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João Alex Costa Carneiro

    • É Bacharel (2007) e Licenciado (2008) em Filosofia, bem como Bacharel (2017) e Licenciado (2021) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Nessa mesma instituição, defendeu o Mestrado (2012) e o Doutorado (2017), ambos na subárea de Filosofia da Ciência, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Ao longo de sua formação obteve aprovação de financiamento das seguintes agências nacionais: PET(SESu-MEC), CAPES, FAPESP e CNPq. Obteve, ainda, bolsa para estágio de pesquisa de curta duração no exterior, concedida pela agência alemã DAAD. Suas pesquisas - no campo da Epistemologia, Filosofia e História das Ciências - voltam-se para as inter-relações entre o âmbito filosófico, histórico e sociológico no desenvolvimento das ciências naturais e humanas durante a primeira metade do século XX. Ao longo de sua formação, participou de diversas comissões e conselhos universitários. Possui experiência como parecerista em revista especializada internacional, bem como no ensino de Filosofia e Ciências Biológicas em nível médio e superior.

       

      Links:    

    • Carneiro, João Alex . Gênese e recepção do projeto epistemológico de Ludwik Fleck SCIENTIAE STUDIA , v. 13 , p. 695 - 705 , 2015. ISSN: 23168994.
    • CARNEIRO, J. A. C. . A visibilidade do ser - pintura e ontologia em Maurice Merleau-Ponty Humanidades em Diálogo (Impresso) , v. 2 , p. 51 - 61 , 2008. ISSN: 19826931.
    • CARNEIRO, J. A. C. ; OLIVEIRA, E. L. . A pós-graduação e o serviço público brasileiro . Boletim UFMG , Belo Horizonte , 31 mai. 2010.
  • Trabalhos em Anais: 5
    • Carneiro, João Alex . O conceito de Gestalt e a biologia holística de Kurt Goldstein. In: Encontro de História e Filosofia da Biologia , 2014 , Ribeirão Preto. Encontro de História e Filosofia da Biologia - Caderno de resumos. : , 2014. p. 119 - 123.
    • CARNEIRO, J. A. C. . Percepção, pintura e 'mundo primordial': Maurice Merleau-Ponty intérprete de Paul Cézanne. In: Simpósio Milton Santos de Ciência e Tecnologia , 2007 , Rio de Janeiro. Ciência e Tecnologia: V Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. : , 2007. p. 65 - 66.
    • Carneiro, João Alex ; FERREIRA, F. R. . As Orientações de Pesquisa de Santiago Ramon y Cajal e Wolfgang Köhler na explicação da percepção visual. In: VI Seminário de História e Filosofia da Ciência , 2014 , São Paulo. VI Seminário de História e Filosofia da Ciência: Caderno de Resumos. : , . p. 47 - 50.
    • Carneiro, João Alex . Ludwik Fleck, crítico do Círculo de Viena. In: XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia , 2013 , Salvador. XVII Congresso Interamericano de Filosofia: Resumos. Salvador : Quarteto, 2013. p. 258 - 258.
    • CARNEIRO, J. A. C. . A tese da incomensurabilidade: aproximações entre Ludwik Fleck e Thomas Kuhn. In: XIV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2010 , Águas de Lindoia. Atas do XIV Encontro Nacional ANPOF. : , 2010. p. 262 - 262.
    • CARNEIRO, J. A. C. ; Oliveira, C C T ; Silva, A FA ; Castro, E P ; Freitas, V S . Entrevista: Sérgio Paulo Rouanet para a Revista Humanidades em Diálogo. : , 2008 (Entrevista)
    • CARNEIRO, J. A. C. ; Talita Rosolen ; Bruna Coelho ; Luana Fúncia . Entrevista com o Prof. Renato Janine Ribeiro para revista Humanidades em Diálogo. São Paulo : ComArte , 2007 (Entrevista com o Prof Renato Janine Ribeiro, Diretor de Avaliação da CAPES)
    • CARNEIRO, J. A. C. ; RAMOS, M. C. ; FERREIRA, F. R. ; CABRAL, C. C. ; SANTOS, G. F. ; LUCHINI, M. . Mesa Redonda - A solução de problemas epistemológicos históricos no interior das culturas científicas: tensão neurorgânica e farmapsicobiológica. 2015 (Comunicacao)
    • CARNEIRO, J. A. C. . A teoria biológica da adesão celular diferencial de Johannes Holtfreter no contexto de sua época. 2019 (Comunicacao)
    • Carneiro, João Alex . O conceito de Gestalt e a biologia holística de Kurt Goldstein. 2014 (Simposio)
    • Carneiro, João Alex ; FERREIRA, F. R. . As orientações de pesquisa de Santiago Ramón y Cajal e Wolfgang Köhler na explicação da percepção visual. 2014 (Seminário)
    • Carneiro, João Alex . Ludwik Fleck, crítico do Círculo de Viena. 2013 (Congresso)
    • CARNEIRO, J. A. C. . Ludwik Fleck e a epistemologia. 2011 (Conferência)
    • CARNEIRO, J. A. C. . Do caos inicial à observação estilizada: o papel da percepção visual no projeto epistemológico de Ludwik Fleck. 2010 (Outra)
    • CARNEIRO, J. A. C. . A tese da incomensurabilidade: aproximações entre Ludwik Fleck e Thomas Kuhn (comunicação aprovada para apresentação no XIV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF). 2010 (Comunicacao)
    • CARNEIRO, J. A. C. . Da 'Gestalt' à 'forma do Ser': sobre o desenvolvimento da noção de forma na filosofia de Maurice Merleau-Ponty. 2007 (Comunicacao)
    • CARNEIRO, J. A. C. . A visibilidade do ser ? pintura e ontologia em Maurice Merleau-Ponty. 2007 (Comunicacao)
    • CARNEIRO, J. A. C. . A influências das ciências experimentais, sobretudo da Gestaltpsychologie, na obra de Maurice Merleua-Ponty. 2006 (Comunicacao)
    • CARNEIRO, J. A. C. . Percepção, pintura e ?mundo primordial?: Maurice Merleau-Ponty intérprete de Paul Cézanne. 2006 (Comunicacao)
    • CARNEIRO, J. A. C. ; Bruna Coelho ; Luana Fúncia ; Talita Rosolen ; Sparvoli . Lançamento da Revista Humanidades em Diálogo junto ao XV SIICUSP. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A Evolução de Conceitos Transdisciplinares na Passagem do Século XIX ao século XX: O Caso do Protoconceito de Gestalt (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, J. A. C. , RAMOS, M. C. .
      Descrição: Nosso objeto central de estudo residiu na compreensão da evolução histórica e epistemológica sofrida pelo conceito de Gestalt, cuja tradução para o termo ?forma? ou suas derivações não preserva o seu sentido mais fundamental: uma totalidade que é distinta da soma das partes que a compõe, sendo essa totalidade capaz de sofrer reconfigurações sem ter sua identidade alterada. Nosso enfoque foi o período que vai de 1886 a 1935, com eventuais avanços e recuos para aquém e além desse intervalo. Foi dada especial atenção ao modo como tal conceito se configurou nas teorias psicológicas da época, com destaque para as formulações da Psicologia da Gestalt (Escola de Frankfurt-Berlim), cujos principais representantes foram Max Wertheimer (1880 - 1943), Kurt Koffka (1886 - 1941) e Wolfgang Köhler (1887 - 1967). Contudo, nosso viés investigativo, a exemplo daquele compartilhado pelos integrantes da Escola de Frankfurt-Berlim, não foi disciplinar nem monográfico-autoral. Entendemos a Gestalt como exemplo de um protoconceito, ou seja, um conceito capaz de sofrer contínuas rearticulações tanto no âmbito da cultura científica como da filosófica, sem, com isso, deixar de manter inte-rrelações com a cultura geral da época. Nossa investigação, portanto, alternou-se entre vários níveis, cujos principais foram: o conceitual, o epistemológico, o histórico, o social - entendido em sua expressão mais concreta como um coletivo de pensamento - e o instrumental. Quanto a este último nível, apresentamos uma classe de dispositivos, cujos integrantes, de modo análogo ao protoconceito, foram denominados protoinstrumentos. A isso acrescentaram-se as particularidades do ambiente científico moderno, cujos expedientes de pesquisa e circulação de informação obedecem a padrões próprios. Esse conjunto de fatores impuseram a necessidade de uma prévia reflexão metodológica, acarretando na divisão desta tese em duas partes interdependentes. Na primeira, realizamos um amplo exame das principais tradições, no âmbito da filosofia da ciência do século XX, cujas formulações apontaram para um estreitamento das relações entre a história e a produção do conhecimento científico. Os principais representantes debatidos foram Gaston Bachelard (1884 - 1962), Georges Canguilhem (1904 - 1995), Alexandre Koyré (1892 - 1964, Ludwik Fleck (1896 - 1961), Arthur Lovejoy (1873 - 1962), Thomas Kuhn (1922 - 1996) e Peter Galison. Ao final da Segunda Parte, propusemos uma orientação no âmbito da epistemologia histórica a que denominamos proposta protoconceitual convergente. Com ela, são detalhados o conjunto de categorias e pressupostos metodológicos assumidos em nossa investigação. Com base nisso, percorreremos, na Segunda Parte, as múltiplas articulações sofridas pelo protoconceito de Gestalt, tanto no âmbito da tradição alemã, como nos trabalhos pioneiros de Ernst Mach (1838 - 1916), Christian von Ehrenfels (1859 - 1932) e representantes da Escola de Graz, com destaque para Vittorio Benussi (1878 - 1927). Defendemos que a Escola de Frankfurt-Berlim foi a principal responsável pela efetivação da Gestalt como um protoconceito transdisciplinar, cujo núcleo semântico manteve-se preservado durante suas múltiplas articulações. Este projeto de pesquisa resultou na defesa de minha Tese de Doutorado.
    • Nome do projeto: A teoria embriológica da adesão celular diferencial de Johannes Holtfreter no contexto de sua época (2017 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, J. A. C. , FERREIRA, F. R. .
      Descrição: Nosso objetivo consistiu em apresentar, em linhas gerais, o desenvolvimento da teoria da adesão celular e tecidual proposta por Johannes Holtfreter tendo em vista o seu contexto teórico e experimental. Para isso, nos concentramos em dois artigos. O primeiro, de 1939, provém da fase alemã do referido pesquisador: Afinidade tecidual, um meio de conformação embrionária (Gewebeaffinität, ein Mittel der embryonalen Formbildung); o segundo, de 1955, deriva de sua estadia norte-americana e é coassinado por Philip L. Townes: Movimentos direcionados e adesão seletiva de anfíbio em estágio embrionário (Directed movements and selective adhesion of embryonic amphibian). Nossa hipótese investigava foi a de que houve uma clara mudança na orientação de pesquisa, inicialmente de viés tecidualista e, posteriormente, citológica (celular), cujos marcos são os referidos artigos. Esta pesquisa foi fruto de uma investigação apresentada à disciplina Pesquisa em Biologia, componente curricular da Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e constitui exigência para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas.
    • Nome do projeto: Transdisciplinaridade e ensino de Filosofia: uma proposta protoconceitual convergente (Projeto em elaboração) (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, J. A. C. .
      Descrição: Embora seja tão antigo quanto a constituição do currículo da universidade moderna, o debate acerca da divisão disciplinar do conhecimento acentuou-se no Pós-guerra, período caracterizado por um grande avanço tecnológico e concomitante aprofundamento do saber especializado. Em tal contexto, conceitos desafiadores a essa lógica passaram a se proliferar: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinar e, por fim, transdisciplinaridade. A passagem dos anos de 1980 a 1990, embalada por diversas conferências promovidas pela UNESCO e CIRET, foi marcante para a reflexão acadêmica dos impactos da especialização, tendo exercido, na virada do milênio, influência direta sobre a discussão pedagógica. No Brasil, assistimos à promulgação da LDB (1996), e à publicação dos PCN (1999) e das OCEM (2006). Tais documentos apontaram, ainda que de modo impreciso, para um futuro escolar inter e transdisciplinar. A Filosofia - cujo ensino disciplinar a nível nacional passou a ser previsto apenas a partir de 2008 - é indicada como o componente curricular mais profícuo para tal direcionamento. Conceber o exercício filosófico para além do campo disciplinar implica, de saída, assumi-lo sob uma certa perspectiva filosófica. Nesse sentido, esse projeto consiste num desenvolvimento de certas posições defendidas em minha tese de doutorado atinentes à abordagem protoconceitual convergente no interior da tradição epistemológica histórica. Trata-se, no atual contexto, de apresentar uma perspectiva que busque analisar o trânsito histórico de conceitos por diferentes disciplinas, áreas do conhecimento e âmbitos sociais. A abordagem é dita transdiciplinar, uma vez que atenta justamente para o trânsito, e não o mero diálogo ou justaposição disciplinar. Seu objeto reside na reconstrução de conceitos prototípicos, capazes de múltiplas articulações por diferentes áreas do saber, sendo, por isso, denominados protoconceitos. Essa formulação inicial, captada por meio desses conceitos, refere-se à dimensões históricas, sociais e filosóficas das Ciências Naturais. Objetivamos, com isso, apresentar a transdisciplinaridade em sua efetividade e concretude histórica e social. Tais proposições podem, a nosso ver, ser transpostas para a compreensão de outros âmbitos, como os que relacionam a Filosofia com as Artes, a Política e as Humanidades em geral. O enfoque diz respeito a temas e conceitos comumente empregados no currículo escolar em nível Médio. Faremos menções, porém, a formulações passíveis de serem utilizadas em cursos introdutórios de Filosofia em Nível Superior. Longe de propor uma dissolução da natureza disciplinar da Filosofia, objetiva-se, portanto, o caráter transdisciplinar de seu exercício.
    • Nome do projeto: Holismo e localizacionismo no desenvolvimento de conceitos neurológicos na segunda metade do século XX (projeto em elaboração)) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, J. A. C. .
      Descrição: O presente projeto, ainda em vias de elaboração, visa dar prosseguimento às pesquisas já realizadas no curso do Doutorado. Tendo em vista a orientação epistemológica e histórica protoconceitual convergente, busca-se, nesta oportunidade, investigar o trânsito de conceitos científicos com potencial heurístico por diferentes disciplinas científicas. O núcleo investigativo da pesquisa até então fora ocupado pelo protoconceito de "Gestalt", bem como o trânsito de suas derivações em diferentes regiões científicas na primeira metade do século XX. Neste segundo momento, objetiva-se analisar novos desdobramento do protoconceito de Gestalt, sobretudo no terreno da Neurofisiologia, já na segunda metade do século XX. O fio condutor que balizará nossa investigação reside na tensão entre as concepções holísticas/emergentistas em contraste com as de cunho localizacionista.
    • Nome do projeto: A Teoria Comparativa do Conhecimento de Ludwik Fleck (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, J. A. C. , PLASTINO, C. E. .
      Descrição: Tratou-se de investigar os conceitos gerais envolvidos na Teoria Comparativa do Conhecimento de Ludwik Fleck (1896 - 1961) tendo em vista seu desenvolvimento no conjunto dos escritos epistemológicos deste autor, bem como sua recepção nos trabalhos de Thomas Kuhn (1922 - 1996). Este projeto resultou na defesa de minha Dissertação de Mestrado.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Biológicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
      • Curso: Ciências Biológicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Filosofia - Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Filosofia - Bacharelado
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Conselheiro Discente (titular)
    • Revista Humanidades em Diálogo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Função: Coordenador Editorial da revista
    • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Associação Nacional de Pós-Graduandos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Diretor de Políticas de Emprego
    • Transversal: International Journal for the Historiography of Science:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Emissão de parecer
    • EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Parecerista Ad Hoc incorporado ao corpo pleno de pareceristas
    • Instituto Técnico de Barueri - Fundação Instituto de Educação de Barueri:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Professor substituto
        Outras informações: Professor de Educação Básica III - Filosofia
    • Centro Universitário Ítalo Brasileiro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Ontologia; História da Filosofia Moderna e Contemporânea
        Outras informações: Professor Auxiliar Doutor
    • PAAKAT: Revista de Tecnología y Sociedad:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • EM TESE (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Caderno Brasileiro de Ensino de Física:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Faculdade Embu das Artes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Biologia Humana (Primeiro semestre); Microbiologia, Parasitologia e Imunologia; Histologia (segundo semestre)
        Outras informações: Professor Doutor horista
    • Revista Helius:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: ISSN: 2357-8297