Não autenticado |

Cleyton Vieira Fernandes

    • Professor no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri - CE. Diretor do Instituto Interdisciplinar de Cultura e Artes - IISCA de 2019 a 2022. Coordenador de área do PIBID Música UFCA de 2018 a 2020. Pós-Doutorado pela Escola de Música da UFBA. Doutor em Semiótica pelo programa de Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística USP (Capes 7). Doutor em Música pelo programa de pós-graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP (Capes 4). Mestre em Semiótica pela USP. Bacharel em Música - Hab. em Violão pela UNESP, (1998). Atua na área de performance musical como violonista com carreira internacional. Possui sólida experiência como Educador Musical em Colégios de E.F. I e II e projetos de Inclusão Social. Atua como instrumentista e pesquisador com ênfase em Semiótica da Música e Práticas Interpretativas - Violão. Possui experiência na área de gravação, produção musical e trilha para teatro.

       

      Links:    

    • Performance
    • FERNANDES, C. V. . A variação timbrística na estrutura do discurso musical: considerações e aplicação em "Hika", de Leo Brower Estudos Semióticos (USP) , v. 7 , p. 26 - 33 , 2011. ISSN: 19804016.
    • FERNANDES, C. V. . Intensidade e extensidade: proposta de análise semiótica das dissonâncias harmônicas musicais Estudos Semióticos (USP) , v. 6 , p. 49 - 54 , 2010. ISSN: 19804016.
  • Trabalhos em Anais: 13
    • FERNANDES, C. V. . Condições de Existência do Discurso Musical. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2019 , Pelotas. ANPPOM - ANAIS. : , 2019.
    • MAFRA, M. H. ; FERNANDES, C. V. . Sobre o usi criativo da aspectualização das faixas nos álbuns de canção: um exemplo em Canções Praieiras. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2019 , Pelotas. ANPPOM - Anais. : , 2019.
    • FERNANDES, C. V. . Manipulações discursivas na formação inicial do estudante de música: modelizações a partir do querer/dever e saber/poder dos sujeitos.. In: XVIII Congresso da ANPPOM , 2018 , Manaus. Caderno de resumo e anais do 28º Congresso da ANPPOM. : , 2018.
    • OLIVEIRA, C. M. ; FERNANDES, C. V. . Terra, vida e esperança: uma análise musical e semiótica.. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura , 2015 , Crato - CE. Anais do III EBPC. : , 2015.
    • FERNANDES, C. V. . Linguagem e estrutura em Canticum, de Leo Brouwer. In: XXIII Congresso da Anppom , 2013 , Natal. Caderno de Resumos. : , 2013.
    • FERNANDES, C. V. . Intensidade e Extensidade no estudo nº 11 para violão de Leo Brourwe. In: Mini Enapol de Semiótica 2008 , 2008 , . Caderno de Resumos. : , 2008.
    • FERNANDES, C. V. . O Missivo e o Tensivo na Cantiga do Viúvo de Heitor Villa-Lobos. In: Mini Enapol de Semiótica 2009 , 2009 , . Caderno de Resumos. : , 2009.
    • FERNANDES, C. V. . Proposta de Aplicação da Semiótica Tensiva aos conceitos de Textura e Densidade Musica. In: XIII Enapol de Semiótica , 2010 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2010.
    • FERNANDES, C. V. . O Tempo Musical e a Perenização Descontínua. In: IX MiniEnapo de Semiótica da USP , 2010 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2010.
    • FERNANDES, C. V. . Acontecimento, Estética e Cotidiano: uma Reflexão sobre os Modos de Apreensão do Sentido. In: XIV Enapol de Semiótica , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2011.
    • FERNANDES, C. V. . A Dinâmica em Música: a intensidade do som e sua função na construção do sentido musical. In: X Enapol de Semiótica da USP , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2011.
    • FERNANDES, C. V. . Ancoragem espacial em ?Danza del Altiplano?, de Leo Brouwer. In: XI MiniEnapo de Semiótica da USP , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2012.
    • FERNANDES, C. V. . Conservação e Recriação: o lugar do músico improvisador na tradição do Jazz.. In: XV Enapol de Semiótica , 2012 , São Paulo. Livro de Resumos. : , 2012.
    • FERNANDES, C. V. ; Montenegro, Delmo . Voz do Vento. : , 2011 (Partitura Musical)
    • FERNANDES, C. V. . Parecer em resposta ao Ofício n°10/2019/CAD/PROGEP/UFCA - COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.. 2019 (Assessoria)
    • FERNANDES, C. V. . Sobre o uso criativo da aspectualização das faixas nos álbuns de canção: um exemplo em Canções Praieiras. 2019 (Simposio)
    • FERNANDES, C. V. . Condições de Existência do Discurso Musical. 2019 (Simposio)
    • FERNANDES, C. V. . Manipulações discursivas na formação inicial do estudante de música: modelizações a partir do querer/dever e saber/poder dos sujeitos.. 2018 (Simposio)
    • FERNANDES, C. V. . Fica o dito pelo não dito: o contexto histórico como premissa para a construção de sentido nas canções politicamente engajadas.. 2015 (Conferência)
    • FERNANDES, C. V. . Semiótica Musical: por uma aplicação do percurso gerativo greimasiano. 2013 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . Ancoragem espacial em ?Danza del Altiplano?, de Leo Brouwer. 2012 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . A Canção Erudita sob a perspectiva da Semiótica Francesa. 2012 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . O Discurso Musical - Coordenação da Mesa. 2012 (Outra)
    • FERNANDES, C. V. . Temas e Figuras no Discurso Musical. 2012 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . Proposta de Aplicação da Semiótica Tensiva aos conceitos de Textura e Densidade Musical. 2010 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . Tensividade e Enunciação:A Construção do Sentido na Improvisação Jazzística.. 2010 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . Conservação e Recriação: o lugar do músico improvisador na tradição do Jazz. 2012 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . Acontecimento, Estética e Cotidiano: uma Reflexão sobre os Modos de Apreensão do Sentido. 2011 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . A Dinâmica em Música: a intensidade do som e sua função na construção do sentido musical. 2011 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . O Tempo Musical e a Perenização Descontínua. 2010 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . O Timbre na Semiose do Discurso Musical: Proposta Tensiva e Aplicação. 2010 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . A Cantiga do Viúvo: A Seresta no 7 de Heitor Villa-Lobos sob a perspectiva Semiótica. 2009 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . O Missivo e o Tensivo na Cantiga do Viúvo de Heitor Villa-Lobos. 2009 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . Intensidade e Extensidade no estudo no 11 para violão de Leo Brouwer. 2008 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. . "Intensidade e Extensidade no estudo nº 11 para violão de Leo Brouwer". 2008 (Comunicacao)
    • FERNANDES, C. V. ; Ana Bakana ; Marcelo Menezes . Maria Paiva Entrevista. 2010 Just TV
    • FERNANDES, C. V. ; NOGUEIRA, A. ; MAZA, V. . Em Cartaz - Grupo Palanco. 2008 TV paga - Net e TVA, Internet
    • Lopes, Ivã ; BEIVIDAS, W. ; HARTKOK, E. ; FERNANDES, C. V. . IX Mini-Enapol de Semiótica. 2010 (USP - FFLCH/Depto. de Linguística)
    • FERNANDES, C. V. . X Mini-Enapol de Semiótica. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • FERNANDES, C. V. ; PIETROFORTE, A. V. . I Simpósio SemioArtes. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • PIETROFORTE, A. V. ; FERNANDES, C. V. . Ateliê se Semióticas não Verbais. 2012 (Grupo de Estudos Semióticos)
    • FERNANDES, C. V. . XI MiniEnapol de Semiótica da USP. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • FERNANDES, C. V. ; BADIR, S. . Conferência Qu'est que c'est un genre. 2015 (Universidade Federal do Cariri)
    • FERNANDES, C. V. . Presidente do Comitê Científico do III EBPC. 2015 (Universidade Federal do Cariri)
    • FERNANDES, C. V. . II Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral. 2015 (Universidade Federal do Ceará)
    • FERNANDES, C. V. ; ROMULO, I. ; ANJOS, F. W. . III Educamus - Encontro de Educação Musical do Cariri. 2013 (Universidade Federal do Cariri)
    • FERNANDES, C. V. . Relatório Final de Iniciação Científica. 2009
    • FERNANDES, C. V. . Curso Progressivo de Guitarra e Violão. 2010 (Método de guitarra e violão)
    • Nome do projeto: A cena enunciativa e geração do plano de expressão (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, C. V. , PIETROFORTE, A. V. .
      Descrição: Em princípio restrita aos domínios do plano de conteúdo devido ao escopo teórico do modelo do percurso gerativo do sentido, a semiótica proposta por A. J. Greimas e seus colaboradores aborda o plano de expressão com a teoria dos sistemas semi-simbólicos; em trabalhos mais recentes, J. Fontanille, dando continuidade à análise semiótica da expressão, propõe um percurso gerativo, agora aplicada a este dominio do sentido. O projeto de pesquisa que se desenvolve vem ao encontro dessa última proposta teórica, uma vez que se dedica à verificação dos alcances analíticos do modelo do percurso gerativo da expressão; mas também pretende avançar nesse campo de análise, pois pretende, como hipótese inicial de trabalho, que o plano de expressão possa ser estudado a partir da cena enunciativa construída, ainda no plano de conteúdo, por meio do aparato formal da enunciação, que já encaminharia, nas relações estabelecidas entre os co-enunciadores e nos arranjos entre temas e figuras, modos específicos de geração da expressão e de manisfestação textual.
    • Nome do projeto: Camerata de Violões da UFCA (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, C. V. .
      Descrição: Coordenador da Camerata de Violões da Universidade Federal do Cariri
    • Nome do projeto: Cordas Brasileiras com Giácomo Bartoloni e Fréderic Bernard (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, C. V. .
    • Nome do projeto: PIBID UFCA (2018 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FERNANDES, C. V. , SOARES, A. C. , SILVA, F. J. , ALVES, F. C. .
      Descrição: Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Cariri.
    • Nome do projeto: Semiótica e construções identitárias: a semiotização da herança cultural na geração de sentidos de identidade e alteridade no imaginário brasileiro (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, C. V. , MONTEIRO, R. N. C. .
      Descrição: Tomado amiúde como um pressuposto, o sentido de identidade resulta de uma aprimorada e dinâmica construção discursiva e interdiscursiva em que a concepção do(s) outro(s), em contraposição ao eu/nós, constitui uma etapa primordial e não raro de análise particularmente complexa, por poder se valer de construções elípticas em que uma dada pré-concepção de alteridade, no mesmo ou em outro espaço e tempo, manifesta-se tacitamente através de preconceitos, silêncios e omissões, de forma por vezes mais eloquente e persuasiva do que a mais minuciosa das descrições. Tal problematização constitui nosso ponto de partida para uma investigação do sentido de brasilidade em textos sincréticos de diferentes naturezas (arquitetônica, audiovisual, cancional, etc) e procedências tomando-se aqui o termo sincretismo a partir da segunda definição proposta no Dicionário de semiótica, ou seja, são consideradas como sincréticas as semióticas que, como a ópera ou o cinema, acionam várias linguagens de manifestação? (Greimas & Courtés, 1979:426) e buscando a partir daí delinear algumas das combinações paradigmáticas e/ou sintagmáticas ou mesmo sintáxicas percebidas como referentes a uma identidade nacional brasileira.
    • Nome do projeto: Camerata de Violões da UFCA (2019 - 2019
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, C. V. , ANJOS, F. W. .
      Descrição: Projeto de desenvolvimento artístico e cultural do Curso de Música da Universidade Federal do Cariri.
    • Nome do projeto: Cordas Brasileiras com Guilherme de Camargo (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, C. V. , ANJOS, W. .
      Descrição: O projeto "Cordas Brasileira" propõe-se a realizar eventos de cunho artístico e didático envolvendo violonistas do Brasil e exterior. Tais eventos ocorrem no município de Juazeiro do Norte, Cariri Cearense, no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste. O projeto contempla uma abordagem artística, didática, de desenvolvimento social e pesquisa, sendo tais eixos estruturados da seguinte forma: a) As apresentações e concertos promovidos junto ao público local ocorrem em alto nível performático, em virtude da qualidade técnica e artística dos instrumentistas selecionados. b) Além dos concertos realizados, os músicos fazem oficinas e palestras em parceria com a Universidade Federal do Cariri. Tal viés contempla não apenas o público universitário iniciado em música, mas também o público geral por meio de concertos didáticos formadores de plateia. O projeto "Cordas Brasileiras" conta com o apoio da Pró-Reitoria de cultura da Universidade Federal do Cariri tanto em relação à disponibilização de material humano como também a colaboração logística no deslocamento dos participantes do projeto.
    • Graduacao:
      • Curso: Formação Pedagógica de Docência em Música
        Nome da Instituição: Faculdade de Música Carlos Gomes
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Bacharel em Música - Hab. em violão
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Música
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica.
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Semiótica Musical: princípios teóricos e aplicações sobre o discurso musical, sua produção e recepção.
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal da Bahia
        Ano de conclusão: 2017
    • Colégio Mater Amabilis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Professor de Educação Musical
    • Colégio Agostiniano São José:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2001 - 2006 ).
        Outras informações: Professor de Educação Musical e Regente Coral
    • Centro Musical Nova Música:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2000 - 2007 ).
        Outras informações: Professer de Instrumento (Guitarra, Violão, História da Música e Teoria Musical) e Coordenador Pedagógico
        Outras informações: Professor e Coordenador
    • Projeto Guri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Educador Musical
    • CIA dos Ícones:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - Atual ).
        Outras informações: Músico e Produtor Musical
    • Centro de Cultura Musical:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Coordenador na Área de Música Popular
    • Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (UFMG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Parecerista na área de Semiótica.
    • Colégio Santa Cruz (SP):
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Educação Musical
    • Escola Ágora:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Educação Musical
    • Universidade Federal do Cariri:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).