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Ana Cristina Fricke Matte

    • ANA CRISTINA FRICKE MATTE CONCLUIU O DOUTORADO EM SEMIÓTICA E LINGUÍSTICA GERAL PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM 2002. ATUALMENTE É PROFESSORA ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. LIDERA O GRUPO DE PESQUISA TEXTO LIVRE: SEMIÓTICA E TECNOLOGIA, REGISTRADO NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DO CNPQ. ATUA NA ÁREA DE LINGUÍSTICA APLICADA, COM ÊNFASE EM SEMIÓTICA, NA ÁREA INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA, LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS (POSLIN/FALE/UFMG). É A DIRETORA GERAL DO GRUPO TEXTO LIVRE, COORDENADORA DO CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE EAD E SOFTWARE LIVRE (UEADSL) E VICE-DIRETORA DO PERIÓDICO TEXTO LIVRE: LINGUAGEM E TECNOLOGIA. ATUA NA ÁREA DE LINGUÍSTICA APLICADA NOS CAMPOS DE SEMIÓTICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, COMUNICAÇÃO ONLINE, DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE, LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL E LETRAMENTO DIGITAL. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: SEMIÓTICA, TECNOLOGIA, LINGUAGEM E SOFTWARE LIVRE. TEMAS RECORRENTE EM SEUS TRABALHOS SÃO SEMIÓTICA, TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO, SOFTWARE LIVRE, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E CULTURA LIVRE. GRADUOU-SE EM MÚSICA POPULAR PELA UNICAMP EM 1993, INSTITUIÇÃO NA QUAL REALIZOU O PÓS-DOUTORADO EM LINGUÍSTICA EM 2004. É MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE E DO GRUPO DE CIÊNCIA ABERTA DO BRASIL. (Texto informado pelo autor)

       

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    • MATTE, A. C. F. ; CARVALHO, A. B. G. ; GUIMARAES, F. ; CANALLI, H. ; BERGAMASCHI, R. P. ; LIMA, S. F. ; ANDRADE, W. L. S. . Professor livre na rede. 2012 (Outra)
    • CARVALHO, A. B. G. ; MATTE, A. C. F. ; OLIVEIRA, R. P. ; COSTA, R. E. S. . Software livre na educação superior. 2012 (Outra)
    • MATTE, A. C. F. . O uso do software livre Dadossemiotica na organização de pesquisas envolvendo análise de textos verbais na área de educação. 2012 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. . Portal do Professor Livre na Rede - o problema (mesa de encerramento). 2012 (Simposio)
    • MATTE, A. C. F. ; CASTRO, C. H. S. ; OLIVEIRA, D. . Liberdade na internet e aprendizagem: o que compartilhamento de conhecimentos na rede possibilita em termos de aprendizagem?. 2012 (Congresso)
    • MATTE, A. C. F. ; Andrade, F. S. ; MENDONCA, A. ; AKAR, A. F. ; VILACA, C. A. . Liberdade na internet e aprendizagem: relações dentro e fora da sala de aula quando a aula está na rede. 2012 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MENDES, C. M. . Semióticas do SEMIOTEC. 2011 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. . Epissemiótica: semiótica e epistemologia. 2011 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. ; DINIZ, I. C. V. C. ; GUIMARAES, F. ; OLIVA, A. . Deu Pulga no meu tutorial e o software livre saiu pulando. 2011 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. . Tempo e espaço na educação a distância: quanto tempo dura uma aula online?. 2011 (Congresso)
    • MATTE, A. C. F. . Sujeitos Virtuais vs. Sujeitos Livres. 2010 (Congresso)
    • MATTE, A. C. F. . Elogio ao corpo que dança. 2010 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. . Semiótica e dança contemporânea. 2009 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. ; GUZZO, E. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; AMARAL, L. S. . A importância do refinamento da documentação em software livre. 2010 (Comunicacao)
    • MATTE, A. C. F. . O amigo Google: a hierarquia da liberdade na internet. 2008 (Comunicacao)
    • MATTE, A. C. F. . Colaboração e cooperação no Texto Livre: conceitos-chave no diálogo entre alunos de letras e comunidades de software livre. 2007 (Congresso)
    • ARAUJO, Adelma ; MATTE, A. C. F. . Alimentação de um banco de dados, via corpora AC/CD: corpus NILC/São Carlos, com palavras cujas vogais médias estão presentes em posição tônica. 2009 (Comunicacao)
    • MATTE, A. C. F. . Texto Livre Internacional. 2009 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. . Semiótica Online: uma experiência de aula teórica de semiótica no webchat. 2007 (Comunicacao)
    • MATTE, A. C. F. . Como e por que dar uma aula de semiótica online?. 2007 (Seminário)
    • MATTE, A. C. F. . Pesquisa de ponta e inclusão digital: o que isso tem a ver conosco?. 2006 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. . SL: inclusão social e pesquisa de ponta na UFMG. 2006 (Conferência)
    • MATTE, A. C. F. ; ANTONIO, D. ; PAULA, B. M. D. . ?Oportunizar aos estudantes o envolvimento com a pesquisa?: professor da Nutrição da Unifal conta sobre sua experiência no UEaDSL. 2018 Notícias do CAED/UFMG
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    • MATTE, A. C. F. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CANALLI, H. ; GUZZO, E. ; SILVA, I. ; BATISTA, A. M. F. ; GALVAO, A. P. ; FORGIARINI, B. ; COLARES, C. ; KINSK, D. ; SCAGLIONI, F. ; COSTA, G. H. A. ; MEDEIROS, H. ; GREGOLIN, I. ; FRAU, J. ; TALLEI, J. ; LUIZA, N. ; GARÓFALO, S. ; PEREIRA, S. ; CORTEZ, W. C. ; LENON, W. . VIII Evidosol e V CILTEC-online - Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2011 (Grupo Texto Livre / Faculdade de Letras / UFMG)
    • MATTE, A. C. F. ; CASTRO, C. H. S. ; OLIVEIRA, D. ; ANDRADE, K. ; FERREIRA, G. ; FURST, M. S. B. . UEADSL 2011.1 : Universidade, EAD e Software Livre 1.o Semestre de 2011. 2011 (Grupo Texto Livre / Faculdade de Letras / UFMG)
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    • MATTE, A. C. F. ; CASTRO, C. H. S. ; OLIVEIRA, D. ; LIMA, E. C. ; SANTOS, R. C. ; FURST, M. S. B. ; SILVA, F. L. ; SALLES, M. M. ; RODRIGUES, D. C. ; SILVA, E. G. F. ; ALMEIDA, T. S. F. ; Cafe, A. A. ; CANALLI, H. . UEADSL 2011.2: Universidade EAD e Software Livre 2.o semestre de 2011. 2011 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • MATTE, A. C. F. ; ARAUJO, Adelma ; SILVINO, F. F. ; CARVALHO, W. F. ; SOUZA, L. C. ; GUZZO, E. ; DINIZ, I. C. V. C. . STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC. 2011 (Laboratório SEMIOTEC)
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    • MATTE, A. C. F. ; CASTRO, C. H. S. ; SANTOS, R. C. ; LIMA, E. C. ; FURST, M. S. B. ; OLIVEIRA, D. . UEADSL2012.1 Universidade EAD e Software Livre. 2012 (Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais)
    • MATTE, A. C. F. ; OLIVEIRA, D. ; CASTRO, C. H. S. ; FURST, M. S. B. ; SALLES, M. M. ; SANTOS, R. C. . UEADSL2012.2 Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. 2013 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • MATTE, A. C. F. ; COSCARELLI, C. V. ; CASTRO, C. H. S. ; OLIVEIRA, D. ; FURST, M. S. B. ; SALLES, M. M. ; SANTOS, P. T. P. ; SANTOS, R. C. ; FERREIRA, S. P. . UEADSL2013.1 Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. 2013 (Ĺaboratório SEMIOTEC/FALE/UFMG)
    • MATTE, A. C. F. ; MENDONCA, A. ; CASTRO, C. H. S. ; ALMEIDA, T. S. F. ; PEREIRA, L. F. S. ; CANALLI, H. . UEADSL2014.2 Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. 2014 (Ĺaboratório SEMIOTEC/FALE/UFMG)
    • MATTE, A. C. F. ; ALMEIDA, T. S. F. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; SARTORI, A. T. . UEADSL2017.1 Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. 2017 (grupo Texto Livre/Laboratório SEMIOTEC/FALE/UFMG)
    • MATTE, A. C. F. ; MOREIRA, C. G. L. ; ANTONIO, D. ; ALMEIDA, T. S. F. . UEADSL2017.2 Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. 2017 (grupo Texto Livre/Laboratório SEMIOTEC/FALE/UFMG)
    • MATTE, A. C. F. ; MOREIRA, C. G. L. ; ANTONIO, D. ; CANALLI, H. L. ; FERRARI, J. B. C. ; PEREIRA, L. F. S. ; BERGAMASCHI, R. P. ; AURELIO, R. P. ; RAVETTI, G. ; SOUZA, J. C. . Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2018.1. 2018 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • ABRAHAO, C. L. ; MATTE, A. C. F. ; GUIMARAES, F. ; LENON, W. . Fórum Internacional de Software Livre 13. 2012 (Associação de Software Livre)
    • MATTE, A. C. F. ; SOUZA, R. A. . Linguagem e tecnologia: o computador na sala de aula. 2006 (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
    • LOPES, Ivã Carlos ; LOPES, M. ; MATTE, A. C. F. ; LARA, Glaucia Muniz Proença . Introdução à Análise Semiótica do Discurso. 2005 (Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG)
    • MATTE, A. C. F. ; SOUZA, R. A. . Linguagem e cultura tecnológica. 2006 (XI Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL)
    • MATTE, A. C. F. . Linguagem e Tecnologia. 2008 (Faculdade de Letras da UFMG)
    • MATTE, A. C. F. . Utilizando o softwre livre dadossemiotica. 2012 (Programa de Pós Graduação em Educação - FACED/UFRGS)
    • MATTE, A. C. F. ; ARAUJO, A. L. O. S. ; MEIRELES, Alexsandro Rodrigues . SETFON: software para análise de dados prosódicos, textuais e acústico. 2012 (Luso Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS))
    • MATTE, A. C. F. ; COSTA, R. E. S. . Plataforma Participa BR. 2015 (Prefeitura Municipal de Porto Alegre - INOVAPOA)
    • MATTE, A. C. F. . Software Livre e EAD. 2018 (Universidade Federal do ABC)
    • MATTE, A. C. F. ; CASTRO, C. H. S. ; GUIMARAES, F. ; CANALLI, H. ; BERGAMASCHI, R. P. ; ANDRADE, W. L. S. . ACO - Ambiente Colaborativo Online. 2012 (Associação de Software Livre)
    • MATTE, A. C. F. . Vozes e Canções Infantis: Emoções no Tempo - relatório final. 2002
    • MATTE, A. C. F. . IV relatório parcial de mestrado. 1998
    • MATTE, A. C. F. . III relatório parcial de mestrado. 1998
    • MATTE, A. C. F. . II relatório parcial de mestrado. 1997
    • MATTE, A. C. F. . I relatório parcial de mestrado. 1997
    • MATTE, A. C. F. . Relatório das atividades para exame de qualificação em nível de mestrado. 1997
    • MATTE, A. C. F. . Relatório das atividades para exame de qualificação em nível de doutorado. 2002
    • MATTE, A. C. F. . I relatório parcial de doutorado. 2000
    • MATTE, A. C. F. . II relatório parcial de doutorado. 2002
    • MATTE, A. C. F. . I Relatório de Pós-doutorado. 2004
    • MATTE, A. C. F. . II Relatório de Pós-doutorado. 2004
    • MATTE, A. C. F. . Relatório Auxílio FAPESP - Edital Primeiros Projetos - processo 11429-6. 2005
    • MATTE, A. C. F. . Relatório parcial de pesquisa - bolsa DT - CNPq. 2009
    • MATTE, A. C. F. . Relatório final CNPq - Edital Universal. 2010
    • MATTE, A. C. F. . Manual do dadossemiotica versão 1.0. 2012 (Manual)
    • MATTE, A. C. F. . Tutorial do SETFON - manual de instalação. 2012 (Manual)
    • MATTE, A. C. F. . Ambiente Livre Colaborativo do Estudante - design e estrutura no Moodle. 2017 (Ambiente colaborativo no moodle)
    • MATTE, A. C. F. . Tutorial UEADSL 2018.1 - instruções para autores. 2018 (Manual)
    • MATTE, A. C. F. . Tutorial UEADSL 2018.1 - instruções para autores -editar submissão. 2018 (Manual)
    • MATTE, A. C. F. . Tutorial UEADSL 2018.1 - instruções para pareceristas - fase de aprovação. 2018 (Manual)
    • MATTE, A. C. F. . Site do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2018.1. 2018 (Site)
    • MATTE, A. C. F. . Perguntas frequentes sobre o UEADSL - versão 2018.1. 2018 (Manual)
    • MATTE, A. C. F. . LIVRO DE ORIENTAÇÕES DO CONGRESSO UEADSL - versão 2018.1. 2018 (Manual)
    • MATTE, A. C. F. . Tutorial do SETFON - manual do usuário. 2012 (Manual)
    • Nome do projeto: Para uma investigação do padrão prosódico-emocional no Português do Brasil (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. .
      Descrição: Este projeto visa realizar um estudo experimental da fonoestilística da fala com emoção simulada em português brasileiro (PB), a partir da análise fonético-acústica instrumental da narração de histórias infantis. Partimos do princípio de que a expressão da emoção na fala se manisfesta através de perturbações infringidas à evolução dos parâmetros fonético-acústicos, segmentais e prosódicos, em relação à evolução média dos mesmos parâmetros na fala dita neutra, de laboratório. A caracterização da emoção é considerada como um padrão prosódico (no sentido firthiano) próprio, extralingüístico, que sobredetermina o padrão lingüístico para produzir seus efeitos de sentido. Todo o estudo experimental será comparativo, procurando garantir que um mesmo locutor pronuncie as mesmas frases em condições de leitura neutra. O trabalho integrará análises estatísticas (ANOVA) com o intuito de detectar as diferenças entre a fala neutra e a fala com emoção simulada, procurando identificar os parâmetros mais desviantes, inferir possíveis relações com a articulação e a produção de fala com emoção para, a partir daí, investigar a (re)organização rítmica do enunciado na fala emocional.
    • Nome do projeto: Semiose e Fonoestística - pós-graduação - núcleo UNICAMP (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto , MEIRELES, Alexsandro Rodrigues , VIEIRA, Jussara Melo , ARANTES, Pablo , CARMO JR, José Roberto Do , ROSSI, Aglael Juliana A Gama .
      Descrição: O projeto está estruturado como um grupo de estudos cuja pesquisa visa à investigação da área transdisciplinar da Fonoestilística tendo em vista a aplicação da semiótica. A investigação, com ênfase na prosódia, será voltada para os trabalhos dos participantes, nas áreas de semiótica, fonoaudiologia e fonética lingüística, ou fonologia experimental, implicando a discussão de textos elucidativos da relação entre a semiótica e a fonética, bem como de textos de semiótica francesa e de fonoestilística. O grupo de pós-graduandos do núcleo da UNICAMP participa atualmente do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP na forma de um atelier. Trabalha com a pesquisa crítica na área da fonoestilística, bem como a prática e a discussão da aplicação da semiótica nesse campo do conhecimento.
    • Nome do projeto: INTEGRANDO PARÂMETROS CONTÍNUOS E DISCRETOS EM MODELOS DO CONHECIMENTO FÔNICO E LEXICAL (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , BARBOSA, Plinio Almeida , ALBANO, Eleonora , SILVA, Adelaide Hercília Aparecida da , ROSSI, Aglael Juliana A. Gama , NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto , MEDEIROS, Beatriz Raposo de , FRANÇOZO, Edson , YEHIA, Hani Camille , PAGANI, Luiz Arthur .
      Descrição: Este Projeto Temático nasceu da constatação, pelo convívio acadêmico no interior do próprio LAFAPE, de que a problemática de integrar parâmetros contínuos e discretos emergia consistentemente em setores tão distintos da pesquisa lingüística como, por exemplo, a fonética instrumental e o processamento psicolingüístico ou mesmo a semântica lexical. Uma mesma questão metodológica - como integrar parâmetros que variam continuamente, tais como f0 ou a densidade de vizinhança de um item lexical , com parâmetros que variam discretamente, tais como posição do acento ou classe gramatical - perpassa os estudos fonético-fonológicos conduzidos pela equipe supervisionada pela coordenadora e os estudos psicolingüísticos conduzidos pela equipe supervisionada pelo coordenador associado. Ao contrapor-se ao programa de pesquisa (no sentido de Lakatos 1979) dominante na Lingüística atual, a saber, a gramática gerativa, por afirmar a absoluta necessidade de parâmetros contínuos na descrição e no modelamento de fenômenos lingüísticos , essa posição metodológica, solidamente respaldada na produção científica anterior do grupo, apontava para um possível rompimento com o establishment do campo e indicava a teoria dos sistemas dinâmicos como quadro de referência alternativo.
    • Nome do projeto: Para uma investigação do padrão prosódico-emocional no Português do Brasil (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. .
      Descrição: Este projeto visa realizar um estudo experimental da fonoestilística da fala com emoção simulada em português brasileiro (PB), a partir da análise fonético-acústica instrumental da narração de histórias infantis. Partimos do princípio de que a expressão da emoção na fala se manisfesta através de perturbações infringidas à evolução dos parâmetros fonético-acústicos, segmentais e prosódicos, em relação à evolução média dos mesmos parâmetros na fala dita neutra, de laboratório. A caracterização da emoção é considerada como um padrão prosódico (no sentido firthiano) próprio, extralingüístico, que sobredetermina o padrão lingüístico para produzir seus efeitos de sentido. Todo o estudo experimental será comparativo, procurando garantir que um mesmo locutor pronuncie as mesmas frases em condições de leitura neutra. O trabalho integrará análises estatísticas (ANOVA) com o intuito de detectar as diferenças entre a fala neutra e a fala com emoção simulada, procurando identificar os parâmetros mais desviantes, inferir possíveis relações com a articulação e a produção de fala com emoção para, a partir daí, investigar a (re)organização rítmica do enunciado na fala emocional.
    • Nome do projeto: Semiose e fonoestilística - graduação - núcleo UFMG - UFMGES (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , DANTAS, Gabriel Schünemann , SILVA, Dener Alves da , MOREIRA, Flávia Freitas , PINHEIRO, Giovanna Soalheiro , GONÇALVES, Michele da Silva , COSTA, Carolina Temponi , RIBEIRO, Gabriel Lage , PEIXE, Letícia , LOPES, Ludmila Mara Ramos , SOUZA, Talita Corrêa de , CURTO, Viviane Gonçalves , PAULA, Mireille Viviane de , FORTES, Nelson Sá , SILVA, Yara dos Santos Augusto , PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , FILARDI, Paula Andréa Gutierrez , FREITAS, Regina .
      Descrição: O projeto está estruturado como um grupo de estudos cuja pesquisa visa à investigação da área transdisciplinar da Fonoestilística tendo em vista a aplicação da semiótica. A investigação, com ênfase na prosódia, será voltada para os trabalhos dos participantes, nas áreas de semiótica, fonoaudiologia e fonética lingüística, ou fonologia experimental, implicando a discussão de textos elucidativos da relação entre a semiótica e a fonética, bem como de textos de semiótica francesa e de fonoestilística. O grupo de graduandos do núcleo da UFMG desenvolve um projeto envolvendo 3 equipes: a equipe de fonética acústica, a equipe de semiótica do texto verbal e a equipe de semiótica da canção. Cada equipe recebe orientação introdutória no campo do conhecimento ao qual se filia e aplica esse conhecimento em um corpus comum às 3 equipes. O cruzamento dos resultados obtidos por cada equipe é de responsabilidade da orientadora e será compartilhado ao final de cada etapa. A etapa atual está prevista para ser concluída em fevereiro de 2005..
    • Nome do projeto: Narração de Histórias Infantis: paixão no texto, emoção na voz (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. .
      Descrição: O projeto de pesquisa, intitulado "Narração de Histórias Infantis: paixão no texto, emoção na voz", tem como objetivo testar e aplicar a hipótese de correlação semi-simbólica no que concerne à expressão de emoções na fala, com conteúdos sêmio-fônicos constituintes de gestos emocionais. A aplicação da hipótese resultará num modelo gestual semi-simbólico da expressão da emoção na fala, com proveito tanto para a análise dos discursos orais, quanto para o modelamento prosódico do português brasileiro. Nesse ínterim, será especialmente focalizada a relação entre a língua escrita e a língua falada do ponto de vista discursivo, com incursões nas ciências cognitivas para investigação da relação entre o efeito estético de memorização no canto e na poesia e a relação entre a memória declarativa e a emoção. O objetivo é a discussão da leitura poética como fala emotiva por excelência.
    • Nome do projeto: Para uma investigação do padrão prosódico-emocional no Português do Brasil (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , SANTANA, A. A. .
      Descrição: Este projeto visa realizar um estudo experimental da fonoestilística da fala com emoção simulada em português brasileiro (PB), a partir da análise fonético-acústica instrumental da narração de histórias infantis. Partimos do princípio de que a expressão da emoção na fala se manisfesta através de perturbações infringidas à evolução dos parâmetros fonético-acústicos, segmentais e prosódicos, em relação à evolução média dos mesmos parâmetros na fala dita neutra, de laboratório. A caracterização da emoção é considerada como um padrão prosódico (no sentido firthiano) próprio, extralingüístico, que sobredetermina o padrão lingüístico para produzir seus efeitos de sentido. Todo o estudo experimental será comparativo, procurando garantir que um mesmo locutor pronuncie as mesmas frases em condições de leitura neutra. O trabalho integrará análises estatísticas (ANOVA) com o intuito de detectar as diferenças entre a fala neutra e a fala com emoção simulada, procurando identificar os parâmetros mais desviantes, inferir possíveis relações com a articulação e a produção de fala com emoção para, a partir daí, investigar a (re)organização rítmica do enunciado na fala emocional.
    • Nome do projeto: Letramento: fonética, fonologia e texto (2005 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , ROSSI, Aglael Juliana A. Gama , NAVAS, Ana Luiza .
      Descrição: Este projeto foi desenvolvido com função didática e de pesquisa, com o objetivo de propiciar aos alunos do programa de pós-graduação uma experiência prática da interdisciplinaridade na área de aquisição da linguagem escrita. O experimento consiste na leitura e posterior escrita de palavras ditadas pela mesma professora que leu a história e será realizado no CDC/UFMG, junto a turmas desde o maternal I até o III período. A professora que realiza o teste é a responsável por cada turma. A análise dos dados será feita em grupos, no escopo da fonética, da fonologia e da semiótica, tendo como parâmetro da psicolingüística os autores Vygosky e Piaget e como foco a relação entre fala e escrita. A pesquisa tem como objetivo principal discutir as fases do letramento conforme a relação entre a fala e a escrita, numa abordagem interdisciplinar. Com base na premissa de que a aquisição é um processo de levantamento, descarte e reformulação de hipóteses pela criança em interação com o adulto, pode-se prever a rediscussão das propostas atuais da psicolingüística para a aquisição da linguagem escrita.
    • Nome do projeto: Texto Livre: suporte à documentação em software livre em aulas de oficina de texto (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , PEREIRA, Daniervelin Renata Marques .
      Descrição: A documentação em software livre trabalha essencialmente com 4 problemas altamente estudados na área de letras: revisão textual, tradução, usabilidade e criação de manuais para revisão ou tradução. Por um lado, o curso de oficina de texto, com enfoque na redação acadêmica ou técnica, por sua vez, é um espaço que privilegia a produção de resumos, projetos e relatórios. Geralmente nesse tipo de curso as produções solicitadas não vão muito além dos nossos velhos conhecidos temas como "Minhas Férias", ou seja, mesmo que o professor trabalhe com temas de interesse dos alunos, os textos são produzidos especificamente para o professor. Estudos na área de educação demonstram que a essência do ensino/aprendizagem de escrita está no ato comunicativo: o sentido do texto está na comunicação e, portanto, quanto mais real a situação de comunicação, maior a produtividade da oficina. Por outro lado, a grande maioria dos voluntários que atua na produção de documentação para o software livre não possue formação nas áreas de redação e tradução. Por este motivo, a proposta de interação entre os alunos da oficina de texto com os documentadores, tradutores, revisores, escritores de artigos e tutoriais da área de software livre é produtiva para ambas as partes, pois trata-se de uma situação de colaboração concreta dos alunos da oficina de textos com comunidades específicas. A criação do Texto Livre possibilita não só a implementação desta experiência por docentes de diferentes instituições do país, atuando com alunos de diferentes áreas do conhecimento, mas também a interação entre estes docentes e alunos, que, no melhor estilo colaborativo do software livre, estarão trabalhando no aprimoramento constante do projeto.
    • Nome do projeto: SetFon - algoritmo para produção e organização de semioetiquetas fonológicas (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , FRAGUAS, Cecilio Cosac , SANTANA, A. A. , AMARAL, L. S. .
      Descrição: O Objetivo deste projeto é a modelagem orientada ao objeto e elaboração do Algoritmo do SetFon, programa automático de anotação em mídia contínua com a finalidade de agilizar as etapas que precedem à etapa de análise prosódica e/ou fonoestilística de dados de fala com corpus composto por textos com mais de uma sentença e que atualmente ocupam uma substancial parte do tempo da pesquisa lingüística em prosódia e fonoestilística. A concepção de orientação ao objeto permite a transposição do conhecimento lingüístico para a linguagem computacional sem distorcer as premissas e hipóteses lingüísticas envolvidas. Trata-se, portanto, da automatização e gerenciamento/disponibilização de dados e resultados de análises fonético-fonológicas e fonoestilísticas para diversas finalidades, dentre elas a síntese de fala. Portanto, é possível prever a utilização do sistema do SetFon, como passo seguinte, num sistema de síntese de fala por meio de uma reengenharia do programa, o que poderá ser testado ainda durante a realização dessa pesquisa como piloto para projetos futuros. Verba do Edital Universal 2007/CNPq e bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2006 a 2010.
    • Nome do projeto: Agente Recepcionista Livrinho: algoritmo adaptativo para bot visando interação em chat de suporte (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , RIBEIRO, R. T. , CANALLI, H. , ALMEIDA, T. S. F. , SILVA, W. D. C. M. , BERGAMASCHI, R. P. , COSTA, R. E. S. , ANDRADE, W. L. S. , ARAUJO, A. L. O. S. , PEREIRA, L. F. S. , LEAL, K. .
      Descrição: O objetivo principal do projeto é o algoritmo de um módulo adaptativo num sistema de análise de threads em chat de suporte, aplicável a robôs que conversem com usuários de aplicativos web no sentido de prover suporte ao usuário, mais especificamente o robô Recepcionista Livrinho (IRC chat bot). Livrinho é a inteligência central do sistema ACO (Ambiente Colaborativo Online), base do Portal do Professor Livre na Rede (http://textolivre.org/wiki/Portal_do_Professor_Livre_Na_Rede), uma proposta de disponibilização para uso didático por professores brasileiros de aplicativos online livres. A diversidade de habilidades com gerenciamento de sistemas web nos público do sistema é gritante, de modo que a automação do suporte torna-se uma questão complexa e sem solução imediata. Tendo em vista essa automação, o grupo de suporte e desenvolvimento do Portal está implementando um atendimento ao grupo de professores beta-testers do sistema via chat por atendentes humanos. Esses atendimentos constituem o corpus do presente projeto: por meio de análise semiótica, formal e linguística das interações, serão geradas as regras do autômato em estado inicial e as regras para que a transição adaptativa permita a melhoria do sistema de suporte automatizado no decorrer do tempo. Tendo como software organizador das análises o dadosSemiotica, este projeto visa fornecer as informações necessárias à implementação de uma camada adaptativa que permita ao robô Recepcionista Livrinho interagir eficientemente no suporte ao professor usuário do Portal. Espera-se desta análise semiótica e linguística dos turnos de conversação controlada, em que somente dois elementos trocam informações entre si, que traga luzes sobre a questão dos turnos conversacionais em ambientes sincrônicos abertos e, portanto, de muito maior dinamismo, com inúmeras aplicações em autômatos interativos online ou offline. O produto final do trabalho é um chatterbot inteligente para suporte online a aplicativos livres.
    • Nome do projeto: Agente Recepcionista Livrinho: algoritmo adaptativo para bot visando interação em chat de suporte (2012 - 2017
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: MATTE, A. C. F. .
      Descrição: O objetivo principal do projeto é o algoritmo de um módulo adaptativo num sistema de análise de threads em chat de suporte, aplicável a robôs que conversem com usuários de aplicativos web no sentido de prover suporte ao usuário, mais especificamente o robô Recepcionista Livrinho (IRC chat bot). Livrinho é a inteligência central do sistema ACO (Ambiente Colaborativo Online), base do Portal do Professor Livre na Rede (http://textolivre.org/wiki/Portal_do_Professor_Livre_Na_Rede), uma proposta de disponibilização para uso didático por professores brasileiros de aplicativos online livres. A diversidade de habilidades com gerenciamento de sistemas web nos público do sistema é gritante, de modo que a automação do suporte torna-se uma questão complexa e sem solução imediata. Tendo em vista essa automação, o grupo de suporte e desenvolvimento do Portal está implementando um atendimento ao grupo de professores beta-testers do sistema via chat por atendentes humanos. Esses atendimentos constituem o corpus do presente projeto: por meio de análise semiótica, formal e linguística das interações, serão geradas as regras do autômato em estado inicial e as regras para que a transição adaptativa permita a melhoria do sistema de suporte automatizado no decorrer do tempo. Tendo como software organizador das análises o dadosSemiotica, este projeto visa fornecer as informações necessárias à implementação de uma camada adaptativa que permita ao robô Recepcionista Livrinho interagir eficientemente no suporte ao professor usuário do Portal. Espera-se desta análise semiótica e linguística dos turnos de conversação controlada, em que somente dois elementos trocam informações entre si, que traga luzes sobre a questão dos turnos conversacionais em ambientes sincrônicos abertos e, portanto, de muito maior dinamismo, com inúmeras aplicações em autômatos interativos online ou offline. O produto final do trabalho é um chatterbot inteligente para suporte online a aplicativos livres
    • Nome do projeto: Identidade no chat escrito e Cultura Livre: algoritmo semiótico para detecção de quadros de valores (2016 - 2018
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , CANALLI, H. , ALMEIDA, T. S. F. , ARAUJO, A. L. O. S. .
      Descrição: A detecção de quadros de valores ? os quais são similares ou muito diferentes entre si sempre que há, pelo menos, dois sujeitos envolvidos numa conversação ? é fundamental para que um gerenciador automático de diálogos seja capaz de seguir uma linha de conversação condizente com os interesses e valores do interlocutor, mas não se trata de uma tarefa trivial. A busca por um algoritmo semiótico para detecção de quadros de valores, depende de uma abordagem que considere também aspectos da textualização em si. Os valores que um actante indica em suas interações tem diferentes propósitos. Um deles, muito importante numa conversação em chat escrito, é a construção de uma identidade no chat, aquela que interessa ao actante, mas a qual também possui traços perceptíveis que afloram no diálogo independente de sua vontade. Por esse motivo, a busca por traços indicativos de quadros de valores passa pela construção identitária do sujeito. Em um estudo recente, apresentado no Fórum Internacional de Software Livre 16, como abertura dos trabalhos da temática 2 do Seminário Vamos Hackear a Educação1, apresentamos uma análise semiotensiva de diferentes abordagens do conceito de conhecimento, especialmente comparando-se sua acepção na academia e sua acepção atual em redes sociais. Este trabalho alertou para a incapacidade gerada pela acepção generalista do conhecimento na internet e como isso restringe o crescimento intelectual dos internautas, indicando sua incompatibilidade com o sistema de aprendizagem relativo à noção acadêmica de conhecimento e apontando para uma solução baseada num sistema misto, existente em comunidades livres e essencial para sua estruturação. O conceito de cultura livre é utilizado na internet de formas muito diferentes, afetando a semântica de palavras que fazem parte de seu conceito junto a comunidades de software livre: meritocracia, colaboratividade, liberdade e compartilhamento. A liberdade é, historicamente e muito antes do advento da internet, um termo muito vago; a cultura livre a define como uma palavra que depende de contexto, depende da finalidade, sempre é uma ?liberdade para? e, portanto, não existe uma liberdade, mas infinitas liberdades, nem todas com o sentido positivo que o uso coloquial da palavra carrega. Já abordamos essa questão em trabalhos anteriores, ela será retomada por dois motivos: sua relação com os outros termos definidores da cultura livre e sua ligação com a idealização da internet (e outros meios digitais de conexão) como elemento libertador. O uso coloquial, que pode até ser chamado de ingênuo, torna o sujeito um prisioneiro inconsciente das restrições a que esse tipo de conexão indireta lhe inflinge. A falta de consciência torna-o incapaz de buscar formas de libertação. Assim, além de realizar um trabalho descritivo de marcas textuais de quadros de valores, este projeto visa uma abordagem crítica da construção do sujeito mediada pelo computador no processo de ensino/aprendizagem.
    • Nome do projeto: ALGORITMO SEMIÓTICO PARA DETECÇÃO DE QUADROS DE VALORES (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , MULLER, D. N. .
      Descrição: Durante o período de 2012 a 2015, a proponente trabalhou no projeto ?Agente Recepcionista Livrinho: algoritmo adaptativo para um bot visando interação em chat de suporte ? análise de threads e subthreads? (bolsa CNPq-DT processo 310304/2012-1). A pesquisa desenvolveu-se, como previsto, em diferentes áreas e enfoques a fim de garantir um trabalho interdisciplinar capaz de prover informações relevantes ao menos para as duas principais áreas envolvidas, Letras e Linguística de um lado e Ciência da Computação de outro, mas também com trabalhos dedicados à educação e ensino superior, em virtude da aplicabilidade de alguns resultados obtidos. O trabalho desenvolveu-se com a utilização do software dadosSemiotica 1, desenvolvido pelo grupo Texto Livre, coordenado pela pesquisadora e lançado em 27/7/2012 no Workshop Internacional de Software Livre, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, em Porto Alegre. Durante os estudos foram implementadas diversas melhorias tendo como finalidade, principalmente, sua utilização em análises semióticas, mantendo-se, de acordo com o escopo do software, a possibilidade de utilização em qualquer tipo de análise de texto que necessite de intervenção direta do analista. A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um módulo de semiótica para o dadosSemiotica que permita estudar e aplicar o algoritmo proposto.
    • Nome do projeto: ALCE Ambiente Livre Colaborativo do Estudante (2017 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , SARTORI, A. T. , PEREIRA, D. R. M. .
      Descrição: O ALCE surgiu a partir da análise de diversos problemas enfrentados pelos graduandos para inserirem-se em novas práticas exigidas pela vida acadêmica. Como sabemos, muitos discentes que procuram um curso de licenciatura atualmente ? a maioria dos graduandos em Letras ? são provenientes de escolas públicas e pertencentes às camadas pobres da sociedade, fatos que têm reflexos na sua entrada no ensino superior. Um dos principais problemas advém do pressuposto de que sejam nativos digitais, concebendo-os como sujeitos que estejam em contato com as tecnologias contemporâneas ininterruptamente, o que seria facilitado pela grande expansão da sociedade da informação. Embora muitos tenham nascido nesse contexto, são privados desses artefatos tecnológicos, em alguns casos, por questões econômicas e, em outros, por fazerem um uso muito básico de apenas alguns recursos, sem grande questionamento sobre eles. Esses problemas, muitas vezes, silenciam os que não se enquadram no rótulo de nativo digital e acabam por excluí-los, de forma bastante agressiva, de uma educação que se quer democrática, dialógica e libertadora (FREIRE, 1975, 1996). No mínimo, tornam-se motivo de desistências e baixo aproveitamento em disciplinas, sejam elas online, presenciais ou semipresenciais. Outro problema percebido refere-se à existência de poucos espaços de colaboração para aprimorar a leitura e a escrita. Como representante de classes sociais alijadas de acesso a muitos bens, também culturais, o aluno, oprimido, no sentido freireano, é visto como portador de um suposto ?déficit?, a ser corrigido por ele durante os anos da graduação, em relação aos quais é cobrado, mas raramente auxiliado. Assim, além de nem sempre ser leitor de textos literários legitimados, muitas vezes não domina a norma padrão de linguagem formal escrita e utiliza variedades linguísticas desprestigiadas na fala, ampliando a sua imagem de ?incapaz?. A perspectiva individualista desta era, marcada pela competição, pelo narcisismo, pela autoexposição, pelo hedonismo individual, pelo imediatismo, pela fluidez dos relacionamentos, pelo descompromisso com o outro, atinge nossos jovens, gerando violência, em suas várias formas de existência: isolamento, depressão e, até mesmo, atitudes extremas contra a vida. Assim, percebemos a necessidade de fortalecimento de outra lógica no ensino superior, em que os diferentes sujeitos fossem respeitados, acolhidos nas suas diversidades e auxiliados nas suas dificuldades. Nessa perspectiva, idealizamos o ALCE, um espaço online visando propiciar uma convivência harmônica e colaborativa, na contramão dos preceitos da era atual, além de um suporte para o estudante em suas dificuldades na realização de atividades em ambientes digitais e/ou de leitura e escrita, desejando inseri-lo em práticas de letramento acadêmico de maneira confortável. Os princípios teóricos da pedagogia crítica e da Cultura Livre convergem para valores que favorecem a emancipação do sujeito, estando atreladas a uma educação libertadora, não reprodutora, ao uso de tecnologias livres, não proprietárias, à compreensão das culturas diversas que constituem o mundo contemporâneo e da necessidade de tolerância ao diferente. Portanto, com base no ideário de Paulo Freire e da Cultura Livre, o ALCE foi projetado para favorecer o acolhimento do estudante na universidade, como ambiente da ciência cidadã, da universalidade e do engrandecimento do ser humano.
    • Nome do projeto: DadosSemiotica: programa para coleta e análise de dados (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. , RIBEIRO, R. T. .
      Descrição: A análise semiótica prima por uma metodologia científica a qual permite ao analista, de forma imparcial, discutir como o texto gera o sentido e quais as estratégias discursivas e textuais determinam uns e não outros significados. O texto é compreendido como qualquer totalidade dotada de sentido, não restringindo-se à linguagem verbal. A mesma metodologia que garante imparcialidade permite também abordar os diferentes tipos de linguagem usando-se as mesmas ferramentas teóricas, ampliando a compreensão do universo comunicativo humano. No entanto, essa metodologia é bastante custosa, no que diz respeito à sua aplicação, de modo que, enquanto inúmeras análises são feitas sobre corporas específicos e restritos, existe uma grande dificuldade de aplicar a teoria em um corpus vasto, de grandes dimensões e com grande quantidade de dados. Na grande maioria dos casos, esse custo não afeta os trabalhos de semiótica, cujos objetos são suficientemente pontuais dados os objetivos da maioria das análises. No entanto, nossas pesquisas sobre a expressão da emoção na fala tem esbarrado nesse problema pois temos como horizonte de aplicação a automação de algumas partes da metodologia de análise semiótica tendo em vista sua aplicação em inúmeros projetos, tais como a síntese de fala emotiva. A criação do programa DadosSemiotica vai organizar a coleta de dados de forma padronizável e em grande escala, permitindo uma investigação concreta cujo objetivo futuro é a automação da obtenção de dados de análises semióticas específicas voltadas para os estudos da emoção na fala. O programa DadosSemiotica é uma ferramenta para coleta e organização de dados resultantes de análises semióticas e análises semânticas cuja finalidade é, além da coleta propriamente dita, possibilitar a formação de um corpus de análises suficientemente grande para permitir a discussão da automação desse tipo de análise. Trata-se de um programa em PHP/MySQL baseado no framework SIMP. O programa será licenciado em GPLv.
    • Nome do projeto: Cibersemiótica: ambientes educacionais digitais livres e colaborativos (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTE, A. C. F. .
      Descrição: Em virtude de uma significativa confluência epistemológica entre as culturas subjacentes aos Recursos Educacionais Abertos (REA), ao Software Livre, à Ciência Aberta e à Educação Libertadora de Paulo Freire, as comunidades que se criam em cada um desses meios possuem diversas qualidades em comum, como a valorização positiva a) da colaboração sem distinção entre sujeitos; b) do compartilhamento de conhecimento; c) do indivíduo via empoderamento; d) da comunidade como pertencimento; e) da conscientização via humanização; f) do respeito às diferenças; e g) da liberdade real (liberdade ?para? fazer). Este projeto visa sistematizar pelo menos 5 tipos de designs instrucionais no Moodle, criados durante a trajetória docente da pesquisadora, buscando estabelecer e destacar a capacidade de criação de ambientes digitais colaborativos, com atenção focada nas diferenças de potencial encontrados em cada tipo de design. A partir de uma análise crítica de ambientes já utilizados, especialmente em suas versões mais recentes, fundada na semiótica e em Paulo Freire, pretende definir diretrizes para a EAD que, conforme a proposta gamificadora de #Ajogada, buscará traduzir a flexibilidade dos modelos propostos tendo em vista a usabilidade e o estímulo esperados em projetos de gamificação, na forma de algoritmos, para cada especificidade de design instrucional, aplicáveis ao Moodle e seus recursos livres. A análise semiótica vai partir da comparação passional greimasiana e tensiva zilberberguiana entre a educação libertadora e a educação conservadora para discutir a pertinência de uma possível cibersemiótica no campo da ciência e da educação abertas e do software livre. Além disso, e não menos importante, será observada a comunicabilidade entre homem/máquina e homem/homem, via rede de computadores, tendo como ponto de partida uma questão essencial, a nosso ver, para a EAD: em ponto da relação homem-máquina pode residir a opressão em situações de ensino/aprendizagem mediadas pelo computador? A partir dessas análises, será criado um conjunto de diretrizes para implementação de ambientes de aprendizagem no Moodle tendo em vista o empoderamento do estudante/professor universitário e sua construção como autor acadêmico, tanto em termos técnicos ? de atualização da plataforma para uma gamificação mais eficiente ?, quanto em termos de novas opções para estimular um jogo criativo, ético, livre e colaborativo.
    • MATTE, A. C. F. ; JOSE NETO, J. . Visitas Técnicas ao Laboratório de Tecnologia Adaptativa. 2012 - Visitas técnicas
    • Graduacao:
      • Curso: Música
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: Xuxa Versus Rá-Tim-Bum: uma análise musical e poética desse fenômeno
        Ano de conclusão: 1993
      • Curso: Letras Incompleto
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2004
    • Conservatório Musical Carlos Gomes:
      • Tipo de vínculo: Outro (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Professor contratado
    • Aulas Particulares:
      • Tipo de vínculo: Outro (1986 - 1996 ).
    • Cursinho Supletivo do Dce da Unicamp:
      • Tipo de vínculo: Outro (1985 - 1985 ).
        Outras informações: professor
    • Centro de Pesquisas Sociossemióticas:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - Atual ).
        Outras informações: Professor Associado
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Comitê Científico do Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais
    • CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada (1679-3404):
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • In Cognito (1630-3849):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
    • Alfa - Revista de Lingüística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Estudos Semióticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Língua Escrita:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
    • Texto Livre: Linguagem e Tecnologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Editor gerente desde março de 2007
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista Rev. Estudos Semióticos
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • ETD. Educação Temática Digital:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Anais do Workshop de Software Livre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Associação de Software Livre.org:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Associado