Não autenticado |

Cássio Costa Laranjeiras

    • Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor associado no Instituto de Física da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes campos: Formação de Professores da Educação Básica, Abordagens Curriculares para a Educação Básica, sobretudo o Ensino Médio, além de História e Filosofia da Ciência. Atua ainda com grande ênfase na área de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia, coordenando e desenvolvendo projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento e ações itinerantes de Educação, Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia.

       

      Links:    

    • Renovação dos Conteúdos Curriculares de Física para o Ensino Médio
    • Formação de Professores da Educação Básica (Ciências da Natureza)
    • Iniciação à Ciência na Educação Básica
    • História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências
    • Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia
    • História e Filosofia da Ciência
    • LARANJEIRAS, CÁSSIO C ; PORTELA, S. I. C. ; RIBEIRO, L. A. . Enseñanza y Divulgación de la Ciencia en la Integración Universidad-Escuela: una experiencia en Brasil REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS , v. 15 , p. 2201-1 - 2201-10 , 2018. ISSN: 1697011X.
    • Laranjeiras, Cássio C. ; SILVA, JOJOMAR L. DA ; CHIAPPIN, J.R.N. . The heuristics of representation in science: the mechanisms and mathematical principles in physics of Descartes and Fermat REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE) , v. 39 , p. e4602-2 - 24602-15 , 2017. ISSN: 18069126.
    • CHIAPPIN, JOSÉ R. N. ; LARANJEIRAS, CÁSSIO COSTA . Duhem?s Critical Analysis of Mechanicism and his Defense of a Formal Conception of Theoretical Physics Transversal: International Journal for the Historiography of Science , v. 1 , p. 36 - 53 , 2017. ISSN: 25262270.
    • LARANJEIRAS, CÁSSIO C ; PORTELA, SEBASTIÃO I C . The Carnot cycle and the teaching of thermodynamics: a historical approach Physics Education (Bristol. Print) , v. 51 , p. 055013 - , 2016. ISSN: 00319120.
    • PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Clube de Ciências: Uma Experiência de Iniciação Científica no Ensino Médio em uma Escola no Brasil Revista de Enseñanza de la Física , v. 27 , p. 371 - 377 , 2015. ISSN: 03267091.
    • LARANJEIRAS, C. C. . 190 Anos do Ciclo de Carnot e-Boletim da Física , v. 3 , p. 006-1 - 006-5 , 2014. ISSN: 23188901.
    • LARANJEIRAS, C. C. . Divulgação Científica, Ensino de Ciências e Integração Universidade-Escola e-Boletim da Física , v. 3 , p. 02 - 09 , 2014. ISSN: 23188901.
    • RIBEIRO, L. A. ; Paula, Ronaldo César de Oliveira ; CUNHA, M. ; LARANJEIRAS, C. C. . Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) , v. 34 , p. 1 - 10 , 2012. ISSN: 18069126.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; CHIAPPIN, J.R.N. . A construção de uma teoria de ensembles: antecedentes em Maxwell e Boltzmann Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 30 , p. 1601.1 - 1601.11 , 2008. ISSN: 18061117.
    • LARANJEIRAS, C. C. . Escritos Populares (um tributo a Ludwig Boltzmann) Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 28 , p. 403 - 404 , 2006. ISSN: 18061117.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; CHIAPPIN, J.R.N. . A Heurística de Boltzmann e a Emergência do Programa Mecânico-Estatístico Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 28 , p. 297 - 312 , 2006. ISSN: 18061117.
    • LARANJEIRAS, C. C. . As Ciências da Natureza na Convergência de uma Formação Integral no Ensino Médio. Ensino Médio em Debate: currículo, avaliação e formação integral, v. , p. 239 - 260, 2017.
    • WELLER, W. ; LARANJEIRAS, C. C. ; CARNEIRO, M. H. S. ; GAUCHE, R. . Introdução - Ensino Médio em Debate. Ensino Médio em Debate: currículo, avaliação e formação integral, v. , p. 07 - 21, 2017.
    • LARANJEIRAS, C. C. . A Educação Científica na Convergência de Práticas Educativas Cientificamente Referenciadas. Controvérsias na Pesquisa em Ensino de Física, v. 1, p. 177 - 190, 2014.
    • MENEZES, L. C. ; DELIZOICOV, D. ; LARANJEIRAS, C. C. . Concepção de Conhecimento e a Dimensão Cultural da Ciência. Física Ainda é Cultura?, v. , p. 193 - 210, 2009.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; PEVERATI FILHO, A. . FENACEB: Uma Visão Sobre os Projetos Selecionados. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica - FENACEB, v. 1, p. 55 - 62, 2006.
    • LARANJEIRAS, C. C. . 190 Anos do Ciclo de Carnot . e-Boletim de Física , Brasília, DF , 12 jun. 2014.
    • LARANJEIRAS, C. C. . Divulgação Científica, Ensino de Ciências e Integração Universidade-Escola . e-Boletim da Física , Brasília, DF , 11 fev. 2014.
    • LARANJEIRAS, C. C. . Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília: Um sonho que padece a espera por se tornar realidade . Jornal da Ciência , , 12 abr. 2011.
    • LARANJEIRAS, C. C. . Um Ensino de Ciências sem CIências: Um Simulacro de Educação Científica . Jornal da Ciência , , 31 mar. 2010.
    • FRANCO, W. C. G. ; VIEIRA, C. B. C. ; SANTOS, I. S. ; ALMEIDA, N. G. S. ; MOURA, A. R. ; PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Os Possíveis Impactos da Água de Reuso nas Plantas, no Solo e nos Microorganismos. In: 21o Congresso de Iniciaçõa Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal , 2015 , Brasília. Cadernos de Resumos - 21o Congresso de Iniciaçõa Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. : , 2015. p. 31 - 31.
    • COSTA, L. S. ; FERRREIRA, D. C. ; SALVIANO, E. M. ; PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Tapete Conversor de Energia Cinética em Energia Elétrica. In: 21o Congresso de Iniciação Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal , 2015 , Brasília. Caderno de Resumos - 21o Congresso de Iniciação Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. : , 2015. p. 30 - 30.
    • SILVA, J. M. R. S. ; BERNARDI, S. M. B. ; SANTOS, V. G. L. S. S. ; PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Resfriador Evaporativo. In: 21o Congresso de Iniciação Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal , 2015 , Brasília. Anais do 21o Congresso de Iniciação Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal - Cadernos de Resumo. : , 2015. p. 29 - 29.
    • SILVA, S. A. F. ; ABILIO, J. M. ; BASTOS, L. A. ; PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Estudo do Nível de Proteção dos Materiais à Radiação Ultravioleta. In: 21o Congresso de Iniciação Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Cientíifica do Distrito Federal , 2015 , Brasília. Anais do 21o Congresso de Iniciação Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Cientíifica do Distrito Federal - Caderno de Resumos. : , 2015. p. 28 - 28.
    • OLIVEIRA, J. P. D. ; COUTINHO, B. A. ; ABREU, C. E. B. ; SILVA JUNIOR, P. C. B. ; PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Análise do nível de Desconforto nos Coletivos em Função das Alterações Submetidas aos Passageiros. In: 21o Congresso de Iniciação Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Científica do Distrito Fedderal , 2015 , Brasília. Anais do 21o Congresso de Iniciação Científica da UnB / 12o Congresso de Iniciação Científica do Distrito Fedderal- Livro de Resumos - Ensino Médio. : , 2015. p. 27 - 27.
    • RIBEIRO, E. L. B. L. ; LARANJEIRAS, C. C. . A Investigação Científica nas Aulas de Ciências da Educação Básica. In: II Encontro do PPGEC/UnB e I Encontro do PPGEduc/UnB , 2015 , Brasília. Mostra de Produção Acadêmica. : , 2015. p. 26 - 26.
    • PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . O Uso de Casos Históricos no Ensino de Física: um exemplo em torno da temática do horror da natureza ao vácuo. In: II Encontro do PPGEC/UnB e I Econtro do PPGEduc/UnB , 2015 , Brasília. Mostra de Produção Acadêmica. : , 2015. p. 23 - 23.
    • PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Iniciação à Ciência na Educação Básica: uma experiência no Clube de Ciências do CEM 02/Gama. In: II Encontro do PPGEC/UnB e I Encontro do PPGEduc/UnB , 2015 , Brasília. Mostra de Produção Acadêmica. : , 2015. p. 22 - 22.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; PORTELA, S. I. C. . Divulgação Científica, Ensino de Ciências e Integração Universidade-Escola. In: II Encontro do PPGEC/UnB e I Encontro do PPGEduc/UnB , 2015 , Brasília. Mostra de Produção Acadêmica. : , 2015. p. 15 - 15.
    • LARANJEIRAS, C. C. . Educação Científica, Mudança Social e Qualidade de Vida. In: III Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul , 2013 , Campo Grande. Caderno de Resumos - Relatos Sobre Atividades Científicas na Educação Básica. : , 2013. p. 185 - 189.
    • LARANJEIRAS, C. C. . As Feiras de Ciência como Estratégia de Iniciação à Ciência na Educaçõa Básica. In: II Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul , 2012 , Campo Grande. Cadernos de Resumo 2012. Campo Grande : , 2012. p. 187 - 191.
    • Demétrius, D.S ; LARANJEIRAS, C. C. ; Coelho, M.F.F. . Utilização de um Mini-Planetário de Baixo Custo: a Arte das Projeções Celestes para Popularização da Astronomia no Ensino Médio. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF , 2011 , Manaus. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. : , 2011.
    • OLIVEIRA, C. E. Q. V. ; FERREIRA, J. L. ; LARANJEIRAS, C. C. . Astronomy Virtual Exposition. In: International Astronomical Union 2009 Meeting , 2009 , Rio de Janeiro. Proceedings of The IAU XXVII GENERAL ASSEMBLY. : , 2009.
    • OLIVEIRA, C. E. Q. V. ; FERREIRA, J. L. ; LARANJEIRAS, C. C. . Viagens Espaciais. In: XXXII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira , 2006 , Atibaia, SP. Anais da XXXII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. : , 2006. p. 22 - 22.
    • ROMARIZ, A. S. R. ; ZIMMERMAN, E. ; MENKES, M. ; LARANJEIRAS, C. C. . The Science and Technology Museum of Brasilia: Ideas and Challenges.. In: 36th Conference of The International Committee of Museums of Science and Technology , 2008 , Aarhus. Proceedings of The 36th Conference of The International Committee of Museums of Science and Technology. Aahus : , 2008. p. 1 - 2.
    • MENEZES JUNIOR, P. R. ; LARANJEIRAS, C. C. . Por Dentro da Relatividade: A Histõria da Ciência e o Diálogo Interdisciplinar no Ensino Escolar da Relatividade Restrita. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física , 2007 , São Luis - Maranhão. Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. : , 2007.
    • MENEZES JUNIOR, P. R. ; LARANJEIRAS, C. C. . Incursões Relativísticas no Ensino Médio: A Física do Início do Século XX na Escola do Início do Século XXI. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e III Congresso de Iniciação Científica de Brasília , 2006 , Brasília. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e III Congresso de Iniciação Científica de Brasília. Brasília : Editora da Universidade de Brasília, 2006.
    • LIMA, E. O. ; LARANJEIRAS, C. C. . Dos Condicionantes Histórico-Sociais do Surgimento da Termodinâmica: Uma Leitura de "Reflexões Sobre a Potência Motriz do Fogo" de Sadi Carnot. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e III Congresso de Iniciação CIentífica de Brasília , 2006 , Brasília. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e III Congresso de Iniciação CIentífica de Brasília. Brasília : Editora da Universidade de Brasília, 2006.
    • TIMO NETO, M. ; LARANJEIRAS, C. C. . A Difusão e a Popularização da Ciência como Estratégias de Experimentação Pedagógica no Processo de Ensino/Aprendizagem da Física. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e III Congresso de Iniciação Científica de Brasília , 2006 , Brasília. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e III Congresso de Iniciação Científica de Brasília. Brasília : Editora da Universidade de Brasília, 2006.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; Paula, Ronaldo César de Oliveira . O Uso de Experimentos Históricos no Ensino de Física: Um Resgate da Dimensão Histórica da Ciência a Partir da Experimentação. In: V encontro NAcional de Pesquisa em Educação em Ciências , 2005 , Bauru. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. : , 2005.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro . O Estudo de Casos Históricos como Estratégia da Articulação da Dimensão Cultural da Ciência na Sala de Aula. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências , 2005 , Bauru. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. : , 2005.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro . O Uso de Casos Históricos no Ensino de Física: Um Exemplo em Torno da Temática do Horror da Natureza ao Vácuo. In: 10º Seminário Nacional de Historia da Ciência e da Tecnologia , 2005 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos - 10º Seminário Nacional de Historia da Ciência e da Tecnologia. Belo Horizonte : Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Tecnolgia, 2005. p. 82 - 82.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; Paula, Ronaldo César de Oliveira . Experimentos Históricos no Ensino de Física: Um Resgate Cultural da Ciência Através da Experimentação. In: 10º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia , 2005 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos: 10º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Belo Horizonte : Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Tecnolgia, 2005. p. 81 - 81.
    • LARANJEIRAS, C. C. . O Programa de Pesquisa de Ludwig Boltzmann Para a Mecânica Estatística: Uma Reconstrução Racional. In: 10º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia , 2005 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos - 10º Seminário Nacional de HIstória da Ciência e da Tecnologia. Belo Horizonte : Editora da Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Tecnologia, 2005. p. 100 - 100.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; Martins, J.E. . Experimentoteca, A Física Para Todos: Um Espaço de Experimentação Pedagógica do Processo de Ensino Aprendizagem da Física. In: II Encontro de Ensino de Física do Distrito Federal , 2004 , Brasília, DF. Anais do II Encontro de Ensino de Física do Distrito Federal. : , 2004.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; Medeiros, Carlos Queiroz . Uma Abordagem Alternativa para o Processo de Ensino/Aprendizagem da Mecânica no Nível Médio. In: II Encontro de Ensino de Física do Distrito Federal , 2004 , Brasília, DF. Anais do II Encontro de Ensino de Física do Distrito Federal. : , 2004.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; GUEDES NETO, F. C. ; SIMÕES, A. A. . Um Conteúdo Programático Para o Ensino de Ciências Segundo Paulo Freire. In: VI Encontro Sul Brasileiro de Ensino de Ciências , 1987 , Londrina, PR. Atas do VI Encontro Sul Brasileiro de Ensino de Ciências. : , 1987.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; GUEDES NETO, F. C. ; SILVA, A. . A Física Contemporânea e o Ensino de Física no 2º Grau. In: IX Simpósio Nacional de Ensino de Física , 1991 , . Atas do IX Simpósio Nacional de Ensino de Física. : , .
    • LARANJEIRAS, C. C. . A Proposta GREF e sua Utilização Pelos Professores de Física do 2º Grau. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física , 1992 , Londrina, PR. Atas do X Simpósio Nacional de Ensino de Física. : , 1992.
    • LARANJEIRAS, C. C. . A Prática Social e o Ensino da Mecânica. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física , 1992 , Londrina, PR. Atas dp X Simpósio Nacional de Ensino de Física. : , 1992.
    • LARANJEIRAS, C. C. . O Cotidiano na Estruturação do Conteúdo de Física : Um Pressuposto da Proposta Gref. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física , 1992 , Londrina, PR. Atas do X Simpósio Nacional de Ensino de Física. Londrina : , 1992.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; ZANETIC, J. . Redimensionando O Ensino de Física Numa Perspectiva Histórica. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Física , 1994 , Florianópolis. Ata do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Física. : , 1994.
    • LARANJEIRAS, C. C. ; MEDEIROS, C. Q. ; CUNHA, M. ; CANONGIA, B. F. . Objetos Científicos Interativos. : , 2011 (Exposição Científica Interativa)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Educação e Cultura Científica - A Participação de Escolas como Expositoras na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Curitiba : Appris , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Proposta Curricular da Universidade Aberta do Distrito Federal. Brasília : , 1996 (Proposta Curricular)
    • COUTO, M. R. A. M. ; LARANJEIRAS, CÁSSIO C . Os Clubes de Ciências e a Iniciação à Ciência: uma proposta de organização no Ensino Médio. 2017 (Comunicacao)
    • COUTO, M. R. A. M. ; LARANJEIRAS, CÁSSIO C . Os Clubes de Ciências e a Iniciação à Ciência: uma proposta de organização no Ensino Médio. 2017 (Comunicacao)
    • COUTO, M. R. A. ; PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Clubes de Ciências e Iniciação à Ciência: uma proposta de organização no Ensino Médio. 2016 (Comunicacao)
    • PORTELA, S. I. C. ; COUTO, M. R. A. ; LARANJEIRAS, C. C. . A Participação de Projetos do Clube de Ciências do CEM 02 do Gama no Circuito Nacional e Internacional de Feiras de Ciências. 2016 (Comunicacao)
    • LARANJEIRAS, C. C. ; PORTELA, S. I. C. . Divulgação Científica, ensino de Ciências e INtegração Universidade- Escola. 2015 (Comunicacao)
    • PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . O Uso de Casos Históricos no Ensino de Física: Um Exemplo em Torno da Temática do Horror da Natureza ao Vácuo. 2015 (Comunicacao)
    • PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . A Iniciação à CIência na Educação Básica: Uma Experiência no Clube de Ciências do CEM 02/Gama. 2015 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, E. L. B. L. ; LARANJEIRAS, C. C. . A Investigação Científica nas Aulas de Ciências na Educação Básica - Uma Proposta de Matriz Pedagógica de Referência. 2015 (Comunicacao)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Base Nacional Curricular Comum. 2015 (Congresso)
    • LARANJEIRAS, C. C. . A Iniciação à Ciência como Núcleo Central da Educação Científica. 2015 (Seminário)
    • PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. ; SILVA, S. A. F. ; ABILIO, J. M. . Estudo do Nível de Proteção dos Materiais a Radiação Ultra Violeta. 2014 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, G. S. ; BARBOSA, P. C. ; DIAS, J. P. ; PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Análise do Nível de Desconforto nos Coletivos em Função das Acelerações. 2014 (Comunicacao)
    • AGUIAR, B. ; BARBOSA, C. E. ; DIAS, J. P. ; FERREIRA, S. G. ; NASCIMENTO, G. S. ; PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Arduíno: Possibilidades de Aplicação no Cotidiano. 2014 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, J. M. ; GOBIRA, L. F. ; PORTELA, S. I. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Refrigerador Evaporativo para Conservação de Alimentos. 2014 (Comunicacao)
    • SANTOS, H. S. ; OLIVEIRA, M. ; Laranjeiras, Cássio C. . Planetário Itinerante: com os pés no chão e de olho nas estrelas. 2013 (Outra)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Concepção de Conhecimento e a Dimensão Cultural da Ciência. 2013 (Conferência)
    • LARANJEIRAS, C. C. . As Ciências da Natureza na Convergência de uma Formação Integral no Ensino Médio. 2014 (Conferência)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Iniciação à Ciência na Educação Básica. 2014 (Conferência)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Concepção de Ciência e suas Implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2013 (Conferência)
    • LARANJEIRAS, C. C. . As Feiras de Ciências como Estratégia de Iniciação à Ciência na Educação Básica. 2014 (Conferência)
    • Laranjeiras, Cássio C. . A Epistemologia da Ciência Moderna: Uma Panorâmica Histórica. 2011 (Conferência)
    • LARANJEIRAS, C. C. . O Valor Educativo da História da Ciência. 2009 (Conferência)
    • LARANJEIRAS, C. C. . A Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade de Brasília. 2010 (Conferência)
    • OLIVEIRA, C. E. Q. V. ; LARANJEIRAS, C. C. ; ENCARNACAO, B. ; FIUZA, M. R. . Cultura Científica na Escola e na Vida. 2012
    • Laranjeiras, Cássio C. ; QUEIROZ, G. R. P. C. ; GHANEM, E. . A Ampliação da Significatividade da Educação como Centro de Referência para a Vida em Sociedade. 2012
    • MOREIRA, I. C. ; KOPTCKE, L. S. ; SANTOS, M. A. V. ; LARANJEIRAS, C. C. . Popularização da Ciência na Escola. 2013
    • LARANJEIRAS, C. C. ; FREITAS, I. ; DUTRA, I. M. ; COROA, M. L. M. S. ; GAUCHE, R. . As Ciências da Natureza na Convergência de uma Formação Integral no Ensino Médio. 2014
    • LARANJEIRAS, C. C. ; FERREIRA, J. R. . Ciência Móvel - Brasília. 2011
    • LARANJEIRAS, C. C. ; ZIMMERMAN, E. ; SALLES, P. B. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília - 2004. 2004 (Universidade de Brasília / Ministério da Ciência e Tecnolgia)
    • LARANJEIRAS, C. C. ; SOUZA, C. M. S. G. ; ZIMMERMAN, E. ; SILVA, H. C. . II Encontro de Ensino de Física do Distrito Federal. 2004 (Instituto de Física da Universidade de Brasília e Departamento de Física da Universidade Católica de Brasília)
    • LARANJEIRAS, C. C. ; MAKIUCHI, M. F. ; NUNES, E. R. ; SOUSA, C. M. S. G. . I Encontro de Ensino de Física do Distrito Federal. 1997 (Departamento de Física da Universidade de Brasília)
    • LARANJEIRAS, C. C. ; MOL, G. S. ; ZIMMERMAN, E. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília - 2005. 2005 (Ministério de Ciência e Tecnologia / Universidade de Brasília)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília - 2006. 2006 (Ministério de Ciência e Tecnologia / Universidade de Brasília)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Comissão Organizadora das Comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. 2006 (UNESCO)
    • LARANJEIRAS, C. C. ; MENKES, M. ; ROMARIZ, A. S. R. ; ZIMMERMAN, E. . Diálogos no Museu. 2008 (Universidade de Brasília)
    • LARANJEIRAS, C. C. ; MENKES, M. ; ZIMMERMAN, E. ; ROMARIZ, A. S. R. ; MOL, G. S. . International Workshop on Museums and Science Centers. 2007 (Universidade de Brasília)
    • LARANJEIRAS, C. C. ; ANDRADE, V. C. . VIII Semana de Física da Universidade de Brasília. 2013 (Instituto de Física/UnB)
    • LARANJEIRAS, C. C. ; ANDRADE, V. C. . VII Semana de Física da Universidade de Brasília. 2012 (Instituto de Física/UnB)
    • BRANDAO, S. M. C. ; MONTEIRO, J. R. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Ver Ciência 2016 - 22a Mostra Internacinal de Ciência na TV -. 2016 (Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções)
    • BRANDAO, S. M. C. ; MONTEIRO, J. R. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Ver Ciência 2015 - 21a Mostra Internacional de Ciência na TV. 2015 (Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções)
    • BRANDAO, S. M. C. ; MONTEIRO, J. R. C. ; LARANJEIRAS, C. C. . Ver Ciência 2014 - 20a Mostra Internacional de Ciência na TV. 2014 (Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções)
    • LARANJEIRAS, C. C. . História da Ciência e Ensino de Ciências. 2014 (Universidade de Brasília)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Museu na Escola - Ciência Itinerante. 2014
    • LARANJEIRAS, C. C. . Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília: Implantação, Desenvolvimento de Conteúdos e Atividades de Itinerância.. 2012
    • LARANJEIRAS, C. C. . Movimentos: Assim na Terra Como no Céu. 1994 (Vídeo didático)
    • LARANJEIRAS, C. C. . O Controle do Calor: do Clima à Siderurgia. 1994 (Vídeo didático)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Luz e Cores. 1994 (Vídeo didático)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Ondas Eletromagnéticas. 1994 (Vídeo didático)
    • LARANJEIRAS, C. C. . Ferramentas e Construções. 1994 (Vídeo didático)
    • LARANJEIRAS, C. C. . A Energia Elétrica e Sua Geração. 1994 (Vídeo didático)
    • Nome do projeto: Nova Metodologia para Clubes de Ciências visando a História da CIência (1989 - 1990
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , PARENTE, L. T. S. .
    • Nome do projeto: Rede Colaborativa de Educação, Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia (2014 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , LEITE FILHO, I. , RIBEIRO, E. L. B. L. , PORTELA, S. I. C. .
      Descrição: Trata-se de um ambiente ?virtual? colaborativo, voltado aos agentes da área de educação e divulgação da ciência e tecnologia no Brasil, com o objetivo de promover a conexão e interconexão (em diferentes escalas), entre pessoas, grupos e ações de diferentes regiões do Brasil.
    • Nome do projeto: Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília: Implantação, Desenvolvimento de Conteúdos e Atividades de Itinerância (2008 - 2010
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , ZIMMERMAN, E. , ROMARIZ, A. S. R. , MENKES, M. , FERREIRA, J. L. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é dar continuidade às atividades de implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília, desenvolvendo conteúdos multidisciplinares no interior da sua estrutura conceitual e temática, e realizar ações de difusão e popularização da ciência e da tecnologia
    • Nome do projeto: Planetário Itinerante: com os pés no chão e de olho nas estrelas (2007 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , SANTOS, H. S. , OLIVEIRA, M. C. F. , SILVA, L. F. , SILVA, C. V. S. E. .
      Descrição: Promover divulgação e popularização da ciência e da tecnologia, com ênfase na astronomia, incentivando e apoiando atividades científicas (lúdicas e interativas) em escolas da Rede Pública de Educação Básica e em espaços públicos.
    • Nome do projeto: Museu na Escola: Ciência Itinerante (2009 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , CUNHA, M. , OLIVEIRA, M. C. F. , SILVA, L. F. , SILVA, C. V. S. E. .
      Descrição: O projeto desenvolve ação itinerante em escolas, praças públicas e comunidades, utilizando um planetário inflável, difundindo e popularizando a Astronomia.
    • Nome do projeto: Experimentoteca Móvel (2005 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , CUNHA, M. , RIBEIRO, L. A. , SANTOS, H. S. , CANONGIA, B. F. , GROSS, M. A. .
      Descrição: Unidade Móvel que leva experimentos didáticos-interativos à escolas, praças públicas, eventos culturais e comunidades.
    • Nome do projeto: O Programa de Pesquisa de Ludwig Boltzmann (1844-1906) para a Mecânica Estatística (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , Chiappin, José R.N. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é identificar, sob um ponto de vista heurístico, elementos constitutivos do Programa de Pesquisa de Boltzmann para a Mecânica Estatística no século XIX.
    • Nome do projeto: As Feiras de Ciências como Estratégia de Iniciação à Ciência na Educação Básica (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , LEITE FILHO, I. , RIBEIRO, E. L. B. L. , PORTELA, S. I. C. , SILVA, A. P. , COUTO, M. R. A. M. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar o potencial das Feiras de Ciências como estratégia pedagógica de iniciação à ciência na Educação Básica.
    • Nome do projeto: ExperimentumLab: Uma Ação Itinerante de Iniciação à Ciência (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro , CUNHA, M. , RIBEIRO, L. A. , MEDEIROS, C. Q. .
    • Nome do projeto: Experimentum - Um Programa de Iniciação à Ciência na Educação Básica (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro , LEITE FILHO, I. , CUNHA, M. , RIBEIRO, L. A. , MEDEIROS, C. Q. , RIBEIRO, E. L. B. L. .
      Descrição: Neste projeto buscamos investigar, promover e apoiar a Iniciação à Ciência na Educação Básica. O ponto de vista subjacente a esta investigação é o de que a iniciação à ciência deve se constituir em núcleo central da Educação Científica, definindo epistemologicamente a tarefa do professor de ciências.
    • Nome do projeto: Ciência na Tela (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , PORTELA, S. I. C. .
      Descrição: Ação científico-cultural que tem como objetivo estimular a reflexão e o debate público em torno da ciência em uma perspectiva cultura.
    • Nome do projeto: Universidade de Brasília Contribuindo Para a Formação de Novos Talentos (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , STRIEDER, R. B. , ANDRADE, V. C. , IBALDO, A. P. , FERREIRA, I. S. , MARTINS, J. E. , CRUZ, J. R. .
      Descrição: Instituto de Física/UnB - Escola Básica: Estreitando laços para a formação de Novos Talentos. Este projeto centra-se no desenvolvimento de atividades extracurriculares que visam mostrar, aos alunos e professores da Educação Básica, as relações entre os conhecimentos em Física gerados na UnB e o papel que esta Ciência desempenha para o desenvolvimento social. Dentre essas atividades, destaca-se a realização de duas Escolas de Física e oficinas para alunos de Ensino Médio; um Encontro IF/UnB Escola, para professores de Física da Rede Pública e atividades de mobilidade no país para os alunos e professores
    • Nome do projeto: Concepção, Desenvolvimento e Produção de Objetos Científicos Interativos (2014 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , MEDEIROS, C. Q. , ALVES, M. M. .
      Descrição: Os OCI?s são uma classe de objetos manipuláveis, que incorporam intencionalidades didático pedagógicas e que se caracterizam pela integração de três dimensões fundamentais ao processo de comunicação pública da ciência: Dialogicidade, Ludicidade e Interatividade. Por essas características eles são capazes de mobilizar o público geral na formulação e entendimento de questões de natureza científica e tecnológica.
    • Nome do projeto: A Identidade Epistemológica da Educação Científica e da Prática Pedagógica do Professor de Ciências (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , RIBEIRO, L. A. , RIBEIRO, E. L. B. L. , PORTELA, S. I. C. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar, do ponto de vista epistemológico, os elementos constitutivos da educação científica e da prática pedagógica do professor de ciências, que nos permitam conferir a esta atividade e prática uma identidade.
    • Nome do projeto: Pró-Ciência: Ciência na Escola Uma Ação Continuada de Educação, Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia no Distrito Federal e Entorno de Brasília (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , FERREIRA, J. L. , CUNHA, M. , PORTELA, S. I. C. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver ações interdisciplinares, articuladas e convergentes no campo da educação, divulgação e popularização da ciência e tecnologia no Distrito Federal e entorno de Brasília. Pretende-se ainda, implantar o Observatório Astronômico Luiz Cruls na Fazenda Água Limpa da UnB, como centro de pesquisa, divulgação e popularização da ciência e tecnologia da Universidade de Brasília ? centro das atividades desse projeto. Como proposta educativa, científico-cultural, além de desenvolver pesquisa teórica e experimental na área de Astronomia, o observatório atuará no campo da educação científica articulando educação, cultura, meio ambiente e lazer no Distrito Federal e entorno de Brasília por meio de ações coordenadas e convergentes de comunicação pública da ciência. Em suas instalações será possível conceber, planejar, desenvolver, incentivar e apoiar atividades científicas (lúdicas e interativas) em escolas e comunidades do Distrito Federal e Entorno de Brasília, enfocando diferentes aspectos da ciência e da tecnologia e sua relação com a sociedade, por meio de práticas investigativas envolvendo, sobretudo alunos e professores da Educação Básica e comunidade em geral. O projeto atuará ainda na promoção de eventos, cursos, oficinas e vivências científico-culturais, produção de programas de rádio e TV visando à promoção da Iniciação à Ciência e Consciência Ambiental na Educação Básica.
    • Nome do projeto: Astronomia no Planalto Central - Brincando com as Estrelas (2008 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , FERREIRA, J. L. , OLIVEIRA, C. E. Q. V. , MARTINS, J. E. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver ações visando a difusão e popularização da ciência e tecnologia, com ênfase na Astronomia, na região centro-oeste do Brasil.
    • Nome do projeto: A Heurística da Representação na Física e no Ensino de Física (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , CHIAPPIN, J.R.N. , SILVA, J. L. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é estudar o potencial heurístico das Representações na Física para o Ensino de Física. Como tese subjacente ao trabalho aqui desenvolvido está a ideia de que o Ensino da Ciência deve ter como seu elemento básico de referência a estrutura heurística própria à produção do conhecimento científico. Ao enfatizar aspectos relacionados à dinâmica de construção e desenvolvimento de teorias científicas, elementos heurísticos essenciais a uma compreensão da Natureza da Ciência e, portanto, relevantes ao processo de ensino e aprendizagem da Física, surgirão.
    • Nome do projeto: A Física e o Ensino de Física numa perspectiva Cultural e Humanística (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , MENDONCA, L. R. , OLIVEIRA, M. M. S. , ARAUJO, I. M. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como núcleo central a utilização de elementos histórico-filosóficos na construção de uma abordagem à Física e ao seu ensino que enfatize aspectos culturais e humanísticos intrínsecos a essas atividades.
    • Nome do projeto: MUSEULAB ? Laboratório Colaborativo de Inovação, Educação, Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia. (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , FERREIRA, J. L. , RIBEIRO, L. A. , PORTELA, S. I. C. , SILVA FILHO, D. A. .
      Descrição: O projeto visa, no âmbito do MUSEULAB, o desenvolvimento de ações voltadas para a inovação, educação, divulgação e popularização da ciência e tecnologia no Distrito Federal (DF) e Entorno (RIDE). Como um Laboratório Colaborativo, o MUSEULAB é, sobretudo, um espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação ? na convergência entre Ensino, Pesquisa e Extensão - funcionando como um escritório modelo e incubadora de iniciativas com enfoque no desenvolvimento de tecnologias sociais. Como projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação, ele possibilitará ? além da produção de Objetos Científicos Interativos (OCI) para ações de educação, divulgação e popularização da ciência e tecnologia ? a articulação e apoio às ações de Iniciação à Ciência na Educação Básica. A proposta se inspira no ?Fabrication Laboratory? (Fablab) do Center for Bits and Atoms (CBA) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e tem como objetivo fomentar uma educação científica e tecnológica numa perspectiva ?Peer Instruction?, proporcionando um ambiente colaborativo propício à inovação e à aprendizagem baseados no conceito ?Learn by Doing?. Nessa direção, o MUSEULAB apoiará e abrigará o desenvolvimento colaborativo de projetos científicos investigativos desenvolvidos por professores e estudantes da UnB e da Rede Pública de Ensino de Educação Básica do Distrito Federal.
    • Nome do projeto: MuseuLab: Laboratório Colaborativo de Inovação, Educação, Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia (2018 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , FERREIRA, J. L. , RIBEIRO, L. A. , CANONGIA, B. F. , PORTELA, S. I. C. , MENDONCA, L. R. , OLIVEIRA, M. M. S. , ARAUJO, I. M. , SILVA FILHO, D. A. , LIMA, R. R. , GOMES, H. A. , OLIVEIRA, A. C. V. M. .
      Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de ações voltadas para a inovação, educação, divulgação e popularização da ciência e tecnologia no Distrito Federal (DF) e Entorno (RIDE). Como um Laboratório Colaborativo, o MuseuLab é, sobretudo, um espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação ? na convergência entre Ensino, Pesquisa e Extensão - funcionando como um escritório modelo e incubadora de iniciativas com enfoque no desenvolvimento de tecnologias sociais. Como projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação, ele possibilitará ? além da produção de Objetos Científicos Interativos (OCI) para ações de educação, divulgação e popularização da ciência e tecnologia ? a articulação e apoio às ações de Iniciação à Ciência na Educação Básica. A proposta se inspira no ?Fabrication Laboratory? (Fablab) do Center for Bits and Atoms (CBA) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e tem como objetivo fomentar uma educação científica e tecnológica numa perspectiva ?Peer Instruction?, proporcionando um ambiente colaborativo propício à inovação e à aprendizagem baseados no conceito ?Learn by Doing?. Nessa direção, o MUSEULAB apoiará e abrigará o desenvolvimento colaborativo de projetos científicos investigativos desenvolvidos por professores e estudantes da UnB e da Rede Pública de Ensino de Educação Básica do Distrito Federal.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2009 - 2011
      Natureza: Outra
      Integrantes: LARANJEIRAS, C. C. , Paula, Ronaldo César de Oliveira , Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro , MAKIUCHI, M. F. , MILLETTI, R. , PINHEIRO, C. G. , PORTO, C. .
      Descrição: O objetivo do Programa é proporcionar aos futuros professores, atuais licenciados de Física do Instituto de Física da UnB a participação em Ações, Experiências Metodológicas e Práticas Docentes Inovadoras articuladas com a realidade local da escola
    • Graduacao:
      • Curso: Física
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: Física
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 1989
  • Atuação Profissional: 13
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1995 ).
        Outras informações: Técnico Especializado de Nível Superior/Proje
    • Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1991 ).
        Outras informações: Professor- Pesquisador
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - Atual ).
        Outras informações: Professor Associado
    • Revista Brasileira de Ensino de Física:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Ciência e Educação (UNESP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Análise de Projeto na área de Popularização da Ciência e Tecnologia.
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Análises de Projetos no campo da Educação, divulgação e Popularização da Ciência e da Tecnologia.
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Análises de Projetos na área de Educação, Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia.
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Análises de Projetos na área de Educação, Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia.
    • Foundations of Science (Print):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Science and Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • PRINCIPIA: an international journal of epistemology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: ISSN: 1414-4217 EISSN: 1808-171
    • REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).