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Patricia Tavares Raffaini

    • Fez Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu suas pesquisas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na área de História Social, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH/USP. No mestrado estudou o Departamento de Cultura da cidade de São Paulo durante a gestão de Mário de Andrade, que foi publicado com o título: Esculpindo a cultura na forma Brasil. Tem como área de interesse a História da Leitura e as práticas de leitura na infância, tema de seu Doutorado, intitulado Pequenos Poemas em Prosa. Nessa obra analisou as cartas enviadas a Monteiro Lobato por crianças e jovens leitores. Em sua pesquisa de pós-doutorado estudou a História da literatura infanto-juvenil no Brasil dos anos 1860 a 1920, que resultou na publicação de Livros para Morar, pela Com-Arte. Trabalhou como professora temporária de Metodologia do Ensino de História na Faculdade de Educação, FE/USP e como professora visitante da pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Finalizou um segundo pós-doutorado em Humanidades Digitais no arquivo de Fernando de Azevedo, do Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP. Duas de suas produções receberam o selo "Altamente Recomendável" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Livros para Morar e Diário de Anita, sendo esse último também premiado como escritora revelação.

       

      Links:    

    • Humanidades digitais: estudo piloto a partir do Fundo Fernando de Azevedo do Instituto de Estudos Brasileiros
    • História do Livro e da Leitura
    • Cultura Material da Infância. Brinquedos, Livros, Mobiliário e Vestuário.
    • História do Livro e da Leitura
  • Livros publicados: 4
    • RAFFAINI, P. T. . Diário de Anita. São Paulo : SESI SP, 2022 . 167p. ISBN: 9788582054321.
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Livros para Morar. Uma história dos livros para crianças e jovens no Brasil. (1860-1920). São Paulo : Com-Arte, 2023 . p. ISBN: 9786589321217.
    • RAFFAINI, P. T. ; SOARES, G. P. . Livros infantis velhos e esquecidos. São Paulo : Publicações BBM, 2022 . 288p. ISBN: 9786587936185.
    • RAFFAINI, P. T. . Esculpindo a Cultura na Forma Brasil. O Departamento de Cultura de São Paulo. 1936-1938.. São Paulo : Humanitas, 2001 . 143p. ISBN: 8575060228.
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Epistolografia, materialidade e História Digital REVISTA DE FONTES , v. 09 , p. 15 - 32 , 2022. ISSN: 23592648.
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Crianças entre livros ESTUDOS IBERO-AMERICANOS , v. 48 , p. e41534 - 17 , 2022. ISSN: 1980864X.
    • GOMES, A. C. ; KODAMA, K. ; RAFFAINI, P. T. . Ciência no feminino Entrevista com Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz ESTUDOS IBERO-AMERICANOS , v. v. 47 , p. 1-15 - , 2021. ISSN: 1980864X.
    • GOMES, A. C. ; KODAMA, K. ; RAFFAINI, P. T. . Apresentação do Dossiê: Intelectuais mediadoras: os desafios de ontem e de hoje ESTUDOS IBERO-AMERICANOS , v. v. 47 , p. 1 - , 2021. ISSN: 1980864X.
    • JORGE, JANES ; RAFFAINI, PATRICIA . Fontes para a história ambiental REVISTA DE FONTES , v. 6 , p. 1 - 6 , 2019. ISSN: 23592648.
    • RAFFAINI, P. T. . As meninas são de pano e os meninos são de chumbo? Cultura material e literatura Secuencia , v. 33 , p. 177 - , 2018. ISSN: 23958464.
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . A escrita compartilhada. Monteiro Lobato, Rãzinha e a Reforma da Natureza. CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 14 , p. 93 - 107 , 2018. ISSN: 19845987.
    • RAFFAINI, P. T. . Cartas das Crianças: reflexões sobre a leitura nas décadas de 30 e 40 Revista Angelus Novus , v. n. 10 , p. p. 159 - 176 , 2015. ISSN: 21795487.
    • RAFFAINI, P. T. . A Voz da Infãncia: um jornal escrito para as crinaças pelas crianças Trashumante , v. 8 , p. 84 - 107 , 2016. ISSN: 23229381.
    • RAFFAINI, P. T. . Cartas para Lobato Ciencia Hoje das Criancas , v. 205 , p. 2 - 5 , 2009. ISSN: 01032054.
    • RAFFAINI, P. T. . Museu Contemporâneo e os Gabinetes de Curiosidades. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia , v. 3 , p. 159 - 163 , 1993. ISSN: 01039709.
    • RAFFAINI, PATRICIA . Coleção Terramarear. Museu Republicano 'Convenção de Itu' 100 anos em 100 objetos, v. , p. 336 - , 2024.
    • VIDAL, D. ; RAFFAINI, P. T. . E-investigação: os desafios da pesquisa em História da Educação em tempos digitai. Cultura Digital e educação, v. 1, p. 231 - 246, 2023.
    • RAFFAINI, P. T. . Modernismos e a edição de livros infanto-juvenis no Brasil. Independências e Modernismos: Outras modernidades no Brasil Republicano, v. 1, p. 119 - 139, 2022.
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . A cultura popular brasileira nos livros para crianças publicados no Brasil. Literatura infantil na América Latina: a infância e a diversidade de imaginários (sociais, raciais e de gênero), v. 1, p. 170 - 212, 2022.
    • RAFFAINI, P. T. . Animais falantes, brinquedos animados e livros que divertem. Os álbuns ilustrados publicados no Brasil nas primeiras décadas do séc. XX. Modernismo: O lado oposto e os outros lados., v. 1, p. 399 - 419, 2022.
    • RAFFAINI, P. T. . Praticas de Leituras das crianças e jovens do século XIX. Livros infantis velhos e esquecidos, v. 1, p. 119 - 131, 2022.
    • RAFFAINI, P. T. . História de um Bocadinho de Pão: tradução e edição de obras para a nfãncia nas últims décadas do séc. XIX. Escrita, edição e leiturana América Latina., v. , p. 293 - 306, 2016.
    • RAFFAINI, P. T. ; RAFFAINI, P. T. . A Livraria Garnier e a tradução e edição de livros para a infância (1890-1920). Intelectuais Mediadores: práticas culturais e ação política, v. , p. 66 - 91, 2016.
    • RAFFAINI, P. T. ; GROSMANN, Martin . Verbete: Museu. Diccionario Critico de Politica Cultural, v. , p. 269 - 274, 2009.
    • RAFFAINI, P. T. ; GROSMANN, Martin ; COELHO, T. . Museu. Dicionário Crítico de Política Cultural, v. , p. 269 - 274, 1997.
    • RAFFAINI, P. T. . Os donos do Sítio . O Globo , Rio de Janeiro , 16 abr. 2009.
    • RAFFAINI, P. T. . Jovens interagiam por cartas com o escritor Monteiro Lobato, diz estudo da FFLCH . USP on Line , São Paulo , 11 mar. 2009.
    • RAFFAINI, P. T. . Cartas de Lobato à criançada viram tema de tese de doutorado. . Diário Oficial , São Paulo , 26 mar. 2009.
    • RAFFAINI, P. T. . Livros para Morar: uma história dos livros para crianças e jovens no Brasil. 1860-1920. São Paulo : Com-arte , 2023 (Livro no prelo)
    • RAFFAINI, P. T. . Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar.. São Paulo : Faculdade Rudolf Steiner , 2019 (Resenha)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Parecer para a coleção de livros didáticos em História - Araribá - Editora Moderna. 2022 (Parecer)
    • RAFFAINI, P. T. . Congresso de Estudos da Infância: Politizações e estesias. 2019 (Consultoria)
    • RAFFAINI, P. T. . Revista do Instituto de Estudos Brasileiros IEB/USP. 2019 (Consultoria)
    • RAFFAINI, P. T. ; GUERRA, M. G. M. . Revista Jataí. 2019 (Assessoria)
    • RAFFAINI, P. T. . Anais do Museu Paulista. 2019 (Consultoria)
    • RAFFAINI, P. T. . Revista Estudos Ibero Americanos. 2019 (Consultoria)
    • RAFFAINI, P. T. . Revista de Fontes. 2019 (Consultoria)
    • RAFFAINI, P. T. . Faces da História. 2019 (Assessoria)
    • RAFFAINI, P. T. . Revista de História. 2019 (Assessoria)
    • RAFFAINI, P. T. . Veja na Sala de Aula. 2000 (Consultoria)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Entre saberes e práticas. 2023 (Conferência)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . MULHERES INTELECTUAIS MEDIADORAS E A CULTURA POPULAR BRASILEIRA PARA CRIANÇAS. 2021 (Comunicacao)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Modernismos e edição de livros para crianças. 2022 (Comunicacao)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Cartas das Crianças. 2022 (Conferência)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Livros Infantis Velhos e Esquecidos. 2022 (Conferência)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Anita Malfatti - Modernismo. 2022 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. ; SALIBA, E. T. ; RODRIGUES, C. . Humor, Linguagem e Literatura Infantil. 2021 (Outra)
    • SOARES, M. ; FURTADO, J. ; RAFFAINI, P. T. . Tradução e adaptação nos livros para crianças nos sécs XIX e XX.. 2021 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . Fontes documentais para a História da Infância. Trabalhando com fontes produzidas por crianças.. 2021 (Conferência)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES ; SOARES, G. P. ; BIGNOTTO, C. . Mesa de abertura da exposição 'Uma menina Centenária'. 2021 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . Fontes e Acervos para a História do Livro Infanto Juvenil no Brasil. O caso Monteiro Lobato. 2019 (Comunicacao)
    • RAFFAINI, P. T. . O campo e a cidade na obra de Thales C. de Andrade. 2019 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . Livros e Leituras para crianças e jovens, ou como construir uma Nação . Brasil 1860-1940. 2019 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . Animais falantes, brinquedos animados e livros que divertem. Os álbuns ilustrados publicados no Brasil nas primeiras décadas do séc. XX. 2019 (Comunicacao)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . O professor, o bruxo e o dervixe. A coleção de clássicos para a juventude de Carlos Jansen. 2018 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . Educação e literatura infantil na AMérica Latina (XIX-XX). 2018 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . A edição de O Selvagem na coleção Brasiliana. 2017 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . A escrita compartilhada. Monteiro Lobato, Rãzinha e a Reforma da Natureza. 2017 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . As meninas são de pano e os meninos são de chumbo?. 2017 (Comunicacao)
    • RAFFAINI, P. T. . Ler e Rir. O humor para crianças nos livros infantis. 1860-1920. 2016 (Congresso)
    • RAFFAINI, P. T. . O livro para crianças como fonte e objeto do historiador. 2016 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . A Educadora Lenyra Fraccaroli frente à primeria biblioteca infantil de São paulo ea formação da criança leitora nas décadas de 30 e 40. 2016 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . Como trabalhar com uma documentação produzida por crianças. 2014 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . A Livraria Garnier e a tradução e edição de livros para a infãncia. (1890-1920). 2014 (Comunicacao)
    • RAFFAINI, P. T. . História de um bocadinho de pão. Tradução e edição de obras para infância nas últimas décadas do séc. XIX.. 2013 (Congresso)
    • RAFFAINI, P. T. . Os Gabinetes de Curiosidades e as coleções vindas do Novo Mundo. 1992 (Comunicacao)
    • RAFFAINI, P. T. . 'SE eu pudesse eu morava com a Emília'. 2009 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . Pirlimpimpim pelo correio: vestígios da prática da leitura na infância brasieira, décs. de 30 e 40. 2009 (Comunicacao)
    • RAFFAINI, P. T. ; SANCHES, A. L. R. . Monteiro Lobato e o protagonismo infantil. 2011 (Comunicacao)
    • RAFFAINI, P. T. ; JORGE, J. . Tietê , o rio que a cidade perdeu. 2007 (Outra)
    • RAFFAINI, P. T. . Modernistas e Políticas Culturais, São Paulo déc. 30. 2008 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . Ação Educativa em Museus. 2008 (Conferência)
    • RAFFAINI, P. T. . De leitores a personagens. 2008 (Seminário)
    • RAFFAINI, P. T. . Pirlimpimpim pelo correio: Vestígios da prática da leitura na infância braslieira, décadas de 30 e 40.. 2009 (Seminário)
    • RAFFAINI, P. T. . EScrevendo para Lobato. 2009 (Simposio)
    • RAFFAINI, P. T. ; SOARES, M. ; FURTADO, J. . História e Deslocamentos. Aula inaugural do Programa de pós-graduação em História UNIFESP. 2021 internet
    • RAFFAINI, P. T. . Cartas a Monteiro Lobato. 2009 Radio Eldorado AM
    • SALIBA, E. T. ; RODRIGUES, C. ; RAFFAINI, P. T. . Humor, Linguagem e Literatura Infantil. 2021 internet
    • RAFFAINI, P. T. . Genero, Infancia y cidadania en America Latina.. 2017 (Universidad de Buenos Aires)
    • SOARES, G. P. ; RAFFAINI, P. T. . Livros Infantis Velhos e Esquecidos. 2017 (Biblioteca Brasiliana Mindlin. Universidade de São Paulo)
    • RAFFAINI, P. T. ; OLIVEIRA, M. L. F. . Práticas editoriais da Companhia Editora Nacional. 2019 (Centro de Memória e Pesquisa Histórica CMPH- UNIFESP)
    • RAFFAINI, P. T. ; SOARES, G. P. ; SILVEIRA, M. . Uma menina centenária - Cem anos de Narizinho Arrebitado. 2021 (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM/USP)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES ; VIDAL, D. G. ; MORAES, M. A. ; TONI, F. C. ; SIMIONI, A. P. . Escola São Paulo de Ciência Avançada. Modernismo: disputas em trono do moderno e de projetos de nação.. 2023 (Instituto de Estudos Brasileiros. IEB/ USP)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES ; GUERRA, M. G. M. . Pedagogia Waldorf. Os desafios na contemporaneidade. 2019 (Faculdade Rudolf Steiner - SESC SP)
    • RAFFAINI, PATRICIA TAVARES . Chuva de Histórias - Literatura Infanto-Juvenil e construção de um livro coletivo. 2018 (Faculdade de Educação FE/USP)
    • RAFFAINI, P. T. ; BRANCAGLION JUNIOR, A. ; SHIBATA, M. ; SILVA, S. F. S. M. . Arqueoteca. 2000 (Material didático)
    • RAFFAINI, P. T. . O conhecimento histórico e a criança. 2010 (Material didático)
    • Nome do projeto: Humanidades digitais: estudo piloto a partir do Fundo Fernando de Azevedo do Instituto de Estudos Brasileiros (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAFFAINI, P. T. , VIDAL, D. G. , ROSA, L. C. , CLOSS, J. G. V. .
      Descrição: O projeto toma o Fundo Fernando de Azevedo, sob a guarda do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, para estudo piloto a partir do qual serão testados softwares Gephi e CAQDAS na organização de metadados de modo a dar acesso ao tratamento documental, ampliando as potencialidades da pesquisa acadêmica, com foco na teoria das redes. O projeto se destaca pelo ineditismo da abordagem no âmbito do IEB, trazendo como benefícios institucionais, além da digitalização do acervo do educador, a integração do trabalho realizado no instituto ao campo das humanidades digitais e a exploração de novas ferramentas tecnológicas de análise. Com a iniciativa, espera-se colocar o IEB em linha com as atuais perspectivas de construção de acervos virtuais, sendo possível sua replicação posterior para o tratamento de outros Fundos. Projetos semelhantes foram realizados, em maior escala, pela Stanford University, como o Mapping the Republic of Letters (http://republicofletters.stanford.edu/), apenas para citar um exemplo das possibilidades oferecidas por este estudo piloto.
    • Nome do projeto: A Companhia Editora Nacional e sua política de edição de livros para crianças e jovens (1925 ? 1943). (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAFFAINI, P. T. .
      Descrição: O objetivo maior desse projeto é analisar as obras publicadas nessas duas coleções a luz da documentação existente no Centro de Memória e Pesquisa Histórica, sediado no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo. Esse Centro de Memória abriga o acervo da Companhia Editora Nacional desde 2012, já tendo parte da documentação catalogada, necessita atualmente de trabalhos que deem prosseguimento a catalogação, assim como analisem o rico acervo sob sua custódia. Possuindo correspondência passiva e ativa, além de inúmeros outros documentos institucionais esse fundo possibilita uma apreciação acurada da relação entre editores e autores e tradutores, assim como permitem uma compreensão mais aprofundada das escolhas feitas pelos editores. Pretendemos com essa pesquisa também analisar os aspectos materiais das obras literárias, como sua materialidade intrínseca: formatos, papel utilizado, ilustrações, capas e paratextos. Somado a isso se pretende analisar o conteúdo desses livros, buscando compreender de que forma a infância era retratada e quais seriam os papéis atribuídos às crianças. Assim podemos vislumbrar não só quais as ideias de infância veiculadas por essas obras, mas também de que forma essa percepção sobre a criança estaria relacionada à criação da nacionalidade brasileira. A escolha por se trabalhar com as obras publicadas no país, incluindo nessa seleção tanto a produção de autores nacionais quanto de autores estrangeiros, traduzidos e editados no Brasil pela Companhia Editora Nacional, se justifica pelo fato de assim ampliarmos nossa compreensão sobre o mercado de livros para infância, e sobre o que estaria à disposição dos leitores infantis durante o período escolhido. As datas que servem de baliza a pesquisa foram estipuladas tendo em vista dois momentos importantes na história da editora: em 1925 a Companhia inicia suas atividades, já publicando nesse mesmo ano obras infantis de Monteiro Lobato, como Narizinho Arrebitado e em 1943 parte do staff de editores se desliga da editora, entre estes Arthur Neves, importante auxiliar de Octalles, que sai da Companhia Editora Nacional para fundar a Editora Brasiliense em conjunto com Caio Prado Jr., levando Monteiro Lobato e suas obras para essa nova editora.
    • Nome do projeto: História da mediação cultural das ciências no Brasil: atores, práticas culturais e circulação do conhecimento científico, séculos XIX e XX (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAFFAINI, P. T. , KODAMA, K. , GOMES, A. C. , VERGARA, M. R. , KURY, L. , FONSECA, M. R. F. .
      Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo realizar um levantamento e análise de um conjunto amplo de intelectuais mediadores, mulheres e homens, que atuaram na divulgação das ciências no Brasil. Neste sentido, essa pesquisa procurará investigar as características dessa mediação cultural dos vulgarizadores das ciências, bem como de educadores e intelectuais, que escreveram sobre ciência para públicos amplos, buscando refletir sobre as condições particulares em que se deu a disseminação da cultura científica na realidade brasileira. Nosso enfoque será principalmente dado a partir de agentes (intelectuais, jornalistas, médicos, professores) na imprensa brasileira, considerando-a correlacionada ao mercado editorial de livros e de revistas entre os séculos XIX e XX, uma vez que, na difusão dos conhecimentos, ela integrava e repercutia o circuito das coleções de livros e de bibliotecas. O propósito dessa pesquisa é dar maior visibilidade aos atores que ocuparam lugar fundamental na produção, na esfera cultural, de novas linguagens e de práticas culturais e de conteúdos sobre as ciências voltadas para um público amplo. Nesse conjunto diversificado de intelectuais mediadores, dentro de perfis sócio-profissionais e de papéis sociais variados, destacamos as mulheres, que, ainda que pouco conhecidas, tiveram participação em movimentos políticos e intelectuais de expansão da leitura. A principal contribuição historiográfica dessa pesquisa é realizar uma investigação mais profunda sobre a ciência na cultura geral, ou seu lado ?público?, num período de institucionalização das ciências e de modernização crescente nos centros urbanos, com ênfase no Rio de Janeiro, entre as décadas finais do século XIX ao início do século XX, dialogando tanto com a historiografia das ciências mais recente, como com a história cultural e social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Modernismo e a edição de livros infanto-juvenis no Brasil. 1920-1931 (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAFFAINI, P. T. .
      Descrição: A pesquisa pretende analisar os livros infantis e infanto-juvenis publicados no Brasil durante os anos de 1920 a 1931, sob a ótica dos diversos modernismos, levando em consideração não só as narrativas, mas também a materialidade dos livros: capas, ilustrações, diagramação entre outros elementos textuais e paratextuais. Para assim compreender quais foram os diálogos entre os vários autores de Literatura Infanto-juvenil desse período como: Tales de Andrade, Monteiro Lobato, Viriato Correia, Júlio César de Mello e Souza, Cecília Meireles, Lourenço Filho, e seus ilustradores: Voltolino, Belmonte, Correia Dias, Kurt Wiese, Max Yantok entre outros. Assim como a literatura para adultos a literatura voltada as crianças pode nos revelar as clivagens e dissonâncias existentes na sociedade, assim como seus anseios e projetos, que tantas vezes foram frustrados.
    • Nome do projeto: Livros para morar. Literatura infanto-juvenil no Brasil. (1860-1920) (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAFFAINI, P. T. , SALIBA, Elias Thomé .
      Descrição: Este projeto propõe investigar os livros ficcionais destinados a infância que circulavam no Brasil entre os anos 1860 a 1920. Produzidos originalmente para serem consumidos fora do ambiente escolar, os livros a serem analisados possuíam uma diversidade enorme: álbuns ilustrados, romances adaptados, clássicos, contos da tradição oral, poesias e mesmo peças de teatro feitas exclusivamente para serem representadas pelas crianças. Muitas dessas obras eram editadas e impressas na Europa, no entanto nesse período vários autores nacionais de renome se dedicaram a escrever para crianças e jovens. Essa pesquisa pretende analisar as peculiaridades dessa produção, tendo em vista, sobretudo, compreender quais eram as percepções sobre a infância que essas obras apresentavam. No período denominado Belle Époque as preocupações de grande parte da intelectualidade brasileira com a formação da Nação e da identidade nacional se ampliaram e se aprofundaram. Atrelado a isso vemos também o aparecimento de um ideário que relacionava essa nacionalidade em consolidação com o surgimento de um público leitor. Assim a literatura infantil cumpria o papel importantíssimo de colaborar para a formação, por meio da leitura, de cidadãos que compartilhavam uma única identidade nacional. Compreender como a infância era vista nesse momento histórico nos permite também vislumbrar qual seria o papel das crianças e jovens na construção da nação, na perspectiva desses intelectuais.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em História
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo.
        Ano de conclusão: 1992
      • Curso: Bacharelado em História
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. FFLCH/USP
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Curso: Historia Social
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. FFLCH/USP
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Historia Social
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. FFLCH/USP
        Ano de conclusão: 2008
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Instituto de Estudos Brasileiros
        Ano de conclusão: 2022
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. FFLCH/USP
        Ano de conclusão: 2016
    • Instituto de Estudos Brasileiros:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2022 ).
        Outras informações: Bolsista de pós-doutorado pela pró-reitoria de pesquisa, projetos de pesquisa em áreas estratégicas, PRP/PIPAE/USP. Projeto: Humanidades digitais: estudo piloto a partir do Fundo Fernando de Azevedo do Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP.
        Outras informações: bolsista de pós-doutorado
    • Universidade Anhembi Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2016 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Teoria e Metodologia da Pesquisa Sociedade, Cultura e Arte Cultura Brasileira
        Outras informações: Professora
    • Escola de Comunicações e Artes:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1995 ).
        Outras informações: Atuação na pesquisa para elaboração do Dicionário Crítico de Políticas Culturais, sob a orientação do Prof. Dr. José Teixeira Coelho Neto.
        Outras informações: Bolsista de Aperfeiçoamento. CNPq
    • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1993 ).
        Outras informações: Atuação em pesquisa sobre História da Arquitetura e Urbanização no Brasil, séculos XVI, XVII e XVIII, sob orientação do Prof. Dr. Nestor Goulart Reis Filho.
        Outras informações: Bolsista de Aperfeiçoamento
    • Museu de Arqueologia e Etnologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1992 ).
        Outras informações: Pesquisa e organização documental do acervo etnográfico africano e afro-brasileiro, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Isabel d´Agostino Flemming.
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Companhia de Gás de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1990 - 1990 ).
        Outras informações: Organização do acervo e pesquisa em história da empresa.
        Outras informações: estágio
    • Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turís:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1990 ).
        Outras informações: Pesquisa na área de história e preservação do patrimônio do Estado de São Paulo.
        Outras informações: Estágio
    • Fundação Educacional Michie Akama. Colégio Pioneiro.:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1995 ).
        Outras informações: Professora
    • Instituto Cultural Itaú:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1989 ).
        Outras informações: Pesquisa em História das Artes Plásticas no Brasil, sécs. XIX e XX.
        Outras informações: Pesquisadora
    • Revista de História:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Disciplinas : Metodologia do Ensino de História I e II
        Outras informações: professora temporária
    • Faculdade Rudolf Steiner:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Professora responsável pela disciplina "Pesquisa e construção do conhecimento: redimensionando a prática docente" Cursos de Pós-graduação.
        Outras informações: Assessoria para implantação de área de pesqu
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Professora Visitante em regime de dedicação exclusiva, junto à Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, curso de História
        Outras informações: Professora Adjunta
    • ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA, CULTURA E MATERIAL (IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • ESTUDOS IBERO-AMERICANOS (PUCRS. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • FACES DA HISTÓRIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: parecerista ad hoc
    • REVISTA DE FONTES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: parecerista ad hoc
    • REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: parecerista ad hoc
    • Childhood And Philosophy:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Fundação Oswaldo Cruz:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2021 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora Integrante do projeto: História da mediação cultural das ciências no Brasil: atores, práticas culturais e circulação do conhecimento científico, séculos XIX e XX
        Outras informações: pesquisadora associada a projeto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2021 ).