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Nize da Rocha Santos Paraguassú Martins

    • Possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2005) e graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2002). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de São Paulo (2019). Desde 2012, é docente do curso de Letras/Língua Portuguesa do Centro de Ciências, Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piauí e, de 2013, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). É professora do curso de extensão ?Ensino de gramática: reflexões semânticas? da USP. É coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Linguística da USP/UESPI. Atua principalmente nas áreas Teorias da Linguagem e Ensino e Semântica Formal.

       

      Links:    

    • Semântica Formal
    • Teoria e Análise Linguística
    • Teorias da Linguagem e Ensino
    • MÜLLER, Ana Lucia de Paula ; MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Ensino de Gramática: reflexões sobre a semântica português brasileiro (impresso). Campinas- SP : Pontes, 2022 . 237p. ISBN: 9786556374086.
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize ; SILVA, A. N. . Sintaxe da Língua Portuguesa I. Teresina : UAB-UFNDE-CAPES-FUESPI-NEAD, 2013 . 103p. ISBN: 9788561946951.
    • LOPES, I. ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize ; SOUSA, R . Introdução à Linguística. teresina : UAB/FUESP/NEAD, 2011 . 127p. ISBN: 9788561946265.
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    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize ; BORGES, R. S. . Observações semânticas sobre o estudo da crase no português brasileiro Letras em Revista , v. 8 , p. 361 - , 2018. ISSN: 19807732.
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    • PARAGUASSU, Nize ; MÜLLER, Ana Lúcia de Paula . A distinção contável-massivo nas línguas naturais Revista Brasileira de Letras (UFSCar) , v. 73 , p. 65 - 75 , 2008. ISSN: 18067352.
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    • PARAGUASSU, Nize . Traços da distinço contável-massivo no chinês e no português brasileiro Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. XXXIV , p. 1331 - 1336 , 2005. ISSN: 14130939.
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize ; BORGES, R. S. . O ensino dos pronomes indefinidos sob a perspectiva da semântica gramatical. Metodologias de pesquisa do Profletras em perspectiva, v. 1, p. 10 - 260, 2022.
    • BORGES, R. S. ; MARTINS-PARAGUASSU, Nize . A quantificação nominal e o ensino dos pronomes indefinidos. Ensino de Gramática: reflexões sobre a semântica português brasileiro, v. 1, p. 67 - 87, 2022.
    • MÜLLER, Ana Lucia de Paula ; MARTINS-PARAGUASSU, Nize ; BORGES, R. S. . A semântica dos nominais nus e o ensino de crase. Ensino de Gramática: reflexões sobre a semântica português brasileiro, v. 1, p. 89 - 110, 2022.
    • SILVA, A. A. ; CRUZ, R. T. ; MARTINS, N. R. S. P. . Evidence for determiners (articles) in Brazilian Sing Language:an analysis of the syntactic-semantic evidence found in nominais. Brazilian sign language studies, v. 11, p. 155 - 176, 2020.
    • FREITAS, H. M. S. ; MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Um olhar sobre as concepções e o processo de ensino aprendizagem de leitura. Leitura na Educação Básica: perspectivas e desafios, v. , p. 70 - 98, 2017.
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize ; FREITAS, A. B. S. . O ensino da marcação de número do substantivo comum no português pautado na reflexão linguística. O ensino de língua portuguesa no ensino fundamental, v. 2, p. 291 - 310, 2018.
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    • SOUZA, Maria Eliane Alves de ; PARAGUASSU, Nize . A Linguagem e os modelos matemáticos: uma abordagem da linguística e interpretação dos símbolos. In: 16º SINAPE , 2004 , Caxambu-MG. Caderno de resumos. São Paulo : Associação Brasileira de Estatística, 2004.
    • PARAGUASSU, Nize . A distinção contável-massivo no sistema nominal do português brasileiro. In: IX Enapol (Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP) , 2006 , São Paulo. Anais do IX Enapol. São Paulo : Paulistana, 2006.
    • PARAGUASSU, Nize . A semântica das expressões nominais no português brasileiro e a tipologia linguística. In: VI Enapol (Encontros dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP) , 2003 , São Paulo. Anais do VI Enapol. São Paulo : Gráfica da FFLCH, 2003. p. 159 - 167.
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Parecer. Revista Letras. 2017 (Parecer)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Parecer. Letras em Revista. 2019 (Parecer)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Comissão científica. Congresso Abralin 50 anos. 2019 (Assessoria)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . IX Encontro de Linguística e Literatura, VIII Seminário Científico de Letras da UESPI, V Colóquio do NUCEL. 2015 (Consultoria)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Comissão científica. Abralin em Cena Piauí. 2018 (Assessoria)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Parecer. Anais da Abralin. 2017 (Parecer)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Parecer. Letras em Revista. 2017 (Parecer)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Parecer. Revista GELNE. 2017 (Parecer)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Parecer. Projeto de PIBIC. 2016 (Parecer)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Parecer. Projeto de PIBIC. 2015 (Parecer)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Parecer. Projeto de PIBIC. 2014 (Parecer)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Parecer. Revista Linguística: sintaxe e semânticas formais. 2014 (Parecer)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize ; ROCHA, D. R. M. . Projeto de recuperação de estudos - Repercurso PENEAD\UESPI. 2014 (Elaboracao_de_projeto)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize ; SILVA, G. R. . Teorias da linguagem e ensino. 2019 (Simposio)
    • BENTO, V. P. ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize . O estudo do artigo em produções textuais do 6º ano: uma perspectiva semântica de ensino. 2019 (Comunicacao)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Profletras: uma rede que avança. 2018 (Conferência)
    • CAMPOS, S. F. ; ALVES, M. P. C. ; MARTINS-PARAGUASSU, Nize . A Semântica Formal no ensino de língua portuguesa. 2018 (Conferência)
    • LIRA, L. S. A. ; MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Análise da abordagem das relações de predicação no livro didático 'Português Linguagens', de William Cereja e Tereza Coachar. 2017 (Comunicacao)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . O lugar da Linguística no contexto atual do ensino de língua portuguesa. 2017 (Conferência)
    • SOUSA, R. B. ; MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Análise da abordagem das vozes verbais no livro 'Para viver juntos': português, 8º ano, de Ana Elisa de Arruda Penteado [et al.]. 2017 (Comunicacao)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize ; LIMA, S. M. C. ; GOMES, Raimundo Francisco . Mesa-redonda descrições semânticas: estudos de caso. 2012 (Conferência)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize ; SILVA, A. A. ; SILVA, D. S. . Mesa-redonda aspectos da teoria gramatical da Libras. 2013 (Conferência)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize . Individuação, contagem e classificação na semântica de número do PB: quem dá conta?. 2015 (Conferência)
    • PARAGUASSU, Nize ; BORGES, R. S. . Considerações semânticas sobre a crase. 2015 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A Linguística e a nova caracterização do ensino de Língua Portuguesa. 2014 (Conferência)
    • BARROS, E. K. ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A prática de leitura para a formação do leitor: uma proposta de leitura infanto-juvenil para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2014 (Comunicacao)
    • DIAS, N. M. L. ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A pontuação na construção de sentido no texto escrito. 2014 (Comunicacao)
    • SOUSA, P. R. ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A prática da língua escrita no 9º ano do ensino fundamental: trabalhando com a reescrita de contos. 2014 (Comunicacao)
    • FREITAS, H. M. S. ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize . O texto literário no processo de construção dos sentidos: da leitura ao prazer de ressignificar. 2014 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A importância da linguística para a formação do professor de língua portuguesa. 2014 (Conferência)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Mesa-redonda aspectos da teoria gramatical da Libras. 2013 (Conferência)
    • CARVALHO, F. R. P. ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize . As dicotomias Saussurianas e o ensino de língua. 2013 (Comunicacao)
    • LIMA, Geysa ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A escrita dos bate-papos: uma volta à pré-história?. 2013 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Nomes nus, classificadores e morfologia de número no PB. 2013 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . O significado das expressões 'pra danar' e 'pra cacete' empregadas do português falado em Teresina-PI. 2013 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Nomes nus: marcação de número e classificação. 2011 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU, Nize . A denotação dos nomes massivos no PB. 2007 (Seminário)
    • PARAGUASSU, Nize . Propriedades semânticas dos nomes massivos.. 2006 (Seminário)
    • PARAGUASSU, Nize . Nomes massivos no PB sob a visão de Chierchia (1998). 2004 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU, Nize . Traços da distinção contável-massivo no PB e no chinês. 2004 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU, Nize . A semântica das expressões nominais no PB e a tipologia linguística. 2003 (Congresso)
    • PARAGUASSU, Nize . A semântica e a pragmática do singular nu no português brasileiro. 2010 (Comunicacao)
    • BERTUCCI, R. A. ; LUNGUINHO, M.V. ; PARAGUASSU, Nize . Bare Plurals and Achievements. 2009 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize ; MÜLLER, Ana Lucia de Paula . Common noun denotations in Brazilian Portuguese. 2008 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A distinção contável-massivo no sistema nominal do PB e na língua Juruna. 2007 (Comunicacao)
    • BERTUCCI, R. A. ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize ; LUNGUINHO, M.V. . Verbos aspectuais e eventualidades. 2009 (Comunicacao)
    • BERTUCCI, R. A. ; LUNGUINHO, M.V. ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize . The count-mass distinction in Natural Languages. 2006 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU, Nize . Traços da distinção contável-massivo no inglês e no português brasileiro. 2005 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Contagem e distinção contável-massivo no PB. 2009 (Comunicacao)
    • BERTUCCI, R. A. ; PARAGUASSU, Nize ; LUNGUINHO, M.V. . Denotações nominais e interação com o verbo terminar. 2009 (Outra)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A denotação contável dos nomes massivos. 2008 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A denotação default dos nomes no PB. 2008 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A distinção contável-massivo e a expressão de número no sistema nominal. 2007 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A denotação contável dos nomes massivos. 2007 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A distinção contável-massivo no sistema nominal do português brasileiro. 2006 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU, Nize . A distinção contável-massivo dos nomes na perspectiva de Doetjes (2007). 2007 (Seminário)
    • PARAGUASSU, Nize . A distinção contável-massivo no sistema nominal. 2005 (Seminário)
    • PARAGUASSU, Nize . Nominais nus no português brasileiro e a distinção contável-massivo. 2004 (Seminário)
    • PARAGUASSU, Nize . Nomes massivos no português brasileiro e a tipologia lingüística. 2005 (Seminário)
    • PARAGUASSU, Nize . Nomes massivos no português brasileiro. 2003 (Seminário)
    • PARAGUASSU, Nize . VI Enapol (Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP). 2003 (FFLCH/USP)
    • PARAGUASSU, Nize . VII Enapol (Encontros dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP). 2004 (FFLCH/USP)
    • PARAGUASSU, Nize . IX Enapol (Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP). 2006 (FFLCH/USP)
    • PARAGUASSU, Nize . I Seminário Científico do PROFLETRAS: linguagens e letramentos. 2014 (Universidade Estadual do Piauí)
    • MACHADO, D. S. ; PARAGUASSU, Nize . VII Encontro de Linguística e Literatura da UESPI, VII Seminário Científico de Letras- Língua e Literatura. 2013 (Universidade Estadual do Piauí)
    • PARAGUASSU, Nize ; ROCHA, D. R. M. ; ALBUQUERQUE, M. R. F. A. . Socialização das Atividades do Estágio Supervisionado I do Curso de Letras - Português de Buriti dos Lopes. 2014 (UESPI)
    • PARAGUASSU, Nize ; ROCHA, D. R. M. ; ALBUQUERQUE, M. R. F. A. . Socialização das Atividades do Estágio Supervisionado I do Curso de Letras - Português de União. 2014 (UESPI)
    • PARAGUASSU, Nize ; ROCHA, D. R. M. ; ALBUQUERQUE, M. R. F. A. . Socialização das Atividades do Estágio Supervisionado I do Curso de Letras - Português de Gilbués. 2014 (UESPI)
    • PARAGUASSU, Nize ; ROCHA, D. R. M. ; ALBUQUERQUE, M. R. F. A. . Socialização das Atividades do Estágio Supervisionado I do Curso de Letras - Português de Bom Jesus. 2014 (UESPI)
    • PARAGUASSU, Nize ; ROCHA, D. R. M. ; ALBUQUERQUE, M. R. F. A. . Socialização das Atividades do Estágio Supervisionado I do Curso de Letras - Português de Monsenhor Gil. 2014 (UESPI)
    • PARAGUASSU, Nize . I ENCONTRO DOS ALUNOS DO PROFLETRAS-UESPI: linguagens e letramentos. 2018 (Universidade Estadual do Piauí)
    • PARAGUASSU, Nize . Abralin em Cena Piauí. 2018 (UESPI)
    • PARAGUASSU, Nize . I Seminário do Profletras: pesquisa e ensino de língua na Educação Básica. 2018 (UESPI)
    • MARTINS-PARAGUASSU, Nize ; MELO, B. O. R. . I Encontro de Semiótica e Linguística Geral na UESPI e suas aplicações. 2022 (UESPI)
    • PARAGUASSU, Nize . SULA 4: The semantics of under ?represented languages in the americas. 2007 (FFLCH/USP/CNPq/CAPES/FAPESP)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Gramática, leitura e produção textual. 2013 (Universidade Estadual do Piauí)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Gramática na escola. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A semântica dos nominais nus e o ensino da marcação de número. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Práticas de análise linguística na escola: reflexões sobre a semânticas do fenômeno crase no PB. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Semântica e Ensino. 2014 (Universidade Estadual do Piauí)
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A semântica no ensino de língua portuguesa. 2019
    • PARAGUASSU-MARTINS, Nize . A contabilidade dos nomes no português brasileiro falado no Piauí. 2015
    • Nome do projeto: Nomes massivos no português brasileiro (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PARAGUASSU, Nize .
      Descrição: O projeto - Nomes massivos no português brasileiro - toma por objeto de investigação a distinção contável/massivo das expressões nominais nas línguas naturais. De forma mais específica, enfoca os nomes massivos no português brasileiro. Para a descrição do inglês, a distinção contável/massivo é relevante. Tão relevante que sua presença é indispensável nas gramáticas dessa língua. Para o PB, a relevância da distinção contável-massivo não é clara, tanto que nas gramáticas do PB tal distinção quase nunca é mencionada e, quando o é, ocupa lugar de pouca importância. O que explicaria o comportamento diferente das duas línguas nesse aspecto? A hipótese que tomo como ponto de partida é a de que os nominais nus sem número no PB, por denotar tanto átomos quanto pluralidades, são do tipo massivo assim como os nominais do chinês. Esta hipótese é defendida por Müller (2000, 2001). Este projeto tem os seguintes objetivos: (i) Analisar a distinção contável/massivo no PB para tentar resolver questões relacionadas à denotação dos nomes comuns nessa língua: quais são as denotações possíveis e qual denotação é mais básica; (ii) Colaborar para uma melhor compreensão da distinção contável/massivo nas línguas naturais; Esta linha de pesquisa, além de explorar uma área da gramática que ainda não foi investigada em profundidade no PB, é importante para teoria lingüística porque poderá solucionar questões relacionadas à denotação das expressões nominais no português brasileiro e em outras línguas, como por exemplo, a questão de quais são as denotações possíveis para os nomes nas línguas naturais. Além disso, uma melhor compreensão da distinção contável/massivo nas línguas naturais poderá contribuir para o estudo de uma tipologia semântica.
    • Nome do projeto: Dinter USP/UESPI em Linguística (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PARAGUASSU, Nize , MÜLLER, Ana Lucia de Paula .
      Descrição: Formação em nível de doutorado os professores dos cursos de Letras da Universidade Estadual do Piauí
    • Nome do projeto: A distinção contável-massivo no sistema nominal das línguas naturais (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PARAGUASSU, Nize .
      Descrição: A distinção contável-massivo é um fenômeno lingüístico que tem sido tratado e explicado de diferentes maneiras pela literatura.Essa literatura pode ser dividida em dois grupos. Para o primeiro grupo, a distinção contável-massivo é uma distinção operada entre nomes comuns (Quine 1960, Link 1983, entre outros) e para o segundo, a distinção contável-massivo é uma distinção operada entre sintagmas nominais (Ware 1979, Bunt 1985 entre outros). O objeto de investigação deste projeto é a distinção contável-massivo dos nomes comuns. A hipótese tomada como ponto de partida é a de que a distinção contável-massivo dos nomes comuns só é visível em contextos marcados para contabilidade. O objetivo é estudar as possíveis denotações dos nomes nas línguas naturais e investigar a possibilidade de tal distinção ser tomada como um Universal Semântico. A pesquisa será desenvolvida dentro do paradigma da semântica formal.
    • Nome do projeto: LIFE (2013 - 2016
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: PARAGUASSU, Nize , COSTA, M. T. A. , BRITO, S. M. V. L. , LOPES, M. S. O. .
      Descrição: Projeto que tem o objetivo de criar um laboratório interdisciplinar de formação de educadores que constituirão espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências da UESPI, destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias.
    • Nome do projeto: Socialização das Atividades do Estágio Supervisionado I do Curso de Letras\Português do NEAD/UESPI (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PARAGUASSU, Nize , COSTA, M. T. A. , ALBUQUERQUE, M. R. F. A. , ROCHA, D. R. M. , MOURA, N. L. , SILVA., A. N. , SOUSA, R. I. , OLIVEIRA., J. , SOUSA., M. I. B. , NASCIMENTO., C. P. S. , SANTOS, L. P. , MIRANDA., M. C. .
      Descrição: A disciplina Estágio Supervisionado I visa, principalmente, vincular teoria e prática pelo desenvolvimento dos eixos leitura produção textual e análise linguística, buscando a elevação dos níveis educacionais. Nesse sentido, este projeto visa proporcionar aos acadêmicos do VI Bloco do Curso de Letras Português do NEAD UESPI a oportunidade de demonstrarem na prática, para a comunidade, o que aprenderam no estágio acerca da Educação de Jovens e Adultos. O evento será de 10h em cada um dos cinco Pólos do NEAD-UESPI que ofertam o curso de Letras Português. O público alvo será composto pelos alunos do curso de Licenciatura Plena em Letras Português do NEAD-UESPI e pelos alunos das demais licenciaturas.
    • Nome do projeto: A Linguística e o ensino-aprendizagem de gramática (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PARAGUASSU, Nize , SOUSA, R. B. , BRITO, A. V. S. , LIRA, L. S. A. , BENTO, V. P. , SILVA, E. C. B. , SILVA NETO, J. I. .
      Descrição: Este projeto está vinculado à linha de pesquisa \"Teorias da linguagem e ensino? do Profletras-UESPI. Tem como tema o ensino de língua portuguesa, mais especificamente, o ensino de gramática no ensino fundamental maior. Desde a publicação dos PCN/LP, percebemos um avanço significativo no que diz respeito ao ensino de leitura e produção textual, mas não no ensino - aprendizagem de gramática, pois os professores ainda não estão sabendo como transformar a sua prática acerca do ensino de gramática a partir desse conhecimento. A hipótese que defendemos é a de que, para transformar essa realidade, os professores devem planejar suas aulas de gramática adotando como referência, não só o livro didático e a gramática tradicional, mas também as descrições linguísticas em suas várias perspectivas teóricas, focalizando não só no ensino de metalinguagem, mas na análise e reflexão linguística. Dessa forma o objetivo principal desse projeto é investigar as descrições linguísticas que podem auxiliar o ensino-aprendizagem da predicação, das vozes verbais, do artigo, da crase e das orações subordinadas e coordenadas no ensino fundamental maior com a finalidade de elaborar propostas de ensino. Trata-se de um estudo exploratório que adota como procedimento a pesquisa bibliográfica. Essa pesquisa será desenvolvida em equipe, em que participarão orientandos de iniciação científica e de mestrado. Ao final da pesquisa, esperamos apresentar um quadro com o levantamento dos trabalhos de descrição linguística de referência relacionados à predicação, às vozes verbais, ao artigo, à semântica dos nomes e às orações coordenadas e subordinadas. De forma mais específica, esperamos apresentar propostas de ensino dos conteúdos selecionados que adotem uma prática de ensino de gramática voltada para a análise e reflexão linguística.
    • Nome do projeto: Ensino de língua portuguesa: jogando com as linguagens (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PARAGUASSU, Nize , NETO MAGALHÃES, P.R. , SILVA, A. N. , BRITO, S. M. V. L. , LOPES, M. S. O. , CARVALHO, Lucirene da Silva , MELO, B. O. R. , GOMES, Raimundo Francisco , ALVES, S. M. .
      Descrição: O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) é um curso de pós-graduação em rede nacional stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental. A Universidade Estadual do Piauí- UESPI é uma das universidades associadas do programa desde o seu início em 2013, possuindo hoje 43 trabalhos de dissertações concluídos e 35 em andamento. Diante desses resultados, faz-se mais do que necessário socializar e democratizar os conceitos e aprendizados desenvolvidos com a comunidade não universitária. É, portanto, nesse contexto, que surge este curso. Seu objetivo é dotar o professor do Ensino Fundamental da rede pública de conhecimentos para produzir estratégias mais eficientes de ensino de língua portuguesa. O curso será ofertado no Campus Poeta Torquato Neto da UESPI, às sextas-feiras, de 14 às 18h na sala 05. Terá uma carga-horária de 60h, sendo 16h de palestras e 44h de oficinas. Os temas abordados versarão sobre: leitura; produção de texto; análise linguística e literatura. Ministrarão o curso, egressos e/ou alunos e professores do programa e convidados de outras IES. Espera-se, portanto, promover a interação entre as pesquisas desenvolvidas na universidade e a comunidade na qual está inserida, conhecer as reais necessidades sociais relacionadas ao curso que está promovendo e possibilitar aos cursistas uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade linguística do aluno nos mais diferentes níveis, associados à linguagem e à sua leitura de mundo.
    • Nome do projeto: A semântica no ensino de língua portuguesa (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PARAGUASSU, Nize , MÜLLER, Ana Lucia de Paula , BORGES, R. S. , AMARAL, L. A. P. , ARAUJO, N. C. L. , SOUSA FILHO, F. L. V. , CIOLA, L. B. , FREITAS, M. M. , PESSOA, G. F. C. .
      Descrição: Projeto apoiado por meio da Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B. Ele investiga a importância da Semântica Formal como fundamento teórico na Educação Básica. Percebemos que o ensino de Semântica nesse nível não acompanhou os avanços da área no âmbito dos estudos linguísticos mais modernos em virtude dos estudos na área terem avançado tanto que dificultou a assimilação do conteúdo produzido pelos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. A semântica sentencial, também chamada de Semântica Formal, pode trazer contribuições importantes para o ensino de língua materna porque investiga a forma como as palavras e/ou morfemas se articulam para gerar significado nas línguas, podendo contribuir tanto para melhorar o desempenho do aluno acerca da articulação da linguagem em seus diversos usos como para a prática do professor, propiciando meios de desenvolverem-se metodologias inovadoras de ensino.
    • Nome do projeto: A contabilidade dos nomes no português brasileiro falado no Piauí (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PARAGUASSU, Nize , BORGES, R. S. .
      Descrição: A contabilidade, isto é, a semântica de número dos nomes é um fenômeno linguístico que tem sido tratado e explicado de diferentes maneiras pela literatura. O PB, diferente da maioria das línguas germânicas e românicas, permite a ocorrência tanto de plural nu como de singular nu. Além disso, diferentemente da maioria das línguas que possuem nome nu sem número, o PB também possui morfologia de número. Esse comportamento, então, torna a semântica de número dos nomes do PB peculiar em relação as demais línguas germânicas e românicas. A hipótese que se defende é a de que a contabilidade no PB é licenciada por operações de número e de classificação. Desse modo o objetivo deste projeto é investigar o que licencia contabilidade no PB a partir da análise da fala do teresinense. Para corroborar ou refutar essa hipótese, os dados analisados serão os dados do português falado em Teresina -PI.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Piauí
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro de Ensino São Judas Tadeu Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portguesa
    • Escola Estadual Normal Osvaldo da Costa e Silva:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa
    • Universidade Federal do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Universidade Estadual do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • EntreLetras (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).