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Arthur Marra de Oliveira

    • Bacharel em Letras habilitação Português/Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente é mestrando do programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em francês, pesquisa o uso de gêneros textuais no ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira e didática de línguas estrangeiras. É membro do grupo ALTER-AGE (CNPq/USP) e faz parte da equipe do Laboratório Acadêmico da FFLCH.

       

      Links:    

    • MARRA, A. ; LOUSADA, E. G. . A correção orientada em francês como língua estrangeira: um instrumento para desenvolver a capacidade de autocorreção e a produção escrita dos alunos VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS , v. 21 , p. 1 - , 2017. ISSN: 19822243.
    • MARRA, A. . O desenvolvimento da escrita em francês: os tipos de feedbacks dados a partir dos gêneros textuais Non Plus , v. 5 , p. 136 - 152 , 2014. ISSN: 23163976.
    • MARRA, A. ; TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. . AS AÇÕES E O FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO: ATENDIMENTO INDIVIDUAIS COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA. Letramentos em cena, v. 1, p. 4 - 638, 2017.
    • LOUSADA, E. G. ; MARRA, A. ; CAWS, C. . Gêneros textuais, correção por pares e reescrita em ambiente virtual: práticas colaborativas entre alunos brasileiros e canadenses. DIÁLOGOS BRASILEIROS NO ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS/ DISCURSIVOS, v. 1, p. 1 - 1253, 2016.
    • MARRA, A. . Dificuldades da produção escrita em francês como língua estrangeira: o papel das ferramentas digitais no processo de desenvolvimento dos alunos. 2017 (Comunicacao)
    • MARRA, A. . Análise de interações escritas em ambiente virtual: diálogos entre alunos brasileiros e canadenses de FLE em um grupo no facebook. 2017 (Outra)
    • MARRA, A. . O processo de produção de textos em francês a partir da noção de gêneros textuais. 2014 (Comunicacao)
    • MARRA, A. . Mediação na era digital: desenvolvimento da escrita de gêneros textuais a partir da interação entre estudantes brasileiros e canadenses.. 2016 (Comunicacao)
    • MARRA, A. . A correção por pares através de ferramentas digitais como mediações formativas no ensinoaprendizagem de FLE. 2016 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; MARRA, A. . Interfaces entre Desenvolvimento da Escrita e Mediação Digital: uma Experiência com Alunos Brasileiros e Canadenses.. 2016 (Comunicacao)
    • MARRA, A. . Como orientar a correção em FLE. 2016 (Comunicacao)
    • MARRA, A. . Promovendo o letramento acadêmico na Universidade de São Paulo: as ações do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH USP.. 2016 (Comunicacao)
    • MARRA, A. . O papel do feedback corretivo no processo de reescrita de alunos de francês. 2016 (Simposio)
    • MARRA, A. . O papel do feedback no desenvolvimento da escrita de gêneros textuais em francês língua estrangeira. 2015 (Outra)
    • LOUSADA, E. G. ; CAWS, C. ; MARRA, A. . Etayage en ligne et développement de la conscience métacognitive. 2016 (Simposio)
    • MARRA, A. . Mediação na era digital: desenvolvimento da escrita de gêneros textuais a partir da interação entre estudantes brasileiros e canadenses. 2015 (Seminário)
    • MARRA, A. . O processo de produção de textos em francês a partir da noção de gêneros textuais. 2014 (Outra)
    • MARRA, A. . Os tipos de feedback dados a produções escritas de alunos de francês como língua estrangeira. 2014 (Outra)
    • LOUSADA, E. G. ; MARRA, A. . VIIe Journée de Formation - Curso Extracurricular de Francês. 2013 ()
    • SEGUNDO, P. R. G. ; AQUINO, Z. G. O. ; MARRA, A. . I Congresso Internacional de Estudos do Discurso (I CIED). 2014 ()
    • LOUSADA, E. G. ; MARRA, A. . Xe Journée de Formation Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis. 2014 ()
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. D. ; MARRA, A. . Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. D. ; FAZION, F. ; MARRA, A. . 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. 2016 ()
    • LOUSADA, E. G. ; BUENO, L. ; BARRICELLI, E. ; FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. D. ; MARRA, A. . III CICA - Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. 2016 (Universidade de São Paulo)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: O papel do feedback corretivo no processo de reescrita de alunos de francês (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARRA, A. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo verificar em que medida os feedbacks corretivos dados às produções escritas de um gênero textual funcionam (ou não) como instrumentos para o desenvolvimento da autocorreção dos alunos. Para atingir nossos objetivos, baseamo-nos nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) propostos por Bronckart (1999, 2006, 2008). As pesquisas com base no ISD fundamentam-se, em primeira instância, nos estudos vigotskianos (Vigotski, 2004) sobre os processos de educação formal, que sustentam que as funções psíquicas superiores, características da espécie humana, têm sua origem nas interações e são constantemente reestruturadas sob a influência educacional. Para esse autor, todas essas funções surgem com o auxílio de um instrumento. Em nossa pesquisa, propomo-nos a investigar se os feedbacks corretivos podem ser considerados como instrumentos que permitiriam aos alunos do primeiro ano da habilitação em Francês agirem sobre o seu próprio processo de produção escrita.
    • Nome do projeto: A correção por pares através de ferramentas digitais como mediações formativas no ensino­aprendizagem de FLE (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARRA, A. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Este projeto de mestrado tem por objetivo estudar as mediações formativas de correção linguageira por meio de tecnologias entre alunos brasileiros e canadenses de níveis diferentes de francês e sua influência no desenvolvimento da produção escrita de gêneros textuais dos alunos brasileiros. Para realizar nosso estudo, baseamo­nos nos conceitos vigotskianos de mediação, instrumento e zona de desenvolvimento proximal (Vigotski, 1997, 2004; Friedrich, 2012), bem como em outros teóricos que desenvolveram propostas didáticas na esteira desses estudos, com base nas noções de gênero textual, instrumento e sequência didática (Schneuwly, Dolz, 2004). De forma mais específica, apoiamo­nos nos estudos do Interacionismo sociodiscursivo, de base vigotskiana, tal como proposto por Bronckart (1999, 2006) e seus seguidores (Machado, 2009), sobretudo para a análise dos dados produzidos e para a compreensão do desenvolvimento dos alunos no processo de escrita e reescrita. Esperamos que esta pesquisa traga contribuições no âmbito didático e possa fomentar reflexões a respeito mas não somente i) das dificuldades de aprendizagem de francês encontradas nos textos; ii) do papel da correção; iii) do desenvolvimento de uma melhor consciência metalinguística para se ter uma melhor produção escrita (no plano contextual, linguístico e discursivo). Além disso, acreditamos que este projeto poderá contribuir para refletir sobre os instrumentos de pesquisa utilizados, tendo em vista que são compostos de ferramentas digitais orientadas para a compreensão e desenvolvimento da produção escrita de gêneros textuais por alunos aprendizes de francês.
    • Nome do projeto: O processo de produção de textos em francês a partir da noção de gêneros textuais (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARRA, A. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de produção de textos de alunos de graduação em Letras do 3º semestre de curso, mas 1º da habilitação Francês/Português. Inserida na vertente teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), proposto por Bronckart (2003), a atual pesquisa parte da ideia de que a comunicação só é possível por meio de algum gênero textual. Os gêneros, por sua vez, são materializados por textos extremamente variáveis e maleáveis, mas com propriedades funcionais, estilo e composição próprias (Marcuschi, 2002). A proposta do ISD adota também o conceito de gênero textual não só como unidade de ensino, mas como ferramenta que atua no processo de aprendizagem (Schneuwly & Dolz, 2004). Assim, a análise da produção dos textos de alunos iniciantes no francês pode auxiliar para que entendamos como se articulam e se desenvolvem suas capacidades de linguagem quando produzem textos ao longo do semestre.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: L?oralité dans les livres Chronique des sept misères et Pays sans chapeau
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Language in Life:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • English Conversation Course:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2015 ).
        Outras informações: Graduando
    • University of Victoria:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Assistente de pesquisa
    • Curso Sapientia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professor