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Luiz Carlos Villalta

    • O pesquisador é a favor do retorno à normalidade democrática no Brasil. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (1984), concluiu o mestrado (1993) e o doutorado em História Social na mesma universidade (1999). Desde 2002, é professor da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atualmente é professor associado IV. Anteriormente, de 1988 a 2002, foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto e, de 1983 a 1988, atuou como professor de educação básica da rede estadual e privada no estado de S. Paulo. Na UFOP, foi chefe do Departamento de Educação e Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (/042000 a 04/2002). Na UFMG, foi chefe do Departamento de História (03/2009-02/2011) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (08/2014 a 07/2016).Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e História Moderna e Contemporânea. Bolsista de Produtividade do CNPQ (Nível 2) desde 2005, é também bolsista do Programa do Pesquisador Mineiro da FAPEMIG (de 07/2011 a 06/2013, de 07/2014 a 12/2016 e desde 11/2017). Pesquisou principalmente sobre os seguintes temas: libertinagem - inquisição - brasil-portugal, luzes - portugal - época moderna, bibliotecas - leitura - livros - brasil colônia, libertinagem - leitura - antigo regime e libertinagem - luzes - tolerância religiosa. Com três livros autorais, foi ainda co-organizador de livro, autor e co-autor de capítulos de livros premiados (Prêmio-Jabuti). Foi orientador de tese de doutorado que recebeu Menção Honrosa nos Prêmios de Melhor Tese da Capes e Manoel Salgado Guimarães, da ANPUH. Tem atuação em corpos editoriais de periódicos e magazines (neste caso, desde 2014, a Revista de História da Biblioteca Nacional). Desde 2016, participa de Grupo de Pesquisa sobre a Globalização das Luzes, que reúne professores e pesquisadores da UFMG, da Université de Montpellier-Paul Valéry, da UFOP, da UFJF e da UFF.

       

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    • VILLALTA, L. C. . O Brasil e a crise do Antigo Regime português (1788-1822) - E-BOOK. Rio de Janeiro : FGV, 2016 . 272p. ISBN: 9788522518869.
    • VILLALTA, L. C. . Usos do livro no mundo luso-brasileiro sob as luzes: reformas, censura e contestações. Belo Horizonte : Fino Traço, 2015 . 556p. ISBN: 9788580542530.
    • VILLALTA, L. C. . O Brasil e a crise do Antigo Regime português (1788-1822). Rio de Janeiro : FGV, 2016 . 272p. ISBN: 9788522518876.
    • VILLALTA, L. C. . Usos do livro no mundo luso-brasileiro sob as luzes: reformas, censura e contestações (E-BOOK). Belo Horizonte : Fino Traço, 2016 . 556p. ISBN: 9788580543056.
    • VILLALTA, L. C. . Usos do Livro no mundo luso-brasileiro sob as Luzes: reformas, censura e contestações. Belo Horizonte : Fino Traço, 2015 . 556p. ISBN: 8580542448.
    • RESENDE, Maria Efigênia Lage de ; VILLALTA, L. C. . História de Minas Gerais: A Província de Minas, 2. Belo Horizonte : Autêntica/ Companhia do Tempo, 2013 . 432p. ISBN: 9788582172483.
    • RESENDE, Maria Efigênia Lage de ; VILLALTA, L. C. . História de Minas Gerais: A Província de Minas, 1. Belo Horizonte : Autêntica, 2013 . 384p. ISBN: 9788582171394.
    • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; VILLALTA, L. C. . Quatro novelas em Tempos de D. João. Rio de Janeiro : Casa da Palavra, 2008 . 224p. ISBN: 9788577341047.
    • RESENDE, Maria Efigênia Lage de ; VILLALTA, L. C. . História de Minas Gerais: As Minas Setecentistas I. Belo Horizonte : Autêntica/ Companhia do Tempo, 2007 . 592p. ISBN: 9788575262405.
    • RESENDE, Maria Efigênia Lage de ; VILLALTA, L. C. . História de Minas Gerais: As Minas Setecentistas II. Belo Horizonte : Autêntica/ Companhia do Tempo, 2007 . 696p. ISBN: 9788575262412.
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    • LOURENÇO, Claudinei ; VILLALTA, L. C. ; BORGES, Marisa Gentil . Geografia /História, Ensino Fundamental. 3a Série (1a. ed, 2 vol). Belo Horizonte : Editora Universidade , 2001 (Livro Didático)
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    • LOURENÇO, Claudinei ; VILLALTA, L. C. ; BORGES, Marisa Gentil . Geografia/ História, Ensino Fundamental. 2a Série (1a. ed, 2 vol). Belo Horizonte : Editora Universidade , 2000 (Livro Didático)
    • VILLALTA, L. C. ; ALVARENGA, Thábata Araújo de ; FAVERSANI, Fábio ; CERQUEIRA, Adriano Lopes da Gama ; SILVA, Edna Mara Ferreira da . História: Ensino Fundamental - 5a série (1a. ed, 2 vol). Belo Horizonte : Editora Universidade , 2000 (Livro Didático)
    • VILLALTA, L. C. . Parecerista de artigo submetido à Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas. 2012 (Consultoria)
    • VILLALTA, L. C. . Avaliação do Curso de Graduação em História da Unesp, Campus de Assis, SP. 2015 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor ad doc: emissão de pareceres sobre projetos de pesquisa (mestrado, doutorado etc.), eventos e participações em eventos. 2011 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor ad doc: emissão de pareceres sobre projetos de pesquisa (mestrado, doutorado etc.), eventos e participações em eventos. 2016 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor ad doc: emissão de pareceres sobre projetos de pesquisa (mestrado, doutorado etc.), eventos e participações em eventos. 2014 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor ad doc: emissão de pareceres sobre projetos de pesquisa (mestrado, doutorado etc.), eventos e participações em eventos. 2012 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor ad doc: emissão de pareceres sobre projetos de pesquisa (mestrado, doutorado etc.), eventos e participações em eventos. 2015 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor ad doc: emissão de pareceres sobre projetos de pesquisa (mestrado, doutorado etc.), eventos e participações em eventos. 2013 (Assessoria)
    • SILVA, Thaís Cristófaro Alves da ; DIAS, Ader Luiz ; COUTINHO, Alexandre Montaury Baptista ; GRIMBERG, Angélica Bastos de Freitas Rachid ; PORTO, Isaura Setenta ; VILLALTA, L. C. ; FREITAS, Marcus Cezar ; RAMOS, Marise Nogueira ; BORTON, Ronaldo Severiano ; REZENDE, Sérgio Fernando Loureiro . Membro da Comissão Especial de Julgamento das propostas apresentadas para o Edital FAPEMIG 05/2014 (Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas). 2014 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Parecerista ad hoc da Revista Complutense de Historia de América. 2014 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Parecerista ad hoc da Revista Clio (Série Histórica). 2014 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Consultoria Ad hoc no processo seletivo do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFG, 2013/2014. 2013 (Consultoria)
    • VILLALTA, L. C. . Consultoria Histórica para o Caderno Especial do Jornal Estado de Minas, 20/04/2012. 2012 (Consultoria)
    • VILLALTA, L. C. . Avaliação de trabalhos para esta publicação na Agália. Revista de Estudos na Cultura ISSN 1130-3557. 2012 (Parecer)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Comitê Externo de Seleção dos projetos do PIBIC/CNPq/UFJF e PIBIC-Ações Afirmativas (XX PIBIC) na área de Ciências Humanas. 2010 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Comitê Externo do Processo de Seleção do XIX PIBIC/CNPq da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2010 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Emissão de Parecer sobre Artigo submetido à Revista Varia História, da FAFICH-UFMG. 2010 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor Técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2010 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Comitê Externo do Processo de Seleção do XVIII PIBIC/CNPq da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2009 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. ; BAGGIO, Kátia Gerab ; FURTADO, João Pinto . Presidente da ANPUH-MG. 2008 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Consultivo da Revista História, da UNESP - ISSN 0101-9074. 2007 (Parecer)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Aulas, do IFCH-Unicamp - ISSN 1981-1225. 2007 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor Técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2007 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Consultivo da Revista História, da UNESP - ISSN 0101-9074. 2006 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Consultivo da Revista História, da UNESP ISSN 0101-9074. 2005 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Consultivo da Revista História, da UNESP (ISSN-0101-9074). 2004 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Consultivo da Revista de História Regional. da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ISSN 1414-0055). 2004 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Consultivo da Revista LPH-Revista de História, do Departamento de História do ICHS-UFOP. 2003 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Memorandum. 2006 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor Técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2006 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Memorandum. 2005 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor Técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2005 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Exposição Medicina e História: um olhar sobre o acervo do Centro de Memória da Medicina de Minas Gerais. 2004 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Memorandum. 2004 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor Técnico da FAPESP. 2004 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro de Conselho Consultivo da Revista 'História', da UNESP. 2003 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Memorandum. 2003 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor Técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2003 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Memorandum: memória e história em Psicologia. 2002 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História. 2002 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Membro de Conselho Consultivo da Revista 'História', da UNESP. 2002 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Assessoria Científica à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), nas áreas de história, letras e educação. 2002 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessor ad hoc do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program - IFP). 2002 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Memorandum: memória e história em Psicologia. 2001 (Outra)
    • GIUSTA, A. S. ; BREGUNCI, M. G. C. ; VILLALTA, L. C. . Consultoria para a pesquisa 'A diferença de desempenho entre meninas e meninos no processo de alfabetização', financiada pela 15ª SRE/MG. (Itajubá) e pela UFMG/ FUNDEP, e coordenada por A. GIUSTA e M.G.C. BREGUNCI. 1997 (Consultoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessoria pedagógica, na área de História, à Escola Móbile, em São Paulo, SP.. 1994 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Consultoria para a edição do livro didático 'História: Ensino Fundamental - 6a série', de Gustavo Celso de Magalhães, da Editora Universidade. 2000 (Consultoria)
    • VILLALTA, L. C. . Leitura crítica da obra Atlas Histórico, de JJAA. 1986 (Parecer)
    • VILLALTA, L. C. . Leitura crítica da obra História do Brasil 2, de NP. 1986 (Parecer)
    • VILLALTA, L. C. . Membro de Conselho Consultivo da Revista 'História', da UNESP. 2001 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Assessoria Científica à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), nas áreas de história e educação. 2001 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Cadernos de História, da Universidade Federal de Uberlândia. 2000 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História. 2001 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Assessoria Pedagógica na área de Estudos Sociais. 1992 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. ; FAVERSANI, Fábio ; CYRINO, Â. . Projeto 'Pesquisa, Planejamento e Produção de Material Didático para o Ensino de História de 5a à 8a série', do Centro de Referência do Professor da SEE-MG. 1995 (Consultoria)
    • VILLALTA, L. C. . Assessoria Pedagógica ao Colégio São Francisco Xavier, em Ipatinga, Minas Gerais, com duração de 20 horas.. 1995 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - Pólo de Suporte Técnico UFMG/ MEC - PRONAICA. 1995 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Consultoria para a elaboração de proposta curricular de História do Projeto Pedagógico do Grupo Pitágoras. 1997 (Consultoria)
    • VILLALTA, L. C. . Parecer sobre coleção de Estudos Sociais, de 1a à 4a séries, de Maria da Conceição Lemos e Neusa Botelho, para a Editora Dimensão. 1997 (Parecer)
    • VILLALTA, L. C. . Parecer/ Leitura Crítica sobre Coleção Didática da Editora Scipione (Coleção x - História e Geografia 1; Coleção X - História e Geografia 2). 1998 (Parecer)
    • VILLALTA, L. C. . Assessoria Científica à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), nas áreas de história e educação. 2000 (Assessoria)
    • VILLALTA, L. C. . Avaliação de Livros Didáticos de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental - Ministério da Educação e do Desporto. 1997 (Parecer)
    • VILLALTA, L. C. . Membro da Comissão Especial, nomeada pelo Ministro da Cultura Francisco Weffort, encarregada do estabelecimento de uma ordem de prioridade para obras de conservação das áreas históricas urbanas sob proteção federal - Programa Monumenta, do BID/ MNC. 2000 (Consultoria)
    • VILLALTA, L. C. . The Enlightenment and the fight against despotism after the defeat of the Pernambuco Revolution of 1817: the ?laws? and a lawyer in the face of justice'. 2018 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . A Revolução Pernambucana de 1817 na imprensa do Brasil, do Reino Unido ao Primeiro Reinado (1817-1831). 2017 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Global History of Humankind. 2017 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. ; MAYORGA, Cláudia . La Conférence Internationale Sud-Américaine Territorialités et Humanités, réalisée à Belo Horizonte, Brésil, en 2016: des académiciens et des représentants des mouvements sociaux en dialogue. 2017 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . A Revolução Pernambucana de 1817 e suas apropriações da história. 2017 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . 1817: a ?República?, os revolucionários, seus defensores e suas representações da história. 2017 (Congresso)
    • VILLALTA, L. C. . Os contrarrevolucionários de 1817 e suas apropriações da história: 'os perigos das Revoluções'. 2017 (Seminário)
    • VILLALTA, L. C. . Circulation des livres et Lumières au Brésil et au Portugal. 2017 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Circulação de grandes textos na construção do Atlântico Moderno. 2017 (Simposio)
    • VILLALTA, L. C. . Moderador no Workshop 'De D. João V a D. João VI: temas e problemas de História do Livro', realizado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. 2017 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . A Revolução Pernambucana de 1817 e suas apropriações da História. 2017 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . A Revolução Pernambucana de 1817: apropriações da História. 2017 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . A Revolução Pernambucana de 1817. 2017 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . 'Historiadores pela democracia': as permanências do Antigo Regime e da Independência na atualidade. 2017 (Outra)
    • CABRAL, Flávio ; FRANÇA, Wanderson ; VILLALTA, L. C. . Coordenação da Mesa Redonda 1, do Evento 1817: Significados e Contemporaneidade. 2017 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . 1817, Significados e Contemporaneidade: Representações e Apropriações da História. 2017 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Tiradentes, o « grande herói nacional »: trajetória, práticas de leitura e ideias sediciosas. 2016 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Disputa política, imprensa, justiça e democracia no nascimento do Império do Brasil. 2016 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . A crise política brasileira atual, o patrimonialismo e a grande mídia, trabalho apresentado na Mesa Redonda Rupturas Institucionais na História. 2016 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . O contexto político no Brasil no ano de 1817. 2016 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Circulação de ideias e livros das Luzes entre Portugal e Brasil ao final do Antigo Regime, trabalho apresentado na mesa redonda ' As Luzes em Portugal e no Brasil: circulação, apropriações e representações. 2016 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . As Inconfidências e a Revolução Pernambucana na Imprensa (1821-1889): algumas prospecções. 2016 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Luzes, dessacralização e história na Bahia no final do século XVIII: o Processo da Inquisição de Lisboa No. 13865; sumário contra Cipriano Barata de Almeida e Marcelino Antônio de Souza (1798-1800). 2016 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . O livro e a leitura no mundo luso-brasileiro na viragem do século XVIII para o século XIX, conferência proferida no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia. 2015 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Leituras libertinas no mundo luso-brasileiro, conferência proferida no Seminário O livro e a leitura no mundo luso-brasileiro. 2015 (Seminário)
    • VILLALTA, L. C. . O romance e a leitura no mundo luso-brasileiro na virada do século XVIII para o século XIX. 2015 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Les Appropriations des Lumières par les Conspirateurs du Minas Gerais (1788-1789) et du Bahia (1793-1798): textes, auteurs et débats au Brésil de la fin du XVIIIe siècle, conferência apresentada no Seminário Les Lumières à l?épreuve du terrain. 2015 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . José Anastácio da Cunha, lente da Universidade de Coimbra: leituras, escritos e sensibilidades heterodoxas (1744-1787). 2015 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2015 (Comunicacao)
    • SÁNCHEZ, Carlos Alberto González ; VILLALTA, L. C. . Moderador na conferência 'Libros e ideias para la Iberoamérica del siglo de las Luces: del Viejo al Nuevo Mundo (1750-1825)', proferida pelo prof. Carlos Alberto González Sánchez. 2013 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Leituras Libertinas e apropriações da História no mundo luso-brasileiro no ocaso do Antigo Regime. 2015 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . A circulação de livros e de bibliotecas entre Portugal e Brasil (1750-1822). 2015 (Seminário)
    • VILLALTA, L. C. . Concepções e apropriações da história: Portugal e Brasil na Crise do Antigo Regime. 2014 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Memórias do ICHS. 2014 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Bibliotecas e usos do livro no mundo luso-brasileiro na passagem do século XVIII para o século XIX: notas a partir da apresentação de Lourenço Bernardo de Almeida Cabral à Inquisição de Coimbra (1793). 2014 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Práticas de Leitura em instituições monásticas no mundo luso-brasileiro na passagem do século XVIII para o século XIX. 2014 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . As mudanças na formação do professor no Brasil na última década e a relação teoria-prática: do contexto nacional à UFMG. 2014 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Lectures d?un poème de Bocage au Portugal et au Brésil. 2013 (Simposio)
    • VILLALTA, L. C. . Livros e práticas de leitura heterodoxas em Portugal e no Brasil (1746-1806), no Programa de Pós-Graduação em História da UFOP. 2013 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Leituras Libertinas, IX Ciclo de Palestras do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, APM. 2012 (Seminário)
    • VILLALTA, L. C. . As Origens Intelectuais e Políticas da Inconfidência Mineira, conferência proferida na VIII Semana de História da Faculdade Estácio - Belo Horizonte. 2013 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Livros e práticas de Leitura Heterodoxas em Portugal e no Brasil em contextos escolares (1746-1806). Encontro Maranhense de História da Educação. São Luís, MA: UFMG, 2013. 2013 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Leituras de Poema de Bocage e Práticas Sexuais em Portugal, na Mesa-Redonda 'História e Sexualidades', no II Encontro de Pesquisa em História da UFMG (EPHIS). 2013 (Seminário)
    • VILLALTA, L. C. . José e José Joaquim Vieira Couto e suas amásias: 'filosofia', leituras e libertinagem (1789-1803)', exposição feita na Mesa-Redonda 'Memória e Literatura', na XII Semana de Letras da UFOP: Pluralidade da Memória: Literatura, tradução e práticas discursivas. 2012 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Os Arquivos Nacionais da Torre do Tombo e a História do Livro, da Leitura e da contestação religiosa e política, exposição feita na mesa-redonda 'Arquivos Portugueses de interesse para a pesquisa no Brasil, no I Seminário da Oficina de Paleografia, Fontes Manuscritas - Desafios e possibilidades. 2012 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . As Ideias e a Biblioteca de Francisco Agostinho Gomes (Bahia, 1798-1802), na mesa-redonda 'Produção e circulação de impressos científicos'. Seminário Internacional Bibliotecas Científicas: História, historiografia e formação de acervos. UFRJ. 2012 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. ; NASCIMENTO, Fabiana Léo Pereira ; COSTA, Cezar Alves . Os Inconfidentes Mineiros da Comarca do Rio das Mortes (1788-89). 2011 (Seminário)
    • VILLALTA, L. C. . As reformas pombalinas, os livros para a instrução e as práticas de leitura, trabalho apresentado na mesa coordenada ?As reformas pombalinas e os livros para a instrução?. 2012 (Congresso)
    • VILLALTA, L. C. . Livros e práticas de Leitura Heterodoxas em Portugal e no Brasil (1746-1806), trabalho apresentado na mesa redonda Escrever História Cultural: Temas ? Formas - Narrativas. 2012 (Simposio)
    • VILLALTA, L. C. . Coordenador-Debatedor da mesa redonda "Administração, Instrução e Educação", realizada no I Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa, FAE-UFMG. 2012 (Seminário)
    • VILLALTA, L. C. . A Inconfidência Mineira (Conferência dada a alunos de graduação, no Departamento de Espanhol e Português, do Dartmouth College, em Hanover, NH, EUA). 2012 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . As Imagens, o Antigo Regime e a "Revolução" no Mundo Luso-Brasileiro (c. 1750-1812), conferência apresentada no Departamento de Espanhol e Português, do Dartmouth College, em Hanover, NH, EUA. 2012 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . A Casa do Arco do Cego, a Política Editorial Régia e o ?público?, conferência proferida no IV Ciclo de Conferências A Ciência nos Trópicos, promovido pelo Arquivo Histórico Ultramarino/ Instituto de Investigação Científica Tropical, em Lisboa. 2011 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . O Frei, a Censura e a Política Editorial Régia, comunicação apresentada no Seminário Frei Veloso - Letras e Ciências entre Brasil e Portugal (1742-1811), organizado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Escola Nacional de Botânica Tropical e Universidade Estadual do Norte Fluminense. 2011 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Leituras proibidas sob o olhar da Inquisição (1750-1804) - conferência proferia como aula inaugural do Curso de História do Centro Universitário UNI-BH. 2011 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . As reformas josefina e mariana na Universidade de Coimbra (1770-1806), conferência proferida na 2ª Semana de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, MG. 2011 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Leituras do romance no mundo lusobrasileiro na passagem do século XVIII para os inícios do século XIX: o caso de 'Cartas Persas', de Montesquieu, conferência proferida no IV Seminário de Estudos em Literatura Brasileira: leituras do romance brasileiro, promovido pela Faculdade de Letras da UFMG. 2011 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Os livreiros e a circulação de livros proibidos no mundo luso-brasileiro (1756-1815), aula inaugural proferida no Curso de Pós-Graduação em História da UFPB, atividade do PROCAD UFMG/UFPB. 2011 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . As reformas josefina e mariana da Universidade de Coimbra: limites e possibilidades (1770-1806), conferência proferida ao Grupo de Pesquisa em História da Educação do Nordeste no Oitocentos, dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação da UFPB, no âmbito do PROCAD UFMG/UFPB. 2011 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . A recepção das Cartas Persas (1721), de Montesquieu, no mundo lusobrasileiro (Exposição feita na Université Michel de Montaigne - Bordeaux 3). 2011 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Libertinagens romanescas no século XVIII (Conferência proferida na I Jornada do Grupo História e Linguagem, FAFICH-UFMG). 2010 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Discurso em Homenagem in Memoriam a Rogério Fernandes (Exposição feita na Universidade de Lisboa, em Homenagem ao Professor Doutor Rogério Fernandes). 2010 (Outra)
    • VILLALTA, L. C. . Os Professores, sob o olhar da Inquisição, na passagem do século XVIII para o século XIX: Portugal e Brasil (Conferência Proferida no IE da Univ. de Lisboa). 2010 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . La circulation des livres libertins au Portugal et au Brésil (1750-1821) - Comunicação apresentada no Le commerce transatlantique de librairie, un des fondements de la mondialisation culturelle (France, Portugal-Brésil, XVIIIe-XIXe siécle), realizado na. 2010 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Esfera pública em Portugal no ocaso do Antigo Regime (Exposição feita no III Congresso Internacional de História do Brasil Colonial, realizado na UFPE, em Recife). 2010 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Impressão régia e impressão ilegal em Portugal (Exposição feita no Memorat, Memória e Cultura Escrita na Formação Brasileira, Evento realizado na UFPE, em Recife, PE). 2010 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Livros, leituras, heresias e contestação política entre os Inconfidentes da Bahia (1793-1802). 2010 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Livros, leituras, heresias e contestação política entre os Inconfidentes da Bahia (1793-1802), conferência proferida no I Seminário de Acervos Raros da UFMG, promovido pela Biblioteca Universitária da UFMG, em Belo Horizonte, MG. 2009 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . As Imagens, o Antigo Regime e a Revolução no Mundo Luso-Brasileiro (Confererência proferida na Semana de História da UFJF, em Juiz de Fora, MG). 2010 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . História da leitura e história da Educação na passagem do século XVIII para o século XIX: do livro ao leitor, de Minas a Portugal (Conferência Proferida no II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP, em Mariana, MG). 2009 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Bibliotecas e Leituras em Minas Gerais (Conferência Proferida dentro das Comemorações dos 40 Anos da Coleção Mineriana, na Biblioteca Pública Luiz Bessa, em BH, MG). 2009 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Técnicas e metodologias para o ensino de História (Exposição feita no IV Semana Acadêmica do Curso de História, na UFTO, em Araguaína, TO). 2009 (Seminário)
    • VILLALTA, L. C. . Da história da leitura no mundo luso-brasileiro no ocaso do Antigo Regime ao ensino de história hoje (Conferência proferida na IV Semana Acadêmica de História da UFT/Araguaína, TO). 2009 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . A Inconfidência Mineira e suas origens intelectuais e políticas (Conferência proferida na Calourada ICHS/ UFOP 2009/2). 2009 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . As Imagens e o controlo da difusão de ideias em Portugal no ocaso do Antigo Regime (Conferência proferida no Ciclo de Conferências Ciência nos Trópicos, do IICT, em Lisboa, Portugal). 2009 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Cultura escrita e Reformas pombalinas na Universidade de Coimbra (Comunicaão apresentada no coloquio-250-anos-do-ensino-publico-no-brasil, realizado na FAE-UFMG, em BH, MG). 2009 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . A história do livro e da leitura, suas fontes e possibilidades de trabalho (Apresentação feita no Seminário de Lançamento da Revista Eletrônica Temporalidades, na UFMG, em Belo Horizonte, MG). 2009 (Seminário)
    • VILLALTA, L. C. . Inquisition et histoire du Brésil colonial, conferência em seminário-disciplina de Jean Hébrard e Catarina Madeira Santos, na EHESS, de Paris. 2009 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Subversão e Heresia na Universidade de Coimbra (c. 1750-1807), conferência proferida no Seminário de História do ICS/ Curso de Pós-Graduação do ICS-Universidade de Lisboa. 2008 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . As libertinagens e a ideia de Inferno em Portugal e no Brasil (1750-1805), conferência proferida no III Ciclo de Conferências Ciência nos Trópicos, no Arquivo Histórico Ultramarino, do IICT, em Lisboa, Portugal. 2008 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . A história do livro no Brasil (Conferência proferida no Mestrado em Edição de Texto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal). 2008 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Lectura, disputa y contestación en la enseñanza en Portugal (1760-1807). Conferência apresentada no Seminario Interdisciplinar de Estudios sobre Cultura Escrita (SIECE) Grupo de Investigación reconocido LEA (Lectura, Escritura, Alfabetización). Universidad de Alcalá, Espanha. 2008 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Os submundos do livro em Portugal, na passagem do século XVIII para o XIX (Comunicação apresentada no XVI Encontro Regional de História da ANPUH, de Minas Gerais, realizado na UFMG, em Belo Horizonte). 2008 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Práticas de Leitura e instrução em Portugal e no Brasil no ocaso do Antigo Regime: notas de pesquisa nos fundos inquisitoriais (Exposição em Curso de Pós-Graduação, Universidade de Lisboa). 2008 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . História da Leitura e da escola no Brasil, conferência proferida como atividade da Sub-comissão de Licenciatura da Comissão de Graduação da Unicamp. 2008 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Impressos, manuscritos, oralidade e libertinagens no Brasil e em Portugal na virada do século XVIII para o século XIX, comunicação apresentada no Colóquio Internacional "1808: a Corte no Brasil", realizado pela UFF, em Niterói. 2008 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Prohibited Books and Reading Practices in the Luso-Brazilian World (1740-1802), comunicação apresentada no Enlightened Reform Workshop. Trinity College and CRASSH ? University of Cambridge; Cidade: Cambridge ? UK. Anais (resumo): http://www-histecon.kings.cam.ac.uk/en-ref/programme.htm. 2007 (Comunicacao)
    • VILLALTA, L. C. . Leer, escribir, bibliotecas y estratifación social em Minas Gerais Colonial, conferência proferida no Coloquio Internacional Ciudad y cultura gráfica en el mundo ibérico de la Edad Moderna: discursos, prácticas y representaciones. Universidad de Sevilla. Departamento de Historia Moderna y Vicerrectorado de Relaciones Institucionales y Extensión Cultural de la Universidad de Sevilla.. 2007 (Conferência)
    • VILLALTA, L. C. . Libertinagem e cultura livresca na história luso-brasileira, apresentada no Curso de Especialização em História da Cultura (UFMG). 2007 (Conferência)
    • FIORATTI, Gustavo ; VILLALTA, L. C. . Nem só de sexo viviam os libertinos: Análise de obras censuradas do século XVIII sugere que autores se pautavam mais pela razão do que pela devassidão, entrevista concedida a Gustavo Fioratti (Revista Pesquisa FAPESP, 197, Julho de 2012). 2012 Revista Pesquisa FAPESP (197, julho de 2012), disponível em impresso e em formato digital
    • VILLALTA, L. C. . Comentador na transmissão da Rede Minas sobre a Entrega das Medalhas da Inconfidência, 21 de abril de 2013. 2013 Rede Minas de Televisão
    • VILLALTA, L. C. . Entrevista no Programa Brasil das Gerais, da Rede Minas, sobre a Cultura Portuguesa (23/11/2012). 2012 Rede Minas de Televisão
    • VILLALTA, L. C. . Entrevista concedida para o Episódio 'A Reviravolta de Pombal: Nasce a Educação Laica (2/3)', de Curso de História da UNIVESPTV. 2010 Univesptv
    • VILLALTA, L. C. ; FARCAE, R. ; MACHADO, João Lucas Salgado ; CAMPOS, Eduardo ; MAPPA, Maggi . Palavra Cruzada, programa de TV da Rede Minas, Canal 9. 2016 Rede Minas
    • MIRANDA, Desirée ; SIQUEIRA, W. A. ; VILLALTA, L. C. ; SOUSA, Dimas Antônio . Radiografia. 2016 Radio Inconfidência Mineira
    • CHRYSTUS, Miriam ; VILLALTA, L. C. . Conversa com Miriam Chrystus. 2016 TV Horizontes
    • GIROLETTI, Domingos ; VILLALTA, L. C. . Interconexão Brasil. 2016 BH News
    • VILLALTA, L. C. . 200 anos da Revolução Pernambucana. 2017 Rádio UFMG Educativa
    • VILLALTA, L. C. . 'A Revolução de 1817 era um fantasma', diz Luiz Carlos Villalta. 2017 Jornal do Commercio
    • VILLALTA, L. C. ; ABREU, Márcia ; STURZENEKER, L. M. L. ; FARIA FILHO, Luciano Mendes . I Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil. 1998 (Associação de Leitura do Brasil (ALB) e Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE-UFMG))
    • VILLALTA, L. C. ; FAVERSANI, Fábio ; FONSECA, Thaís Nivia de Lima e . IV Seminário Perspectivas do Ensino de História. 2001 (Universidade Federal de Ouro Preto e Unicentro Newton Paiva)
    • VILLALTA, L. C. ; LEAL, L. F. . Semana da Educação 'Alfabetização: Leitura e Escrita'. 1991 (Laboratório de Pesquisas Educacionais do ICHS-UFOP)
    • VILLALTA, L. C. . Coordenação dos Seminários sobre Ensino de História, no VII Encontro Regional da ANPUH/MG. 1990 (Associação Nacional dos Professores Universitários de História - Núcleo Regional de Minas Gerais/ UFOP)
    • MOTTA, Márcia ; GUIMARÃES, Carlos Gabriel ; RIBEIRO, Gladys Sabina ; KANTOR, Íris ; MARTINS, Ismênia ; NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; VILLALTA, L. C. ; GOUVEIA, Maria de Fátima ; RIBAS, Rogério ; FERLINI, Vera Lúcia do Amaral . 1808: A Corte no Brasil (Congresso Internacional promovido pela UFF). 2008 (Universidade Federal Fluminense)
    • VILLALTA, L. C. ; FURTADO, João Pinto ; BAGGIO, Kátia Gerab . XVI Encontro Regional de História da ANPUH - Seção Minas Gerais. 2008 (Associação Nacional de História - Seção Minas Gerais)
    • ALMEIDA, Sandra Regina Goulart ; VILLALTA, L. C. ; ALVES, F. ; MAYORGA, Cláudia ; JORGE, Miriam ; LAS CASAS, Estevam Barbosa ; ARCE, Tacyana ; LANA, Marcílio . Conferência Internacional Sul-Americana Territorialidades e Humanidades (https://www.ufmg.br/humanidades/). 2016 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. ; ANTUNES, Álvaro de Araújo . Colóquio Internacional A Globalização das Luzes/ Colloque International La Globalisation des Lumières. 2016 (PPGH-UFMG, PPGH-UFOP, Université de Montpellier-Paul Valéry, UFJ, UFF e Instituto Cultural Amilcar Martins)
    • VILLALTA, L. C. ; CARVALHO, M. J. M. ; ANDRADE, Breno Gontijo . Seminário A Revolução de 1817, as Luzes e a Contemporaneidade. 2017 (Programa de Pós-Graduação em História da UFMG)
    • VILLALTA, L. C. ; FREITAS, M. S. . V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes/ V Mostra de Artes das IFES de Minas Gerais. 2001 (Universidade Federal de Ouro Preto, FUNREI, UFV, UFMG, UFLA, UJF e UFU)
  • Curso de curta duração ministrado: 43
    • VILLALTA, L. C. . Metodologia de fontes aplicadas a casos do arquivo histórico mineiro, aula dada no âmbito das atividades do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa. 1996 (Universidade de Lisboa)
    • VILLALTA, L. C. . Seminário 'Livros e leituras em Minas Gerais no século XVIII, no âmbito do Programa PET/CAPES, no Departamento de História da FFLCH-USP. 1995 (Programa PET/CAPES - FFLCH-USP)
    • VILLALTA, L. C. . Curso 'Fontes para a História Social de Mariana: século XVIII', com 18 h/aula, dentro das atividades do PET-HISTÓRIA, da UFOP.. 1995 (PET-HISTÓRIA, do Departamento de História, do ICHS-UFOP)
    • VILLALTA, L. C. . Curso 'O filme como testemunho na sala de aula', com 8h/aula. 1996 (Centro de Referência do Professor da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. . Curso 'Metodologia do ensino de História de 5a à 8a séries', com duração de 20 h/aula. 1996 (Centro de Referência do Professor, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. . Curso 'Metodologia do ensino de História de 5a à 8a série', com duração de 20 h/aula. 1995 (Centro de Referência do Professor, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. . Curso 'História Temática na Sala de Aula', com duração de 16 h (agosto de 1995). 1995 (Centro de Referência do Professor, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. . Curso/ Painel 'A História temática na sala de aula: a experiência de São Paulo', com duração de 4 h.. 1995 (Centro de Referência do Professor da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. . Curso 'A História Temática em sala de aula', com duração de 16 horas (junho de 1995). 1995 (Centro de Referência do Professor da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. ; MACHADO, M. C. T. ; RODRIGUES, J. F. S. . Curso 'O Ensino de História para professores do 1o. grau: o currículo e suas múltiplas abordagens', com duração de 12 h/aula. 1992 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • VILLALTA, L. C. . Curso de História para Aperfeiçoamento e Reciclagem de Docentes das Escolas Normais, com 45 horas. 1993 (Ministério da Educação e do Desporto/ Universidade Federal de Ouro Preto)
    • VILLALTA, L. C. . Disciplina Aspectos Sociopolíticos da Educação, no I Módulo dos Cursos de Geografia; Biologia, Matemática, Química, Física e História, para Apefeiçoamento e Reciclagem de Docentes das Escolas Normais, com 90 horas. 1991 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • VILLALTA, L. C. . Curso de História para Aperfeiçoamento e Reciclagem de Docentes das Escolas Normais, com 75 horas/aula. 1991 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • VILLALTA, L. C. . Curso para professores participantes do I Encontro Regional de História de Conselheiro Lafaiete. 1990 (Divisão de Educação e Cultura da Delegacia Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete)
    • VILLALTA, L. C. . Curso de Atualização sobre Ensino de História, dentro das atividades do PRONAICA-UFMG. 1996 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. . Disciplina 'Metodologia do Ensino de História', no Curso de Especialização Lato Sensu em História, do ICHS-UFOP. 1993 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • VILLALTA, L. C. . Disciplina Didática, no II Módulo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Química, da UFOP. 1993 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • VILLALTA, L. C. . Metodologia do Ensino de História, no 2o Seminário Marianense de Alfabetização. 1991 (Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Mariana)
    • VILLALTA, L. C. . Workshop 'O sistema colonial', no Programa de melhoria do ensino de História - Núcleo dos professores de História na região do Campo das Vertentes (NUPH)'. 1996 (Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Jurídicas da FUNREI)
    • VILLALTA, L. C. . Curso para Guias de Turismo 'A Inconfidência Mineira', com duração de 20 horas. 1998 (Departamento de Educação e Pró-Reitoria de Extensão da UFOP)
    • VILLALTA, L. C. . Curso 'Vida Privada e Cotidiano na América Portuguesa', com carga horária de 44 horas. 1999 (Departamento de Educação do ICHS-UFOP)
    • VILLALTA, L. C. ; ALII, Et . Curso Moralidade e Vida Sexual no Brasil Colonial, com 15 horas, em nível de ensino médio. 1999 (Departamento de Educação do ICHS-UFOP)
    • VILLALTA, L. C. ; ALII, Et . Curso de Extensão Visões e Perspectivas do Brasil: o olhar historiográfico de Paulo Prado, Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda (nível universitário). 1999 (Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto)
    • VILLALTA, L. C. ; CASTANHEIRA, A. ; SILVA, H. A. . Curso de Extensão 'História de Minas Gerais no período colonia - subsídios para alunos do ensino médio e guias turísticos'- do ICHS-UFOP. 2001 (Departamento de Educação do ICHS-UFOP)
    • VILLALTA, L. C. . Curso para Professores de História, no II Seminário Estadual sobre o Ensino de História e Geografia, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com 8 h/aula. 1996 (Secretaria de Estado da Educação do Paraná)
    • VILLALTA, L. C. . Aula 'A França e as Idéias de Liberdade no Brasil em fins do século XVIII', no Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, oferecido aos alunos do Curso de Magistère da Université de Provence, com duração de 4h/aula. 2001 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • VILLALTA, L. C. . Curso sobre Ensino de História de 1ª à 4ª séries do EF e sobre a Coleção Pitágoras de Geografia e História, para professores da Rede Pitágoras de Escolas de Caxias do Sul e Torres (12 h). 2001 (Rede Pitágoras/ Editora Universidade)
    • VILLALTA, L. C. . O Processo de Emancipação Política Brasiliero, Disciplina ministrada em Curso de Especialização em História, na PUC-MG, com duração de 15 h.. 2002 (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. ; ALII, Et . Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa, Coordenação do Curso. 2002 (Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG)
    • VILLALTA, L. C. ; ALII, Et . As idéias de liberdade na América Portuguesa e a Independência do Brasil (Coordenação do Curso). 2002 (Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG)
    • VILLALTA, L. C. . Movimentos Sociais e Políticos I. 2003 (Faculdade de Filosofia do Alto São Francisco)
    • VILLALTA, L. C. ; BRITTO, Adriana Garcia Pereira ; ALII, Et . Cinema e História do Brasil (Coordenação). 2003 (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG)
    • VILLALTA, L. C. ; ANDRADE, Alessandra Amaral ; ALII, Et . Contestações Políticas na América Portuguesa (1789-1817). 2003 (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG)
    • VILLALTA, L. C. . A Revolução Pernambucana de 1817: noções de pátria e nação. 2003 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • VILLALTA, L. C. ; III, Alunos da Disciplina Prática de Ensino . Cinema e História do Brasil (Coordenação). 2004 (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG)
    • VILLALTA, L. C. ; ALII, Et . Tópicos de História do Brasil Colonial (Coordenação). 2003 ()
    • VILLALTA, L. C. . História e Cinema. 2006 (Universidade Federal do Pará)
    • VILLALTA, L. C. . Censura literária, práticas de leituras e Inconfidências, conferência proferida dentro do II Módulo do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Cultura e Arte Barroca. 1997 (Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP)
    • VILLALTA, L. C. . Mini-Curso 'O Brasil e a Crise do Antigo Regime Português (1788-1822)', oferecido no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas. 2016 (Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas)
    • VILLALTA, L. C. . Palestra sobre a Inconfidência Mineira, no Curso de Atualização Porque Mulher. 2017 (Associação Brasileira de Odontologia - Seção Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. . Curso sobre 'A Independência do Brasil', no Curso de Atualização Cultural Por que Mulher', do Departamento Cultural da UniABO - Escola de Educação Continuada da Associação Brasileira de Odontologia - Seção de Minas Gerais. 2017 (Departamento Cultural da UniABO - Escola de Educação Continuada da Associação Brasileira de Odontologia - Seção de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. . Curso sobre 'A Revolução de 1817', no Curso de Atualização Cultural Por que Mulher', do Departamento Cultural da UniABO - Escola de Educação Continuada da Associação Brasileira de Odontologia - Seção de Minas Gerais. 2017 (Departamento Cultural da UniABO - Escola de Educação Continuada da Associação Brasileira de Odontologia - Seção de Minas Gerais)
    • VILLALTA, L. C. . Disciplina 'Metodologia do Ensino de História (5 h/aula)', no II Módulo do Curso de História para Aperfeiçoamento e Reciclagem de Docentes das Escolas Normais. 1993 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • VILLALTA, L. C. . Relatório Sucinto de Pesquisa em Portugal - Projeto de Doutorado 'Educação, Bibliotecas e Práticas de Leitura no Brasil Colonial'. 1996
    • VILLALTA, L. C. ; FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi ; JANEIRA, A. L. . Relatório de Atividades - Educação, Livros e Ciência no Brasil Colonial. 2000
    • VILLALTA, L. C. ; MARTINS, João Paulo ; MENDONÇA JUNIOR, Francisco de Paula Souza . Leitura, Circulação e Posse de Livros na América Portuguesa, relatório de subprojeto de pesquisa, parte do Projeto Temático Caminhos do Romance no Brasil - séculos XVIII e XIX, financiado pela FAPESP. 2004
    • VILLALTA, L. C. ; RODRIGUES, Davidson de Oliveira ; PINHO, Frederico Alves ; SANTOS, Júnio Rodrigues dos ; CAMISASCA, Marina Mesquita ; SOARES, Lucas ; SCARATO, Luciane Cristina ; MUNDIM, Luís Gustavo Molinari ; ALMEIDA, Raphael Rocha de ; SOUZA, Rafael Rodrigo Ruela ; SOUZA, Wanessa de . Pesquisa e Produção de Material Didático para o Ensino de História do Brasil Colonial - PAE 35. 2003
    • VILLALTA, L. C. . Leitura, Circulação e Posse de Livros na América Portuguesa (1750-1808). 2005
    • VILLALTA, L. C. ; SCARATO, Luciane Cristina ; MUNDIM, Luís Gustavo Molinari ; ALMEIDA, Raphael Rocha de ; SILVA, Thiago Luiz Magalhães ; CAMISASCA, Marina Mesquita ; CORREA, João Baptista ; PINTO, Aline Magalhães ; CORREA, Bianca ; CARIE, Nayara Silva . Relatório do PAE-Pesquisa e produção de material Didático para o Ensino de História do Brasil Colonial, ANO 2004. 2005
    • VILLALTA, L. C. . Leitura, Circulação e Posse de Livros na América Portuguesa (1750-1808). 2006
    • VILLALTA, L. C. . Leitura, Circulação e Posse de Livros na América Portuguesa (1750-1808). 2007
    • VILLALTA, L. C. . Leitura, Circulação e Posse de Livros no mundo luso-brasileiro (1746-1821). 2008
    • VILLALTA, L. C. . Leitura, Circulação e Posse de Livros no mundo luso-brasileiro (1746-1821). 2008
    • VILLALTA, L. C. . Livros Libertinos e Libertinagens em Portugal e no Brasil (c. 1750-1821). 2009
    • BAGGIO, Kátia Gerab ; ROMEIRO, Adriana ; FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves de ; FURTADO, João Pinto ; VILLALTA, L. C. ; BRANDÃO, Priscila Carlos . História no Vestibular 2008 - Vestibular UFMG. Belo Horizonte: Ed. UFMG, ISBN 978.85.7041.631-5. 2009 (Caderno de vestibular)
    • Nome do projeto: O Livro Didático de História e seus Leitores nas Escolas da região dos Inconfidentes (2000 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , CUNHA, N. R. C. , SILVA, D. C. , SILVA, L. L. , BRAGA, D. F. , RAFANTE, Heulália Charalo , OLIVEIRA, Alexandre Augusto de , OLIVEIRA, Márcia Martins de .
      Descrição: Projeto do Programa Pró-Ativa, instituído pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, reunindo bolsistas e voluntários: Lucílio Luís Silva, Diana de Cássia Silva, Heulália Charalo Rafante, Nara Rúbia de Carvalho Cunha, Alexandre Augusto de Oliveira, Márcia Martins de Oliveira e Denilson Francisco Braga. Os objetivos do projeto foram: a) preencher uma lacuna na historiografia referente ao livro didático de história, avaliando a relação entre a "imposição da ortodoxia do texto" e a "diversidade de leituras" (isto é, a apropriação das idéias dos livros didáticos por seus leitores, alunos e professores), num espaço (as escolas públicas estaduais) e numa circunscrição geográfica limitada (a região dos Inconfidentes); b) aprimorar a formação dos licenciandos em História, familiarizando-os com a pesquisa histórico-educacional e estimulando-os a produzirem monografias de bacharelado. Para tanto, identificaram-se os títulos dos livros mais adotados nas 5as séries das escolas estaduais, dentro do espaço delimitado; analisaram-se criticamente os conteúdos dos livros didáticos em questão previstos para o 2o bimestre letivo de 2000; delimitou-se uma amostragem de escolas a serem investigadas por meio de entrevistas com alunos, da construção de um perfil dos docentes da área de História e da observação das metodologias de ensino e, dentro delas, do uso dos livros, fazendo-se, ainda, testes com os alunos para identificar a apropriação que fizeram dos conteúdos.
    • Nome do projeto: Educação, Bibliotecas e Práticas de Leitura no Brasil Colonial (1994 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa de Doutorado, apresentado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e orientado pela Profa. Dra. Laura de Mello e Souza. Iniciado em 1994 e concluído em 1999. Contemplado com bolsa do PICD concedida pela CAPES, no período 1994-1998.
    • Nome do projeto: Livrarias e Habilidade de Ler nas Minas Gerais da Colônia (1996 - 1998
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. .
      Descrição: O projeto Livrarias e Habilidade de Ler nas Minas Gerais da Colônia propõe-se a avaliar a disseminação da posse de livros e da habilidade de ler em Ouro Preto e Mariana, em suas possíveis involuções e evoluções, no século XVIII e início do XIX. Pretende investigar como a posse de livros e a habilidade de assinar e, a partir disso, de ler - distribuíram-se, nas localidades mencionadas, entre os mais diferentes grupos sociais, definidos segundo os seguintes critérios: a riqueza, o gênero, a cor, a naturalidade, e, ainda, a condição de livre ou forro
    • Nome do projeto: Mulheres, Padres e Religiosidade nas Minas Gerais Escravista (séculos XVIII e XIX) (1993 - 1995
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. .
      Descrição: O projeto de pesquisa Mulheres, Padres e Religiosidade nas Minas Gerais Escravista (séculos XVIII e XIX) centra-se uma fonte primária básica - os livros do Juízo Eclesiástico de Mariana - e no tema definido por seu título. Tributário dos trabalhos historiográficos recentes, procurará avaliar o papel do Juízo Eclesiástico de Mariana no empreendimento de aculturação e repressão das massas protagonizado pela Igreja da Contra-Reforma, com o apoio da Coroa Portuguesa, e suas repercussões ao nível da existência feminina e da ação e dos comportamentos dos clérigos, captando as tensões estabelecidas no campo da religiosidade e da vida cotidiana, incluindo a moral sexual. Secundariamente, para compreender as especificidades da ação do tribunal eclesiástico, procurará, no que tange às mulheres, confrontar seus procedimentos com aqueles desenvolvidos pela Justiça Secular e evidenciados nos processos-crimes.
    • Nome do projeto: Os "pecados" dos clérigos - Educação e Moralidade nas Minas Gerais (1748-1822) (1992 - 1993
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. .
      Descrição: Projeto de pesquisa relacionado à dissertação de mestrado, apresentado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP e orientado pela profa. Dra. Eni de Mesquita Samara. O projeto tem como objeto a educação e a moralidade sexual dos clérigos de Minas Gerais, no período compreendido entre 1748, data da chegada do primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz, e 1822, quando se encerra o período colonial e está em seu segundo ano o governo espicopal de Dom Frei José da Santíssima Trindade, último bispo anterior à romanização realizada por Dom Viçoso. Este projeto substituiu o apresentado inicialmente por ocasião do ingresso no curso de mestrado em História Social, em 1987, intitulado Sexualidade e Poder na Capitania de São Paulo, 1750-1822. Na defesa da dissertação relativa a este projeto, a Profa. Dra. Raquel Glezer, em razão da ausência da orientadora e de sua participação nesse período como co-orientadora, foi a presidente da banca. A Diretoria de Ensino da UFOP concedeu duas bolsas de pesquisa ao projeto. A CAPES concedeu uma bolsa de PICD para o autor, pelo prazo de um ano
    • Nome do projeto: Educação, Livros e Ciência no Brasil Colonial (1998 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi , JANEIRA, A. L. .
      Descrição: Este projeto versa sobre a educação, a posse, a circulação e a leitura de livros de ciências no Brasil Colonial, integrando uma investigação maior, interdisciplinar, sobre ciências, tecnologias e cultura no mundo luso-brasileiro, desenvolvida por uma equipe de pesquisadores brasileiros e portugueses. O coordenador geral da equipe brasileira é o Prof. Dr. Carlos Alberto Filgueiras (ICEX-UFMG). A coordenadora geral da equipe portuguesa é a Profa. Dra. Ana Luísa Janeira, da Universidade de Lisboa. A pesquisa contou com apoio do CNPq e da JNCT, que financiaram as viagens dos pesquisadores brasileiros a Portugal e de pesquisadores portugueses ao Brasil.
    • Nome do projeto: Pesquisa e produção de material didático para o ensino de História do Brasil Colonial (2003 - 2005
      Natureza: Outra
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , CAMISASCA, Marina Mesquita , SOARES, Lucas , SOUZA, Rafael Rodrigo Ruela , PINHO, Frederico Alves , ALMEIDA, Raphael Rocha de , SCARATO, Luciane Cristina , SANTOS, Júnio Rodrigues dos , SOUZA, Wanessa de , RODRIGUES, Davidson de Oliveira , MUNDIM, Luís Gustavo Molinari , LEITE JUNIOR, Joaquim Olegário , SILVA, Michelle Fialho da , CASTRO, Elaine Campos e , AREDES, Sara Glória , FONTES, Silvia Drumond Silva .
      Descrição: Este projeto, "Projeto de Bolsas Acadêmicas Especiais", financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG em 2003, com 8 bolsistas e 2 voluntários e, em 2004, com 4 bolsistas e 1 voluntária, visa à pesquisa e à produção de material didático aplicável ao ensino de história, nos níveis fundamental e médio, concernente ao período colonial. Compreende atividades de pesquisa em fontes primárias e secundárias, produção de material didático, elaboração de sugestão de atividades de ensino (para professores), desenvolvimento de cursos para professores e alunos de ensino médio e, ainda, a composição de uma home page, para melhor divulgação dos resultados. No ano de 2004, seu objetivo central é dar continuidade ao trabalho desenvolvido no ano anterior: produzir material didático aplicável ao ensino de história do Brasil Colonial nas Escolas de Educação Básica. Tal material, além disso, será disponibilizado para professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, em reuniões, em cursos de extensão e numa página da internet (www.paehistoria.z6.com.br). A pesquisa e a produção desse amplo conjunto de recursos didáticos enriquecerão a formação dos licenciandos em História da UFMG e estreitarão os laços da universidade com as escolas de Educação Básica. Com a renovação, será incorporado aos seus objetivos o propósito de produzir um CD-ROM e instrumentos didáticos mais compatíveis com a linguagem da internet.
    • Nome do projeto: Leitura, Circulação e Posse de Livros na América Portuguesa (1750-1808), sub-projeto do Projeto Temático Fapesp (2002 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , ALMEIDA, Raphael Rocha de , MARTINS, João Paulo , MACIEL, Guilherme de Souza , MENDONÇA JUNIOR, Francisco de Paula Souza , BECHO, André Pedroso , MORAIS, Christianni Cardoso , MARQUES, Renato Sena , VIEIRA, Diogo Lúcio Pereira , FONTES, Silvia Drumond Silva , ÁVILA, Adriano Domeniconi de Andrade , ANDRADE, Breno Gontijo , SILVA, Thiago Prando Bento da .
      Descrição: Este projeto, iniciado em 2002, é um subprojeto do Projeto Temático Caminhos do romance no Brasil (séculos XVII-XIX), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre 2003 e 2007 e pelo CNPq, entre 2006 e 2008, coordenado pela Professora Dra. Márcia Abreu, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-Unicamp), e integrado pela Profa. Dra. Sandra Guardini T. Vasconcelos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), e pelo Prof. Dr. Nelson Schapochnik, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), as duas primeiras, pesquisadoras da área de Literatura e o último, das áreas de História do Brasil e Prática de Ensino de História. Há alunos de iniciação científica, de mestrado e doutorado envolvidos no projeto. Guilherme de Souza Maciel desenvolveu pesquisa em campo diretamente relacionado ao projeto, mais precisamente sobre o Recreador Mineiro, periódico de meados do século XIX. Christianni de Morais desenvolve pesquisa de doutorado em área correlata, o mesmo se dando com João Paulo Martins e Raphael Rocha de Almeida, ambos mestrandos.
    • Nome do projeto: Ensinando História do Brasil na Educação Básica (2006 - 2007
      Natureza: Outra
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , DUARTE, Regina Horta , FURTADO, João Pinto , BORGES, Maria Eliza Linhares , SILVA, Michelle Fialho da , CASTRO, Elaine Campos e , DIAS, Suelen Maria Marques , BRANDÃO, Priscila Carlos , SÁ, Cristina Isabel Abreu Campolina de , JESUS, Tiago Luís Lima de , SANTOS, Luís Fernando Amâncio dos , SOUZA, Lívia Mara Motta de , COSTA, Henrique Rafael , FURTADO, Júnia Ferreira .
      Descrição: O projeto visa à difusão, em Escolas de Educação Básica, dos resultados do Projeto Pesquisa e Produção de Material Didático para o Ensino de História do Brasil Colonial, desenvolvido pelo Departamento de História da UFMG, de 2003 a 2005, materializados num CD-ROM e num site (www.fafich.ufmg.br/pae). O site e o CD-ROM contêm atividades didáticas, textos de apoio, textos e documentos, jogos, propostas de trabalho para cinema e história, orientações didáticas etc, as quais comportam interatividade e o oferecimento de respostas pelos usuários, a serem enviadas ao "Fale Conosco" do Projeto, via Internet. Ao mesmo tempo, o novo projeto visa à produção de um CD-ROM e a montagem de um site sobre a História do Brasil Pós-1964, à semelhança do projeto anterior, bem como a divulgação dos novos produtos. As respostas fornecidas pelos usuários do site www.fafich.ufmg.br/pae, ao mesmo tempo, constituirão material de pesquisa para os licenciandos do Curso de História da UFMG. Elas revelam as apropriações que os usuários do site fizeram das atividades, as compreensões que alcançaram sobre os assuntos tratados nas atividades, bem como suas dificuldades e os problemas existentes no próprio material. Essa nova frente de pesquisa converge com a reformulação do currículo do Curso de História, finalizada em dezembro de 2005, a qual exigirá uma dinamização das atividades práticas e, assim, a constituição de oportunidades para que os licenciandos possam familiarizar-se, de um lado, com a produção de material didático, o planejamento e o desenvolvimento de aulas para alunos de educação básica e, de outro, com a avaliação de materiais didáticos produzidos, das formas de apropriação dos mesmos pelos leitores e das dificuldades de entendimento observadas nos últimos. A duração deste projeto será de dois anos. A equipe é composta pelo Prof. Luiz Carlos Villalta (coordenador), pela Profa. Priscila Antunes (vice), 6 bolsistas de graduação, 4 professores co-orientadores e alunos-voluntários.
    • Nome do projeto: A Revolução Pernambucana de 1817, a ?pátria?, o ?país? e a ?nação?: culturas políticas e histórico-literárias em Pernambuco dos inícios do século XIX (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , OLIVEIRA, Rony Carlos Braga de , ANDRADE, Breno Gontijo , TASCA, A. B. , SILVA, Emilly Joyce Oliveira Lopes .
      Descrição: Este projeto volta-se para a Revolução Pernambucana de 1817 e as culturas políticas e a cultura histórico-literária em Pernambuco, dos inícios do século XIX. Integra um projeto maior, Leitura, Circulação e Posse de Livros na América Portuguesa, o qual, por sua vez, é um subprojeto do Projeto Temático Caminhos do romance no Brasil - séculos XVIII-XIX, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), coordenado pela Professora Dra. Márcia Abreu, do IEL-Unicamp, desenvolvido desde 2003 e que se encerrará em julho de 2007. O objetivo deste projeto é investigar o vocabulário político dos revolucionários pernambucanos de 1817, bem como seu projeto político maior, em suas relações com os livros históricos e os romances em circulação em Pernambuco e em suas conexões e distâncias com a idéia de Brasil e a proto-identidade de brasileiro. As fontes principais serão as devassas da Inconfidência dos Suassuna (1801) e da Revolução Pernambucana de 1817 (DH, 1953-1955) e as listas de livros submetidas ao crivo dos tribunais censórios portugueses (IANTT, RMC, Caixas 161 e 162). Projeto iniciado em 2007 e encerrado em julho de 2010.
    • Nome do projeto: A Inconfidência Mineira de 1788-1789, a "pátria", o "país" e a "nação": das leituras dos Inconfidentes aos romances sobre a Inconfidência (1788-1848) (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , BECHO, André Pedroso , OLIVEIRA, Rony Carlos Braga de .
      Descrição: Este projeto visa delimitar com maior precisão o lugar da Inconfidência Mineira na história nacional, mediante uma dupla prospecção: de um lado, voltando-se para a história propriamente da Inconfidência Mineira, por meio da reconstituição das noções de pátria, país e nação que emergem dos discursos dos Inconfidentes de 1788-9 e, de outro, voltando-se para a memória constituída em torno da Inconfidência até 1848, através de uma investigação sobre como a literatura produzida no Brasil, consagrando um lugar especial para o romance de Teixeira e Souza, concebeu pátria, país e nação e, ainda, quando possível, a própria Inconfidência Mineira, desde 1789 até 1848. Este projeto, assim, relacionando Inconfidência e Romance, relaciona-se a um projeto maior, Leitura, Circulação e Posse de Livros na América Portuguesa, o qual, por sua vez, é um subprojeto do Projeto Temático Caminhos do romance no Brasil - séculos XVII-XIX, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), coordenado pela Professora Dra. Márcia Abreu, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-Unicamp).
    • Nome do projeto: Posse de livros, Bibliotecas e comércio livreiro na Bahia (1768-1820) (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , SILVA, Thiago Luiz Magalhães .
      Descrição: Este projeto é um desdobramento do projeto Leitura, Circulação e Posse de Livros na América Portuguesa, iniciado em abril de 2003 e a encerrar-se em julho de 2007, voltado para a circulação (posse e comércio de livros, especialmente de romances) no Brasil Colonial. Propõe-se a investigar a distribuição da posse de livros entre diferentes grupos sociais, o movimento do comércio livreiro, a composição das bibliotecas e, por fim, o conteúdo dos livros de maior circulação na Bahia, entre 1768 e 1822. As fontes básicas a serem utilizadas serão, de um lado, as 700 listas de livros encaminhados a Bahia, entre 1768 e 1820, submetidas ao crivo dos tribunais censórios portugueses e que se acham depositadas nos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo. Tais documentos estão disponíveis em microfilmes. Prevê-se uma duração de dois anos para o projeto.
    • Nome do projeto: Livros Libertinos e Libertinagens em Portugal e no Brasil (c. 1750-1821) (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , ABREU, Márcia , CHARTIER, R. , FERNANDES, R. .
      Descrição: Este projeto ? apresentado, ao CNPq, para renovação de bolsa de produtividade de pesquisa e, para a CAPES, para obtenção de bolsa para realização de Estágio Pós-Doutoral em Portugal e na França ? volta-se para a história do livro e da leitura, em Portugal e no Brasil, entre 1750 e 1821, mais precisamente para a circulação de livros libertinos em geral, de cunho ficcional e de outra natureza, as práticas de leitura que os tinham como objetos, com destaque para aquelas ocorridas em situações de aprendizagem e/ ou em instituições escolares e, ainda, as ações sociais, políticas e religiosas que acompanhavam os então denominados libertinos ou aqueles aos quais se pode aplicar esse rótulo. Compreende a realização de pesquisas bibliográficas e documentais, em bibliotecas e arquivos lusitanos. Durante a vigência da Bolsa de Pós-Doutorado da CAPES, a bolsa do CNPQ será suspensa. O projeto, durante o estágio pós-doutoral será supervisionado, em Portugal, pelo professor Rogério Fernandes, da Universidade de Lisboa e, na França, por Roger Chartier (supervisor geral).
    • Nome do projeto: Livros Libertinos e Libertinagens em Portugal e no Brasil (c. 1750-1821): as idéias sobre o Inferno (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , GUTIERREZ, Ninna Medeiros .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica, vinculado ao projeto maior intitulado "Livros Libertinos e Libertinagens em Portugal e no Brasil (c. 1750-1821).
    • Nome do projeto: Livros Libertinos e Libertinagens em Portugal e no Brasil (c. 1750-1821): a defesa da tolerância religiosa (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , MIRANDA, Paulo Henrique .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica vinculado a um projeto maior, intitulado "Livros Libertinos e Libertinagens em Portugal e no Brasil (c. 1750-1821)".
    • Nome do projeto: O Padre Carlos Correia de Toledo na Conspiração de 1788-1789: aspectos materiais, culturais e intelectuais da inserção da Comarca do Rio das Mortes na Inconfidência de Minas Gerais (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , LIMA, Marcelo Alves de Paula , TEIXEIRA, Bruno Rodrigues .
      Descrição: Subprojeto do Projeto "Requalificação do Museu Padre Toledo: elaboração e desenvolvimento de um plano museológico e primeira etapa de pesquisas para subsidiar um projeto expográfico", desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Este projeto visa delimitar com maior precisão o papel exercido pelos Inconfidentes da Comarca do Rio das Mortes e dessa própria região para a orquestração da Inconfidência Mineira, concedendo especial atenção à figura do padre Carlos Correia de Toledo, cuja casa sedia hoje o Museu de mesmo nome, pertencente à Universidade Federal de Minas Gerais. Quer-se, de um lado, acompanhar a trajetória do padre Carlos Correia de Toledo, de Taubaté, na Capitania de S. Paulo, a Minas Gerais, na Vila de S. José del-Rei: seus vínculos familiares, sua formação intelectual, sua atuação como sacerdote e, ainda, como agente econômico, ao mesmo tempo que seu papel na Inconfidência Mineira, o que passa não só pelas idéias que defendeu, mas também pelas reuniões que realizou e pelas estratégias e interesses de que era porta-voz. Dar-se-á destaque para o modo como foram usados os espaços de São José del-Rei, assim como de outras localidades da Comarca do Rio das Mortes, na orquestração do movimento: no debate de idéias, na expressão de identidades coletivas e na formulação de táticas e estratégias políticas e proto-militares. Quer-se, de outro lado, estudar a participação de outros homens da Comarca do Rio das Mortes na Inconfidência, adotando em relação aos mesmos procedimentos similares aos empregados em relação ao Padre Carlos Correia de Toledo: vasculhar suas trajetórias, as idéias e as estratégias que esboçaram, no interior dos diversos espaços que ocuparam. Especial destaque será dado para o modo como esses sujeitos lidaram com noções como pátria, país e nação, ou mesmo Brasil, América, americano etc., noções essas que expressavam identidades coletivas. Com esse destaque, objetiva-se identificar como esses homens se viam em fins do XVIII.
    • Nome do projeto: O debate e a contestação religiosa e política nas Luzes: Portugal no Cenário Europeu (1740-1821) (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , VALE, Sofia Alves , TASCA, A. B. , SILVA, Emilly Joyce Oliveira Lopes , SCHIEFLER, Felipe Riccio , ROCHA, I. T. C. .
      Descrição: Este projeto, financiado pelo CNPq (Bolsa de Produtividade) e FAPEMIG (Programa do Pesquisador Mineiro, 2011, com validade até junho de 2013), tem com objeto os letrados ilustrados lusitanos e suas perspectivas a respeito da religião e da política, os debates que travaram e a contestação que alguns deles faziam da ordem estabelecida na passagem do século XVIII para o século XIX. Seu propósito é demarcar os pontos de convergência e as diferenciações que separavam os ilustrados moderados dos ilustrados radicais, bem como os letrados das gentes em geral. Para tanto, entende-se ser necessário estabelecer uma genealogia das idéias, debates e contestações em que estavam envolvidos os letrados lusitanos, fazendo-se os necessários recuos temporais. Assim, voltando para um tempo anterior, quer-se acompanhar, por um lado, obras e trajetórias intelectuais da primeira metade do século XVIII e, se necessário, fazer-se referência à cultura portuguesa em momentos ainda mais recuados. Por outro lado, almeja-se situar Portugal no cenário europeu, buscando-se as origens e pontos de convergência existentes entre as Luzes lusitanas e o movimento ilustrado em outros espaços da Europa. Em que o conteúdo e as formas de expressão das Luzes portuguesas se assemelharam e se distanciaram em comparação com o cenário cultural mais amplo da ilustração européia? Mais precisamente, que laços vinculavam letrados lusitanos com pensadores europeus de importância no movimento ilustrado? Entre Portugal e outros espaços da Europa ocidental, teriam existido similitudes nas formas de estruturar o pensamento, nos veículos, nos espaços de difusão das idéias ilustradas e no público por elas atingido? Essas questões norteiam o presente projeto, que procurará respondê-las concentrando-se especificamente nos campos da política e da religião, fazendo-se, apenas quando for necessário, prospecções nos domínios da reflexão estritamente científica.
    • Nome do projeto: Cinema e História: Olhares sobre a Cidade e o Urbano, Subprojeto do Projeto Cartografia Digital (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , SILVA, Regina Helena Alves da , ARNAUT, Luiz Haelle Duarte .
      Descrição: O subprojeto Diagnóstico do Ensino de História e Escola no Cinema, dirigido por Luiz Carlos Villalta, integra o Projeto Cartografia Digital, coordenado pela professora Regina Helena Alves da Silva e que é uma parceria entre o Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e os Centros Culturais da cidade. Tem como colaboradores os professores Luiz Haelle Duarte Arnaut e Luiz Carlos Villalta. A partir da articulação e mediação dos Centros Culturais, o Projeto será desenvolvido em conjunto com escolas localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte com o objetivo de enriquecer e edificar a formação dos futuros professores de História, integrando-os à realidade da cidade e das possibilidades de ensino abertas por diferentes abordagens pedagógicas, especialmente pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC's). O Programa articula projetos desenvolvidos junto ao Departamento de História da UFMG: "Cinema e História: Olhares sobre a Cidade e o Urbano", "O aluno pesquisador: registro e documentação da cidade" e "Cartografias Urbanas: Redes, Espaços e Fluxos Comunicativos". Na articulação destes projetos, o programa "Cartografia Digital" propõe a constituição de uma cartografia urbana que é conduzida a partir de mapeamentos do espaço físico da cidade tomando-o como lugar de convergência de sentidos que aponta para novas perspectivas de análise de categorias como: espaço, práticas sociais, território, sociabilidade, circuitos comunicativos e patrimônio cultural. As ações buscam a pluralidade de sentidos produzidos e em produção no espaço urbano. Compreende-se que a diversidade de sons, textos, sinais, imagens, ruídos, que se processam neste lugar provoca nos sujeitos muitas vezes indiferença ou incômodo. Por esta razão, buscar-se-á entender como determinados espaços vão se constituindo em lugares do diálogo a partir de práticas culturais que passam pela decodificação de espaços
    • Nome do projeto: Cinema, Escola e Fantasia (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VILLALTA, L. C. .
      Descrição: O cinema, muitas vezes, apropria-se de temas históricos e, pelo amplo impacto que possui entre os espectadores, influi decisivamente nas visões que as sociedades constroem sobre o passado, exercendo, talvez, um impacto muito maior que a história escolar. A incorporação do cinema como objeto e como testemunho da história é algo recente, tendo motivado uma ampla discussão, seja sobre a natureza do discurso cinematográfico, seja sobre os paralelos entre o mesmo e o discurso historiográfico, seja, ainda, sobre a metodologia apropriada para sua utilização como objeto dos estudos históricos e testemunhos da história. O uso didático do cinema em aulas de história, em todos os níveis de ensino, disseminado nas últimas décadas, segundo a bibliografia especializada, desenvolve-se, em boa parte, à margem dessa polêmica. Assim, o cinema, em grande medida, é empregado para confirmar estudos anteriormente feitos em sala de aula, constituindo-se, portanto, como ilustração, com o que se elidem tanto as interferências do tempo da produção dos filmes sobre o modo como os mesmos se apropriam da história, quanto as diferenças entre os efeitos de verdade perseguidos, de um lado, pelo historiador e, de outro, pelo cinema. Essa situação justifica o oferecimento de um curso que permita a alunos do Ensino Básico refletir criticamente sobre filmes que se apropriaram de temas do nosso passado, próximo ou distante, desconstruindo-os, captando as conexões entre, de um lado, as imagens e, de outro, as tensões e projetos existentes à época de sua produção e, por fim, comparando-os com o que dizem os historiadores. São objetivos do projeto: 1. Construir as noções básicas de tempo (passado-presente-futuro, simultaneidade, continuidade e ruptura, sucessão, duração, tempo-espaço, cronologia, métrica temporal, convenções sociais) e espaço. 2. Compreender o cinema como uma representação artística da realidade, inserida num tempo e espaço próprios, constituindo ela mesma uma outra real
    • Nome do projeto: Concepções e Apropriações da História no Mundo Luso-Brasileiro (1768-1826): do ocaso do Antigo Regime aos primórdios do Estado Liberal (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. , ALMEIDA, Raphael Rocha de , MACIEL, Guilherme de Souza , VALE, Sofia Alves , BECHO, André Pedroso , TASCA, A. B. , ARNAUT, Luiz Haelle Duarte , OTHERO, Carolina de Oliveira Silva , STARLING, Sophia Lana , SCHIEFLER, Felipe Riccio , OLIVEIRA, Gabriel Abílio de Lima .
      Descrição: Este projeto de pesquisa, dando continuidade ao que o antecedeu ? desenvolvido desde 2011 e intitulado O debate e a contestação religiosa e política nas Luzes: Portugal no cenário europeu (1740-1821) ?, e partindo de algumas de suas constatações, centra-se nas concepções de história e nas apropriações do passado realizadas no momento da crise do Antigo Regime em Portugal e no Brasil e nos anos imediatamente posteriores, quando se delinearam as linhas gerais e/ou embates para a instituição de uma nova ordem política liberal e constitucional. Assim, as balizas temporais se estendem de 1768, ano em que se criou a Real Mesa Censória em Portugal, até 1826, quando se deu a morte de D. João VI e a abdicação de D. Pedro ao trono português. O ano de 1768 corresponde a um marco das medidas reformistas pombalinas no âmbito da cultura literária, suprimindo-se o sistema da tríplice censura e anunciando-se uma nova leitura da história, que se dizia oposta ao passado de ?atraso? e de domínio jesuítico. Já 1826 ? com a morte de D. João VI (em 10 de março), o decreto do Imperador D. Pedro I pelo qual ordena o cumprimento do Tratado de Paz e Reconhecimento da Independência (10 de abril), firmado entre Brasil e Portugal em 29 de agosto de 1825 e a abdicação de D. Pedro a favor de sua filha D. Maria da Glória ? marcou o fim do último reinado português do Antigo Regime e a legitimação da emancipação da ex-colônia, abrindo uma fase conturbada na ex-metrópole, de luta entre liberais e absolutistas, que só se encerrou com a vitória de D. Pedro em 1834. Assim, todos esses fatos ? ainda que a abdicação de D. Pedro ao trono português não tenha cessado de todo os temores de uma unificação das coroas do Brasil e de Portugal ?, do ponto de vista simbólico, anunciavam, dos dois lados do Atlântico, novas perspectivas de devir e, portanto, sobre a história. Este projeto relaciona-se à bolsa de produtividade do CNPq (início em 2014) e, ademais, foi contemplado pela FAPEMIG dentro do Programa do Pesquisador Mineiro (07/2014)
    • Nome do projeto: A Crise do Antigo Regime no Brasil sob o olhar da Imprensa (1821-1889): embates e apropriações da história colonial na Corte e nas Províncias (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLALTA, L. C. .
      Descrição: Este projeto tem como objeto as representações construídas pelos jornais e os embates por eles travados, entre 1820 e 1889, em torno de "episódios" do final do período colonial, isto é, da Crise do Antigo Regime. Procura identificar os sentidos estratégicos dessas representações históricas. Tem como circunscrição geográfica somente o Brasil e abarca todo o período que vai dos idos de 1820 e 1822, momento de gestação do Império, até a Proclamação da República, em 1889. Tem por foco central a imprensa, ou melhor, suas apropriações de fatos e personagens históricos da Crise do Antigo Regime no Brasil, nos nexos com as transformações e embates políticos que se deram ao longo dos anos que vão de 1820 a 1889. Em função da correlação buscada entre processo político, imprensa e apropriações da história, a pesquisa se concentrará nos órgãos de imprensa, de um lado, da Corte e, de outro, das províncias que lhe fizeram oposição mais veemente em algum momento do período, seja sob o Primeiro Reinado (1822-1831), seja durante o ?vulcão da anarquia? da Regência (1831-1840), seja no Segundo Reinado (1840-1889), a saber: Pernambuco, com a Confederação do Equador (1824) e a Revolução Praieira (1848); o Pará, com a Cabanagem (1835-1840); a Bahia, com a Sabinada (1837-38); o Maranhão, com a Balaiada (1838-1841); São Paulo e Minas Gerais, com a Revolução Liberal (1842) e, finalmente, o Rio Grande do Sul, com a Farroupilha (1835-1845). Quanto aos fatos relativos à Crise do Antigo Regime que serão priorizados, destacamos: a Inconfidência Mineira (1788-1789), a Conjuração da Bahia (1793-98), a Revolução Pernambucana (1817) e a Independência do Brasil (1822-1823).
    • Nome do projeto: Cinema, escola e história (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VILLALTA, L. C. .
      Descrição: Projeto inserido dentro do Programa de Extensão ENSINO DE HISTÓRIA E LINGUAGENS: DA GRADUAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICAS DE LEITURA DOCUMENTAL, coordenado pela professora Miriam Hermeto Mota e do qual participam também os professores Adriane Vidal e Luiz Arnaut. Justificativa: O cinema, muitas vezes, apropria-se de temas históricos e, pelo amplo impacto que possui entre os espectadores, influi decisivamente nas visões que as sociedades constroem sobre o passado, exercendo, talvez, um impacto muito maior que a história escolar. A incorporação do cinema como objeto e como testemunho da história é algo recente, tendo motivado uma ampla discussão, seja sobre a natureza do discurso cinematográfico, seja sobre os paralelos entre o mesmo e o discurso historiográfico, seja, ainda, sobre a metodologia apropriada para sua utilização como objeto dos estudos históricos e testemunhos da história. O uso didático do cinema em aulas de história, em todos os níveis de ensino, disseminado nas últimas décadas, segundo a bibliografia especializada, desenvolve-se, em boa parte, à margem dessa polêmica. Assim, o cinema, em grande medida, é empregado para confirmar estudos anteriormente feitos em sala de aula, constituindo-se, portanto, como ilustração, com o que se elidem tanto as interferências do tempo da produção dos filmes sobre o modo como os mesmos se apropriam da história, quanto as diferenças entre os efeitos de verdade perseguidos, de um lado, pelo historiador e, de outro, pelo cinema. Essa situação justifica o oferecimento de um curso que permita a alunos do Ensino Básico refletir criticamente sobre filmes que se apropriaram de temas do nosso passado, próximo ou distante, desconstruindo-os, captando as conexões entre, de um lado, as imagens e, de outro, as tensões e projetos existentes à época de sua produção e, por fim, comparando-os com o que dizem os historiadores. Objetivos gerais: 1) Construir as noções básicas de tempo (passado-presente-futuro, simultaneidade, contin
    • VILLALTA, L. C. . Processo de Seleção de Professor Substituto do Quadro de Magistério , na área de História do Brasil. 2000 - Examinador em banca de concurso
    • VILLALTA, L. C. . Supletivo 1o Grau do Escritório Piloto dos Estudantes da UFOP. 1993 - Projeto e orientação do curso supletivo
    • VILLALTA, L. C. . Relatório de Atividades Consubstanciado - Memorial (1999-2008). 2008 - Memorial
    • WITTER, J. S. ; CAMARGO, A. M. A. ; AUBERT, A. C. T. ; ZUCCHI JR, G. ; VILLALTA, L. C. . Organização administrativa de São Paulo na Colônia e no Império: guia para arranjo e descrição de arquivos públicos, projeto do Prof. Dr. José Sebastião Witter e da Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo. 1982 - Auxiliar de pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Licenciatura Em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1984
      • Curso: Bacharelado Em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1984
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2017
      • Nome da Instituição: Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
        Ano de conclusão: 2009
      • Nome da Instituição: Universidade de Lisboa
        Ano de conclusão: 2008
      • Nome da Instituição: Arquivo Nacional da Torre do Tombo
        Ano de conclusão: 2005
    • Universidade Federal de Ouro Preto:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1988 - 2002 ).
        Outras informações: Professor auxiliar: de 20/06/1988 a 1993; Professor assistente, de 1993 a 15/08/1999; Professor adjunto I, de 16/08/1999 a 22/08/2001. Professor adjunto II, desde 22/08/2001. Em vacância, desde 29/05/2002
        Outras informações: Professor Adjunto II
    • Móbile Escola de Educação Infantil:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Estadual de Primeiro Grau Brigadeiro Faria Lima São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1986 - 1987 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental (Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira), em escola estadual localizada no município de São Paulo.
        Outras informações: Outro (especifique) - Professor Temporário
    • Colégio Bandeirantes:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 1988 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental, no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, SP.
        Outras informações: Outro (especifique) Prof Ensino Fundamental
    • Escola Estadual de Primeiro Grau Prof Anésio Cabral:
      • Tipo de vínculo: Livre (1985 - 1986 ).
        Outras informações: Professor Temporário - ACT, de História e Educação Moral e Cívica, em escola da rede estadual em Osasco, SP.
        Outras informações: Outro (especifique)Professor Temporário
    • Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Prof Architiclino Santos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1988 ).
        Outras informações: Professor efetivo da rede estadual de ensino, afastado para Pós-Graduação, em São Paulo, SP.
    • Université de Provence Aix Marseille I Centre de Lettres Et Sciences Humain:
      • Tipo de vínculo: Outro (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professeur Invité da Université de Provence (Aix-Marseille I), no Centre de Lettres et Sciences Humaines, département d'Etudes Luso-Brésiliennes, UFR Etudes Romaines Latino-Américaines, Orientales et Slaves (ERLAOS), de 09 de fevereiro a 09 de março de 2002, posto 14 PR 0075, recebendo o tratamento correspondente ao 6o. escalão da 2a classe do corpo de professores e lecionando as disciplinas História do Brasil Colonial e História do Brasil Contemporâneo, para alunos dos cursos de licenciatura e maîtrise de Português e de Magistére em Negociações Internacionais.
        Outras informações: Outro (especifique) - Professeur invité
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).
        Outras informações: Empossado, em 29/05/2002, como professor adjunto I e reclassificado retroativamente a essa data como professor adjunto II. Desde 29/05/2004, professor adjunto III. Desde 29 de maio de 2006, professor adjunto IV. Aprovado como professor associado os 05 de agosto de 2008, com classificação "Excelente", por banca constituída por Cláudia Cardoso Martins (Departamento de Psicologia da FAFICH-UFMG), Paulo Roberto Marguti Pinto (Departamento de Filosofia da FAFICH-UFMG) e Eliana Regina de Freitas Dutra (Departamento de História da FAFICH-UFMG). Promovido em 2010 a Professor Associado II. Promovido 03 de janeiro de 2013 a associado III e, em 05 de janeiro de 2015, a associado IV.
        Outras informações: Professor Associado IV
    • História (São Paulo) (0101-9074):
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo Nacional
    • Memorandum (Belo Horizonte):
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
    • Revista de História Regional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
    • Revista Brasileira de História:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2002 ).
    • Revista Aulas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo. Revista da Linha de Pesquisa Gênero, Subjetividades e Cultura Material ? Departamento de História/UNICAMP.
    • Revista História Hoje (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Membro de Conselho Editorial da Revista História Hoje, da ANPUH, de que é editora Cristina Meneguello.
    • História Revista (UFG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo de "História Revista", do Departamento de História da Universidade Federal de Goiás.
    • Fronteiras (Campo Grande):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo.
    • Revista de História da Biblioteca Nacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial da Revista de História da Biblioteca Nacional a partir de 03 de setembro de 2014 (conforme portaria publicada no dia 04 do mesmo mês no Diário Oficial da União: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/76057373/dou-secao-1-04-09-2014-pg-12), até a paralisação das atividades do periódico, no segundo semestre de 2016.