Não autenticado |

Ubiratane de Morais Rodrigues

    • Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Professor Assistente de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Grajaú e doutorando em Filosofia na linha de pesquisa Estética e Filosofia da Arte na Universidade de São Paulo-USP com Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão ? FAPEMA. É ainda pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Política, Educação e Cultura do Campo (NEPHECC-UFMA). Atua nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação Ambiental, Filosofia da Educação, Filosofia contemporânea, Estética e Marxismo.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 4
    • RODRIGUES, UBIRATANE MORAIS . Escritos sobre o Espírito da Utopia de Ernst Bloch. Porto Alegre : Editora FI, 2019 . 284p. ISBN: 9788556966285.
    • RODRIGUES, UBIRATANE MORAIS ; SOUZA, R. T. . Ernst Bloch: atualidade das utopias concretas: vol. 1. Porto alegre : Editora FI, 2016 . 271p. ISBN: 9788556960450.
    • RODRIGUES, UBIRATANE MORAIS ; SOUZA, R. T. . Ernst Bloch: utopias concretas e suas interfaces: vol. 2.. Porto Alegre : Editora FI, 2016 . 586p. ISBN: 9788556960740.
    • RODRIGUES, U. M. ; Miranda Alina Sousa de . Gestão Educacional do Campo: um olhar panorâmico sobre a realidade do Maranhão. São Luís : UEMANET, 2010 . p. ISBN: 9788563683106.
    • RODRIGUES, U. M. . Da liberdade in natura à liberdade mediada na obra O ingênuo (L?ingénu) de Voltaire PENSANDO: REVISTA DE FILOSOFIA (UFPI) , v. 08 , p. 226 - 253 , 2017. ISSN: 2178843X.
    • RODRIGUES, UBIRATANE MORAIS . PRÉ-APARÊNCIA (VOR-SCHEIN) E ENIGMA (RÄTSEL) NA OBRA DE ARTE: UTOPIA E ESTÉTICA EM ERNST BLOCH E THEODOR W. ADORNO Philosóphos , v. 21 , p. 189 - 212 , 2016. ISSN: 19822928.
    • RODRIGUES, U. M. . A Substituição como Ética em Autrement qu?être ou au- delà de l?essence de Emmanuel Levinas INTERESPAÇO: REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE , v. 1 , p. 77 - 87 , 2015. ISSN: 24466549.
    • RODRIGUES, U. M. . Do diálogo ao dizer: linguagem e subjetividade ética em Emmanuel Levinas Trilhas Filosóficas (Online) , v. IV , p. 59 - 72 , 2011. ISSN: 19845561.
    • RODRIGUES, U. M. . Anarquia e subjetividade no pensamento de Emmanuel Levinas PRINCIPIOS , v. 18 , p. 163 - 179 , 2011. ISSN: 19832109.
    • RODRIGUES, U. M. . Proximidade e Eleição no Humanismo do Outro Homem de Emmanuel Levinas Theoria (Pouso Alegre) , v. 04 , p. 147 - 159 , 2012. ISSN: 19849052.
    • RODRIGUES, U. M. . Levinas: uma proposta crítica ao primado da filosofia ocidental Kairós (Instituto Teológico-Pastoral do Ceará) , v. 1 , p. 203 - 213 , 2008. ISSN: 18075096.
    • RODRIGUES, UBIRATANE MORAIS . Dom Quixote: uma figura da transgressão em Espírito da Utopia. Escritos sobre o Espírito da Utopia de Ernst Bloch, v. , p. 265 - 279, 2019.
    • RODRIGUES, U. M. ; SOUZA, R. T. . Cinema como espaço de esperença:entre divertimento e espelho crítico em Ernst Bloch. Ernst Bloch: atualidade das utopias concretas: vol. 1, v. 1, p. 255 - 271, 2016.
    • RODRIGUES, U. M. . A docência e os desafios da produção do conhecimento na contemporaneidade. Conhecimento científico: entre saberes e fazeres pedagógicos, v. , p. 133 - 147, 2013.
    • RODRIGUES, U. M. ; Rodrigues, S. J. D. . Educação do Campo: fomento imprescindível na luta pela reforma agrária. Diálogos sobre a questão da reforma agrária e as políticas de educação do campo, v. 01, p. 45 - 59, 2009.
    • RODRIGUES, U. M. . Pessoa portadora de deficiência, direitos humanos e alteridade: o discurso de inclusão e a ineficácia do estado. Ética, Educação e Direitos Humanos. Comunicações em Emmanuel Levinas, v. , p. - , 2008.
    • RODRIGUES, U. M. . A ilha da poesia . Vivons São Luís! Une Invitation au Voyage dês Jeunes de la Capitale du Maranhão , São Luís-MA , 09 mai. 2005.
    • RODRIGUES, U. M. . L`ili de la poesie . Vivons São Luís! Une Invitation au Voyage dês Jeunes de la Capitale du Maranhão , São Luís-MA , 09 mai. 2005.
    • RODRIGUES, U. M. . O cinema como espelho crítico na perspectiva de Ernst Bloch. In: XXII Semana de Filosofia XVII Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação , 2015 , Goiânia. Caderno de Resumos da XXII Semana de Filosofia XVII Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação. Goiânia : Kelps, 2015. p. 74 - 74.
    • RODRIGUES, U. M. . A Filosofia no Ensino Fundamental de Grajaú-Ma. In: 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC): ?Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza? , 2012 , São Luís-Ma. Anais/Resumos da SBPC em livro eletrônico. : , 2012.
    • RODRIGUES, U. M. . REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GRAJAÚ-MA. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: ?Filosofar: aprender e ensinar? , 2012 , Rio Janeiro. VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: ?Filosofar: aprender e ensinar?. : , 2012.
    • RODRIGUES, U. M. . Rosto e Linguagem no pensamento de Emmanuel Levinas. In: Colóquio Internacional de Filosofia Francesa e Cultura , 2009 , São Luís. Livro de Resumo. São Luís : EDUFMA, 2009.
    • RODRIGUES, U. M. . Substituição: o problema da passividadce na arquitetura ética de Levinas. In: III Semiário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico de Filosofia-UECE , 2008 , Fortaleza. Caderno de Resumo do III Semiário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico de Filosofia-UECE. Fortaleza : Editora da UECE, 2008.
    • RODRIGUES, U. M. . Do estado de natureza ao estado civil: a degeneração da natureza humana no processo civilizatório. In: V Encontro Humanístico , 2005 , São Luís-MA. Caderno de Resumos 5º Encontro Humanístico. São Luís-MA : EdUFMA, 2005.
    • RODRIGUES, U. M. . A mística do conhecimento e o problema da verdade nos limites da razão. In: XVII Seminário de Iniciação Científica , 2005 , São Luís-MA. CD-ROM de Resumos do XVII Seminário de Iniciação Científica. São Luís-MA : EdUFMA, 2005.
    • RODRIGUES, U. M. . A crise de sentido na pluralidade do mundo: e agora José??. In: II Foro de Ciências Sociais e Humanas: paradigmas emergentes nas ciências sociais e humanas , 2007 , São Luís-MA. Caderno de Resumos do II Foro de Ciências Sociais e Humanas: paradigmas emergentes nas ciências sociais e humanas. São Luís-MA : EdUFMA, 2007.
    • RODRIGUES, U. M. . Filosofia no ensino médio é lei: e agora professor?. In: II Foro de Ciências Sociais e Humanas: paradigmas emergentes nas ciências sociais e humanas , 2007 , São Luís-MA. Caderno de Resumos do II Foro de Ciências Sociais e Humanas: paradigmas emergentes nas ciências sociais e humanas. São Luís-MA : EdUFMA, 2007.
    • RODRIGUES, U. M. . A anterioridade da Ética como fundamento da Filosofia a partir de Totalidade e Infinito. In: VI Encontro Humanístico , 2006 , São Luís-MA. Caderno de Resumos do VI Encontro Humanístico. São Luís-MA : EdUFMA, 2006.
    • RODRIGUES, U. M. . A idéia do infinito no pensamento de Emmanuel Lévinas. In: VI Encontro Humanístico , 2006 , Saõ Luís-MA. Caderno de Resumos do VI Encontro Humanístico. Saõ Luís-MA : EdUFMA, 2006.
    • RODRIGUES, U. M. ; Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. . Da Educação Rural A Educação do Campo. In: II Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências. , 2006 , São Luís-MA. Anais do II Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências.. São Luís-MA : EdUFMA, 2006.
    • RODRIGUES, U. M. ; Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. . Tempo Comunidade: uma via de mão dupla. In: II Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências , 2006 , São Luís-MA. Anais do II Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências. São Luís-MA : EdUFMA, 2006.
    • RODRIGUES, U. M. . Divina Providencia: pensamento poético-religioso como entendimento da história. In: 5º Encontro Humanístico , 2005 , São Luís-MA. Caderno de Resumo do 5º Encontro Humanístico. São Luís-MA : EdUFMA, 2005.
    • RODRIGUES, U. M. . Pessoa Portadora de Deficiência, Direitos Humanos e Alteridade: o discurso de inclusão e a ineficácia do Estado. In: II Seminário Internacional Lévinas e Educação: desafios dos direitos humanos , 2007 , Passo Fundo-RS. II Seminário Internacional Lévinas e Educação: desafios dos direitos humanos. Passo Fundo-RS : Editora IFIBE, 2007.
    • RODRIGUES, U. M. ; Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. . A Ética como princípio de Formação de Educadores e Educadoras do Campo a partir do pensamento de Emmanuel Lévinas. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste (EPNN) , 2007 , Maceió-AL. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste (EPNN). Maceió-AL : edUFAL, 2007.
    • Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. ; RODRIGUES, U. M. . Na Contramão do Discurso: política educacional e desenvolvimento no campo. In: III Jornada Internacional de Políticas Publicas: questões sociais e desenvolvimento no século XXI , 2007 , São Luís-MA-Brasil. III Jornada Internacional de Políticas Publicas: questões sociais e desenvolvimento no século XXI. São Luís-MA : EdUFMA, 2007.
    • RODRIGUES, U. M. . Surdez e Alteridade: políticas públicas como processo ético de inclusão. In: III Jornada Internacional de Políticas Publicas: questões sociais e desenvolvimento no século XXI , 2007 , São Luis-MA-Brasil. III Jornada Internacional de Políticas Publicas: questões sociais e desenvolvimento no século XXI. São Luís : edUFMA, 2007.
    • Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. ; RODRIGUES, U. M. . MOVIMENTOS SOCIAIS E ESCOLA DO CAMPO: Os desafios para uma. In: XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária: perspectivas teórico-metodológicas da geografia agrária , 2006 , Rio de Janeiro. XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária: perspectivas teórico-metodológicas da geografia agrária. Rio de Janeiro : UERJ, 2006.
    • Mendonça, Ísis de Paula ; Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. ; RODRIGUES, U. M. . QUESTÃO AGRÁRIA: Políticas compensatórias e Campesinato no Maranhão. In: XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária: perspectivas teorico-metodológicas da geografia agrária , 2006 , Rio de Janeiro. XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária: perspectivas teorico-metodológicas da geografia agrária. Rio de Janeiro : UERJ, 2006.
    • RODRIGUES, U. M. . A dialética hegeliana. Caxias do Sul : Educs , 2019 (Tradução)
    • RODRIGUES, U. M. . A pré-aparência utópica na filosofia blochiana da música. Porto Alegre : Editora FI , 2019 (Tradução)
    • RODRIGUES, U. M. . Incipit vita nova: o compromisso da utopia. Porto Alegre : Editora FI , 2019 (Tradução)
    • RODRIGUES, UBIRATANE MORAIS ; LIMA, F. V. . Filosofia Contemporânea: reflexões sobre os dias atuais. : , 2016 (Organização de Dossiê de para Revista Científica)
    • RODRIGUES, U. M. . DA ILHA À CIDADE: UTOPIA CONCRETA COMO TEORIA CRÍTICA EM ERNST BLOCH. 2019 (Outra)
    • RODRIGUES, U. M. . O Fausto de Goethe: entre transgressão e utopia. 2017 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . A atualidade da utopia no horizonte estético de Ernst Bloch e Theodor W. Adorno. 2015 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Um olhar sobre a estética africana à luz da obra Procissão de Sombras (Shadow Procession, 1999) de William Kentridge. 2015 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . O humano como tragédia inacabada: Édipo rei à luz do enigma (Rätsel) de Adorno. 2015 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . O Cinema como espelho crítico na perspectiva de Ernst Bloch. 2015 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Os fragmentos utópicos de vidas secas: uma leitura a partir de Ernst Bloch. 2014 (Conferência)
    • RODRIGUES, U. M. . As bases filosóficas do projeto PIBID-Interdisciplinar 'A educação ambiental e os desafios da sustentabilidade'. 2014 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . As Onze Teses sobre Feuerbach de Marx no sistema aberto de Ernst Bloch. 2013 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Arte e Utopia: a noção pré-aparência na estética de Ernst Bloch. 2013 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . A Prática Filosófica no Ensino de Filosofia. 2013 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . O SENTIDO DA ESPERANÇA E O FETICHE DA MERCADORIA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS DE LEITURAS DE ERNST BLOCH. 2013 (Conferência)
    • RODRIGUES, U. M. . A Filosofia no Ensino Fundamental de Grajaú-Ma. 2012 (Outra)
    • RODRIGUES, U. M. . Reflexões Filosóficas Sobre a Extensão Universitária e o Ensino de Filosofia: uma proposta de aproximação entre universidade e escola a partir da experiência de Grajaú-Ma. 2012 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Os desafios éticos do campo diante das contradições dos discursos ecológicos no Maranhão. 2012 (Outra)
    • RODRIGUES, U. M. . A docência e os desafios da produção do conhecimento na contemporaneidade. 2012 (Conferência)
    • RODRIGUES, U. M. . Filosofia na Idade Média. 2011 (Outra)
    • RODRIGUES, U. M. . Introdução ao método fenomenológico. 2011 (Conferência)
    • RODRIGUES, U. M. . Civilização e Barbáries: dos discursos ecológicos às justiças sociais. 2011 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Uma análise filosófica sobre os discursos ecológicos e as contradições sociais no campo maranhense.. 2012 (Conferência)
    • RODRIGUES, U. M. . O Método Dialético e a tarefa do Pensamento. 2011 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . As questões agrárias na atualidade e a juventude camponesa. 2010 (Outra)
    • RODRIGUES, U. M. . Rosto e linguagem no pensamento de Emmanuel Levinas. 2009 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . (Re) pensar o Huumanismo a partir de Emmanuel Levinas. 2008 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Substituição: o problema da passividadce na arquitetura ética de Levinas. 2008 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Lévinas e a Ética. 2008 (Conferência)
    • RODRIGUES, U. M. ; Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. . A Ética como princípio de Formação de Educadores e Educadoras do Campo a partir do pensamento de Emmanuel Lévinas. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . a Ética como fundamento do ensino de filosofia na educação básica. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Alteridade Radical: separação e transcendência. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . O discurso do rosto: o ensinamento que vem do além. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . reflexões sobres "A Vida dos Estudantes (1915)". 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. ; Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. . Da Educação Rural A Educação do Campo. 2006 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. ; Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. . Tempo Comunidade: uma via de mão dupla. 2007 (Outra)
    • RODRIGUES, U. M. . Surdez e Alteridade: políticas públicas como processo ético de inclusão. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Pessoa Portadora de Deficiência, Direitos Humanos e Alteridade: o discurso de inclusão e a ineficácia do Estado. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. ; Nascimento. R. C. ; Rodrigues, S. J. D. . Na Contramão do Discurso: política educacional e desenvolvimento no campo. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . idéia do infinito no pensamento de Emmanuel Lévinas. 2006 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . A anterioridade da Ética como fundamento da Filosofia a partir de Totalidade e Infinito. 2006 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. ; Rodrigues, S. J. D. ; Nascimento. R. C. . Programa de Educação em Assentamentos e Áreas de Reforma Agrária no Estado do Maranhão-PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. 2006 (Congresso)
    • RODRIGUES, U. M. . A mística do conhecimento e o problema da verdade nos limites da razão. 2005 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . O avesso de Calígula numa perspectiva filosófica. 2005 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . O problema da imaginação e a inferioridade imagem. 2005 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Inclusão (In)determinada: o turismólogo diante da surdez ou descaso em São Luis-MA. 2005 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Divina Providencia: pensamento poético-religioso como entendimento da história. 2005 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . A miséria e a grandeza do homem: uma leitura acerca da condição humana nos pensamentos de Pascal. 2004 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . Do estado de natureza ao estado civil: a degeneração da natureza humana no processo civilizatório. 2005 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, U. M. . I Ciclo de Palestras em Ética e Direito. 2008 (Curso de Mestrado acadêmico em Filosofia-UECE)
    • RODRIGUES, U. M. . III Semiário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico de Filosofia-UECE. 2008 (Curso de Mestrado acadêmico em Filosofia-UECE)
    • RODRIGUES, U. M. . Colóquio Internacional de Filosofia Francesa e Cultura. 2009 (UEMA e UFMA)
    • RODRIGUES, U. M. . I Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão. 2010 (Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política Educação e Cultura do Campo- NEPHECC/UFMA)
    • RODRIGUES, U. M. . Escolarização Pedagogia da Terra-Território e Cidadania. 2011 (PRONERA-UFMA)
    • RODRIGUES, U. M. . 1º Encontro das Ciências do Estado do Maranhão será em Grajaú Discutindo Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza será o tema do evento.. 2012 (Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Grajaú)
    • RODRIGUES, U. M. ; COUTINHO, A. F. ; LOBATO, M. C. ; DINIZ, D. C. ; AL, E. . II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão. 2012 (Universidade Federal do Maranhão (UFMA))
    • RODRIGUES, U. M. . I Jornada Interdisciplinar de Filosofia em Grajaú-Ma: os desafios contemporâneos do ensino de filosofia. 2013 (Universidade Federal do Maranhão (UFMA))
    • RODRIGUES, U. M. ; Freire. Wescley Fernandes Araujo ; MELONIO, D. C. ; FREITAS, F. L. C. ; CORREA, D. ; SCHAFER, M. E. . II Jornada Interdisciplinar de Filosofia. 2014 (UFMA)
    • RODRIGUES, U. M. . Seminário de Conclusão do Projeto de Educação de Jovens e Adultos do Campo do Maranhão-UFMA/MST. 2006 (UFMA)
    • RODRIGUES, U. M. . Oficina de Filosofia para Crianças. 2012 (Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Grajaú)
    • RODRIGUES, U. M. . Ética e Educação: entre a sociedade tecnológica e o indivíduo 'barbarizado'. 2010 (Programa de Pós-Graduação em Educação)
    • RODRIGUES, U. M. . Ética e Substituição no Pensamento de Emmanuel Levinas. 2011 (Universidade Federal do Maranhão São Luís-Ma)
    • Nome do projeto: TERRA E EDUCAÇÃO: A história da participação dos movimentos sociais do campo e das famílias assentadas pela conquista da escola pública, nos assentamentos e áreas de reforma agrária, no Estado do Maranhão ? trajetórias do MST e ASSEMA (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, U. M. , Rodrigues, S. J. D. , Nascimento. R. C. , Coutinho, Adelaide Ferreira .
      Descrição: O estudo enfoca o Estado como indutor das políticas públicas; destaca os elementos históricos, políticos, econômicos e sociais na elaboração e aprovação das políticas do Estado brasileiro para a educação do campo, concentrando suas reflexões sobre a realidade maranhense. Destaca o processo de defesa da educação do campo pelos Movimentos Sociais campesinos ante as políticas governamentais empreendidos pelo Estado brasileiro, na perspectiva do registro histórico e de fazer uma análise desse movimento empreendido. Inclui ainda as parcerias estabelecidas com as diversas esferas de governo (união, estados e municípios), com os organismos internacionais e com as organizações do ?terceiro setor? (organizações não-governamentais, associações, fundações, centros de estudos), nessa perspectiva.
    • Nome do projeto: Projeto PET - Rio Grajaú: Educação, Meio Ambiente e Interdisciplinaridade (2010 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: RODRIGUES, U. M. , SOUSA, J. K. C. , ROCHA, R. G. , LEAL, A. S. .
      Descrição: Descrição: Este projeto desenvolve trabalhos que visam à prevenção da evasão e a promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências Naturais e em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus Grajaú. A problemática em torno das condições do Rio Grajaú e as relações da sociedade com este recurso, sobre a construção de uma educação igualitária e democrática, bem como a respeito do compromisso com a sociedade atual e futura tem lugar de destaque nesse projeto. O intuito é contribuir também para a elevação da qualidade na formação dos estudantes de graduação, despertando seu espírito crítico e transformador da realidade no sentido de propor melhorias nas comunidades onde atuam. A realização de ações integradas que envolvam docentes, discentes e sociedade civil amplia o compromisso da Universidade, estimula o respeito à diferença, compartilha novos saberes e perspectivas eficazes na superação de problemas regionais e locais, de desigualdades sociais, e incentiva o desenvolvimento de uma consciência ambiental e uma ética cidadã.
    • Nome do projeto: PIBID- Interdisciplinar Ciências Humanas e Ciências Naturais (2014 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: RODRIGUES, U. M. , AZAMBUJA, A. K. .
      Descrição: O projeto que tem como tema central: A educação ambiental e os desafios da sustentabilidade: Coleta seletiva como metodologia de ensino-aprendizagem de ciências e conscientização ambiental em Grajaú-MA, busca desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem de caráter interdisciplinar, aproximando as Ciências Humanas e Ciências Naturais. Assim como desenvolver a identidade docente dos discentes envolvidos no mesmo. O projeto é desenvolvido em três escolas municipais do município de Grajaú-MA.
    • Nome do projeto: Barricadas Filosóficas: Ensino de Filosofia para Criança (2011 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, U. M. .
      Descrição: O Projeto de Extensão Barricadas Filosóficas: Ensino de Filosofia para Criança, estabelece um diálogo profícuo e contínuo com a comunidade de Grajaú-Ma, apontando sempre para a transformação social qualitativa da mesma. O projeto ora proposto para o 6º ano do Ensino Fundamental, desenvolverá atividades na Escola Municipal São Francisco de Assis, Escola Municipal Paulo Ferraz, Escola Municipal Caminho do Futuro e uma Escola do Campo Municipal Pastor José Pires. Assim, nos empenhamos no desenvolvimento de metodologias de ensino de filosofia para crianças no 6º ano numa perspectiva interdisciplinar de quatro escolas de Ensino Fundamental do Município de Grajaú-MA, sendo uma do Campo. Colaborando na implementação da disciplina de filosofia no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do mesmo, nos empenhamos em construir conhecimentos a partir da interação entre universidade e as escolas de Ensino Fundamental; em desenvolver metodologias de ensino de filosofia numa perspectiva interdisciplinar; em incentivar a prática da leitura, da escrita e da reflexão; em desenvolver oficinas de formação continuadas para os docentes da Rede Pública Municipal de Grajaú-MA; em desenvolver nos discente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas o interesse pela docência e o espírito crítico; em incentivar a pesquisa acadêmica na área de filosofia para criança e seu ensino, em publicar trabalhos e apresentar em eventos os resultados das atividades para mantermos o diálogo com outros projetos de extensão.O projeto também desenvolve atividades culturais, palestras, debates sobre filmes, cursos e encontros. Trabalhamos desde setembro de 2011, e, embora o foco seja diretamente o ensino de filosofia para crianças do 6º ano, nós trabalhamos sempre em movimento com a realidade dinâmica dos discentes da UFMA e da comunidade de Grajaú. Contamos com o apoio e a contribuição constante de todos os professores do Campus de Grajaú.
    • Nome do projeto: II PESQUISA NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, U. M. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida no Estado do Maranhão, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Investiga como se desenvolveu as atividades do PRONERA (Educaçaõ do Campo) no Maranhão de 1998 a 2011
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Maranhão
        Título: Alteridade radical: uma reflexão sobre a ética a partir de 'Totalidade e Infinito'
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Licenciatura em Música
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Maranhão
        Ano de conclusão: 2006
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Ceará
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Maranhão:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Estadual do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professor Estagiário
    • Faculdade Kurios:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Polymátheia (UECE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
    • Tecnométrica Estatística LTDA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
    • InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • INTERESPAÇO: REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).