Não autenticado |

Ketlin Elisa Thomé Wenceslau Fiocco

    • É licenciada em Pedagogia (1997) pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (São João da Boa Vista /SP) e Geografia (2005) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (SP). É pós-graduada na modalidade ?Lato Sensu? em Psicopedagogia (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). É mestranda do Programa de pós-graduação do Departamento de Geografia (Geografia Humana) da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área educacional, atuando como Professora de Educação Infantil, Alfabetizadora, Ensino Fundamental I e de Geografia para o ensino Fundamental II e Médio (1998-2014) das redes pública e privada de Ensino desenvolvendo o trabalho docente com foco na aprendizagem dos alunos através da mediação intencional e desafiadora das questões próprias da Geografia. Trabalha na Fundação Bradesco (2015) como coordenadora de Geografia atuando no apoio pedagógico aos professores, elaborando materiais, como sequências didáticas e na reelaboração do currículo de Geografia do Ensino Fundamental I e II. Participante de pesquisas junto ao LEMADI (Laboratório de Ensino e Material didático/USP) do Departamento de Geografia (Geografia Humana) da Universidade de São Paulo coordenadas pela professora Dra. Maria Eliza Miranda relacionados ao Ensino de Geografia e formação de professores.

       

      Links:    

    • FIOCCO, K. E. T. W. . Sujeito discursivo na aula de Geografia. In: Encontro de Geógrafos da América Latina , 2013 , Lima, Peru. Anales del XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina 2013 Perú. LIma, Peru : Unión Geográfica Internacional Perú, 2013.
    • FIOCCO, K. E. T. W. . ESPORTE, ARTE E EDUCAÇÃO - INTERVENÇÕES EM UM ESPAÇO PÚBLICO. In: Conferência Internacional sobre os sete saberes necessários à educação do presente , 2010 , Fortaleza. Conferência Internacional sobre os sete saberes necessários à educação do presente. Fortaleza : Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE, 2010.
    • FIOCCO, K. E. T. W. ; SCALER, R. . 'O colégio São João Batista em reflexão'. 1997 (Outra)
    • FIOCCO, K. E. T. W. . Trajetória das mudanças na prática docente ao longo da formação de professora de Geografia. 2012 (Comunicacao)
    • FIOCCO, K. E. T. W. . ESPORTE, ARTE E EDUCAÇÃO - INTERVENÇÕES EM UM ESPAÇO PÚBLICO. 2010 (Outra)
    • Nome do projeto: O perfil necessário do professor de Geografia para a valorização do ensino de geografia na Educação Básica (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIOCCO, K. E. T. W. , MIRANDA, Maria Eliza .
      Descrição: Este Projeto está organizado em três etapas. A 1ª etapa visa caracterizar as demandas que se apresentam na sala de aula do ensino fundamental e médio, especialmente na educação pública. A 2ª etapa é dedicada ao estudo dos temas e conteúdos de Geografia que são objetos de trabalho no ensino fundamental e médio, bem como as metodologias predominantes nas práticas pedagógicas do ensino de Geografia. Também se analisa a contribuição do ensino de Geografia para a aprendizagem de habilidades envolvidas no aprimoramento das diversas competências com ênfase na competência de leitura e escrita. A 3ª e última etapa pretende demarcar as vinculações entre a Geografia como área de conhecimento acadêmico e a Geografia como disciplina escolar. Nesta etapa buscamos delinear as tendências atuais das práticas curriculares do ensino de Geografia para identificar os aspectos vulneráveis dessas práticas e prospectar os fundamentos psico-pedagógicos da aprendizagem de Geografia no sentido de projetá-la enquanto disciplina escolar integradora e articuladora do currículo escolar da educação básica, e assim contribuir para repensar novos eixos e núcleos de interesse para a área de licenciatura em Geografia. A pesquisa está na etapa de sistematização dos dados e preparação de publicação dos resultados.
    • Nome do projeto: Elaboração e Aplicação de Sequências Didáticas por Gêneros Discursivos Textuais no Ensino de Geografia e Outras Áreas do Currículo Escolar (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIOCCO, K. E. T. W. , MIRANDA, Maria Eliza .
      Descrição: Descrição: Este Projeto tem como referência a concepção de Linguagem, segundo a Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, a concepção de Mediação segundo a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein; as concepções de Pensamento e Linguagem do Círculo de Vigotski; e a questão da Complexidade segundo Edgar Morin. Estas concepções foram sendo assimiladas no processo da própria pesquisa pelos participantes, o que favoreceu o desenvolvimento inicial do modelo teórico-prático que foi elaborado e aplicado ao ensino de Geografia. O que se pretende é desenvolver uma mudança na prática de planejar dos professores e ao mesmo tempo aplicar e avaliar como proposta no trabalho do professor, considerando os textos elaborados pelos alunos envolvidos.Este Projeto teve uma etapa preliminar em que se prospectou junto aos professores envolvidos quais os aspectos possíveis de se modificar em suas práticas. A 1ª etapa se realizou no 2º semestre de 2010/2011 com a participação de 05 professores; a 2ª etapa em 2011/2012 com a participação de 14 ; e a 3ª etapa se realizou em 2012/2013 com a participação de 7 professores. A metodologia da Pesquisa conta com o registro audio visual do processo de desenvolvimento da própria pesquisa, além do tratamento estatístico qualitativo dos resultados obtidos tanto na prática dos professores envolvidos como no desempenho e aproveitamento dos alunos envolvidos. Também contou com a organização e realização em 2012 do 1º Seminário Interno de Leitura Crítica das pesquisas sobre formação de professores para o Ensino de Geografia e outras áreas do currículo escolar com apoio do Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana da USP..
    • Nome do projeto: A Prioridade da Leitura e da Escrita no ensino de Geografia do Ensino Fundamental I e II (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIOCCO, K. E. T. W. , MIRANDA, Maria Eliza .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar os resultados obtidos na elaboração e aplicação de sequências didáticas por gêneros discursivos textuais no ensino de Geografia com enfoque na aprendizagem da argumentação enquanto uma capacidade de linguagem, no contexto recente de priorização da leitura e da escrita na política curricular do ensino fundamental em escolas municipais de São Paulo. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa envolve um grupo de 07 professores de Geografia e seus alunos do Ensino Fundamental II no contexto do processo de elaboração e aplicação, pelos professores, de diferentes sequências didáticas de geografia, em condições cotidianas de vida escolar. Reconhecemos, de imediato, que a questão da leitura e da escrita tem muitas implicações já que o desempenho linguístico perpassa diversas dimensões da organização curricular, sendo necessário identificar e analisar as concepções que tem predominado nas políticas educacionais, e também prospectar as concepções que professores de Geografia do ensino público, individualmente e coletivamente, tem em relação à leitura e a escrita especialmente no Ensino Fundamental II. Assim os problemas que norteiam a pesquisa podem ser sintetizados: - quais os impactos que a adoção da leitura e da escrita como princípio norteador do currículo escolar promove no âmbito do ensino e aprendizagem de Geografia e nas práticas docentes de professores de Geografia no Ensino Fundamental II da Educação Pública? - quais são as possibilidades da adoção da prioridade da leitura e da escrita para as práticas didáticas do ensino de Geografia? - qual a contribuição que o ensino de Geografia pode dar para o desempenho da leitura e da escrita? As sequências didáticas se estruturam a partir de determinados princípios pedagógicos que respeitam os processos intelectuais de pré-adolescentes e adolescentes, observando-se o papel de mediador do professor, que assegura ao aluno de modo progressivo e continuado, a partir da leitura e da escrita, que elaborem dissertações com enfoque na aprendizagem de resolução de problemas e elaboração de argumentos de maneira progressiva e continuada. Este Projeto possibilitou a estruturação do Banco de Dados: ?Situação do ensino de Geografia na educação básica pública de São Paulo? cujos dados serão analisados a partir de 2014 para futuras publicações..
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
        Nome da Instituição: Centro Universitário UNIFEOB
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2002
  • Atuação Profissional: 9
    • PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - Atual ).
        Outras informações: Professora titular de Geografia da EMEF GAL. ALCIDES GONÇALVES ETCHEGOYEN
        Outras informações: Vínculo 1
    • Pré Escola Cambalhota:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2002 ).
        Outras informações: Professora de Educação Infantil
        Outras informações: Professora
    • Colégio Evolução São João da Boa Vista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2006 ).
        Outras informações: Professora do Ensino Fundamental
    • Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2000 - 2004 ).
        Outras informações: Professor Educação Infantil
    • SAO JOAO DA BOA VISTA PREFEITURA:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental
    • Colégio Arautos do Evangelho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Geografia
    • Secretaria de Estado da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Educação Básica I e II
    • Colégio Nossa Senhora do Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Professora de Geografia
    • Fundação Bradesco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadora de Geografia