Não autenticado |

Ricardo Toshihito Saito

    • Professor em trans-formação de Língua Inglesa e Práxis Pedagógicas no Ensino de Língua Inglesa no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Doutor e Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente realiza pesquisa relacionada aos processos de Decolonialidades na Trans-Formação de Professores, Letramentos Freireanos e Práticas Translíngues por meio da co-construção de webcurrículos coletivos. Possui experiência e atua nas seguintes áreas: Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagens de Línguas e Linguagens, e Formação de Professores por meio de Práticas Translíngues e Letramentos Multimidiáticos. É líder do Grupo de Pesquisa LET-WEB, Letramentos, Educação, Tecnologias e Webcurrículos, e membro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo III: Linguagens e Decolonialidade, sob coordenação da Professora Dra. Ana Paula Duboc e Professor Daniel Ferraz, por meio de Grupo BATOCRRAM, BAhia, TOCantins, RoRaima e AMazonas. ORCID 0000-0001-7943-1003

       

      Links:    

    • Elaboração e preparação de material didático para o curso de língua inglesa
    • Coordenação de Professores do Centro de Idiomas SENAC
    • Elaborar novas linhas de ensino-aprendizagem do letramento em Língua Japonesa
    • Elaboração de material didático para o curso de Língua Japonesa
    • Pesquisa e elaboração de material para professores e estudantes de Língua Inglesa
    • Consultoria de Idiomas através da internet para alunos e professores
    • SAITO, RICARDO . Critical Trans-literacies in a teacher trans-formation course: media, textbooks and processes of decolonialities Calidoscópio , v. 19 , p. 451 - 462 , 2022. ISSN: 21776202.
    • SAITO, RICARDO TOSHIHITO . DECOLONIALITIES AND MULTIMODAL LITERACIES IN A TEACHER-FORMATION COURSE / Decolonialidades e letramentos multimodais em um curso de trans-formação de professores Pensares em revista , v. 22 , p. 57 - 74 , 2021. ISSN: 23172215.
    • SAITO, RICARDO TOSHIHITO . Designs de Webcurriculum e descolonialidades in-devir: os recursos digitais como ferramentas para as práticas de ensino e aprendizagem ILHA DO DESTERRO , v. 74 , p. 393 - 413 , 2021. ISSN: 21758026.
    • SAITO, RICARDO TOSHIHITO . EM BUSCA DE NOVOS DESIGNS PEDAGÓGICOS: ETNOGRAFIA E A CO-CONSTRUÇÃO DE REDES DE CONHECIMENTO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA / In search of new pedagogical designs: ethnography and the co-construction of knowledge networks in a language teaching education program Pensares em revista , v. 2 , p. 92 - 108 , 2019. ISSN: 23172215.
    • MENEZES DE SOUZA, LYNN MARIO TRINDADE ; CHAVES, ADRIANA ; OLIVEIRA, MARCIA LISBÔA COSTA DE ; SAITO, RICARDO ; GATTOLIN, SANDRA . PARCERIA ACADÊMICA E ESPERANÇA EQUILIBRISTA: UMA CONVERSA COM LYNN MARIO TRINDADE MENEZES DE SOUZA / Academic partnership and balancing hope: a dialogue with Lynn Mario Trindade Menezes de Souza Pensares em revista , v. 2 , p. 162 - 172 , 2019. ISSN: 23172215.
    • SAITO, R. T. . Educação, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Linguagens por meio das quadro-telas ? o papel das mídias na Educação. Educomunicação: caminhos entre a pesquisa pesquisa e a formação no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, v. , p. 353 - 368, 2021.
    • SAITO, R. T. . Avaliação Formativa em Reconstrução: a práxis freiriana no processo de aprendizagem da Língua Inglesa. OLHARES, SABERES E PARTILHAS: A PESQUISA EM MOVIMENTO, v. 1, p. 9 - 20, 2012.
    • SAITO, R. T. . Da lousa digital interativa aos webcurrículos coletivos: uma narrativa de co-construção colaborativa. In: V Seminário Web Currículo Educação e Cultura Digital , 2017 , São Paulo. V Seminário Web Currículo Educação e Cultura Digital. São Paulo : PUC-SP, 2017. p. 177 - 186.
    • SAITO, R. T. . Creativity and Motivation: Art as a Medium towards a cross-curricular approach. In: XI BRAZ-TESOL National Convention , 2008 , Fortaleza. XI BRAZ-TESOL National Convention. : , 2008.
    • SAITO, R. T. . Children´s Literature and Emergent Literacy: home and school practices. In: XI BRAZ-TESOL Nactional Convention , 2008 , Fortaleza. XI BRAZ-TESOL Nactional Convention. : , 2008.
    • SAITO, R. T. . Origami: an art medium to enhance language learning and other intelligences. In: XXI Spring Conference - APLIESP , 2007 , São Paulo. XXI Spring Conference. : , 2007.
    • SAITO, R. T. . Origami and Story Telling - a way to enhance literacy. In: 7th Southern Cone TESOL Convention , 2007 , Buenos Airtes. 7th Southern Cone TESOL Convention. : , 2007.
    • SAITO, R. T. . Brainteasing Student's Mind through Game-like Activities. In: BRAZ-TESOL, SIG Event , 2005 , São Paulo. www.braz-tesol.org.br. : , 2005.
    • SAITO, R. T. . Paulo Freire's Praxis through Game-like activities in a Public School in Brazil. In: TEXFlec 2006 Texas Foreign Language Education Conference , 2006 , Austin, TX. TEXFlec2006 web site. : , 2006.
    • SAITO, R. T. . Visual Art as a Language Learning Medium. In: 40th TESOL Conference , 2006 , Tampa, FL. 40th TESOL Program Book. : , 2006.
    • SAITO, R. T. . Paulo Freire e a Teoria das Múltiplas Inteligências na aula de inglês em uma escola pública. In: XXI JELI - Jornada de Ensino da Língua Inglesa , 2005 , Sorocaba, São Paulo. Caderno de Resumos do XXI JELI. : , 2005.
    • SAITO, R. T. ; TAMBELLI, M. . Role The of Games in the Classroom Interaction. In: 57th União Cultural Teacher's Seminar , 1998 , São Paulo. 57th União Seminar caderno de resumos. : , 1998.
    • SAITO, R. T. . Towards Learners Autonomy ? Practical Ideas for Your Lessons. In: SBS Teacher's Refresher Course , 1998 , Sao Paulo. caderno de resumos. : , 1998.
    • SAITO, R. T. . Language Awareness at Intermediate Levels through Writing. In: VII BRAZ-TESOL National Convention , 1998 , Recife. VII BRAZ-TESOL Caderno de resumos. : , 1998.
    • SAITO, R. T. . Making Learning Fun ? Practical Ideas for Your Lessons. In: Cultura Inglesa Refresher Seminar , 1998 , São Paulo. caderno de resumos. : , 1998.
    • SAITO, R. T. . Development in ELT towards Collaborative Learners? Autonomy. In: TS Idiomas , 1999 , São Paulo. caderno de resumos. : , 1999.
    • SAITO, R. T. . The Development of the Cognitive and Metacognitive Strategies through Games. In: Instituto de Idiomas Roosevelt , 1999 , São Paulo. caderno de resumos. : , 1999.
    • SAITO, R. T. . Making Learning Fun - The role of games in the classroom interaction. In: Yázigi International - Oficina de atualização de professores , 1999 , São Paulo. caderno de resumos. : , 1999.
    • SAITO, R. T. . The Media as a tool to enhance language competence. In: VIII BRAZ-TESOL National Convention , 2000 , São Paulo. VIII BRAZ-TESOL Caderno de Resumos. : , 2000.
    • SAITO, R. T. . A Transdisciplinaridade na aula de Língua Inglesa ? educar criando e montando objetos artísticos: uma ferramenta para fortalecer a autonomia e auto-estima dos alunos e a sua socialização.. In: XX JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa , 2004 , Mogi das Cruzes. XX JELI - Caderno de Resumos. : , 2004.
    • SAITO, R. T. . Arts in the English Lesson at Public Schools. In: X BRAZ-TESOL National Convention , 2004 , Belo Horizonte. X BRAZ-TESOL Caderno de Resumos. : , 2004.
    • SAITO, R. T. . Reorganizing the Verb Tense System. In: X BRAZ-TESOL National Convention , 2004 , Belo Horizonte. X BRAZ-TESOL National Convention. : , 2004.
    • SAITO, R. T. . Paulo Freire ? A praxis de Paulo Freire na sala de aula de Língua Inglesa. In: XVIII APLIESP Spring Conference , 2004 , Caraguatatuba. XVIII Spring Conference - Caderno de Resumos. : , 2004.
    • SAITO, R. T. . O papel do origami no desenvolvimento lingüístico e cognitivo. In: XVIII APLIESP Spring Conference , 2004 , Caraguatatuba. XVIII Spring Conference - Caderno de Resumos. : , 2004.
    • SAITO, R. T. ; MIZAN, S. ; OLIVEIRA, M. L. C. . Professoras e Professores em TRANS-Formação: trais-linguajando letramentos e processos de decolonialidades no Sul Global a partir do Sul Global. 2021 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . Reading the worlds otherwise: Critical Media Literacies and Visual Literacies in a Teacher trans-formation Course.. 2021 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . Webcurriculum designs in the most African city in BrazilL: Multicultural Discourses, Literacies and Decolonialities. 2019 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . Processos de decolonialidades e as quadro-telas no ensino e aprendizagem de línguas e linguagens, maternas e estrangeiras. 2020 (Seminário)
    • SAITO, R. T. . Descontruções de mitos e crenças no ensino de línguas estrangeiras. 2020 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . Quando a Escola vira tela: da ecologia das telas à ecologia dos saberes. 2019 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . Educação, Ensino e Aprendizagem de línguas e linguagens por meio das quadro-telas ? o papel das mídias na Educação. 2018 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . Da Cultura Grafocêntrica às Práticas Translíngues mediatizadas pelas midias digitais: a co-construção de webcurrículos na Educação, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Linguagens. 2018 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . From the digital interactive whiteboard to the collective web-based curricula: agencies, literacies and translingual practices in an English Language Program. 2017 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . Da lousa digital interativa aos webcurrículos coletivos: uma narrativa de co-construção colaborativa. 2017 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . Translingual Practices and other Literacies. 2017 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . Digital Culture and New Literacies: the four screens and the open ELL curriculum. 2016 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Digital Culture and New Literacies. A rizhomatic Approch to ELL through wikis. 2016 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Transletramentos da Cultura Digital através de wikis em um curso de língua adicional inglês. 2015 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . Do quadro-negro às quadro-telas: desterritorialização e reterritorialização dos Novos Letramentos através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. 2015 (Seminário)
    • SAITO, R. T. . Novos Letramentos da Cultura Digital através das wikis: a construção de um currículo escolar coletivo em um curso de língua estrangeira: inglesa. 2015 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . Formative Assessment in Reconsctruction: Paulo Freire's Praxis in an ELL environment. 2012 (Comunicacao)
    • SAITO, R.T. ; SAITO, R. T. . Technology in the classroom - a bridge to student's real world. 2010 (Conferência)
    • SAITO, R. T. ; FARCETTA, M. . Inclusive Education (IE): some reflections upon kinesthetic experimentations and fostering IE experimentatios. 2011 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Avaliação Formativa em Reconstrução: a práxis freiriana no ensino de língua inglesa. 2012 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Origami e Narrativas Infantis. 2008 (Outra)
    • SAITO, R. T. . Origami e Matemática. 2008 (Outra)
    • SAITO, R. T. . Children´s Literature and Emergent Literacy - Home and School Practices. 2009 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . Towards Learners Autonomy - Practical Ideas for your Lessons. 1998 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. ; TAMBELLI, M. . Role of Games in the classroom interaction. 1998 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Language Awareness at Intermediate Levels through writing. 1998 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . The Development of Cogntive and Metacognitive Strategies through games. 1999 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . Making Learning Fun - the role of games in the classroom interaction. 1999 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . Development in ELF towards collabortive learner´s autonomy. 1999 (Comunicacao)
    • SAITO, R. T. . The Media as Tool to enhance language competence. 2000 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . Reorganizing the VERB TENSE system. 2004 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . O papel do origami no desenvolvimento lingüístico e cognitivo. 2004 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Arts in the English Lesson at Public Schools. 2004 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . A transdisciplinaridade na aula de Língua Inglesa. 2004 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Paulo Freire, Ensino de Lingua Inglesa na Escola Pública. 2005 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Paulo Freire e a Teoria das Múltiplas Inteligências. 2005 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Brainteasing student´s mind throught game-like activities. 2005 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Visual Art as a Language Learning Medium. 2006 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . Paulo Freire's Praxis through game-like activities in a public school in Brazil. 2006 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Origami and story telling - a way to enhance literacy. 2007 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . Origami: an Art medium to enhance language learning and other intelligences. 2007 (Conferência)
    • SAITO, R. T. . Creativity and Motivation: Art as a medium towards a cross-curricular approach. 2008 (Congresso)
    • SAITO, R. T. . Children's Literature and Emergent Lteracy: Home and School Practices. 2008 (Congresso)
    • SAITO, RICARDO TOSHIHITO ; SANTOS, A. A. ; JESUS, J. R. B. ; BRITO, N. A. ; GOES, A. B. H. . XIV SEPESQ - Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. 2021 (Universidade Federal da Bahia)
    • SAITO, RICARDO TOSHIHITO . III Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia ? Ciclo II: Práticas de Letramentos na Formação de Professores de Línguas. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • SAITO, RICARDO TOSHIHITO . IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II - Os Estudos de Letramentos e o Contexto Brasileiro: Expandindo Interpretações. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • SAITO, R. T. . CURSO DE JAPONÊS 1. 1996 (Apostila)
    • SAITO, R. T. . CURSO DE JAPONÊS 3. 1997 (Apostila)
    • SAITO, R. T. ; CORREA, C. M . CURSO DE INGLÊS PARA PRÉ-ADOLESCENTES 3. 2004 (Jogos, apostilas e provas)
    • CORREA, C. M ; SAITO, R. T. . CURSO DE LÍNGUA INGLESA PARA PRÉ-ADOLESCENTES 4. 2004 (Jogos, apostilas e provas)
    • SAITO, R. T. ; CORREA, C. M . CURSO DE LÍNGUA INGLESA PARA PRÉ-ADOLESCENTES 5. 2005 (Jogos, apostila e provas)
    • SAITO, R. T. ; PELEGRINI, R. . CURSO DE LÍNGUA INGLESA PARA PRÉ-ADOLESCENTES 7. 2002 (Jogos, apostila e provas)
    • SAITO, R. T. . CURSO DE JAPONÊS 2. 1996 (Apostila)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Idiomas sem Fronteiras (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SAITO, R. T. .
      Descrição: Coordenador Pedagógico do Núcleo de Extensão do Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal da Bahia.
    • Nome do projeto: Sujeitos das Bahias, Sujeitos nas Bahias (2022 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SAITO, R. T. .
      Descrição: Co-construção de um livro didático para a aprendizagem de Língua Inglesa nível iniciante.
    • Nome do projeto: Núcleo Permanente de Extensão em Letras - Centro de Línguas (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SAITO, R. T. .
      Descrição: Orientador Pedagógico dos cursos de Língua Inglesa do NUPEL, Núcleo Permanente de Extensão em Letras da Universidade Federal da Bahia
    • Nome do projeto: LETWEB - Letramentos, Educação, Tecnologia e Webcurrículos (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SAITO, R. T. .
      Descrição: Esse Grupo de Pesquisa tem como objetivo investigar questões relacionadas aos Letramentos e a Educação por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Licenciatura Plena em Língua Inglesa
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 1997
      • Curso: Linguistica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São João Del-Rei
        Ano de conclusão: 2016
      • Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2016
    • Associação Alumni:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2009 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 2002 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • União Cultural Brasil-Estados Unidos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1998 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1997 ).
        Outras informações: Professor e Coordenador de Língua Inglesa
    • Instituto de Idiomas Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1988 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • KLICK educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • SKILL Aliança Inglesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1988 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Fisk Schools:
      • Tipo de vínculo: Livre (1984 - 1987 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • University of Texas, at Austin:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Teacher Assistant & Art Gallery Supervisor
    • American Town:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2014 ).
        Outras informações: CLT
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Tutor Online - Inglês sem Fronteiras
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: 2020.1 LETB28 - Estágio Supervisionado 1 de Língua Inglesa LETA07 - Pesquisa Orientada 2019.2 LETB28 - Estágio Supervisionado 1 de Língua Inglesa LETB29 - Estágio Supervisionado 2 de Língua Inglesa 2019.1 LETB29 - Estágio Supervisionado 2 em Língua Inglesa 2018.2 LETB29 - Estágio Supervisionado 2 em Língua Inglesa 2018.1 LETB29 - Estágio Supervisionado 2 em Língua Inglesa LETB44 - Língua Inglesa Nível Avançado
        Outras informações: DE
    • Pensares em revista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • PAPÉIS (UFMS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).