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Eduardo Henrik Aubert

    • Doutor em História (2011), Direito (2019) e Letras (2020), Mestre em História (2007), Bacharel em História (2003) Direito (2018) e Letras (2020). Atualmente é Professor de Língua e Literatura Latina na FFLCH-USP. Desenvolveu pesquisa em estágio pós-doutoral na University of Cambridge, entre 2012 e 2014, como bolsista da Royal Society, na USP, entre 2015 e 2017, como bolsista da FAPESP, e na UNICAMP, entre 2020 e 2022, com bolsas da CAPES e da FAPESP. É membro da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e pesquisador associado ao Centre for the Study of the Cultural Heritage of Medieval Rituals, ao Grupo de Estudos de Línguas Indo-Europeias Antigas (GELIEA-USP), ao VERVE - Verbum Vertere - Estudos de Poética, Tradução e História da Tradução de Textos Latinos e Gregos (USP) e ao grupo República das Letras - Estudo de Textos Renascentistas em Latim (USP). Professor Visitante na Universidade da Borgonha (2007-2009), na Universidade de Copenhague (outubro e novembro de 2009), entre outras instituições. Foi professor de Filologia e de Letras Clássicas na UFRJ (2021) e atualmente é professor de Língua e Literatura Latina na FFLCH-USP. Desenvolve suas pesquisas em filologia clássica, com especial atenção para interações disciplinares e problemas de método nas ciências humanas.

       

      Links:    

    • AUBERT, E. H. . A prosa de Catão: historiografia e oratória. São Paulo : Dialética, 2023 . 727p. ISBN: 9786525273754.
    • AUBERT, E. H. . Vidas de Dante: escritos biográficos latinos e vernáculos dos séculos XIV e XV.. Cotia : Ateliê Editorial, 2022 . 308p. ISBN: 9786555800753.
    • AUBERT, E. H. . Ensaio sobre a dogmática jurídica. São Paulo : Almedina, 2022 . 140p. ISBN: 9786556275208.
    • AUBERT, E. H. . A impugnação especificada dos fatos: retórica, história, dogmática. São Paulo : Revista dos Tribunais, 2020 . p. ISBN: 9786550652982.
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . Revista de História (USP): Dossiê A Imagem Medieval: História e Teoria. São Paulo : USP, 2012 . 484p. ISBN: 00348309.
    • AUBERT, E. H. ; RANKIN, S. K. . Notarum Figura: l'écriture musicale et le monde des signes au 9e siècle. Solesmes : Éditions de Solesmes, 2013 . 312p. ISBN: 9782852742314.
    • AUBERT, E. H. . Vidas de Dante: escritos biográficos dos séculos XIV e XV. São Paulo : Ateliê, 2011 . p. ISBN: 1234567890.
    • AUBERT, EDUARDO HENRIK . As sátiras de Ênio: tradução e comentário LETRAS CLÁSSICAS (USP) , v. 2 , p. 3 - 80 , 2024. ISSN: 23583150.
    • AUBERT, EDUARDO HENRIK . As partículas na sintaxe funcional latina: exploração à luz dos textos jurídicos republicanos ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 52 , p. 29 - 56 , 2024. ISSN: 14130939.
    • AUBERT, E. H. . As categorias do verbo latino segundo o jurista Sexto Pompônio (s. II d.C.) Revista do GEL , v. 20 , p. 54 - 80 , 2023. ISSN: 1984591X.
    • AUBERT, E. H. . A memória das Musas e o encanto das Cárites: reflexões em torno do carmen 15 de Baquílides PHAOS (UNICAMP) , v. 23 , p. 1 - 33 , 2023. ISSN: 16763076.
    • AUBERT, E. H. . As condenações de Dante ao exílio e à morte: tradução dos textos e algumas reflexões REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 43 , p. 3 - 22 , 2022. ISSN: 22388281.
    • AUBERT, E. H. . A perspectiva filológica Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 23 , p. 1 - 14 , 2021. ISSN: 19806914.
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    • AUBERT, EDUARDO HENRIK . A morfologia da letra manuscrita: considerações terminológicas voltadas à descrição da minúscula caligráfica LABORHISTÓRICO , v. 7 , p. 29 - 57 , 2021. ISSN: 23596910.
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    • AUBERT, E. H. . Amore, Acceso di Virtù, Sempre Altro Accese: Testemunho de Minha Amizade com Dante. O Meu Dante 1965/2021, v. , p. 303 - 311, 2024.
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    • AUBERT, E. H. . O conceito romano de iurisdictio e a cultura processual contemporânea. História do Processo, v. , p. 133 - 183, 2018.
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    • AUBERT, E. H. . Identité, échange, transformation: genèse de la notation musicale clunisienne. Cluny: les moines et la société au premier âge féodal, v. , p. 145 - 165, 2013.
    • AUBERT, E. H. ; ASFORA, W. C. ; CASTANHO, G. C. G. . L'histoire médiévale au Brésil: structure d'un champ disciplinaire. Le Moyen Age vu d'ailleurs, v. , p. 53 - 118, 2010.
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    • AUBERT, E. H. . 'Figura', de Erich Auerbach: leitura em movimento . Estado da Arte , , 19 set. 2024.
    • AUBERT, E. H. . ?Eu sou como o centro do círculo?: Dante e o amor até a época da Vita Nova . Estado da Arte , , 28 out. 2021.
    • AUBERT, E. H. . Esquema de Auerbach: Uma leitura de Mimesis e uma releitura do Dolce Stil Novo . Estado da Arte , , 23 ago. 2021.
    • AUBERT, E. H. . O texto como hipótese de trabalho: as edições da Comédia de Dante . Estado da Arte , , 29 jul. 2021.
    • AUBERT, E. H. . A gênese do poema sacro: balizas temporais da Divina Comédia . Estado da Arte , , 07 jun. 2021.
    • AUBERT, E. H. . Dante Alighieri: uma vida em cinco documentos . Estado da Arte , , 25 mar. 2021.
    • AUBERT, E. H. ; MODOLO, M. . O gênero de Covid . Roseta , , 22 jun. 2020.
    • AUBERT, E. H. ; MODOLO, M. . Quem testa positivo foi contaminado por estrangeirismo? . Jornal da USP , São Paulo , 08 mai. 2020.
    • AUBERT, E. H. . Cantai e Louvai ao Senhor . Desvendando a História (São Paulo) , , 20 dez. 2006.
  • Trabalhos em Anais: 8
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    • AUBERT, E. H. . System, Norm, and Deviation in Medieval Music: The Evidence from the 11th-Century Aquitanian Graduals. In: International Medieval Conference - University of Leeds 2009 , 2009 , Leeds. International Medieval Conference - University of Leeds 2009. : , 2009.
    • AUBERT, E. H. . Music Literacy and Performance Practice in 11th-Century Aquitaine: The Case of the Gradual and Tonary of Toulouse (Harley 4951). In: Medieval and Renaissance Music 2008 , 2008 , Bangor. Medieval and Renaissance Music 2008. Bangor : Bangor University, 2008. p. 30 - 30.
    • AUBERT, E. H. . 11th-Century Aquitanian Mass Books in Their Fragment(ed) COntext. In: Medieval and Renaissance Music 2010 , 2010 , London. Med-Ren 2010. London : Royal Holloway - University of London, 2010. p. 34 - 34.
    • AUBERT, E. H. . Du texte et de la musique: culture scribale et pratiques d'écriture dans le manuscrit Albi 44. In: Colloque International Notarum Figura: l'écriture musicale et le monde des signes au IXe siècle , 2011 , Auxerre. Colloque International Notarum Figura: l'écriture musicale et le monde des signes au IXe siècle. Auxerre : Centre d'Études Médiévales d'Auxerre, 2011. p. 13 - 13.
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    • AUBERT, E. H. . La pratique de la notation musicale à Cluny. In: III SIRCP , 2010 , Buenos Aires. Actas del III SIRCP. Buenos Aires : II SIRCP, 2010.
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    • AUBERT, E. H. . Confissões: uma chave de leitura. Petrópolis : Vozes , 2020 (Tradução)
    • AUBERT, E. H. . Instituições do direito comum no processo civil brasileiro. São Paulo : Thomson Reuters , 2019 (Tradução)
    • AUBERT, E. H. . O Grande Medo de 1789: seguido de as multidões revolucionárias. Petrópolis : Vozes , 2019 (Tradução)
    • AUBERT, E. H. . Jogos de Imagem Normandos na Itália do Sul: o jogo de xadrez de Carolos Magno (cerca de 1100). : , 2010 (Tradução)
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    • AUBERT, E. H. . As formas da história: a doutrina agostiniana das seis idades do mundo e algumas de suas visualizações no século XII. : , 2011 (Tradução)
    • AUBERT, E. H. . "Contra os judeus, hereges e sarracenos que dizem que nós adoramos ídolos": a arte como ortodoxia. : , 2011 (Tradução)
    • AUBERT, E. H. . A história da alegria: da Bíblia ao Romantismo tardio. São Paulo : Globo Livros , 2010 (Tradução)
    • AUBERT, E. H. . Perotinus Magnus. São Paulo : Signum , 2008 (Tradução)
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    • AUBERT, E. H. . Canto XXXV da Amorosa visione (Boccaccio). : , 2002 (Tradução)
    • AUBERT, E. H. . De Audigier (poema do século XIII). : , 2003 (Tradução)
    • AUBERT, E. H. . Os limbos, in: Signum. : , 2003 (Tradução)
    • AUBERT, E. H. . Plena deo: a elocução da Sibila na poesia augustana e a mimese clássica. 2019 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . O latim jurídico como língua técnica. 2020 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . A história de três fólios: viagem às origens da liturgia cluniacense. 2015 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Uma teoria das iniciais decoradas medievais: estudo de caso do manuscrito Paris, BNF, lat. 780. 2015 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Marc Bloch e as conferências de Cambridge sobre o feudalismo (1938). 2016 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Nova luz sobre as origens da notação neumática: os manuscritos de Saint-Cyr de Nevers (séculos IX a XI). 2013 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Duas iluminuras do ms. Paris, BNF lat 9449: exercício de leitura. 2014 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Uma teoria semiótica das iniciais decoradas medievais: estudo de caso do manuscrito Paris, BNF, lat. 780. 2015 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Os forais portugueses dos séculos XI a XIII. 2017 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . La notation musicale à Dijon, Xe-XIIe siècles. 2013 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Nova clunisiana. 2013 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Liturgical Creativity in Medieval Cluny, or The Story of Three Folios. 2012 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Cur notatur? Musical notation in early Medieval society. 2012 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . A notação musical medieval entre indago veritatis e incertum vestigium. 2012 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Fenomenologia da marginália: notações neumáticas nas margens dos manuscritos de Cluny (séculos X-XI). 2012 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Por uma fenomenologia da marginália: notações musicais nas margens dos livros cluniacenses dos séculos X e XI. 2012 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Les inventions de la musique au Moyen Âge: problématique générale. 2009 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Variantes mélodiques et statut de l'écriture dans les fragments de graduels en Aquitaine (X-XIe s.). 2010 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Melodic Variation in the 11th- and 12th-Century Aquitanian Fragments. 2010 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Mediação e medialização: o Cartulário do Colégio de Hubant e a teoria do laço social. 2010 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . O discurso sobre a notação musical no século IX. 2011 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Notações neumáticas na Idade Média: séculos IX ao XI. 2010 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Du texte et de la musique: culture scribale et pratiques d'écriture dans le manuscrit Albi 44. 2011 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . La naissance de l'écriture neumatique: problématique générale. 2011 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . La pratique de l'écriture du chant à Cluny. 2010 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . The Historiography of Carlo Ginzburg. 2009 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . O Gradual de Cluny (Ms. BNF lat. 1087): análise paleográfica e codicológica. 2010 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . I graduali aquitanici (s. IX-XI). 2010 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Chant in fragments: dismembered books and the fragmentarity of the written medium (11th century Aquitaine). 2010 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Chant in fragments: perspectives on ms. Florence, Biblioteca Medicea-Laurenziana, Ashburnham 62 (18). 2010 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Atelier de paléographie musicale autour de la notation de Cluny aux X-XIe s.. 2010 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . The lives of Dante: biographical writings of the 14th anf 15th centuries. 2010 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Les neumes du IXe siècle: problèmes de datation et d'interprétation. 2009 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Historicising Neumatic Notation: Medieval Neumes as Cultural Artefacts of the Early Modern Times. 2009 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Les régimes graphiques du chant à Réôme: des premiers neumes au dernier livre noté (9e-18e siècles). 2009 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Escribir el canto: las lógicas de la escritura en Gradual y Antifonario de Albi (siglo IX). 2009 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Opacidade, transparência e mediação: a escrita neumática nos Evangeliários carolíngios. 2009 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . A música medieval: epistemologia de um objeto da modernidade. 2009 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Quando ver faz cantar: imagens e neumas no manuscrito latino 1118 - entre performance e performatividade. 2009 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . System, norm and deviation in medieval music: the evidence from the 11th century Aquitanian Graduals. 2009 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Les raisons de l'écriture: les logiques plurielles des neumes dans le Graduel-Antiphonaire d'Albi (Albi, B.M., 44). 2009 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Autour de quelques fragments 'musicaux' repérés aux Archives départementales de la Côte d'Or. 2009 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . The early modern life of medieval neumes. 2009 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Music literacy and performance practice in 11th century Aquitaine: the case of the Gradual and Tonary of Toulouse (ms. BL, Harley 4951). 2008 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Figuration de la musique et musicalité de la figure: les miniatures et les neumes dans le tonaire d'Auch (BNF, ms. lat. 1118). 2008 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Figuration de la musique et musicalité de la figure: les enluminures et les neumes dans le tonaire du manuscrit BNF latin 1118. 2007 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Le son et ses sens dans l'ordo ad consecrandum et coronandum regem (vers 1250). 2006 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Son et rythme au Moyen Age. 2006 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Dante e a biografia histórica: um ensaio. 2005 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Kristin Lavransdatter. 2005 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Le son et ses sens dans l'Ordo ad consecrandum et cornandum regem (vers 1250). 2005 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Abordagens do fenômeno religioso: de Fustel de Coulanges a Marc Bloch. 2004 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Ao raiar do dia, em dois quartos escuros, em alguma parte da Noruega: reflexões sobre Kristin Lavransdatter e as reescritas do passado. 2004 (Conferência)
    • AUBERT, E. H. . Níveis de cultura e grupos sociais: notas à margem de O nascimento do Purgatório. 2004 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . A cultura sonora medieval: apontamentos de pesquisa. 2003 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Entre o ?caminho santo? e o ?caminho vago?: a idéia de viagem e a estrutura narrativa da Commedia. 2003 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Peregrino do amor: Dante e a Commedia cristã. 2002 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Uma sociedade fragmentada e fundamentalmente una: La société féodale e a sociedade feudal. 2002 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. . Problemas de leitura histórica do texto: o exemplo medieval. 2001 (Comunicacao)
    • AUBERT, E. H. ; CLOUZOT, M. . Les inventions de la musique au Moyen Age. 2009 (Centre d'Études Médiévales d'Auxerre)
    • AUBERT, E. H. . Notarum Figura: l'écriture musicale et le monde des signes au IXe siècle. 2011 (Centre d'Études Médiévales d'Auxerre)
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . I Encontro A imagem medieval: história e teoria. 2010 (EHESS e USP)
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . II Encontro A imagem medieval: história e teoria. 2011 (EHESS e USP)
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . III Encontro Internacional A imagem medieval - história e teoria. 2012 (LATHIMM)
    • AUBERT, E. H. ; ARAUJO, A. M. . Ciclo de Palestras: Fato e Narrativa. 2012 (LATHIMM)
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . IV Encontro A imagem medieval: história e teoria. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . V Encontro A imagem medieval: história e teoria. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . VI Encontro A imagem medieval: história e teoria. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . VII Encontro A imagem medieval: história e teoria. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . VIII Encontro A imagem medieval: história e teoria. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • AUBERT, EDUARDO HENRIK ; CARDOSO, I. T. ; REZENDE, A. . Colóquio do Centro de Estudos Clássicos. 2020 (Centro de Estudos Clássicos - Universidade de Campinas)
    • AUBERT, E. H. ; PEREIRA, M. C. C. L. . Debate sore o livro Os três dedos de Adão, de Hilário Franco Jr.. 2011 (LATHIMM-Universidade de São Paulo)
    • AUBERT, E. H. . A medievalidade através da iconografia. 2002 (Universidade de Guarulhos)
    • Nome do projeto: Cantus Burgundiensis: Les fragments de livres de chant grégorien dans les fonds des Archives Départementales en Bourgogne (Côte d?Or, Nièvre, Saône-et-Loire et Yonne) (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: L?objectif de ce projet est de procéder au catalogage de tous les fragments de chant grégorien conservés dans les quatre Archives Départementales en Bourgogne (Côte d?Or, Nièvre, Saône-et-Loire et Yonne ), selon les critères déjà employés pour le fonds provenant de Réôme, qui peuvent être perfectionnés au fur et à mesure des découvertes. Le travail étant d?une grande envergure, on commencera (2011-2013) par les fragments déjà séparés des liasses qu?ils couvraient jadis, car ils présentent moins de problèmes pour le repérage et pour la description. Lors d?une prochaine étape, des campagnes de dépistage seront à prévoir directement dans les étagères des Archives, en collaboration avec les responsables de leur conservation. Il faudra alors s?interroger sur les possibilités de traitement, de restauration et de mise en valeur de ces documents. La forme de ce catalogue sera idéalement double, imprimée et en ligne (avec les images de tous les fragments consultables librement et avec des moteurs de recherche comparables à ceux de la base CANTUS, par exemple : http://publish.uwo.ca/~cantus/). Deux journées d?études, au début et à la fin de ce volet du projet, seront aussi organisées. Le bilan prévu pour 2013 aidera à préparer, avec la collaboration des directeurs des Archives départementales, le deuxième volet du projet, qui intègrera au catalogue antérieur les fragments qui sont toujours cousus aux liasses modernes auxquelles ils servent de reliure.
    • Nome do projeto: Écrire, chanter, agir: les Graduels et Missels notés en notation aquitaine avant 1100 (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: Cette thèse s?occupe des Graduels et Missels notés dans le Sud de la France entre le IXe et le XIe siècle. Son centre d?intérêt est la transformation dans la culture musicale écrite entre la Renaissance carolingienne et la réforme grégorienne (vers 880-vers 1090). Mon argument est que la transformation d?une modalité de transmission exclusivement orale à l?usage généralisé des livres notés n?a pas été un développement inexorable limité à un champ indépendant de la « musique », mais un indice et un agent dans la transformation radicale qui conduisit la société à devenir progressivement dominée par des structures ecclésiastiques hiérarchiques, bien définies et efficaces ? partie du processus de la création de la chrétienté comme un « cadre de vie » structurant l?ensemble de la société. Cette thèse se déroule en deux parties. Dans la premières, je définis la nature de cette culture musicale écrite dans son rapport aux pratiques musicales en présentant en catalogue raisonné des sources (chapitre 1), une étude sémiologique de leur notation (chapitre 2) ainsi qu?une analyse des variantes musicales (chapitre 3). La seconde partie étudie des manuscrits spécifiques qui peuvent être explorés comme des points d?éclairage sur des contextes particulièrement importants : les fonctions de la notation dans le plus ancien Graduel-Antiphonaire conservé du Sud de la France (manuscrit Albi, Bibliothèque Municipale, 44, chapitre 4), la négociation faite par un scribe entre sa maîtrise limitée de l?écriture et son expérience fondamentalement orale (manuscrit Florence, Biblioteca Medicea-Laurenziana, Ashburnham 62, chapitre 6) et l?essai d?introduire la réforme de l?Église à Toulouse (manuscrit Londres, British Library, Harley 4951, chapitre 6).
    • Nome do projeto: Pedro Moacyr Campos e a primeira medievalística acadêmica brasileira (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: Pedro Moacyr Campos (1920-1976), professor de História Medieval na USP e formador de toda uma geração de medievalistas, é hoje muito pouco conhecido, em parte porque suas publicações foram em número reduzido e em parte porque sua memória ficou carregada pelo ambiente político pesado da universidade na década de 1970. O presente projeto pretende apresentar a obra de Pedro Moacyr Campos ao público brasileiro, reunindo as crônicas que publicou entre 1957 e 1962 no jornal O Estado de São Paulo, seus artigos e verbetes sobre história do Brasil e medieval, bem como uma alentada entrevista com antigos alunos e colegas de departamento.
    • Nome do projeto: Intento sensu et vigilanti mente: esboço de uma problemática histórica do som no Ocidente medieval (dissertação de mestrado) (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: O presente trabalho se propõe a esboçar um referencial histórico e teórico para o estudo do som nas sociedades do Ocidente medieval. O som é entendido aqui como uma "forma semantizada" e, ao mesmo tempo, um "conteúdo enformado", perspectiva que busca pôr em relevo a dialética entre objetivo e subjetivo (que, concretamente existem apenas como processos relacionados de objetivação do subjetivo e subjetivação do objetivo), dialética inerente à existência social de qualquer "objeto" e da própria sociedade. A dissertação se compõe de três partes: (1) na primeira parte, enfocamos privilegiadamente a semantização da forma sonora, buscando desvendar as transformações históricas nas modalidades de circunscrição do som pelo pensamento; (2) na segunda parte, tomamos, dialeticamente, a direção contrária e privilegiamos o exame da enformação sonora do conteúdo, investigando mais especificamente a evolução da forma sonora da liturgia latina; (3) por fim, na terceira parte, propomos um estudo de caso que busca apreender, na temporalidade de sua efetivação, a dinâmica entre os processos de semantização da forma sonora e de enformação sonora do conteúdo.
    • Nome do projeto: O eterno imutável: a utopia do Paraíso na Commedia de Dante (iniciação científica) (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: Constatada a potencialidade ainda sub-aproveitada da obra de Dante Alighieri como fonte para a construção do conhecimento histórico, o trabalho proposto tem por intenção propiciar algumas reflexões nesse âmbito. Tomando a Commedia por centro de nossas inquirições, pretendemos fazer sua leitura crítica, valendo-nos de um instrumental conceitual e metodológico relacionado à história social do imaginário, campo recente na historiografia, aberto na senda da chamada 3ª geração da ?Escola dos Annales?. Escolhemos, dentre as possibilidades que se nos abriam, atentar para uma das modalidades do imaginário social que nos parece particularmente instigante e profundamente enraizada na Commedia ? a utopia. Essa modalidade se revela de modo mais intenso no Paraíso dantesco, que se torna, assim, nosso objeto primordial ? mas não restritivo. Pretendemos, mediante a condução desse eixo reflexivo, enriquecer a compreensão do meio social em que a obra em questão foi produzida, atentando para os diversos níveis de referência espacial e temporal que aí se articulam.
    • Nome do projeto: Colligete, quae superaverunt fragmenta: um catálogo dos fragmentos li-túrgicos do fundo Paris, Archives Nationales, AB XIX 1722-1746 (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. , PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: Este projeto toma por base uma coleção de 541 fragmentos de livros litúrgicos medievais, conservados em Paris, nos Archives Nationales, séries AB XIX 1722 a AB XIX 1746. Trata-se de fragmentos inéditos, quase inteiramente desconhecidos dos medievalistas, com grande potencial para ampliar significativamente nossos conhecimentos sobre as diferentes tradições litúrgicas que conviveram no espaço francês entre os séculos XI e XV (período de que data a porção majoritária dos fragmentos). A partir dessa documentação, propomos realizar um catálogo detalhado, a ser disponibilizado em sítio virtual de livre acesso com motores de busca adequados. Esse sítio pretende constituir um núcleo sólido ao qual outras coleções de fragmentos provenientes de arquivos públicos franceses possam ser adicionadas. De modo a por em evidência a importância do trabalho com os fragmentos litúrgicos e a expor no detalhe metodologias convenientes ao seu tratamento, propomos também a realização de quatro estudos de caso, centrados em fragmentos de especial relevo.
    • Nome do projeto: A impugnação especificada dos fatos no processo civil brasileiro: retórica, história, dogmática (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: Como se pode determinar que o réu efetivamente contestou a narrativa fática do autor? Essa questão, central para o desenvolvimento da marcha processual, é frequentemente negligenciada pela doutrina. Neste trabalho, o primeiro dedicado a esse relevante tema, são mobilizados diversos recursos, da filosofia do direito à retórica antiga, para oferecer uma densa e rigorosa reconstrução dogmática da impugnação especificada dos fatos no processo civil.
    • Nome do projeto: A prosa de Catão: módulos, procedimentos, funções (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: Este trabalho é dedicado a uma investigação da prosa de Marco Pórcio Catão (234-149 a.C.), assunto que interessou aos modernos, sob a imagem do ?fundador da prosa literária latina?, e sobre o qual há diversas observações nos textos antigos, notadamente em Cícero e alguns de seus contemporâneos. Interessa-se, mais especificamente, em primeiro lugar, por descrever os módulos frasais e suprafrasais, bem como os procedimentos aplicados no preenchimento desses módulos, a constituir a urdidura da prosa catoniana. Ao mesmo tempo, esforça-se por compreender como tais módulos e procedimentos são manipulados em correlação funcional com distintas situações discursivas, especialmente à luz dos diferentes tipos de textos escritos por Catão, a saber, historiografia, oratória e prosa técnica, de acordo com diretrizes gerais que balizam aqueles tipos textuais e com distinções internas que particularizam a composição das obras pertencentes àqueles tipos. A adaptabilidade dos módulos frasais e suprafrasais e dos procedimentos aos distintos contextos textuais permite apreender a prosa de Catão como sistema complexo, ou mesmo como matriz de produção de textos, em produtivo diálogo com o mais vasto sistema da prosa pré-clássica, no interior do qual Catão atuava.
    • Nome do projeto: DIVISÃO DOS DIRCURSOS EPIDÍTICOS E SOBRE OS DISCURSOS EPIDÍTICOS: TRADUÇÃO E COMENTÁRIO FILOLÓGICO DE DOIS TRATADOS DE RETÓRICA EPIDÍTICA (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: Os dois mais completos tratados antigos de retórica epidítica que se preservaram datam da passagem do século III para o IV d.C., sendo costumeiramente atribuídos a um rétor conhecido por Menandro. Neles, encontram-se preceitos detalhados para a montagem integral de diversas espécies encomiásticas, além de outros discursos de ocasião. Mais que isso, ambos os textos contêm considerações numerosas e pormenorizadas sobre a poesia, de modo a escamotear elementos de uma arte poética no seio dessas artes retóri-cas. Este projeto visa a esclarecer a importância desses textos e a projetar sua tradução para o português, acompanhada de um comentário filológico.
    • Nome do projeto: DIVISÃO DOS DIRCURSOS EPIDÍTICOS E SOBRE OS DISCURSOS EPIDÍTICOS: TRADUÇÃO E COMENTÁRIO FILOLÓGICO DE DOIS TRATADOS DE RETÓRICA EPIDÍTICA (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: Os dois mais completos tratados antigos de retórica epidítica que se preservaram datam da passagem do século III para o IV d.C., sendo costumeiramente atribuídos a um rétor conhecido por Menandro. Neles, encontram-se preceitos detalhados para a montagem integral de diversas espécies encomiásticas, além de outros discursos de ocasião. Mais que isso, ambos os textos contêm considerações numerosas e pormenorizadas sobre a poesia, de modo a escamotear elementos de uma arte poética no seio dessas artes retóri-cas. Este projeto visa a esclarecer a importância desses textos e a projetar sua tradução para o português, acompanhada de um comentário filológico.
    • Nome do projeto: DIVISÃO DOS DIRCURSOS EPIDÍTICOS E SOBRE OS DISCURSOS EPIDÍTICOS: TRADUÇÃO E COMENTÁRIO FILOLÓGICO DE DOIS TRATADOS DE RETÓRICA EPIDÍTICA (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: Os dois mais completos tratados antigos de retórica epidítica que se preservaram datam da passagem do século III para o IV d.C., sendo costumeiramente atribuídos a um rétor conhecido por Menandro. Neles, encontram-se preceitos detalhados para a montagem integral de diversas espécies encomiásticas, além de outros discursos de ocasião. Mais que isso, ambos os textos contêm considerações numerosas e pormenorizadas sobre a poesia, de modo a escamotear elementos de uma arte poética no seio dessas artes retóri-cas. Este projeto visa a esclarecer a importância desses textos e a projetar sua tradução para o português, acompanhada de um comentário filológico.
    • Nome do projeto: A juridicização da retórica antiga na Antiguidade Tardia e na Alta Idade Média (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. , PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa em estado inicial, desenvolvido no âmbito do Laboratório de Teoria e de História das Mídias Medievais (LATHIMM-USP), destinado a investigar o processo pelo qual o gênero retórico judiciário foi adquirindo, em sucessivas transformações ocorridas ao longo de um largo período (sécs. I d.C. - XII), caráter normativo, isto é, a atuação do orador em juízo passou a ser determinada por prescrições providas de sanção jurídica.
    • Nome do projeto: Forging Communication: Musical Notation in Early Medieval Society (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. .
      Descrição: Building on the idea of a semiology conceived as ?the study of the life of signs within social life?, this project will study the origins of Western musical notation in Carolingian Europe through three sets of questions: the fundamental motivations for its creation, the resources that were put together to bring it into existence and the ongoing transformation of the new medium in the hands of scribes. The goal of the project is to reconsider a subject that has occupied musicologists since the mid-nineteenth century in the framework of a historical anthropology of early notation that will seek to understand the invention and transformation of a semiotic system as a fundamental aspect in promoting and shaping social interactions. Correspondingly, each set of questions will be addressed through a case-study conceived according to the anthropological notion of ?thick description?, for which far-reaching conclusions can be drawn ?from small, but densely interwoven, facts?.
    • Nome do projeto: O ordenamento jurídico segundo o STF: análise das ADPFs sobre legislação pré-constitucional (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AUBERT, E. H. , REIS, L. S. .
      Descrição: Este trabalho busca entender de que modo as decisões em se de de julgamento de descumprimento de preceito fundamental versando sobre legislação pré-constitucional veiculam e estruturam diferentes compreensões sobre o funcionamento do ordenamento jurídico e, mais precisamente, sobre os seus fundamentos de validade. Para tanto, identifica a inspiração marcadamente kelseniana do instituto da ADPF e investiga como, concretamente, essa inspiração é confirmada ou infirmada nos votos dos ministros. O principal resultado é a identificação de uma série de vertentes interpretativas em nítido contraste com o construto kelseniano, que se podem nomear genericamente pós-positivistas, a localizar os fundamentos de validade do ordenamento jurídico na prática social, e não em uma estrutura escalonada de normas jurídicas encimadas pela Constituição.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O eterno imutável: a utopia do Paraíso na Commedia de Dante (iniciação científica)
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A prosa de Catão: módulos, procedimentos, funções
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Direito Processual
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A impugnação especificada dos fatos no processo civil brasileiro
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Histoire et Civilisations
        Nome da Instituição: Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
        Título: Écrire, chanter, agir: les Graduels et Missels notés en notation aquitaine avant 1100
        Ano de conclusão: 2011
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
      • Nome da Instituição: University of Cambridge
        Ano de conclusão: 2014
    • Université de Bourgogne:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Coordenação do seminario dos doutorandos em HIstoria Medieval da EHESS e responsavel pela organização das palestras de Vasco Zara (2009) e de Joseph Morsel (2010).
        Outras informações: Co-organizador
    • Københavns Universitet:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Kunsthistorisches Institut im Florenz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Gastwissenschaftler do Kunsthistorisches Institut im Florenz em fevereiro de 2010 para o estudo do manuscrito Ashburnham 62 na Biblioteca Medicea-Laurenziana.
        Outras informações: Gastwissenschaftler
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • University of Cambridge:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Abbaye Saint-Pierre de Solesmes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisador visitante no Ateliê de Paleografia Musical da Abadia de Solesmes.
        Outras informações: -
    • Pontificio Istituto di Musica Sacra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: -
    • University of Colorado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Aula e discussão com os alunos a respeito de meu texto "Writing Music, Shaping the Medium: Reading Notation in MS Albi 44", via teleconferência, a convite da Professora Rebecca Maloy.
        Outras informações: -
    • Archivum de Musica Medii Aevi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Sociedade Brasileira de Direito Público:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 - 2023 ).
        Outras informações: Ministrante da disciplina LL908-A ("Tópicos de Línguas e Culturas Clássicas - Grego e Latim), no Programa de Pós-Graduação em Linguística, em colaboração com Isabella Tardin Cardoso e Alfredo Rezende.
        Outras informações: Professor Colaborador
    • PHAOS (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).