Não autenticado |

Cátia Silene Câmara Lassalvia

    • Profissional de comunicação, com carreira e interesses multidisciplinares, atua desde 2008 em projetos de consultoria empresarial e na vida acadêmica. Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp / IEL), na linha de pesquisa em Linguagens e Tecnologias; Mestre em Ciências Sociais (USP), pós-graduada em Relacões Internacionais (USP) e bacharel em Comunicação pela Faculdade da Fundação Casper Líbero. Pesquisadora do Grupo MiDiTeS - Mídia, Discurso,Tecnologia e Sociedade, sob coordenação do prof Dr Rodrigo Esteves de Lima Lopes. Realizou doutorado sanduíche financiado pelo programa Capes PrInt (Programa Institucional de Internacionalização) na Université de Lille, França, em 2020, onde realizou estudos de aprofundamento teórico com a profa Dra Annick Rivens Mompean. Ao retornar da bolsa, dedicou-se à produção da tese e ao grupo de pesquisa MiDiTeS, na Unicamp, tendo palestrado no evento do divulgação do programa Capes PrInt no IEL, em junho de 2022. Professora da pós-graduação do Centro Universitário SENAC de SP, desde março de 2010, onde atua como docente de disciplinas sobre cultura digital, marketing e comunicação. É coordenadora da pós-graduação Gestão da Comunicação Integrada e da pós-graduação Gestão da Comunicação em Mídias Digitais (SENAC SP, unidade Scipião). É também professora da área de Comunicação da Fam - Centro Universitário das Américas, cursos de Jornalismo, RP, Publicidade e Comunicação Institucional. Docente da pós-graduação em Marketing e Mídias Sociais, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Na área de gestão acadêmica do ensino superior, possui mais de 7 anos de experiência.Possui interesse pelos temas da cultura digital e suas intersecções com as áreas da comunicação, negócios, inovação, linguagens, e educação ao longo da vida. Em mais de 20 anos de carreira, passou por veículos, agências e empresas de porte, tendo trabalhado principalmente no jornal Folha de São Paulo (caderno de Economia) e no Banco ABNAmro Real, onde foi gestora da área de Projetos e Operações Web - responsável pela operação e por projetos digitais para o grupo no Brasil. É consultora nas áreas de marketing digital, de comunicação estratégica e de desenvolvimento de projetos educacionais corporativos e acadêmicos - em modelos EAD, blended learrning e presenciais.https://orcid.org/0000-0002-5249-7894

       

      Links:    

    • Comunicação Digital
    • LIMA-LOPES, R. E. ; GABARDO, M. ; LASSALVIA, C. S. C. . Horizontes em tecnologia, ensino e sociedade : diálogos interdisciplinares em linguística aplicada. : , 2020 . p. ISBN: 9786588493076.
    • LASSALVIA, C. S. C. . TRANSLITERACIA: TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM E DE AUTONOMIA DIANTE DOS DESLOCAMENTOS NA EDUCAÇÃO Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 29 , p. 218 - 234 , 2021. ISSN: 19829949.
    • LASSALVIA, C. S. C. . Desafios e perspectivas para o Mercosul Carta Internacional (USP) , v. 102 , p. 11 - 11 , 2001. ISSN: 14130904.
    • LASSALVIA, C. S. C. . A Teia Social do Mercosul Carta Internacional (USP) , v. 97 , p. 12 - 12 , 2000. ISSN: 14130904.
    • LASSALVIA, C. S. C. . Gestão de Equipes. Para Entender as Mídias Sociais - Volume 2, v. 2, p. 128 - 134, 2012.
    • LASSALVIA, C. S. C. ; KIELING, A. ; CASTRO, C. . Narrativas da rede: a trajetória do conteúdo rumo ao conteúdo transmidiático. Conteúdos digitais para televisão e dispositivos móveis: apontamentos de horizonte, configurações e movimentos na ambiência midiática., v. , p. 241 - 255, 2012.
    • LOPES, M I V ; LASSALVIA, C. S. C. . Transliteracia: desafios à educomunicação. In: Ibercom 2017 , 2017 , Lisboa - Universidade Católica. Comunicação, Diversidade e Tolerância. Sao Paulo : ECA USP e UCP, 2017. p. 1234 - 1248.
    • RAMOS, A. O. ; LASSALVIA, C. S. C. . Tapioca com Chimarrão. São Paulo : Centro Universitário Sant'Anna , 2003 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • LASSALVIA, C. S. C. . Confederação Nacional da Industria. 2012 (Consultoria)
    • LASSALVIA, C. S. C. . ?Atividades colaborativas propostas aos alunos do curso a distância Mídias Digitais e Ensino de Línguas: uma abordagem sistêmico-funcionalista?. 2018 (Seminário)
    • LASSALVIA, C. S. C. . Transliteracia: desafios à educomunicação. 2017 (Congresso)
    • LASSALVIA, C. S. C. . Os impactos das redes sociais nas estratégias das empresas. 2011 Fórum HSM
    • LASSALVIA, C. S. C. . Comunicação digital para sindicatos patronais. 2012 Jornal e site da Federação da Indústria do Estado do Amazonas
  • Curso de curta duração ministrado: 3
    • LASSALVIA, C. S. C. . Planejamento de Comunicação em Meios Digitais. 2009 (Jump Education Academy)
    • LASSALVIA, C. S. C. . Blogs corporativos. 2008 (Jump Education Academy)
    • LASSALVIA, C. S. C. . Arquitetura de Informação. 2009 (Jump Education Academy)
    • LASSALVIA, C. S. C. . Jornalismo Multimídia - Pós-graduação Senac. 2012 (Projeto de desenvolvimento de módulo de curso em ead - senac sp)
    • LASSALVIA, C. S. C. . Projeto Pedagógico de Produção Publicitária. 2019 - Projeto pedagógico
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social - Jornalismo
        Nome da Instituição: Faculdade Cásper Líbero
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Banco ABN AMRO Real:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2007 ).
        Outras informações: Entrei na empresa para apoiar a estruturação da área de conteúdo digital e de comunicação integrada, fazendo a interface com outras áreas, como Canais, Marketing e Negócios. Nos quase sete anos em que estive lá, fui cordenadora de conteúdo do portal e sites do grupo ABN no Brasil; participei do projeto de reposicionamento dos sites (que passaram de institucionais a canais de venda) e de quase 50 projetos ligados às áreas de universitários, médicos, asset management, seguradora, acessibilidade e outros. Saí do grupo em 2007, como gestora da área de Projetos e Operações Web (uma agência web dentro do grupo), que chegou a contar com 35 funcionários e quase 50 terceirizados trabalhando em esquema multisourcing.
        Outras informações: funcionária
    • Folha de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Redadora e repórter de Economia e Mercado Financeiro. Especializada em temas de Economia e Política Internacional, fui editora assistente do caderno semanal Financial Times, que a o grupo Folha publicou por mais de um ano
        Outras informações: Funcionária
    • Centro Universitário Senac:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Atua como docente nos cursos de pós-graduação em Comunicação do Senac, nos cursos de "Gestão da Comunicação Integrada" e "Gestão da Comunicação em Mídias Digitais" Coordena a pós-graduação "Gestão da Comunicação Integrada" na Lapa Scipião
        Outras informações: Professora horista e coordenadora
    • Instituto de Pós-Graduação e Graduação:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2012 - 2018 ).
        Outras informações: Coordenadora do MBA Comunicação Empresarial e Gestão do Conteúdo Transmídia para o IPOG - www.ipog.edu.br. Prestação de serviços Pessoa Jurídica, realizados por meio de empresa própria - Lassalvia Assessoria e Treinamento Ltda ME
        Outras informações: Desenvolveu o MBA, coordena conteúdo do MBA
    • Lassalvia Assessoria e Treinamento Ltda:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Empresa de assessoria da qual sou a diretora geral. por meio dela presto serviços de consultoria Fui associada ao grupo e-writing de comunicação, como VP de Criação e Novos Negócios. Prestei serviços de consultoria da a Confederação Naciona da Indústria por mais de 5 anos, até 2015
        Outras informações: Sócia - diretora
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professora do MBA em Marketing - disciplina semestral da pós-graduação, com 21h: Composto de Comunicação de Marketing Não formaram mais turmas para o curso desde então
        Outras informações: Professor do MBA - titular
    • Universidade do Oeste de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor titular do MBA Marketing e Mídias Sociais, com 15h/aula semestrais, disciplina: Impacto das Midias Sociais na Sociedade
        Outras informações: Professor do MBA - titular
    • Revista Especialize - IPOG:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2018 ).
        Outras informações: Membro do conselho editorial da Revista Especialize - IPOG
    • FAM CENTRO UNIVERSITARIO:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Foi Professora Tempo Integral e Coordenadora do curso de Jornalismo entre 2019/2 a 2021/2. Ficou licenciada da instituição por 6 meses, em bolsa de doutoramento sanduíche em 2020/1 Atualmente (2022), é professora horista dos cursos de Jornalismo e de RP
        Outras informações: Professor horista
    • Trevisan Escola Superior de Negócios:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Curso sobre redes sociais e negócios. Não teve novas turmas depois da data
        Outras informações: Extensão em Marketing, Negócios e Redes Socia