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Rosiani Bueno de Oliveira Dias

    • Cursando doutorado em Aquisição de Linguagem pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Semiótica e Linguística Geral, com ênfase em Sintaxe pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Letras - Linguística pela Universidade de São Paulo (2015) e graduação em Letras - Português pela Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Inglês como segunda língua.

       

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  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: DIFERENÇAS ESTRUTURAIS EM SENTENÇAS COM VERBOS DO TIPO CONVENCER E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO JULGAMENTO DO SUJEITO NULO EM PB (2019 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, R. B. , NUNES, J. M. .
      Descrição: Partindo da premissa de que o português brasileiro não se caracteriza mais como uma língua tipicamente pro-drop e assumindo que o licenciamento desse sujeito nulo se dê em termos de movimento-A (cf. FERREIRA (2000, 2004), RODRIGUES (2002, 2004) e NUNES (2008, 2009, 2019, 2020)), este trabalho analisa o julgamento de sujeitos nulos em orações encaixadas contendo verbos do tipo convencer. Estudaremos três subespecificações já estudadas por Ferreira (2000, 2004), Rodrigues (2002, 2004), Nunes (2008, 2009) e Modesto (2000, 2011): convencer + a + oração infinitiva; convencer + que + oração finita, e convencer + de que + oração finita; assim como uma quarta subespecificação ainda não estudada pelos autores supracitados: convencer + de + oração infinitiva. Argumentamos que essas construções têm diferenças estruturais que culminam em diferentes leituras: com o sujeito nulo da oração encaixada ora retomando apenas o sujeito da oração matriz (convencer + que + finito); ora retomando apenas o objeto da oração matriz (convencer + a + infinitivo); e, na presença da preposição de (convencer + de que + finito e convencer + de + infinitivo), passa a ser ambíguo, podendo retomar tanto o sujeito quanto o objeto da oração matriz...
    • Nome do projeto: O uso de argumentos nulos e expressos em inglês por falantes de Português Brasileiro e Europeu (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, R. B. , Grolla, E. B. .
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo mapear os usos morfossintáticos desviantes provenientes da influência da primeira língua produzidos por falantes nativos de português brasileiro (PB) e português europeu (PE) que estejam aprendendo a língua inglesa como língua adicional (L2). Nosso enfoque inicial será comparar o uso de sujeito nulo ou sujeito expresso na produção em inglês desses falantes.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Letras - Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Wise Up:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2019 ).
        Outras informações: Lecionei inglês como segunda língua para falantes nativos de português brasileiro, com diferentes idades e níveis de proficiência no inglês.
        Outras informações: Responsável pela disciplina
    • AllNet:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Ministrar aulas de inglês como segunda língua para diversos níveis, seguindo metodologia Oxford.
        Outras informações: Responsável pela disciplina
    • EMEF Anísio Dias dos Reis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Ministrar aulas de inglês como segunda língua para crianças do Ensino Fundamental, parceria com o município de Taboão da Serra e empresa Planeta Educação.
        Outras informações: Responsável pela disciplina
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Pesquisadora