Marley Francisca de Lima
-
Resumo
-
Atualmente é professora visitante de língua japonesa no curso de graduação Letras-Japonês, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, e mestranda em Letras-Japonês pela USP. Possui pós graduação lato sensu em Ensino e Aprendizagem de Língua Japonesa como Língua Estrangeira, também pela USP. Possui pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior (FABEC Brasil), e graduação em letras pela Universidade Federal de Goiás, nas modalidades Licenciatura em Português e Bacharelado em Lingüística.
-
-
Capítulos publicados: 2
- LIMA, Marley Francisca de . Watashi no me kara mita nihongo: algumas observações sobre a língua japonesa como LE. 地球を半回り ー ゴイアスの日本人 - Meia volta ao mundo: imigração japonesa em Goiás, v. , p. 215 - 225, 2008.
- LIMA, Marley Francisca de ; MELLO, Heloísa Augusta Brito de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 地球を半回り ー ゴイアスの日本人 - Meia volta ao mundo: imigração japonesa em Goiás, v. , p. 199 - 212, 2008.
-
Trabalhos em Anais: 1
- LIMA, Marley Francisca de . Por que aprender Japonês?: Entre a motivação e o símbolo de etnicidade. In: VII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil / XX Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa , 2009 , São Paulo. Para Além do Japão : Brasil, Canadá e França. São Paulo : , 2009. p. 417 - 426.
-
Apresentações de Trabalho: 9
- LIMA, Marley Francisca de . Crenças sobre a prática de ensino de professores (descendentes) de língua japonesa em contexto de sala de aula. 2012 (Comunicacao)
- LIMA, Marley Francisca de . Crenças de professores nikkei: a sequência da aula. 2013 (Comunicacao)
- LIMA, Marley Francisca de . Calendário comemorativo dos 80 anos da imigração japonesa na cidade de Nerópolis. 2010 (Comunicacao)
- LIMA, Marley Francisca de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 2009 (Outra)
- LIMA, Marley Francisca de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 2009 (Comunicacao)
- LIMA, Marley Francisca de . Por que aprender japonês?: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade cultural. 2009 (Comunicacao)
- LIMA, Marley Francisca de ; MELLO, Heloísa Augusta Brito de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 2008 (Comunicacao)
- LIMA, Marley Francisca de ; MELLO, Heloísa Augusta Brito de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 2007 (Comunicacao)
- LIMA, Marley Francisca de ; SOUSA, Francisco Edilson de . Ensino de língua portuguesa para estrangeiros residentes no Brasil. 2004 (Comunicacao)
-
Organização de eventos: 1
- LIMA, Marley Francisca de ; ABREU, T. ; SAITO, J. ; AIZAWA, E. ; IZAWA, S. ; FUKUE, S. ; OSHIRO, A. ; ISHIHARA, T. ; PASTANA, R. . II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses (Simpósio Internacional de Estudos de Língua, Literatura e Cultura Japonesa). 2013 (Centro de Estudos Japoneses e Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
-
Projetos de Pesquisa: 1
-
Nome do projeto: Nipo Amigos (2015
Atual)
Natureza: Outra
Integrantes: LIMA, Marley Francisca de , LIMA, Marley Francisca de .
Descrição: Web site de apoio às aulas ministradas na Universidade de Brasília
-
Nome do projeto: Nipo Amigos (2015
Atual)
-
Outras produções técnicas: 1
- LIMA, Marley Francisca de ; SAITO, Cecília Noriko Ito ; ARAÚJO, João Patrício ; BORGES, Lorena ; CAVALCANTE, Tatiana ; RAMOS, Marcos Paulo de Melo ; SILVA, Alexandre Rabelo ; SILVEIRA, João Paulo . Calendário comemorativo dos 80 anos da imigração japonesa na cidade de Nerópolis. 2010 - Calendário
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Letras - Lic.Português e Bachar. em Lingüística
Nome da Instituição: Universidade Federal de Goiás
Título: Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade
Ano de conclusão: 2009
-
Curso: Letras - Licenciatura em Português/Inglês
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Ano de conclusão: 2005
Status do curso: Incompleto -
Curso: Comunicação Social - Hab. em Public.e Propraganda
Nome da Instituição: Associação de Ensino Superior de Araçatuba
Ano de conclusão: 1996
Status do curso: Incompleto
-
Curso: Letras - Lic.Português e Bachar. em Lingüística
-
Mestrado:
-
Curso: Letras Japonês
Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Letras Japonês
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Ano de conclusão: 2013
-
Nome da Instituição: Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
Ano de conclusão: 2010
-
Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 4
-
Escola Modelo de Língua Japonesa de Goiás:
- Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
-
Jornal Voz da Noroeste:
-
Tipo de vínculo: Livre (1994 -
1996
).
Outras informações: Colunista e corretora (Trabalho voluntário)
-
Tipo de vínculo: Livre (1994 -
1996
).
-
Centro de Pesquisas em Cultura Japonesa de Goiás:
-
Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2011
).
Outras informações: Segunda Tesoureira
-
Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2011
).
-
Universidade de Brasília:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2014 -
Atual
).
Outras informações: Professora substituta no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - área de Japonês.
Outras informações: Professor Substituto
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2014 -
Atual
).
-
Escola Modelo de Língua Japonesa de Goiás: