Não autenticado |

Gabriel Federicci da Costa

    • Gabriel Federicci. Doutorando, em período de estágio na Faculté des Lettres da Sorbonne Université, junto ao Centre d'étude de langue et des littératures françaises (CELLF), Mestre e Bacharel em Filosofia pela FFLCH/USP. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela FEUSP. Autor do livro 'Haydée Bittencourt - O Esplendor do Teatro' (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - IMESP, 2010). Traduziu e prefaciou a obra de Michel Saint-Denis, 'Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos' (Editora Perspectiva, 2016). Editor, curador/proprietário do Acervo Cultural Sérgio Viotti. Atualmente é crítico de teatro do Atelier de critique théâtrale (Initiative Théâtre de l'Alliance Sorbonne Université): https://dramasu.hypotheses.org/ Dedica-se à área da História da Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética e Estética do Drama Burguês na França do século XVIII, Crítica Teatral, Teoria e História do Teatro.

       

      Links:    

    • Federicci, Gabriel . Haydée Bittencourt - Esplendor do Teatro. São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP), 2010 . 404p. ISBN: 9788570608949.
    • COSTA, G. . A Natureza do Drama em Shakespeare, Diderot e Brecht. In: XVII Encontro Nacional da Anpof , 2017 , Aracaju/SE. Coleção XVII Encontro Anpof: Estética. São Paulo : Anpof, 2016. p. p. 59 - 71.
    • Federicci, Gabriel . O Expoente da Cena na Aurora do Drama. São Paulo : Editora Perspectiva , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • Federicci, Gabriel ; Saint-Denis, Michel ; Baldwin, Jane . Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos. São Paulo : Editora Perspectiva , 2016 (Tradução)
    • Federicci, Gabriel ; KRAUZE, E. ; Lopes, M. ; Gouvêa Dourado, C. . Os Redentores - Ideais e Poder na América Latina. São Paulo : Benvirá/Saraiva , 2011 (Tradução)
    • Federicci, Gabriel ; NOGUEIRA, L. M. . A Tragédia Grega, o Drama e o Melodrama. 2021 (Conferência)
    • COSTA, G. . A Psicologia do Comediante em Diderot. ST Estética. ANPOF. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. 2018 (Comunicacao)
    • COSTA, G. . David Garrick - o teatro e suas 'personas'. Colóquio de Estética Moderna e Contemporânea. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura. Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.. 2017 (Comunicacao)
    • Federicci, Gabriel . O rito e a redenção trágica em Antígona - da maldição dos Labdácidas à retomada das leis divinas. 2016 (Simposio)
    • COSTA, G. . A Natureza do Drama em Shakespeare, Diderot e Brecht. ST Arte, Estética, Literatura. XVII Encontro Nacional ANPOF. Universidade Federal de Sergipe - UFS.. 2016 (Congresso)
    • COSTA, G. . As Máscaras da Tragédia. XII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar.. 2016 (Seminário)
    • COSTA, G. . O ator ilustrado - entre a sensibilidade e a razão. SIICUSP - 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - Mostra de Destaques IC/IT . FAU/USP.. 2015 (Simposio)
    • COSTA, G. . O ator ilustrado - entre a sensibilidade e a razão. SIICUSP - 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - 1a etapa. FFLCH/USP.. 2015 (Simposio)
    • Federicci, Gabriel . A Expressão Dramática de Haydée Bittencourt: Da Royal Academy Of Dramatic Art ao Teatro Universitário. Auditório da Escola de Belas Artes/UFMG.. 2010 (Conferência)
    • LANZELOTTI, T. ; Federicci, Gabriel . Podcast/entrevista: 'O Mário no Rádio, Mário Lago, o Artista do Brasil'. Teatro Giostri.. 2022 Spotify
    • Peixoto, Mariana ; Federicci, Gabriel . Pioneira do teatro, Haydée Bittencourt deixa legado extenso que inclui Belo Horizonte. 2014 Jornal Estado de Minas/Página digital Portal Uai
    • Federicci, Gabriel . A Questão do Estilo no Teatro. Oficinas Culturais Oswald de Andrade.. 2018 (Oficina Cultural Oswald de Andrade)
    • Federicci, Gabriel . O Teatro no Cinema: A Tragédia Grega. Espaço Itaú de Cinema - Escola no Cinema - Clube do Professor.. 2020 (Espaço Itaú de Cinema - A Escola no Cinema - Clube do Professor)
    • Federicci, Gabriel . Estética da Encenação Contemporânea: Atuação e Direção Teatral. Escola Superior de Artes Célia Helena.. 2022 (Escola Superior de Artes Célia Helena - Pós-Graduação)
    • Federicci, Gabriel . Jean Cocteau: As Multifaces da Arte Poética. Espaço Itaú de Cinema - Escola no Cinema - Clube do Professor.. 2022 (Espaço Itaú de Cinema - Escola do Professor - Clube do Professor)
    • Federicci, Gabriel . Shakespeare: o Gênio Selvagem do 'Som e (da) Fúria'. Espaço Itaú de Cinema - Escola no Cinema - Clube do Professor.. 2021 (Espaço Itaú de Cinema - Escola do Professor - Clube do Professor)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: O Ator Ilustrado: entre a sensibilidade e a razão (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, G. , MATOS, L. F. B. F. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica. A pesquisa teve por objetivo desenvolver uma introdução acerca da representação teatral francesa, a partir do opúsculo 'O Paradoxo sobre o Comediante' (1770), de Denis Diderot, bem como da tradição da Commedia dell'Arte, na concepção de Luigi e François Riccoboni. Com a devida vênia de um salto histórico, dirigimos nossa investigação aos escritos teatrais de Bertolt Brecht e à formulação de sua estética para o palco germânico do século XX.
    • Nome do projeto: O Palco das Luzes - do Drama Burguês ao Teatro Dialético (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, G. , MATOS, L. F. B. F. .
      Descrição: Pesquisa de Mestrado. Apresenta os aspectos centrais da arte do ator, segundo Denis Diderot, bem como dialoga com autores setecentistas que o precederam na reflexão poética da arte dramática, a exemplo de Pierre Rémond de Sainte-Albine, John Hill e Antonio Sticotti. O objetivo desta pesquisa é o de analisar os argumentos da tradição que preconiza a sensibilidade, bem como aqueles que se opõem a esta, pressupondo, deste modo, o princípio racional no âmbito da interpretação. A ideia de "paradoxo", tal como fora exposta por Diderot em seu 'Paradoxo sobre o Comediante', é o nosso escopo. Por meio do estudo da convenção dramática, percorremos os fundamentos do Drama Burguês até chegarmos ao Teatro Dialético de Bertolt Brecht e sua estética antiaristotélica, a qual repensa o conceito de catarse na aplicação do "efeito de distanciamento".
    • Nome do projeto: O Espírito da Tragédia no Drama Moderno (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, G. , PIMENTA, P. P. G. .
      Descrição: Pesquisa de Doutorado. A presente pesquisa retoma o postulado dos antigos trágicos gregos, com o objetivo de reconstruir o caminho da poesia dramática e delimitar em que momento o verso, que abarcava o teatro de então, deixou de vigorar para ceder espaço à prosa, além de contemplar o sentido estético que acompanha a linguagem do drama moderno e sua comunhão entre o dramaturgo, o ator e o público.
    • Federicci, Gabriel . 'Revirar o mundo' ? Pandemia e recomeço. 2020 - Jurado de concurso literário - giostri editora
    • COSTA, G. . Mesa Nietzsche I. XX Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia na USP.. 2017 - Coordenação de mesa
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da USP
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O ator ilustrado - entre a sensibilidade e a razão
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Escola Estadual Orestes Guimarães:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Professor de Filosofia, Tecnologia e Eletivas
    • Escola Estadual Canuto do Val:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2022 ).
        Outras informações: Professor de Artes, Eletivas (Teatro/Francês)