Não autenticado |

Fabiana Pedroni Favoreto

    • Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Assistente na graduação em pedagogia na Faculdade Europeia de Vitória (FAEV); Desenvolve pesquisa na área de História das Imagens. Participa do Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais (LATHIMM - USP) e do Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos em Artes (LabArtes - UFES). Desenvolve pesquisa e produção na área de arte contemporânea; Redatora do site Nota Manuscrita (notamanuscrita.com); Artista, crítica e literária atuante pelos grupos Coletivo Monográfico e NOTAmanuscrita, com os quais tem produzido textos, vídeos, ações performáticas e instalações desde 2012. Recebeu os prêmios Bolsa Ateliê, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo com o projeto de instalações "Ínfimos Corriqueiros - Pormenores Possessivos" (2012-2013) e Prêmio de Iniciação Científica como Melhor Trabalho na Área de Humanidades (Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes) (UFES- 2010).

       

      Links:    

    • Historiografia da Arte
    • História, Teoria e Crítica da Arte
    • Experiências Educacionais e Mediação Cultural
    • HIPÓLITO, Rodrigo ; PEDRONI, Fabiana. . UM CYBORG EM CAMPO DE NUVENS Palíndromo (Online) , v. 7 , p. 63 - 82 , 2015. ISSN: 21752346.
    • PEDRONI, Fabiana. . A Função Moduladora e os Diferentes Graus de Ornamentação no Beatus de Facundos Signum , v. 15 , p. 01 - 26 , 2014. ISSN: 21777306.
    • PEDRONI, Fabiana. . Chronos e Kairós: determinações poéticas para o tempo vivido Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES , v. 3 , p. 245 - 254 , 2014. ISSN: 23583169.
    • PEDRONI, Fabiana. ; HIPÓLITO, Rodrigo ; SOUZA, J. C. . Ínfimos Corriqueiros ? Pormenores Possessivos (condição diagramática) Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES , v. 3 , p. 161 - 172 , 2013. ISSN: 23583169.
    • PEDRONI, Fabiana. . Espectador reconvocado: o habitar a obra em Hélio Oiticica Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES , v. 2 , p. 63 - 78 , 2012. ISSN: 23583169.
    • PEDRONI, Fabiana. . Homenagem ao mundo: sobre a função primeira da ornamentação Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES , v. 3 , p. 137 - 150 , 2014. ISSN: 23583169.
    • PEDRONI, Fabiana. . Sobre a ornamentalidade medieval: estudo do fólio 112v do Beatus de Facundus História e Cultura , v. 2 , p. 380 - 393 , 2013. ISSN: 22386270.
    • FAVORETO, F. P. ; HIPÓLITO, Rodrigo ; MARQUES, Michele . A virtualidade nas proposições vivenciais Revista Valise , v. 2 , p. 87 - 100 , 2012. ISSN: 22361375.
  • Trabalhos em Anais: 7
    • HIPÓLITO, Rodrigo ; PEDRONI, Maria Angélica ; PEDRONI, Fabiana. . Entre crescer e cair: processos iniciais. In: V Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES , 2015 , Vitória-ES. Anais do V Colóquio de Arte e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória-ES : PPGA-UFES, 2015. p. 173 - 179.
    • HIPÓLITO, Rodrigo ; PEDRONI, Fabiana. . Reativando Estratégias Poéticas: a experiência 'RE-vivo dito' e o conjunto de épocas.. In: Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação , 2014 , Vitória, ES. Seminário sobre o processo de criação nas Artes. São Paulo : Intermeios, 2014. p. 403 - 409.
    • PEDRONI, Fabiana. . Por uma definição do ornamento. In: IX Encontro de História da Arte - UNICAMP , 2013 , Campinas. IX Encontro de História da Arte - Circulação e trânsito de imagens e ideias na História da Arte. Campinas, SP : Unicamp, 2013. p. 80 - 85.
    • PEDRONI, Fabiana. . Opacidade e Transparência: a relação sujeito/não-objeto. In: Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação: Territórios, memórias e identidades , 2012 , Vitória. Poéticas da Criação: Territórios, memórias e identidades.. São Paulo : Intermeios, 2012. p. 81 - 85.
    • PEDRONI, Fabiana. . Espectador Reconvocado: o habitar a obra em Hélio Oiticica. In: III Colóquio de Artes e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes: Arte, Cultura, Distração, Antagonismos , 2012 , Vitória. 3º Colóquio de Artes e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes: Arte, Cultura, Distração, Antagonismos. Vitória : Proex, 2012. p. 70 - 84.
    • PEDRONI, Fabiana. . Beatus de Fernando I e Sancha: símbolo de poder e riqueza na Espanha do século XI. In: III Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho , 2011 , Vitória. Anais eletrônicos III Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes, identidades (Territoires, pouvoirs, identités).. Vitória : GM Editora, 2011. p. 01 - 12.
    • FAVORETO, F. P. ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Beatus de Facundus: um estudo da ornamentalidade das cores. In: XIII Congresso Internacional de Filosofia Medieval: Metafísica, Arte e Religião na Idade Média , 2011 , Vitória. XIII Congresso Internacional de Filosofia Medieval: Metafísica, Arte e Religião na Idade Média. Vitória : DLL/UFES, 2011. p. 423 - 448.
    • PEDRONI, Fabiana. . O batismo nos monstro bicéfalos na Dissertacion Curiosa o Discurso phisico-moral sobre el monstruo de dos cabezas... de Juan de Náxera. Vitória - ES : Proex , 2015 (Tradução)
    • HIPÓLITO, Rodrigo ; PEDRONI, Fabiana. . Mizu, O Monstro Azul. Vitória, ES : NOTAmanuscrita , 2014 (Livro)
    • PEDRONI, Fabiana. . Marcas do Devir. Vitória - ES : NOTAmanuscrita , 2012 (Material Educativo para exposição)
    • PEDRONI, Fabiana. . Composição B31. Vitória - ES : NOTAmanuscrita , 2012 (Texto de catálogo)
    • HIPÓLITO, Rodrigo ; PEDRONI, Fabiana. . A Cor como elemento espacializante: entre a construção da Imagem e a recepção da Forma. 2015 (Comunicacao)
    • PEDRONI, Fabiana. . Poesias em papel picado. 2013 (Conferência)
    • PEDRONI, Fabiana. ; HIPÓLITO, Rodrigo ; SOUZA, Joani. C. . Engenharia Naval em Papel: Navegar impreciso. 2013 (Conferência)
    • PEDRONI, Fabiana. . Chronologia Kairológica. 2013 (Conferência)
    • PEDRONI, Fabiana. . Espaço figural e espaço textual: Confrontações através da ornamentalidade. 2014 (Comunicacao)
    • PEDRONI, Fabiana. . Entre memoria e ornamenta: o Beatus de Facundus como tesouro real. 2014 (Comunicacao)
    • HIPÓLITO, Rodrigo ; PEDRONI, Fabiana. . O lugar sagrado da imagem medieval: imagem-objeto e site specificity. 2014 (Comunicacao)
    • PEDRONI, Fabiana. . O Trabalho Modulador do Ornamental: sobre os diferentes graus de ornamentação nas miniaturas do Beatus de Facundus. 2013 (Comunicacao)
    • PEDRONI, Fabiana. . Homenagem ao mundo: sobre a função primeira da ornamentação. 2013 (Comunicacao)
    • PEDRONI, Fabiana. . Chronos e Kairós: determinações poéticas para o tempo vivido. 2013 (Comunicacao)
    • PEDRONI, Fabiana. . Por uma definição do ornamento. 2013 (Comunicacao)
    • PEDRONI, Fabiana. . Teorias do ornamento: paradigmas e possíveis ampliações. 2013 (Comunicacao)
    • PEDRONI, Fabiana. . Espectador Reconvocado: o habitar a obra em Hélio Oiticica. 2012 (Comunicacao)
    • HIPÓLITO, Rodrigo ; PEDRONI, Fabiana. . Subversão e dependência das tecnoimagens: paisagem e câmara escura na arte atual. 2012 (Comunicacao)
    • FAVORETO, F. P. . A ornamentação nas miniaturas do Beatus de Facundus. 2010 (Comunicacao)
    • FAVORETO, F. P. . As Miniaturas do Beatus de Facundus na Espanha Moçárabe. 2009 (Comunicacao)
    • FAVORETO, F. P. . Beatus de Fernando I e Sancha: símbolo de poder e riqueza na Espanha do século XI. 2011 (Comunicacao)
    • FAVORETO, F. P. ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Beatus de Facundus: um estudo da ornamentalidade das cores. 2011 (Comunicacao)
    • FAVORETO, F. P. . Beatus de Fernando I e Sancha: um estudo sobre a adequação do objeto artístico medieval ao contexto político. 2012 (Comunicacao)
    • HIPÓLITO, Rodrigo ; PEDRONI, Fabiana. . A Grande Justificativa. 2012 ()
    • PEDRONI, Fabiana. . A Grande Justificativa. 2012 ()
    • PEDRONI, Fabiana. ; GRANDO, Angela ; HIPÓLITO, Rodrigo ; PEDRONI, Maria Angélica . V Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES. 2015 (Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Espírito Santo)
    • PEDRONI, Fabiana. . IV Encontro A Imagem Medieval: História e Teoria. 2013 (Laboratórioa de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais - LATHIMM)
    • PEDRONI, Fabiana. . Chronologia Kairológica. 2013 (Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo)
    • PEDRONI, Fabiana. . A Grande Justificativa. 2012 (Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo)
    • PEDRONI, Fabiana. . História e Arte: vivência em espaços de ensino não-formal. 2016 (FAEV)
    • FAVORETO, F. P. . A Ornamentação nas Miniaturas do Beatus de Facundus. 2010
    • FAVORETO, F. P. . A cor como ornamento nas miniaturas do Beatus de Facundus. 2011
    • Nome do projeto: A Ornamentação e as Imagens Cristãs (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAVORETO, F. P. , PEREIRA, Maria Cristina C. L. .
      Descrição: Participação no projeto de pesquisa como aluna bolsista de iniciação científica durante o período 2009 a 2011, orientada pela Profª Drª Maria Cristina C. L. Pereira, com o sub-projeto no primeiro ano sob o título "A Ornamentação nas Miniaturas do Beatus de Facundus" e sob o título "A cor como ornamento nas miniaturas do Beatus de Facundus" no segundo ano.
    • Nome do projeto: Presenças do espectador e/ou alargamento e autonomia na arte brasileira dos anos 1960 e 70 (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAVORETO, F. P. , GRANDO, Angela , HIPÓLITO, Rodrigo .
      Descrição: Participação no projeto de pesquisa como aluna bolsista de iniciação científica durante o período 2011 a 2012, orientada pela Profª Drª Angela Maria Grando Bezerra, com o sub-projeto de título "O espectador reconvocado em Hélio Oiticica".
    • Nome do projeto: O Trabalho com Fantasmas e a História da Arte na América Latina (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAVORETO, F. P. , GRANDO, Angela , HIPÓLITO, Rodrigo , SOUZA, Joani. C. , PEDRONI, Maria Angélica .
      Descrição: Quais arranjos historiográficos sustentam as narrativas sobre a arte na América Latina? Por quais olhares e ângulos construímos as visões críticas sobre os processos artísticos desencadeados desde América Latina? Nos interessa, aqui, os eixos discursivos e os papéis desempenhados por sujeitos que tangenciam e são abarcados por essas questões. Dentro o objetivo mais extenso de tocar o tecido narrativo que recobre a história da arte latino-americana em seus diversos períodos, correntes, temporalidades e fronteiras culturais, este projeto de pesquisa promove, inicialmente, o estudo específico dos conceitualismos da década de 1960. Determinamos, ainda, como ponto focal, a melhor compreensão e localização (histórica, teórica e crítica) dos artistas, grupos e movimentos que se desenvolvem na Argentina e sua relação com o cenário brasileiro do período..
    • Nome do projeto: O trabalho do ornamental: um estudo das miniaturas do Beatus de Facundus (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAVORETO, F. P. , PEREIRA, Maria Cristina C. L. .
      Descrição: Sob uma perspectiva mais tradicional da História da Arte o ornamento é pensado por um ponto de vista estilístico-filológico, na busca de datações e procedências. Sua análise baseia-se apenas em seu caráter formal, reduzido ao aspecto decorativo. Visa-se com este projeto repensar a ideia de ornamentação nas imagens medievais, afastando-a dos debates formais modernistas e compreendendo a atuação da ornamentação para funcionalidades além da decorativa. Para frisa o caráter funcional da ornamentação utiliza-se os termos ornamental e ornamentalidade, cunhados pelo teórico da arte e medievalista francês Jean-Claude Bonne. Discute-se os usos e funções da ornamentação nas imagens do Beatus de Facundus, bem como o lugar da ornamentação na historiografia da arte medieval.
    • Nome do projeto: Ínfimos Corriqueiros - Pormenores Possessivos (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAVORETO, F. P. , HIPÓLITO, Rodrigo , SOUZA, J. C. , GODOY, Ivo .
      Descrição: Trata-se de uma investigação poética da relação sujeito/mundo-percebido. Tomando dos conceitos de ?deriva estética? e ?señalamiento? do artista argentino Edgardo Vigo e da proposta de ?arte vivo dito?, do também argentino Alberto Greco, o Coletivo Monográfico propõe a tomada da realidade a partir de pontos ínfimos, como modo de adquirir e imputar um sentido pessoal ao mundo percebido. A captação de imagens foto e vídeográficas, o registro em croquis, desenhos e rabiscos e a composição de textos filosófico-poéticos a partir da experiência com o ínfimo e corriqueiro do espaço habitado (hábito) desdobra-se em objetos, novos textos e imagens que, num último momento serão apresentados como instalações. De maneira geral: chamamos ?ínfimos corriqueiros? o ato de dar atenção à fatos e atitudes despretensiosas, deixando que mostrem seu valor poético; já ?pormenores possessivos? são pequenas parcelas da realidade captadas através da deriva estética e re-significadas para apresentarem carga poética. Estruturalmente tratar-se-iam de modos de captação (in-put) que desdobram-se (out-put) poeticamente.
    • Graduacao:
      • Curso: Artes Visuais
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
        Título: A ornamentalidade nas miniaturas do Beatus de Fernando I e Sancha
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Psicologia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
        Ano de conclusão: 2007
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade Federal do Espírito Santo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Governo do Estado do Espírito Santo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Artista pesquisadora com Bolsa Ateliê de Artes Visuais, Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (SECULT-ES), com o projeto "Ínfimos Corriqueiros - Pormenores Possessivos".
        Outras informações: artista pesquisador
    • Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Faculdade Europeia de Vitória:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2016 - Atual ).
        Outras informações: Professor assistente
    • Objeto Quadrado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Serviço de consultoria e assessoria acadêmica e empresarial.
        Outras informações: Consultoria / Assessoria
    • Prefeitura Municipal de Vitória:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Estágio supervisionado no CMEI Ana Maria Chaves Colares
        Outras informações: professora de artes