Não autenticado |

Ana Carolina Rhormens de Santana

    • Mestra em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Atua como professora de língua portuguesa e de língua inglesa em duas esferas da educação pública. Possui graduação em Letras, com bacharelado e licenciatura na dupla habilitação de Português e Inglês, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) e pela Faculdade de Educação (FE - USP) da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de Iniciação Científica como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

       

      Links:    

    • SANTANA, ANA CAROLINA RHORMENS DE ; GAGLIARDI, C. M. P. L. . O Mecanismo Educacional nos romances A Cidade e os cachorros de Mario Vargas Llosa, Manhã submersa de Vergílio Ferreira e O Ateneu de Raul Pompéia. DOI: 10.24261/2183-816x1132 VEREDAS. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS , v. 1 , p. 147 - 164 , 2021. ISSN: 08745102.
  • Trabalhos em Anais: 6
    • SANTANA, A. C. R. . 'Projeto Inglês Interativo: A Aplicação de Jogos e Outras Ferramentas Pedagógicas para uma Ressignificação dos Saberes'. In: 10ª Jornada Pedagógica de Praia Grande , 2020 , Praia Grande. Revista Digital: Práticas Pedagógicas de Sucesso. : , 2020.
    • SANTANA, A. C. R. . 'Projeto Inglês Interativo'. In: 2º ICLOC, Instituto Cultural Lourenço Castanho , 2019 , Praia Grande. Caderno de Resumos: 2º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula da Região Metropolitana da Baixada Santista. : , 2019.
    • SANTANA, A. C. R. ; SANTANA, A. ; GUIMARAES, R. A. . 'Projeto das Nações: fortalecendo o protagonismo dos alunos'. In: 11º ICLOC, Instituto Cultural Lourenço Castanho , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos: 11º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, FECAP. : , 2019.
    • SANTANA, A. C. R. ; SANTANA, A. ; GUIMARAES, R. A. ; LUIZ, R. G. . 'Projeto das Nações: fortalecendo o protagonismo dos alunos'. In: 1º ICLOC, Instituto Cultural Lourenço Castanho , 2018 , Praia Grande. Caderno de Resumos: 1º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula da Região Metropolitana da Baixada Santista. : , 2018.
    • SANTANA, A. ; SANTANA, A. C. R. . 'As Instituições Totais no Romance: a trajetória do herói no ambiente repressor'. In: 20º SIICUSP, Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos: 20º SIICUSP. : , 2012.
    • SANTANA, A. ; SANTANA, A. C. R. . 'As Instituições Totais no Romance: a trajetória do herói no ambiente repressor'. In: III Jornada de Literatura Portuguesa: Dialogia na Literatura Portuguesa , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos: III Jornada de Literatura Portuguesa. : , 2015.
    • SANTANA, A. C. R. . Workshops da ETEC de Praia Grande. 'Cursos de Inglês: aulas práticas para Ensino Médio e Técnico'. Centro Paula Souza, Estado de São Paulo. 2021 (ETEC Praia Grande. Centro Paula Souza - Estado de São Paulo.)
    • Nome do projeto: Bildungsromane (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, A. , GAGLIARDI, C. M. P. L. .
      Descrição: Esta pesquisa pretende analisar a trajetória dos protagonistas de três romances A cidade e os Cachorros de Mario Vargas Llosa, Manhã Submersa de Vergílio Ferreira e O Ateneu de Raul Pompéia , aqui reunidos por apresentarem como núcleo temático comum a opressão sofrida por seu(s) protagonista(s) no espaço específico de um internato. O objetivo é examinar como esses ambientes se configuram como uma total institution (conceito definido por Goffman), ou seja, uma instituição de confinamento baseada em mecanismos disciplinares coercitivos que engendram, forçosamente, mortificações e degradações na formação moral de seus internados. O projeto prevê, ainda, explorar o processo de transformação desses protagonistas, que, à custa do embate com o meio e os outros, conseguem conquistar uma consciência crítica da realidade, aproximando-se do signo literário dos heróis do Bildungsromane (romances de formação).
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Letras - Português / Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: As Instituições Totais no Romance: a trajetória do herói no ambiente repressor
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Licenciatura em Letras - Português/Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Piauí
        Ano de conclusão: 2022
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Iniciação Científica. Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
        Outras informações: Aluna bolsista.
    • Instituto Divina Pastora:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2018 ).
        Outras informações: Professora de língua portuguesa.
    • Colégio Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de língua portuguesa.
    • Revista Desassossego:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Município da Estância Balneária de Praia Grande:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professora de língua inglesa.
    • Centro Social Sal da Terra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de língua inglesa.
    • Escola Técnica Estadual de Praia Grande. Centro Paulo Souza:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio e Técnico.