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Ivan Delmanto Franklin de Matos

    • Ivan Delmanto é diretor teatral, dramaturgo e educador. Bacharel em direção teatral pela ECA - USP é também mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH?USP. É doutor no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, na área de Teoria Teatral, onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre a formação do teatro brasileiro, sob orientação da Profa. Dra. Maria Silvia Betti. Na mesma instituição, realizou pesquisa de pós-doutorado, com apoio de bolsa CAPES, obtendo comprovação de pós-doutoramento em 2018. Como dramaturgista e assistente de direção, trabalhou no projeto de pesquisa e no espetáculo BR-3 do Teatro da Vertigem. Durante este projeto, no ano de 2004, escreveu a série "Diario da Expedição", composta por 30 artigos publicados na Folha Online, no Correio Brasiliense e na Revista Ocas, todos narrando a viagem de pesquisa empreendida pelo Teatro da Vertigem pelo interior do Brasil. Trabalhou de 2004 a 2013 no Programa Vocacional, tendo sido Artista Orientador, Coordenador do Núcleo de Direção, Coordenador Pedagógico do Teatro Vocacional, Coordenador do Núcleo Interlinguagens e Coordenador Pedagógico Geral do Programa. Durante o ano de 2011, atuou como coordenador pedagógico do Vocacional Núcleo Artístico Interlinguagens, onde coordenou processos de fomação artística baseados em um conceito ampliado de performance. Em 2012 atuou novamente como coordenador pedagógico geral do Programa Vocacional, junto aos projetos de artes visuais, dança, encenação, música e teatro. Desde a fundação da Escola, em 2010 até 2012, trabalhou como formador de direção teatral na SP Escola de Teatro: Centro de Formação das Artes do Palco. De 2014 a 2017, foi orientador Artístico do Projeto Espetáculo, sediado nas Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, projeto pedagógico de criação teatral colaborativa com participação de jovens de bairros periféricos de São Paulo. De 2003 a 2017, foi diretor e dramaturgo da II Trupe de Choque, grupo em que dirigiu e escreveu os espetáculos Coriolanos, Miopia, Corpos Acumulados?experiência 1, Corpos Acumulados?experiência 2, Corpos Acumulados?experiência 3 , Corpos Acumulados?experiência 4, Detritos em ensaio: Material Tebas/ Eldorados 11 de setembro, Material Ciborgue/ Eldorados 11 de setembro, Planeta Favela/11/09/4012, Grande Sertão Grajaú: Vereda Riobaldo e Grande Sertão Grajaú: Vereda Diadorim. A partir de 2018, trabalha como encenador e dramaturgo da Companhia Crítica, em projeto de pesquisa nos viadutos do bairro do Glicério, em São Paulo, com sede na E. E. António Firmino. Em 2018 foi professor substituto de História do Teatro Brasileiro e de História do Teatro no Instituto de Artes da UNESP-SP. Desde 2019 é professor efetivo de Teoria Teatral no Curso de Teatro da UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, no Centro de Artes da UDESC.

       

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    • Pesquisador de Pós-doutorado em Dramaturgia Brasileira
    • MATOS, I. D. F. . O TEATRO DO MUNDO COMO ASSEMBLEIA CONGELADA ? A PROVA DE FOGO DE MAIO DE 1968 NO BRASIL REVISTA CENA , v. 27 , p. 60 - 72 , 2019. ISSN: 22363254.
    • DELMANTO, IVAN . Aelia Laelia: alegoria e sonhos coletivos na formação negativa da dramaturgia brasileira CADERNOS BENJAMINIANOS , v. 14 , p. 121 - 142 , 2019. ISSN: 21798478.
    • DELMANTO, IVAN . Agonia e detritos da história periférica - a experiência artística e pedagógica na II Trupe de Choque Urdimento (UDESC) , v. v1 , p. 342 - 361 , 2019. ISSN: 14145731.
    • DELMANTO, IVAN . Anomia no patíbulo: desaparições da legalidade dramática em -O verdugo-, de Hilda Hilst ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 29 , p. 197 - 214 , 2019. ISSN: 23172096.
    • DELMANTO, IVAN . Violência e escravidão do olhar em -Os Dois ou o Inglês Maquinista-, de Martins Pen Revista de Estudos Teatrais Pitágoras , v. 9 , p. 111 - 122 , 2019. ISSN: 2237387X.
    • DELMANTO, IVAN . A dedirrósea aurora: feminismo e totalidade histórica em Vai raiar o sol, de Júlia Lopes de Almeida / The Dawn of Pink Fingers: Feminism and Historical Totality in Vai raiar o sol, by Júlia Lopes de Almeida O EIXO E A RODA (UFMG) , v. 28 , p. 137 - 162 , 2019. ISSN: 23589787.
    • DELMANTO, IVAN . O Grande sertão nas ruínas da sala de aula: formação histórica periférica e experiência social subjetiva - um diário de trabalho Revista Sala Preta Eletrônica , v. 18 , p. 109 - 125 , 2018. ISSN: 22383867.
    • DELMANTO, IVAN . Notas sobre performance e representação na história do teatro brasileiro - uma dialética trágica SALA PRETA (USP) , v. 16 , p. 105 - 119 , 2016. ISSN: 15195279.
    • DELMANTO, IVAN . Dialética cadavérica em Mãe, de José de Alencar SALA PRETA (USP) , v. 15 , p. 54 - 69 , 2015. ISSN: 15195279.
    • DELMANTO, IVAN . Onde se narra a notável relação entre performance e ação pedagógica: espécie mal formada de escrutínio e tentativa de reler a negatividade na experiência da II Trupe de Choque à Contrapelo SALA PRETA (USP) , v. 14 , p. 91 - 103 , 2014. ISSN: 15195279.
    • DELMANTO, IVAN . Desrazão, tragédia e experiência traumática brasileira em Qorpo Santo SALA PRETA (USP) , v. 13 , p. 212 - 223 , 2013. ISSN: 15195279.
    • MATOS, I. D. F. . Fantasmas, sombras e reprodutibilidade em Xica da Silva. Teatro Sesc Anchieta: um ícone paulistano, v. 1, p. 211 - 214, 2017.
    • MATOS, I. D. F. . Os Nucleos de Estudo e de Direçao do Teatro Vocacional e a des-razão. Núcleo Vocacional: criação e trajetória, v. , p. - , 2008.
    • MATOS, I. D. F. . Diario BR3. Teatro da Vertigem BR3, v. , p. - , 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Tecendo a teia da anti-teia. Teatro da Vertigem BR3, v. , p. - , 2004.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 47
    • MATOS, I. D. F. . Grande Sertão Grajaú: proposta dramaturgia e encenação . Negativo , São Paulo , 04 abr. 2016.
    • MATOS, I. D. F. . O negativo como atlas das lonjuras . Negativo , São Paulo , 07 set. 2014.
    • MATOS, I. D. F. . Material Ciborgue Fantasma: o ornitorrinco da revolução: Planeta Favela, 11/09/4012 . Negativo , , 02 mai. 2014.
    • MATOS, I. D. F. . Esboço de aforismos para serem recortados: provocações acerca do ensaio como forma no Vocacional . Vocare , São Paulo , 01 nov. 2012.
    • MATOS, I. D. F. . A encenação performativa em devir . Vocare , São Paulo , 03 nov. 2012.
    • MATOS, I. D. F. . Por um editorial em constante tentativa . Vocare , São Paulo , 03 nov. 2011.
    • MATOS, I. D. F. . A perestroika infinda do trauma - psicose e mercadoria na experiência subjetiva da II Trupe de Choque . Negativo , São Paulo , 02 nov. 2012.
    • MATOS, I. D. F. . Conceito de experiência com o público - detritos . Negativo , São Paulo , 01 jun. 2012.
    • MATOS, I. D. F. . Uma história do desejo - Planeta Bakho 11/09/4012 . Negativo , São Paulo , 01 jun. 2012.
    • MATOS, I. D. F. ; SOARES, C. . De como deveria ser este editorial . Negativo , São Paulo , 01 jun. 2012.
    • MATOS, I. D. F. . Material Ciborgue . Negativo , São Paulo , 01 nov. 2011.
    • MATOS, I. D. F. . Diálogo entre o Senhor Keuner e o trapeiro . Negativo , São Paulo , 01 nov. 2011.
    • MATOS, I. D. F. . Detritos em ensaio . Negativo , São Paulo , 01 nov. 2011.
    • MATOS, I. D. F. . Núcleos Peripatéticos de Pesquisa . Negativo , São Paulo , 20 jun. 2011.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3: Fragmentos, relatos e ficções do espólio . Revista Ocas" - saindo das ruas , São Paulo , 01 jan. 2005.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3: com o pé na estrada . Revista Ocas" - saindo das ruas , São Paulo , 01 ago. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3 - Escrita em trânsito . Revista Ocas" - saindo das ruas , São Paulo , 01 nov. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3: Nova etapa de trabalho . Revista Ocas" - saindo das ruas , São Paulo , 01 fev. 2005.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3 - Escrita em trânsito . Revista Ocas , São Paulo , 01 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3: Teatro e Política . Revista Ocas" - saindo das ruas , São Paulo , 01 jun. 2005.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3: Processo de criação . Revista Ocas" - saindo das ruas , São Paulo , 01 mar. 2005.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3: Expedição Estética . Revista Ocas , São Paulo , 01 mai. 2005.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3: Impressões de viagem . Revista Ocas" - saindo das ruas , São Paulo , 01 set. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Diário BR3: Em avaliação . Revista Ocas , São Paulo , 01 dez. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . A velocidade do córrego: margem abandonada . Revista Ocas" - saindo das ruas , São Paulo , 01 out. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Teatro universitário, teatro de engajamento? . Revista aParte XXI:revista do teatro da universidade de São Paulo , São Paulo , . .
    • MATOS, I. D. F. . O fantasma e os sarcófagos . Correio Brasiliense , Caderno " Pensar" , 17 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Pegadas do processo civilizatório . Folha online , Ilustrada , 03 ago. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Personagens de Brasiléia . Folha online , Ilustrada , 01 ago. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Histórias em Brasiléia . Folha online , Ilustrada , 28 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Brasiléia ? aproximações . Folha online , Ilustrada , 27 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Brasiléia . Folha online , Ilustrada , 26 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Memória 1: o colecionado/ Memória 2: o colecionador . Folha online , Ilustrada , 25 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Reserva Extrativista Chico Mendes . Folha online , Ilustrada , 24 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Os encantos da floresta . Folha online , Ilustrada , 23 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Rio Branco . Folha online , Ilustrada , 21 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Duas viagens em Porto Velho . Folha online , Ilustrada , 19 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Viagem à beira do esquecimento . Folha online , Ilustrada , 17 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Santo Daime . Folha online , Ilustrada , 17 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Mudanças e pesquisa . Folha online , Ilustrada , 12 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Saída de Brasília . Folha online , Ilustrada , 09 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Poeta popular . Folha online , Ilustrada , 09 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Negativo da alvorada . Folha online , Ilustrada , 06 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Pompa e periferia . Folha online , Ilustrada , 05 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Espelho sem tempo . Folha online , Ilustrada , 02 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . Questões preliminares . Folha online , Ilustrada , 01 jul. 2004.
    • MATOS, I. D. F. . A cartografia da vertigem . Folha online , Ilustrada , 30 jun. 2004.
    • Nome do projeto: A formação negativa: dialética e história do teatro brasileiro no século XX (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATOS, I. D. F. .
      Descrição: Esta pesquisa sobre a história do teatro no Brasil pretende dar continuidade ao projeto A dramaturgia negativa : dialética e formacão da dramaturgia brasileira, desenvolvido, no âmbito do doutorado, acerca da história da dramaturgia no Brasil. Teremos como pressuposto a ideia de formação, inspirada na obra de Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira, que é caracterizada por definir, no campo das letras nacionais, a ambivalência que marca nosso processo de constituição cultural, marcado pelo empréstimo de formas artísticas importadas em desajuste com a realidade histórica local. Procuraremos traçar o percurso de formação de uma dramaturgia nacional identificando os limites e avanços deste processo de aclimatação das formas e gêneros de origem europeia, escolhendo objetos de análise específicos, a saber, obras e autores considerados como ?momentos decisivos?. Partiremos da hipótese de que, no âmbito teatral, os ?momentos decisivos? desta formação são aqueles influenciados pelos conceitos europeus (formulados pelo crítico Peter Szondi) de drama burguês, drama moderno e de teatro épico, que, no entanto, ao serem incorporados pelos autores teatrais brasileiros geraram formas híbridas, ?arruinadas? e desajustadas em relação aos modelos originais. Consideraremos que tal importação, assolada por um processo histórico também ele altamente contraditório e desigual, gerou entre nós diversas manifestações teatrais fraturadas, que poderiam ser contempladas por um conceito ampliado de tragédia. Procuraremos identificar, nestes momentos decisivos, diversas manifestações de uma certa dialética trágica que, não obstante sua diversidade, poderia caracterizar esse processo de formação como capaz de gerar obras tão dilaceradas quanto o tecido social que lhes corresponde.
    • Nome do projeto: A FORMAÇÃO NEGATIVA: DIALÉTICA E HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO NO SÉCULO XX (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATOS, I. D. F. .
      Descrição: Esta pesquisa sobre a história do teatro no Brasil pretende dar continuidade ao projeto A dramaturgia negativa : dialética e formacão da dramaturgia brasileira, desenvolvido, no âmbito do doutorado, acerca da história da dramaturgia no Brasil. Teremos como pressuposto a ideia de formação, inspirada na obra de Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira, que é caracterizada por definir, no campo das letras nacionais, a ambivalência que marca nosso processo de constituição cultural, marcado pelo empréstimo de formas artísticas importadas em desajuste com a realidade histórica local. Procuraremos traçar o percurso de formação de uma dramaturgia nacional identificando os limites e avanços deste processo de aclimatação das formas e gêneros de origem europeia, escolhendo objetos de análise específicos, a saber, obras e autores considerados como ?momentos decisivos?. Partiremos da hipótese de que, no âmbito teatral, os ?momentos decisivos? desta formação são aqueles influenciados pelos conceitos europeus (formulados pelo crítico Peter Szondi) de drama burguês, drama moderno e de teatro épico, que, no entanto, ao serem incorporados pelos autores teatrais brasileiros geraram formas híbridas, ?arruinadas? e desajustadas em relação aos modelos originais. Consideraremos que tal importação, assolada por um processo histórico também ele altamente contraditório e desigual, gerou entre nós diversas manifestações teatrais fraturadas, que poderiam ser contempladas por um conceito ampliado de tragédia. Procuraremos identificar, nestes momentos decisivos, diversas manifestações de uma certa dialética trágica que, não obstante sua diversidade, poderia caracterizar esse processo de formação como capaz de gerar obras tão dilaceradas quanto o tecido social que lhes corresponde.
    • Nome do projeto: A FORMAÇÃO NEGATIVA: DIALÉTICA E HISTÓRIA DA DRAMATURGIA BRASILEIRA ? AS PRIMÍCIAS (MOMENTOS DECISIVOS) (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATOS, I. D. F. .
      Descrição: Esta pesquisa sobre a história da dramaturgia no Brasil pretende dar continuidade a projeto A dramaturgia negativa : dialética trágica e formação da dramaturgia brasileira, desenvolvido, no âmbito do doutorado, acerca da história da dramaturgia no Brasil. Teremos como pressuposto a ideia de formação, inspirada na obra de Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira, que é caracterizada por definir, no campo das letras nacionais, a ambivalência que marca nosso processo de constituição cultural, marcado pelo empréstimo de formas artísticas importadas em desajuste com a realidade histórica local. Procuraremos traçar o percurso de formação de uma dramaturgia nacional identificando os limites e avanços deste processo de aclimatação das formas e gêneros de origem europeia, escolhendo objetos de análise específicos, a saber, obras e autores considerados como ?momentos decisivos?. Partiremos da hipótese de que, no âmbito teatral, os ?momentos decisivos? desta formação são aqueles influenciados pelos conceitos europeus (formulados pelo crítico Peter Szondi) de drama burguês, drama moderno e de teatro épico, que, no entanto, ao serem incorporados pelos autores teatrais brasileiros geraram formas híbridas, ?arruinadas? e desajustadas em relação aos modelos originais. Consideraremos que tal importação, assolada por um processo histórico também ele altamente contraditório e desigual, gerou entre nós diversas manifestações teatrais fraturadas, que poderiam ser contempladas por um conceito ampliado de tragédia. Procuraremos identificar, nestes momentos decisivos, diversas manifestações de uma certa dialética trágica que, não obstante sua diversidade, poderia caracterizar esse processo de formação como capaz de gerar obras tão dilaceradas quanto o tecido social que lhes corresponde
    • Graduacao:
      • Curso: Artes Cênicas - Direção Teatral
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Coriolanos
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Artes Cênicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • SP ESCOLA DE TEATRO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de direção teatral e formador geral do curso para diretores, nos períodos vespertino e matutino da Escola, participando da fundação, estruturação e implementação pedagógica do curso.
        Outras informações: Formador - Direção Teatral
    • Programa Vocacional:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2004 - 2013 ).
        Outras informações: Participou do Programa Vocacional, da Secretaria MUnicipal de Cultura, durante dez anos, tendo exercido as funções de Artista-Orientador, Coordenador pedagógico do Núcleo de Direção teatral, Coordenador Pedagógico do Núcleo Interlinguagens e Coordenador Pedagógico Geral.
        Outras informações: Coordenador artístico - pedagógico
    • II Trupe de Choque:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2017 ).
        Outras informações: Fundador, Diretor artístico, Encenador e Dramaturgo do coletivo teatral II Trupe de Choque, que realizou peças teatrais e ocupações artísticas em espaços públicos degradados nas periferias da cidade: a Usina de Compostagem de LIxo de São Mateus (de 2004 a 2009), o Hospital Psiquiátrico Phillipe Pinel (2008 a 2012) e, mais recentemente, a Escola Estadual Profa. Esther Garcia.
        Outras informações: Diretor artístico, encenador e dramaturgo
    • POIESIS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2017 ).
        Outras informações: Orientador artístico de dramaturgos e diretores junto às Fábricas de Cultura do Município de São Paulo
        Outras informações: Orientador Artístico
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professor das disciplinas de Laboratório de História do teatro V; Laboratório de História do Teatro Brasileiro: dos séculos XVI ao século XIX; Laboratório de História do Teatro III; Laboratório de História do Teatro II: do Realismo às Vanguardas Históricas Europeias; Laboratório de História do Teatro VI; Laboratório de História do Teatro Brasileiro: do século XX ao século XXi.
        Outras informações: Professor Substituto
    • Teatro da Vertigem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Dramaturgista, coordenador de pesquisa e assistente de direção durante todo o processo de criação e de apresentação do espetáculo BR-3, do teatro da Vertigem. O projeto envolveu viagens por todo o Brasil, além de dois anos de oficinas artísticas no bairro da Brasilândia em São Paulo. Espetáculo apresentado no Rio Tietê, durante o ano de 2006
        Outras informações: Dramaturgista, Coordenador de pesquisa
    • Universidade do Estado de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professor EfetivoTeoria Teatral
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).