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Márcia Hitomi Namekata

    • Possui graduação em Letras (Língua, Literatura e Cultura Japonesa) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) (1993), mestrado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Japonesa) pela FFLCH - USP (1999), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela FFLCH - USP (2011) e pós-doutorado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Japonesa) pela FFLCH - USP (2019). Tem experiência nas áreas de Literatura e Cultura Japonesas, e Teoria Literária e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: mukashi banashi (contos antigos japoneses); folclore; literatura japonesa clássica e moderna; literatura japonesa contemporânea, com ênfase em Haruki Murakami; aspectos míticos da literatura japonesa. Atualmente é professor doutor na área de Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e professor colaborador na pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP).

       

      Links:    

    • Literatura Japonesa e Folclore; Teoria Literária e Literatura Comparada
    • Os "mukashi banashi" (narrativas antigas) da Literatura Japonesa
    • Os Gêneros e as Formas Narrativas na Literatura Japonesa: das Origens à Contemporaneidade
    • Literaturas Japonesas Clássica e Moderna
    • Literatura e Mito
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; ARAUJO, M. . Pintinhas. São Paulo : Panda Books, 2023 . 31p. ISBN: 9786556972695.
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Irui Kon'in no Mukashi Banashi - Contos Tradicionais Japoneses Sobre Casamentos Fantásticos. Curitiba : Editora Urso, 2020 . 205p. ISBN: 9786599124648.
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . 'Após o Anoitecer' e 'Kafka à Beira-Mar', de Haruki Murakami: Relações com o Mítico e o Maravilhoso Estudos Japoneses , v. 35 , p. 58 - 70 , 2015. ISSN: 24477125.
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Tanikô - O Ritual do Lançamento no Vale Revista Letras , v. 89 , p. 273 - 288 , 2014. ISSN: 22360099.
    • NAMEKATA, M. H. ; TAKAHASHI, M. H. . O arcaico nos mukashi banashi acerca dos casamentos entre seres diferentes (irui kon'in) ESTUDOS JAPONESES (USP) , v. 31 , p. 99 - 124 , 2011. ISSN: 14138298.
    • TAKAHASHI, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Tradução do conto 'Atravessando a Neve', de Miyazawa Kenji: alguns aspectos ESTUDOS JAPONESES (USP) , v. 27 , p. 123 - 137 , 2007. ISSN: 14138298.
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Uma análise acerca do mukashi banashi 'Kobutori Jiisan' Estudos Japoneses (USP) , v. 19 , p. 77 - 84 , 1999. ISSN: 14138298.
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . O conto japonês 'Urashima Tarô': uma análise sob o prisma do mito CERRADOS (UNB. IMPRESSO) , v. 8 , p. 71 - 80 , 1998. ISSN: 01043927.
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Os homens de Murakami: eternos solitários?. 1Q79 - Leituras de Haruki Murakami, v. 1, p. 1 - 333, 2020.
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . O 'eu' e o inconsciente na primeira trilogia de Haruki Murakami. Estudos Japoneses em Foco - Singularidades e Trajetórias Contemporâneas, v. 1, p. 255 - 270, 2020.
    • TAKAHASHI, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, T. . Diários da viagem de retorno de um imigrante japonês à terra natal. Cem Anos da Imigração Japonesa - História, memória e arte, v. , p. 263 - 283, 2008.
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    • PIRES, G. V. V. B. ; NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . O livro do chá. São José dos Pinhais : Urso , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; SILVA, L. B. B. C. . Prefácio ao livro 'Gatos: Contos fantásticos orientais'. São José dos Pinhais - PR : Urso , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • DELGADO, M. A. ; ASSE, R. ; PAGANINI, M. ; LESLIE, C. ; NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Contos de Yôkai: fantasmas do Japão. Londrina - PR : Florear Livros , 2021 (revisão)
    • SILVA, L. B. B. C. ; NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Prefácio ao Livro 'Raposas - Contos Fantásticos Orientais'. Curitiba : Editora Urso , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
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    • COSTA, H. M. ; GAUDENCIO, F. S. ; NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Suanê Artebiografia. : Noeses , 2019 (revisão)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; OKAMOTO, M. S. ; TOMIMATSU, M. F. ; NAMEKATA, T. . Sôbô - Uma Saga da Imigração Japonesa. São Paulo : Ateliê Editorial , 2008 (revisão)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . 'Coração' e as transformações de um país feudal. 2022 (Outra)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Resolução 510, de 07 de abril de 2016. 2022 (Conferência)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Irui Kon'in - Mukashi Banashi Sobre os Casamentos Entre Seres Diferentes. 2022 (Conferência)
    • PINTO, G. C. A. ; NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Representação da Identidade do Indivíduo em Kobo Abe (1964). 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, M. F. X. ; NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Os três aspectos do corvo: Uma análise de 'Kafka à Beira-mar'. 2021 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . 'O Assassinato do Comendador': Uma Releitura da Obra de Haruki Murakami?. 2021 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; PIETSCH, M. G. ; PIRES, G. V. V. B. ; PACHECO, N. T. . Kamishibai - Teatro de Papel. 2019 (Outra)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; ICHIKAWA, J. K. ; MINO, L. Y. ; SILVA, L. B. B. C. ; FERNANDES, V. T. B. . Literatura e Cultura Japonesa: Tradição e Modernidade. 2019 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Lady Rokujô, de 'Genji Monogatari'. 2019 (Conferência)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Relações Familiares: A Literatura Japonesa e 'Okuribito'. 2018 (Conferência)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Sei Shônagon. 2018 (Conferência)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . O Kamishibai como projeto de extensão na Universidade Federal do Paraná. 2018 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . O 'Eu' e o Inconsciente na Primeira Trilogia de Haruki Murakami. 2018 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Inconsciente, Fantástico e Mundos Paralelos em Haruki Murakami. 2017 (Conferência)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . A natureza e o animismo em Hayao Miyazaki. 2016 (Conferência)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; Klaus Eggensperger . A peça de teatro 'Tanikô' e sua adaptação brechtiana. 2016 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; Klaus Eggensperger . Brecht e o Teatro Nô. 2015 (Conferência)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; Satomi Oishi Azuma . Oficina de Kamishibai. 2015 (Outra)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; TAMARU, L. H. . Curso 'Noh - Tradição e Atualidade do Teatro Japonês'. 2015 (Outra)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Olhares sobre Orientes: femininos extremos. 2015 (Conferência)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . O centro do mundo é onde se está? Pensando os orientes. 2015 (Conferência)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . A Literatura Japonesa e sua relação com o Ocidente. 2014 (Conferência)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Os mukashi banashi (narrativas antigas) da literatura japonesa: o feminino na categoria dos contos sobre casamentos entre seres diferentes. 2015 (Outra)
    • NAMEKATA, M. H. ; NAMEKATA, M.H. ; KRASOTA, A. G. ; MACIEL, A. T. ; SUZUKI, M. N. . Cultura Japonesa: Tradição e Modernidade. 2013 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, M. H. ; NAMEKATA, M.H. . A LIteratura Fantástica no Japão: 'Contos da Lua e da Chuva' de Ueda Akinari. 2013 (Outra)
    • NAMEKATA, M. H. ; Klaus Eggensperger ; NAMEKATA, M.H. . Brecht e o Teatro Nô. 2013 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, M. H. ; Klaus Eggensperger ; NAMEKATA, M.H. . O teatro nô tradicional e seus desdobramentos no século XX. 2012 (Outra)
    • Klaus Eggensperger ; Thiago Rodrigues da Silva ; Erika Nishikawa ; NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . O cinema de Akira Kurosawa: adaptações e influências. 2011 (Simposio)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Duplo Suicído em Amijima. 2011 (Outra)
    • TAKAHASHI, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Tradução de narrativas orais japonesas: alguns aspectos. 2008 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; OKAMOTO, M. S. . Literatura fantástica do Japão. 2007 (Outra)
    • NAMEKATA, Márcia H. . Japanese immigration to Brazil. 2001 (Conferência)
    • NAMEKATA, Márcia H. . Burajiru no bunka (Cultura brasileira). 2001 (Conferência)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Participação do imigrante japonês na formação da cultura brasileira. 2000 (Conferência)
    • NAMEKATA, Márcia H. . Oral traditions and translations: the Japanese "mukashi banashi" (ancient tales). 2008 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. . O cônjuge totêmico nos "mukashi banashi" japoneses. 2007 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. . A viagem mítica de Urashima Tarô. 2007 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. . Os "mukashi banashi" da Literatura Japonesa e a imagem dupla da mulher: considerações acerca da esposa animal. 2006 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . As personagens femininas nos mukashi banashi (contos antigos) da literatura japonesa - aspectos particulares e universais. 2000 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Os mukashi banashi "Urashima Tarô" e "Issunbôshi": uma análise sob o prisma do mito. 1998 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . As personagens fantásticas presentes nos mukashi banashi (contos antigos) da literatura japonesa. 1998 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Bem, mal, valores maniqueístas e relativistas nos mukashi banashi japoneses. 1997 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Os mukashi banashi (contos antigos) da literatura japonesa e sua relação com os contos maravilhosos ocidentais: alguns aspectos. 1996 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Tipologia dos mukashi banashi japoneses. 1996 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Análise preliminar da estrutura dos mukashi banashi. 1995 (Comunicacao)
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Fantasia e solidão se misturam em 'Minha Querida Sputnik', de Murakami. 2018 Folha de São Paulo
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; CARRASCOZA, J. A. ; KOHL, R. ; HIGASHI, V. . Uma Conversa Sobre Haruki Murakami. 2018 Japan House / Alfaguara
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; SILVA, L. B. B. C. ; SANTOS, V. B. G. . O feminino nas narrativas fantásticas do Japão. 2019
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; MONZANI, J. M. ; SAKURAI, C. . Samurais. 2021 Estadão - Estado da Arte - revista de cultura, arte e ideias
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Vida e solidão na obra de Haruki Murakami. 2022 Estadão - Estado da Arte - revista de cultura, arte e ideias
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; ARAUJO, C. . Murasaki Shikibu. 2022 Enciclopédia Mulheres na Filosofia
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; OKAMOTO, M. S. . A explosão da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. 1999 Rádio Difusora de Assis
    • NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; SILVA, L. B. B. C. . O feminino nas narrativas fantásticas do Japão. 2019 Programa Plateia
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . IX Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa - I Encontro Latino-Americano. 1998 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Assis)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. . V Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras. 1998 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Assis)
    • TAKAHASHI, M. H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; Mina Isotani ; GARDENAL, L. M. S. ; Satomi Oishi Azuma . Japonês UFPR: Abrindo Novos Espaços. 2010 (Área de Japonês - Universidade Federal do Paraná)
    • TAKAHASHI, M. H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; GARDENAL, L. M. S. ; Mina Isotani ; Satomi Oishi Azuma . Recepção e formação da literatura narrativa. 2010 (Área de Japonês - Universidade Federal do Paraná)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; Satomi Oishi Azuma ; Mina Isotani ; OKAMOTO, M. S. ; GARDENAL, L. M. S. . O ensino da Língua Japonesa em Toyohashi - Japão. 2010 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - UFPR)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; Satomi Oishi Azuma ; Mina Isotani ; GARDENAL, L. M. S. ; OKAMOTO, M. S. . Mostra de Cinema Japonês. 2010 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - UFPR)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; Satomi Oishi Azuma ; Mina Isotani ; GARDENAL, L. M. S. ; OKAMOTO, M. S. ; Terumi Koto Bonnet Villalba . XXII Encontro Internacional de Professores de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2012 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - UFPR)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; GARDENAL, L. M. S. ; Mina Isotani ; OKAMOTO, M. S. ; Satomi Oishi Azuma . VII Encontro de Professores de Língua Japonesa do Sul do Paraná. 2011 (Universidade Federal do Paraná)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; GARDENAL, L. M. S. ; Mina Isotani ; OKAMOTO, M. S. ; Satomi Oishi Azuma . Plantação de arroz e a cultura japonesa - Conceitos a partir da 'caça' de peixes e de marrecos nos campos de arroz irrigado. 2011 (Universidade Federal do Paraná)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; TAMARU, L. H. ; MIRANDA, C. M. A. ; COLLIN, L. M. D. ; TORRES NETO, W. L. ; YAMAWAKI, J. ; REZENDE, T. H. . Nô: Tradição e Atualidade do Teatro Japonês. 2015 (Associação Nikkei de Curirtiba)
    • DORE, A. ; NAMEKATA, M.H. ; NAMEKATA, Márcia H. . Japão: Temas e Fontes. 2019 (UFPR - Departamento de História/ Departamento de Letras Estrangeiras Modernas)
    • NAMEKATA, Márcia H. ; NAMEKATA, Márcia H. ; Satomi Oishi Azuma ; Mina Isotani ; GARDENAL, L. M. S. ; OKAMOTO, M. S. . A importância das formas honoríficas da língua japonesa no mundo social e corporativo no Japão. 2010 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - UFPR)
    • Nome do projeto: Os mukashi banashi (contos antigos) da Literatura Japonesa, o feminino e os casamentos entre seres diferentes:uma análise das imagens da esposa animal e da esposa celestial no contexto do Japão da Antiguidade (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. .
      Descrição: Na Literatura Japonesa, entende-se por mukashi banashi as histórias antigas transmitidas oralmente entre o povo, desde os tempos mais remotos. Devido à amplitude deste gênero literário, há uma diversidade de tipologias em que podem ser classificadas tais narrativas. O projeto em questão tem por objetivo a análise da estrutura narrativa dos mukashi banashi acerca dos casamentos entre seres diferentes, com enfoque nas esposas animal e celestial, na tentativa de se encontrar uma teoria que explique a estrutura desse tipo de conto japonês, bem como a análise da esfera de ação das protagonistas femininas, através da qual se pretende verificar as projeções míticas nos contos, que revelam a vida dos povos antigos.
    • Nome do projeto: Estudos Culturais (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , Klaus Eggensperger , Mina Isotani , COELHO, M. J. B. .
      Descrição: Visto que os docentes envolvidos no projeto trabalham com línguas e literaturas estrangeiras, o projeto em questão destina-se à leitura crítica de textos relacionados à cultura e à formação do indivíduo.
    • Nome do projeto: O teatro japonês (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. .
      Descrição: Os três gêneros teatrais mais difundidos no Japão - Nô, Bunraku e Kabuki - surgiram no período feudal, mais precisamente entre os períodos Muromachi (1333-1573) e Edo (1603-1867). O teatro Nô, que é conhecido como teatro de máscaras, tem origens remotas, mas consagrou-se através das peças de Kan'ami, no século XIV, e de seu filho Zeami. O teatro Bunraku, conhecido também como Jôruri, consiste no teatro de bonecos que atingiu grande sucesso entre as classes populares no período Edo; teve como grande representante Chikamatsu Monzaemon (1653-1724), que se destacou pelas peças sobre o suicídio entre amantes ("Duplo Suicídio em Amijima", entre outras). O teatro Kabuki desenvolveu-se no período Edo, e destacou-se, em linhas gerais, pelos atores masculinos que representavam papéis femininos. O projeto em questão tem por objetivo o estudo teórico destas três formas teatrais que, até hoje, gozam de popularidade no Japão. Pretende-se também analisar os reflexos desses gêneros não só no teatro moderno japonês como também no Ocidente.
    • Nome do projeto: O teatro Nô: tradição e modernidade (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. , TAMARU, L. H. .
      Descrição: O curso, de duração de 15 semanas, tem por finalidade oferecer um panorama do teatro Nô, conhecido no Ocidente como teatro de máscaras. Apesar de ter atingido seu auge no século XIV, apresenta origens remotas mas, ao mesmo tempo, é difundido tanto no Japão como no ocidente através das peças do cânone, bem como de suas releituras modernas e pela criação de peças modernas. Serão apresentados o histórico do teatro Nô, sua estrutura, e serão analisadas as principais peças do cânone, bem como as peças que as inspiraram e também suas versões modernas.
    • Nome do projeto: A Literatura Japonesa: dos Primórdios à Contemporaneidade (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, M.H. .
      Descrição: O presente projeto destina-se a traçar um panorama da literatura japonesa, desde a primeira obra literária de que se tem registro ? o Kojiki (?Registro de Fatos Antigos?), de 712 d.C., coletânea de mitos que foi compilada por ordem imperial, tendo por finalidade principal a legitimação do poder imperial. Pretende-se fazer, a partir de então, uma apresentação e análise das obras principais de cada período histórico desde Nara (710?784 d.C.),a saber: . Período Heian (período aristocrático, 794?1185), quando se deu o movimento de nacionalização da cultura japonesa e um grande desenvolvimento literário, representado em especial pela literatura produzida pelas damas da corte; . era feudal (compreendendo os períodos Kamakura, Muromachi, Azuchi-Momoyama e Edo, de 1185 até 1867); . era moderna (compreendendo os períodos Meiji, Taishô e Shôwa, a partir de 1868 até meados da II Guerra Mundial); . era contemporânea (da II Guerra Mundial até os dias atuais). Este estudo contemplará a evolução da literatura japonesa, levando-se consideração os aspectos históricos, políticos e culturais do Japão. Deveremos também estabelecer uma relação entre obras literárias de diferentes períodos. O objetivo do presente projeto é o de elaborar um material de apoio em literatura para os alunos do curso de Letras-Japonês.
    • Nome do projeto: Um Dia em Nihongo (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. , OKAMOTO, M. S. , GARDENAL, L. M. S. , Satomi Oishi Azuma , SUEMITSU, D. C. Z. , MIZUSHIMA, A. .
      Descrição: Palestras e atividades relativas à língua, literatura e cultura japonesa para os alunos de graduação da UFPR, alunos do Celin e de escolas particulares de idiomas, e público interessado.
    • Nome do projeto: Oficina: Metodologia de Pesquisa (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. , CUNHA, K. M. R. , FREITAS, P. G. .
      Descrição: Oficinas sobre metodologia de pesquisa científica ministradas aos alunos da disciplina Projetos de Aprendizagem
    • Nome do projeto: O Universo do Nô (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. , TAMARU, L. H. , COLLIN, L. M. D. , MIRANDA, C. M. A. .
      Descrição: Atividades acadêmicas relativas ao teatro Nô, workshop e apresentação da Companhia Kanze (Japão)
    • Nome do projeto: "Kamishibai" e "Mukashi Banashi": As narrativas japonesas no contexto social curitibano (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. , Satomi Oishi Azuma .
      Descrição: Os mukashi banashi (contos antigos) da literatura japonesa consistem em uma forma literária que, comparada à literatura ocidental compreende, em âmbito geral, contos de caráter maravilhoso, bem como aqueles que se aproximam das fábulas, mitos e lendas. Considerando-se, assim, esses mukashi banashi como narrativas cuja origem se perde no tempo, é possível dizer que, de maneira semelhante à maioria dos povos, tais contos faziam parte de um acervo narrativo destinado a adultos; entretanto, com a tradição oral e o decorrer das gerações, sofreram modificações em sua estrutura, fato que veio acarretar, em diversos deles, um direcionamento para o campo infantil. Considerando-se os mukashi banashi um gênero narrativo oral, com o decorrer das gerações outros recursos foram incorporados na transmissão dos mesmos, como os livros ilustrados e os kami shibai, arte que, literalmente, poderia ser traduzida por ?teatro de papel?. Trata-se de uma técnica de narração de histórias através de gravuras apresentadas ao público em uma sequência. Os mukashi banashi já têm sido trabalhados, com sucesso, pelos alunos de licenciatura do curso de graduação em Letras-Japonês da UFPR no programa Licenciar, de ensino de língua estrangeira aos alunos da rede pública do município de Curitiba. A ideia deste curso de extensão é ampliar a utilização dessas narrativas através dos kami shibai, tanto no tocante às atividades dos alunos ministrantes das aulas na rede pública ? através do trabalho de preparo do material, traduzindo as narrativas e elaborando a parte visual (desenhos) ? como trabalhando-as em sala de aula junto com os alunos. Pensando-se ainda no poder curativo das palavras, já evocado por Walter Benjamin e presente em diversas narrativas, sendo a mais conhecida a coletânea ?As Mil e Uma Noites? ? na qual Scherazade cura, através das palavras, a alma do sultão ferida pela traição feminina ?, este projeto destina-se também aos alunos de bacharelado do mesmo curso, por meio da socialização dos mukashi banashi e dos kami shibai. Além da etapa de preparo do material, os contos japoneses deverão ser levados a hospitais infantis e instituições de atendimento a idosos, em atividades de contação de histórias.
    • Nome do projeto: Literatura Japonesa: Além dos Limites da Universidade (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. .
      Descrição: Apresentação das palestras "Questões de Autoria em 'O Livro de Travesseiro'", proferida pelo Prof. Andrei dos Santos Cunha, da UFRGS, e "As Vanguardas na Poesia Japonesa", proferida pelo Prof. Dr. Roberto Pinheiro Machado, da UFRGS
    • Nome do projeto: Antonina Conta... E Se Encontra (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. , COELHO, M. J. B. , PICANCO, D. C. L. .
      Descrição: Oficinas preparatórias para o Festival de Inverno da UFPR em Antonina, ministradas aos professores da rede municipal de enisno de Antonina - PR
    • Nome do projeto: Os gêneros e as formas narrativas na literatura japonesa: das origens à contemporaneidade (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, M.H. .
      Descrição: O presente projeto destina-se ao estudo dos gêneros literários japoneses e suas formas narrativas, dos primórdios até a pós-modernidade. Tomaremos como ponto de partida os "mukashi banashi" (contos antigos), que compreendem os mitos, lendas e contos de caráter maravilhoso. À semelhança dos contos de fadas do Ocidente, os mukashi banashi apresentam uma origem remota e fazem parte de uma tradição narrativa oral. A partir do momento em que se consolida a literatura escrita, tem-se o surgimento da primeira obra literária no Japão, o Kojiki (?Relato de Fatos Antigos?, 712 d.C.), compilação de mitos, registros históricos e lendas que foi organizada no período Nara (710?784 d.C.), sob ordem imperial, numa época em que se completou o processo de unificação política, estratificação social e consolidação da família imperial japonesa, que já havia se iniciado pelo menos dois séculos antes. Nos períodos subsequentes, temos o surgimento de diversas formas narrativas, cujas influências se farão presentes não só na literatura dos períodos que se sucedem, mas também em outras manifestações artísticas. Dessa forma, é possível afirmar que, na cultura japonesa, o passado exerce uma influência significativa sobre o presente. Pretendemos, além da investigação sobre a literatura de cada período histórico japonês e seus gêneros mais representativos, enfocar os seus desdobramentos ao longo do tempo sobre outras artes, como o cinema, o teatro, os quadrinhos e os anime.
    • Nome do projeto: Projeto Mutirão - mais cultura na UFPR (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. , COELHO, M. J. B. , PICANCO, D. C. L. , CORREA, R. O. , SOUZA, C. S. , GIL, L. P. , FERRARI, A. J. , SOUZA, S. R. , CABRAL, B. L. F. , DANIEL, A. F. G. , GORSDORF, L. F. , SILVA, L. R. O. , FERNANDEZ, C. , RECHIA, S. A. , ROSATO, M. C. .
      Descrição: O Projeto Mutirão - Plano de Cultura da UFPR é uma política cultural universitária que articula as práticas de ensino, pesquisa e extensão à participação cidadã ? aqui pensada como cidadania cultural, com o propósito de construir políticas públicas para a cultura, educação e direitos humanos, assim como sua execução e continuidade no âmbito Universitário no Paraná e, consequentemente, no Brasil. Tem por princípios o protagonismo dos coletivos e atores sociais; o diálogo interinstitucional e social entre as esferas federal, estadual, municipal, distrital e setorial; a legitimidade política e reconhecimento dos coletivos, instituições e atores sociais; a transparência, com relação a sua elaboração, execução e resultados.O Plano de Cultura da UFPR será desenvolvido por meio de programas, projetos e ações que articulam atividades de formação e intercâmbio de experiências; circulação e difusão de conteúdos e bens culturais e de garantia ao direito à memória e ao patrimônio ? aqui pensados de forma ampla. As atividades elencadas serão desenvolvidas com o protagonismo de professores, estudantes e técnicos administrativos que constituem os quadros da UFPR junto aos grupos, coletivos e comunidades (sociedade civil) de um território cultural denominado Litoral do Paraná; atentando para a pluralidade do circuito de criação e fruição; da circulação; da difusão e consumo; da educação, pesquisa e produção de conhecimento.Pretende-se com isso, implementar ações que reconheçam, desenvolvam, valorizem e divulguem a cidadania e a diversidade cultural do Litoral do Paraná; estimular a vivência multicultural e interdisciplinar dos bens e conteúdos culturais por coletivos e comunidades do Litoral e da UFPR; promover a inclusão de temas e práticas estéticas de grupos e coletivos culturais e comunitários em situação de vulnerabilidade social no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Ademais de consolidar um fórum permanente de discussão e participação coletiva sobre o tema da cultura, da educação e dos direitos humanos, com toda a comunidade acadêmica da UFPR, incluindo todos os campi e setores.
    • Nome do projeto: Oficina: Metodologia de Pesquisa (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. .
      Descrição: Como parte da programação da disciplilna "Projeto de Aprendizagem", a oficina tem por objetivo levar ao conhecimento dos alunos as normas de apresentação de trabalhos escritos e apresentações orais. Haverá uma tentativa de se estabelecer a relevância teórica ou prática do conhecimento produzido com a pesquisa, de modo a convencer o leitor sobre a importância do trabalho para alguma comunidade, com o intuito de socializar o conhecimento acadêmico e envolver setores da sociedade no ambiente universitário.
    • Nome do projeto: A Cultura Japonesa e Seus Desdobramentos na Universidade e na Comunidade (2016 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, M.H. , Satomi Oishi Azuma , TSUNODA, A. .
      Descrição: O presente projeto, tendo por base a língua e a literatura japonesa, aspectos relevantes no curso de graduação em japonês da UFPR, privilegiará a cultura japonesa, tendo como elemento de destaque o ?kamishibai? (teatro de papel), já desenvolvido em caráter de curso de extensão no ano de 2015. No presente projeto, suas etapas consistirão em: 1) tradução dos ?mukashi banashi? (narrativas antigas) da literatura japonesa, fase que deverá incluir estudos acerca de teoria da tradução e teoria da narrativa; 2) ilustração das histórias traduzidas; 3) construção das caixas-palco para o ?kamishibai?; 4) ensaio da apresentação da leitura em português e japonês; 5) socialização das narrativas, através de sessões de contação de histórias junto a escolas públicas e entidades assistenciais voltadas para crianças e idosos.
    • Nome do projeto: Introdução à Língua Clássica Japonesa (Módulo 1) (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. .
      Descrição: O curso em questão pretende oferecer uma introdução à língua clássica japonesa - aquela vigente a partir do surgimento das primeiras obras literárias do Japão, em 710 d.C., até o final do período feudal, em 1867 -, como forma de preencher a lacuna existente no curso de graduação em língua e literatura japonesa desta universidade. Devido à falta de espaço na grade horária do curso, os alunos ficam impossibilitados de estudar tal forma de linguagem, não tendo assim acesso aos textos clássicos no original. Ultimamente, muitos alunos têm elaborado projetos de pesquisa acerca da literatura deste período, mas só conseguem traduzir textos a partir de suas traduções para a língua inglesa, fato que impede que o aluno conheça o ?espírito? da obra original.
    • Nome do projeto: Introdução à Língua Clássica Japonesa (Módulo 2) (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. .
      Descrição: O curso em questão consistirá na continuação do curso de extensão "Introdução à Língua Clássica Japonesa (Módulo 1)". Neste, foi realizada uma apresentação introdutória da língua clássica japonesa (aquela vigente a partir do surgimento das primeiras obras literárias do Japão, em 710 d.C., até o final do período feudal, em 1867), com noções das categorias gramaticais básicas da língua clássica, como forma de preencher a lacuna existente no curso de graduação em língua e literatura japonesa desta universidade. Devido à falta de espaço na grade horária do curso, os alunos ficam impossibilitados de estudar tal forma de linguagem, não tendo assim acesso aos textos clássicos no original. Em "Introdução à Língua Clássica Japonesa (Módulo 2)", serão explicitadas categorias gramaticais mais complexas, como os auxiliares verbais, partículas e suas flexões, oferecendo assim aos alunos a oportunidade de traduzir uma maior variedade de textos no original.
    • Nome do projeto: O universo de Haruki Murakami: mundos paralelos, fantástico, influências (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. .
      Descrição: Haruki Murakami é considerado, na atualidade, um dos mais aclamados autores da literatura japonesa pós-moderna. Com uma obra vasta ? 14 romances, ensaios, traduções e uma significativa quantidade de contos ?, boa parte dela traduzida para vários idiomas, Murakami foi também agraciado com diversos prêmios literários. Com um estilo que já cativou leitores em diversas partes do mundo, de uma influência ocidental marcante que o situa em uma posição à parte entre os autores japoneses, enfoca em suas obras, por outro lado, elementos que vão desde a literatura japonesa clássica até a solidão e a alienação do homem japonês moderno. Considerando-se o contexto pós-moderno no qual se inserem as tramas do autor, os cenários onde estas se desenrolam pertencem ao Japão contemporâneo, e seus protagonistas compartilham algumas características: são pessoas comuns, solitárias, introspectivas, em busca de uma solução para seus conflitos interiores ? normalmente a busca por seu lugar no mundo. Percebemos romances narrados em primeira pessoa, como Ouça a Canção do Vento (1979), Norwegian Wood (1987) e Minha Querida Sputnik (1999), fato que pode sugerir que alguns de seus narradores carreguem consigo experiências vividas pelo próprio autor. Embora apresentem-se como parte integrante dessa metrópole/sociedade que isola os seus indivíduos, muitas das personagens de Murakami adotam uma reação que nos remete ao universo do mítico e do fantástico, na medida em que passam por situações que as levam à busca do autoconhecimento, a uma jornada ao inconsciente, configurando um trânsito entre dois mundos: o real e o paralelo. Tal fato cria a possibilidade de discutirmos a estrutura narrativa de suas obras sob o viés do mito e dos mukashi banashi (contos antigos) da literatura japonesa ? gênero narrativo correspondente aos contos maravilhosos da literatura ocidental. Devido à baixa carga atribuída às disciplinas de literatura japonesa no currículo do curso de Letras-Japonês, a ideia deste curso de extensão é proporcionar aos alunos de Letras e aos interessados em geral um espaço de discussão acerca das obras do autor, que tem encontrado um número crescente de admiradores, não apenas em âmbito acadêmico. Os temas que deverão nortear as discussões serão a) os mitos e os mundos paralelos, com bibliografias referentes aos assuntos e também à psicologia analítica e b) o fantástico, através dos pressupostos teóricos de Tzvetan Todorov. Atenção também deverá ser dada a alguns autores que influenciaram a literatura de Haruki Murakami, bem como as influências que este teve sobre outros escritores.
    • Nome do projeto: Interfaces literarias e estudos culturais (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , Klaus Eggensperger , MACHADO, Rodrigo V. .
      Descrição: O grupo tem o interesse em investigar as interfaces entre os estudos culturais, poeticas da alteridade e outras linguagens. Propoe-se a discussao de paradigmas teoricos, revisao dos modelos existentes e elaboracao de formas alternativas de abordagens, sendo um dos objetivos o estudo da interface entre os estudos literarios e outras linguagens, entre elas a fotografia, o cinema e as artes cenicas. Alem de reunioes periodicas, para fins de estudos, o grupo preve tambem a divulgacao de resultados concretos de pesquisas em eventos cientificos, bem como publicacoes em periodicos e coletaneas.
    • Nome do projeto: O mítico e o pós-moderno na literatura de Haruki Murakami (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, M.H. .
      Descrição: Haruki Murakami é considerado, na atualidade, um dos mais aclamados autores da literatura japonesa pós-moderna. Com uma obra vasta ? 14 romances, ensaios, traduções e uma significativa quantidade de contos ?, boa parte dela traduzida para vários idiomas, Murakami foi também agraciado com diversos prêmios literários. Com um estilo que já cativou leitores em diversas partes do mundo, de uma influência ocidental marcante que o situa em uma posição à parte entre os autores japoneses, enfoca em suas obras, por outro lado, elementos que vão desde a literatura japonesa clássica até a solidão e a alienação do homem japonês moderno. Considerando-se o contexto pós-moderno no qual se inserem as tramas do autor, os cenários onde estas se desenrolam pertencem ao Japão contemporâneo, e seus protagonistas compartilham algumas características: são pessoas comuns, solitárias, introspectivas, em busca de uma solução para seus conflitos interiores ? normalmente a busca por seu lugar no mundo. Embora apresentem-se como parte integrante dessa metrópole (sociedade) que isola os seus indivíduos, muitas das personagens de Murakami adotam uma reação que nos remete ao universo do mítico e do fantástico, na medida em que passam por situações que as levam à busca do auto-conhecimento, a uma jornada ao inconsciente, configurando um trânsito entre dois mundos: o real e o paralelo. Tal fato cria a possibilidade de discutirmos a estrutura narrativa de suas obras sob o viés do mito e dos mukashi banashi (contos antigos) da literatura japonesa. Assim, o presente projeto visa o estudo de quatro romances de Haruki Murakami sob os pontos de vista do mítico e do pós-moderno: "Ouça a Canção do Vento", "Pinball, 1973" e "Caçando Carneiros" (que configuram a chamada ?Trilogia do Rato?), e "Dance Dance Dance". E, a partir destes, a análise deverá ter outros desdobramentos em relação à temática, bem como deverão ser feitas referências a outras obras do autor, na tentativa de elaboração de um estudo mais detalhado.
    • Nome do projeto: No princípio da literatura está o mito: do arcaico ao contemporâneo nas literaturas estrangeiras (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. , NAGAE, N. H. , NASCIMENTO, L. , OTTE, G. , SOUSA, C. R. , MAIA, C. C. , ROANI, G. L. , FERNANDES, G. M. , GONCALVES, G. R. , PEREIRA, K. M. A. , NASCIMENTO, M. B. B. , AZEVEDO, M. M. , ROSENCHAN, N. , WIMMER, N. , RENAUX, S. .
      Descrição: Ampliar o projeto iniciado no triênio 2020-20203, que resultou na antologia: No princípio está o mito: do arcaico ao contemporâneo, tendo em vista a afirmativa de Jorge Luis Borges, en el princípio de la literatura está el myto, y asimismo en el fin". Sinônimo de palavra, discurso, narrativa (e até de mentira), o mito, com a diversidade de seus significados, não deixa dúvidas quanto ao seu papel fundador na literatura. Quando Sócrates, no II livro da República, aproxima os mitos à mentira e exige sua censura, o parentesco entre mito e literatura se revela, também, pelo lado negativo, isto é, pela crítica dos aspectos supostamente fantasiosos que atentariam contra o postulado de verdade ou dos bons costumes. As cenas violentas da Teogonia, de Hesíodo, chocavam os leitores da Grécia clássica, assim como o Cântico dos cânticos chocava os leitores da Bíblia pelo seu erotismo, fazendo com que se optasse por uma leitura alegórica. Com Dante, porém, o sentido alegórico foi muito além de um mero ato de censura, pois marcou um processo de recepção das narrativas míticas que não parou com o iluminismo do século XVIII, quando se achava que a razão iria acabar de vez com as fabulações do mito. O romantismo não apenas retomou o interesse pelos mitos, mas o ampliou pelas narrativas nórdicas e asiáticas, mostrando que a literatura moderna não apenas se alimenta de mitos, mas, pelo seu caráter alegórico, é, ela mesma, da ordem do mítico. O século XX, depois de se aproximar das ciências em suas vertentes realista e naturalista, ratifica, de certa maneira, o fracasso da razão quando promove uma verdadeira renascença do mito, tanto na prosa quanto no teatro. Além disso, a Filosofia, a Antropologia e a Teoria da Literatura, entre outras disciplinas, abandonam as doutrinas positivistas do século XIX, contribuindo não apenas para uma valorização do pensamento mítico (Cassirer), como também para a emancipação das culturas ditas primitivas (Lévi-Strauss). Nesse sentido, a proposta de estudo no biênio é analisar, nas literaturas contempladas no GT, a presença do mito em suas múltiplas acepções e, a partir dessa constatação, problematizar a permanência ou não de sua enunciação na contemporaneidade.
    • Nome do projeto: Representações míticas em "Crônica do Pássaro de Corda", de Haruki Murakami (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAMEKATA, Márcia H. , NAMEKATA, Márcia H. .
      Descrição: Haruki Murakami é, atualmente, um dos mais conhecidos autores da literatura japonesa pós-moderna, com uma vasta produção literária, boa parte dela traduzida para vários idiomas: 15 romances, ensaios, traduções e uma significativa quantidade de contos. Considerando-se o contexto pós-moderno no qual se inserem as tramas do autor, os cenários onde estas se desenrolam pertencem ao Japão contemporâneo, e seus protagonistas compartilham algumas características: são pessoas comuns, solitárias, introspectivas, em busca de uma solução para seus conflitos interiores normalmente a busca por seu lugar no mundo. Em Crônica do Pássaro de Corda, romance de 1994-95 e que é objeto do presente projeto, os eixos narrativos diversos que constituem a obra interligam-se na jornada empreendida pelo protagonista, que se inicia com o processo de busca pela esposa desparecida, e que se desdobra numa busca pelo próprio eu. Uma das forças motrizes da obra se assenta sobre as personagens femininas, que conduzem o protagonista masculino nesse processo. Embora apresentem-se como parte integrante dessa metrópole/sociedade que isola os seus indivíduos, muitas das personagens de Murakami adotam uma reação que nos remete ao universo do mítico e do fantástico, na medida em que passam por situações que as levam à busca do autoconhecimento, a uma jornada ao inconsciente, configurando um trânsito entre dois mundos: o real e o paralelo. Tal fato cria a possibilidade de discutirmos a estrutura narrativa de suas obras sob o viés do mito e dos mukashi banashi (contos antigos) da literatura japonesa.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2019
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Centro de Estudos Japoneses - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1994 ).
        Outras informações: pesquisador
    • Fundação do Desenvolvimento Administrativo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2008 ).
        Outras informações: docente assistente
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: pós-doutorando ministrante de disciplina
    • Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: pesquisador