Não autenticado |

Iran Ferreira de Melo

    • Professor de Língua Portuguesa e Linguística, doutor em Letras / Filologia e Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo - 2013), mestre em Letras / Linguística (Universidade Federal de Pernambuco - 2007) e licenciado em Letras / Língua Portuguesa (Universidade Federal de Pernambuco - 2004). Desenvolve atividades acadêmicas sob os paradigmas da Linguística Queer, Análise Crítica do Discurso e da Linguística Aplicada ao ensino de língua portuguesa como idioma materno. Atualmente, é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde coordena o Outras Palavras - Núcleo de Estudos em Teoria Crítica do Discurso; bem como é pesquisador do Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso (NEAC) e do Projeto História do Português Paulista (PHPP), ambos da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • Análise Crítica do Discurso
    • Linguística Sistêmico-Funcional
    • Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa
    • Linguística Queer
    • Análise Crítica do Discurso
    • Linguística Sistêmico-Funcional
    • Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa
    • Análise Crítica do Discurso
    • Linguística Aplicada ao Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como Língua Materna
    • Linguística Sistêmico-Funcional
    • Linguística Queer
    • MELO, I. F. ; BATISTA JUNIOR, J. R. ; SATO, D. T. . Análise de Discurso Crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo : Parábola Editorial, 2018 . p. ISBN: 9788579341472.
    • SILVA, D. C. P. ; MELO, I. F. ; CASTRO, L. G. F. . Problemas sociais, subalternidades e discurso. Aracaju : Criação Editora, 2017 . 164p. ISBN: 9788584131662.
    • SILVA, D. C. P. ; MELO, I. F. ; CASTRO, L. G. F. . Mulheres em dis(curso): violências e resistências sob múltiplas perspectivas. Aracaju : Criação Editora, 2017 . 145p. ISBN: 9788584131686.
    • SILVA, D. C. P. ; MELO, I. F. ; CASTRO, L. G. F. . Dissidências Sexuais e de Gênero nos Estudos do Discurso. Aracaju : Criação Editora, 2017 . 196p. ISBN: 9788584131679.
    • MELO, I. F. . Introdução aos estudos críticos do discurso: teoria e prática. Campinas : Pontes, 2012 . 253p. ISBN: 9788571134058.
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso. Um estudo sobre a representação LGBT em jornais de Pernambuco. Recife : Editora da UFPE, 2010 . 156p. ISBN: 9788573157789.
    • MELO, I. F. . 40 anos de ativismo LGBT no Brasil Revista Jornalismo e Cidadania , v. 1 , p. 14 - 15 , 2018. ISSN: 25262440.
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. ; VICENTE, R. B. ; WANDERLEY, D. A. H. . Systemic-Functional Linguistics in the Analysis of LGBT Population Representativity AMERICAN JOURNAL OF LINGUISTICS , v. 6 , p. 41 - 47 , 2018. ISSN: 23260769.
    • MELO, I. F. . Visibilidade é tudo? Estudo crítico de LGBT na Folha de S. Paulo Revista do GELNE , v. 19 , p. 123 - 138 , 2017. ISSN: 22360883.
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. . A construção do feminino em 'Olhos d'água' de Conceição Evaristo: uma análise de performances pós-identitárias de gênero LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE) , v. 18 , p. 101 - 111 , 2017. ISSN: 19814755.
    • MELO, I. F. . Quando os estudos do discurso encontram os estudos LGBT MATRAGA , v. 24 , p. 12 - 29 , 2017. ISSN: 24466905.
    • MELO, I. F. . Breves notas históricas sobre sexualidades e identidades de gênero periféricas: o alvorecer do movimento LGBT no mundo Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades , v. 10 , p. 205 - 232 , 2017. ISSN: 23166185.
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso: modelo de análise linguística e intervenção social Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 40 , p. 1335 - 1346 , 2011. ISSN: 14130939.
    • MELO, I. F. . Macunaíma e Serafim Ponte Grande: leituras possíveis RevLet: Revista Virtual de Letras , v. 03 , p. 271 - 280 , 2011. ISSN: 21769125.
    • MELO, I. F. . A relação entre linguagem e realidade: um panorama histórico Dialogia (UNINOVE. Impresso) , v. 08 , p. 217 - 227 , 2009. ISSN: 16771303.
    • MELO, I. F. . Teoria multifuncional do discurso em Halliday e Fairclough Prolíngua (João Pessoa) , v. 05 , p. 153 - 168 , 2010. ISSN: 19839979.
    • MELO, I. F. . Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso: desdobramentos e intersecções Letra Magna , v. I , p. 01 - 02 , 2009. ISSN: 18075193.
    • MELO, I. F. ; SILVA, J. J. . Linguagem e recônditos do humano em Grande Sertão Veredas Revista Querubim (Online) , v. 02 , p. 64 - 69 , 2009. ISSN: 18093264.
    • MELO, I. F. ; SILVA, J. J. . O drama psicológico em As troianas de Sêneca Linguasagem (São Paulo) , v. 01 , p. 00 - 00 , 2009. ISSN: 19836988.
    • MELO, I. F. . A Intensificação como Mecanismo de Avaliação implícita em Narrativas Orais. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso) , v. 05 , p. 37 - 44 , 2003. ISSN: 15183610.
  • Capítulos publicados: 12
    • MELO, I. F. ; BATISTA JUNIOR, J. R. L. ; SATO, D. T. . Histórico da Análise de Discurso Crítica. Análise de Discurso Crítica para linguistas e não linguistas, v. 1, p. 20 - 35, 2018.
    • MELO, I. F. . Sistema de transitividade e representação de LGBT na imprensa hegemônica. Estudos e pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional, v. 1, p. 207 - 231, 2017.
    • MELO, I. F. . Mapa onto-epistêmico-metodológico de um estudo sobre a representação da população LGBT na imprensa brasileira. Dissidências sexuais e de gênero nos estudos do discurso, v. 1, p. 133 - 152, 2017.
    • MELO, I. F. ; VICENTE, R. B. ; SOUZA, F. M. ; IAPECHINO, M. N. K. . Língua e variação: do contexto histórico às contribuições do ensino. Comunicação, linguagem e educação: um diálogo interdisciplinar, v. 1, p. 125 - 137, 2017.
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. ; FERREIRA JUNIOR, J. T. . Linguística e Psicanálise: o crime das irmãs papin, na sombra de clémence, a mãe. Comunicação, linguagem e educação: um diálogo interdisciplinar, v. 1, p. 93 - 109, 2017.
    • MELO, I. F. . Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso: desdobramentos e intersecções. Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso: heranças, métodos, objetos, v. 1, p. 02 - 22, 2016.
    • MELO, I. F. ; Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade . Sistema de transitividade como mecanismo de representação de LGBT no discurso da Folha de S. Paulo. História do Português Paulista. Série Estudos., v. IV, p. 122 - 144, 2015.
    • MELO, I. F. . Por uma análise crítica do discurso. Introdução aos estudos críticos do discurso: teria e prática, v. 1, p. 53 - 98, 2012.
    • MELO, I. F. . Representações sociodiscursivas da homossexualidade. Retratos do Brasil homossexual. Fronteiras, subjetividades e desejos, v. 1, p. 1005 - 1014, 2010.
    • MELO, I. F. . A exclusão sociodiscursiva como estratégia de representação social. Análises do Discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP, v. , p. - , 2009.
    • MELO, I. F. . Metacognição na produção escrita de alunos do Ensino Médio: Intervenções didático-pedagógicas.. Tópicos em cognição e linguagem., v. , p. 145 - 170, 2006.
    • MELO, I. F. ; LIMA, W. C. ; SUASSUNA, L. . Projeto Didático como Espaço de Articulação entre Leitura, Literatura, Produção de Texto e Estudo Gramatical.. Formação do Professor de Ensino Médio: Desafios e Perspectivas para o ensino de Língua Materna., v. , p. 227 - 244, 2006.
    • MELO, I. F. . Sequências textuais no estudo de Jean-Michel Adam . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 04 jan. 2016.
    • MELO, I. F. . Topicalização e padrões de construção sintática na Língua Portuguesa . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 fev. 2015.
    • MELO, I. F. . Por uma Linguística Funcional e Discursiva . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , . .
    • MELO, I. F. . O panteão de Saussure. A história da Linguística. . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , . .
    • MELO, I. F. . Reflexões sobre a relação entre linguagem e realidade social . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , . .
    • MELO, I. F. . Desvendando a estilística do romance. Apontamentos de Mikhail Bakhtin. . Conhecimento Prático Literatuta , São Paulo , . .
    • MELO, I. F. . Dostoiévski e seu discurso dialógico na filosofia de Mikhail Bakhtin . Conhecimento Prático Literatura , São Paulo , 24 jun. 2015.
    • MELO, I. F. . A tradição crítica da Linguística Sistêmico-Funcional . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 24 jun. 2015.
    • MELO, I. F. ; DELMONDES, C. ; FERREIRA, D. . Sintagmas e constituintes oracionais na língua portuguesa . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 dez. 2014.
    • MELO, I. F. . Masculinidade em xeque no longa Eu, mamãe e os meninos . O Grito! , , 07 out. 2014.
    • MELO, I. F. . Regeneração . Discutindo Língua Portuguesa , São Paulo , 01 ago. 2007.
    • MELO, I. F. . Por que estudar a língua falada? . Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 nov. 2008.
    • MELO, I. F. . Incoerente, eu? Uma reflexão sobre coerência e coesão textuais . Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 fev. 2009.
    • MELO, I. F. . Para vender, trocar e procurar: classificados em sala de aula . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 abr. 2009.
    • MELO, I. F. . As contribuições da Linguística para o ensino de língua portuguesa . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 ago. 2009.
    • MELO, I. F. . Gênero de texto como uma ação social da linguagem . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 set. 2009.
    • MELO, I. F. . Alguns conhecimentos fundamentais da coerência textual. . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 nov. 2009.
    • MELO, I. F. . Você sabe o que é dêixis? . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 jan. 2010.
    • MELO, I. F. . Princípios para interação didática: 11 propostas de letramento em apostilas . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 mar. 2010.
    • MELO, I. F. . Faz sentido! . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 ago. 2010.
    • MELO, I. F. . Linguagem e realidade social. Espelhamento ou construção? . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 mar. 2012.
    • MELO, I. F. ; ALBUQUERQUE, G. ; ALMEIDA, T. . Língua: código, expressão ou interação? . Conhecimento Prático Língua Portuguesa , São Paulo , 01 mar. 2011.
    • MELO, I. F. . A Linguística Sistêmico-Funcional como ferramenta analítica da representação de LGBT na imprensa dominante brasileira. In: IV SILF - Simpósio Internacional de Linguística Funcional , 2017 , Natal. IV SILF - Simpósio Internacional de Linguística Funcional. : , 2017. p. 69 - 69.
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. . Sexualidades e gêneros periféricos na mídia hegemônica. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress , 2017 , Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress (Anais Eletrônicos). : , 2017. p. 1 - 12.
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. . Muitas Marias em Maria, de Conceição Evaristo: uma análise de performances pós-identitárias de gênero. In: 2º Seminário Milba UFRPE , 2016 , Recife. Caderno de resumos. 2º Seminário Milba UFRPE: memória e imaginário nas literaturas brasileira e africanas. : , 2016. p. 85 - 85.
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. . Muitas marias em Maria, de Conceição Evaristo: uma análise de performances pós-identitárias de gênero. In: 2º Seminário Milba UFRPE , 2016 , Recife. Trabalhos completos - 2º Seminário Milba UFRPE. : , 2016. p. 21 - 30.
    • MELO, I. F. . Deu na Folha! Discurso sobre LGBT na imprensa do Brasil. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) , 2017 , Recife. Anais Eletrônicos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) - Capítulo da obra Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma Jornada de quase 40 anos do Gelne.. Recife : Pipa Comunicação, 2016. p. 249 - 260.
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. ; WANDERLEY, D. A. H. . Linguística Queer. In: VI Colóquio Internacional de Estudos sobre Homens e Masculinidades , 2017 , Recife. Libro de Resúmenes / Livro de Resumos. Recife : , 2017. p. 23 - 23.
    • MELO, I. F. . Deu na Folha! Discurso sobre LGBT na imprensa do Brasil. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste , 2016 , Recife. Rumo aos quarenta anos. Livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.. Recife : Pipa comunicação, 2016. p. 903 - 904.
    • MELO, I. F. . Linguística Queer: estudos de interface entre linguagem, gênero e sexualidade. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste , 2016 , Recife. Rumo aos quarenta anos. Livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.. Recife : Pipa Comunicação, 2016. p. 724 - 724.
    • MELO, I. F. . O papel transdisciplinar da análise crítica do discurso. In: Castilho Usp - II Congresso Internacional de Linguístico Histórica , 2012 , São Paulo. Anais dos resumos do Castilho Usp - II Congresso Internacional de Linguístico Histórica. São Paulo : Humanitas, 2012. p. 376 - 376.
    • MELO, I. F. . Ativismo LGBT na imprensa brasileira: análise crítica da representação de atores sociais na Folha de S. Paulo. In: VII Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (EPOG) , 2012 , São Paulo. Programação e caderno de resumos do VII Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (EPOG). : , 2012.
    • MELO, I. F. ; NUNES, J. R. C. . O recurso do desfoque o referente como estratégia persuasiva em publicidades impressas. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE , 2002 , Recife. Anais CONIC-2002. Recife : EDUFPE, 2002.
    • MELO, I. F. . Grande Sertão: Veredas. Riobaldo - linguagem, reflexão e recônditos da existência humana. In: V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE , 2005 , Recife. V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. Recife : EDUFPE, 2004.
    • MELO, I. F. . A construção de sentido no texto publicitário: dinâmica da focalização do referente. In: XIX Jornada Nacional do estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE , 2003 , Fortaleza. Pesquisas em Linguística e Literatura: Descrição, Aplicação e Ensino. Fortaleza : EDUFC, 2002. p. 431 - 432.
    • MELO, I. F. . Theo van Leeuwen e a Análise Crítica da Representação dos Atores Sociais. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos , 2011 , Teresina. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. Teresina : EDUFPI, 2010. p. 500 - 208.
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso e imagem de LGBT na imprensa paulista. In: 25ª Jornada Nacional dos Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE , 2014 , Natal. Anais da 25ª Jornada Nacional dos Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Natal : EDUFRN, 2014.
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso para o estudo da inclusão/exclusão de LGBT na imprensa brasileira. In: I Congresso Internacional de Estudos do Discurso - I CIED , 2014 , São Paulo. Anais do I Congresso Internacional de Estudos do Discurso - I CIED. São Paulo : Editora Paulistana, 2014. p. 370 - 391.
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso e imagem de LGBT na imprensa paulista. In: 25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE , 2014 , Natal. Caderno de Programação e Resumo da 25ª Jornada Nacional do Grupo de Estuods Linguísticos do Nordeste - GELNE. : , 2014. p. 492 - 493.
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso para o estudo da inclusão/exclusão de LGBT na imprensa brasileira. In: I Congresso Internacional de Estudos do Discurso (I CIED) , 2014 , São Paulo. Resumos. : , 2014. p. 14 - 14.
    • MELO, I. F. . A construção de sentido no texto publicitário: dinâmica da focalização do referente. In: XIX Jornada Nacional dos Estudos Linguísticos , 2002 , Fortaleza. XIX Jornada Nacional dos Estudos Linguísticos. Programa e resumos.. Fortaleza : Gelne, 2002. p. 148 - 148.
    • MELO, I. F. . Analysis of the transitivity as situdy about representation of LGBT activism in the brazilian press. In: ISFC38 Negotiating difference: languages, metalanguages, modalities, cultures. , 2011 , Lisboa. Book of abstracts of the ISFC38 Negotiating difference: languages, metalanguages, modalities, cultures.. : , 2011. p. 87 - 87.
    • MELO, I. F. . Por uma análise do discurso crítica, aplicada e social. In: Encontro de estudos Linguísticos , 2010 , Recife. Caderno de resumos do Encontro de estudos Linguísticos. : , 2010. p. 9 - 9.
    • MELO, I. F. . Análise da inclusão/exclusão social de LGBT na Folha de São Paulo: um estudo linguístico para o empoderamento social. In: Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. Caderno de resumos do Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. : , 2011. p. 172 - 172.
    • MELO, I. F. . A LSF como manjedoura para a análise da representação socioolítica do ativismo LGBT. In: VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina , 2010 , Fortaleza. Livro de resumos e programação do VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. : , 2010. p. 114 - 114.
    • MELO, I. F. . Theo van Leeuwen e a Análise Crítica da Representação dos Atores Sociais. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste , 2010 , Teresina. Programação e resumos da XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste. : , 2010. p. 135 - 135.
    • MELO, I. F. . LSF e ACD para análise de representação do ativismo LGBT. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas , 2011 , São Paulo. Anais do VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. : , 2011. p. 117 - 117.
    • MELO, I. F. . Como LGBT são representados/as na Folha de São Paulo?. In: Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem , 2012 , Recife. Caderno de Resumo do Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem. : , 2012. p. 81 - 81.
    • MELO, I. F. . Práticas discursivas sobre a homossexualidade. In: I Seminário de gêneros e práticas culturais. Desafios históricos e saberes interdisciplinares. , 2007 , João Pessoa. CD-rom do I Seminário de gêneros e práticas culturais. Desafios históricos e saberes interdisciplinares.. : , 2007.
    • MELO, I. F. . Representações sócio-discursivas da homossexualidade na mídia. In: II Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: cultura, leitura e representações , 2009 , João Pessoa. II Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: cultura, leitura e representações. : , 2009.
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso: modelo de Análise linguística e intervenção social. In: 58º Grupo de Estudos Linguísticos. Universidade Federal de São Carlos (UFCAR) , 2010 , São Carlos. Programação do 58º Grupo de Estudos Linguísticos. Universidade Federal de São Carlos (UFCAR). São Carlos : UFSCAR, 2010. p. 00 - 00.
    • MELO, I. F. . Teorias da representação em Halliday, Fairclough e van Leeuwen. In: III Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED) , 2010 , Recife. Anais do III Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED). Recife : UFPE, 2010. p. 00 - 00.
    • MELO, I. F. . Argumentação, cognição e representação: Análise Crítica do Discurso e seus escopos. In: II Colóquio internacional de Análise do Discurso , 2009 , São Carlos. Caderno de resumos do II Colóquio internacional de Análise do Discurso. A ordem do olhar: discurso, semiologia, história.. : , 2009.
    • MELO, I. F. . Contribuições da Análise Crítica do Discurso para o ensino de Língua Portuguesa. In: Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura (EELL). III Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura (FACHO) , 2009 , Olinda. Caderno de resumos do VII Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura (EELL). III Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura (FACHO).. : , 2009.
    • MELO, I. F. . Teoria social e multifuncional do discurso. In: XII Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Linguística da Universidade de São Paulo , 2009 , São Paulo. Caderno de Resumos - XII ENAPOL. : , 2009.
    • MELO, I. F. . A exclusão sócio-discursiva. In: I Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2009 , São Paulo. Caderno de resumos - I EPED. : , 2009.
    • MELO, I. F. . Princípios Fundamentais em Análise Crítica do Discurso. In: XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras , 2005 , . Caderno de resumos do XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. : , . p. 11 - 12.
    • MELO, I. F. . A construção discursiva da homossexualidade em jornais de Pernambuco. In: IV UNILETRAS. Interdisciplinaridade em Lingüística e Literatura , 2007 , Recife. Anais do IV UNILETRAS. Interdisciplinaridade em Lingüística e Literatura. : , 2007. p. 35 - 35.
    • MELO, I. F. . Análise crítica da transitividade verbal como mecanismo de auto e hetero-atribuição identitária em discursos sobre a homossexualidade. In: VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal (ENIL) e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso. , 2007 , São Paulo. Caderno de resumos dos VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal (ENIL) e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso.. : , 2007. p. 183 - 184.
    • MELO, I. F. . A construção do ethos homossexual em jornais. In: III Simpósio Internacional sobre análise do Discurso. Emoções, ethos e argumentação. , 2008 , Belo Horizonte. Caderno de resumos do III Simpósio Internacional sobre análise do Discurso. Emoções, ethos e argumentação.. : , 2008. p. 295 - 296.
    • MELO, I. F. . Agência na representação jornalística do homossexual. In: Colóquio de Análise do Discurso. Marcos teóricos e relações multidisciplinares. , 2008 , Recife. Caderno de resumos do Colóquio de Análise do Discurso. Marcos teóricos e relações multidisciplinares.. Recife : UFPE, 2008. p. 50 - 51.
    • MELO, I. F. . Práticas discursivas sobre a homossexualidade. In: I Seminário de gêneros e prática culturais. Desafios histórios e saberes interdisciplinares. , 2007 , João Pessoa. I Seminário de gêneros e práticas culturais. Desafios históricos e saberes interdisciplinares. www.seminariogeneroufpb.org. : , 2007. p. 142 - 142.
    • MELO, I. F. . Concepções dos Pós-graduandos em Letras/UFPE sobre Literatura de Cordel: Encontros e Desencontros. In: 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso à Ciência (SBPC) , 2002 , Goiania. Anais da 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso à Ciência (SBPC). : , 2002.
    • MELO, I. F. . A Intensificação como Mecanismo de Avaliação Implícita em Narrativas Orais. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. X Congresso de Iniciação Científica (CONIC). , 2002 , Recife. Anais do X Congresso de Iniciação Científica (CONIC) - 2002. : , 2002.
    • MELO, I. F. . O mito da Comunidade Cultural Unificada no Discurso de Propagandas Televisivas: Uma Co-construção Pedagógica. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao ensino (ECLAE). , 2003 , João Pessoa. Caderno de resumos do II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao ensino (ECLAE).. João Pessoa : Ideia, 2003. p. 395 - 395.
    • MELO, I. F. ; SILVA, J. J. . Macunaíma e Serafim Ponte Grande: Práxis dos Manifestos Antropofágico e da Poesia Pau-Brasil. In: IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE , 2004 , Recife. Anais do IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. : , 2004.
    • MELO, I. F. . Os Alunos de Produção de Texto e sua Compreensão sobre Competência Comunicativa. In: IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE , 2004 , Recife. Anais do IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. : , 2004.
    • MELO, I. F. . O componente Banco de Dados para o Ensino e Pesquisa sobre Gêneros Textuais: Classificados em Pauta.. In: I UNILETRAS: Interdisciplinaridade em Lingüística e Literatura. , 2004 , Recife. Caderno de resumos do I UNILETRAS: Interdisciplinaridade em Lingüística e Literatura.. : , 2004. p. 28 - 29.
    • MELO, I. F. . Banco de Dados do Gênero Classificados: Procedimentos para o Ensino e Pesquisa de Língua Portuguesa. In: V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE , 2004 , Recife. V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. : , 2004.
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso: enquadramento e Desdobramento Teórico. In: IV Encontro sobre ensino de língua e de Literatura , 2006 , Olinda. Anais do IV Encontro sobre ensino de língua e de Literatura.. : , 2006. p. 12 - 13.
    • MELO, I. F. . Referenciação/categorização como mecanismo de construção dos objetos de discurso/da realidade social.. In: 54º Seminário do Grupo de estudos Lingüísticos de São Paulo (GEL) , 2006 , Araraquara. Anais do 54º Seminário do Grupo de estudos Lingüísticos de São Paulo (GEL). : , 2006. p. 182 - 182.
    • MELO, I. F. . Visibilidade não é inclusão: análise da construção da homossexualidade em jornais. In: Simpósio Internacional Métodos qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social , 2006 , Recife. Anais do Simpósio Internacional Métodos qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social. : , 2006.
    • MELO, I. F. . Caderno de resumos, artigos e programação do II CLISERTÃO. Petrolina : Fundarpe , 2015 (Organização de caderno de resumos do CLISERTÃO)
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso como método em pesquisa social científica. São Paulo : , 2012 (Tradução)
    • MELO, I. F. . Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso: heranças, métodos, objetos. 2015 (Consultoria)
    • MELO, I. F. . Linguística Queer: que tiro é esse, viado? / Mesa: 'Fazendo a Linguística' - subversões queer nos estudos da linguagem. 2018 (Conferência)
    • MELO, I. F. ; OLIVEIRA, R. F. . Visibilidade de gênero e sexualidade periféricos na imprensa hegemônica brasileira. 2017 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. ; OLIVEIRA, L. L. C. . Projeto Frida: sambando na cara da violência por gênero e sexualidade. 2017 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. ; SILVA, J. L. . O grito da bicha preta: a mulheridade insubmissa de Linn da Quebrada. 2017 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Representação e ideologia em notícias sobre LGBT. 2013 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. ; OLIVEIRA, R. F. . Representação e visibilidade de gênero e sexualidade periféricos na imprensa hegemônica brasileira. 2017 (Outra)
    • MELO, I. F. . Frida: Formação para a diferença de gênero e sexualidade em escolas públicas. 2017 (Conferência)
    • MELO, I. F. . Análise crítica do discurso sobre a representação hegemônica do movimento LGBT na imprensa do Brasil. 2017 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . A Linguística Sistêmico-Funcional como ferramenta analítica da representação de LGBT na imprensa dominante brasileira. 2017 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. ; WANDERLEY, D. A. H. . Linguística Queer. 2017 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. . A construção do feminino em 'Olhos D'água', de Conceição Evaristo: uma análise daa performances pós-identitárias de gênero. 2016 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Visibilidade trans, nenhum direito a menos.. 2016 (Conferência)
    • MELO, I. F. . Letramento crítico na formação humanista das Engenharias. 2016 (Conferência)
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. . Muitas Marias em 'Maria', de Conceição Evaristo: uma análise de performances pós-identitárias de gênero. 2016 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Deu na Folha! Discurso sobre LGBT na imprensa do Brasil. 2016 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Linguística Queer: estudos de interface entre linguagem, gênero e linguagem. 2016 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. ; WANDERLEY, D. A. H. . Questões Introdutórias sobre o Letramento Queer na Escola. 2016 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . A Linguística do Futuro: seis princípios teóricos para uma abordagem crítica da linguagem. 2016 (Conferência)
    • MELO, I. F. . Gênero e sexualidade na escola. 2016 (Conferência)
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso: muito prazer!. 2013 (Conferência)
    • MELO, I. F. . Ativismo LGBT: Quo Vadis?. 2012 (Congresso)
    • MELO, I. F. . LGBT na imprensa brasileira: breves notas sobre uma pesquisa acadêmica. 2014 (Simposio)
    • MELO, I. F. . Empoderamentos em linguagem. 2015 (Conferência)
    • MELO, I. F. . Gênero e sexualidade na formação de professores/as de Letras. 2015 (Conferência)
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso e imagem de LGBT na imprensa paulista. 2014 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . LGBT na Folha de S. Paulo: visibilidade não é inclusão. 2014 (Conferência)
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso para o estudo da inclusão/exclusão de LGBT na imprensa brasileira. 2014 (Congresso)
    • MELO, I. F. . A notícia jornalística como prática de representação de grupos minoritários: possibilidades de estudo crítico do discurso. 2014 (Conferência)
    • MELO, I. F. . Como LGBT são representados/as na Folha de São Paulo?. 2012 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . O papel transdisciplinar da Análise do Discurso Crítica. 2012 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso: modelo de análise linguística e intervenção social. 2010 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Theo van Leeuwen e a Análise Crítica da Representação dos Atores Sociais. 2010 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Teorias da representação em Halliday, Fairclough e van Leeuwen. 2010 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Por uma análise do discurso crítica, aplicada e social. 2010 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Inclusão e exclusão social de LGBT na Folha de S. Paulo: um estudo linguístico para o empoderamento social. 2011 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Analysis of the transitivity as study about representation of LGBT activism in the brazilian press. 2011 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Análise discursiva de LGBT na imprensa: por uma Linguística da margem. 2011 (Conferência)
    • MELO, I. F. . LSF e ADC para a análise de representação do ativismo LGBT. 2011 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . A LSF como manjedoura para análise da representação sociopolítica do ativismo LGBT. 2010 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Teoria da representação dos atores sociais. 2009 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Contribuições da Análise Crítica do Discurso para o ensino de Língua Portuguesa. 2009 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . A exclusão sócio-discursiva. 2009 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Teoria social e multifuncional do discurso. 2009 (Congresso)
    • MELO, I. F. . A construção do ethos homossexual em jornais. 2008 (Simposio)
    • MELO, I. F. . Agência na representação jornalística do homossexual. 2008 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . Discussão sobre Literatura Popular. 2001 (Simposio)
    • MELO, I. F. . Concepções dos Pós-graduandos em Letras/UFPE sobre Literatura de Cordel: Encontros e Desencontros. 2002 (Congresso)
    • MELO, I. F. . A Construção de Sentido no texto Publicitário: Dinâmica da Focalização do Referente. 2002 (Congresso)
    • MELO, I. F. . O Recurso de Desfoque do Referente como Estratégia Persuasiva em Publicidades Impressas. 2002 (Congresso)
    • MELO, I. F. . A Intensificação como Mecanismo de Avaliação Implícita em Narrativas Orais. 2002 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Literatura, Publicidade e Cinema na Pós-modernidade. 2003 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Dois Orphismos: Campos e Pessoa. 2003 (Seminário)
    • MELO, I. F. . Homossexualidade Masculina em Propagandas Institucionais: Vozes Contemporâneas de uma Identidade. 2003 (Congresso)
    • MELO, I. F. . O mito da Comunidade Cultural Unificada no Discurso de Propagandas Televisivas: Uma Co-construção Pedagógica. 2003 (Congresso)
    • MELO, I. F. . O Olhar sobre a Construção Identitária Pós-moderna em South Park. 2003 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Macunaíma e Serafim Ponte Grande: Práxis dos Manifestos Antropofágico e da Poesia Pau-Brasil. 2004 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Os Alunos de Produção de Texto e sua Compreensão sobre Competência Comunicativa. 2004 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Norman Fairclough: um olhar para o Discurso, a Língua e a Sociedade. 2004 (Seminário)
    • MELO, I. F. . Práticas de Letramento: Alfabetização e Monitoria Pedagógica no Brasil Alfabetizado. 2004 (Congresso)
    • MELO, I. F. . O componente Banco de Dados para o Ensino e Pesquisa sobre Gêneros Textuais: Classificados em Pauta. 2004 (Simposio)
    • MELO, I. F. . Mecanismos Retórico-pragmáticos em propagandas televisivas do PT: um estudos de caso com base em Grice e Ducrot. 2004 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Representação social da Parada da Diversidade Sexual no discurso de outrem. 2004 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Grande Sertão: Veredas. Riobaldo ? Linguagem, Reflexão e Recônditos da Existência Humana. 2004 (Congresso)
    • MELO, I. F. ; LIMA, W. C. . Banco de Dados do Gênero Classificados: Procedimentos para o Ensino e Pesquisa de Língua Portuguesa. 2004 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Gênero? O que é isso, professor?. 2006 (Comunicacao)
    • MELO, I. F. . O que é Análise Crítica do Discurso?. 2006 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Análise Crítica do Discurso: enquadramento e Desdobramento Teórico. 2006 (Simposio)
    • MELO, I. F. . Referenciação/categorização como mecanismo de construção dos objetos de discurso/da realidade social. 2006 (Seminário)
    • MELO, I. F. . A rotulação da homossexualidade em jornais. 2006 (Congresso)
    • MELO, I. F. . A concepção da homossexualidade em textos jornalísticos: Análise crítica da transitividade verbal. 2007 (Seminário)
    • MELO, I. F. . Análise crítica da transitividade verbal como mecanismo de auto e hetero-atribuição identitária em discursos sobre a homossexualidade. 2007 (Congresso)
    • MELO, I. F. . Práticas discursivas sobre a homossexualidade. 2007 (Seminário)
    • MELO, I. F. ; LIMA, W. C. ; SILVA, J. J. . I Semana de Letras da UFPE. 2004 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . I Seminário de Literatura Popular: Literatura de Cordel ontem e hoje. 2002 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . Seminário Alfabetização de Jovens e Adultos: Desafios e Perspectivas. 2004 (Pro-Reitoria de Extensão (PROEXT) / Centro de Educação)
    • MELO, I. F. . 5º Congresso Nacional de Educação - CONED. 2004 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . 55 Reunião Anual da SBPC. 2003 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . Curso Alfabetização de Jovens e Adultos. 2004 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . Reunião Regional da SBPC-PE. 2004 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . Programa Vivendo o Campus da Universidade Federal de Pernambuco. 2000 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . I Jornada de Iniciação Científica da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da Universidade Federal de Pernambuco (I JIC - UACSA/UFRPE). 2016 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . XVI Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX). 2016 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. ; SILVA, R. R. . Caio Fernando Abreu +20. 2016 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . II Semana das Engenharias / I Congresso das Engenharias. 2016 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. . A África invade a Rural: a ascensão das minorias. 2016 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. . I FORTRANS - Fórum de Visibilidade e Inclusão para travestis e transexuais. 2017 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades. 2017 (Universidade do Estado da Bahia (UNEB))
    • MELO, I. F. . V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades. 2017 (Universidade do Estado da Bahia)
    • MELO, I. F. ; SILVA, J. L. . III Seminário Internacional Desfazendo Gênero. 2017 (Universidade Estadual da Paraíba)
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. . I Pré-Desfazendo Gênero. 2017 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . II Clisertão - Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão. 2014 (Universidade de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . Princípios fundamentais em Análise Crítica do Discurso. 2005 (Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (ExNEL))
    • MELO, I. F. . A abordagem de gêneros textuais no livro didático. 2006 (Colégio Santa Emília / Programa de capacitação em formação continuada a professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio)
    • MELO, I. F. . Introdução à Teoria Social do Discurso. 2010 (Universidade Federal de Pernambuco / XVIII Congresso de Iniciação Científica (CONIC). II Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CONITI). VI Jornada de Iniciação Científica da Fundaj (JOIC).)
    • MELO, I. F. . Produção de Material Didático em Língua Portuguesa. 2010 (Universidade Federal Rural de Pernambuco / X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX))
    • MELO, I. F. . Para vender, trocar, anunciar... Classificados na sala de aula. 2004 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MELO, I. F. ; SILVA, J. J. ; LOPES, F. P. . Minicurso sobre Literatura de Cordel. 2002 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . O gênero textual em sala de aula. 2006 (Editora Moderna / Programa de capacitação em formação continuada a professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio)
    • MELO, I. F. . Introdução à Análise Crítica do Discurso. 2013 (Universidade de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . Conhecendo a Linguística Queer. 2017 (Universidade Estadual da Paraíba)
    • MELO, I. F. . Produção de pôster acadêmico. 2018 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . Elaboração didática de slides. 2018 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • MELO, I. F. . Análise Crítica e Queer do Discurso: mapeando o campo. 2017 (V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades)
    • MELO, I. F. . Material didático de Português Técnico. 2008 (Material didático)
    • MELO, I. F. ; PALMA, C. M. L. . Livro Didático sobre Análise do Discurso. 2010 (Livro didático)
    • Nome do projeto: A Avaliação Implícita em Narrativas Orais e Escritas: Estratégias Retórico-pragmáticas (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELO, I. F. , SÁ, M. P. M .
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.
    • Nome do projeto: Literatura Popular Grafada em Folhetins (2000 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELO, I. F. , BARRETO, J. R. .
    • Nome do projeto: A Intensificação como Mecanismo de Avaliação em Narrativas Orais (2002 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELO, I. F. , SÁ, M. P. M .
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.
    • Nome do projeto: Ativismo LGBT na imprensa brasileira: mecanismos de visibilidade e representação (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELO, I. F. .
      Descrição: Este projeto consiste na análise de como homossexuais ? lésbicas e gays ?, bissexuais e pessoas transgêneras ? travestis, transexuais e intersexuais ? (LGBT), indivíduos historicamente excluídos de seus direitos sociais, recebem visibilidade e são representados/as nos jornais impressos de maior circulação do Brasil, a Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo. O material que serve de corpus ao trabalho é composto por notícias sobre a realização do evento denominado Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e sobre ações de militância política LGBT. Trata-se de textos sobre todas as edições da Parada (1997-2015) e acerca de diversos eventos brasileiros de contestação produzidos pela população LGBT, publicados no dia e na data posterior em que ocorre. A partir da análise desses dados, a pesquisa propõe investigar o discurso produzido por meio das notícias, descrevendo e interpretando os recursos lexicogramaticais potencialmente capazes de produzir representações dos atores envolvidos na Parada, sobretudo a população LGBT, a fim de compreender a construção de sentidos gerada a partir dessas representações. Para tanto, essa investigação segue os pressupostos de epistemologias críticas nos estudos linguísticos contemporâneos, particularmente aqueles cunhados no interior da Análise Crítica do Discurso, notadamente o enfoque feito pelo linguista Norman Fairclough (2003), a partir do qual podemos refletir sobre o papel da linguagem como elemento constitutivo das práticas sociais e, portanto, como componente de reprodução e transformação da sociedade. Além disso, para subsidiar a compreensão sobre as categorias lexicogramaticais, o estudo se apoia na teoria de Theo van Leuween (2008), acerca da representação de atores sociais realizada por grupos nominais, e nos postulados teórico-analíticos cunhados pela Linguística Sistêmico-Funcional, especificamente no trabalho de Michael Halliday e Christian Matthiessen (2004) sobre grupos verbais, expressos através do Sistema de Transitividade.
    • Nome do projeto: Outras Palavras - Ciclo de Formação em Estudos Críticos da Linguagem (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MELO, I. F. .
      Descrição: O Outras Palavras tem como objetivo propiciar uma formação crítica sobre a linguagem aos/às estudantes do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas da Universidade de Pernambuco (Campus Petrolina) por meio de encontros de formação em diferentes modalidades (seminário, minicurso, oficina). Para tanto, intentam-se os seguintes objetivos específicos: 1. Empoderar os/as alunos/as da dinâmica funcional no sistema lexicogramatical do português brasileiro; 2. Apresentar a eles/as compreensão sobre as inúmeras formas de construirmos representações através da linguagem verbal; 3. Instrumentalizá-los/as de estratégias de ensino para a formação em leitura crítica; 4. Indicar novas teorias da Linguística que refletem sobre o papel da língua na edificação de ideologias; 5. Ensinar como a produção de texto e os gêneros textuais servem a mecanismos de poder requintados em nossa sociedade.
    • Nome do projeto: Núcleo de Extensão e Pesquisa em História da Educação, Linguística e Literatura da Universidade de Pernambuco (NEPHEL-UPE) (2013 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: MELO, I. F. , Nobre, V. , Ávila, V. .
    • Nome do projeto: Frida - Formação para a Diferença de Gênero e Sexualidade em Escolas Públicas (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MELO, I. F. .
      Descrição: O projeto Frida ? Formação para a Diferença de Gênero e Sexualidade em Escolas Públicas, apoiado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, visa desenvolver, em escolas da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, cinedebates que reflitam sobre a recrudescente violência motivada pelo ódio à diferença de gênero e sexualidade em nosso país e problematizem o papel da escola na intolerância histórica aos modelos de gênero e sexualidade não normativos. Para tanto, tal projeto é dirigido a professores e professoras de diferentes componentes curriculares dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de dezoito escolas das cidades de Camaragibe e Recife que, convidados/as a participar da leitura de filmes ficcionais e documentais acerca do tema do projeto e de debates a partir dessa leitura, interrogarão se o cotidiano das suas escolas reproduzem práticas violentas que violam o direito à liberdade de gênero e sexualidade, a fim de proporem medidas preventivas e combativas a essas práticas. Com essas ações, o Frida está consonante com os emergentes saberes queer e descoloniais aplicados à Educação ? em especial com os estudos desenvolvidos pela pesquisadora Guacira Lopes Louro (2013, 2015a, 2015b). Nesse sentido, este projeto aspira a contribuir para que, na relação teoria-prática e da rede universidade-escola, fortaleça saídas pedagógicas no combate às agruras contra pessoas que não se enquadram em padrões disciplinares de gênero e sexualidade, respeitando o que preconiza a área temática de Direitos Humanos da Política Nacional de Extensão Universitária (BRASIL, 2012) e o Programa Nacional de Direitos Humanos de nosso país (BRASIL, 2008).
    • Nome do projeto: Representação e visibilidade de gênero e sexualidade periféricos na imprensa hegemônica brasileira (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELO, I. F. , OLIVEIRA, R. F. .
      Descrição: Este projeto consiste na análise de como pessoas que não se enquadram nas identidades de gênero e sexualidade hegemônicas são representadas pela imprensa dominante no Brasil. O material que servirá como corpus ao trabalho serão notícias sobre pessoas não-heterossexuais e não-cisgêneras publicadas pelo jornal de maior circulação e tiragem dos últimos anos, a Folha de S. Paulo. A partir da análise desses dados, a pesquisa propõe investigar o discurso produzido por meio das notícias, descrevendo e interpretando recursos contextuais, textuais e lexicogramaticais potencialmente capazes de produzir visibilidade e representação dos atores envolvidos na Parada, sobretudo a população LGBT, a fim de compreender a construção de sentidos gerada a partir dessas representações. Para tanto, essa investigação segue os pressupostos de epistemologias críticas nos estudos linguísticos contemporâneos, particularmente aqueles cunhados no interior da Análise Crítica do Discurso, notadamente os enfoques feitos pelos linguistas Teun van Dijk (1996) e Norman Fairclough (2003), a partir dos quais podemos refletir sobre o papel da linguagem como elemento constitutivo das práticas sociais e, portanto, como componente de reprodução e transformação da sociedade. Além disso, para subsidiar a compreensão sobre as categorias que analisaremos, o estudo se apoiará na teoria de Theo van Leuween (2008), acerca da representação de atores sociais realizada por grupos nominais, e nos postulados teórico-analíticos cunhados pela Linguística Sistêmico-Funcional, especificamente no trabalho de Michael Halliday e Christian Matthiessen (2014) sobre grupos verbais, expressos através do Sistema de Transitividade. Assim, sob uma interpretação do impacto dos resultados no interior da conjuntura sociopolítica atual dos ativismos LGBT e queer, buscaremos concluir o que, no discurso da Folha, afeta o modo como a sociedade compreende as expressões de gênero e sexualidade dissidentes.
    • Nome do projeto: Dandara ? ações de cidadania em gênero e sexualidade (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MELO, I. F. , SILVA, E. S. B. .
      Descrição: O projeto Dandara tem como objetivo geral propiciar ações que auxiliem a reflexão sobre a crescente violência motivada pelo ódio à diferença de gênero e sexualidade em nosso país, interrogando a função de diferentes setores sociais na reprodução de mecanismos de controle sobre corpos que vivenciam performances de gênero e sexualidade não normativas e propondo que esses setores combatam tais agruras. Para tanto, busca (1) contribuir com a transformação social na medida em que promove práticas de empoderamento e conscientização sobre a violência por motivo de gênero e sexualidade; (2) apoiar projetos e ações já implementados para o combate à intolerância às diferentes expressões de gênero e sexualidade; (3) aproximar o diálogo entre os conhecimentos mais recentes sobre gênero e sexualidade empreendidos nas ciências humanas e nos ativismos queer e descoloniais e o trabalho desenvolvido por diferentes coletivos, potencializando, dessa maneira, a interseção entre o domínio científico e a ação social; a teoria e a prática; (4) a partir da reflexão dos laços profundos entre a emancipação e a normatização social, entre as instituições e os interesses biopolíticos, entre o sistema educacional e a imposição de modelos de como ser homem ou mulher, masculino ou feminino, hétero ou homossexual, propor encaminhamentos para diferentes sujeitos desenvolverem trabalhos que tratem a diferença humana de forma não normalizadora ou compulsória, um trabalho fincado não em modelos que o precedem, mas antes um aprendizado ativo e autônomo como exercício de cidadania.
    • MELO, I. F. . A Linguagem falada culta na cidade do Recife ? materiais para estudo ? Vol II ? Elocuções Formais. 2005 - Transcrição
    • MELO, I. F. . Revisão linguística de apostila Didática em Nível Médio de Educação a Distância. 2009 - Revisão linguística
    • MELO, I. F. . Revisão de textos no Programa Nacional do Livro Didático. 2015 - Revisão linguística
    • MELO, I. F. . Revisão dos fascículos do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa. 2013 - Revisão linguística
    • Graduacao:
      • Curso: Letras/Licenciatura em Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Letras/Linguística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Letras/Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Universidade Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Superior de Marketing / Faculdade de Mercado Amplo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2008 ).
        Outras informações: Docente de Língua Portuguesa nos seguintes cursos: Administração em Marketing, Comunicação Social Publicidade e Propaganda e Gestão em Recursos Humanos.
        Outras informações: Professor
    • Secretaria de ciência, tecnologia e meio ambiente de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Internacional de Aldeia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Docente de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professor
    • Las Americas Multicursos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Tal atuação profissional foi desenvolvida por meio de aulas de Língua Portuguesa em um curso preparatório para concurso.
        Outras informações: Professor
    • Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria de Educação de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Diálogo das Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2016 ).
        Outras informações: Atuou como parecerista ad hoc da Revista Diálogo das Letras, do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET), do Departamento de Letras (DL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), emitindo parecer ao: 1. volume 01, número 01, do ano de 2012; 2. volume 01, número 02, do ano de 2012; 3. volume 05, número 01, do ano de 2016.
    • Colégio Atual:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2002 ).
        Outras informações: No Colégio Atual, lecionei Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e trabalhei como revisor linguístico dessa empresa.
        Outras informações: Professor e revisor
    • Colégio Motivo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: No Colégio Motivo, desenvolvi atividades como docente de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, bem como atuei como revisor llinguístico.
        Outras informações: Professor e revisor
    • Faculdade Frassinetti do Recife:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Professor
    • Instituto São Luiz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Docente de Língua Portuguesa nos Ensinos Fundamental II e Médio.
        Outras informações: Professor
    • EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Comitê Científico.
    • EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Participou do processo de avaliação dos artigos submetidos à publicação no nº 07, 12, 13 e 14 da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, ação de extensão vinculada ao Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.
    • Câmara Municipal do Recife:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Linguista/Filólogo
    • Hipertextus Revista Digital (UFPE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Atuou como parecerista Ad Hoc nos volumes: Décimo terceiro Décimo quinto
    • Revista Inventário:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Atuou como parecerista, junto ao conselho editorial, na 17ª edição da revista.
    • Universidade Federal Rural de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Professora Adjunto A1
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Supervisor de estágio
    • Revista Linha D'Água:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Atuou como parecerista ad hoc da Revista Linha D'água, fornecendo parecer ao: 1. volume 02, número 29, do ano de 2016
    • Agália. Revistas de Estudos na Cultura - Chile.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Membro de comitê científico.
    • ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Atuou como parecerista ad hoc da Alfa - Revista de Linguística (ISNN: 1981-5794), emitindo 1 parecer à avaliação no ano de 2018.