Gabriel Federicci da Costa
-
Resumo
-
Gabriel Federicci. Doutorando em Literatura Francesa e Comparada do século XVIII e Filosofia, em regime de cotutela entre a Faculté des Lettres da Sorbonne Université, junto ao CELLF (Centre d'étude de la langue et des littératures françaises), e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre, bacharel e licenciado (FEUSP) em Filosofia pela mesma instituição (FFLCH/USP). Bolsista PrInt/CAPES na modalidade de doutorado sanduíche na Sorbonne Université (2023-2024). Especializado em Estética e Filosofia da Arte, com ênfase na teoria e na história do teatro francês do século XVIII. Editor de livros, crítico de teatro e pesquisador. Autor do livro/biografia "Haydée Bittencourt - Esplendor do Teatro" (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, IMESP, 2010). Tradutor de inglês, francês e italiano, traduziu e prefaciou o livro de Michel Saint-Denis, Theatre: The Rediscovery of Style and Other Writings (Editora Perspectiva, 2016). Professor do curso "O Teatro no Cinema" na Escola no Cinema (antigo Espaço Itaú de Cinema) e coordenador do curso "A Questão do Estilo no Teatro" nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade. Curador e proprietário da Coleção Cultural Sérgio Viotti, organiza materiais para exposições e livros destinados ao público das artes cênicas. Crítico de teatro no site Atelier de critique théâtrale (Initiative Théâtre de l'Alliance Sorbonne Université): https://dramasu.hypotheses.org/.
-
-
Livros publicados: 1
- Federicci, Gabriel . Haydée Bittencourt - Esplendor do Teatro. São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP), 2010 . 404p. ISBN: 9788570608949.
-
Trabalhos em Anais: 2
- Federicci, Gabriel . 'Silvie' de Landois: entre tragédie bourgeoise et tragédie du visible. Lettres Sorbonne Université/Centre de Musique Barroque Versailles/Théâtre Molière Sorbonne. In: La dramaturgie du visible. Scénographie, costumes & movement sur la scène de l'Époque moderne 1500-1800 , 2024 , Versailles. La dramaturgie du visible. Scénographie, costumes & movement sur la scène de l'Époque moderne 1500-1800. : , 2024.
- COSTA, G. . A Natureza do Drama em Shakespeare, Diderot e Brecht. In: XVII Encontro Nacional da Anpof , 2017 , Aracaju/SE. Coleção XVII Encontro Anpof: Estética. São Paulo : Anpof, 2016. p. p. 59 - 71.
-
Outras Produções Bibliográficas: 3
- Federicci, Gabriel . O Expoente da Cena na Aurora do Drama. São Paulo : Editora Perspectiva , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
- Federicci, Gabriel ; Saint-Denis, Michel ; Baldwin, Jane . Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos. São Paulo : Editora Perspectiva , 2016 (Tradução)
- Federicci, Gabriel ; KRAUZE, E. ; Lopes, M. ; Gouvêa Dourado, C. . Os Redentores - Ideais e Poder na América Latina. São Paulo : Benvirá/Saraiva , 2011 (Tradução)
-
Apresentações de Trabalho: 10
- Federicci, Gabriel . 'Silvie' de Landois: entre tragédie bourgeoise et tragédie du visible. Lettres Sorbonne Université/Centre de Musique Barroque Versailles/Théâtre Molière Sorbonne. 2024 (Comunicacao)
- Federicci, Gabriel ; NOGUEIRA, L. M. . A Tragédia Grega, o Drama e o Melodrama. 2021 (Conferência)
- COSTA, G. . A Psicologia do Comediante em Diderot. ST Estética. ANPOF. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. 2018 (Comunicacao)
- COSTA, G. . David Garrick - o teatro e suas 'personas'. Colóquio de Estética Moderna e Contemporânea. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura. Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.. 2017 (Comunicacao)
- Federicci, Gabriel . O rito e a redenção trágica em Antígona - da maldição dos Labdácidas à retomada das leis divinas. 2016 (Simposio)
- COSTA, G. . A Natureza do Drama em Shakespeare, Diderot e Brecht. ST Arte, Estética, Literatura. XVII Encontro Nacional ANPOF. Universidade Federal de Sergipe - UFS.. 2016 (Congresso)
- COSTA, G. . As Máscaras da Tragédia. XII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar.. 2016 (Seminário)
- COSTA, G. . O ator ilustrado - entre a sensibilidade e a razão. SIICUSP - 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - Mostra de Destaques IC/IT . FAU/USP.. 2015 (Simposio)
- COSTA, G. . O ator ilustrado - entre a sensibilidade e a razão. SIICUSP - 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - 1a etapa. FFLCH/USP.. 2015 (Simposio)
- Federicci, Gabriel . A Expressão Dramática de Haydée Bittencourt: Da Royal Academy Of Dramatic Art ao Teatro Universitário. Auditório da Escola de Belas Artes/UFMG.. 2010 (Conferência)
-
Programa de Rádio ou TV: 2
- LANZELOTTI, T. ; Federicci, Gabriel . Podcast/entrevista: 'O Mário no Rádio, Mário Lago, o Artista do Brasil'. Teatro Giostri.. 2022 Spotify
- Peixoto, Mariana ; Federicci, Gabriel . Pioneira do teatro, Haydée Bittencourt deixa legado extenso que inclui Belo Horizonte. 2014 Jornal Estado de Minas/Página digital Portal Uai
-
Curso de curta duração ministrado: 5
- Federicci, Gabriel . A Questão do Estilo no Teatro. Oficinas Culturais Oswald de Andrade.. 2018 (Oficina Cultural Oswald de Andrade)
- Federicci, Gabriel . O Teatro no Cinema: A Tragédia Grega. Espaço Itaú de Cinema - Escola no Cinema - Clube do Professor.. 2020 (Espaço Itaú de Cinema - A Escola no Cinema - Clube do Professor)
- Federicci, Gabriel . Estética da Encenação Contemporânea: Atuação e Direção Teatral. Escola Superior de Artes Célia Helena.. 2022 (Escola Superior de Artes Célia Helena - Pós-Graduação)
- Federicci, Gabriel . Jean Cocteau: As Multifaces da Arte Poética. Espaço Itaú de Cinema - Escola no Cinema - Clube do Professor.. 2022 (Espaço Itaú de Cinema - Escola do Professor - Clube do Professor)
- Federicci, Gabriel . Shakespeare: o Gênio Selvagem do 'Som e (da) Fúria'. Espaço Itaú de Cinema - Escola no Cinema - Clube do Professor.. 2021 (Espaço Itaú de Cinema - Escola do Professor - Clube do Professor)
-
Projetos de Pesquisa: 3
-
Nome do projeto: O Palco das Luzes - do Drama Burguês ao Teatro Dialético (2016
- 2020
Natureza: Pesquisa
Integrantes: COSTA, G. , MATOS, L. F. B. F. .
Descrição: Pesquisa de Mestrado. Apresenta os aspectos centrais da arte do ator, segundo Denis Diderot, bem como dialoga com autores setecentistas que o precederam na reflexão poética da arte dramática, a exemplo de Pierre Rémond de Sainte-Albine, John Hill e Antonio Sticotti. O objetivo desta pesquisa é o de analisar os argumentos da tradição que preconiza a sensibilidade, bem como aqueles que se opõem a esta, pressupondo, deste modo, o princípio racional no âmbito da interpretação. A ideia de "paradoxo", tal como fora exposta por Diderot em seu 'Paradoxo sobre o Comediante', é o nosso escopo. Por meio do estudo da convenção dramática, percorremos os fundamentos do Drama Burguês até chegarmos ao Teatro Dialético de Bertolt Brecht e sua estética antiaristotélica, a qual repensa o conceito de catarse na aplicação do "efeito de distanciamento". -
Nome do projeto: A persistência do modelo trágico na estética do drama burguês. (2021
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: COSTA, G. , PIMENTA, P. P. G. , BRET-VITOZ, R. .
Descrição: Pesquisa de Doutorado. Nossa pesquisa se insere em um debate estético sobre a tragédia burguesa francesa do século XVIII e a transposição, no teatro do século das Luzes, do gênero sério, considerado intermediário entre os gêneros extremos, a saber, a tragédia e a comédia, e que será designado no século XIX como drama burguês. Partindo da teorização de Denis Diderot sobre o "sistema dramático", seguimos a trajetória dos elementos constitutivos da tragédia burguesa na medida em que eles são tributários dos processos e modelos da tragédia clássica. Esses elementos são evidenciados pelas posições sociais dos personagens, seus conflitos familiares e pela relação entre as paixões expressas no palco do século XVII e a nova concepção de emoção no século XVIII. Consequentemente, trata-se de verificar, a partir do drama, como esse gênero se posiciona e quais elementos ele retoma diretamente da tragédia clássica. Ao analisar a aplicação das unidades de lugar, ação e tempo, o respeito ou não das regras de decoro e verossimilhança sob uma nova aparência, identificamos o modelo trágico que persiste no coração do drama burguês. Além disso, será necessário concentrar-se na maneira como os personagens são definidos em função de seus valores morais. Por conseguinte, a ideia do "tableau vivant" será reexaminada em conjunto com a análise das rubricas que compõem a especificidade da estética e da dramaturgia domésticas, revelando a psicologia da classe burguesa e seu motor trágico revisitado sob o prisma da encenação, reavaliado pela prosa e sua relação com a narrativa romanesca. Ademais, introduzimos em nosso campo de estudo uma edição crítica da peça 'Silvie' (1742), de Paul Landois, considerada a primeira tragédia burguesa escrita em prosa no contexto francês, evocada por Diderot. Sua fonte de inspiração, além do romance 'Les Illustres Françaises' (1713) de Robert Challe, decorre do modelo dramático inglês, onde a liberdade estética da mistura de gêneros há muito se estabelecera. -
Nome do projeto: O Ator Ilustrado: entre a sensibilidade e a razão (2014
- 2015
Natureza: Pesquisa
Integrantes: COSTA, G. , MATOS, L. F. B. F. .
Descrição: Projeto de Iniciação Científica. A pesquisa teve por objetivo desenvolver uma introdução acerca da representação teatral francesa, a partir do opúsculo 'O Paradoxo sobre o Comediante' (1770), de Denis Diderot, bem como da tradição da Commedia dell'Arte, na concepção de Luigi e François Riccoboni. Com a devida vênia de um salto histórico, dirigimos nossa investigação aos escritos teatrais de Bertolt Brecht e à formulação de sua estética para o palco germânico do século XX.
-
Nome do projeto: O Palco das Luzes - do Drama Burguês ao Teatro Dialético (2016
- 2020
-
Outras produções técnicas: 2
- Federicci, Gabriel . 'Revirar o mundo' ? Pandemia e recomeço. 2020 - Jurado de concurso literário - giostri editora
- COSTA, G. . Mesa Nietzsche I. XX Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia na USP.. 2017 - Coordenação de mesa
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Licenciatura em Filosofia
Nome da Instituição: Faculdade de Educação da USP
Ano de conclusão: 2020
-
Curso: Filosofia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Título: O ator ilustrado - entre a sensibilidade e a razão
Ano de conclusão: 2014
-
Curso: Licenciatura em Filosofia
-
Mestrado:
-
Curso: Filosofia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2020
-
Curso: Filosofia
-
Doutorado:
-
Curso: Filosofia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Filosofia
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 6
-
Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
-
Escola Estadual Orestes Guimarães:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2021 -
2021
).
Outras informações: Professor de Filosofia, Tecnologia e Eletivas
-
Tipo de vínculo: Celetista (2021 -
2021
).
-
Escola Estadual Canuto do Val:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2022 -
2022
).
Outras informações: Professor de Artes, Eletivas (Teatro/Francês)
-
Tipo de vínculo: Celetista (2022 -
2022
).
-
Revista de Teatro - SBAT:
-
Tipo de vínculo: Livre (2023 -
2023
).
Outras informações: Revista de Teatro, n 531, Junho/Julho de 2023. Orgão Oficial da SBAT Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, ISSN 0102-7336. (Coordenação editorial/Editora Giostri).
-
Tipo de vínculo: Livre (2023 -
2023
).
-
Sorbonne Université:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2025 -
Atual
).
Outras informações: Professor temporário (enseignant vacataire) no UFR de Littératures françaises et comparée da Faculté des Lettres de Sorbonne Université.
Outras informações: Professor temporário (enseignant vacataire)
-
Tipo de vínculo: Celetista (2025 -
Atual
).
-
ARTEFILOSOFIA (UFOP):
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Universidade de São Paulo: