Não autenticado |

Marley Francisca de Lima

    • Atualmente é professora visitante de língua japonesa no curso de graduação Letras-Japonês, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, e mestranda em Letras-Japonês pela USP. Possui pós graduação lato sensu em Ensino e Aprendizagem de Língua Japonesa como Língua Estrangeira, também pela USP. Possui pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior (FABEC Brasil), e graduação em letras pela Universidade Federal de Goiás, nas modalidades Licenciatura em Português e Bacharelado em Lingüística.

       

      Links:    

  • Capítulos publicados: 2
    • LIMA, Marley Francisca de . Watashi no me kara mita nihongo: algumas observações sobre a língua japonesa como LE. 地球を半回り ー ゴイアスの日本人 - Meia volta ao mundo: imigração japonesa em Goiás, v. , p. 215 - 225, 2008.
    • LIMA, Marley Francisca de ; MELLO, Heloísa Augusta Brito de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 地球を半回り ー ゴイアスの日本人 - Meia volta ao mundo: imigração japonesa em Goiás, v. , p. 199 - 212, 2008.
    • LIMA, Marley Francisca de . Por que aprender Japonês?: Entre a motivação e o símbolo de etnicidade. In: VII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil / XX Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa , 2009 , São Paulo. Para Além do Japão : Brasil, Canadá e França. São Paulo : , 2009. p. 417 - 426.
    • LIMA, Marley Francisca de . Crenças sobre a prática de ensino de professores (descendentes) de língua japonesa em contexto de sala de aula. 2012 (Comunicacao)
    • LIMA, Marley Francisca de . Crenças de professores nikkei: a sequência da aula. 2013 (Comunicacao)
    • LIMA, Marley Francisca de . Calendário comemorativo dos 80 anos da imigração japonesa na cidade de Nerópolis. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, Marley Francisca de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 2009 (Outra)
    • LIMA, Marley Francisca de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, Marley Francisca de . Por que aprender japonês?: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade cultural. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, Marley Francisca de ; MELLO, Heloísa Augusta Brito de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, Marley Francisca de ; MELLO, Heloísa Augusta Brito de . Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade. 2007 (Comunicacao)
    • LIMA, Marley Francisca de ; SOUSA, Francisco Edilson de . Ensino de língua portuguesa para estrangeiros residentes no Brasil. 2004 (Comunicacao)
    • LIMA, Marley Francisca de ; ABREU, T. ; SAITO, J. ; AIZAWA, E. ; IZAWA, S. ; FUKUE, S. ; OSHIRO, A. ; ISHIHARA, T. ; PASTANA, R. . II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses (Simpósio Internacional de Estudos de Língua, Literatura e Cultura Japonesa). 2013 (Centro de Estudos Japoneses e Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Nipo Amigos (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIMA, Marley Francisca de , LIMA, Marley Francisca de .
      Descrição: Web site de apoio às aulas ministradas na Universidade de Brasília
    • LIMA, Marley Francisca de ; SAITO, Cecília Noriko Ito ; ARAÚJO, João Patrício ; BORGES, Lorena ; CAVALCANTE, Tatiana ; RAMOS, Marcos Paulo de Melo ; SILVA, Alexandre Rabelo ; SILVEIRA, João Paulo . Calendário comemorativo dos 80 anos da imigração japonesa na cidade de Nerópolis. 2010 - Calendário
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Lic.Português e Bachar. em Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Goiás
        Título: Por que aprender japonês: entre a motivação instrumental e o símbolo de etnicidade
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Letras - Licenciatura em Português/Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Goiás
        Ano de conclusão: 2005
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Comunicação Social - Hab. em Public.e Propraganda
        Nome da Instituição: Associação de Ensino Superior de Araçatuba
        Ano de conclusão: 1996
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Letras Japonês
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 2013
      • Nome da Instituição: Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
        Ano de conclusão: 2010
    • Escola Modelo de Língua Japonesa de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Jornal Voz da Noroeste:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1996 ).
        Outras informações: Colunista e corretora (Trabalho voluntário)
    • Centro de Pesquisas em Cultura Japonesa de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Segunda Tesoureira
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professora substituta no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - área de Japonês.
        Outras informações: Professor Substituto