Não autenticado |

Leandro Penna Ranieri

    • É doutor em Ciências, programa História Social, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Possui Bacharelado em Ciências da Atividade Física pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e Mestrado em Ciências, área de concentração Estudos do Esporte, pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. Fez pós-doutorado junto ao DH-FFLCH-USP. Atualmente, é pesquisador junto ao Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP-USP). Fez estágio de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2016-2017) e foi Visiting Scholar na University of Cambridge (2020). Temas de interesse: História Antiga, História da Mesopotâmia, História e historiografia da Assíria, História e cultura material e visual, História do corpo, dos gestos e dos sentidos corporais na Antiguidade.

       

      Links:    

    • RANIERI, Leandro Penna . ?Fazer resplandecer sua grande divindade?: notas preliminares sobre as nuances de um verbo acadiano CLASSICA (SAO PAULO) , v. 35 , p. 1 - 21 , 2022. ISSN: 01034316.
    • RANIERI, Leandro Penna . Memória e cerimônia nos palácios assírios (I milênio A.E.C.): um estudo de uma sala do palácio sudoeste de Nínive CAMINHANDO , v. 26 , p. 1 - , 2021. ISSN: 21763828.
    • RANIERI, Leandro Penna ; FATTORI, A. . Mãos na argila: notas para uma abordagem da materialidade da escrita cuneiforme ANAIS DO MUSEU PAULISTA , v. 29 , p. 1 - 34 , 2021. ISSN: 19820267.
    • RANIERI, Leandro Penna . Os relevos palacianos assírios em contexto REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS , v. 22 , p. 370 - 401 , 2018. ISSN: 19831463.
    • MARCELINO, J. A. ; RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, C. R. A. ; AZEVEDO-MARTINS, A. K. . Mulheres sob a necessidade de mudança nos hábitos alimentares: aspectos da vivência do diabetes mellitus REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , v. 22 , p. 48 - 57 , 2020. ISSN: 21753946.
    • PAULA, A. P. B. ; RANIERI, Leandro Penna ; PAULA, J. S. ; RODRIGUES, M. L. V. ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . Motivations and expectations related to the choice of the bachelor course of Physical Education and Sports International Educational Scientific Research Journal , v. 3 , p. 87 - 92 , 2017. ISSN: 2455295X.
    • FERREIRA, N. R. ; RANIERI, Leandro Penna . O uso da tecnologia assistiva por professores de educação física Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 10 , p. 215 - 229 , 2016. ISSN: 19827199.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . Dimensões existenciais e vivências esportivas: as experiências de atletas com deficiência visual MEMORANDUM (BELO HORIZONTE) , v. 25 , p. 176 - 198 , 2013. ISSN: 16761669.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . A empatia como vivência Memorandum (Belo Horizonte) , v. 23 , p. 12 - 31 , 2012. ISSN: 16761669.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . A superação esportiva vivenciada por atletas com deficiência visual: análise fenomenológica REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO ESPORTE , v. 3 , p. 46 - 60 , 2010. ISSN: 19819145.
    • OTTONI, G. P. ; RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . O posicionamento existencial frente à dor:uma aproximação fenomenológica às experiências de atletas lesionados em tratamento Revista Brasileira de Psicologia do Esporte , v. 2 , p. 1 - 32 , 2008. ISSN: 19819145.
    • RANIERI, Leandro Penna . Estado-tampão ou conceito-tampão? Revisitando a configuração sociopolítica no expansionismo imperial assírio.. IMPÉRIO, IMPERADORES E REDES DE SOCIABILIDADE NA ANTIGUIDADE, v. , p. 17 - 38, 2023.
    • BARREIRA, Cristiano Roque Antunes ; RANIERI, Leandro Penna . Aplicação de contribuições de Edith Stein à sistematização de pesquisa fenomenológica em psicologia: a entrevista como fonte de acesso às vivências. Edith Stein e a psicologia: teoria e pesquisa, v. , p. 449 - 466, 2013.
    • RANIERI, Leandro Penna . Nas partes, o todo: aspectos corporais nos relevos e textos assírios. In: II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo , 2017 , São Paulo. Anais do. : , 2017.
    • RANIERI, Leandro Penna . Nas partes, o todo: aspectos corporais nos relevos e textos assírios.. In: II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2017.
    • RANIERI, Leandro Penna . Cidades movimentadas e corpos em movimento nos relevos dos palácios Neo-Assírios. In: I Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo , 2016 , São Paulo. Anais do.... : , 2016. p. 28 - 29.
    • FERREIRA, N. R. ; RANIERI, Leandro Penna . A Tecnologia Assistiva e a Educação Física Escolar. In: 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar , 2014 , São Carlos. Anais do... : , 2014.
    • SCATOLINI, F. V. ; RANIERI, Leandro Penna . A formação profissional em Educação Física Adaptada: uma revisão de litertura. In: 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar , 2014 , São Carlos. Anais do.... : , 2014.
    • RANIERI, Leandro Penna . Comunicações entre fenomenologia, psicologia e história. In: I Congresso Internacional Pessoa e Comunidade: fenomenologia, psicologia e teologia , 2014 , São Paulo. Anais do... : , 2014.
    • RANIERI, Leandro Penna . Por uma biografia possível do Livro de Viagens, de Benjamin de Tudela. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural , 2014 , São Paulo. Anais do... : , 2014.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, C. R. A. . Por uma Fenomenologia da Deficiência. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia , 2013 , Curitiba. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia. : , 2013. p. 163 - .
    • RANIERI, Leandro Penna ; FILIPPIS, A. ; SILVA, T. P. ; AZZINI, E. P. . Leisure's aspects as research object. In: 2012 World Leisure Congress , 2012 , Rimini. Proceedings. : , 2012.
    • RANIERI, Leandro Penna ; ALMEIDA, A. T. ; LEME, C. ; GRANS, C. ; COSTA, D. F. . Clube Escolar Paraolímpico do CESEC (SP). In: II Congresso Paraolímpico e I Congresso Paradesportivo Internacional , 2011 , Uberlândia. Anais do II Congresso Paraolímpico e I Congresso Paradesportivo Internacional. : , 2011.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . A entrevista fenomenológica. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ , 2010 , Rio Claro. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ. : , 2010.
    • Coimbrão, L. G. ; Silva, S. M. M. ; Bonfim, B. M. A. ; RANIERI, Leandro Penna ; Monteiro, C. B. N. . Quantidade de feedback em jogadores de goalball. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor , 2010 , Londrina. Brazilian Journal of Motor Behavior. : , 2010. p. 11 - 11.
    • OTTONI, G. P. ; RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . A experiência da dor no horizonte existencial de atletas lesionados: uma abordagem fenomenológica. In: III Congreso Latinoamericano de Psicología ULAPSI 2009 , 2009 , Cidade do México. Anais do III Congreso Latinoamericano de Psicologia ULAPSI 2009. : , 2009.
    • OTTONI, G. P. ; RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . A experiência da dor limítrofe no esporte de alto-rendimento: uma aproximação fenomenológica ao horizonte existencial de atletas lesionados em tratamento. In: IV Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia da UEM , 2009 , Maringá. Anais do IV Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia da UEM. : , 2009.
    • BARREIRA, Cristiano Roque Antunes ; RANIERI, Leandro Penna ; CARBINATTO, Michele Viviene . O mundo circundante na atividade física: uma investigação fenomenológica. In: IV Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia da UEM , 2009 , Maringá. IV Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia da UEM. : , 2009.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . Facetas da empatia na Fenomenologia: Uma leitura de Edith Stein. In: IV Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia da UEM , 2009 , Maringá. Anais do IV Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia da UEM. : , 2009.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . A superação esportiva vivenciada por atletas com deficiência visual: análise fenomenológica. In: 16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2008 , São Paulo. Anais do 16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2008.
    • BARREIRA, Cristiano Roque Antunes ; SILVA, G. P. ; MURATA, K. T. ; FERNANDES, L. C. ; MEGGIOLARO, N. ; RANIERI, Leandro Penna . A entrevista fenomenológica como insrumento da psicologia: metodologia e política da alteridade. In: V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política , 2008 , São Paulo. Anais. : , 2008.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . A experiência intersubjetiva e a sua configuração durante a prática esportiva por atletas com deficiência visual: uma aproximação fenomenológica. In: V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política , 2008 , São Paulo. Anais. : , 2008.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . As experiências de superação de atletas com deficiência visual no esporte: análise fenomenológica. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa , 2008 , Porto Alegre. Caderno de Resumos. : , 2008.
    • RANIERI, Leandro Penna ; SAGAWA, Thais de Oliveira ; MONZANI, Thieli Dumere ; INACIO, Renata Fonseca ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . A redescoberta existencial: o esporte como elemento transformador na vida de praticantes de natação com deficiência física adquirida. In: II Congreso Latinoamericano de Psicología de la ULAPSI , 2007 , Havana. Anais do II Congreso Latinoamericano de Psicología de la ULAPSI. : , 2007.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . As experiências de superação de um atleta com deficiência visual: análise fenomenológica. In: II Congreso Latinoamericano de psicología de la ULAPSI , 2007 , Havana. Anais do II Congreso Latinoamericano de psicología de la ULAPSI. : , 2007.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . Superação no esporte: análise fenomenológica das experiências esportivas de um atleta com deficiência visual. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO , 2007 , Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Nacional da ABRAPSO. : , 2007.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . As experiências de superação de atletas com deficiência visual no esporte: análise fenomenológica de dois relatos. In: 15º Simpósio de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2007 , São Paulo. Cd dos Anais do 15º SIICUSP. : , 2007.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . A blind athlete's experiences of 'overcoming': a phenomenological analysis. In: 16th International Symposium of Adapted Physical Activity , 2007 , Rio Claro/SP. Book of Proceedings 16th ISAPA. Rio Claro : Journal of Brazilian Society of Adapted Motor Activity, 2007. p. 398 - 399.
    • BARREIRA, Cristiano Roque Antunes ; SAGAWA, Thais de Oliveira ; VEDOVELLO, Adriana Sonnini ; MONZANI, Thieli Dumere ; DELGATTO, Willian ; INACIO, Renata Fonseca ; MENDES, Caroline ; RANIERI, Leandro Penna . O esporte como transformador da condição existencial de praticantes de natação com deficiência física. In: Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas , 2007 , São Carlos. Simpósio SESC de Atividades Física Adaptadas. : , 2007.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . Fundamentos, significado e implicações da Fenomenologia como método de pesquisa da subjetividade em atletas com deficiência.. In: Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas , 2007 , São Carlos. Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas. : , 2007.
    • RANIERI, Leandro Penna ; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes . As experiências de superação de atletas deficientes visuais no esporte: a arqueologia fenomenológica como método.. In: 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2006 , São Paulo. Cd dos Anais do 14º SIICUSP. : , 2006.
    • BARREIRA, Cristiano Roque Antunes ; RANIERI, Leandro Penna . Pressupostos Metodológicos para uma pesquisa fenomenológica em psicologia e atividade física. In: XXXVI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia , 2006 , Salvador/BA. Anais XXXVI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia. Salvador : SBP, 2006.
    • GASPARINI, Igor ; AZEVEDO, Carlos Alberto S M ; SOUZA, Cátia de ; QUEIROZ, Fábia S ; TEMBLAS JR, Fernando I ; FERRARI, Humberto R ; RANIERI, Leandro Penna ; LUCAS JR, Roberto ; FIGUEIREDO, Thaís ; FARIA, Tiago O ; ROSE JR, Dante de . Desigualdades e Preconceitos em aulas de Educação Física: A Visão e a Atuação do Professor. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte , 2005 , São Paulo. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo : , 2005. p. 268 - .
    • RANIERI, Leandro Penna . Dimensões existenciais do esporte: fenomenologia das experiências esportivas de atletas com deficiência visual. : , 2011 (Dissertação de Mestrado)
    • RANIERI, Leandro Penna . Concepções de corpo na Assíria do primeiro milênio AEC: entre materialidade e textualidade. : , 2018 (Tese de Doutorado)
  • Apresentações de Trabalho: 19
    • RANIERI, Leandro Penna . Corpo, sentidos corporais e espaço palacial na Assíria (séc. IX. a.C.).. 2019 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna . Concepções de corpo na cultura mesopotâmica: nas fontes, pelas fontes ou com as fontes?. 2017 (Outra)
    • RANIERI, Leandro Penna . Nas partes, o todo: aspectos corporais nos relevos e textos assírios.. 2017 (Comunicacao)
    • RANIERI, Leandro Penna . A prática dos relevos palacianos Neo-Assírios. 2017 (Congresso)
    • RANIERI, Leandro Penna . Oficina de tabletes de argila e de escrita cuneiforme. 2016 (Outra)
    • RANIERI, Leandro Penna . Fundamentos teórico-metodológicos em Estudos de Cultura Material e Fenomenologia para pesquisas sobre a materialidade no Antigo Oriente Próximo. 2015 (Comunicacao)
    • RANIERI, Leandro Penna . Decifrando a Semana de Ciência e Tecnologia 2013. 2013 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna . Educação Física Adaptada para pessoas com deficiência visual: aspectos teóricos e a prática profissional. 2014 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna . O PBL na teoria e na prática: sua implementação vista a partir das pesquisas científicas. 2012 (Seminário)
    • RANIERI, Leandro Penna . Atividade Física para crianças com deficiência visual. 2012 (Outra)
    • RANIERI, Leandro Penna . Jogos e Brincadeiras (oficina). 2012 (Outra)
    • RANIERI, Leandro Penna . Esporte para pessoas com deficiência visual. 2009 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna . Esporte para pessoas com deficiência visual. 2010 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna . Atividade Física para pessoas com deficiência visual. 2011 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna . Goalball: contextos de modalidade esportiva. 2011 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna ; FERNANDES, L. C. . Oficina de Goalball. 2011 (Outra)
    • RANIERI, Leandro Penna . Filosofia da Educação Física e do Esporte: o tema da deficiência. 2011 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna . Atividade Física para pessoas com deficiência visual. 2012 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna . Atividade Física para pessoas com deficiência visual. 2012 (Conferência)
    • RANIERI, Leandro Penna . VI Semana da Pedagogia. 2012 (Faculdade de São Paulo, Grupo Educacional UNIESP)
    • RANIERI, Leandro Penna . História da matemática mesopotâmica e oficina de tabletes de argila (monitoria). 2015 (Universidade de São Paulo)
    • GONCALVES, C. H. B. ; FERREIRA, C. V. ; FATTORI, A. ; RANIERI, Leandro Penna ; ARAUJO, M. T. M. ; FERREIRA, R. C. ; KAWAMINAMI, A. ; PIRES, R. ; RAMOS, E. R. M. . II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • RANIERI, Leandro Penna ; REDE, M. . Seminário "Tópicos em História do Antigo Oriente Próximo". 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo)
    • RANIERI, Leandro Penna . II Semana da Educação Física. 2012 (Faculdade de São Paulo, Grupo Educacional UNIESP)
    • GONCALVES, C. H. B. ; REDE, M. ; RANIERI, Leandro Penna ; FATTORI, A. . Língua Acadiana e Escrita Cuneiforme I. 2018 (Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP))
    • GONCALVES, C. H. B. ; REDE, M. ; RANIERI, Leandro Penna ; FATTORI, A. . Língua Acadiana e Escrita Cuneiforme II. 2018 (Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP))
    • GONCALVES, C. H. B. ; REDE, M. ; RANIERI, Leandro Penna ; FATTORI, A. . Língua Acadiana e Escrita Cuneiforme III. 2019 (Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
    • GONCALVES, C. H. B. ; REDE, M. ; RANIERI, Leandro Penna ; FATTORI, A. . Língua Acadiana e Escrita Cuneiforme III. 2019 (Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
    • Nome do projeto: As experiências de superação de atletas com deficiência visual no esporte: análise fenomenológica (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna .
      Descrição: A pesquisa pretendeu situar as experiências esportivas de atletas com deficiência visual, enfocando o lugar e a noção de superação a partir dos relatos de suas experiências vivenciais. Como o objetivo deste trabalho está ancorado nas experiências vivenciais destes sujeitos e, portanto, de conteúdo particular da esfera subjetiva humana, a discussão e a reflexão acerca do método fenomenológico mostra-se a ferramenta metodológica rigorosa para chegar-se a tais níveis das vivências esportivas relatadas pelos atletas. Este projeto recebeu apoio financeiro do Programa "Ensinar com pesquisa", promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, de fevereiro de 2007 a setembro de 2007. A partir desta data, o projeto continuou com o apoio financeiro na modalidade Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
    • Nome do projeto: Dimensões Existenciais do Esporte: Fenomenologia das experiências esportivas de atletas com deficiência visual (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna , BARREIRA, Cristiano Roque Antunes .
      Descrição: A emergência de vivências intensas e singulares durante a prática esportiva privilegia objetivos de investigações como a presente. Nesse sentido, a experiência esportiva é potencializada e predisposta à autenticidade, isto é, bastante sujeita a um vínculo estreito entre a elaboração da narrativa e a experiência vivida. Ao falar de dimensões existenciais do esporte, pretende-se atingir aquilo que é subjetivo, a dimensão das experiências vivenciais, como o atleta com deficiência visual vive as experiências esportivas. O foco está naquilo que é vivido corporalmente pelo praticante e que recebe apreço, isto é, um significado existencial da prática esportiva. Supõe-se que há a importância da prática esportiva na vida destes atletas e que a mesma esteja ancorada no envolvimento corporal durante a atividade e transcende o próprio momento da mesma prática, recebendo um reconhecimento durante a sua vida cotidiana; como um fenômeno enquanto lembrado, este testemunho da experiência na vida diária se dá a partir das vivências intensas durante a prática esportiva. A partir do olhar da fenomenologia, que visa esclarecer (tornar claro, iluminado), elucidar (revelar), compreender (tomar junto) a própria experiência, pretende-se compreender o que constitui tal objeto latente e pulsante ao falar do fenômeno esportivo, a experiência esportiva e sua possível presença na vida cotidiana dos atletas com deficiência visual. O objetivo desta investigação é identificar e compreender as experiências esportivas significativas relatadas por atletas com deficiência visual. Através da análise fenomenológica, busca-se apreender e descrever estas experiências vividas no nível fundamental das mesmas. Também pretende-se localizar, caso tal emergência se manifeste durante os relatos, a relação destas experiências vividas durante a prática esportiva e a sua repercussão nas atitudes cotidianas destes atletas, como testemunho do fenômeno enquanto lembrado.
    • Nome do projeto: Concepções de corpo na Assíria do primeiro milênio a.C.: entre materialidade e textualidade (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna , REDE, M. .
      Descrição: No período Neo-Assírio (744?627 AEC), a prática dos baixo relevos nas paredes dos palácios assírios é largamente utilizada. Contudo, as investigações que mobilizam relevos como fontes em análise para compreensão do contexto assírio apresentam reduções compreensivas ao limitar sua operação somente à ideologia régia e ao desconsiderar os aspectos da materialidade. Assim, há dificuldade no entendimento do papel dos relevos e da materialidade no contexto tratado, materialidade que se vincula à corporalidade, às maneiras materiais pelas quais ocorria o contato entre pessoas e objetos. Dessa forma, qual era e como dava-se a ocupação do corpo naquele contexto? Qual era a concepção de corpo no período Neo-Assírio? O que a materialidade dos relevos pode revelar dessa concepção? Complementarmente, que indícios a textualidade pode dar-nos para analisar a dimensão corporal? O objetivo da investigação é examinar e compreender as concepções de corpo e a agência das representações imagéticas na Assíria do fim do século VIII e do século VII AEC, a partir da análise dos relevos dos palácios de Sargão II (721-705) em Dur-?arrukin (Khorsabad) e de Senaqueribe (704-681) e Assurbanipal (669-627) em Nínive (Kuyunjuk) e de materiais escritos (inscrições reais palacianas, correspondências reais, textos literários e mágicos). Tomando a corporalidade como ?laboratório? analítico, através desses meios expressivos, contextualizados em sua totalidade e integrados a outras manifestações da cultura material e escrita da época, é possível uma compreensão do papel dos relevos no período Neo-Assírio. Projeto FAPESP: n.º do processo: 2014/22125-2
    • Nome do projeto: Gestos e sentidos corporais nos relevos palacianos assírios (séculos IX-VII AEC) (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar e examinar a expressão gestual e a evocação de sentidos corporais nos relevos assírios do primeiro milênio AEC (séculos IX a VII), dos palácios de Kal#7723;u (ou Nimrud, dos períodos de reinado de Assurnasirpal II e Tiglath-Pileser III) e de Nínive (dos reinados de Senaqueribe e Assurbanipal). Nas esculturas parietais em baixo relevo, implementadas nos palácios da Assíria durante seu desenvolvimento imperial, as imagens do corpo configuram uma das camadas de significado desses objetos. O conhecimento do contexto histórico do período, da arquitetura dos palácios e das cenas narrativas dos relevos tem servido à análise de seus aspectos corporais. Com relação à gestualidade e à sensorialidade, a historiografia geral tem identificado, em fontes escritas, como os sentidos são valorados e como constituem ambientes sensoriais, em lugares e tempos diversos, nos quais são balizadas as experiências vividas, assim como os gestos são localizados em expressões que comunicam, por metáforas corporais, um significado relacionado a códigos de comportamentos. Contudo, em recortes antigos ou modernos, orientais ou ocidentais, os gestos e sentidos corporais são tratados como objetos de pesquisa separados e investigados prioritariamente através de documentos escritos. Nas imagens dos relevos, o corpo figura na realização de gestos, que podem suscitar a composição de um ambiente circundante sensorial, interior ou exterior à imagem, relacionado à iluminação, sonoridade, odor e experiências cinestésicas. A partir de uma abordagem que coliga as contribuições reconhecidas da antropologia, arqueologia e história, busca-se examinar a gestualidade e a sensorialidade, e sua interligação, a partir das imagens dos relevos dos palácios assírios.
    • Nome do projeto: Língua Acadiana e Escrita Cuneiforme I (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna , REDE, M. , GONCALVES, C. H. B. , FATTORI, A. .
      Descrição: Curso de Extensão Universitária, modalidade Difusão. Carga Horária: 20 horas. Oferecimento: 04/2018 a 06/2018. Código: 860400180. Coordenador e Ministrante: Prof. Dr. Carlos Henrique Barbosa Gonçalves. Ministrantes: Prof. Dr. Marcelo Rede; Leandro Penna Ranieri; Anita Fattori. https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=860400180&cod_edicao=18001&numseqofeedi=1
    • Nome do projeto: Língua Acadiana e Escrita Cuneiforme II (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna , REDE, M. , GONCALVES, C. H. B. , FATTORI, A. .
      Descrição: Curso de Extensão Universitária, modalidade Difusão. Carga Horária: 20 horas. Oferecimento: 09/2018 a 11/2018. Código: 860400184. Coordenador e Ministrante: Prof. Dr. Carlos Henrique Barbosa Gonçalves. Ministrantes: Prof. Dr. Marcelo Rede; Dr. Leandro Penna Ranieri; Anita Fattori. https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=860400184&cod_edicao=18001&numseqofeedi=1
    • Nome do projeto: Língua acadiana e escrita cuneiforme III (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna , REDE, M. , GONCALVES, C. H. B. , FATTORI, A. .
      Descrição: Curso de Extensão Universitária, modalidade Difusão. Carga Horária: 20 horas. Oferecimento: 05/2019 a 07/2019. Coordenador e Ministrante: Prof. Dr. Carlos Henrique Barbosa Gonçalves. Ministrantes: Prof. Dr. Marcelo Rede; Dr. Leandro Penna Ranieri; Ms. Anita Fattori.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa: Estudos em psicologia e Ciências Humanas: História e Memória (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna , MIZIARA, K. B. , PERES, S. P. , GONTIJO, S. R. , RANDOW, R. F. V. , ARAUJO, R. A. , BUENO, P. M. S. , MAHFOUD, M. , CANDIANI, M. , FRANCA, M. V. , MAGALHAES, M. S. , BARRETO, L. C. , ANTONINI, I. G. , BARREIRA, Cristiano Roque Antunes , FONSECA, G. A. , BARBOSA, E. M. , SILVEIRA, D. R. , DRUMMOND, D. M. , MASIERO, A. L. , PRUDENTE, A. B. , PEREIRA, A. C. , PADILHA, A. C. , COELHO JUNIOR, A. G. , Pacheco, Paulo Roberto de Andrada , Massimi, Marina , PIMENTA, V. D. S. .
      Descrição: O grupo de pesquisa 'Estudos em psicologia e ciências humanas: história e memória' funciona há vários anos, tendo já sido cadastrado no diretório de 1997 (gdp em história das ciências). O objetivo é desenvolver pesquisas nas linhas de pesquisa em história das idéias psicológicas e memória, cultura e subjetividade - e desenvolver as articulações destas linhas de pesquisa com a história da ciência e a epistemologia. O contexto principal de nossas pesquisas é a cultura luso-brasileira, visando evidenciar que a constituição de uma subjetividade construtiva e consciente de sua identidade é possibilitada pelo resgate da história, da memória histórica e da memória social.
    • Nome do projeto: Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas à Pessoas com Deficiências PROAFA PROEXT 2014 (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna , MUNSTER, M. A. V. , MARQUES JUNIOR, W. .
      Descrição: Projeto intradepartamental na linha programática Esporte, Lazer e Saúde "Desenvolvimento de projetos de integração esporte e atividade física com atenção à saúde.". Resumo: O acesso e a participação de pessoas com deficiências em programas de atividades físicas, esportivas e de lazer ainda são restritos em virtude de alguns fatores como: 1. barreiras atitudinais, caracterizadas pelo preconceito e pelo desconhecimento da população em geral quanto às alternativas e adaptações existentes para superar as limitações físicas, sensoriais e cognitivas do público envolvido, no que se refere a esse conjunto de práticas corporais; 2. barreiras arquitetônicas, impostas pela falta de acessibilidade e adequações às necessidades de pessoas com deficiências aos espaços públicos de esporte e lazer; 3. insuficiência de políticas públicas no âmbito do esporte e lazer capazes de engendrar as mudanças necessárias para o atendimento do público em questão. A partir da demanda proveniente da comunidade sancarlense, o presente projeto foi implantado em agosto de 2006, tendo sido reofertado regularmente desde então. Entre outros objetivos, o PROAFA/UFSCar visa promover oportunidades de participação de pessoas com deficiências em um conjunto diversificado de atividades físicas, esportivas e lazer, visando despertar o prazer pela descoberta do corpo deficiente e de suas possibilidades dentro do universo da cultura corporal do movimento. Além disso, por meio da interface com as atividades de ensino e pesquisa, o PROAFA/UFSCar consiste também em um campo fértil para o aprimoramento da qualidade da formação dos estudantes do Curso de Educação Física da UFSCar e para o desenvolvimento de estudos/investigações relacionados à área de Atividade Física e Esportes Adaptados, conforme resultados apresentados nos relatórios anuais de atividades. Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e com auxílio de bolsistas PROEX, vêm sendo realizados atendimentos semanais voltados às necessidades específicas da clientela em questão, constituída por aproximadamente 50 participantes com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais em diferentes fases do desenvolvimento humano. O projeto envolve também a participação de uma média de 20 estudantes, sendo 5 provenientes da pós-graduação (PPGEEs/UFSCar) e 15 provenientes do curso de graduação em Educação Física (UFSCar). Coordenação: Prof.ª Dr.ª Mey de Abreu van Munster; Prof. Ms. Leandro Penna Ranieri
    • Nome do projeto: Educação Física e o DEFMH/UFSCar: Memória e História (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna , DUARTE, A. C. G. O. .
      Descrição: Projeto Intradepartamental contemplado pelo Edital de Apoio à Realização de Atividades Artístico-Culturais na UFSCar para 2014, Linha programática: Cultura e Memória Social, área: Ciências Humanas. Resumo: Com a comemoração próxima dos vinte anos do curso de Educação Física da UFSCar, há a necessidade premente de organizar sua história e memória. Destarte, este projeto visa 1) localizar e selecionar potenciais documentos para análise histórica, tanto documentos escritos como iconográficos; 2) coletar discursos e narrativas de pessoas que já se envolveram e que estão envolvidas com o curso e; 3) analisar historiograficamente as fontes escritas, iconográficas e orais. Primeiramente, haverá a seleção, nos arquivos e acervo do curso, de fontes imagéticas e informações históricas propícias para exposição e para análise historiográfica. Haverá também coleta de narrativas por meio da história oral, e expor o produto final destas análises no ano comemorativo do curso, na forma de banners e apresentações pontuais. Coordenação: Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia G. O. Duarte.; Prof. Ms. Leandro Penna Ranieri.
    • Nome do projeto: Concepções de corpo na Assíria do primeiro milênio a.C.: entre materialidade e textualidade (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna , REDE, M. , NADALI, D. .
      Descrição: Este projeto refere-se a um período de estágio de pesquisa no exterior junto à Università degli Studi di Roma "La Sapienza" sob a supervisão do Prof. Davide Nadali (Ph.D.), especialista no tema, nas fontes e na abordagem teórico-metodológica da pesquisa doutoral em andamento. Este período de pesquisa tem como objetivo genérico ampliar e aprofundar a formação no campo da assiriologia e como objetivo específico analisar as fontes de pesquisa doutoral. Projeto FAPESP: Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE): n.º do processo: 2016/02441-2
    • Nome do projeto: Gestos e sentidos corporais nos relevos palacianos assírios (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANIERI, Leandro Penna .
      Descrição: O objetivo da pesquisa pós-doutoral é identificar e examinar a expressão gestual e a evocação de sentidos corporais nos relevos assírios do primeiro milênio AEC (séculos IX a VII), dos palácios de Kalhu (ou Nimrud, dos períodos de reinado de Assurnasirpal II e Tiglath-Pileser III) e de Nínive (dos reinados de Senaqueribe e Assurbanipal). Nas esculturas parietais em baixo relevo, implementadas nos palácios da Assíria durante seu desenvolvimento imperial, as imagens do corpo configuram uma das camadas de significado desses objetos. O conhecimento do contexto histórico do período, da arquitetura dos palácios e das cenas narrativas dos relevos tem servido à análise de seus aspectos corporais. Com relação à gestualidade e à sensorialidade, a historiografia geral tem identificado, em fontes escritas, como os sentidos são valorados e como constituem ambientes sensoriais, em lugares e tempos diversos, nos quais são balizadas as experiências vividas, assim como os gestos são localizados em expressões que comunicam, por metáforas corporais, um significado relacionado a códigos de comportamentos. Contudo, em recortes antigos ou modernos, orientais ou ocidentais, os gestos e sentidos corporais são tratados como objetos de pesquisa separados e investigados prioritariamente através de documentos escritos. Nas imagens dos relevos, o corpo figura na realização de gestos, que podem suscitar a composição de um ambiente circundante sensorial, interior ou exterior à imagem, relacionado à iluminação, sonoridade, odor e experiências cinestésicas. A partir de uma abordagem que coliga as contribuições reconhecidas da antropologia, arqueologia e história, busca-se examinar a gestualidade e a sensorialidade, e sua interligação, a partir das imagens dos relevos dos palácios assírios. Para o proposto Estágio de Pesquisa no Exterior, com duração de cinco meses, o foco será sobre os relevos palacianos do contexto histórico de Kalhu. Este foco desdobra-se em três metas: escrever um ensaio analítico; realizar levantamento bibliográfico das recentes publicações em História do período Neoassírio e em "Sensorial Studies"; e participar ativamente da comunidade acadêmica, especialmente através de Seminários. Supervisor: Dr Martin Worthington
    • RANIERI, Leandro Penna . Relatório de avaliação de projeto de iniciação científica. 2015 - Pesquisa
    • RANIERI, Leandro Penna . Parecer de manuscrito à Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2016 - Pesquisa
    • RANIERI, Leandro Penna . Parecer de manuscrito à Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2017 - Pesquisa
    • RANIERI, Leandro Penna . Avaliação na 1ª etapa do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (18/09/2018). 2018 - Pesquisa
    • RANIERI, Leandro Penna . Avaliação na 1ª etapa do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (21/09/2018). 2018 - Pesquisa
    • RANIERI, Leandro Penna . Avaliação na 1ª etapa do 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2015 - Pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências da Atividade Física
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A superação esportiva vivenciada por atletas com deficiência visual: análise fenomenológica
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Funções: Professor de iniciação esportiva (Goalball e Futebol de 5) do projeto Clube Escolar Paraolímpico.
        Outras informações: Professor
    • Grupo WQV:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Prestador de Serviço autônomo como professor de musculação, ginástica e recreação.
        Outras informações: Autônomo
    • AF QUALIVIDA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Ginástica Laboral
    • Centro Paulistano, Grupo Educacional UNIESP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Mestre - Instituto Educacional de São Paulo - IESP Disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Educação Física: Introdução e História da Educação Física (2º semestre/2012) Disciplinas ministradas no curso de Bacharelado em Administração: Sociologia (1º semestre/2013); Filosofia (1º semestre/2013).
        Outras informações: Docente no Ensino Superior
    • Faculdade de São Paulo, Grupo Educacional UNIESP:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS Disciplinas Ministradas: - Planejamento e Avaliação em Educação Física Escolar (1º sem. de 2013, 1º sem. de 2014, 2º sem. de 2014); - Psicologia Desportiva (1º sem. de 2014, 2º sem. de 2014); - Práticas Esportivas Masculina e Feminina (1º sem. de 2013, 1º sem. de 2014); - Educação Física Adaptada (2º sem. de 2013); - Monografia para Educação Física 1 (1º sem. de 2014).
        Outras informações: Professor substituto
    • Università degli Studi di Roma La Sapienza:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Intercâmbio FFLCH-USP - Sapienza Università di Roma (Mobility - Bilateral Agreement). Bolsista de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE-FAPESP: n.º do processo: 2016/02441-2). Sapienza Università di Roma. Supervisão: Prof. Davide Nadali.
        Outras informações: Bolsista
    • University of Cambridge:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Visiting Scholar junto ao Mcdonald Institute for Archaeological Research/Department of Archaeology, University of Cambridge - Inglaterra/Reino Unido. Supervisor: Dr Martin Worthington. (CRSid lr519). Fellowship/Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). N.º do processo: 2019/16055-5.
        Outras informações: Visiting Scholar