOUZA'E'SILVA, Maria Cecília Pérez de . Sem querer interromper. . . e não interrompendo. Gramática do Português Falado, v. 6, p. 149 - 159, 1996.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Organizar idéias é o primeiro passo . Jornal Folha de São Paulo - Caderno FOVEST , São Paulo , 27 dez. 2005.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Juiz Nicolau comete crimes contra a língua portuguesa . Estadão online , , 11 ago. 2000.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Ser professor ainda é o principal campo de trabalho para o aluno de Letras . Folha de São Paulo - Caderno FOVEST , São Paulo , 05 dez. 2002.
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Preparing teachers por virtual learning environments. In: 53rd ICET World Assembly - International Council on Education for Teaching , 2008 , Braga, Portugal. International Yearbook - Learning, leading and linking: impact of policy and research upon practice. Braga, Portugal : University of Minho, 2008. p. 489 - 499.
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa . Preparing teachers por virtual learning environments. In: ICET's 53 rd Assembly - International Council on Education for Teaching , 2008 , Braga, Portugal. International Yearbook - Learning, leading and linking: impact of policy and research upon practice. Braga, Portugal : University of Minho, 2008. p. 489 - 499.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; BARROS, K. S. M. de . Polidez nas intervenções do docente virtual em fóruns. In: XV Congreso Internacional de la ALFAL , 2008 , Montevidéu. Libro de Resúmenes do XV Congreso Internacional de la ALFAL. Montevidéu, Uruguai : Imprenta Geega s.r.l - Facultad de Humanidades y Ciencias de La Educación, 2008. p. 229 - 230.
    • GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Ensinar e aprender no contexto digital: desafios para professores e alunos da área de Letras. In: XV Congreso Internacional de la ALFAL , 2008 , Montevidéu. Libro de Resúmenes do XV Congreso Internacional de la ALFAL. Montevidéu, Uruguai : Imprenta Geega s.r.l - Facultad de Humanidades y Ciencias de La Educación, 2008. p. 221 - 221.
    • BARROS, K. S. M. de ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Análise do discurso eletrônico no contexto educacional: gêneros e interação. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e VII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal , 2008 , São Paulo. Anais do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e VII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal. São Paulo : Humanitas - FFLCH da USP, 2008.
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Mitos e verdades sobre o ensino de línguas a distância - o papel do professor e do aluno. In: 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUCSP. Lusofonia: Memória e Diversidade Cultural , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos do 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 2º Congresso Internacional de Lusifonia do IP-PUCSP. Lusofonia: Memória e Diversidade Cultural. : , 2006. p. 10 - 10.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Importância do papel do docente na interação em EAD. In: 3o. Congresso Intrnacional de Lusofonia e 12o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP - PUC/SP , 2008 , São Paulo. Caderno de Resumos do 3o. Congresso Intrnacional de Lusofonia e 12o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP - PUC/SP. São Paulo : , 2008.
    • MOISÉS, Gabriel Silva ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Gestão Acadêmico-Administrativa do Processo de Qualificação dos Professores da COMFIL em Recursos Tecnológicos e EAD. In: 16o. Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - A pesquisa e os desafios da contemporaneidade: educação, ambiente e vida , 2007 , São Paulo. CD Rom do 16o. Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - - A pesquisa e os desafios da contemporaneidade: educação, ambiente e vida. São Paulo : , 2007. p. CD rom - .
    • FONSECA, Paulo Murilo Abreu ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Planejamento da Gestão Acadêmico-Administrativa do Processo de Qualificação dos Professores da COMFIL em Recursos Tecnológicos e EAD. In: 16o. Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - A pesquisa e os desafios da contemporaneidade: educação, ambiente e vida , 2007 , São Paulo. CD Rom do 16o. Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - - A pesquisa e os desafios da contemporaneidade: educação, ambiente e vida. São Paulo : , 2007. p. CD rom - .
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Inclusão digital: desafios no currículo de formação de professor de língua. In: II Encontro Nacional sobre Hipertexto , 2007 , Fortaleza. Caderno de Resumos do II Encontro Nacional sobre Hipertexto. Fortaleza : , 2007.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; CAMPOS, Karlene da Rocha ; NARDOCCI, Izilda Maria . Gênero digital videoconferência: estratégias interacionais. In: II Encontro Nacional sobre Hipertexto , 2007 , Fortaleza. Caderno de Resumos do II Encontro Nacional sobre Hipertexto. Fortaleza : , 2007.
    • BARROS, K. S. M. de ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Interações pedagógicas virtuais - estratégias de monitoração conversacional em diferentes formas de aulas. In: II colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Online , 2007 , Lisboa. Caderno de Resumos das Comunicações do II colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Online. Lisboa : Serviço Gráfico da Universidade Aberta, Lisboa., 2007. p. 3 - 4.
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa . Você viu a mensagem? Qual mensagem? Inclusão digital no curso de Letras - um estudo de caso. In: II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Online , 2007 , Lisboa. Caderno de Resumos das Comunicações do II colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Online. Lisboa : Serviço Gráfico da Universidade Aberta, Lisboa., 2007. p. 34 - 35.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; BARROS, K. S. M. de . Análise crítica do discurso eletrônico no contexto educacional. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal VIII ENIL , 2007 , São Paulo. Caderno de Resumos do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal VIII ENIL. São Paulo : Serviço de Comunicação Social Serviço de Artes Gráficas - FFLCH da USP, 2007. p. 81 - 81.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa . Desafios das TICs no currículo de formação de professores de línguas Perspectiva do aluno, do professor e da instituição. In: I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas e I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas , 2006 , Florianópolis. Caderno de Resumos do I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas e I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas. : , 2006. p. 119 - 120.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa . Linguagem e interação na Plataforma Moodle curso de Letras da PUC-SP. In: 6th edition of an International Conference about e-learning and Education Methodologies, Technologies and Professional Training , 2006 , Lisboa. Anais eletrônicos da Distance Learning Conference & Workshop 2006 - Bologna and the School of the Future. : , 2006.
    • GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; RODRIGUES, Elisabete Alfeld ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Formação em Serviço para EAD. In: XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação XII Workshop de Informática na Escola , 2006 , Campo Grande. Anais eletrônicos do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação XII Workshop de Informática na Escola. : , 2006. p. 198 - 205.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; DIAZ, Barbara Cristine da Silva . Elaborando material didático para um curso de redação online. In: 58ª Reunião Anual da SBPC , 2006 , Florianópolis. Caderno de Resumos da 58ª Reunião Anualç da SBPC. : , 2006.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; MARQUESI, Sueli Cristina ; CABRAL, Ana Lucia Tinoco ; ANDRADE, Carlos Augusto Baptista de ; CAMPOS, Karlene da Rocha ; PANTALEONI, Nilvia Terezinha da Silva ; ELIAS, Vanda Maria da Silva . Ensino de Língua Portuguesa mediado pelo computador: algumas reflexões. In: 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 1º Encontro Internacional de Lusofonia do IP da PUC-SP , 2004 , São Paulo. Caderno do 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 1º Encontro Internacional de Lusofonia do IP da PUC-SP. : , 2004. p. 31 - 31.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Mitos e verdades sobre o ensino de línguas a distância - o papel do professor e do aluno. In: 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 2º Encontro Internacional de Lusofonia do IP da PUC-SP , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos do 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 2º Encontro Internacional de Lusofonia do IP da PUC-SP. : , 2006. p. 10 - 10.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Gêneros textuais na era digital: novos padrões de interação?. In: Conferência eLES'04 - e-learning no Ensino Superior , 2004 , Aveiro. Caderno de Resumos do Conferência eLES'04 - e-learning no Ensino Superior. : , 2004.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; ALMEIDA, Luna Kalil de . Funcionamento dos gêneros textuais de interação na EAD. In: 14º Encontro de Iniciação Científica da PUCSP , 2005 , São Paulo. Anais do 14º Encontro de Iniciação Científica da PUCSP. : , 2005. p. 327 - 327.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; DIAS, Bárbara Cristine da Silva . Elaborando material didático para um curso de redação online. In: 14º Encontro de Iniciação Científica da PUCSP , 2005 , São Paulo. Anais do 14º Encontro de Iniciação Científica da PUCSP. : , 2005. p. 326 - 326.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; DIAZ, Barbara Cristine da Silva . Elaborando painel didático para um curso de educação a distância. In: 53º Seminário do GEL , 2005 , Campinas. Resumos do 53º Seminário do GEL. : Mercado de Letras, 2005. p. 511 - 512.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; ALMEIDA, Luna Kalil de . Uma análise do gênero chat educacional no contexto da educação a distância. In: 53º Seminário do GEL , 2005 , Campinas. Resumos do 53º Seminário do GEL. : Mercado de Letras, 2005. p. 512 - 513.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; FONSECA, Lucilene da Silva . O lugar da interação no curso de gramática via Internet. In: 13º Encontro de Iniciação Científica da PUCSP - Desenvolvimento Social, Formação, Pesquisa , 2004 , São Paulo. Anais do 13º Encontro de Iniciação Científica da PUCSP - Desenvolvimento Social, Formação, Pesquisa. São Paulo : PUCSP, 2004. p. 314 - 314.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Concepção e elaboração/montagem de curso de redação a distância. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE) do Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste (GELNE) , 2003 , João Pessoa (Paraíba). Caderno de Resumos do II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE) do Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste. : , 2003. p. 186 - .
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . EAD: perspectivas para os estudos de gêneros textuais que propiciam a interação. In: II Simpósio em EAD do Grupo de Tecnologia Educacional e Educação a Distância (TEED) da COMFIL: E agor@, professor? Para onde vamos? Reflexão sobre a formação de docentes online , 2003 , São Paulo. Caderno de Resumos e Programa do II Simpósio em EAD do TEED da COMFIL/PUC-SP. São Paulo : Cogeae da PUC-SP, 2003. p. 5 - 6.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Elaboração de curso de redação a distância: levantando informações junto ao público-alvo. In: II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens , 2003 , São Paulo. Caderno de Resumos do II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens. São Paulo : Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2003. p. 41 - 42.
    • TOSCANO, Diego ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . A contribuição das teorias lingüísticas para a interação em cursos via Internet. Trabalho de IC orientado pela pesquisadora.. In: 12o. Encontro de Iniciação Científica - pesquisa, linguagens e trans-forma-ação. , 2003 , São Paulo. Anais do 12o. Encontro de Iniciação Científica - pesquisa, linguagens e trans-forma-ação. São Paulo : PUC-SP, 2003. p. 198 - 198.
    • PEREIRA, Claudia Mariza Mazzini ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima Canha . Teorias lingüísticas sobre interação e sua contribuição para o ensino a distância. Trabalho de Iniciação Científica orientado pela pesquisadora - Aluna bolsista CNPq.. In: 10. Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP , 2001 , São Paulo. Anais do 10o. Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - Pesquisa e demandas sociais. : , 2001. p. 103 - 103.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . A voz do aluno e a do professor na aula virtual: polidez e envolvimento. In: XIII Congresso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de America Latina (ALFAL) , 2002 , San José - Costa Rica. Resúmenes de Ponencias do XIII Congresso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de America Latina. San José : Editora Universidad de Costa Rica, 2002. p. 24 - 24.
    • MARCHESE, Bruna Calvo ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima Canha . Softwares e ferramentas em cursos a distância. Trabalho de Iniciação Científica orientado pela pesquisadora. Aluna bolsista do CEPE da PUC-SP. . In: 11. Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - Pesquisa, saúde e cidadania , 2002 , São Paulo. Anais do 11o. Encontro de Iniciação Científica - pesquisa, saúde e cidadania. São Paulo : PUC-SP, 2002. p. 97 - 98.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; ELIAS, Vanda Maria da Silva . Características do discurso eletrônico no ensino a distância. In: 11o. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2001 , São Paulo. Caderno de Resumos do 11o. INPLA. São Paulo : LAEL da PUC-SP, 2001. p. 70 - 71.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; MARQUESI, Sueli Cristina ; SILVA, V. M. . Língua Portuguesa para fins específicos: educação a distância via Internet. In: XLVII Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo) , 1999 , Bauru. Programação e Resumos do XLVII Seminário do GEL. Bauru : Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999. p. 32 - 32.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Linguagem e interação no ensino de língua portuguesa via Internet. In: II Congresso Internacional da ABRALIN , 2001 , Fortaleza. Programa & Resumos do II Congresso Internacional da Abralin. Fortaleza : Editora da Universidade Federal do Ceará, 2001. p. 168 - 169.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Refletindo sobre uma metodologia para o ensino de língua portuguesa na WEB. In: WISE'99 - Workshop Internacional sobre Educação Virtual , 1999 , Fortaleza. Anais do WISE'99 - Workshop Internacional sobre Educação Virtual. Fortaleza : Editora da Universidade Estadual do Ceará, 1999. p. 361 - 361.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; SOUZA'E'SILVA, Maria Cecília Pérez de . Marcas formais da interrupção no texto falado. In: II Congresso Naconal da Associação Brasileira de Lingüística , 1999 , Florianópolis. Caderno de Resumos do II Congresso Nacional da Abralin. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. p. 137 - .
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; SILVA, Maria Cecília Pérez de Souza e . A interrupção no texto falado: qual seu estatuto? qual sua dimensão interacional?. In: XV Encontro da Associação Portuguesa de Lingüística , 1999 , Faro, Algarve. Caderno de Resumos do XV Encontro da APL. Algarve - Portugal : Universidade do Algarve, 1999. p. 34 - .
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Recursos lingüísticos na interação verbal: ensino de Língua Portuguesa via internet. In: XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Lingüística , 1999 , Faro, Algarve. Caderno de Resumos do XV Encontro da APL. Algarve - Portugal : Universidade do Algarve, 1999. p. 56 - .
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Repetições lingüísticas no texto conversacional espontâneo e artificial. In: V Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná) Encontro do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná) , 1992 , Guarapuava. Anais do V Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná). Maringá: PR : Editora da Universidade Estadual de Maringá, 1991. p. 98 - 104.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Interações verbais: o caso de uma telenovela. In: Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo) , 1993 , Ribeirão Preto. Estudos Lingüísticos - XXI Anais de Seminários do GEL. Ribeirão Preto : Instituição Moura Lacerda, 1993. p. 98 - 104.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . A repetição como procedimento argumentativo na língua falada. In: Reunião Anual da SBPC , 1994 , Vitória. Anais (comunicações) da 46a. Reunião Anual da SBPC - Caderno de Resumos. : Universidade Federal do Espírito Santo, 1994. p. 463 - --.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Características dos vocábulos gírios empregados no Jornal Notícias Populares. In: VIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná) , 1995 , Curitiba. Anais do VIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná). Cascavel : Editora da Universidade, 1994. p. 439 - 446.
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Parecer sobre pesquisa IC concluída: Polidez e ironia: uma comparação entre teses e romances. 2008 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Parecer sobre pesquisa de IC concluída: Estratégias de polidez na sala de aula. 2008 (Parecer)
    • PALMA, Diei Vesaro ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; MRAZ, Sandra Rosa ; PANTALEONI, Nilvia Terezinha da Silva ; PASSARELLI, Lílian ; SOUZA, Carlos Eduardo de ; CASAGRANDE, Nancy dos Santos ; Nogueira Jr, José Everaldo ; BARBOSA, Jacqueline Peixoto ; GARCIA, Ana Luiza Marcondes . Projeto de Produção de Material Didático Multimidiático em Língua Portuguesa para Ensino Médio. 2007 (Elaboracao_de_projeto)
    • PENHA, Gisela Maria de Lima Braga ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Relatório Final de Avaliação (INEP) - Autorização de Funcionamento de Curso de Letras. 2007 (Relatorio_tecnico)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Letramento e escrita em gêneros digitais por universitários da área de Ciências Biológicas. Letramento digital e desempenho acadêmico no ensino superior. 2007 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . A circulação de palavras e formulações em diferentes comunidades discursivas. 2007 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GARCIA, Ana Luiza Marcondes ; BARBOSA, Jacqueline Peixoto ; Weischtordt, Victória Claire ; QUEVEDO, Angelita Gouveia ; JUNQUEIRA, Maria Aparecida ; MARINELLI, Vera Lúcia ; COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; FRANCO, Maria Ignez Salgado de Mello ; O'KUINGHTTONS, Mônica Ferreira Mayrink . Reforma Curricular do Curso de Letras. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; JUNQUEIRA, Maria Aparecida ; QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GARCIA, Ana Luiza Marcondes ; BARBOSA, Jacqueline Peixoto ; FRANCO, Maria Ignez Salgado de Mello ; Weischtordt, Victória Claire ; COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; MARINELLI, Vera Lúcia ; O'KUINGHTTONS, Mônica Ferreira Mayrink . Reforma Curricular do Curso de Letras da PUC-SP. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL Universidade Cruzeiro do Sul (Coordenadora de Revisão dos artigos científicos publicados na Revista UNICSUL). 2006 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Parecer para a Revista Intercâmbio, volume 14. 2005 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GARCIA, Ana Luiza Marcondes ; QUEVEDO, Angelita Gouveia ; COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; BARBOSA, Jacqueline Peixoto ; FRANCO, Maria Ignez Salgado de Mello ; O'KUINGHTTONS, Mônica Ferreira Mayrink ; JUNQUEIRA, Maria Aparecida ; MARINELLI, Vera Lúcia ; Weischtordt, Victória Claire . Reforma Curricular do Curso de Letras. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . África - língua e identidade - Uma análise discursiva a partir da obra de Ahmadou Kourouma: Monnè, outrages et défis . 2005 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Membro do Conselho Editorial do 11o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa . 2005 (Assessoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão . 2005 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão . 2004 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Planejamento do Projeto Integrado de Comunicação do curso de Publicidade e Propaganda. 2001 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Narrativa curta hispano-americana. 2001 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Itinerários de leitura em francês - módulo III. 2002 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Regulamento da Agência-Escola do Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-SP. 2003 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Estudos dos Gêneros Textuais na Educação Lingüística . 2004 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . As representações sobre o preconceito lingüístico e sobre a norma culta de professores em formação. 2004 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Artigos apresentados no 6o. Congresso Nacional de Língua Portuguesa que foram submetidos à comissão editorial para publicação nos Anais do Evento, publicado em 1998. 1997 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Artigos apresentados no 7o. Congresso Nacional de Língua Portuguesa que foram submetidos à comissão editorial para publicação nos Anais do Evento, publicado em 2000. 1999 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Artigos apresentados no 8o. Congresso Nacional de Língua Portuguesa que foram submetidos à comissão editorial para publicação nos Anais do Evento, publicado em 2002. 2001 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Artigos apresentados no 9º Congresso Nacional de Língua Portuguesa que foram submetidos à comissão editorial para publicação nos Anais do Evento, que será publicado no final do mês de abril de 2004. 2003 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Artigos apresentados no II Colóquio do Grupo de Pesquisa Educação Tecnológica e Educação a Distância da COMFIL e submetidos à apreciação para publicação nos Anais do Evento. 2003 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Artigos submetidos à comissão editorial para publicação no periódico The Specialist, volume 19 (número especial). 1998 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Artigos submetidos à comissão editorial para publicação na Revista Estudos Lingüísticos (SP). 1998 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Artigos submetidos à comissão editorial para publicação na Revista Estudos Lingüísticos (SP). 2000 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Artigos submetidos à comissão editorial para publicação na Revista Estudos Lingüísticos . 2001 (Parecer)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão. 2003 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Revisão do livro Leitura e Produção de Textos: uma abordagem instrumental no ensino de Língua Portuguesa, organizado por Sueli Cristina Marquesi e editado pela EDUC. 1996 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão. 2002 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão. 2001 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão. 2000 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão. 1999 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão. 1998 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão. 1996 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Consultoria em Língua Portuguesa para a Revista UNICSUL e coordenação geral de revisão. 1997 (Consultoria)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Importância do papel do docente na interação em EAD. 2008 (Outra)
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Digital Inclusion in the Languages undergraduate course at Pontifical Catholic University. 2008 (Comunicacao)
    • GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Do presencial para o digital: uma mudança significativa na formação de professores. 2008 (Outra)
    • SOUZA, R. O. ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Gêneros textuais digitais no ambiente Moodle. 2008 (Comunicacao)
    • GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Do presencial para o digital: uma mudança significativa na formação de professores. 2008 (Outra)
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Ensinar e aprender no contexto digital: desafios para professores e alunos da áre de letras. 2008 (Comunicacao)
    • BARROS, K. S. M. de ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Polidez nas intervenções do docente virtual em fóruns. 2008 (Comunicacao)
    • REIS, Amália Salazar dos ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Língua falada e ensino: compreensão do conceito de oralidade pelos professores da rede pública. 2008 (Comunicacao)
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Digital Inclusion in the Languages undergraduate course at Pontifical Catholic University. 2008 (Comunicacao)
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Preparing Teachers for Virtual Learning Environments. 2008 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Educação a Distância. 2007 (Conferência)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Disciplinas semipresenciais no curso de Letras da PUC-SP: discutindo a inclusão digital. 2007 (Conferência)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; CAMPOS, Karlene da Rocha ; NARDOCCI, Izilda Maria . Gênero digital videoconferência: estratégias interacionais. 2007 (Comunicacao)
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Inclusão digital: desafios no currículo de formação de professor de língua. 2007 (Conferência)
    • QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Você viu a mensagem? Qual mensagem? Inclusão digital no curso de Letras - um estudo de caso. 2007 (Comunicacao)
    • BARROS, K. S. M. de ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Interações pedagógicas virtuais - estratégias de monitoração conversacional em diferentes formas de aulas. 2007 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Interação/interatividade na Plataforma Moodle: desenvolvendo a autonomia de professores de línguas materna e estrangeira em curso superior. 2006 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . A Escola do Futuro. 2006 (Conferência)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; BARROS, K. S. M. de . Análise crítica do discurso eletrônico no contexto educacional. 2007 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Desafios das TICs no currículo de formação de professores de línguas Perspectiva do aluno, do professor e da instituição. 2006 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Letras na PUC-SP (Brasil): uma experiência de e-learning. 2006 (Conferência)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; DIAZ, Barbara Cristine da Silva . Elaborando material didático para um curso de redação online. 2006 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia ; ROCCA, Paulina Dalva Artimonte ; JACOBI, Claudia Cecilia Blaskovski de ; COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; TOMÉ, Aline Cristina ; PIZUTTIELO, Andréa Nora ; NOÇAIS, Karina de Oliveira ; FONSECA, Lucilene Santos da Silva ; ALMEIDA, Luna Kalil de ; LESTE, Renata Francino . Educação a Distância em cursos de graduação: desafios e possibilidades. 2005 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Atividades e práticas sociais de alunos e professores na sala de aula digital. 2005 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Gêneros digitais emergentes. 2005 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; ALMEIDA, Luna Kalil de . Funcionamento dos gêneros textuais de interação na EAD. 2005 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; DIAS, Bárbara Cristine da Silva . Elaborando material didático para um curso de redação online. 2005 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Atividades e práticas sociais de alunos e professores na sala de aula digital. 2005 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; ALMEIDA, Luna Kalil de . Uma análise do gênero chat educacional no contexto da educação a distância. 2005 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; DIAZ, Barbara Cristine da Silva . Elaborando painel didático para um curso de educação a distância. 2005 (Seminário)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Gêneros textuais na era digital: novos padrões de interação? . 2004 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; FONSECA, Lucilene da Silva . O lugar da interação no curso de gramática via Internet. 2004 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Planejamento de curso virtual de Língua Portuguesa: estratégias, efeitos de sentido e construção de relações interacionais no material didático. 2004 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Interações verbais: o caso de uma telenovela. 1992 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Ensino de Língua Portuguesa mediado por computador: algumas reflexões. 2004 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; MARCHESE, Bruna Calvo . Softwares e ferramentas para a interação em EAD . 2002 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; MARCHESE, Bruna Calvo . Softwares e ferramentas para a interação professor-aluno em EAD - via Internet . 2002 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Interação e hipertexto no ensino de Língua Portuguesa via Internet. 2000 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . EAD na PUC-SP: hoje e amanhã. 2002 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Docência virtual - questões do ensino a distância de língua (materna e estrangeira). 2003 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; TOSCANO, Diego . Teorias Lingüísticas sobre interação e sua contribuição para o ensino a distância - via Internet . 2003 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Ensino de língua portuguesa pelo computador: interação e subjetividade . 2002 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; PEREIRA, Claudia Mazzini . A contribuição das teorias lingüísticas para a interação na Internet . 2001 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . As primeiras iniciativas de ensino de Língua Portuguesa a distância na PUC-SP - cursos de extensão. 1998 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . A contribuição da Lingüística para o ensino de redação . 1996 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . A interação em cursos remotos: o uso do continuum fala/escrita . 1996 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; SILVA, Maria Cecília Pérez de Souza e . Sem querer interromper e não interrompendo. 1995 (Seminário)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; MARQUESI, Sueli Cristina ; ELIAS, Vanda Maria da Silva . Ensino de Língua Portuguesa no curso de Psicologia: planejamento, execução e avaliação de um programa de disciplina. 1994 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Características dos vocábulos gírios empregados no jornal Notícias Populares . 1994 (Seminário)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . A abordagem instrumental no ensino do português: perspectivas. 1994 (Simposio)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Repetição como procedimento argumentativo na língua falada. 1994 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Uma análise do fenômeno da interrupção no discurso oral de empresa. 1994 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Mecanismos de construção do discurso falado em contextos institucionais. 1994 (Outra)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Abordagem instrumental: uma experiência com o curso de Psicologia . 1993 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Linguagem verbal da telenovela. 1992 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Repetições lingüísticas no texto conversacional espontâneo e artificial. 1991 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Língua oral e língua escrita: como é o texto da telenovela?. 1988 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Ensino de língua portuguesa pela internet . 1998 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Metodologia para o ensino da língua portuguesa na WEB. 1999 (Conferência)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Língua Portuguesa para fins específicos: educação a distância via Internet. 1999 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Recursos lingüísticos na interação virtual: ensino de língua portuguesa via internet . 1999 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; SILVA, Maria Cecília Pérez de Souza e . Marcas formais da interrupção no texto falado. 1999 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; SILVA, Maria Cecília Pérez de Souza e . A interrupção: qual seu estatuto? qual sua dimensão interacional? . 1999 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Ensinando redação pela internet. 2000 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . A interação no ensino de Língua Portuguesa no contexto da comunicação digital . 2000 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Linguagem e interação no ensino de Língua Portuguesa via internet. 2001 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; ELIAS, Vanda Maria da Silva . Características do discurso eletrônico: interação no ensino de língua portuguesa . 2001 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; ELIAS, Vanda Maria da Silva ; CABRAL, Ana Lucia Tinoco ; PANTALEONI, Nilvia Terezinha da Silva . Ensino de Língua Portuguesa: uma experiência no curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP. 2002 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; CAMPOS, Karlene da Rocha . Avaliando o material didático do curso de Atualização Gramatical I (via Internet). 2002 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Educação a distância: perspectivas para os estudos de gêneros que propiciam a interação . 2003 (Simposio)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Elaboração de curso de redação a distância: levantando informações junto ao público-alvo . 2003 (Comunicacao)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Programa de Entrevistas: Nossa Língua Portuguesa. 2006 Canal Saúde - Fundação Osvaldo Cruz - Rio de Janeiro
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Programa: Direto da Redação. 2008 RTI TV
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; ZANON, Marilena ; CASAGRANDE, Nancy dos Santos ; FRANCO, Maria Ignez Salgado de Mello ; ELIAS, Vanda Maria da Silva ; RODRIGUES, Aurora de Jesus ; GUIMARÃES, Doroti Maroldi ; CORRÊA, Lêda Pires ; MARTINS, Valeuska França Cury ; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa ; FACCINA, Rosemeire Leão da Silva ; SILVA, Maurício Pedro da ; SILVA, Sandra Alves da ; NOGUEIRA, Sônia Maria ; HANNA, Vera Lúcia Harabagi ; SELLAN, Aparecida Regina Borges ; FIORELLI, Jaqueline Moraes ; CARVALHO, Maria Teresa Nastri de ; D'IÓRIO, Patrícia Silvestre Leite . 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUCSP. Lusofonia: Memória e Diversidade Cultural. 2005 (IP-PUCSP)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; QUEVEDO, Angelita Gouveia ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa . 2º Colóquio do TEED Ensino a distância e semipresencial na universidade. 2007 (Promoção Grupo de Tecnologia Educacional e Educação a Distância (TEED))
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; BASTOS, Neusa Maria B O ; CASAGRANDE, Nancy dos Santos . 3o. Congresso Internacional de Lusofonia e 12o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. 2008 (Departamento de Português, Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa e IP - PUC/SP)
    • BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa ; CASAGRANDE, Nancy dos Santos ; ZANON, Marilena ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Membro da Comissão Organizadora do 10o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia. 2003 (Departamento de Português, Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa e IP - PUC/SP)
    • BASTOS, Neusa Maria B O ; CASAGRANDE, Nancy dos Santos ; ZANON, Marilena ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Membro da Comissão Organizadora do 9o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 2002 (Departamento de Português, Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa e IP - PUC/SP)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Mitos e verdades em educação a distância - curso semipresencial de qualificação de docentes universitários. 2007 (Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC-SP)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Videoconferência ministrada sobre o tema "Tratamento didático da leitura" no PEC - Municípios. 2007 (Faculdade de Educação da PUC-SP)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Videoconferência ministrada sobre o tema "Produção do texto no Ensino Fundamental 2" no PEC- Municípios. 2007 (Faculdade de Educação da PUC-SP)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Videoconferência sobre o tema "O tratamento didático da prática de produção de textos orais e o ensino de gramática" no PEC - Municípios. 2007 (Faculdade de Educação da PUC-SP)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Videoconferência sobre o tema "A prática de análise lingüística e o ensino de gramática" no PREC - Municípios. 2007 (Faculdade de Educação da PUC-SP)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Videoconferência ministrada sobre o tema "Organização curricular e análise do material didático de Língua Portuguesa" no PEC - Municípios. 2007 (Faculdade de Educação da PUC-SP)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Videoconferência ministrada sobre o tema "Avaliação em Língua Portuguesa" no PEC - Municípios. 2007 (Faculdade de Educação da PUC-SP)
    • PALMA, Diei Vesaro ; CAMPOS, Karlene da Rocha ; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Português Empresarial para a Universidade Petrobrás. 2007 (Universidade Petrobrás e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP)
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa ; QUEVEDO, Angelita Gouveia . Importância do papel do docente na interação em EAD. 2008 (Departamento de Português, Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa e IP - PUC/SP)
  • Relatório de Pesquisa: 1
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Relatório de Pesquisa de Estudos de Pós-doutoramento. 2008
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha ; PASSARELLI, Lílian ; BARBOSA, Jacqueline Peixoto ; MRAZ, Sandra Rosa ; Nogueira Jr, José Everaldo ; SOUZA, Carlos Eduardo de . CONDIGITAL - MEC. 2008 (Produção de material didático multimidiático em língua portuguesa para ensino médio)
    • Nome do projeto: Brasil 500 anos - a memória do ensino de redação (1999 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CINTRA, Anna Maria Marques , FERREIRA, Luís Antonio , PASSARELLI, Lílian , SIQUEIRA, João Hilton Sayeg de , OUTROS, e , CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha .
      Descrição: Projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Anna Maria Marques Cintra, cujo objetivo era "fazer uma busca de publicações sobre o ensino de redação no Brasil", o qual resultou na publicação de uma apostila que contém não só depoimentos de dois poetas de São Paulo e de profissionais do ensino de Língua Portuguesa, como também artigos sobre temas de cunho histórico e sessenta resenhas que tratam de manuais de ensino de redação em Língua Portuguesa.
    • Nome do projeto: Gêneros textuais digitais para interação na educação a distância (EAD/Via Internet) (2003 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha .
      Descrição: Estudo dos gêneros digitais presentes no contexto da educação a distância, via Internet, em que ocorre a interação entre alunos e professores e entre os alunos. Por meio de sistemas eletrônicos conversacionais, os gêneros digitais configuram novas formas de interação, que não ocorrem face a face e que atendem às necessidades que surgem como resultado das inovações tecnológicas. Objetivamos com esta pesquisa estudar o modo como se processa essa interação, tendo como finalidades oferecer subsídios para a elaboração de cursos a distância (via Internet) em Língua Portuguesa e contribuir para definir estratégias e procedimentos que auxiliem o professor do contexto digital a promover a interação nos cursos. Estão sendo analisados os bate-papos educacionais, os fóruns e outros gêneros digitais, por meio das abordagens de gênero norte-americanas e dos postulados de Bakhtin, a fim de se caracterizar tais gêneros nos planos composicional, temático e estilístico. Também são utilizados pressupostos da Análise da Conversação. Iniciado em 2003, a pesquisa vem envolvendo, nessa primeira fase, alunos bolsistas de Iniciação Científica (três alunas: Lucilene da Silva Fonseca tema: o lugar da interação no curso de gramática via Internet ; Luna Kalil de Almeida tema: funcionamento dos gêneros textuais de interação na EAD e Bárbara da Silva Dias - tema elaborando material didático para um curso de redação a distância ), promovendo, nesse sentido, a integração entre a graduação e a pós-graduação. Trata-se de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em nível de pós-doutoramento, em interlocução com o Prof. Dr. Luiz Antonio Marcuschi da Universidade Federal de Pernambuco.
    • Nome do projeto: A interação na comunicação digital (2000 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BOLSISTAIC, Claudia Mazzini Pereira , SANTOS, Maria Dalva Goes , CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha .
      Descrição: Projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da PUC-SP, com concessão de horas pesquisa (bolsa), modalidade: Pesquisa-Doutor.
    • Nome do projeto: Concepção e elaboração de curso de redação a distância (textos argumentativos) (2003 - 2003
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha .
      Descrição: O objetivo geral foi elaborar um curso de redação (via Internet) que ensine o aluno a produzir textos argumentativos coerentes e consistentes, em diversas situações comunicativas. Os objetivos específicos estão divididos em duas partes, a saber: por um lado, levantamento de necessidades, de perfil do público etc. e, por outro lado, elaboração do curso.
    • Nome do projeto: Educação a Distância em Cursos de Graduação - Desafios e Possibilidades (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, Lucilene da Silva , GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa , QUEVEDO, Angelita Gouveia , COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque , JACOBI, Claudia Cecilia Blaskovski de , ALMEIDA, Luna Kalil de , ROCCA, Paulina Dalva Artimonte , LESTE, Renata Francino , CANTU, Tatiana Honorato , PIZUTTIELO, Andréa Nora , TOMÉ, Aline Cristina , CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha .
      Descrição: Trata-se de um projeto interdepartamental de Pesquisa PIBIC, iniciado em agosto de 2004, que envolve pesquisadores dos Departamentos de Português, Inglês, Lingüística e Francês e uma pesquisadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa, estando vinculado ao Grupo de Pesquisa Tecnologia Educacional e Ensino a Distância (TEED), formado em 2002, cadastrado no Diretório do CNPq e liderado pelas Profas. Dra. Mercedes Crescitelli e Angelita Quevedo. Entre os objetivos do projeto, elencamos como principais: a) sistematizar o conhecimento acumulado que venha a orientar e embasar uma proposta de curso de graduação a distância; b) aprofundar a pesquisa de maneira contínua, abordando e discutindo aspectos pertinentes relativos ao /design /de cursos, à formação de docentes que atuarão em EAD, à leitura e escrita do hipertexto, entre outros; c) embasar teoricamente a elaboração de material didático para cursos a distância, incluindo especificamente a tipologia de exercícios, a linguagem adequada para esses cursos, as formas de ampliar a interação entre alunos e professores etc.
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa acerca do Processo de Qualificação Docente Recursos Tecnológicos e EAD (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa , QUEVEDO, Angelita Gouveia , RODRIGUES, Elisabete Alfeld , CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha .
      Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido por quatro professoras-pesquisadoras da PUC/SP e seis pesquisadores de IC, alunos de graduação, da mesma instituição. Os objetivos estão estabelecidos em duas frentes. A primeira delas diz respeito à qualificação de professores para a docência on-line na graduação e a segunda relaciona-se à pesquisa proveniente do acompanhamento desse processo por pesquisadores dQualificação de professores e o segundo, à pesquisa proveniente do acompanhamento desse processo por pesquisadores do grupo. Para o primeiro grupo, os objetivos são: mapear o número de professores e seu grau de conhecimento e familiaridade tecnológica; sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificar os professores para usar os recursos tecnológicos na área de EAD; oferecer condições para que possam transformar suas disciplinas em modalidades semipresenciais; qualificar o corpo docente para que elabore cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial. Em relação ao segundo grupo, temos os seguintes objetivos: traçar o perfil de necessidades e anseios da classe docente em relação às mudanças da prática pedagógica (do presencial para o semipresencial); levantar as concepções existentes sobre EAD entre os professores; observar o processo de qualificação docente, focalizando o provável desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se apropria do ferramental técnico; verificar a existência de uma relação entre a reflexão e o desenvolvimento de autonomia, por parte do professor em formação; analisar o material didático elaborado para as disciplinas semipresenciais, verificando se: o há adaptações e diferenças quanto à linguagem de instrução usada; o há diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático elaborado; aprimorar o programa visando à subseqüente ampliação para um número maior de professores da Faculdade e fora dela
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Entrevista para a Revista Idéia. 2005 - Entrevista
    • CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha . Organizar idéias é o primeiro passo . 2005 - Entrevista
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Tradutor Intérprete
        Nome da Instituição: Faculdade Ibero Americana
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1991
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2008
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1995 ).
        Outras informações: Professor Mestre
    • Universidade do Abc:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1995 ).
        Outras informações: Professor Mestre
    • Universidade Bandeirante:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1994 ).
        Outras informações: Professora Mestre
    • Faculdade Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1989 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade de Sorocaba Fundação Dom Aguirre:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1992 - 1996 ).
        Outras informações: Professor de curso de lato sensu
    • Universidade Cruzeiro do Sul:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação de Ensino Octávio Bastos:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa
    • Revista UNICSUL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
    • Colégio Ma-cri-ré:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 1999 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa de 5a-8a.séri
    • E.E.Otto de Barros Vidal:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1996 - 1998 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa de 5a-8a.séri
    • Colégio Famingo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1986 - 1989 ).
        Outras informações: Ensino Fundamental - Supletivo; Ensino Médio - Regular
        Outras informações: Professora de LP - Fundamental II e Médo