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Raquel Carapeba Gonçalves

    • Graduou-se com láurea acadêmica em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE) na Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (2011), bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2014). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) (2015). Mestranda no programa de pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP). Tem interesse pela área de Geografia Urbana com ênfase nas temáticas relacionadas a: Produção Espacial urbana, Segregação Socioespacial, Medo Urbano, Exclusivismo Socioespacial, Mercado Imobiliário, Metropolização.

       

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    • Nome do projeto: As Distintas Abordagens do Conceito de Território e o Ensino da Geografia (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, R. C. , SILVA, L. T. V. , MUNIZ, P.T.F. .
      Descrição: A pesquisa versa sobre conceito de território, o qual está dentre as categorias de análise da Geografia, juntamente com o espaço, a paisagem, o lugar e a região. Fazendo uma análise da evolução do conceito de território considerando as distintas concepções do território e os significados a ele dados pelos principais autores da literatura pertinente a temática territorial, dentre estas, destacam-se as abordagens políticas, culturais, econômicas, naturais, sociais, além das concepções atuais e os novos usos do território diante da sociedade globalizada. Dessa forma, não se trabalha apenas com a concepção do território mais grandiloquente aquela que o vincula ao Estado-Nação, ao fetichizado Estado territorial, mas abarca o conhecimento do território enquanto possibilidade de entendimento das relações sociais especializadas, por conseguinte das relações de poder que se estabelecem em determinado espaço geográfico por um indivíduo ou uma coletividade, viabilizando a compreensão da dinâmica espacial no âmbito dos recortes territoriais. Propõe-se estratégias de ações que motivem / incentivem a compreensão desta categoria no processo de ensino-aprendizagem. Além de métodos e técnicas de ensino que visem subsidiar e dinamizar as aulas de Geografia no que concerne a abordagem do conceito de território.
    • Nome do projeto: Nazaré da Mata na visão Geográfica: um olhar crítico sobre os territórios do município na construção do desenvolvimento local e sustentável. (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, R. C. , ALMEIDA, L. R. C. C. , CAVALCANTI, P. M. R. , SILVA, L. T. V. .
    • Nome do projeto: Do medo ao autoenclausuramento: uma reflexão acerca da fragmentação do tecido sóciopolítico-espacial - o caso Alphaville Francisco Brennand - PE (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, R. C. , COZIC, B.R.G .
      Descrição: Esta pesquisa destina-se a abordar a escalada da consolidação de grandes empreendimentos que vem introduzindo a autossegregação nas grandes cidades brasileiras. Enfoca-se o caso da Região Metropolitana do Recife no que concerne ao consumo, produção e uso do solo urbano para a promoção das desigualdades residenciais, indicadora do processo de segregação socioespacial, explorando -se o papel mediador dos promotores imobiliários e da classe dominante na configuração interna da cidade. Focaliza-se a relação existente entre o imaginário do medo e a violência urbana a partir de uma análise de várias manchetes locais que enfatizam os atos transgressores na cidade, acompanhada da evolução dos indicadores da criminalidade e a contribuição destes para a proliferação dos condomínios fechados, espaços privatizados destinados as classes média e alta, murados, com ampla infraestrutura: de lazer, aparatos de segurança (câmeras de vídeo e monitoramento, cercas elétricas, portarias, segurança particular 24h, detectores de movimento, cães de guarda), contato com a natureza, facilidade de serviços comerciais e empresariais. Faz-se uma avaliação do caso Alphaville Francisco Brennand no Município de Jaboatão dos Guararapes e suas conseqüências para as transformações no espaço urbano da metrópole recifense.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Título: Do medo ao autoenclausuramento: uma reflexão acerca da fragmentação do tecido sóciopolítico-espacial - o caso Alphaville Francisco Brennand - PE
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de Pernambuco
        Título: As distintas abordagens do conceito de território e o ensino da Geografia
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Frassinetti do Recife
        Ano de conclusão: 2015
    • Universidade de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Outro (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Estudante
    • Colégio Imaculado Coração de Maria:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2014 ).
        Outras informações: Estudante