Não autenticado |

Jerusa Vilhena de Moraes

    • Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da UNIFESP. Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFESP. Realiza pesquisa na área de ensino e aprendizagem tendo como linha de investigação a resolução de problemas, a alfabetização científica em sala de aula, as metodologias de ensino e a educação geográfica. Coordena o Grupo de Pesquisa Alfabetização científica e as metodologias de ensino. Integra a Rede Latino Americana de Didática em Geografia (RedladGeo). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010, CAPES). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006; FAPESP), Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo(1996-2000), Iniciação científica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1997-1999; CNPq e FAPESP).

       

      Links:    

  • Livros publicados: 10
    • GARRUTTI, E.A. ; MORAES, J. V. ; PESCE, L. . As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da educação. São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2022 . 190p. ISBN: 9786587312330.
    • CARLI, E. C. ; MORAES, J. V. . Metodologias ativas: aprendizagem por argumentação. São Paulo : FTD, 2018 . 87p. ISBN: 9788596012201.
    • MORAES, J. V. ; RODRIGUES, P. B. . Developing Geographic Reasoning: Using Geographic Literacy Indicators (GLI). London : Springer, 2021 . 390p. ISBN: 9783030798.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; MORAES, J. V. . Metodologias ativas: introdução. São Paulo : FTD, 2016 . 85p. ISBN: 9788596007788.
    • CASTELLAR, S.M.V. ; MORAES, J. V. . Metodologias ativas: resolução de problemas. São Paulo : FTD, 2016 . 85p. ISBN: 9788596007894.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; VILHENA, J. . Ensino de Geografia- Portal Pasta do Professor. São Paulo : Cengage Learning, 2013 . 120p. ISBN: 9788522106707.
    • MORAES, J. V. ; PALADIN, H. ; GUERRERO, A.L.A. . Questão agrária e população.. São Paulo : Secretaria da Educação, 2004 . 54p. ISBN: 002.
    • MORAES, J. V. ; CONTEL, F. B. ; ROMANO, S. M. M. . A organização industrial no espaço geográfico.. São Paulo : Mindlen, 2002 . 32p. ISBN: 8574811696.
    • MORAES, J. V. ; PALADIN, H. ; CASTELLAR, S.M.V. . Geografia Indígena do Estado de São Paulo.. São Paulo : SEE/ MagInd, 2003 . 81p. ISBN: 001.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; MORAES, J. V. . Ensino de Geografia- Coleção Ideias em Ação. São Paulo : Cengage Learning, 2010 . 166p. ISBN: 8522106703.
    • FERREIRA, E. C. ; MORAES, J. V. . Alfabetização científica nas ciências humanas: o início de um diálogo CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 52 , p. 1 - 17 , 2023. ISSN: 19805314.
    • TERRA, E. C. S. ; MORAES, J. V. . Abordagens dinâmicas: revolucionando o ensino de Geografia HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 10 , p. 108 - 123 , 2023. ISSN: 23588322.
    • LEITE, LAURINDA ; DOURADO, LUÍS ; MAPATSE, MARIA VERÓNICA ; ARÃO, JOSÉ ; MORAES, JERUSA ; CASTELLAR, SÔNIA . Higher education students? perceptions of issues related to Covid-19: A study on three Portuguese-speaking countries Cogent Social Sciences , v. 9 , p. 1 - 24 , 2023. ISSN: 23311886.
    • GARCIA, J. G. R. ; MORAES, J. V. . Contextualização do ensino de Geografia por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas Signos Geográficos , v. 4 , p. 1 - 20 , 2022. ISSN: 26751526.
    • CARLI, EDEN CORREIA ; MORAES, JERUSA VILHENA DE . ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 10 , p. 520 - 540 , 2020. ISSN: 22363904.
    • MORAES, J. V. . As pesquisas em ensino de Geografia no Brasil: para onde devemos ir? Revista Signos Geográficos , v. 1 , p. 1-16 - 16 , 2019. ISSN: 26751526.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , v. 17 , p. 422 - 436 , 2018. ISSN: 15791513.
    • CARLI, E. C. ; MORAES, J. V. . Prática argumentativa no ensino de geografia: um estudo a partir do conceito de território Scripta Nova-Revista Electronica de Geografia y Ciencias Sociales , v. 22 , p. 1 - 33 , 2018. ISSN: 11389788.
    • MORAES, J. V. ; RODRIGUES, P. B. . Ler o mundo para compreendê-lo: indicadores de alfabetização geográfica (IAG) Acta Geográfica , v. 1 , p. 1 - 139 , 2017. ISSN: 19805772.
    • MORAES, J. V. . Alfabetización científica y las metodologías activas de aprendizaje en la enseñanza de geografía: buscando posibles caminos en la educación básica. REVISTA ANEKUMENE , v. 1 , p. 69 - 76 , 2016. ISSN: 22485376.
    • MORAES, J. V. . The construction of Geographic knowledge in school: a brief reflection on the role of the teacher Problems of Education in the Twenty First Century , v. 27 , p. 82 - 93 , 2011. ISSN: 18227864.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Scientific Literacy, Problem Based Learning and Citizenship: a suggestion for Geography studies teaching Problems of Education in the Twenty First Century , v. 19 , p. 119 - 127 , 2010. ISSN: 18227864.
    • MORAES, J.V et alli ; MORAES, J. V. . Estudo e pesquisa em educação geográfica e interdisciplinaridade: o grupo "Educação e Didática da Geografia: práticas interdisciplinares" Boletim Paulista de Geografia , v. II , p. 149 - 166 , 2010. ISSN: 00066079.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Aprendizagem baseada na resolução de problemas/ PBL: Uma proposta para o ensino de Geografia Espacos da Escola (UNIJUÍ) , v. ano 20 , p. 11 - 18 , 2010. ISSN: 01039032.
    • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; CASTELLAR, S. M. V. . Jogos e Resolução de problemas no ensino de Geografia Plures. Humanidades (Ribeirão Preto) , v. 11 , p. 104 - 119 , 2009. ISSN: 1518126X.
    • GARCIA, J. G. R. ; MORAES, J. V. . Aprendizagem baseada na resolução de problemas para a promoção da alfabetização científica em Geografia. Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento, v. 5, p. 169 - 194, 2022.
    • LUIZ, A. ; MORAES, J. V. . Metodologias ativas no ensino superior: análise de dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento, v. 5, p. 1 - 238, 2022.
    • SILVA, J. C. ; MORAES, J. V. . Aprendizagem significativa e o conhecimento poderoso: um estudo por meio de atividades on-line. As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação., v. 1, p. 151 - 182, 2022.
    • MORAES, J. V. . O papel das metodologias ativas no processo de alfabetização científica em Geografia. Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica, v. 1, p. 80 - 99, 2017.
    • SILVA, J. L. B. ; MORAES, J. V. . As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação, tecnologias e empoderamento freireano: desafios e possibilidades dos grupos sociais contemporâneos, v. 1, p. 69 - 86, 2017.
    • MORAES, J. V. . As Metodologias Ativas e o ensino de Geografia: um olhar sobre algumas produções científicas. Currículo Políticas Públicas e ensino de Geografia, v. 1, p. 177 - 194, 2015.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S.M.V. . Conteúdos e conceitos geográficos escolares a partir de uma reflexão crítica sobre cidadania. Ensinar Geografia- realidades e propostas no Brasil e Galiza, v. 1, p. 101 - 126, 2015.
    • MORAES, J. V. . A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico.. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes., v. 1, p. 97 - 112, 2006.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. . Jogos e resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia.. Educação Geográfica- Reflexão e Prática, v. 1, p. 249 - 276, 2014.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. ; SEFERIAN, A. P. G. . Os lugares da escola na sociedade e o processo de ensino e aprendizagem. Geografia escolar- contextualizando a sala de aula, v. 1, p. 81 - 102, 2014.
    • MORAES, J. V. ; SILVA, J. L. B. . Lugares escondidos, identidades silenciadas: territórios em rede?. Didáctica de la Geografía: prácticas escolares y formación de profesores, v. 1, p. 295 - 309, 2014.
    • CASTELLAR, S.M.V. ; VILHENA, J. . A linguagem cartográfica: possibilidades para a aprendizagem significativa. (Geo)grafias e Linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas, v. 1, p. 21 - 38, 2013.
    • MORAES, J. V. . Teoria e prática da Geografia escolar: a alfabetização e enculturação científica. Didática da Geografia, v. 1, p. 221 - 242, 2012.
    • ROCHA, A. S. ; MORAES, J. V. ; OLIVEIRA, L.D. . Geografia humana: reflexões sobre o seu ensino. Aprendendo Geografia: Reflexões Teóricas e Experiências de ensino na UFRRJ, v. 1, p. 40 - 53, 2012.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Um currículo integrado e uma prática interdisciplinar: possibilidades para uma aprendizagem significativa. Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos, v. 1, p. 121 - 136, 2012.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S.M.V. ; SACRAMENTO, A.C.R. . Jogos e Resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia.. Educação Geográfica: reflexão e prática, v. 1, p. 249 - 276, 2011.
    • MORAES, J. V. . A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico. Educação geográfica- teorias e práticas docentes, v. 1, p. 97 - 112, 2007.
    • MORAES, J. V. . A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes, v. 1, p. 97 - 113, 2005.
    • DONATO NETO, J. R. ; MORAES, J. V. . O uso de webquests para promover a alfabetização científica nos cursos técnicos profissionalizantes do eixo gestão. In: VII CONEDU , 2021 , Maceió. Educação como (re) existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande : Universidade Estadual da Paraíba, 2021. p. 1 - 24.
    • ALVES, R.E. ; MORAES, J. V. . Resolução de problemas e raciocínio geográfico: diálogos possíveis. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, , 2021 , São Paulo. Anais XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA,. São Paulo : , 2021. p. 12 - 24.
    • SILVA, J. C. ; MORAES, J. V. . Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação básica, a aprendizagem significativa e o conhecimento poderoso. In: Ciet/ Enped- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância- Ressignificando a presencialidade , 2020 , São Paulo. Anais do Ciet/ Enped- 2020. São Paulo : Ciet/Enped, 2020. p. 22 - 38.
    • GARCIA, J. G. R. ; MORAES, J. V. . Ensino contextualizado e TDIC's na alfabetização científica em Geografia. In: Ciet/ Enped- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância- Ressignificando a presencialidade , 2020 , São Paulo. Anais do Ciet/ Enped- 2020. São Paulo : Ciet/Enped, 2020. p. 42 - 60.
    • CARLI, E. C. ; MORAES, J. V. . Os usos do argumento produzidos por alunos do 9 ano no ensino da linguagem geográfica a partir do conceito de território. In: VIII Fórum NEPEG de formação de professores de Geografia , 2016 , Caldas Novas. Anais do VIII Fórum NEPEG de formação de professores de Geografia- A Geografia no cenário das políticas públicas no cenário contemporâneo. Goiânia : LEPEG/UFG, 2016. p. 81 - 96.
    • VIEIRA, N. A. S. ; MORAES, J. V. . O interesse e a observação no processo de alfabetização científica em Geografia. In: X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia , 2020 , Caldas Novas. Anais do X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia. Goiânia : , 2020. p. 1265 - 1275.
    • MORAES, J. V. ; PAULA, N. N. . Tendências da Geografia: um estudo sobre as concepções tratadas pela Revista Nova Escola acerca do conceito de cidade. In: VI Congresso Ibérico de Didática da Geografia- A cidade, um laboratório para a educação geográfica , 2013 , Porto e Vila Nova de Gaia. Atas do Congresso Ibérico de Didática da Geografia. Porto : Univ. Porto, 2013. p. 21 - 48.
    • CRAVEIRO, C.B. ; MORAES, J. V. . Sentidos da formação de professores e de cidadania: um estudo sobre documentos orientadores nas políticas educacionais brasileiras.. In: XIX Colóquio Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? , 2012 , Lisboa. XIX Colóquio Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?. Lisboa : AFIRSE, 2012. p. 47 - 62.
    • MORAES, J. V. ; SEFERIAN, A. P. G. ; CASTELLAR, S. M. V. . Espaços não formais de aprendizagem: o trabalho de campo mediando o ensino e a aprendizagem. In: encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores , 2012 , Rio de Janeiro. encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores. Rio de Janeiro : Museu de Astronomia e ciências afins, 2012. p. 11 - 13.
    • MORAES, J. V. ; PAULA, N. N. . Tendências Investigativas no ensino de Geografia- o caso da Revista Nova Escola.. In: II Colóquio internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografia. , 2012 , Santiago. II Colóquio Internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografia.. Santiago : Un. Academia de Humanismo Cristiano, 2012. p. 121 - 136.
    • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; MUNHOZ, G.B. . A aprendizagem conceitual por meio da história em quadrinhos.. In: XI ENPEG , 2011 , Goiânia. XI ENPEG. Goiânia : UFG, 2011. p. 54 - 55.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . PBL: uma proposta para o ensino de Geografia. In: Congresso Internacional-PBL 2010. Conectando pessoas, ideias e comunidades. , 2010 , São Paulo. PBL 2010 - Congresso Internacional. : , 2010.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S.M.V. . Trabalhando com problemas: uma proposta para o ensino de Geografia.. In: IV Congresso Ibérico de Didáctica da Geografia. , 2009 , Lisboa. A Inteligência Geográfica na Educação do Século XXI. : , 2009. p. 11 - 17.
    • MORAES, J. V. . Construção do conhecimento e currículo: uma proposta de ensino de Geografia com a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas. In: V Seminário Internacional: as redes de conhecimentos e as tecnologias , 2009 , Rio de Janeiro. V Seminário Internacional: as redes de conhecimentos e as tecnologias. : , 2009.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Ensinar e aprender Geografia por meio da metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP ou PBL). In: 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina: Caminando en una América Latina en transformación , 2009 , Montevideú. 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina: Caminando en una América Latina en transformación. : , 2009.
    • MORAES, J. V. ; Sacramento, A. . O conceito de espaço por meio de situações problemas no ensino de Geografia. In: Geografia: Tradições e Perspectivas: homenagem ao centenário de nascimento de Pierre Mombeig , 2008 , . Geografia: Tradições e Perspectivas. : , 2008.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Uso de documentos no ensino. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina , 2005 , São Paulo. Por uma Geografia Latino-Americana: do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade. : , 2005.
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Uma proposta de reorganização curricular a partir da aprendizagem baseada na resolução de problemas. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: VIII Colóquio sobre Questões Curriculares , 2008 , Florianópolis. IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: VIII Colóquio sobre Questões Curriculares. Florianópolis : UFSC, 2008. p. 62 - 73.
    • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. . Jogos e situações problemáticas no ensino de Geografia. In: 9º Encontro de Prática de Ensino de Geografia e V Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares , 2007 , Niterói. 9º Encontro de Prática de Ensino de Geografia. : , 2007.
    • MORAES, J. V. ; Castellar, S.M.V. . Learning Geographic Space by using documents. In: Hands on science. Science Education and Sustainable development. , 2006 , Braga. Hands on Science. : , 2006.
    • MORAES, J. V. . 3° Encontro de Iniciação Cientifica. In: 3° Encontro de Iniciação Cientifica , 1999 , Vale do Paraíba. . : , 1999.
    • MORAES, J. V. . Cidades e ferrovias em Jundiaí. In: 7° Simpósio de Iniciação Científica , 1999 , São Paulo. 7º Simpósio de Iniciação Científiica da UDp. : , 1999.
    • MORAES, J. V. . Documentação Primária no Ensino de Geografia. In: 9° simpósio de iniciação Cientifica , 2001 , São Paulo. Simpósito Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2001.
    • MORAES, J. V. . Documentação Primária e Ensino de Geografia. In: 6° Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia , 2001 , São Paulo. Ensino e Aprendizagem da Geografia e o Cenário da Política Educacional. : , 2001.
    • MORAES, J. V. . Documentação primária no ensino de Geografia. In: 13° Encontro Nacional de Geógrafos , 2002 , João Pessoa. Por uma Geografia Nova na Construção do Brasil. : AGB Nacional, 2002.
    • MORAES, J. V. . A construção do conceitos de espaço geográfico através de fontes primárias. In: 7° Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia , 2003 , Espirito Santo. Novos desafios na Formação do Professor de Geografia. : , 2003.
    • MORAES, J. V. . A construção do conceito de espaço geográfico através do uso de documentos. In: 1° Seminario de Pesquisa em Geografia , 2003 , São Paulo. Pesquisa em Geografia no Século XXI. : , 2003.
    • DIAS, W. S. ; MORAES, J. V. . Ensino de Geografia. Roraima : Revista Acta Geográfica , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. V. . Formação e docência em Geografia. Slavador : EDUFBA , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MORAES, J. V. . Ferrovias, Cidades e trabalhadores: a conquista do oeste:1870-1920. São Paulo : Produto da pesquisa desenvolvida no Lab Arquitetura da FAU/USP , 2000 (CD-ROM)
    • MORAES, J. V. . Revista Educação e Pesquisa. 2022 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Secretaria Municipal de Educação- São Paulo. 2022 (Assessoria)
    • MORAES, J. V. . XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG. 2017 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2016 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . XII ENPEG. 2013 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Capacitação BNI- ENEM- Coordenação. 2011 (Outra)
    • MORAES, J. V. . Coordenação da área de Ciências Humanas (UFRRJ) na Elaboração e Revisão de Itens para Enem.. 2011 (Assessoria)
    • MORAES, J. V. . XI ENPEG. 2011 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Aprendizagem baseada em problemas.. 2009 (Outra)
    • MORAES, J. V. . Mundo para todos- Geografia.. 2007 (Elaboracao_de_projeto)
    • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; MUNHOZ, G.B. . Geografia- 1 ao 5 ano. 2008 (Elaboracao_de_projeto)
    • MORAES, J. V. . Metodologias ativas na escola e formação de professores. 2014 (Conferência)
    • MORAES, J. V. ; PAULA, N. N. . Tendências da Geografia: um estudo sobre as concepções tratadas pela Revista Nova Escola acerca do conceito de cidade. 2013 (Congresso)
    • MORAES, J. V. ; PAULA, N. N. . Tendências da Geografia: um estudo sobre as concepções da Revista Nova Escola. 2012 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Ensino de Geografia em múltiplos contextos. 2012 (Conferência)
    • MORAES, J. V. ; CRAVEIRO, C.B. . Sentidos da formação de professores e de cidadania: um estudo sobre documentos orientadores nas políticas educacionais brasileiras.. 2012 (Congresso)
    • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; MUNHOZ, G.B. . A aprendizagem conceitual por meio da história em quadrinhos. 2011 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. ; Sacramento, Ana Claudia Ramos ; MUNHOZ, G.B. . A aprendizagem conceitual por meio da história em quadrinhos. 2011 (Congresso)
    • Castellar, S.M.V. ; MUNHOZ, G.B. ; Sacramento, Ana Claudia Ramos ; MORAES, J. V. . Educação e Didática da Geografia: práticas interdisciplinares. 2010 (Congresso)
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S.M.V. . Trabalhando com problemas: uma proposta para o ensino de Geografia.. 2009 (Congresso)
    • MORAES, J. V. ; Moraes, J. e Sacramento, A. . O conceito de espaço por meio de situações problemas no ensino de Geografia.. 2008 (Outra)
    • MORAES, J. V. ; LANNA, A.L.D . Ferrovias, cidades e trabalhadores em Jundiaí.. 2000 (Simposio)
    • MORAES, J. V. ; LANNA, A.L.D . Cidades e ferrovias em Jundiaí.. 1999 (Simposio)
    • MORAES, J. V. ; LANNA, A.L.D . Ferrovias, cidades e trabalhadores: aconquista do oeste; 1870-1920.. 1999 (Simposio)
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Documentação Primaria no Ensino de Geografia. 2001 (Simposio)
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Documentação primária no ensino de Geografia.. 2002 (Congresso)
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos. 2003 (Congresso)
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos.. 2003 (Seminário)
    • MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. . Jogos e situações problemáticas no ensino de Geografia.. 2007 (Congresso)
    • MORAES, J. V. . Uma proposta de reorganização curricular do ensino de Geografia por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas. 2008 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . A aprendizagem por problemas. 2008 (Outra)
    • MORAES, J. V. ; CASTELLAR, S. M. V. . Learning Geographic Space by using documents. 2006 (Congresso)
    • CASTELLAR, S. M. V. ; MORAES, J. V. ; SACRAMENTO, A.C.R. ; MUNHOZ, G.B. . Seminário Internacional de Ensino de Ciências e Geografia. 2008 (FAPESP/ FE-USP)
    • Castellar, S.M.V. ; MORAES, J. V. ; MUNHOZ, G.B. ; Sacramento, A. . Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia-REDLAGEO. 2010 (FAPESP, CAPES, CNPQ, FE-USP)
    • ARAUJO, B. L. D. ; SANCHES, M. C. ; DIAS, M. ; MORAES, J. V. . II Semana de Educação- Educação para além do ambiente escolar. 2013 (Universidade Federal de São Paulo)
    • MORAES, J. V. ; BACHELLI, D. . Alfabetização e Letramento por meio de jogos. 2019 (Escola Estadual Francisco Pereira da Silva)
    • MORAES, J. V. . Desafios da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 2019 (Secretaria Municipal de Educação de Palmas)
    • MORAES, J. V. . A aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino. 2008 ()
    • MORAES, J. V. . Supervisão Pedagógica em ensino da História e Ciências Sociais- O ensino de Geografia.. 2007 (Universidade do Minho)
    • MORAES, J. V. . A importância da Geografia nas primeiras séries iniciais do ensino fundamental.. 2005 (Faculdades Integradas Campos Salles)
    • MORAES, J. V. . Ciclo de estudos em educação: Metodologias de ensino e práticas escolares.. 2005 (Faculdades Integradas Campos Salles)
    • MORAES, J. V. . Metodologia de ensino de Geografia.. 2007 (FAPESP/ Pref.Municipal de Pedreira- SP)
    • MORAES, J. V. . Aprendizagem baseada em problemas.. 2009 (Academia de Viagens e Turismo Brasil, IAP, LEMADI (GE- USP))
    • Nome do projeto: Ferrovias, Cidades e Trabalhadores: a conquista do Oeste;1870-1920 (1998 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. , LANNA, A.L.D .
      Descrição: Projeto interdisciplinar desenvolvido no LabFAU-USP.
    • Nome do projeto: Preservando a memória da escolas públicas de Pedreira (2006 - 2007
      Natureza: Outra
      Integrantes: MORAES, J. V. , JURIAANS, O.S. .
      Descrição: Orientado pelo prof. Dr. Orlando Stanley Juriaans do IME-USP .O objetivo é a formação continuada de professores da rede pública Estadual e Municipal da cidade de Pedreira.
    • Nome do projeto: Escola do Possível: a reorganização curricular na Escola Pública (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. , Castellar, S.M.V. .
      Descrição: Este projeto é uma parceria entre a FE, A FAPESP e a E. E. Ruth Cabral Troncarelli, localizada no bairro de Itaquera. Tem por objetivo a reorganização curricular buscando os diversos espaços existentes na escola e a formação continuada do docente para o processo de ensino e de aprendizagem.
    • Nome do projeto: Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. , Castellar, S.M.V. , SACRAMENTO, A.C.R. , CAVALCANTI, L. S. , CALLAI, H. C. , PEREIRA, M. G. , RODRIGUEZ, A. C. , LACHE, N. M. , TAMAYO, A. L. G. .
      Descrição: Este projeto procura investigar o processo de ensino e a aprendizagem em relação à construção do conhecimento escolar e a formação docente. O objetivo principal desse projeto é tratar do como ensinar a ensinar e o como se aprende . Nessa dimensão não é preciso saber apenas o conteúdo, mas é preciso compreender como o aluno aprende, como se constrói o conhecimento e se cria condições para aprender, buscando sentido no como se ensina. Neste contexto teremos o lugar, a cidade e o urbano como conceitos centrais por entendermos que se estamos buscando sentido no que o aluno aprende é importante, para a geografia escolar, que o aluno compreenda a realidade vivida, desenvolva o raciocínio espacial, entenda a organização do território, ou seja, tenha a capacidade de ler o mundo. Assim, esses conceitos são considerados por nós como estruturantes da geografia escolar e, por isso é necessário analisar como os professores e os alunos do ensino fundamental da rede pública paulista os compreendem, tendo as práticas individuais e coletivas como referências para expressar suas concepções por meio das atividades docentes praticadas em sala de aula. Nesse estudo, ainda, analisaremos como os professores percebem ou tem consciência do seu processo de formação. Como eles pensam, sentem e se apropriam dos conceitos de lugar, cidade e urbano e ensinam esses conceitos em sala de aula.
    • Nome do projeto: Curso de Extensão para Diretores das escolas públicas do município de Seropédica. (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MORAES, J. V. .
      Descrição: Este projeto de extensão, feito em parceria entre a Pró Reitoria de Graduação da UFRRJ e a Secretaria Municipal de Educação de Seropédica teve como objetivo questionar as práticas relacionadas à gestão escolar a partir da realidade apresentada pelos diretores participantes.
    • Nome do projeto: Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem: buscando caminhos possíveis para o ensino de Geografia. (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. , Castellar, S.M.V. , MUNHOZ, G.B. , Sacramento, Ana Claudia Ramos , CASTELLAR, S.M.V. , MORAIS, E. M. B. .
      Descrição: Pretende-se, a partir de referenciais teóricos ligados a alfabetização científica, investigar as diferentes propostas atualmente apresentadas como possíveis caminhos a serem percorridos na área de produção do conhecimento científico escolar e avaliar sua contribuição na melhoria da prática pedagógica e da aprendizagem de conceitos ligados à Geografia. Nosso foco deteve-se, nestes dois anos, em analisar a produção de Geografia em termos de concepções teóricas e práticas presentes na Revista nova Escola.
    • Nome do projeto: Explorando a la Geografía académica: los procesos de circulación, recepción y producción de ideas en la periferia argentina y latinoamericana. (2011 - 2013
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: MORAES, J. V. , GABAY, R. E. .
      Descrição: Este Proyecto pretende reflexionar sobre el proceso complejo de circulación, recepción y producción de ideas en Geografía. E intenta ofrecer un punto de partida para indagar acerca de qué leen, cómo leen y qué ideas producen en la geografía académica algunos agentes de la periferia argentina y latinoamericana y cómo estas ideas son reorganizadas y reproducidas en la geografía educativa o escolar a lo largo de las últimas dos décadas. El periodo elegido coincide con la expansión de la globalización caracterizada, entre otros aspectos, por la internacionalización del conocimiento científico, en general, y del conocimiento geográfico, en particular. La temática de las desigualdades en el sistema academico mundial y de cómo algunos centros selectos de los paises centrales imponen un modo de consagración académica, hecho que impacta en el prestigio de determinados agentes, instituciones y disciplinas (proceso analizado en perspectiva bourdeana) está siendo examinado por otras ciencias sociales y es nuestro interes abordarlo en el marco de los saberes geográficos.
    • Nome do projeto: Alfabetização científica e as metodologias ativas de ensino: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. , LEITE, L. L. F. P. , CARLI, E. C. , RODRIGUES, P. B. , ASCENSAO, V. O. R. , LUIZ, A. , GARCIA, J. G. R. , SANTANA, R. C. , VIEIRA, N. A. S. , FERREIRA, E. C. , SILVA, J. C. , DONATO NETO, J. R. .
      Descrição: Neste projeto pretende-se investigar as ações didáticas que possam contribuir no processo de alfabetização científica da educação básica. Como objetivos associados temos: relacionar os processos de construção de conceitos científicos, do conhecimento escolar e do conhecimento quotidiano e caracterizar metodologias ativas relevantes para o ensino contextualizado e a alfabetização científica
    • Nome do projeto: Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: buscando caminhos possíveis na educação básica. (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. , CASTELLAR, S. M. V. , SACRAMENTO, A.C.R. , LEITE, L. L. F. P. , SILVA, J. L. B. , PANIZZOLO, C. , NUNES, V. V. , CARLI, E. C. , GUABIRABA, A. M. C. .
      Descrição: Coordenadora do Projeto de Pesquisa FAPESP intitulado "Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: buscando caminhos possíveis na educação básica" (Modalidade Auxílio à Pesquisa- 2013/225502). A pesquisa está inscrita na modalidade Auxílio à Pesquisa da FAPESP. Tem como objetivo contribuir para o processo de alfabetização científica a partir da criação de modelos explicativos que desenvolvam alguns conceitos da Geografia escolar tais como: paisagem, cidade, lugar e território. Os modelos explicativos desenvolvidos são jogos e sequências didáticas e pretende-se com isso estimular o processo de ensino e aprendizagem com uma visão interdisciplinar da ciência. A pesquisa será realizada com alunos do curso de Pedagogia da UNIFESP nas escolas públicas do município de Guarulhos/SP.
    • MORAES, J. V. . XIII Encontro Nacional de Prática de ensino de Geografia. 2017 - Avaliador trabalhos
    • Graduacao:
      • Curso: Bac e Lic Em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Prefeitura Municipal de Santo André:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Objetivo Junior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
    • Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo Centro Nacional de Pesquisa:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2000 ).
        Outras informações: Bolsista Projeto Ferrovias, cidade e trabalhadores: a conquista do oeste; 1870-1920. LabFAU-USP: CNPq/ FAPESP.
        Outras informações: bolsista in.científica
    • Faculdades Piratininga:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professora Cartografia e Geografia Geral.
        Outras informações: Professora
    • Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: prof.curso formação educadores
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Catamarã:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: professora de Geografia do Ensino Fundamental
    • Universidade do Minho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Seminário e Workshop dado aos alunos da pós graduação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (Portugal), do Departaento de Metodologias da Educação. Título: "O ensino de Geografia no Brasil" e "O conceito de espaço geográfico e o ensino e a aprendizagem da Geografia".
        Outras informações: Aula na pós graduação.
    • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidad Nacional de Cuyo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2013 ).
        Outras informações: pesquisadora
    • Review of International Geographical Education On Line- RIGEO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Educação em Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Acta Geográfica (UFRR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Educação em Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).