Não autenticado |

Andrea Monteiro Uglar

    • Graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), licenciada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), mestre em Filosofia, na área de Ética e Filosofia Política pela Universidade de São Paulo (2003) e doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professora no Curso de Licenciatura em Geografia e no Curso de Licenciatura em Letras, além de ministrar aulas nos Cursos de Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP e coordenadora do Subprojeto de Licenciatura em Geografia - 2014 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID em parceria com este Instituto e a CAPES.

       

      Links:    

    • Formação docente para a Educação Básica e Ensino Superior
    • UGLAR, A. M. . Diderot: da adoção do romance à introdução da reflexão moral em seus contos. In: X Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF , 2002 , São Paulo. X Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF. : , 2002.
    • UGLAR, A. M. . O espaço público: perpetuado, ampliado e fragmentado. São Paulo : Departamento de Cinema, Rádio e TV/ECA-USP , 1998 (Tradução)
    • UGLAR, A. M. . Jornadas de Julho/98. 1998 (Núcleo de Comunicação e Educação)
    • Nome do projeto: Desenvolvimento e aperfeiçoamento de conhecimentos pedagógicos-geográficos para a valorização da profissionalidade docente (2011 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: UGLAR, A. M. , PEREIRA, M. A. , ALMEIDA, T. G. , ALMEIDA, T. C. B. , SANTOS, R. T. , SILVA, R. S. S. , GOMES, R. J. F. , MOURA, M. G. , BORBA, M. L. S. , BAGNOLESI, M. , SANTOS, M. R. , SILVA, A. J. , BAETA, L. F. , SOUZA NETO, J. , SILVA, G. B. , SILVA, D. G. Q. , COSTA, B. H. S. , SILVA, B. H. F. L. , MADELA, A. C. C. , CABRAL, A. A. , WIRTHMANN, V. C. .
      Descrição: Este Subprojeto de Licenciatura em Geografia integra o Projeto Institucional "Contribuição à docência" do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e a CAPES. Desse modo, intenta-se com o Subprojeto aprimorar a formação inicial dos estudantes dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e auxiliar na formação continuada dos professores desta Instituição; promover, através das atividade pedagógicas, discussões e leituras realizadas, a ampliação do conhecimento sobre a profissionalização docente e suas práticas; proporcionar um maior entendimento sobre o contexto atual em que estão inseridos o Ensino Superior e a Educação Básica, bem como as questões relacionadas com os processos de ensino e aprendizagem.
    • Nome do projeto: Formação inicial de professores: um estudo das disciplinas filosóficas no Curso de licenciatura em Geografia do Instituto Federal de São Paulo - campus São Paulo (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UGLAR, A. M. .
      Descrição: A pesquisa busca compreender e analisar as disciplinas filosóficas do curso de licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São Paulo. Intenta-se, com isso, resgatar a função humanizadora e emancipadora promovida pela educação.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Colégio São Luis - Jesuítas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Professora
    • Editora Uirapuru:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Leitora crítica e revisora téc e pedagógica
    • Instituto Museu da Pessoa:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Formadora
    • Escola Estadual Gonçalves Dias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professora
    • Colégio Parthenon:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professora
    • Núcleo de Comunicação e Educação/ECA-USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 2006 ).
        Outras informações: Revisora
    • Escola Estadual Padre Manoel da Nóbrega:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professora
    • Escola Estadual Prof José Cavalheiro Salém:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professora
    • Cursinho Thema:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Professora
    • Diretoria de Ensino da Região Guarulhos-Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Multiplicadora
    • Editora Serviços e Suprimentos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Redação e revisão
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - Atual ).
        Outras informações: Professora Efetiva
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).