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Milena de Oliveira Faria

    • Possui graduação em Letras Português/Grego pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP (2006) e mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2010).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comédia grega antiga, aristófanes, tragédia grega, as rãs e tesmoforiantes.

       

      Links:    

    • Torrano, JAA ; DUARTE, A. S. ; Araújo, O. L. ; COELHO, M.C.M.N. ; RIBEIRO JR, W.A. ; Cardoso, I.T. ; CARDOSO, Z.A. ; FRANCISCATO, M.C.S. ; POMPEU, A.M. ; FARIA, M. O. . Mica e Parente: uma análise sobre o poder feminino em "As Tesmoforiantes". Estudos Sobre Teatro Antigo, v. , p. 237 - 254, 2010.
    • FARIA, M. O. . "As Tesmoforiantes" : peça com menos referência política de Aristófanes? . CODEX , online , . .
    • BRANDAO, J. ; RIBEIRO, A. M. ; FARIA, M. O. . Os Persas. São Paulo : Mameluco , 2013 (Notas e revisão técnica)
    • Brito, Eduardo ; Casuscelli, Carina ; FARIA, M. O. . Krísis. 2013 (Consultoria)
    • FARIA, M. O. ; DUARTE, A. S. . O estudo sobre a condição social da mulher ateniense sob a óptica de Eurípides na peça "Medéia". 2005 (Relatorio_tecnico)
    • FARIA, M. O. . Aristófanes e a alternativa à democracia ateniense. 2013 (Comunicacao)
    • FARIA, M. O. . Héracles e Dioniso: o resgate do passado mitológico na caracterização de um deus. 2013 (Comunicacao)
    • FARIA, M. O. . A morte de Cleofonte: Palavras Proféticas ou manipulação política?. 2013 (Comunicacao)
    • FARIA, M. O. . Escravo tornando-se mestre e mestre tornando-se escravo: poderes invertidos e um mundo às avessas na democracia ateniense do final do século V. 2012 (Conferência)
    • FARIA, M. O. . Travestimento e Troca de Figurino em Tesmoforiantes e Rãs, de Aristófanes: por que a opsis importa.. 2012 (Conferência)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: Projeto Minimus:Grego e Latim no Ensino Fundamental (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUARTE, A. S. , Torrano, JAA , CORREA, P. C. .
      Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do latim.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português/Grego
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP
        Título: Estudo da condição social da mulher ateniense sob a óptica de Eurípides na peça "Medéia"
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Centro Universitário Assunção:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Atuo como professora no curso de pós-graduação em Filosofia Antiga, ministrando o curso: "Mito: religião na Grécia Antiga', no qual são abordadas as tragédias gregas.
        Outras informações: professor do curso de pós-graduação
    • Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).