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Carolina Meirelles de Azevedo Bello

    • Sou graduada em Geografia pela USP, com duplo diploma - bacharelado e licenciatura, especialista em Ensino de Geografia pela PUC-SP, especialista em Gestão Escolar pela USP e mestra em Ciências pela USP, com ênfase em Geografia Humana, tendo estudado as relações entre o patrimônio natural e a produção do espaço no Pantanal, pelo Departamento de Geografia da FFLCH-USP, e com bolsa de pesquisa da FAPESP. No momento, curso Pedagogia pela Universidade Católica de Santos. Durante a minha trajetória como estudante, tive diversas vivências no exterior, tendo realizado parte do ensino médio no Canadá, parte da graduação em Portugal e estágio de mestrado na Espanha. Possuo experiência como docente desde 2012 em renomadas instituições de ensino da rede privada de São Paulo, sendo adepta de tecnologias educacionais, simulações da ONU e estudos do meio. Atualmente, sou coordenadora de Ciências Humanas, professora de Geografia do Ensino Fundamental II e Médio, além de professora das disciplinas eletivas "Natureza e Políticas Ambientais", "Geopolítica e Relações Internacionais", "Conflitos Étnico-nacionalistas e Separatismos"e "Agropecuária, Estrutura Agrária e Urbanização" no Colégio Humboldt - Die Deutsche Schule in São Paulo. Certificações: Inglês - TOEFL IBT: 87 pontos, italiano C1 - Scuola Dante Alighieri (Camerino, Marche, Itália) e Google Certified Educator Level 2.

       

      Links:    

    • BELLO, C. M. A. . A produção e o consumo do espaço pelo e para o turismo no Pantanal Norte Brasileiro: o caso da Rodovia Transpantaneira. In: XIV Colóquio Ibérico de Geografia , 2014 , Guimarães. ?A Jangada de Pedra?. Geografias Ibero-Afro-Americanas. Atas do XIV Colóquio Ibérico de Geografia. : , 2014. p. 1454 - 1459.
    • BELLO, C. M. A. . A FORMAÇÃO DO COMPLEXO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO PANTANAL NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DO PARADIGMA AMBIENTAL NAS POLÍTICAS TERRITORIAIS INCIDENTES SOBRE O PANTANAL BRASILEIRO. In: VI Congresso Ibero-americano de Estudos Territoriais e Ambientais , 2014 , São Paulo. VI Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. : , 2014. p. 1500 - 1521.
    • BELLO, C. M. A. . A produção e o consumo do espaço pelo e para o turismo no Pantanal Norte Brasileiro: o caso da Rodovia Transpantaneira. In: XIV Colóquio Ibérico de Geografia , 2014 , Guimarães. XIV Colóquio Ibérico de Geografia. : , 2014.
    • BELLO, C. M. A. . A FORMAÇÃO DO COMPLEXO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO PANTANAL NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DO PARADIGMA AMBIENTAL NAS POLÍTICAS TERRITORIAIS INCIDENTES SOBRE O PANTANAL BRASILEIRO. In: VI Congresso Ibero-americano de Estudos Territoriais e Ambientais , 2014 , São Paulo. Programação e Caderno de Resumos VI Cieta. : , 2014. p. 225 - 226.
    • BELLO, C. M. A. . A relação entre a atividade do turismo e a patrimonialização da natureza no Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal. In: 2º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade , 2014 , Campina Grande. 2º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade: a Diversidade Regional em Perspectiva. : , 2014. p. 144 - 155.
    • NEGRAO, C. N. ; BELLO, C. M. A. ; LAVIGNATTI, D. ; RIZZO, M. B. . DICIONÁRIO DE PLANTAS COM TOPÔNIMOS INDÍGENAS - PARQUE ESTADUAL ILHA DO CARDOSO E PARQUE ESTADUAL INTERVALES. In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada , 2009 , Viçosa. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. : , 2009.
    • BELLO, C. M. A. . A Apropriação da Natureza pelo Turismo no Pantanal Brasileiro. In: XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2013 , Lima, Peru. XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina. : , 2013.
    • PEREIRA, D. S. ; BELLO, C. M. A. . O espaço geográfico do turismo de compras no bairro do Bom Retiro - São Paulo. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG , 2012 , Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG. : , 2012.
    • BELLO, C. M. A. . A precarização do trabalho e a exploração de imigrantes bolivianos na microindústria têxtil da cidade de São Paulo. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG , 2012 , Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG. : , 2012.
    • BELLO, C. M. A. ; PERUSSO, L. . Exploração dos Bolivianos Ilegais no Ramo da Costura na Cidade de São Paulo. In: II Semana de Pesquisa em Graduação da Geografia , 2009 , São Paulo. II Semana de Pesquisa em Graduação da Geografia. : , 2009.
    • NEGRAO, C. N. ; BELLO, C. M. A. ; LAVIGNATTI, D. ; RIZZO, M. B. . DICIONÁRIO DE PLANTAS COM TOPÔNIMOS INDÍGENAS - PARQUE ESTADUAL ILHA DO CARDOSO E PARQUE ESTADUAL INTERVALES. In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada , 2009 , Viçosa. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. : , 2009.
    • BELLO, C. M. A. ; PEREIRA, D. S. . A Produção Audiovisual no Ensino de Geografia com Projetos a partir da Experiência do Documentário ?Brasil: As Faces de um País Miscigenado?. In: XVI Encontro Nacional dos Geógrafos , 2010 , Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional dos Geografos. : , 2010.
    • BELLO, C. M. A. ; PEREIRA, D. S. . Mapeamento de Geótopos (Biótopos) em Área de Influência da Construção do Trecho Sul do Anel Rodoviário Mário Covas. In: XVI Encontro Nacional dos Geógrafos , 2010 , Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional dos Geografos. : , 2010.
    • BELLO, C. M. A. ; Henrique Conti ; Eliana Sordi ; Fábio Cavalcanti Angarita ; Maria Cristina Miranda ; COSTA, H. B. ; Moema Castro de Souza . CADERNO MENSAL DE EMPREENDIMENTOS SIURB. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • BELLO, C. M. A. . A produção e o consumo do espaço pelo e para o turismo no Pantanal Norte Brasileiro: o caso da Rodovia Transpantaneira. 2014 (Outra)
    • BELLO, C. M. A. . A FORMAÇÃO DO COMPLEXO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO PANTANAL NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DO PARADIGMA AMBIENTAL NAS POLÍTICAS TERRITORIAIS INCIDENTES SOBRE O PANTANAL BRASILEIRO. 2014 (Congresso)
    • BELLO, C. M. A. . A relação entre a atividade do turismo e a patrimonialização da natureza no Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal. 2014 (Seminário)
    • BELLO, C. M. A. . A Apropriação da Natureza pelo Turismo no Pantanal Brasileiro. 2013 (Congresso)
    • BELLO, C. M. A. . A precarização do trabalho e a exploração de imigrantes bolivianos na microindústria têxtil da cidade de São Paulo. 2012 (Congresso)
    • BELLO, C. M. A. ; PERUSSO, L. . Exploração dos bolivianos ilegais no ramo da costura na cidade de São Paulo. 2009 (Outra)
    • RIZZO, M. B. ; NEGRÃO, C. ; BELLO, C. M. A. ; LAVIGNATTI, D. . Dicionário de Plantas com Topônimos Indígenas ? Parques Estadual Ilha do Cardoso e Parque Estadual Intervales - SP. 2009 (Simposio)
    • BELLO, C. M. A. ; PERUSSO, L. . A Imigração Ilegal de Bolivianos para São Paulo e a Exploração do Trabalho no Ramo da Costura. 2010 (Simposio)
    • BELLO, C. M. A. ; PEREIRA, D. S. . A Produção Audiovisual no Ensino de Geografia ? O Caso do Documentário ?Brasil ? As Faces de um País Miscigenado. 2010 (Simposio)
    • BELLO, C. M. A. ; PEREIRA, D. S. . Mapeamento de Geótopos (Biótopos) em Área de Influência da Construção do Trecho Sul do Anel Rodoviário Mário Covas. 2010 (Simposio)
    • BELLO, C. M. A. ; PEREIRA, D. S. . A Produção Audiovisual no Ensino de Geografia ? O Caso do Documentário ?Brasil ? As Faces de um País Miscigenado?.. 2009 (Seminário)
    • BELLO, C. M. A. ; PEREIRA, D. S. . A Produção Audiovisual no Ensino de Geografia com Projetos a partir da Experiência do Documentário Brasil: As Faces de um País Miscigenado. 2010 (Associação dos Geógrafos Brasileiros)
    • Nome do projeto: Patrimonialização da natureza, turismo e produção do espaço regional: uma análise do Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal e seu entorno (Cáceres, Corumbá e Poconé) (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BELLO, C. M. A. , CRUZ, Rita de Cássia Ariza da .
      Descrição: A temática da patrimonialização figura como um assunto ainda pouco analisado sob a ótica da Geografia. A complexidade anunciada pelas dificuldades que o tema pressupõe é colocada inicialmente na compreensão da contradição entre patrimonialização da natureza, de sua intocabilidade e, ao mesmo tempo, do desenvolvimento da prática social do turismo. Em 1972, a Organização para a Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (Unesco) afirmou que seriam considerados patrimônios naturais áreas que atendessem a três critérios fundamentais: seu valor estético, seu valor ecológico e seu valor científico. O conceito de patrimônio natural, associado à ideia de monumentalidade, foi analisado criticamente por diversos autores, como Scifoni, Ribeiro, Zanirato, Paes, Canclini, Morel, entre outros. Neste projeto de Mestrado, analisaremos como a tendência a práticas conservacionistas e monumentalistas relacionadas a patrimônios naturais, principalmente da humanidade resultam, muitas vezes, na cooptação de áreas protegidas pela prática do turismo. Para tanto, partimos do pressuposto de que o turismo é a única prática social que consome essencialmente espaço, ao mesmo tempo que, juntamente com outras atividades e práticas sociais, produz espaço. Como estudo de caso, escolhemos analisar a relação entre o desenvolvimento do turismo e a patrimonialização da natureza na produção do espaço regional pantaneiro e, para isso, tomaremos como exemplo paradigmático de um Patrimônio Natural Mundial da Humanidade, o Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal e seu entorno (Cáceres, Corumbá e Poconé), localizado entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
    • Nome do projeto: Patrimonialización de la naturaleza, turismo y producción del espacio regional: un análisis del Complejo de Áreas Protegidas del Pantanal y sus alrededores (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BELLO, C. M. A. , CRUZ, Rita de Cássia Ariza da , PRADOS, M. J. .
      Descrição: En el proyecto de este Máster, analizo cómo las tendencias a prácticas monumentalistas y conservacionistas relacionadas al patrimonio natural, en especial de la humanidad, terminan a menudo siendo cooptadas por la práctica del turismo. Desde un enfoque geográfico del turismo, entiendo esta actividad como la única práctica social que esencialmente consume espacio, produciéndolo según un proceso conflictivo y contradictorio por el cual las áreas naturales son tomadas como objetos de consumo. Tomando como estudio de caso un ejemplo paradigmático de un Patrimonio Natural de la Humanidad, el Complejo de Áreas Protegidas del Pantanal y sus alrededores (Corumbá, Poconé y Cáceres), que se encuentra entre los estados de Mato Grosso y Mato Grosso do Sul, en Brasil, objetivo analizar la relación entre el desarrollo del turismo y la patrimonialización de la naturaleza en la producción del espacio regional del Pantanal. La complejidad anunciada por las dificultades a las que se supone el tema é puesta inicialmente en la comprensión de la contradicción entre la patrimonialización de la naturaleza, la intocabilidad y, al mismo tiempo, el desarrollo de una práctica social que produce y consume espacio, que es el turismo. El tema de la patrimonialización surge como tema aún poco analizado desde la perspectiva de la Geografía, salvo en lo relativo al patrimonio cultural urbano, un tema relativamente abordado por los geógrafos. Dicho esto, el patrimonio de la naturaleza y su apropiación por el turismo es un tema relevante y aún poco explorada por el análisis geográfico. En este sentido, es necesaria la investigación de referencias que van más allá de lo que se produjo en Brasil. Mis objetivos para esta pasantía en la Universidad de Sevilla son investigar y analizar trabajos y proyectos relacionados a la patrimonialización de la naturaleza y su relación con la actividad del turismo, ya que este tema hay como pioneros los países, tanto en la cuestión teórica y práctica, los países europeos; también busco reconocer dinámicas similares a que investigo en la región de Andalucía (Doñana sería un ejemplo) y realizar entrevistas con expertos y promotores de turismo. Tengo la intención, con la supervisión de la profesora Prados, de realizar un trabajo de búsqueda en todo el Parque Nacional Doñana debido a similitudes con mi estudio de caso en Brasil en relación a las prácticas de turismo, a la patrimonialización de la naturaleza y a las características geográficas, marcada por presencia de pantanos y marismas. La Universidad de Sevilla cuenta con excelencia en investigaciones relacionadas a patrimonio y a turismo; por lo tanto, investigaciones en la biblioteca, así como la supervisión de la profesora Dra. María José Prados, serían de una importancia fundamental para el enriquecimiento teórico y práctico de mi investigación. Además, investigadores y profesores a orientados por la profesora de supervisión podrían ayudarme en mis análisis. En curso en la Universidad de Sevilla se encuentran los siguientes proyectos de investigación que son tangentes a mi investigación: ?Andalucía y América Latina, intercambios e transferencias culturales?, ?Conservación del patrimonio natural: nuevas técnicas y experiencias ambientales?, ?Gobernanza Territorial y Conformación Espacial de Destinos Turísticos. Discursos, Procesos y Dialécticas en Diferentes Escenarios Turísticos? . El periodo de prácticas se llevará a cabo entre 01 de octubre y 30 de noviembre, ya que el funcionamiento del Postgrado de la Universidad de Sevilla, en el segundo semestre de 2014, se inicia en octubre.
    • Nome do projeto: Grupo de estudos de Geografia Regional e de Geografia Política (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BELLO, C. M. A. , Simone Affonso da Silva , Miguel Vieira Lima , MACEDO, M. B. .
      Descrição: O grupo de estudos, localizado no Departamento de Geografia da USP, envolve temas da Geografia Regional e da Geografia Política, e, secundariamente, temas das Ciências Políticas, da Administração Pública e da Gestão de Políticas Públicas. Dentre os itens prioritários a serem discutidos no grupo ressaltam-se: · A produção do espaço e seus agentes; · As políticas públicas relacionadas à produção do espaço, à formação do território nacional, à regionalização, ao zoneamento e ao ordenamento territorial, enfocando os fundamentos teórico-metodológicos e a dimensão política de tais processos; · Planejamento (em diversas escalas); · Conceitos / categorias: região, território, produção do espaço, lugar. O grupo de estudos atuará por meio de discussões de textos e outras atividades.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A precarização do trabalho e a exploração de imigrantes bolivianos na microindústria têxtil da cidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Estagiária do Núcleo de Planejamento da SIURB (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras), atuando na confecções de mapas relacionados às obras escolares, viárias, hidrográficas e de urbanismo.
        Outras informações: Estagiária do Núcleo de Planejamento da SIURB
    • Colégio Móbile:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Estagiária e monitora de Geografia dos alunos do Ensino Médio.
        Outras informações: Estagiária e monitora de Geografia
    • Geograph:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Estagiária na área de geoprocessamento, com especialidade no software MapInfo
        Outras informações: Estagiária na área de geoprocessamento
    • Mestres Pedagógicos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Educadora, atuando em reforço escolar, principalmente, de alunos do Ensino Fundamental II e Médio da rede privada. Minha atuação se dava na área de Ciências Humanas para os alunos do Ensino Médio e em tutoria para os alunos do Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Educadora - reforço escolar e supletivo
    • Escola Viva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professora dos alunos de 8º e 9º anos, auxiliando, também, nas aulas Projeto e em Trabalho Pessoal. Além disso, com a proposta de escola inclusiva, a função de professor de apoio configura-se como essencial para a inserção de alunos com necessidades especiais, assim como para os alunos que apresentam dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.
        Outras informações: Professora
    • Escola Estadual Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Dante Alighieri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Estágio obrigatório da disciplina Política e Organização da Educação Básica no Brasil e da disciplina Metodologia do Ensino de Geografia e Geologia I no Colégio Dante Alighieri. Carga horária total: 80 horas.
        Outras informações: Estágio obrigatório
    • Escola Lumiar:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Estágio obrigatório da disciplina de Psicologia da Educação - Práticas Escolares, Diversidade, Subjetividade - na Escola Lumiar, que apresenta uma proposta pedagógica diferenciada. Carga horária total: 20 horas.
        Outras informações: Estágio obrigatório
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana
        Outras informações: Bolsista de Mestrado
    • Universidad de Sevilla:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Estágio de pesquisa no exterior para alunos de Pós-Graduação, obtido por meio da classificação no Edital Santander PRPG/2014 , promovido pelo Programa de Bolsas de Mobilidade Santander em cooperação com a Universidade de São Paulo. Tal estágio foi realizado na Universidad de Sevilla, na Espanha, com supervisão da Professora Doutora Maria José Prados.
        Outras informações: Estágio de pesquisa
    • Colégio Ofélia Fonseca:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2020 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental II e Médio
    • Colégio Humboldt - Die Deutsch Schule In São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).