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Gabriel Rossi

    • Mestre em Letras Clássicas pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Estudos Literários pela Unicamp: formação destinada ao estudo da poesia, prosa, tragédia e comédia greco-latina, e literatura francesa e inglesa dos séc. XIX ao XX. Ênfase no estudo da linguagem poética e teatral em Latim, de Plauto, Terêncio e dos poetas neotéricos e/ou elegíacos romanos, bem como da composição-estrutura e elementos das obras da comédia republicana de Roma e dos fragmentos da Néa. Cursado e concluído o estudo das línguas clássicas, grego clássico e latim, também foram realizadas duas iniciações científicas, sob orientação da Profa. Dr. Isabella Tardin Cardoso - especialista em Plauto -, atinentes à pesquisa nas comédias de Terêncio: ponto de partida para o interesse no estudo das peças terencianas e plautinas. Concluído o Mestrado, sob supervisão do Prof. Dr. José Eduardo dos Santos Lohner - especialista nos diálogos-discursos retóricos e declamatórios e na obra dramática de Sêneca - com a tradução da Andria de Terêncio e a pesquisa das metateatralidades. Os estudos atuais compreendem a análise de elementos estético-estruturais das comédias terencianas e também plautinas: circunstâncias de metateatro, recursos metagenéricos e metaficcionais em Terêncio e a intertextualidade entre as obras matrizes gregas precedentes e as romanas delas decorrentes, cotejando os textos do teatro latino com as comédias gregas de Menandro, embora fragmentadas, e com as obras do período helenístico, sobretudo fragmentos da poesia de Calímaco, de grande influência para os poetas romanos do período de Augusto, cujas obras também são pertinentes ao estudo e influência de Terêncio em escritores posteriores de Roma. Trabalhando na versão do latim para a língua portuguesa das seis obras de Terêncio e de comédias plautinas, pesquisando o aspecto estático-gráfico-cênico das cenas plautinas e, em contrapartida, a suposta dimensão realista e a literalidade na impressão de uma qualidade fluida-expressiva-textual das comédias e na falsa impressão de realismo em Terêncio: "adesão" ao modelo menandriano e "expansão" dos limites da máscara-persona que circunscreve e delimita o caráter e as ações dos personagens-tipo.

       

      Links:    

    • ROSSI, G. . Terêncio, a tradição e o estabelecimento do autor Rónai ? Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios , v. 1 , p. 30 - 45 , 2013. ISSN: 23183446.
    • ROSSI, G. . Mascaramentos nas entrelinhas do texto do Heautontimorumenos terenciano Língua, Literatura e Ensino (UNICAMP) , v. 6 , p. 103 - 112 , 2011. ISSN: 19816871.
    • Graduacao:
      • Curso: Estudos Literários
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: A persona multiface de Cremes
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).