Não autenticado |

Maria Thereza Didier de Moraes

    • Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História de Pernambuco (NEPHEPE) situado no Centro de Educação da UFPE. Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004). Trabalha com História, Ensino de História, Literatura e Educação dando ênfase nas questões da experiência estética e formação. Atualmente tem se dedicado aos estudos dos entrelaçamentos entre Cinema e Educação.

       

      Links:    

    • Educação e História
  • Livros publicados: 3
    • MORAES, M. T. D. . Miragens peregrinas: sertão e nação em Euclides da Cunha e Ariano Suassuna. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo - EDUSP, 2012 . 296p. ISBN: 9788531413544.
    • MORAES, M. T. D. ; REZENDE, A. P. M. . Rumos da história: história geral e do Brasil. São Paulo : Atual, 2001 . 640p. ISBN: 8535701699.
    • MORAES, M. T. D. . Emblemas da Sagração Armorial: ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Recife : Editora Universitária UFPE, 2000 . 215p. ISBN: 8573151293.
    • MORAES, M.T.D. . Experiências e Movimentos de Subjetivação no Percurso de Formação: Identidades, Sentimentos e Histórias Revista Lugares de Educação , v. 5 , p. 6 - 19 , 2015. ISSN: 22371451.
    • VALENCA, K. M. ; MORAES, M. T. D. ; MESQUITA, R. . Que importa? Teias (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 16 , p. 83 - 95 , 2015. ISSN: 15185370.
    • MORAES, M. T. D. . Museu de grandes novidades Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 45 , p. 80 - 83 , 2009. ISSN: 18084001.
    • MORAES, M. T. D. ; Fabiana Bruce ; Lucia Falcão . História(s) e ensino de História Cadernos de Estudos Sociais (FUNDAJ) , v. 22 , p. 199 - 210 , 2007. ISSN: 01024248.
    • MORAES, M. T. D. . A revolta do futuro Pernambucanidade: o desafio de renovar-se , v. , p. 96 - 100 , 1997. ISSN: .
    • MORAES, M. T. D. . La Regina de mezzagiorno e le origini delle favelas Ágalma: Rivista di studi culturali e di estetica , v. , p. 84 - 94 , 2003. ISSN: 8353266X.
    • MORAES, M. T. D. . A nação como construção CLIO. Série Arqueológica (UFPE) , v. 21 , p. 137 - 160 , 2005. ISSN: 01026003.
    • MORAES, M. T. D. . Conversas sobre o popular e o erudito na cultura do nordeste Projeto História (PUCSP) , v. 18 , p. 269 - 285 , 1999. ISSN: 01024442.
    • MORAES, M. T. D. . Insígnias de um Reino Desejado CLIO. Série História do Nordeste (UFPE) , v. 15 , p. 113 - 140 , 1994. ISSN: 01029487.
    • MORAES, M. T. D. . O Armorial e o Lúdico: a estética e/ou a política Boletim de Pesquisa , v. , p. - , 1991. ISSN: .
    • MORAES, M. T. D. ; SILVA, T. S. A. . Cinema-experiência ou modos de habitar a educação. Entre textos e contextos: caminhos do ensino de história, v. 1, p. 9 - 555, 2016.
    • MORAES, M. T. D. ; TELES, R. . O ENSINO DE HISTÓRIA(S) E DA MATEMÁTICA: EM RITMO DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, v. 1, p. 1 - 47, 2012.
    • MORAES, M. T. D. ; Lucia Falcão . A ARTE DAS PALAVRAS: EXPERIÊNCIA, LITERATURA E FORMAÇÃO. MEMÓRIA, HISTÓRIA E CORDEL EM ALAGOAS, v. , p. 1 - 238, 2014.
    • MORAES, M. T. D. . O fazedor de caminhos. Casario - Mano Victor, v. , p. 15 - 24, 2012.
    • MORAES, M. T. D. ; Sergio Abranches . Ensino de história e construção do currículo por competências. Educadores em Rede:articulando a diversidade e construindo singularidades, v. 8, p. 05 - 322, 2008.
    • MORAES, M. T. D. ; Lucia Falcão ; CARVALHO, L. F. ; Braulio Tavares ; Douglas Machado ; Eleuda Carvalho ; HOLANDA, L. ; Carlos Newton Júnior ; Ricardo Bigi Aquino . Do amor e da esperança em Ariano Suassuna. Ode à Ariano Suassuna: celebrações dos 80 anos do autor na Universidade Federal de Pernambuco, v. , p. 5 - 176, 2007.
    • MORAES, M. T. D. ; SILVA, T. S. A. . CINEMA-EXPERIÊNCIA OU MODOS DE HABITAR A EDUCAÇÃO. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, POÉTICA E EDUCAÇÃO , 2015 , JUIZ DE FORA. HABITAR POETICAMENTE A EDUCAÇÃO. : , 2015.
    • MORAES, M. T. D. ; VALENCA, K. M. . Cinema-experiência: o que aprendemos vendo filmes?. In: 6º SBECE Seminário Brasileiro de Estudos culturais e educação e 3º SIECE Seminário Internacional de Estudos Culturais e educação , 2015 , Canoas. Educação, transgressões, narcisismos. : , 2015.
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. ; SILVA, M. M. . Reflexões sobre o ensino dos conhecimentos históricos nos anos iniciais do ensino fundamental. In: XXI EPENN Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste , 2013 , Recife. Internacionalização da educação e desenvolvimento regional. : , 2013.
    • MORAES, M. T. D. . Vidas e histórias: de como se faz tessituras de formação. In: III Jornadas de Histórias de Vida em Educação , 2012 , Porto - Portugal. III Jornadas de Histórias de Vida em Educação. : , 2012.
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. ; SILVA, Margarete Maria . Conhecimento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas experiências de formação docente. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste , 2011 , Manuaus. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Culturas e Diversidades. Manaus : Editora Valer, 2011.
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. ; SILVA, Margarete Maria . Conhecimento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas experiências de formação docente. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste , 2011 , Manuaus. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Culturas e Diversidades. Manaus : Editora Valer, 2011.
    • FREIRE, E. C. ; MORAES, M. T. D. ; SILVA, Margarete Maria . Diferentes linguagens na formação docente para o ensino de história - Ensino de história: memorias, sensibilidades e produção de saberes. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - III Encontro Internacional de Ensino de HIstoria , 2012 , Campinas -SP. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas _SP : UNICAMP, 2012.
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. ; SILVA, Margarete Maria . Conhecimento histórico e o cenário de novos mapas culturais. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - III Encontro Internacional de Ensino de HIstoria , 2012 , Campinas -SP. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas _SP : UNICAMP, 2012.
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. ; SILVA, Margarete Maria . Conhecimento histórico e o cenário de novos mapas culturais. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - III Encontro Internacional de Ensino de HIstoria , 2012 , Campinas -SP. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas _SP : UNICAMP, 2012.
    • FREIRE, E. C. ; MORAES, M. T. D. ; SILVA, Margarete Maria . Diferentes linguagens na formação docente para o ensino de história - Ensino de história: memorias, sensibilidades e produção de saberes. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - III Encontro Internacional de Ensino de HIstoria , 2012 , Campinas -SP. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. São Paulo : , 2012.
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. ; SILVA, Margarete Maria . Conhecimento histórico nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas experiências de formação docente. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste , 2011 , Manaus. Educação, culturas e diversidade. Manaus : Valer, 2011. p. 347 - 348.
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. ; SILVA, Margarete Maria . Conhecimento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas experiências de formação docente. In: XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE (EPENN) , 2011 , Manaus. EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES. : , 2011. p. 1 - 11.
    • MORAES, M. T. D. ; Lucia Falcão . Exercícios de Pensamento: narrativas e ensino de história na contemporaneidade.. In: VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de HIstória. Perspectivas do Ensino de História: Ensino de História, Cidadania e Consciência Histórica , 2009 , Uberlandia. Perspectivas do Ensino de História: Ensino de História, Cidadania e Consciência Histórica. : , 2009.
    • MORAES, M. T. D. . Sertão e identidade nacional: Euclides da Cunha e Ariano Suassuna. In: V Congresso Internacional Brazilian Studies Association (BRASA V) , 2000 , . Anais do V Congresso Internacional Brazilian Studies Association (BRASA V). Recife : ???, 2000. p. 55 - 55.
    • CUNHA, A. V. C. S. ; LIMA, Marta Margarida de Andrade ; MORAES, M. T. D. . História e ensino. In: 3º Encontro Cultura e Memória , 2007 , Recife. 3º Encontro Cultura e Memória - História, Cultura e Sentimento. Recife : ???, 2007. p. 20 - 20.
    • Fabiana Bruce ; Lucia Falcão ; MORAES, M. T. D. . Linguagens visuais, sonoras e literárias no Ensino de História e a fabricação de identidades no mundo contemporâneo. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História , 2007 , Natal. VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal : EDUFRPE, 2007. p. 55 - 55.
    • Fabiana Bruce ; Lucia Falcão ; MORAES, M. T. D. . Linguagens visuais, sonoras e literárias no Ensino de História e a fabricação de identidades no mundo contemporâneo. In: VI Encontro Estadual de História , 2007 , Recife. Anais do VI Encontro Estadual de História. Recife : ?, 2007. p. 1 - 10.
    • MORAES, M. T. D. . O Brasil de Suassuna no mito da Ilha Brasil. In: IX Congresso Internacional , 2004 , Porto Alegre. Travessias. Rio Grande do Sul : Metrópole Indústria Gráfica, 2004. p. 287 - 287.
    • MORAES, M. T. D. . Sertão Castanho: paisagem de sentimento numa canção para Orfeu. In: IX Congresso Internacional Abralic , 2004 , Porto Alegre. Travessias. Rio Grande do Sul : Métropole Indústria Gráfica, 2004. p. 171 - 171.
    • MORAES, M. T. D. ; SILVA PINTO, A. C. A. ; SILVA, Margarete Maria . Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História em Pernambuco - NEPHEPE. In: I Congresso Regional de Arquivologia no Nordeste , 2007 , Recife. I Congresso Regional de Arquivologia no Nordeste. : , 2007. p. 18 - 18.
    • MORAES, M. T. D. . Narrativas Comtemporâneas e Ensino de História. In: VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História , 2008 , São Paulo. Metodologias e Novos Horizontes. São Paulo : FEUSP, 2008. p. 134 - 135.
    • MORAES, M. T. D. . Identidades, Narrativas e Ensino de História na Contemporaneidade. In: 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação , 2008 , Rio Grande do Sul. 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - Pedagogias sem fronteiras. : , 2008.
    • MORAES, M. T. D. . Identidades, Narrativas e Ensino de História na Contemporaneidade. In: 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação , 2008 , Canoas- Rs. Anais do 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação: Pedagogia sem Fronteiras. Rio Grande do Sul : Editora da ULBRA, 2008. p. 113 - 114.
    • MORAES, M. T. D. . Itinerários de utopias e imagens literárias. In: I Encontro Regional em História Social e Cultural , 2007 , Recife. I Encontro Regional em História social e Cultural. Recife : EDUFRPE, 2007. p. 52 - 52.
    • MORAES, M. T. D. ; Fabiana Bruce ; Lucia Falcão . Linguagens e ensino de História no mundo contemporâneo. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História , 2007 , Natal. Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal : Editora da UFRN, 2007. p. 01 - 09.
    • MORAES, M. T. D. . Utopia de Brasil no sertão encantado de Ariano Suassuna. In: III Simpósio Nacional de História Cultural , 2006 , Florianópolis. Anais do [Recurso Eletrônico] / III Simpósio Nacional de História Cultural -Mundos da Imagem: Do texto ao Visual (3: 2006 Florianóplois, SC).. Florianópolis : Clicdata Miltimídia, 2006.
    • MORAES, M. T. D. . Identidade Nacional e Sertão na Obra de Euclides da Cunha. In: XXI Simpósio Nacional, História no Novo Milênio , 2001 , Niterói. História no Novo Milênio, entre o individual e o coletivo. Niterói : Universidade Federal Fluminense, 2001. p. 186 - 186.
    • MORAES, M. T. D. . A imagem no ensino de história: fotografia, memórias e histórias. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História , 1999 , Ijuí. IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História - Série Eventos Acadêmicos. Ijuí : Unijuí, 1999. p. 32 - 32.
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. . Assessoria da reelaboração da Política de Ensino da rede Municipal do Recife. 2014 (Assessoria)
    • MORAES, M. T. D. . Curso de Férias da Escolinha de Arte do Recife. 2014 (Consultoria)
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. ; LIMA, M. M. ; ANDRADE, J. . Oficna de elaboração dos programas de ensino de ciências humanas para a educação básica em Pernambuco. 2013 (Consultoria)
    • MENEGUELLO, C. ; MORAES, M. T. D. . Curso de formação continuada à distância da 5ª Olimpíada Nacional de História do Brasil. 2013 (Consultoria)
    • MORAES, M. T. D. . Parecerista da Revista Angelus Novus - Pós-Graduação em História da USP. 2012 (Parecer)
    • MORAES, M. T. D. . Avaliadora do Relatório Final do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPE e Resumos do XIX CONIC. 2012 (Parecer)
    • MORAES, M. T. D. . Consultora Especializada da Terra roxa e outras terras- Revista de estudos literários. 2012 (Parecer)
    • MORAES, M. T. D. . Avaliador Ad Hoc da Revista CLIO - Revista de Pesquisa Histórica. 2012 (Parecer)
    • MORAES, M. T. D. . Avaliador Ad Hoc de Projetos de Pesquisa do Instituto Federal de Santa Catarina. 2012 (Parecer)
    • MORAES, M. T. D. . Parecerista do V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2012 (Parecer)
    • MORAES, M. T. D. . CONHECENDO O ACERVO DO CENTRO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO - CEMEPE: CATALOGAÇÃO E OFICINAS TEMÁTICAS. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • MORAES, M. T. D. . Comitê Científico do VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas / HISTEDBR. 2009 (Parecer)
    • MORAES, M. T. D. . Programa de Formação Continuada da rede municipal de Camaragibe. 1998 (Consultoria)
    • MORAES, M. T. D. . Capacitadora em História. 1997 (Consultoria)
    • MORAES, M. T. D. . Capacitação em Educação Infantil na área de Estudos Sociais. 1996 (Assessoria)
    • MORAES, M. T. D. . PROJETOS DA SEÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA DIVISÃO DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE SÃO PAULO. 1992 (Elaboracao_de_projeto)
    • MORAES, M. T. D. . CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE GRAVATÁ. 2005 (Consultoria)
    • MORAES, M. T. D. . Ar(amor)ial: amor e experiência de leitura em Ariano Suassuna. 2014 (Conferência)
    • MORAES, M. T. D. ; CORREIA, S. L. . Cultura, ética e estética na educação literária. 2013 (Seminário)
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. . Reflexões sobre o ensino dos conhecimentos históricos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. . Experiências de formação e movimentos de subjetivação: identidades, memórias e histórias. 2011 (Outra)
    • MORAES, M. T. D. . Vidas e histórias: de como se faz tessituras de formação. 2012 (Outra)
    • MORAES, M. T. D. ; FREIRE, E. C. ; SILVA, Margarete Maria . Conhecimento histórico e o cenário de novos mapas culturais. 2012 (Comunicacao)
    • FREIRE, E. C. ; MORAES, M. T. D. ; SILVA, Margarete Maria . Diferentes linguagens na formação docente para o ensino de história - Ensino de história: memorias, sensibilidades e produção de saberes. 2012 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. . Educação, arte e o amor pelas perguntas. 2010 (Conferência)
    • MORAES, M. T. D. . Identidade nacional e Sertão na obra de Euclides da Cunha. 2001 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. . Linguagens visuais, sonoras e literárias no ensino de História: a fabricação de identidades no mundo contemporâneo. 2007 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. . Sertão e identidade nacional: Euclides da Cunha e Ariano Suassuna. 2000 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. ; SILVA PINTO, A. C. A. ; SILVA, Margarete Maria . Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História em Pernambuco - NEPHEPE. 2007 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. ; Lucia Falcão . Exercício de pensamento: narrativas e ensino de história na contemporaneidade. 2009 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. . A remodelação de São Paulo e o escritório técnico Ramos de Azevedo. 1991 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. . EMBLEMAS DA SAGRAÇÃO ARMORIAL (1970-76). 1994 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. . O Brasil de Suassuna no mito da Ilha Brasil. 2003 (Simposio)
    • MORAES, M. T. D. ; Fabiana Bruce ; Lucia Falcão . Linguagens visuais, sonoras e literárias no ensino de História: a fabricação de identidades no mundo contemporâneo. 2006 (Comunicacao)
    • MORAES, M. T. D. . Utopia de Brasil no sertão de Ariano Suassuna. 2006 (Conferência)
    • MORAES, M. T. D. . Olhares sobre educação e formação - as experiências se entrecruzam: subjetivação, memoria e ética. 2011
    • MORAES, M. T. D. . Coordenação do Simpósio temático: formação de professores, ensino de história e contemporaneidade. 2011 (ANPUH)
    • MORAES, M. T. D. . CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA. 1996 (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES)
    • MORAES, M. T. D. . Luta Política e Classe Trabalhadora em Pernambuco. 1987
    • MORAES, M. T. D. . História da Associação dos Moradores da Mustardinha. 1987
    • SILVA, A. M. P. ; MORAES, M. T. D. ; FIILHO, P. A. S. ; CARVALHO, M. J. M. . Baquaqua. 2012 (Material didático para formação de professores)
    • MORAES, M. T. D. ; LIMA, Marta Margarida de Andrade ; FREIRE, E. C. ; BARBOSA, M. L. . Seminário de planejamento e produção de material do pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2014 (Autoria de texto)
    • Nome do projeto: Linguagens visuais, sonoras e literárias no ensino de história e a fabricação de identidades no mundo contemporâneo (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, M. T. D. .
      Descrição: O projeto conta com a participação de três pesquisadoras. Maria Thereza Didier (UFPE), Lúcia Falcão (UFRPE) e Fabiana Bruce(UFRPE).O nosso objeto de pesquisa é o estudo de linguagens sonoras, literárias e visuais no ensino de história como possibilidade de compreender a fabricação de identidades no mundo contemporâneo. É necessário afirmar, porém, que estas linguagens não serão utilizadas com o intuito de motivar o aluno, mas de proporcionar uma reflexão sobre estes registros no sentido de ampliar a capacidade de leitura dos movimentos de subjetivação da contemporaneidade
    • Nome do projeto: Conhecimento Histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, M. T. D. , FREIRE, E. C. .
      Descrição: O projeto objetiva analisar a forma como vem se configurando a construção do conhecimento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife em relação às inquietações do mundo contemporâneo e a emergência de novos mapas culturais.
    • Nome do projeto: Narrativas de professores e perspectivas de conhecimento (histórias, memórias, movimentos): por uma formação da diferença. (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, M. T. D. .
      Descrição: Analisar as narrativas dos professores sobre suas experiências e investigar quais as suas perspectivas de formação no mundo contemporâneo
    • Nome do projeto: Repensando o ensino de história no curso de pedagogia da UFPE (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, M. T. D. , FREIRE, E. , SILVA, M. M. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo compreender em que medida as experiências de estudo dos fundamentos do ensino de história vivenciadas a partir de diferentes linguagens poderão favorecer as práticas de ensino dos conhecimentos históricos nos anos iniciais da escolaridade. A relevância desta investigação diz respeito a necessidade de discutir sobre a prática pedagógica vivenciada na formação de docentes para o ensino dos conhecimentos históricos nos anos iniciais.Tomaremos como campo da investigação, o curso de pedagogia da UFPE por ser o nosso campo de atuação na formação de professores e professoras, por conseguinte o lócus de vivência das experiências com as diferentes linguagens que vimos desenvolvendo na disciplina fundamentos do ensino de história. Nossa investigação apoia-se nas perspectivas teórico-metodológicas da História Cultural e dos Estudos Culturais.
    • Nome do projeto: Por uma história lúdica:mapeamento dos usos de jogos no ensino de história em escolas da Rede Pública Estadual de Pernambuco (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, M. T. D. , Lucia Falcão , SILVA, L. V. .
      Descrição: Novos olhares sobre a história escolar nos encaminham para a compreensão de que precisamos construir processos educativos em que alunos e docentes possam aprender uns com os outros, em que ensinar é desconstruir o que a educação tem de rotinizada, deserotizada, fragmentada, monótona ou massificada. A utilização de jogos no ensino de História tem sido abordada como uma possibilidade de renovação das atividades didáticas. Não se deve eleger um recurso didático ou perspectiva teórica como possíveis de salvar a educação. A presença de jogos pode ser notada no cotidiano de escolas públicas estaduais, como constatamos em levantamento inicial prévio. Entendemos que essas práticas precisam ser investigadas, para que possamos descobrir as concepções teóricas que as subsidiam e seus efeitos na aprendizagem, nas interações sociais em sala de aula, e, ainda, quais os deslocamentos provocados no ensino de história contemporâneo. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso de jogos no ensino de história em escolas de Referência no Ensino Médio da rede pública estadual de Pernambuco.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Universidade Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
        Outras informações: Professora associada
    • ESCOLA PARQUE DO RECIFE:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1988 ).
        Outras informações: PROFESSORA
    • APOIO Grupo de Educação Integrada:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1995 ).
        Outras informações: PROFESSORA
    • Universidade Federal Rural de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Ministrou a disciplina; O recife através da literatura (60hs) no Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura Regional
        Outras informações: não