Não autenticado |

Fernanda Mello Demai

    • Fernanda Mello Demai possui Doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa - Lexicologia e Terminologia - 2014) pela Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil-, Mestrado em Linguística (Semiótica e Linguística Geral - Lexicologia e Terminologia - 2006) e Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Língua Portuguesa e Linguística - (2003/ 2004) pela mesma Universidade. É Professora do Ensino Superior e do Ensino Médio e Técnico; ocupa a função de Diretora de Departamento do Grupo de Formulação e Análises Curriculares no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Foi Professora na Faculdade das Américas (Letras; Comunicação para Fins Específicos) e docente das áreas de Língua Portuguesa e Comunicação na Fatec SP (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (GEPEMHEP) desde 2010. É pesquisadora e autora com experiência profissional nas áreas/ atividades: Linguística e Terminologia; Ensino de Língua Portuguesa e de Linguística; Ensino Instrumental; Comunicação Instrumental; produção e avaliação de material didático; elaboração e correção de provas para concursos; elaboração e análise de dicionários terminológicos e glossários de diversas áreas e de língua geral; Currículo de Educação Básica e de Educação Profissional e Tecnológica. Ministra palestras acerca de suas áreas de pesquisa e atuação profissional em diversas instituições, públicas e particulares. Presta serviços de Assessoria Linguística, redação, preparação e revisão de textos técnico-profissionais, institucionais, empresariais, acadêmicos e ou científicos.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 11
    • Araújo, Almério Melquíades ; DEMAI, FERNANDA MELLO . Currículo escolar em laboratório: a Educação Profissional e Tecnológica. 2019/Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza. São Paulo : Centro Paula Souza, 2019 . 356p. ISBN: 9788568898222.
    • CAMPOS, D. A. ; DEMAI, F. M. . Docência voltada para a aprendizagem por compreensão: conceitos, conceptualizações e sínteses. São Paulo : Sociedade Educacional das Américas, 2018 . 200p. ISBN: 9788567379326.
    • DEMAI, F. M. . Português Instrumental. São Paulo : Érica, 2014 . 136p. ISBN: 9788536507583.
    • REGUEIRO, R. L. A. ; MACEDO JUNIOR, J. B. ; WILL, M. G. ; ELIAS, C. R. ; DEMAI, F. M. . Pedagogia Profissional: uma proposta aberta à reflexão e ao debate (revisão). São Paulo : Centro Paula Souza, 2013 . 50p. ISBN: 9788599697238.
    • CARVALHO, M.L.M ; DEMAI, F. M. . Cultura, Saberes e Práticas...(revisão). São Paulo : Centro Paula Souza, 2011 . 350p. ISBN: 9788599697092.
    • MARTINO, M. A. ; DEMAI, F. M. . A importância das parcerias na Educação Profissional (revisão). São Paulo : Centro Paula Souza, 2012 . 144p. ISBN: 9788599697115.
    • DEMAI, F. M. . Dicionário terminológico de Ortopedia Técnica: contribuições da Linguística e da Tecnologia à Reabilitação Humana. Curitiba : Honoris Causa Editora, 2011 . 293p. ISBN: 978856093X.
    • CAMPANA, S. B. ; MEGID, C. M. ; CARVALHO, M.L.M ; DEMAI, F. M. . Linguagem, Trabalho e Tecnologia (revisão). São Paulo : Fundação Padre Anchieta, 2011 . 128p. ISBN: 9788580280524.
    • FORNAZIERI, C. C. ; DEMAI, F. M. . Livro das Competências Profissionais n. 1 (revisão). São Paulo : Centro Paula Souza, 2003 . p. ISBN: 99697.
    • FRONCILLO, Roberta ; DEMAI, F. M. . O sistema de avaliação institucional-SAI/ Práticas e desafios. (revisão). São Paulo : i9 Editora, 2009 . p. ISBN: 9788599697030.
    • DEMAI, F. M. . Livro das Competências Profissionais n. 2 - Centro Paula Souza. São Paulo : i9, 2009 . 280p. ISBN: 9969799999.
    • DEMAI, F. M. . Análise da lexicalização e das funções das unidades terminológicas da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 48 , p. 164 - 182 , 2019. ISSN: 14130939.
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA Revista do GEL , v. 14 , p. 104 - 134 , 2017. ISSN: 1984591X.
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . Missão, concepções e práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac): O Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza. Currículo escolar em laboratório: a Educação Profissional e Tecnológica. 2019/Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza., v. 1, p. 19 - 129, 2019.
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . A trajetória do conceito ´currículo por competências´ na história da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Brasileira nos anos 2000: uma proposta terminológica. Espaços, objetos e práticas: memórias e história da Educação Profissional, v. 1, p. 249 - 269, 2018.
    • DEMAI, F. M. . Representações nos percursos conceptual-terminológico e terminológico-conceptual: a área de Educação do Campo. Os estudos lexicais em diferentes perspectivas volume 7, v. 7, p. 97 - 113, 2018.
    • CAMPOS, D. A. ; DEMAI, F. M. . Como promover o planejamento do conhecimento em rede na perspectiva do currículo integrado com o objetivo de alcançar a compreensão (Grupo 14 - Síntese). Docência voltada para aprendizagem por compreensão: conceitos, conceptualizações e sínteses, v. 1, p. 174 - 184, 2018.
    • DEMAI, F. M. . Neologia: uma análise combinatória de morfossintaxe e semântica. Os estudos lexicais em diferentes perspectivas - Volume VI, v. VI, p. 93 - 108, 2016.
    • DEMAI, F. M. ; PRATA, M. . Desenvolvimento curricular e história: o caso do Técnico em Informática (Processamento de Dados). Coleções, Acervos e Centros de Memória, v. 1, p. 255 - 273, 2017.
    • DEMAI, F. M. . A neologia em combinatória: sintaxe, semântica e pragmática na configuração dos termos da área de Educação do Campo. Os estudos lexicais em diferentes perspectivas - volume 5, v. 5, p. 143 - 151, 2015.
    • ALVES, I. M. ; PEREIRA, E. S. ; BECHARA, E. ; DEMAI, F. M. ; SABLAYROLLES, J-F . A Terminologia Neológica da área de Educação do Campo: aspectos morfossintáticos e semântico-pragmáticos. Neologia das línguas românicas, v. 1, p. 1 - 1177, 2015.
    • ALVES, I. M. ; DEMAI, F. M. . Dicionários e Enciclopédias: contribuições para os estudos da terminologia da área de Educaçao do Campo. Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas - III, v. 3, p. 116 - 128, 2013.
    • CARVALHO, M.L.M ; DEMAI, F. M. . O currículo escolar em educação profissional e a formação de parcerias: experiências e tendências do Centro Paula Souza. Cultura, saberes e práticas, v. 1, p. 61 - 78, 2011.
    • ALVES, I. M. ; DEMAI, F. M. . Aspectos do tratamento da variação linguística por gramáticos e por linguistas brasileiros: questões de norma e de diversidade. Os estudos lexicais em diferentes perspectivas. Vol. 3, v. 3, p. 116 - 128, 2013.
    • CARVALHO, M. L. M. ; DEMAI, F. M. . O trabalho do Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza: histórico e organização.. Patrimônio, currículos e processos formativos., v. 1, p. 357 - 376, 2013.
    • DEMAI, F. M. ; BARRETO, C. M. . Uma outra integração . Revista do Centro Paula Souza , São Paulo , . .
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . A neologia em combinatória: sintaxe, semântica e pragmática na configuração dos termos da área de Educação do Campo. In: IX Colóquio Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas , 2013 , São Paulo. IX Colóquio Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas. São Paulo : FFLCH USP, 2013. p. 27 - 28.
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . CONCEPÇÕES, RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO BRASILEIRA ORGANIZADO POR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO DO CENTRO PAULA SOUZA. In: VI Encontro de Memória e História da Educação Profissional , 2018 , São Paulo. VI Encontro de Memória e História da Educação Profissional. São Paulo : Centro Paula Souza, 2018. p. 21 - 22.
    • DEMAI, F. M. . Análise da lexicalização e das funções das unidades terminológicas da área de currículo escolar em educação profissional técnica de nível médio organizado por competências. In: 66 Seminario do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2018 , São José do Rio Preto. Caderno de Resumos do 66 Seminário do GEL. Araraquara : Letraria, 2018. p. 78 - 79.
    • DEMAI, F. M. . Estudo de conceitos novos na área de Educação do Campo: uma proposta terminológica. In: 44 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos , 2017 , São Paulo. Anais do 44 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. São Paulo : FFLCH USP, 2017. p. 1 - 1.
    • ALVES, I. M. ; DEMAI, F. M. . Terminologização e neologia: uma análise conceptual-terminológica da área de Currículo em Educação Profissional Técnica. In: XV Simpósio da Rede Ibero-americana de Terminologia , 2016 , São Paulo. Caderno de Resumos - XV Simpósio da Rede Ibero-americana de Terminologia. São Paulo : USP - Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, 2016. p. 50 - 51.
    • DEMAI, F. M. . As concepções e a prática curricular em Educação Profissional no Centro Paula Souza. In: Jornada Internacional Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico na Educação Profissional , 2013 , São Paulo. Anais da Jornada Internacional Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico na Educação Profissional. São Paulo : Centro Paula Souza, 2013.
    • DEMAI, F. M. . Configurações da neologia semântica na terminologia da área de Educação do Campo: a metáfora conceitual. In: IV Simelp - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2013 , Goiânia. Anais do IV Simelp - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Goiânia : UFG - Goiânia, 2013.
    • DEMAI, F. M. . Aspectos da sino-antonímia na terminologia da área de Educação do Campo: texto, discurso e ideologia. In: 60 Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos , 2012 , São Paulo. Anais do 60 Seminário do Gel - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. : , 2012.
    • DEMAI, F. M. . O trabalho do laboratório de currículo do Centro Paula Souza: histórico e organização. In: III Encontro de Memórias e História da Educação Profissional , 2012 , São Paulo. Anais do III Encontro de Memórias e História da Educação Profissional. : , 2012.
    • DEMAI, F. M. . A transformação Histórica da Terminologia da área de Educação do Campo: aspectos linguísticos e ideológicos. In: VI Epog - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/ USP , 2011 , São Paulo. VI Epog - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/ USP. São Paulo : FFLCH USP, 2011.
    • DEMAI, F. M. . Neologia e sinonímia na área da Educação Profissional: criação e multiplicidade na Terminologia. In: VII Congresso Internacional da Abralin , 2011 , Curitiba. Abralin Curitiba 2011. Curitiba : Abralin, 2011. p. 1428 - 1439.
    • DEMAI, F. M. ; KANAZAWA, J. N. ; CARVALHO, M.L.M . II Encontro de Memórias e História da Educação Profissional: cultura, saberes e práticas. In: II Encontro de Memórias e História da Educação Profissional: cultura, saberes e práticas , 2010 , São Paulo. II Encontro de Memórias e História da Educação Profissional: cultura, saberes e práticas. São Paulo : Centro Paula Souza, 2010.
    • DEMAI, F. M. . Currículos e as disciplinas dos cursos que foram oferecidos em escolas técnicas e tecnológicas. In: II Encontro de Memórias e História da Educação Profissional , 2010 , São Paulo. Anais do II Encontro de Memórias e História da Educação Profissional. São Paulo : Centro Paula Souza, 2010.
    • DEMAI, F. M. . Aspectos da configuração de uma nova terminologia: neologismos sintagmáticos e semânticos na área de Educação Profissional. In: XII Mini Enapol , 2009 , São Paulo. Caderno de Resumos - XII Mini Enapol. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2009.
    • DEMAI, F. M. . Produção de um vocabulário técnico-científico de métodos e técnicas da área de Ortopedia Técnica. In: Mini-Enapol - Encontro Nacional dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP , 2003 , São Paulo. Anais do . Mini-Enapol - Encontro Nacional dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP - Lexicologia, Lexicografia, Toponímia e Tradução. São Paulo : FFLCH - USP, 2009.
    • DEMAI, F. M. . Produção de um vocabulário técnico-científico da área de Ortopedia Técnica.. In: 52º Seminário do GEL ? Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2004 , São Paulo. Anais do 52º Seminário do GEL ? Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. São Paulo/ Campinas : FFLCH - USP/ Unicamp, 2004.
    • DEMAI, F. M. . A definição em Terminologia: aspectos em vocabulários e em glossários brasileiros.. In: 53º Seminário do GEL ? Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2005 , São Paulo. Anais do 53º Seminário do GEL ? Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. São Paulo : FFLCH - USP, 2005.
    • DEMAI, F. M. . O universo terminológico da área de Ortopedia Técnica. In: Jornada de Estudos. CITRAT - Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia , 2005 , São Paulo. Anais/ Jornada de Estudos. CITRAT - Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia. FFLCH-USP. São Paulo : FFLCH - USP, 2005.
    • DEMAI, F. M. . Terminologia e ideologia: tradição e variação na ciência da denominação técnica e científica. In: VII Mini-Enapol - Encontro Nacional dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP - Lexicologia, Lexicografia, Toponímia e Tradução , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos. VII Mini-Enapol - Encontro Nacional dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP - Lexicologia, Lexicografia, Toponímia e Tradução.. São Paulo : FFLCH-USP, 2005.
    • DEMAI, F. M. . Aspectos morfossintáticos e semântico-pragmáticos da terminologia da área da Saúde: a Medicina de Reabilitação. In: II Colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas , 2006 , São Paulo. . Anais do II Colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas. São Paulo : FFLCH - USP, 2006.
    • DEMAI, F. M. . Aspectos da Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia: lexemas e termos da área médica.. In: Encontro Nacional de Alunos de Pós-Graduação em Linguística , 2005 , São Paulo. Anais do Encontro Nacional de Alunos de Pós-Graduação em Linguística. São Paulo : FFLCH USP, 2005.
    • DEMAI, F. M. . Análise da interface vocabular e terminológica entre as áreas da Indústria e da Saúde: aspectos morfossintáticos e semântico-pragmáticos.. In: IX Mini-Enapol - Encontro Nacional dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP - Lexicologia, Lexicografia, Toponímia e Tradução. , 2006 , São Paulo. Anais do IX Mini-Enapol - Encontro Nacional dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP - Lexicologia, Lexicografia, Toponímia e Tradução.. São Paulo : FFLCH USP, 2006.
    • Araújo, Almério Melquíades ; DEMAI, F. M. . Publicação do Resumo para o site do Centro Paula Souza e Livros de Síntese de Currículos - 'Missão, concepções e práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) - O Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza' - 2014. : , 2014 (Missão e objetivos - site institucional)
    • DEMAI, F. M. . Apresentação do Livro das Competências Profissionais. São Paulo : i9 , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . Estudo de conceitos e de termos da área de Educação do Campo: uma análise de formas e de significados. 2019 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Fraseologia e lexicalização: análise de termos sintagmáticos da área de currículo escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências. 2018 (Comunicacao)
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . Missão, concepções e práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares. 2018 (Seminário)
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . Desafios da Implantação da BNCC - o itinerário técnico-profissional do Novo ensino Médio. 2018 (Conferência)
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . CONCEPÇÕES, RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO BRASILEIRA ORGANIZADO POR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO DO CENTRO PAULA SOUZA. 2018 (Conferência)
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: formação de docentes. 2018 (Congresso)
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . Análise da lexicalização e das funções das unidades terminológicas da área de currículo escolar em educação profissional técnica de nível médio organizado por competências. 2018 (Seminário)
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . O lançamento do Curso de Técnico em Arquivo pelo Centro Paula Souza, sua construção e colaboradores. 2018 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. ; DENADAI, R. . Pôster - Atualização do currículo profissional técnico em Agroecologia: demanda de mercado e perspectivas futuras. 2017 (Outra)
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . ANÁLISE DA LEXICALIZAÇÃO E DA DELIMITAÇÃO DE SINTAGMAS NA TERMINOLOGIA DO CURRÍCULO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO ORGANIZADO POR COMPETÊNCIAS. 2017 (Conferência)
    • DEMAI, FERNANDA MELLO . PARA UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO PAULA SOUZA: ANÁLISE DE CONCEITOS NOVOS DA ÁREA DE CURRÍCULO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO ORGANIZADO POR COMPETÊNCIAS. 2017 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. . Estudo de conceitos novos na área de Educação do Campo: uma proposta terminológica. 2017 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Terminologização e neologia: uma análise conceptual-terminológica da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica.. 2016 (Simposio)
    • DEMAI, F. M. . A trajetória do conceito ´currículo por competências´ na história da Educação Profissional Técnica nos anos 2000: uma proposta terminológica.. 2016 (Seminário)
    • DEMAI, F. M. . Itinerários formativos na Educação Profissional.. 2016 (Seminário)
    • DEMAI, F. M. . A importância do estudo de conceitos e de terminologias técnicas e ou científicas para a profissionalização da área de Letras.. 2016 (Seminário)
    • DEMAI, F. M. . Educação do Campo e Terminologia: aspectos do percurso conceptual-terminológico no engendramento do conceito Educação do Campo na sociedade brasileira.. 2016 (Seminário)
    • DEMAI, F. M. . A Educação Profissional Técnica e sua forma de oferecimento integrada ao Ensino Médio. 2016 (Seminário)
    • DEMAI, F. M. . O laboratório de currículo do Centro Paula Souza: princípios e organização. 2015 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . A metodologia de elaboração de mapas conceituais relacionais para o estudo de terminologias técnicas e científicas. 2015 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Representações em um percurso conceptual-terminológico: a área de Educação do Campo. 2015 (Seminário)
    • DEMAI, F. M. . A elaboração de mapas conceituais relacionais como metodologia de representação da área de Educação do Campo. 2015 (Seminário)
    • DEMAI, F. M. . Terminologização como justificativa da neologia nas linguagens de especialidade: a área de Educação do Campo. 2014 (Seminário)
    • DEMAI, F. M. . Neologia: uma análise combinatória entre morfossintaxe e semântica. 2014 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. . Neologia: uma análise combinatória de morfossintaxe e semântica. 2014 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. . Desenvolvimento curricular e história: o caso do Técnico em Informática (Processamento de Dados). 2014 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. . Formação Profissional, mercado de trabalho e comunicação - competências e habilidades para exercer a profissão. 2014 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. . Nutrição: uma análise curricular diacrônica. 2014 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. . As concepções e a prática curricular em Educação Profissional no Centro Paula Souza. 2013 (Congresso)
    • DEMAI, F. M. . Dicionários e Enciclopédias: contribuições para os estudos da terminologia da área de Educalçao do Campo. 2012 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Linguagem e ideologia: aspectos semânticos e pragmáticos da terminologia da área de Educação do Campo. 2012 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Sinonímia e antonímia em Terminologia: um continuum na área de Educação do Campo. 2012 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Configurações da neologia semântica na terminologia da área de Educação do Campo: a metáfora conceitual. 2013 (Simposio)
    • DEMAI, F. M. . A neologia sintagmática na terminologia da área de Educação do Campo: configurações e consequências semântico-pragmáticas. 2013 (Seminário)
    • DEMAI, F. M. . Dicionários e Enciclopédias como Obras de Referência para a Pesquisa: uma análise da Educação do Campo. 2013 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Os processos de criação de novas unidades lexicais - perspectivas sincrônica e diacrônica. 2013 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. ; Araújo, Almério Melquíades . A construção e o desenvolvimento do currículo do Ensino Técnico - Centro Paula Souza. 2012 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Aspectos da sino-antonímia na terminologia da área de Educação do Campo: texto, discurso e ideologia. 2012 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . O trabalho do laboratório de currículo do Centro Paula Souza: histórico e organização. 2012 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Aspectos ideológicos da terminologia da área de Educação do Campo: a linguagem como ferramenta sociopolítica. 2012 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Terminologia e Ideologia: configurações morfossintáticas, semânticas e pragmáticas de um córpus neológico da área de Educação do Campo. 2011 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . A Terminologia neológica da área de Educação do Campo: aspectos morfossintáticos e semântico-pragmáticos. 2011 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Uma metodologia de elaboração curricular: um recorte intra e extra-institucional. 2011 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. . A Terminologia da Educação do Campo: análise das denominações atribuídas aos atores sociais, aos processos e aos espaços da luta por escola e por terra no Brasil. 2011 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . ASPECTOS DO TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA POR GRAMÁTICOS E LINGUISTAS BRASILEIROS: QUESTÕES DE NORMA E DE DIVERSIDADE. 2010 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . UM GLOSSÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES TERMINOLÓGICAS EM SALA DE AULA. 2010 (Simposio)
    • DEMAI, F. M. . O currículo escolar em Educação Profissional e a formação de parcerias: experiências e tendências do Centro Paula Souza. 2010 (Conferência)
    • DEMAI, F. M. . A cooperativa-escola no Centro Paula Souza: a história de uma metodologia inovadora. 2010 (Outra)
    • DEMAI, F. M. . Aspectos da configuração de uma nova terminologia: neologismos sintagmáticos e semânticos na área de Educação Profissional. 2009 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Produção de um vocabulário técnico-científico da área de Ortopedia Técnica.. 2004 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . A definição em Terminologia: aspectos em vocabulários e em glossários brasileiros. 2005 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . O universo terminológico da área de Ortopedia Técnica. 2005 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Terminologia e ideologia: tradição e variação na ciência da denominação técnica e científica.. 2005 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Aspectos morfossintáticos e semântico-pragmáticos da terminologia da área da Saúde: a Medicina de Reabilitação. 2006 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Aspectos da Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia: lexemas e termos da área médica.. 2005 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. . Análise da interface vocabular e terminológica entre as áreas da Indústria e da Saúde: aspectos morfossintáticos e semântico-pragmáticos. 2006 (Comunicacao)
    • DEMAI, F. M. ; BUENO, L. . O desafio de criar cursos. 2013 Revista do Centro Paula Souza. Ano 7 - Número 32 - janeiro/ fevereiro de 2013
    • DEMAI, F. M. ; MARTINS, Soely Faria . Entrevista com a professora Soely Faria Martins, em 21 de março de 2019 (parte um), que atuou na Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, e inclusa, no programa História oral na educação: memórias do trabalho docente, em maio de 2019.. 2019 Internet
    • Araújo, Almério Melquíades ; DEMAI, F. M. . Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo. 2007 (Centro Paula Souza)
    • Araújo, Almério Melquíades ; DEMAI, F. M. . Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo. 2008 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; CARVALHO, M.L.M ; BASSI, Carmem ; NAOMI, Júlia ; VILLELA, A.B. . II Encontro de Memórias e História da Educação Profissional. 2010 (Centro Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; Araújo, Almério Melquíades . Curso Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza: princípios e organização - turma 1. 2011 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; Araújo, Almério Melquíades . Curso Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza: princípios e organização - turma 2. 2011 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; Araújo, Almério Melquíades ; TERREIRO, J. ; ROVAI, M. J. G. . Curso Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza: princípios e organização - turma 3. 2012 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. . Simpósio do Ensino Médio e Técnico: Práticas Integradoras e Gestão de Currículo. 2012 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • Araújo, Almério Melquíades ; DEMAI, F. M. . Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo: O Currículo da Educação Profissional e Tecnológica. 2012 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; Araújo, Almério Melquíades . Curso Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza: princípios e organização - turma 4. 2013 (Centro Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; Araújo, Almério Melquíades ; Alessandra Aparecida Ribeiro Costa . Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo. 2013 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; VIARO, M. E. ; GARCIA, N. A. . I Dia da Morfologia: Jornada de Comemoração aos 216 anos do termo 'Morfologia'. 2012 (Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • ALVES, I. M. ; DEMAI, F. M. . VIII Colóquio Os Estudos lexicais em diferentes perspectivas. 2012 (Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • Araújo, Almério Melquíades ; DEMAI, F. M. . Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo. 2014 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • Araújo, Almério Melquíades ; DEMAI, F. M. . II Simpósio do Ensino Médio e Técnico: Processos de Avaliação. 2013 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; BASSI, Carmem ; BARRETO, C. M. ; WILL, M. G. . II Simpósio do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do Centro Paula Souza. 2015 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; MARIANO, R. ; GOLFI, Y. M. D. . Atualização Docente em Comunicação e Terminologia Técnica. 2015 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; MARIANO, R. ; GOLFI, Y. M. D. . Encontros de Atualização Técnica em Redação Comercial em Português e Inglês. 2015 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; Araújo, Almério Melquíades ; BASSI, Carmem . I Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (SEMTEC): a profissionalização docente. 2014 (Centro Paula Souza)
    • ARAUJO, A. M. ; BASSI, Carmem ; DEMAI, F. M. . III Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (III SEMTEC). 2016 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; Araújo, Almério Melquíades ; WILL, M. G. ; MACEDO JUNIOR, J. B. ; BARRETO, C. M. ; CALABREZ, C. R. . Curso de Atualização Docente: O Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza: princípios e organização. 2015 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; ARAUJO, A. M. ; MACEDO JUNIOR, J. B. ; WILL, M. G. ; BARRETO, C. M. . Curso O Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza: princípios e organização. 2015 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; ARAUJO, A. M. ; WILL, M. G. ; MACEDO JUNIOR, J. B. . Curso O Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza: princípios e organização. 2016 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; ARAUJO, A. M. ; TERREIRO, J. . I Seminário Diálogos Docentes. 2014 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; Araújo, Almério Melquíades ; TERREIRO, J. . II Seminário Diálogos Docentes. 2015 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; ARAUJO, A. M. ; TERREIRO, J. . III Seminário Diálogos Docentes. 2016 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; ARAUJO, A. M. ; TERREIRO, J. . I Seminário Diálogos Acadêmicos - Produção Acadêmica. 2015 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; ARAUJO, A. M. ; TERREIRO, J. . II Seminário Diálogos Acadêmicos - Produção Acadêmica. 2016 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; ALVES, I. M. ; BARBOSA, M.A. ; ARAUJO, M. ; COSTA, E. A. ; LIMA, Vânia Mara Alves ; LARA, M. L. G. ; GANANÇA, J. H. L. . XV Simpósio da Riterm ? Rede Ibero-americana de Terminologia. 2016 (Rede Ibero-americana de Terminologia)
    • DEMAI, F. M. ; MARIANO, R. . Oficina de Formação Docente de Linguística de Corpus e Terminologia. 2016 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; ARAUJO, A. M. ; MEDEIROS, M. C. ; FUMANTI, M. R. . X FETEPS - Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. 2016 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; ARAUJO, A. M. ; GUERRA, L. ; ARAUJO, U. F. . Congresso Internacional PBL 2016. 2016 (Universidade de São Paulo (USP Leste))
    • ALVES, I. M. ; BARBOSA, M.A. ; ARAUJO, M. ; DEMAI, F. M. . XV Simpósio da Rede Ibero-Americana de Terminologia (Riterm2016). 2016 (Rede Ibero-Americana de Terminologia (Riterm))
    • DEMAI, F. M. ; ARAUJO, M. ; CARETTA, Elis de Almeida Cardoso ; MARONEZE, Bruno de Oliveira ; COSTA, E. A. ; GANANÇA, J. H. L. ; GIL, B. D. . XII Colóquio Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas. 2017 (Universidade de São Paulo - FFLCH - Letras - DLCV - Filologia e Língua Portuguesa)
    • DEMAI, F. M. ; ALVES, I. M. . XI Colóquio Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas. 2015 (Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e Projeto TermNeo.)
    • DEMAI, F. M. . Redação Comercial e Nova Ortografia da Língua Portuguesa. 2009 (Fundação de Apoio à Tecnologia)
    • DEMAI, F. M. ; MARIANO, R. . Encontro de atualização - redação comercial em Português e Inglês'. 2015 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. ; MARIANO, R. ; PINTO, M. Veirano ; ACUNZO, C. M. ; LOPES, M. C. . Oficina de formação docente de linguística de corpus e terminologia. 2016 (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. . Curso de Redação Técnica e Oficial e Nova Ortografia da Língua Portuguesa. 2011 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. . A importância da história dos currículos em Educação Profissional ? um recorte intra e extrainstitucional. 2010 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. . Uma metodologia de elaboração curricular: um recorte intra e extrainstitucional. 2011 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. . Curso de Redação Técnica e Oficial e Nova Ortografia da Língua Portuguesa. 2010 (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • DEMAI, F. M. . Material Didático: Curso de redação comercial e nova ortografia da língua portuguesa. 2009 (Material didático)
    • DEMAI, F. M. . Avaliação de Competências: roteiro para atualização docente. 2008 (Mterial didático)
    • DEMAI, F. M. . Curso de Redação Técnica e Comercial e Nova Ortografia da Língua Portuguesa. 2015 (Material didático)
    • DEMAI, F. M. . Curso de Redação Técnica e Oficial e Nova Ortografia da Língua Portuguesa. 2016 (Material didático)
    • DEMAI, F. M. . Um roteiro para elaboração de sínteses de competências. 2007 (Material de apoio técnico-pedagógico)
    • DEMAI, F. M. . Oficinas de Atualização Docente em Comunicação e Terminologia Técnica. 2016 (Material didático)
    • DEMAI, F. M. . Oficinas de Atualização Docente em Comunicação e Terminologia Técnica. 2015 (Material didático)
    • Nome do projeto: Pesquisa, formulação e atualização de currículos escolares da Educação Profissional e Tecnológica (2001 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. , Araújo, Almério Melquíades .
    • Nome do projeto: Normalização das terminologias comercial e técnico-pedagógica e dos padrões da documentação do Centro Paula Souza (2009 - 2010
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. .
    • Nome do projeto: Implantação das Escolas Técnicas: Escola de Artes e Escola de Jornalismo da Rede Globo (2009 - 2010
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. .
    • Nome do projeto: Cursos de Capacitação Docente na área de Currículos da Educação Profissional e Tecnológica (2011 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. .
    • Nome do projeto: Síntese das Competências Profissionais do Centro Paula Souza (2007 - 2014
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. .
    • Nome do projeto: Revista do Necept - Grupo de Estudo de Currículo em Educação Profissional e Tecnológica (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMAI, F. M. , WILL, M. G. .
      Descrição: A Revista pretende organizar e sistematizar as ações e a história das práticas curriculares do Centro Paula Souza, unindo a Administração Central e as unidades escolares, Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs).
    • Nome do projeto: Núcleo de Estudos de Currículo em Educação Profissional e Tecnológica - Necept (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMAI, F. M. , Araújo, Almério Melquíades , TERREIRO, J. , WILL, M. G. , MOTA, A. B. S. .
      Descrição: Núcleo de Estudos de Currículo em Educação Profissional e Tecnológica - Necept - é um grupo de pesquisa, iniciado em 2013, que desenvolve 5 encontros anuais para a discussão das temáticas: Educação e Currículo; Currículo na Educação Profissional e Tecnológica. O Grupo é Responsável pela publicação anual da Revista do Necept.
    • Nome do projeto: Núcleo de Publicações Técnico-Científicas (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMAI, F. M. , WILL, M. G. .
      Descrição: O Núcleo objetiva fomentar e subsidiar o desenvolvimento de publicações didáticas, envolvendo professores e pessoal administrativo de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza. Essas publicações têm o objetivo maior de unificar os ensinos da Formação Geral e da Formação Técnica e Tecnológica, com a aprimoramento de materiais e recursos didáticos contextualizados, nos limites da Educação Profissional e Tecnológica.
    • Nome do projeto: Síntese dos Currículos Escolares de Educação Profissional e Tecnológica do Centro Paula Souza (2014 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. , MOTA, A. B. S. , SERPA, E. M. , BARTELEGA, J. A. , ARAUJO, A. M. , PRATA, M. , GONZALEZ, L. E. F. , OLIVEIRA, H. R. , GIANNI, F. , MEDEIROS, M. C. .
      Descrição: O projeto objetiva elaborar e publicar a síntese da organização curricular dos cursos técnicos referentes aos seguintes eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais e Gestão e Negócios (2014) e Produção Industrial, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Informação e Comunicação (2015). A síntese de currículos envolverá: perfil profissional, mercado de trabalho, atribuições e atividades, competências, habilidades e bases tecnológicas, certificações e cargas horárias das habilitações profissionais técnicas de nível médio.
    • Nome do projeto: Encontros de Atualização Técnica em Redação Comercial em Português e Inglês (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DEMAI, F. M. , MARIANO, R. , GOLFI, Y. M. D. .
      Descrição: O projeto tem como público-alvo aproximadamente 150 funcionários administrativos e docentes da Administração Central do Centro Paula Souza. Objetiva-se desenvolver as seguintes competências: 1. Interpretar correspondência e textos técnicos da área administrativa em língua portuguesa e língua inglesa; Redigir textos técnicos, de acordo com o tipo de texto (gênero), com o assunto e com o objetivo, respeitando os padrões da língua portuguesa e da língua inglesa e da área administrativa; 3. Aplicar modelos de correspondência técnica em língua portuguesa e em língua inglesa, adequando-os a cada situação comunicativa; 4. Aplicar a norma padrão da língua portuguesa e da língua inglesa na redação dos textos técnicos; 5. Identificar, interpretar e aplicar terminologia técnica da área administrativa em língua portuguesa e em língua inglesa.
    • Nome do projeto: Atualização Docente em Comunicação e Terminologia Técnica (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DEMAI, F. M. , MARIANO, R. , GOLFI, Y. M. D. .
      Descrição: O projeto tem como público-alvo aproximadamente professores dos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional (ETIM); Linguagem, Trabalho e Tecnologia, Língua Estrangeira Moderna ? Inglês e Comunicação Profissional (ETIM); Inglês Instrumental e Inglês Técnico. Objetiva-se desenvolver as competências: 1.Realizar planejamento do trabalho docente dos componentes curriculares Linguagem Trabalho e tecnologia (LTT)e Inglês Instrumental, de acordo com o perfil profissional de habilitação técnica; 2. Pesquisar e planejar atividades pedagógicas relacionadas aos textos, gêneros técnicos pertinentes às habilitações profissionais; 3.Pesquisar e elaborar procedimentos e materiais didáticos relacionados à habilitação profissional; 4. Planejar atividades para a identificação e aplicação de modelos de correspondência técnica em língua portuguesa e em língua inglesa, adequando-os a cada situação comunicativa; 5. Aplicar a norma padrão da língua portuguesa e da língua inglesa na redação dos textos técnicos; 6. Planejar e desenvolver roteiros pedagógicos para a aplicação da terminologia técnico-científica relativa à área administrativa em língua portuguesa e em língua inglesa.
    • Nome do projeto: Sistematização das concepções e práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) em colaboração com público interno e com público externo do Centro Paula Souza (fase 1) (2014 - 2015
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. , Araújo, Almério Melquíades , CARVALHO, M. L. M. .
      Descrição: Este projeto objetiva sistematizar algumas das principais práticas de elaboração e de reelaboração curricular do Centro Paula Souza (CPS), tendo em vista a necessária adequação dos cursos técnicos e dos cursos tecnológicos às demandas socioprofissionais e políticas, de acordo com sua historicidade. O currículo é, etimologicamente, o ?caminho?, ou seja: a trajetória que percorrem educandos e educadores, em um meio sociopolítico e cultural, o qual interfere, determina e é determinado pelas práticas educativas. No currículo escolar, tem-se, dessa forma, a sistematização dos conteúdos educativos planejados para um curso ou disciplina, que visa à orientação das práticas pedagógicas e administrativas da escola, de acordo com as filosofias subjacentes a determinadas concepções de ensino, de educação, de História e de cultura, elaborada conforme leis e diretrizes oficiais. Na fase 1, foram sistematizadas e descritas a missão e as metodologias subjacentes à sistemática de estudo e de atualização curricular.
    • Nome do projeto: Sistematização das concepções e práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) em colaboração com público interno e com público externo do Centro Paula Souza (fase 2) (2015 - 2015
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. , CARVALHO, M.L.M , ARAUJO, A. M. .
      Descrição: Este projeto objetiva sistematizar algumas das principais práticas de elaboração e de reelaboração curricular do Centro Paula Souza (CPS), tendo em vista a necessária adequação dos cursos técnicos e dos cursos tecnológicos às demandas socioprofissionais e políticas, de acordo com sua historicidade. O currículo é, etimologicamente, o ?caminho?, ou seja: a trajetória que percorrem educandos e educadores, em um meio sociopolítico e cultural, o qual interfere, determina e é determinado pelas práticas educativas. No currículo escolar, tem-se, dessa forma, a sistematização dos conteúdos educativos planejados para um curso ou disciplina, que visa à orientação das práticas pedagógicas e administrativas da escola, de acordo com as filosofias subjacentes a determinadas concepções de ensino, de educação, de História e de cultura, elaborada conforme leis e diretrizes oficiais. Na fase 1, foram sistematizadas e descritas a missão e as metodologias subjacentes à sistemática de estudo e de atualização curricular. Na fase 2, foram coletadas experiências e dados de pesquisa, em forma de artigos científicos, elaborados por pesquisadores de instituições de Educação Profissional e Tecnológica, internos e externos ao Centro Paula Souza.
    • Nome do projeto: Sistematização das concepções e práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) em colaboração com público interno e com público externo do Centro Paula Souza (fase 3) (2016 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. , CARVALHO, M. L. M. , ARAUJO, A. M. .
      Descrição: Este projeto objetiva sistematizar algumas das principais práticas de elaboração e de reelaboração curricular do Centro Paula Souza (CPS). Nesta fase 3, objetiva-se organizar publicação, em formato impresso e também eletrônico que apresente, nas partes I. A missão, as concepções e as práticas do Gfac - Ceeteps (Grupo de Formulação e Análises Curriculares do Centro Paula Souza) e II. Os princípios, a História, as ideologias, os métodos e os produtos relativos a experiências de planejamento, de desenvolvimento e de gestão curricular provindas de outras instituições externas ao Centro Paula Souza.
    • Nome do projeto: Normalização das terminologias comercial e técnico-pedagógica e dos padrões da documentação da Fundação de Apoio à Tecnologia (2009 - 2009
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. , SILVA, C. .
    • Nome do projeto: Um dicionário terminológico da área de Ortopedia Técnica: descrição e análise (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMAI, F. M. .
    • Nome do projeto: A terminologia da área de Educação do Campo: um estudo conceitual e terminológico (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMAI, F. M. .
    • Nome do projeto: TermNeo Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMAI, F. M. , ALVES, I. M. , ARAUJO, M. .
      Descrição: O Projeto TermNeo, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo é coordenado pela Profa. Dra. Ieda Maria Alves e tem a finalidade de coletar, analisar e difundir aspectos da neologia geral e da neologia científica e técnica do português contemporâneo do Brasil. Cumpre ainda o objetivo de elaborar glossários e dicionários terminológicos em algumas das áreas estudadas.
    • Nome do projeto: Projeto terminográfico do Dicionário Brasileiro da Educação Social (2014 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. , SILVA, R. .
      Descrição: O projeto visa a elaborar e implantar o projeto lexicográfico da obra "Dicionário Brasileiro da Pedagogia Social", de Roberto da Silva (Prof. Livre Docente da Universidade de São Paulo) et. al. O projeto terminográfico terá organização sistemática, por domínios e categorias conceituais. O produto final será uma obra do tipo terminológico-enciclopédica.
    • Nome do projeto: Projeto Terminográfico da área de Gestão e Secretariado (2015 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. .
      Descrição: O projeto visa a desenvolver, com o trabalho de pesquisa e redação terminográfica de alunos de curso de graduação tecnológica de Secretariado (componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Técnicas Secretariais), um dicionário terminológico de Gestão e Secretariado representativo das categorias e classes conceituais processos, produtos, profissionais, atividades. Serão desenvolvidos os respectivos mapas conceituais relacionais subjacentes à sistematização terminológica. Cada verbete contará com a microestrutura: entrada, classificação gramatical, definição terminológica, paradigma pragmático (abonações), remissivas, relações sino-antonímicas (quando houver). A ordenação será sistemática, por campo conceitual. Objetiva-se publicação eletrônica.
    • Nome do projeto: Sistematização de conceitos e de termos da área de Currículo Escolar por Competências em Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMAI, F. M. .
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é demonstrar aspectos da terminologização da área de Currículo em Educação Profissional Técnica de Nível Médio, bem como algumas relações entre terminologização e neologia. A criação de termos nasce da necessidade de "colocação" do conceito técnico e ou científico em termo, ou seja: a terminologização. Propomos um estudo do engendramento dos conceitos contrários ´organização curricular por competências´ e ´organização curricular por conteúdos isolados´, na reconfiguração da política curricular de Educação Profissional Técnica de Nível Médio que se deu a partir do paradigma dos anos 2000 no Brasil. Apresentamos também uma análise dos processos de terminologização que caracterizam alguns dos termos neológicos mais representativos da área, a exemplo de: ´currículo por competências´; ´competências profissionais´; ´bases Tecnológicas´ ´eixo tecnológico´. O corpus é constituído por textos legais, dos níveis federal e estadual (estado de São Paulo) e de textos institucionais de uma autarquia de Educação Profissional e Tecnológica paulista, o Centro Paula Souza, além de textos de pesquisadores independentes; sua periodicidade é de 2000 a 2015, quando se deu a instauração dos novos conceitos relativos à Organização Curricular por Competências e os processos de terminologização (como o morfossintático e o semântico), que originaram termos neológicos. Partimos de algumas abordagens teórico-metodológicas da Teoria Comunicativa da Terminologia, da Teoria Sociocognitiva da Terminologia, da Semântica Cognitiva e da Semântica Lexical.
    • Nome do projeto: Curso de Atualização Docente - Linguística de Corpus e Terminologia (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DEMAI, F. M. , MARIANO, R. .
      Descrição: O projeto tem como público-alvo aproximadamente professores dos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional (ETIM); Linguagem, Trabalho e Tecnologia, Língua Estrangeira Moderna ? Inglês e Comunicação Profissional (ETIM); Inglês Instrumental e Inglês Técnico. Objetiva-se desenvolver as competências: 1.Realizar planejamento do trabalho docente dos componentes curriculares Linguagem Trabalho e tecnologia (LTT)e Inglês Instrumental, de acordo com o perfil profissional de habilitação técnica; 2. Pesquisar e planejar atividades pedagógicas relacionadas aos textos, gêneros técnicos pertinentes às habilitações profissionais; 3.Pesquisar e elaborar procedimentos e materiais didáticos relacionados à habilitação profissional; 4. Planejar atividades para a identificação e aplicação de modelos de correspondência técnica em língua portuguesa e em língua inglesa, adequando-os a cada situação comunicativa; 5. Aplicar a norma padrão da língua portuguesa e da língua inglesa na redação dos textos técnicos; 6. Planejar e desenvolver roteiros pedagógicos para a aplicação da terminologia técnico-científica relativa à área administrativa em língua portuguesa e em língua inglesa, utilizando ferramentas informatizadas e fundamentação teórico-metodológica da Linguística de Corpus. 7. Produzir pequenos glossários com termos técnicos relacionados às diferentes habilitações profissionais.
    • Nome do projeto: Elaboração curricular do curso de Graduação Tecnológica de Manufatura Avançada organizado por competências (2016 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. , BARTELEGA, J. A. , ARAUJO, A. M. , TOZI, Luiz Antonio , SIQUEIRA, Viviane Ribeiro .
      Descrição: - Elaboração do perfil profissional de conclusão (síntese das competências e atividades do profissional) e do rol das atribuições e atividades por módulo. - Redação das competências e habilidades e respectivos conhecimentos (ementário), para a organização curricular; - Sistematização dos módulos temáticos
    • Nome do projeto: Reestruturação curricular da habilitação profissional de Técnico em Órteses e Próteses (Ortopedia Técnica) (2016 - 2016
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DEMAI, F. M. , ARAUJO, A. M. , CARDOSO, C. M. , OSHIRO, M. S. , CYRILLO DE ALMEIDA FILHO, C. .
      Descrição: - Elaboração do perfil profissional de conclusão (síntese das competências e atividades do profissional) e do rol das atribuições e atividades por módulo. - Redação das competências e habilidades e respectivas bases tecnológicas, para a organização curricular; - Sistematização dos sete módulos temáticos: 1) Estudos para planejamento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção 1 2) Estudos para planejamento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção 2 3) Planejamento da construção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção 4) Ortetização e protetização para membro inferior 5) Ortetização e protetização para membro superior e tronco 6) Ortetização para área do pescoço e cabeça 7) Confecção de meios auxiliares de locomoção e gestão da oficina ortopédica
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Letras - Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Filologia e Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Técnica Estadual Carlos de Campos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2012 ).
        Outras informações: Professor
    • Fundação de Apoio à Tecnologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2009 ).
        Outras informações: autônomo
    • Revista da FAT (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
        Outras informações: autônomo
    • Anais da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • TELECURSO TEC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Manual do Candidato - Vestibular - Fatec:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Manual do Candidato - Vestibulinho - Etec:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Escola Técnica Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: coordenadora de área
    • Fundação Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: autônomo
    • Fundação Roberto Marinho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: autônomo
    • Faculdade de Tecnologia de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Doctrina E@D:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: A revista é editada pelo Grupo de Estudo de Educação a Distância, departamento da Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, que tem dentre seus objetivos, pesquisar e analisar recursos tecnológicos de informação e comunicação, buscando a inovação educacional em ações de educação a distância. Embora concebida como publicação eletrônica, a revista possui formato de publicação impressa, possibilitando que seus artigos sejam reproduzidos ou salvos na extensão "Portable Document Format" (pdf), e inicialmente, sua periodicidade será quadrimestral. Fonte: . Acesso em: 6 junho 2015.
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Associação para a Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • FAM CENTRO UNIVERSITARIO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Professora do curso de Letras - Português e Inglês - noturno - e do Core Curriculum
        Outras informações: Professor do Ensino Superior
    • Revista TradTerm:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).