Não autenticado |

Léa da Cruz

    • Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1987). Cursou Pedagogia na mesma Universidade (1968), onde é professora desde 1988, no Departamento de Fundamentos Pedagógicos. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, CIência Política e Política da Educação, Sociologia da Educação, Formação do Educador. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Sobre a Relação Escola e Família, da Faculdade de Educação da UFF, onde desenvolve investigação sobre a socialização, o(a) professo(a) e o trabalho docente.

       

      Links:    

    • Formação de Professores
    • Política Educacional
    • Formação de Professores
    • Sociologia da Educação
    • CRUZ, Léa da . Línguas cortadas? Medo e silenciamento no trabalho do professor. Niterói/São Paulo : Eduff/Intertexto/Xamã, 2005 . 176p. ISBN: 8575870440.
    • CRUZ, Léa da ; PAIXÃO, L. ; BARENCO, M. . rupturas escolares e dispositivos: o fracasso escolar como problema social na França dos anos 1990 Movimento (Niterói) , v. 14 , p. 163 - 174 , 2006. ISSN: 15180344.
    • CRUZ, Léa da . Visões e versões: a formação de professores Revista Tecnologia Educacional , v. , p. - , 1991. ISSN: .
  • Capítulos publicados: 2
    • CRUZ, Léa da ; DAVID, L.N. B. K. ; DOMINIK, R. . A formação de professores e os ciclos escolarea: memórias e diálogos em construção. Formação de professores - projetos, experiências e diálogos em construção, v. , p. 199 - 212, 2008.
    • CRUZ, Léa da ; DAVID, L.N. B. K. ; DOMINIK, R. . A formação de professores e os ciclos escolares: memórias e diálogos em construção. Ciclos escolares e formação de professores, v. , p. 121 - 140, 2010.
    • CRUZ, Léa da . O poder escondido . O Correio , Niterói , 19 out. 1998.
    • CRUZ, Léa da ; PAIXÃO, L. ; BARENCO, M. . Socialização na escola: consonâncias e dissonâncias entre mães, professoras e alunos/as. In: 31ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação , 2008 , Caxambu. Anais da 31ª Reunião anual. : , 2008.
    • CRUZ, Léa da ; DAVID, L.N. B. K. ; DOMINIK, R. ; FERREIRA, S.C. . Formação inicial e continuada na universidade e nas escolas da rede municipal de educação de Niterói: a proposta dos ciclos mediando o processo formativo. In: VI Semana de Iniciação Científica das FAMATH , 2007 , Niterói. Anais da VI Semana de Iniciação Científica das FAMATH. Niterói : Famath, 2007. p. 135 - 135.
    • CRUZ, Léa da . Formação pelas séries iniciais do ensino fundamental e para a gestão escolar: tensões, mutações e linhas de gura no sistema púclico de ensino: expectativas de socialização na escola. In: Fórum Mundial de Educação , 2008 , Nova Iguaçu. Anais do Fórum Mundial de Educação. Nova Iguaçu : FME, 2008.
    • CRUZ, Léa da . A escola, a socialização e a produção de déficits. In: II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão e Etnografia em Educação , 2007 , São Gonçalo. Anais do II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão e Etnografia em Educação. Rio de Janeiro : EDUERJ, 2007. p. 1 - 9.
    • CRUZ, Léa da . Memórias e diálogos em processos nos ciclos da rede municipal de educação de Niterói e na formação dos professores na universidade. In: III Seminário Nacional de Educação: vozzes da educação: memórias, histórias e formação de professores , 2007 , São Gonçalo. Anais do Seminário Nacional de Educação. Rio de Janeiro : EDUERJ, 2007. p. 45 - 46.
    • CRUZ, Léa da . Os professores e a escola e a educação impossível: a socialização como requisito e impedimento. In: IX Congresso Científico Pedagógico da AEPEC , 2006 , Lisboa. Anais do IX Congresso Científico Pedagógico da AEPEC. Lisboa : , 2006.
    • CRUZ, Léa da . Expectativas face à educação. In: XIII ENDIPE , 2006 , Recife. Anais do XIII ENDIPE. Recife : , 2006.
    • CRUZ, Léa da . O professor, a autonomia e a submissão - contradições da democracia em construção. In: Congresso Internacional de Investigacion Educativa - Investigar para Transformar , 2005 , Costa Rica. Congresso Internacional de Investigacion Educativa. Costa Rica : , 2005.
    • CRUZ, Léa da . Requerimentos de uma pedagogia freireana - escola e emancipação docente. In: Congresso Internacional a pedagogia da esperança e a educação no século XXI , 2005 , Niterói. Anais do Congresso Internacional a pedagogia da esperança e a educação no século XXI. Niterói, RJ : EDUFF, 2005.
    • CRUZ, Léa da . Um discurso não anunciado - o professor e o trabalho redutor da sociabilidade. In: Congresso Internacional Educação e Trabalho: representações sociais, competências e trajetórias profissionais , 2005 , Aveiro, Portugual. Anais do Congresso Internacional Educação e Trabalho. Aveiro, Portugual : , 2005. p. 200 - .
    • CRUZ, Léa da . A consensualidade antidemocrática. In: VIII Congresso luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais , 2004 , Coimbra. VIII Congresso luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra : , 2004.
    • CRUZ, Léa da . O silêncio e o medo como política: o trabalho do professor. In: XII ENDIPE , 2004 , Curitiba-Paraná. XII ENDIPE. Paraná : EDUFPR, 2004.
    • CRUZ, Léa da . Medo e silencio no trabalho do professor: reflexões sobre educação e democracia. In: II Seminário de Educação: Memória(s) e Educação: fios e desafios na formação de professores , 2004 , Rio de Janeiro. Anais do II Seminário de Educação: Memória(s) e Educação. Rio de Janeiro : EDUERJ, 2004. p. 128 - 128.
    • CRUZ, Léa da . Democracia e educação: reflexões sobre o pensamento de Adorno. In: IV Congresso Iberoamericano de História de la Educacion Latinoamericana , 1998 , Santiago, Chile. IV Congresso Iberoamericano de História de la Educacion Latinoamericana. Santiago : , 1998.
    • CRUZ, Léa da . Quando o medo faz calar: contribuições de Paulo Freire para uma leitura da democracia na educação. In: I Seminário de Educação: Paulo Freire na Contemporaneidade , 2001 , São Gonçalo. Paulo Freire na Contemporaneidade. São Gonçalo : DIGRAF/UERJ, 2001. p. 42 - 43.
    • CRUZ, Léa da . Algumas reflexões sobre formação de dirigentes escolares. In: 16º Reunião Anual da ANPED , 1993 , Caxambu. Reunião Anual da ANPED. Caxambu : , 1993.
    • CRUZ, Léa da . Algumas reflexões sobre formação de dirigentes escolares. In: XVI Simpósio Brasileiro de Administração da Educação , 1993 , Rio de Janeiro. XVI Simpósio Brasileiro de Administração da Educação. Rio de Janeiro : , 1993. p. 4 - 4.
    • CRUZ, Léa da . Quando o medo faz calar: contribuições de Paulo Freire para uma leitura da democracia da educação. In: Um olhar sobre Paulo Freire Congresso Internacional , 2000 , Évora. Um olhar sobre Paulo Freire. Évora : Universidade de Évora, 2000. p. 36 - 37.
    • CRUZ, Léa da . A ênfase da qualidade da educação pública e sua relação com o Banco Mundial e as políticas neoliberais. 2007 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . Expectativas de mães em relação à socialização na escola, de Claudia Vianna de Melo. 2008 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . A disciplina no processo de ensino-aprendizagem, de Alessandra Neto Soares. 2004 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . Uma reflexão sobre a violência e o uso de substância etílica em um município do Estado do Rio de Janeiro, de Ricardo César Fernando Pinto. 2005 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . Filosofia e arte contemporânea, de Marta D'Angelo e Luiz Sérgio de Oliveira. 2007 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . I Encontro de História de Educação do Estado do Rio de Janeiro, de Claudia Alves. 2006 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . Brecht, a escola e uma criança que fala: uma leitura da escolarização inicial de crianças das camadas populares, de Marisol Barenco de Mello. 2006 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . Os "nãos" na escola: quem não cala não consente, de Lidiane Maciel Moraes. 2005 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . A étnica na formação do educador: uma análise do perfil docente na atualidade educacional, de Cristiane Dantas de Moraes. 2006 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . (Des)caminhos da autonomia na formação de educadores, de Bruna Molisani Ferreira. 2004 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . A cidadania em São Gonçalo: os desafios do acesso e conhecimento da legislação educacional municipal, de Andreia Viana da Silva Diniz. 2006 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . As relações interpessoais no contexto escolar e as suas influências sobre o processo de aprendizagem. 2006 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . A visibilidade da criança e do adolescente infrator: seus espaços e tempos, de Aline Souto de Macedo da Silva. 2007 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . O futuro de alunos de camadas populares na perspectiva de professores da escola pública, de Luzia Machado Martins. 2007 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . Visita Acadêmica a Universidade A Coruña. 2006 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . Orientador de trabalho do Seminário Pesquisa e Prática na Docência. 2006 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . O sistema de prêmios e punições dentro do espaço escolar. 2002 (Parecer)
    • CRUZ, Léa da . Medo e silêncio no trabalho do professor: algumas reflexões sobre a educação e democracia. 2004 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . práticas socializadoras no cotidiano escolar: o enquadramento como processo formativo. 2010 (Congresso)
    • CRUZ, Léa da . memórias e diálogos em processo nos ciclos da rede municipal de Niterói e na formação de profesores. 2007 (Seminário)
    • CRUZ, Léa da . democracia e educação: reflexões sobre o pensamento de Adorno. 1998 (Comunicacao)
    • CRUZ, Léa da . Os professores, a escola e a educação impossível: a socialização como requisito. 2006 (Comunicacao)
    • CRUZ, Léa da . um discurso não anunciado: o professor e o trabalho redutor da sociabilidade. 2008 (Congresso)
    • CRUZ, Léa da . Expectativas de socialização entre professoras de uma escola pública do Rio de Janeiro/Brasil. 2008 (Congresso)
    • CRUZ, Léa da . De como pensam e definem a educação: expectativas de socialização entre professoras de uma escola pública. 2008 (Comunicacao)
    • CRUZ, Léa da ; SANGI, F. A. ; LIMA, R. B. de ; BORSARI, J. M. . PRÁTICAS SOCIALIZADORAS NO COTIDIANO ESCOLAR: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO ENQUADRAMENTO COMO FORMAÇÃO. 2010 (Comunicacao)
    • CRUZ, Léa da . práticas socializadoras no cotidiano escolar: o enquadramento na escola. 2010 (Simposio)
    • CRUZ, Léa da . Línguas cortadas? Medo e silenciamento no trabalho do professor. 2007 (Conferência)
    • CRUZ, Léa da . Expectativas de socialização na escola: o olhar dos professores. 2007 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . Medo e silenciamento no trabalho do professor. 2005 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . Experiência de gestão compartilhada no contexto da escola pública. 2006 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . Direção de escola - diretor de escola: projeto pedagógico como prática social complexa. 2006 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . As instituições e as relações educativas: experiências de socialização docente. 2005 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . Políticas públicas como direitos sociais: educação e negação dos direitos. 2006 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . Democracia na escola: desafios da democracia em tempos de hegemonia silenciadora. 2004 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . A leitura por diversas formas de arte. 2007 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . Gestão da escola: a democracia em tempo de ausências. 2002 (Conferência)
    • CRUZ, Léa da . Um olhar sobre a cidade e seus professores. 1999 (Conferência)
    • CRUZ, Léa da . A cidade e a educação: o professor e a construção da identidade. 2000 (Outra)
    • CRUZ, Léa da . A prática coletiva na escola. 1994 (Comunicacao)
    • CRUZ, Léa da . Conselhos Municipais de Niterói. 2007 Programa Educação na Cidade FMEN / SEMEC
    • CRUZ, Léa da . Escola e Família . 2007 Programa Educação na Cidade FMEN / SEMEC
    • CRUZ, Léa da . 56º Aniversário da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. 2003 (Univesrsidade Federal Fluminense)
    • CRUZ, Léa da . Gestão da Educação Municipal: centralização e descentralização em debate. 2003 (Universidade Federal Fluminense)
    • CRUZ, Léa da . VI Jornada de Educação: Educação infantil. 2003 (Universidade Federal Fluminense)
    • CRUZ, Léa da . Seminário Pesquisa e Prática na Docência. 2006 (Organizador dos trabalhos vinculados ao projeto de extensão As artes de fazer - a educação em ciclos nas escolas da rede municipal de educação de NIterói: memórias e diálogos)
    • CRUZ, Léa da . Colóquio Interno do SFP. 2005 (Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF)
    • CRUZ, Léa da . Mesa redonda: Pensadores Latino-americanos. 2005 (Congresso Inter-Latinidade)
    • CRUZ, Léa da . V Seminário Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica. 2005 (FEUFF)
    • CRUZ, Léa da . VI Seminário Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica. 2006 (FEUFF)
    • CRUZ, Léa da . Mesa redonda: Formação de Professor Pesquisador do curso de pedagogia na FEUFF: a pesquisa e a prática pedagógica em foco. 2006 (Fórum Mundial de Educação)
    • CRUZ, Léa da ; DOMINIK, R. . Seminário Múltiplas Concepções na Formação do Professor Pesquisador. 2005 (UFF)
    • CRUZ, Léa da . GT Formação de Profissionais da Educação. 2004 (FEUFF)
    • CRUZ, Léa da . Colóquio com o professor Daniel Thin. 2005 (UFF)
    • CRUZ, Léa da . mesa redonda autogestionada: formação pelas séries iniciais do ensino fundamental e para a gestão escolar: tensões, mutações e linhas de fuga no sistema público de ensino. 2008 ()
    • CRUZ, Léa da . coordenação de mesa redonda: narrativas que tecem, com arte, a escola. 2010 ()
    • CRUZ, Léa da . mesa redonda: Como, onde e quando se formam professores?. 2008 ()
    • CRUZ, Léa da . coordenação do painel Práxis e Educação no Seminário Internacional Gramsci e os movimentos populares. 2010 ()
    • CRUZ, Léa da . Regulação do Painel: Políticas públicas e sociais. 2006 (UENF)
    • CRUZ, Léa da . Seminário Múltiplas concepções na formação do professor pesquisador. 2005 ()
    • CRUZ, Léa da . Coordenação dos trabalhos no grupo temático "formação de profissionais da educação". 2004 (FEUFF)
    • CRUZ, Léa da . Autora e apresentadora da atividade autogestionada "Brinquedo, Conhecimento e Mundo Contemporâneo". 2008 (Universidade Federal Fluminense)
    • PAIXÃO, L. ; CRUZ, Léa da ; BARENCO, M. . Expectativas de socialização na escola: o professor, a produção de déficits e a educação (im)possível. 2008
    • Nome do projeto: Socialização na escola - expectativas de famílias, de professores e de alunos: consonância e dissonâncias (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Léa da .
      Descrição: Estudo das lógicas que diferenciam as relações entre a escola e a família, considerando três sujeitos distintos: os professores, os alunos, as famílias. O projeto é parte do Laboratório de Estudos sobre a Relação Escola e Família, coordenado pela professora Lea Pinheiro Paixão.
    • Nome do projeto: Educação, professoras e escola: práticas socializadoras no cotidiano escolar (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Léa da .
      Descrição: A investigação dá sequência à pesquisa anterior , um estudo sobre as expectativas de socialização na escola. Segundo as professoras entrevistadas, as crianças do Ensino Fundamental não são dotadas de uma socialização compatível com o que a escola. A pesquisa atual analisa o processo de formação de comportamentos compatíveis com o que a escola espera das crianças, ou seja, como se efetiva pelas práticas cotidianas o enquadramento às lógicas da escola.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 1968
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 1987
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 1976
    • Universidade Salgado de Oliveira:
      • Tipo de vínculo: Livre (1976 - 1987 ).
    • Associação Educacional Plínio Leite:
      • Tipo de vínculo: Livre (1985 - 1989 ).
        Outras informações: Professor contratado
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).