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Cristiane de Fatima Barbosa

    • Cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação ? Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, do Diversitas ? Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (USP), sob orientação da Prof° Dr° Claudia Moraes de Souza. Pesquisa deslocamentos por necessidade com foco na imigração haitiana para o Brasil. Pesquisadora membro do Observatório de Democracia e Direitos da UNIFESP. Especialista em Conflitos Internacionais e Globalização (UNIFESP). Possui graduação em Pedagogia (UNIJALES) e em História (PUC- SP). Atualmente é professora titular de Ensino Fundamental II e Médio, na Prefeitura Municipal de São Paulo, atuando na função Assistente de Direção de Escola. Tem experiência em todos os segmentos da área da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) priorizando o trabalho com gestão democrática e projetos curriculares que visem a educação circular, a autonomia dos estudantes e a construção do conhecimento considerando a apropriação de diferentes linguagens.

       

      Links:    

    • Poderes e Intervenções
    • BARBOSA, C. F. . Imigração e pandemia: experimentação do método Photovoice, partindo da colaboração de imigrantes haitianos. 2020 (Seminário)
    • BARBOSA, C. F. . Feminismo negro e interseccionalidade: a solidariedade como estratégia de resistência. 2020 (Congresso)
    • BARBOSA, C. F. . Na terra de bon bagay ? o visto humanitário e a permanência de haitianos na grande São Paulo. 2019 (Conferência)
    • BARBOSA, C. F. . II FEMEC_ Prosa Pedagógica: Fotografia. 2004 (Superintedência dos Negócios de Educação e Cultura de Francisco Morato)
  • Projetos de Pesquisa: 9
    • Nome do projeto: Trabalho Colaborativo de Autoria- TCA: um breve estudo sobre a construção da identidade cultural brasileira através do samba e seus variados estilos. (2014 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: BARBOSA, C. F. , LEAL, A. M. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa comprometido com a intervenção social, elaborado por professores e alunos do ciclo autoral (7° à 9° anos do Ensino Fundamental), acompanhado sistematicamente pelo professor orientador de projeto e desenvolvido fundamentalmente pelos alunos. Nos últimos anos, o debate acerca da valorização das contribuições pluriétnicas na formação da população brasileira se expandiu pela escola, e em concordância com a Lei 10.639/03 observamos a importância do assunto para uma discussão sobre a temática da história da cultura afro-brasileira. Atuação como professora autora e orientadora.
    • Nome do projeto: Trabalho Colaborativo de Autoria- TCA: Bairro do Jaraguá_ História, Cotidiano e Cultura. (2016 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: BARBOSA, C. F. , SILVA, J. D. D. O. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa comprometido com a intervenção social, elaborado por professores e alunos do ciclo autoral (7° à 9° anos do Ensino Fundamental), acompanhado sistematicamente pelo professor orientador de projeto e desenvolvido fundamentalmente pelos alunos. O bairro do Jaraguá, assim como muitos outros bairros do município de São Paulo é caracterizado por uma grande população de migrantes que vem para a região com diversos objetivos, inclusive a busca por melhores condições de vida. Ocorre que, por observância da própria comunidade escolar, moradores locais pouco socializam os conhecimentos sobre o lugar. Inicia- se então a necessidade destas abordagens partindo da própria comunidade escolar, investigando a história, a cultura e o cotidiano deste bairro de São Paulo. Atuação como professora autora e orientadora.
    • Nome do projeto: Resgatando as Competências das Ciências Exatas, Biológicas e Humanas_ preparação para o Vestibulinho ETEC (2015 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: BARBOSA, C. F. , DANTAS, E. C. .
      Descrição: Funcionando dentro do Programa Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o projeto surgiu da necessidade flagrante de proporcionar aos educandos cursantes do 9° ano da EMEF Ernesto de Moraes Leme incentivo e preparação adequada ao Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais ETEC?s, instrumentalizando-os com as rotinas de estudos e modalidades educacionais propostas por estas escolas, que extrapolam as práticas de sala de aula e demandam uma atividade extracurricular centrada nesta necessidade. Através de aulas complementares no contraturno, objetiva-se proporcionar aos alunos o contato com as propostas educacionais das escolas técnicas, o acesso aos Vestibulinhos seletivos utilizados nos últimos anos e a organização para os estudos. Serão promovidas revisões dos conteúdos abordados nas avaliações, os alunos serão estimulados a desenvolverem metodologias de organização de estudos e forneceremos amparo pedagógico para a realização das mesmas. Também serão feitas atividades fora da escola, como visitas às ETEC?s, a museus temáticos e outros espaços públicos educativos dentro da cidade de São Paulo. Meu trabalho está voltado às Ciências Humanas.
    • Nome do projeto: A permanência de haitianos na grande São Paulo (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, C. F. .
      Descrição: Movimentos populacionais contemporâneos: Casos de imigração haitiana na região metropolitana de São Paulo. Desenvolvimento: Com inspiração na história oral e utilizando um método qualitativo interdisciplinar histórico-sociológico, pretende-se investigar as condições de permanência dos haitianos na região da Grande São Paulo, usando-se como elemento investigativo, entrevistas com alguns grupos. Esta abordagem inspira-se na ideia da imigração como um fato social duplo, desenvolvida por Sayad.
    • Nome do projeto: Imigração e pandemia: experimentação do método Photovoice, partindo da colaboração de imigrantes haitianos (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, C. F. , OLIVEIRA, E. C. G. .
      Descrição: O objetivo deste estudo foi aventar aspectos de como a comunidade imigrante haitiana vivenciou a pandemia do Covid19 partindo do ponto de vista de alguns membros desta comunidade, através de experiência inspirada no método Photovoice em Pesquisa Qualitativa. O impacto da pandemia informado pelas fotografias revelou como as camadas populares são afetadas dentro do sistema capitalista brasileiro, que apresenta como principal característica a concentração de renda e a exclusão de amplas camadas da sociedade. Considerando o nível de deterioração das condições de vida existentes antes do fenômeno, percebemos que as vítimas da pandemia são as mesmas vítimas da injustiça social: os pobres, os negros, os indígenas, as mulheres, os imigrantes. Atentando-se para o impasse do capitalismo_ que se desenvolve, mas, não eleva as condições de vida da maioria, vemos que o sistema nega à população comum o básico de uma distribuição de riqueza, algo extremamente grave que, entre outras consequências, cria a desregulamentação do mercado de trabalho, institui a informalidade, a desestabilização e desprotege o povo. Assim, a tragédia do Covid19 atingiu incisivamente uma população que já estava fortemente fragilizada. Os dados apresentados indicaram que o haitiano no Brasil encontra-se marginalizado, possuindo precárias condições de isolamento, já que a necessidade do trabalho não permite que a maioria faça quarentena. O desemprego e a falta de domínio da língua portuguesa acrescentam camadas de dificuldade no momento de crise. A compreensão do fenômeno a partir das fotografias implicaram reflexões acerca da necropolítica, da representação dos grupos subalternos e da imprescindibilidade da construção do pensamento partindo dos sujeitos e de suas narrativas, rompendo com as linhas teóricas firmadas sobre o eurocentrismo.
    • Nome do projeto: História Digital, Memória e Narrativa: Práticas Docentes na Pandemia Covid-19. (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, C. F. , SOUZA, C. M. , OLIVEIRA, E. C. G. , CAMARGO, S. L. , QUEIROGA, D. R. .
      Descrição: Pesquisa-ação com objetivo de formar um repositório em plataforma online (Facebook) coletando experiências de trabalho docente durante o ano de 2020. Voltado a registrar memórias da vida cotidiana (coletando imagens digitalizadas, fotografias digitais, vídeos, arquivos de áudio, textos escritos ou outros tipos de documentos, que relatam os desafios práticos e comuns da profissão, os espaços de aprendizado, estudos, leituras, os impasses da vida doméstica em trabalho remoto, materiais didáticos, ou seja, todo registro pertinente ao desafio imposto aos indivíduos que atuaram/atuam na docência remota) durante o isolamento social e a realidade do trabalho à distância na pandemia do Covid-19. O repositório é alimentado por professores/as das redes públicas e privadas de São Paulo e de outros estados e coleta informações acerca dos desafios para professores e alunos, principalmente no que tange ao uso das novas tecnologias digitais e da web 2.0. Analisamos as experiências compartilhadas pelos colaboradores do projeto, e realizamos, num segundo momento, o minicurso ?História Digital, Memória e Narrativa: Práticas Docentes na Pandemia Covid-19? e uma pesquisa qualitativa composta de um formulário online, disparada em redes sociais. Ao longo deste percurso temos referências visuais que compõem um conjunto amplo de narrativas digitais.
    • Nome do projeto: Reinventar-se: Narrativas Digitais da Docência em 2020 na pandemia do Covid-19 (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, C. F. , SOUZA, C. M. , OLIVEIRA, E. C. G. , CAMARGO, S. L. , QUEIROGA, D. R. .
      Descrição: O projeto objetiva a criação de uma plataforma (em rede social) online colaborativa para registrar memórias da vida cotidiana docente e discente durante a crise provocada pelo novo Coronavírus, coletando experiências e relatos sobre a vida docente durante a pandemia. Na plataforma podem ser depositadas imagens digitalizadas, fotografias digitais, vídeos, arquivos de áudio, textos escritos ou outros tipos de documentos, que documentem as experiências didáticas, os desafios cotidianos, os espaços de aprendizado, estudo, leituras, os desafios da vida doméstica em trabalho remoto, materiais didáticos, ou seja todo registro pertinente do desafio imposto aos indivíduos que atuam na docência nos tempos da pandemia. Em um segundo estágio o projeto apresenta um minicurso online entre os docentes colaboradores da plataforma e interessados que tem o objetivo de debater as experiências didáticas e pedagógicas do ensino remoto apontando para a construção de projetos de trabalho coletivos (entre a equipe do projeto de extensão e seus colaboradores), a serem aplicados no retorno das aulas nas escolas e espaços educacionais envolvidos.
    • Nome do projeto: Banco de histórias da democracia brasileira (2021 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BARBOSA, C. F. , SOUZA, C. M. , OLIVEIRA, E. C. G. , CAMARGO, S. L. , QUEIROGA, D. R. .
      Descrição: O projeto Banco de histórias da democracia brasileira se desenvolve no contexto do Observatório da Democracia, que congrega pesquisadores dos campi de Osasco e Guarulhos e objetiva a promoção, defesa e aprofundamento da democracia e a garantia dos direitos humanos, apresentando-se como um espaço permanente das ciências sociais e humanidades comprometidas em investigar e promover a qualidade dos regimes democráticos. Propomos a construção de um repositório de informações e narrativas e uma pesquisa-ação na área extensionista acerca dos temas que envolvem a tradição autoritária e a democracia no Brasil. Utilizando o enquadramento teórico-conceitual da História Oral e Pública e apropriando da ferramenta da História Digital, iremos construir um banco de histórias que documente narrativas audiovisuais e depoimentos de ativistas e militantes que atuaram no período da transição democrática 1975-1988, assim como de ativistas que atuam na luta democrática nos dias de hoje. As fases do projeto comportam a organização do banco de histórias; a organização de encontros online públicos com as diversas organizações da sociedade civil participantes; a formação de uma rede de debate com a escola pública ofertando um minicurso de caráter formativo para professores da rede pública de ensino como forma de compartilhar os conhecimentos da História Pública e fomentar o debate da democracia nas escolas.
    • Nome do projeto: Observatório democracia e direitos humanos (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, C. F. , SOUZA, C. M. , OLIVEIRA, E. C. G. , CAMARGO, S. L. , QUEIROGA, D. R. .
      Descrição: Concebido como espaço de articulação democrática, participativa e dialógica, capaz de contribuir para o monitoramento e a transformação da realidade, por meio de análises, reflexões, produção de dados e conhecimentos, subsídios e recomendações, visando acompanhar, dar visibilidade, problematizar e evidenciar temas, situações, problemas, políticas públicas e processos de relevância socioambiental e de garantia de direitos, objetiva subsidiar a gestão pública em ações coletivas de cidadania ativa e participação social.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Centro Universitário de Jales
        Título: Importância do Brincar na Educação Infantil
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Título: Entre a adolescência e o crime_ um estudo sobre a experiência da criminalidade na vida de crianças e adolescentes da 4° a 6° série do Ensino Fundamental em escolas do município de Francisco Morato.
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Humanidades, Direitos e outras Legitimidades
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - Atual ).
        Outras informações: Prof. de Ens. Fund. II e Médio
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).