Não autenticado |

Eric Danzi Lemos

    • Doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestre em História Social (2016), bacharel e licenciado em História (2012) pela mesma instituição. Tem experiência em tratamento documental de coleções e acervos iconográficos, aliando pesquisa histórica ao uso de ferramentas de catalogação em ambiente digital. Participou de projetos junto ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP) e junto ao Laboratorio Audiovisual de Investigación Social (LAIS) do Instituto Mora (México, D. F.). Desenvolveu pesquisa de mestrado focando especificamente a história social da fotografia em São Paulo no século XX com bolsa da FAPESP. Tem interesse na área de História e Cultura Visual, destacando os temas: fotografia, memória, coleções e patrimônio cultural.

       

      Links:    

    • LIMA, SOLANGE FERRAZ ; LEMOS, ERIC DANZI . Os processos fotomecânicos na cultura visual Primeiras aproximações DOMÍNIOS DA IMAGEM (UEL) , v. 14 , p. 211 - 228 , 2020. ISSN: 19822766.
    • LEMOS, E. D. . Coleção Pirelli/Masp de Fotografia: uma prática museológica modernista em um museu de arte no Brasil Studium (UNICAMP) , v. 37 , p. 69 - 77 , 2015. ISSN: 15194388.
    • LEMOS, E. D. . Do arquivo profissional para o museu de arte: a ressignificação das imagens de Theodor Preising na Coleção Pirelli/MASP de Fotografia STUDIUM (UNICAMP) , v. 35 , p. 07 - 19 , 2013. ISSN: 15194388.
    • LEMOS, E. D. . Cultura visual e turismo: anúncios de viagens internacionais nos jornais brasileiros da primeira metade do século XX. In: 30º Simpósio Nacional de História da ANPUH (SNH2019) - UFPE , 2019 , Recife. Anais do 30º Simpósio Nacional de História. : , 2019.
    • LEMOS, E. D. . O 'potencial icônico' das imagens: um estudo sobre a circulação das fotografias de Theodor Preising. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem e II Encontro Internacional de Estudos da Imagem (V ENEIMAGEM / II EIEIMAGEM) , 2015 , Londrina. Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem e do II Encontro Internacional de Estudos da Imagem (V ENEIMAGEM / II EIEIMAGEM). : , 2015. p. 99 - 112.
    • LEMOS, E. D. . Representações fotográficas do Brasil na Feira Mundial de Nova York (1939-1940). In: VII Simpósio Nacional de História Cultural - História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepções - GT Nacional de História Cultural/ANPUH , 2014 , São Paulo. Caderno de Resumos - VII Simpósio Nacional de História Cultural. : , 2014. p. 1 - 10.
    • LEMOS, E. D. . As imagens de Horacio Coppola no MNBA de Buenos Aires e de Theodor Preising no MASP. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte 'Territórios da História da Arte' - CBHA/Universidade Federal de Uberlândia (UFU) , 2014 , Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História. : , 2014. p. 1247 - 1252.
    • LEMOS, E. D. . A 1ª edição da Coleção Pirelli/MASP e a consolidação da fotografia entre as artes visuais no Brasil. In: Colóquio Histórias da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil , 2014 , Campinas. Colóquio Histórias da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil - Anais: Comunicações, 2014. : , 2014. p. 252 - 263.
    • LEMOS, E. D. . Catalogação, Organização Física e Difusão da Memória Recente do Museu Paulista. In: I Simpósio Aprender com Cultura e Extensão , 2009 , Ribeirão Preto. I Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - Caderno de Resumos. : , 2009. p. 352 - 353.
    • LEMOS, E. D. . A Produção Fotográfica de Theodor Preising (1920-1940): Análise formal e estudo da circulação visual. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2012 , São Paulo. 20º SIICUSP - CD Online. : , 2012.
    • LEMOS, E. D. . Fotografia profissional, arquivo e circulação: a produção de Theodor Preising em São Paulo (1920-1940). 2019 (Conferência)
    • LEMOS, E. D. . Cultura visual e turismo: anúncios de viagens internacionais nos jornais brasileiros da primeira metade do século XX. 2019 (Simposio)
    • LEMOS, E. D. . Fotógrafos imigrantes: práticas e representações. 2017 (Conferência)
    • LEMOS, E. D. . Agenciamentos da imagem no tempo: os 'fotomurais' de Theodor Preising e os 'murais' de Cândido Portinari na Feira Mundial de Nova York (1939-1940). 2015 (Comunicacao)
    • LEMOS, E. D. . O 'potencial icônico' das imagens: um estudo sobre a circulação das fotografias de Theodor Preising. 2015 (Comunicacao)
    • LEMOS, E. D. . Representações fotográficas do Brasil na Feira Mundial de Nova York (1939-1940). 2014 (Comunicacao)
    • LEMOS, E. D. . A 'agência' das imagens: fotografias de Theodor Presing no circuito contemporâneo de apropriação e consumo de imagens do passado. 2014 (Comunicacao)
    • LEMOS, E. D. . A fotografia no museu histórico e no museu de arte: A assimilação das imagens de Theodor Preising em coleções do Museu Paulista e do MASP. 2014 (Comunicacao)
    • LEMOS, E. D. . As imagens de Horacio Coppola no MNBA de Buenos Aires e de Theodor Preising no MASP. 2014 (Comunicacao)
    • LEMOS, E. D. . A 1ª edição da Coleção Pirelli/MASP e a consolidação da fotografia entre as artes visuais no Brasil. 2014 (Comunicacao)
    • LEMOS, E. D. . Do arquivo profissional para o museu de arte: a ressignificação das imagens de Theodor Preising na Coleção Pirelli/MASP de Fotografia. 2013 (Comunicacao)
    • LEMOS, E. D. . A Produção Fotográfica de Theodor Preising (1920-1940): Análise formal e estudo da circulação visual. 2012 (Simposio)
    • LEMOS, E. D. . A Produção Fotográfica de Theodor Preising 1920-1940. Análise formal e estudo da circulação visual. 2011 (Simposio)
    • LEMOS, E. D. . A Produção Fotográfica de Theodor Preising 1920-1940. Estudo de Coleção. 2010 (Simposio)
    • LEMOS, E. D. . Catalogação, Organização Física e Difusão da Memória Recente do Museu Paulista. 2009 (Simposio)
    • LEMOS, E. D. . Relatório de Atividades - Programa Aprender com Cultura e Extensão. Projeto: Catalogação, Organização Física e Difusão da Memória Recente do Museu Paulista. 2010
    • LEMOS, E. D. . Relatório Final - PIBIC/USP/CNPq. Projeto: A Produção Fotográfica de Theodor Preising (1920-1940): Análise formal e estudo da circulação visual. 2012
    • LEMOS, E. D. . Relatório de Atividades - Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação (Pró-Int). 2011
    • Nome do projeto: América Latina y su patrimonio fotográfico: preservación y acceso al conocimiento. Fotógrafos Alemanes en América Latina, siglos XIX y XX (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEMOS, E. D. , LIMA, S. F. de , AGUAYO, F. , ROCA, L. .
      Descrição: Se trata de un proyecto interdisciplinario que conjuga de forma integral la historia, la antropología, las ciencias de la información, las ciencias de la documentación, la museología y las artes plásticas, con la incorporación y estímulo de jóvenes investigadores y becarios destacados, para fomentar la construcción de perspectivas comparadas que fortalezcan el desarrollo del pensamiento crítico latinoamericano. El grupo de trabajo está integrado por investigadores del Laboratorio Audiovisual de Investigación Social del Instituto Dr. José Ma. Luis Mora, en México; el Centro de Documentación de Arquitectura Latinoamericana (CEDODAL) y el Archivo Histórico Provincial ?Prof. Fernando E. Aráoz? del Gobierno de la Provincia de La Pampa, en Argentina; el Museu Paulista, de la Universidad de Sao Paulo, en Brasil; la Biblioteca Nacional de Chile, y el Sistema de Patrimonio y Museos de la Universidad Nacional de Colombia. En respuesta a los nuevos desafíos que enfrentan las ciencias sociales en la región, planteamos esta propuesta de investigación sobre el patrimonio fotográfico latinoamericano, que contempla la localización, recuperación, documentación y puesta en acceso de los trabajos de fotógrafos alemanes en América Latina, en el marco de un proyecto de mayor alcance en curso Preservación de Imágenes y Sistemas de Información, Acceso e Investigación
    • Nome do projeto: A Produção Fotográfica de Theodor Preising (1920-1940): Análise formal e estudo da circulação visual (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEMOS, E. D. , LIMA, S. F. de .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo proceder a uma análise iconográfica e formal das fotografias da coleção Theodor Preising, com base no vocabulário controlado de descritores para fotografia desenvolvido pelo Museu Paulista. O estudo pretende, além de qualificar os documentos visuais para pesquisa, buscar o entendimento dos circuitos de produção, circulação, consumo e ação das imagens, com o intuito de identificar padrões de representação e atributos formais mobilizados pelo fotógrafo que possibilitaram a alternância do circuito dos materiais visuais. A metodologia adotada no que se refere à descrição do conteúdo visual das fotografias, será feita de forma concisa, baseada em descritores que funcionam como vias de acesso para a pesquisa. Uma vez que o banco de dados do Museu Paulista permite a visualização das imagens, não se pretende substituí-las por descrições textuais, mas referenciar elementos, logradouros e temas presentes
    • Nome do projeto: Catalogação, Organização Física e Difusão da Memória Recente do Museu Paulista (2008 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LEMOS, E. D. , MARINS, P. C. G. .
      Descrição: O projeto objetiva a organização de fontes documentais acessíveis a pesquisadores e público em geral, tendo em vista uma maior interação do Museu Paulista com as demandas da sociedade. A Divisão de Difusão Cultural, por suas atribuições, acumula volumoso arquivo de documentação textual e iconográfica (oriundos da Seção de Laboratório Fotográfico, responsável por reportagens fotográficas das peças de acervo e por extenso arquivo fotográfico que narra a história da instituição). São módulos do projeto e ações previstas: Documentação iconográfica do Laboratório Fotográfico (acervo de cromos e negativos) - quatro etapas: - revisão da catalogação do arquivo de negativos; - re-acondicionamento e listagem do material revisado; - digitalização, por escaneamento do acervo catalogado; - tratamento das imagens escaneadas
    • Graduacao:
      • Curso: História - Bacharelado
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: História - Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação (Pró-Int) da Pró-Reitoria de Graduação da USP (PRG-USP). Estágio realizado durante o mês de setembro de 2011 no Laboratorio Audiovisual de Investigación Social (LAIS) do Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora, México, D.F.
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).