Não autenticado |

Thiago Ferreira Vieira

    • Graduando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2018) e mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2023). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Movimentos Sociais e Sindicalismo.

       

      Links:    

    • VIEIRA, T. F. ; JUNCAL, G. ; MELLO E SILVA, Leonardo . GLOBALIZAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA E NOVOS REPERTÓRIOS DE AÇÃO SINDICAL NO BRASIL: REDES NO RAMO BANCÁRIO PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP , v. 13 , p. 169 - 190 , 2020. ISSN: 19844352.
    • VIEIRA, T. F. . A Epidemia de Sífilis no Brasil: uma abordagem a partir dos Determinantes Sociais da Saúde. : , 2017 (Publicação)
    • VIEIRA, T. F. . Por que os palestinos fizeram uma greve de fome? O direito à saúde no cárcere. : , 2017 (Publicação)
    • VIEIRA, T. F. . O IRI recebeu Gherardo Pontrandolfi, Diretor da Cruz Vermelha, para conferência sobre recrutamento profissional pela Organização, no dia 21.05. : , 2015 (Publicação)
    • VIEIRA, T. F. . O IRI recebeu Nélida Piñon (Membro da ABL e Presidente da Cátedra José Bonifácio) que falou sobre ?Os fundamentos do México?, no dia 30.06. : , 2015 (Publicação)
    • VIEIRA, T. F. . Simulação da Revisão Periódica Universal. 2017 (Conectas Direitos Humanos)
    • VIEIRA, T. F. . Compartilhando Experiências com Migrantes Chilenos. 2016 (Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP))
    • VIEIRA, T. F. . Rodas de conversa - Migração: Racismo e Xenofobia/População Migrante em Situação de Rua. 2016 (Projeto Migração)
    • VIEIRA, T. F. . As Relações Brasil-África: o caso de Moçambique. 2015 (Centro Acadêmico Guimarães Rosa)
    • AGUIAR, T. ; MELLO E SILVA, Leonardo ; FRAMIL, F. ; VIEIRA, T. F. . Uma introdução à ?Escola do Capitalismo Global?: a sociologia crítica de William I. Robinson. 2019 (Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia - USP)
    • Nome do projeto: Acompanhamento e diagnóstico do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional e do Programa de Seminários do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP) (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VIEIRA, T. F. , DALLARI, P. B. A. .
      Descrição: Oferecer aos bolsistas uma visão dos grandes temas das relações internacionais, por meio de sua participação no acompanhamento às reuniões do GACInt e do Programa de Seminários de Relações Internacionais. Os monitores terão ainda a função de avaliar o impacto desses eventos para fora da comunidade USP, refletindo sobre formas de potencializar o caráter de extensão dessas atividades. O GACInt, criado em 1989, está vinculado ao IRI desde 2005. Trata-se de seminário fechado do qual fazem parte especialistas do mundo acadêmico, da iniciativa privada e da diplomacia, que se reúnem quinzenalmente para analisar a conjuntura internacional de diferentes ângulos e com uma abordagem pluralista. Sob grandes áreas temáticas como Ásia, África, América Latina, Comércio Internacional, EUA, Europa, Japão, Oriente Médio, Rússia, Segurança Internacional, discutem-se temas como: relações de poder e estratégia no contexto internacional; política externa; papel das organizações internacionais e dos blocos regionais; fluxos de investimento; comercialização e tecnologia; questões militares e de defesa; globalização e suas conseqüências. Por seu turno, o Programa de Seminários do IRI inclui a disciplina optativa ?Seminários de Relações Internacionais?, sob responsabilidade do Prof. Dr. Jacques Marcovitch, e os Fim de Tarde no IRI, sob a coordenação da Profa. Dra. Cristiane Lucena, ambos com palestras abertas ao público. Os Seminários de Relações Internacionais têm periodicidade semanal e contam com a participação de figuras destacadas, cujas atividades estão ligadas às relações internacionais, que falam de sua trajetória profissional e de um tema internacional previamente definido. Participando no suporte das duas atividades, e refletindo sobre a natureza de extensão das mesmas, os bolsistas poderão não somente ampliar suas habilidades e competências como internacionalistas, mas, sobretudo, contribuir para um melhor conhecimento do impacto dessas atividades na sociedade.
    • Nome do projeto: Historiando: Latino-americanos e Guerra Fria na América Latina (1 Fase: Chile) (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VIEIRA, T. F. , LOUREIRO, F. P. , LEMOS, J. V. , MARTINS, J. , PIMENTA, P. H. .
      Descrição: O projeto pretende colaborar para a construção de um conhecimento intersubjetivo sobre a experiência dos latino-americanos durante o período da Guerra Fria na América Latina (1945-1989). A temática da Guerra Fria no hemisfério vem sendo analisada por ângulos diversos e de modo crescente por estudiosos de Relações Internacionais. O projeto visa contribuir para um melhor entendimento desse importante tema por meio do diálogo entre conhecimento acadêmico e experiência pessoal dos latino-americanos que migraram para o Brasil, sobretudo por motivos de perseguição política, durante o contexto da Guerra Fria. Em cada ano do projeto será escolhido um país ? e, portanto, um público-alvo de imigrantes ? para ser analisado de forma sistemática. Neste primeiro ano, focaremos no Chile, que teve uma das ditaduras mais autoritárias, repressivas e sangrentas do continente. Algumas estimativas apontam para 30 mil chilenos assassinados durante o regime de Augusto Pinochet (1973-1990). Apenas nos primeiros seis meses após o golpe civil-militar de setembro de 1973, mais de 80 mil chilenos teriam sido presos, muitos dos quais submetidos a gravíssimas violações de direitos humanos, como tortura, estupro e precárias condições de cárcere. Outras centenas de milhares migraram para países do continente. O fato de o regime ditatorial brasileiro ter iniciado um processo de abertura política em 1974, mesmo que contraditório e insuficiente, colaborou para que chilenos também migrassem para o Brasil. Pesquisas recentes vem destacando o papel de colaboração entre militares brasileiros e chilenos em várias áreas, inclusive na perseguição de migrantes. Evidências apontam, inclusive, que o próprio golpe pinochetista de setembro de 1973 teria recebido apoio decisivo da administração Médici (1969-1974), para além do apoio da CIA e do governo Nixon (1969-1974). Esses aspectos tornam o Chile um caso fundamental para a compreensão da dinâmica da Guerra Fria na América Latina, justificando, a nosso ver, sua pertinência como o primeiro país a ser analisado pelo ?Historiando?.
    • Nome do projeto: Constituição e organização do acervo e bens patrimoniais do Núcleo dos Direitos (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VIEIRA, T. F. , BECAK, R. .
      Descrição: O Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão congrega diferentes programas que têm como horizonte comum a perspectiva dos direitos fundamentais e da cidadania. A sua finalidade é estimular e apoiar ações da comunidade universitária que promovam a construção de uma sociedade justa, livre e democrática. Fazem parte do Núcleo dos Direitos os programas Aproxima-Ação, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Universidade Aberta à Terceira Idade, USP Diversidade e USP Legal. Estes programas trouxeram, cada um, um acervo diferente de informação e bens patrimoniais. Pretende-se organizar esta estrutura, disponibilizando o acervo de forma comum aos programas e à comunidade uspiana.
    • Nome do projeto: Projeto Migração: Programa de conscientização e proteção ao direito do migrante (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VIEIRA, T. F. , MENEZES, W. .
      Descrição: A internacionalização da vida, de modo geral, não é matéria recente, mas seu rápido progresso nos últimos tempos tornou latente a necessidade de pensar os fenômenos sociais em esfera global e interdisciplinar. Da mesma forma, e como consequência do desenvolvimento social, tem-se no Direito Internacional contemporâneo o necessário e predominante caráter interdisciplinar, notadamente marcado pela consolidação do indivíduo como núcleo e destinatário da norma, que denota a necessidade do estudo integrado de disciplinas que possuem em sua essência certo grau de autonomia, como Direito Internacional e Direitos Humanos. Tema emergente e que se coloca no centro das discussões da sociedade internacional contemporânea é a atividade migratória que, por motivos de desastres naturais, conflitos regionais ou pela simples busca de melhores condições de vida, deixam seus países para os mais variados destinos em busca de oportunidades ou de simples perspectiva de sobrevivência. Distantes de suas origens, os migrantes percebem-se, muitas vezes, em uma nova realidade, enfrentando obstáculos como o acesso à informação sobre a cultura local, e especificamente o acesso aos direitos e deveres que lhes competem, vez que o desconhecimento do idioma, a ausência de apoio institucionalizado no judiciário, ambição de empregadores locais, ou mesmo a xenofobia, os submetem, a tratamento normativo restritivo de direitos. O Brasil é um país hospitaleiro e tem sido destino escolhido pelos mais diferentes povos. Nesse sentido, o ?Projeto Migração?, criado no quadro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP), a partir da atividade de extensão, busca conscientizar e proteger o migrante quanto a violação dos seus direitos enquanto estiverem em território brasileiro.
    • Nome do projeto: Uma Teoria sobre a Transição de Papéis Dominantes (Master Role Transition) em Potências Regionais: Evidências da América Latina, África do Sul e Sudeste Asiático (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, T. F. , GUIMARAES, F. S. .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa pretendemos desenvolver uma teoria sobre as transições de papéis dominantes (master role transition) em potências regionais. A transição de papel dominante significa a substituição de um papel dominante ativo - líder hegemônico, potência regional, imperialista, etc. - por um papel inativo localizado dentro do repertório de papéis do ator central - líder integracionista, potência benigna, etc. Isso ocorre por conta de múltiplas interações regionais e domésticas que reinforçam mudança de papeís. Pretendemos testar a teoria em sete casos da América Latina, África Austral e Sudeste Asiático - a crise do gás boliviano de 2006, a crise da represa de Itaipú na fronteira entre Paraguai e Brasil de 2009, a crise de Odebretch no Equador de 2009, o a crise dos Grandes Lagos no Congo de 1998, a Operação Boleas em Lesoto de 1998, a crise da execução dos prisioneiros indonésios e australianos de 2014 na Indonésia e a crise da independência do Timor-Leste em 1999. Os alunos envolvidos no projeto ajudarão a desenvolver tais casos, analisando literatura, documentação e discursos relacionados a cada caso.
    • Nome do projeto: Sindicalismo global no setor de serviços: acordos globais e redes sindicais em empresas transnacionais do setor de serviços (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, T. F. , MELLO E SILVA, Leonardo .
      Descrição: Este projeto, guiado pelo tema geral da relação entre a globalização e trabalho, propõe a investigação da ação sindical em empresas transnacionais nos setores bancário e comerciário. Nesse sentido, pretende-se analisar duas estratégias ligadas ao chamado ?sindicalismo global?: as redes sindicais e os Acordos Marco Globais (Global Framework Agreements, na terminologia especializada). A justificativa dessa escolha é dupla. Em primeiro lugar porque, já há algumas décadas, tem se notado a importância crescente das ocupações ligadas ao setor de serviços, o que ocasionalmente foi visto como sinal da emergência de uma ?sociedade pós-industrial de serviços?, como presente nas análises de, na qual se reduz a centralidade do operariado industrial. Do ponto de vista da estratificação social, essa redução se dá em razão da emergência de novas posições dentro do processo produtivo do capitalismo global, como respostas às novas demandas da produção. Ainda que essa tese nem sempre tenha sido aceita de forma integral, os trabalhadores nos setores ligados aos serviços se tornaram objeto relevante da sociologia do trabalho desde então, o que deslocou a imagem clássica do ?trabalhador? associada ao operariado fabril. Ademais, o operário configura-se não mais com o único - e, portanto, o principal - ator político de transformação social; como resultado das inovações do processo produtivo e da própria complexidade da estrutura social, novos atores passam a assumir posições na luta social: esses atores estão geralmente associados os movimentos sociais. Atualmente, a agenda de tais movimentos vem assumindo cada vez mais uma pauta chamada de ?pós-material?, na qual são ressaltados temas relacionados à identidade de gênero, sexualidade, etnia, bem como temas à ecológicos. Em segundo lugar, este projeto parte de pesquisas já efetuadas e em andamento acerca de redes sindicais em empresas transnacionais e Acordos Marco Globais, sobre as quais já existe alguma literatura. O propósito teórico que anima a pesquisa que pretendo realizar, portanto, pretende mobilizar esses dois campos de estudo que parecem caminhar autonomamente, mas onde é possível vislumbrar uma convergência. No ambiente da sociologia do trabalho ? e em especial na área do trabalho global ? reconhece-se que as lutas antiglobalização e precarização não podem prescindir dos movimentos sociais para serem levadas a bom termo, especialmente quando envolvem campanhas onde é necessário estabelecer amplas coalizões para capturar a opinião pública. Mesmo os sindicatos e as lutas operárias por vezes tomam a feição de movimentos sociais em seus métodos e em termos da clientela visada Alguns autores designam esta nova realidade como a emergência de um ?sindicalismo de movimento social?. Desse modo, este projeto vai mover-se na confluência dessas duas tradições da sociologia, tendo como objeto empírico o estudo de redes sindicais em setores não-industriais, tais como comércio e serviços. Nesse sentido, vem complementar pesquisas anteriores desenvolvidas sobre as redes sindicais e Acordos Marco Globais na indústria química e metalúrgica. A hipótese que justifica esta pesquisa, portanto, é a de que a investigação da organização sindical nos setores de comércio e serviços tornará possível explorar outras formas de organização do trabalho e de ação sindical, o que possibilitará uma análise mais completa sobre atuação do sindicalismo global no Brasil hoje.
    • Nome do projeto: Jordan Valley Solidarity: Um Estudo de Caso sobre a Atuação de Movimentos Sociais de Base em Área C, Cisjordânia (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, T. F. , TIBLE, J. .
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a atuação da Jordan Valley Solidarity (JVS), uma rede de apoio local e internacional, institucionalizada como ONG, que busca proteger a existência das comunidades palestinas locais e seu ambiente único, na região do Vale do Jordão, localizado em Área C, em Território Palestino Ocupado. A partir de teorias relacionadas a movimentos sociais de base (ou grassroots) e do conhecimento adquirido em minha atuação em campo, na Palestina Ocupada, buscamos tipificar a JVS, inserindo-a em uma categoria já descrita em leituras realizadas acerca dos movimentos sociais de base.
    • Graduacao:
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
  • Atuação Profissional: 4
    • Comitê Nacional Para Refugiados:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Estagiário de Pesquisa
    • Jordan Valley Solidarity:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Organização atuante nos Territórios Ocupados da Palestina
        Outras informações: Estagiário
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Rede Educacional pelos Diretos Humanos em Palestina/Israel:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Membro da Rede Educacional pelos Direitos Humanos em Palestina/Israel, atuando como voluntário.
        Outras informações: Membro