Ana Carolina Rhormens de Santana
-
Resumo
-
Mestra em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Atua como professora de língua portuguesa e de língua inglesa em duas esferas da educação pública. Possui graduação em Letras, com bacharelado e licenciatura na dupla habilitação de Português e Inglês, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) e pela Faculdade de Educação (FE - USP) da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de Iniciação Científica como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 1
- SANTANA, ANA CAROLINA RHORMENS DE ; GAGLIARDI, C. M. P. L. . O Mecanismo Educacional nos romances A Cidade e os cachorros de Mario Vargas Llosa, Manhã submersa de Vergílio Ferreira e O Ateneu de Raul Pompéia. DOI: 10.24261/2183-816x1132 VEREDAS. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS , v. 1 , p. 147 - 164 , 2021. ISSN: 08745102.
-
Trabalhos em Anais: 6
- SANTANA, A. C. R. . 'Projeto Inglês Interativo: A Aplicação de Jogos e Outras Ferramentas Pedagógicas para uma Ressignificação dos Saberes'. In: 10ª Jornada Pedagógica de Praia Grande , 2020 , Praia Grande. Revista Digital: Práticas Pedagógicas de Sucesso. : , 2020.
- SANTANA, A. C. R. . 'Projeto Inglês Interativo'. In: 2º ICLOC, Instituto Cultural Lourenço Castanho , 2019 , Praia Grande. Caderno de Resumos: 2º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula da Região Metropolitana da Baixada Santista. : , 2019.
- SANTANA, A. C. R. ; SANTANA, A. ; GUIMARAES, R. A. . 'Projeto das Nações: fortalecendo o protagonismo dos alunos'. In: 11º ICLOC, Instituto Cultural Lourenço Castanho , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos: 11º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, FECAP. : , 2019.
- SANTANA, A. C. R. ; SANTANA, A. ; GUIMARAES, R. A. ; LUIZ, R. G. . 'Projeto das Nações: fortalecendo o protagonismo dos alunos'. In: 1º ICLOC, Instituto Cultural Lourenço Castanho , 2018 , Praia Grande. Caderno de Resumos: 1º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula da Região Metropolitana da Baixada Santista. : , 2018.
- SANTANA, A. ; SANTANA, A. C. R. . 'As Instituições Totais no Romance: a trajetória do herói no ambiente repressor'. In: 20º SIICUSP, Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos: 20º SIICUSP. : , 2012.
- SANTANA, A. ; SANTANA, A. C. R. . 'As Instituições Totais no Romance: a trajetória do herói no ambiente repressor'. In: III Jornada de Literatura Portuguesa: Dialogia na Literatura Portuguesa , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos: III Jornada de Literatura Portuguesa. : , 2015.
-
Organização de eventos: 1
- SANTANA, A. C. R. . Workshops da ETEC de Praia Grande. 'Cursos de Inglês: aulas práticas para Ensino Médio e Técnico'. Centro Paula Souza, Estado de São Paulo. 2021 (ETEC Praia Grande. Centro Paula Souza - Estado de São Paulo.)
-
Projetos de Pesquisa: 1
-
Nome do projeto: Bildungsromane (2014
- 2017
Natureza: Pesquisa
Integrantes: SANTANA, A. , GAGLIARDI, C. M. P. L. .
Descrição: Esta pesquisa pretende analisar a trajetória dos protagonistas de três romances A cidade e os Cachorros de Mario Vargas Llosa, Manhã Submersa de Vergílio Ferreira e O Ateneu de Raul Pompéia , aqui reunidos por apresentarem como núcleo temático comum a opressão sofrida por seu(s) protagonista(s) no espaço específico de um internato. O objetivo é examinar como esses ambientes se configuram como uma total institution (conceito definido por Goffman), ou seja, uma instituição de confinamento baseada em mecanismos disciplinares coercitivos que engendram, forçosamente, mortificações e degradações na formação moral de seus internados. O projeto prevê, ainda, explorar o processo de transformação desses protagonistas, que, à custa do embate com o meio e os outros, conseguem conquistar uma consciência crítica da realidade, aproximando-se do signo literário dos heróis do Bildungsromane (romances de formação).
-
Nome do projeto: Bildungsromane (2014
- 2017
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Bacharelado em Letras - Português / Inglês
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Título: As Instituições Totais no Romance: a trajetória do herói no ambiente repressor
Ano de conclusão: 2013
-
Curso: Licenciatura em Letras - Português/Inglês
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2013
-
Curso: Bacharelado em Letras - Português / Inglês
-
Mestrado:
-
Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2017
-
Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Universidade Federal do Piauí
Ano de conclusão: 2022
-
Nome da Instituição: Universidade Federal do Piauí
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 7
-
Universidade de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2013
).
Outras informações: Iniciação Científica. Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Outras informações: Aluna bolsista.
-
Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2013
).
-
Instituto Divina Pastora:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2013 -
2018
).
Outras informações: Professora de língua portuguesa.
-
Tipo de vínculo: Celetista (2013 -
2018
).
-
Colégio Objetivo:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2013 -
2013
).
Outras informações: Professora de língua portuguesa.
-
Tipo de vínculo: Celetista (2013 -
2013
).
-
Revista Desassossego:
- Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
-
Município da Estância Balneária de Praia Grande:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 -
Atual
).
Outras informações: Professora de língua inglesa.
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 -
Atual
).
-
Centro Social Sal da Terra:
-
Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2012
).
Outras informações: Professora de língua inglesa.
-
Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2012
).
-
Escola Técnica Estadual de Praia Grande. Centro Paulo Souza:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2020 -
Atual
).
Outras informações: Professor de Ensino Médio e Técnico.
-
Tipo de vínculo: Celetista (2020 -
Atual
).
-
Universidade de São Paulo: