Não autenticado |

Cynthia Helena Dibbern

    • Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo. Membro do grupo de Pesquisa "Imagens da Antiguidade Clássica". Graduada em Letras (Português e Latim) pela USP (2010). Professora de Produção Textual.

       

      Links:    

    • DIBBERN, C. H. . As virtudes da narratio no De Oratore de Cícero Letras Clássicas , v. 19.2 , p. 55 - , 2015. ISSN: 23583150.
    • DIBBERN, CYNTHIA HELENA . O escudo de Aníbal: Punica 2.395-456 Letras Clássicas (USP) , v. 18 , p. 127 - , 2014. ISSN: 15164586.
    • DIBBERN, C. H. . A imagem do recuo do Sol na tragégia Tiestes de Sêneca CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos , v. 2 , p. 4 - 13 , 2010. ISSN: 21761779.
    • DIBBERN, C. H. . O retrato de Aníbal entre dois gêneros historiográficos: seu êthos em Lívio e Nepos. Algumas Visões da Antiguidade. Coleção Estudos Clássicos, v. 2, p. 118 - 132, 2011.
  • Trabalhos em Anais: 7
    • DIBBERN, C. H. . Effigies Hannibalis. In: I Congreso Internacional de Retórica e Interdisciplina , 2014 , Mendoza. Libro de Actas del II Coloquio Nacional de Retórica Los códigos persuasivos: historia y presente y el I Congreso Internacional de Retórica e Interdisciplina. Buenos Aires : Asociación Argentina de Retórica, 2013. p. 154 - 162.
    • MARTINS, Paulo ; DIBBERN, C. H. . Reflexões sobre o gênero biográfico e a imagem de Aníbal em Cornélio Nepos. In: III Colóquio Visões da Antiguidade: Entre Êthos e Eîdos: imagines , 2012 , São Paulo. III Colóquio "Visões da Antiguidade" - Livro de Resumos. São Paulo : DLCV/PPGLC/FFLCH/USP; IAC, 2012. p. 11 - 11.
    • MARTINS, P. ; DIBBERN, C. H. . O escudo de Aníbal: Punica II.395-456. In: II Colóquio , 2011 , São Paulo. II Colóquio "Visões da Antiguidade" - Livro de Resumos. São Paulo : DLCV/PPGLC/USP; IAC/USP; Proaera/UFRJ, 2011. p. 8 - 9.
    • DIBBERN, C. H. . A oratória epidítica na Historiografia Antiga: os retratos de Alexandre e Aníbal na obra de Tito-Lívio. In: III EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2011 , São Paulo. Livro de Resumos e Programação. São Paulo : Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa - FFLCH/USP, 2011. p. 66 - 66.
    • MARTINS, P. ; DIBBERN, C. H. ; CAIRUS, H. F. ; OLIVA NETO, J. A. . O retrato de Aníbal entre dois gêneros historiográficos. In: I Colóquio Visões da Antiguidade , 2010 , São Paulo. I Colóquio. São Paulo : DLCV/IAC/USP, 2010. p. 14 - 14.
    • DIBBERN, C. H. . O êthos de Aníbal em Tito-Lívio: uma imago. In: 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica , 2009 , São Paulo. SIICUSP - 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica. São Paulo : USP, 2009.
    • MARTINS, P. ; DIBBERN, C. H. . O éthos de Aníbal em Tito-Lívio: uma imago. In: IV Seminário de Pesquisa em Letras Clássicas , 2009 , São Paulo. IV Seminário de Pesquisa em Letras Clássicas- Livro de Resumos. São Paulo : DLCV/PPGLC/FFLCH/USP, 2009.
    • MARTINS, P. ; DIBBERN, C. H. . Letras Clássicas 19.2. São Paulo : FFLCH/USP , 2015 (Edição de Periódico)
    • DIBBERN, C. H. . A aemulatio e os heróis de Punica de Sílio Itálico. 2015 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . Emulating Hercules: heroes and counter-heroes in Silius' Punica. 2014 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . As Punicas de Sílio Itálico: epopeia sem herois°. 2014 (Seminário)
    • DIBBERN, C. H. . As virtudes da narratio no De Oratore de Cícero. 2013 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . Effigies Hannibalis. 2013 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . Reflexões sobre o gênero biográfico e a imagem de Aníbal em Cornélio Nepos. 2012 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . Metaphors of love on Seneca's Phaedra. 2012 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . A écfrase na Historiografia Antiga: seu uso e efeitos. 2011 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . O escudo de Aníbal. 2011 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . A oratória epidítica na Historiografia Antiga: os retratos de Alexandre e Aníbal na obra da Tito-Lívio. 2011 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . O retrato de Aníbal entre dois gêneros historiográficos. 2010 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . O êthos de Aníbal em Tito-Lívio: uma imago. 2009 (Comunicacao)
    • DIBBERN, C. H. . O êthos de Aníbal em Tito-Lívio: uma imago. 2009 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. ; AMATO, R. S. S. ; SERIGNOLLI, L. V. G. ; DIBBERN, C. H. ; FIEBIG, H. V. ; BORGHI, G. . The Structures of Influence in Roman Poetry - Seminars of Kirk Freudenburg.. 2013 ()
    • MARTINS, P. ; AMATO, R. S. S. ; DIBBERN, C. H. ; SERIGNOLLI, L. V. G. ; RODOLPHO, M. ; FIEBIG, H. V. ; COSTA, B. ; BORGHI, G. ; PEREIRA, M. ; GORAB, F. . IV Colóquio Internacional "Visões da Antiguidade" - Enargeia and Euidentia under the Spotlights. 2013 ()
    • MARTINS, P. ; HASEGAWA, A. P. ; OLIVA NETO, J. A. ; DIBBERN, C. H. . V Colóquio Internacional Visões da Antiguidade - Augustan Poetry - New Trends and Revaluations. 2015 (USP)
    • Nome do projeto: Imagens da Antiguidade Clássica (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIBBERN, C. H. , MARTINS, Paulo , BOSCHIERO, I. C. , RODOLPHO, M. , TONINDANDEL, S. D. , SERIGNOLLI, L. V. G. , ABLAS, D. , FIEBIG, H. V. , CAIRUS, H. F. , Conceição, G. M , BARONE, A. C. , AMATO, R. S. S. , LOPES, C. G. .
      Descrição: A finalidade da pesquisa é o estudo e a tradução de textos antigos greco-latinos que versem acerca da produção imagética (verbal e não-verbal) na Antiguidade Clássica, além da observação dos desdobramentos dessa doutrina nas artes visuais como conseqüência da teorização, é preocupação também a aferição das teorias retórico-poéticas em confinidade com as da pintura, da escultura e da numismática. O trabalho do grupo é dessa maneira interdiciplinar, pois que congrega preocupações que podem e devem ser observadas não só no âmbito das Letras Clássicas, como também, no âmbito da Arqueologia, da História Antiga, da Filosofia da Arte, da Estética, da Semiótica e da Iconologia.
    • Nome do projeto: Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DIBBERN, C. H. , RODOLPHO, M. , OLIVA NETO, J. A. , AMATO, R. S. S. , CORREA, P. C. , MARTINS, P. , CAMPOS, A. M. , SANTOS, M. M. , DUARTE, A. S. , HASEGAWA, A. P. , SEBASTIANI, B. B. , LOPES, D. R. N. , RIBEIRO, A. , BOLZANI, R. , SILVA, B. C. E. , ARAUJO, M. T. M. , BRUNHARA, R. C. M. , ANDERSON, S. M. M. G. , DONA, T. O. D. , SILVA, T. B. .
      Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do latim.
    • Nome do projeto: A Eneida de Sílio Itálico: a emulação e os heróis de Punica (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIBBERN, C. H. , MARTINS, P. .
      Descrição: Doutorado. A pesquisa analisa a construção das personagens heroicas da epopeia Punica, de Sílio Itálico, tendo em vista a emulação de outros textos épicos antigos, sobretudo a Eneida de Vigílio, que parece ter sido o principal modelo para a obra.
    • Nome do projeto: As artes na Antiguidade Clássica Greco-Romana (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIBBERN, C. H. , SERIGNOLLI, L. V. G. , FIEBIG, H. V. , OLIVA NETO, J. A. , MARTINS, P. , TEIXEIRA, I. L. , ARRUDA, M. O. L. , GOMES, M. H. , BRENER, P. Z. , RODRIGUES, M. M. L. , MARTINS, A. C. A. , ABREU, C. M. .
      Descrição: Visa o projeto a observação, discussão e mapeamento dos conceitos de ars picturae/téchne graphé e ars sculpturae/téchne plastiké nos autores do mundo helênico e latino. Sob a perspectiva da metodologia, o projeto assume duas possibilidades: a) a primeira diz respeito à leitura e à exegese de obras pictóricas e escultóricas da Antiguidade Clássica, tomando por base equipamento conceitual das artes plásticas e pictóricas contemporâneas a fim de que tenhamos clareza dos valores hoje em voga aplicados aos objetos artísticos antigos, como reflexos de uma recepção transtemporal, operados pela percepção atual da obra; b) a segunda se atém ao modo ou aos modos de como os antigos as observaram e de como as associaram às outras artes, mormente, àquelas utilizadas para descrevê-las, a saber, a arte poética e a arte retórica. O projeto em questão preocupa-se também em integrar conhecimentos de níveis diversos, desde a Iniciação Científica ao Pós-Doutorado, além de buscar o diálogo interdisciplinar, integrando outras áreas do conhecimento, ligadas ao grande núcleo, Estudos Clássicos, que congrega a Filosofia Antiga, a História Antiga, a Arqueologia Clássica e a Filologia Clássica. O Projeto conta com apoios institucionais individualizados a partir de bolsas de fomento à pesquisa da: FAPESP, CNPq e Capes. Os projetos Individuais associados são: 1. Visualidades Poéticas: Quadros idílicos de Virgílio. Paulo Martins ? Produtividade/CNPq (Livre-Docente em Língua e Literatura Latina); 2. As imagines nas cartas de Plínio, o jovem. João Angelo Oliva Neto ? Produtividade/CNPq (Livre-Docente em Língua e Literatura Latina); 3. Os retratos de Fayoum. Ivana Lopes Teixeira ? Pós-Doutoranda (Mestre em Arqueologia e Doutora em História Social); 4. Baco, o Simpósio e os Poetas. Lya Valéria Grizzo Serignolli ? Doutorado ? FAPESP/KCL-USP; 5. A Eneida de Sílio Itálico: a emulação e os heróis de Punica ? Cynthia Helena Dibbern ? Doutorado ? FAPESP/USP-Princeton; 6. Imagines boreales: o gênero historiográfico na Gesta Danorum de Saxo Gramático. Henrique Verri Fiebig ? Doutorado; 7. A Arte de Vênus e a de Minerva na Elegia de Propércio. Maria Ozana Lima de Arruda ? Mestrado; 8. Gêneros Poético-Retóricos nos Coros e Monólogos da Medeia de Sêneca. Mariana Hetti Gomes ? Iniciação Científica ? CNPq. 9. A Arte da Pintura no Livro 35 da História Natural de Plínio, o velho. Mariana Hetti Gomes ? Iniciação Científica (2017). 10. Filóstrato, o velho: O discurso ecfrástico e o conceito de arte nos Eikones I e II. Pedro Zanetta Brener ? Iniciação Científica. 11. O conceito de arte em Sexto Propércio. Mariana Marchini Leite Rodrigues ? Iniciação Científica. 12. A Arte da Escultura no Livro 35 da História Natural de Plínio, o Velho. Ana Carolina Aquarolli Martins ? Iniciação Científica. 13. As Artes na Arte de Amar de Ovídio. Carolina Marreto Abreu ? Iniciação Científica.
    • Nome do projeto: O êthos de Aníbal em Tito Lívio e Cornélio Nepos: imagines (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIBBERN, C. H. , MARTINS, P. .
      Descrição: Mestrado. A pesquisa analisou a construção do êthos do general cartaginês Aníbal nas obras de Cornélio Nepos e Tito Lívio, tendo em vista procedimentos retóricos. A primeira parte da pesquisa consiste no estudo do gênero historiográfico antigo, e sua relação com a Retórica, e ainda o estudo dos conceitos de êthos, écfrase e enárgeia. Analisamos então as estratégias discursivas de Tito Lívio para compor um caráter do inimigo adequado ao seu projeto historiográfico. Na segunda parte, discutimos os limites entre a bíos e história, e analisamos o êthos de Aníbal construído por Cornélio Nepos, o que permite discutir também as diferenças entre os gêneros, e outras questões gerais da obra do biógrafo.
    • Nome do projeto: A imagem das palavras e a palavra das imagens (2011 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIBBERN, C. H. , MARTINS, Paulo , BOSCHIERO, I. C. , RODOLPHO, M. , TONINDANDEL, S. D. , SERIGNOLLI, L. V. G. , ABLAS, D. , FIEBIG, H. V. , Conceição, G. M , BARONE, A. C. , AMATO, R. S. S. , LOPES, C. G. , RINALDI, D. .
      Descrição: O Projeto de Pesquisa em questão está inserido na Linha de Pesquisa Discurso Teórico Greco-Latino do PPGLC do DLCV da FFLCH/USP. Seus objetivos são: 1) O mapeamento terminológico-conceitual das práticas artísticas plásticas e pictóricas da Antiguidade Clássica Greco-Romana, observando suas especificidades, diferenças e semelhanças, sob uma perspectiva diacrônica de suas aplicações e usos lingüísticos. 2) O levantamento e a análise de textos gregos e latinos que se referenciam a partir das homologias entre as artes visuais e as artes letradas. 3) A compilação e interpretação de mecanismos cognitivos, aplicados às artes visuais e textuais que se sustentem a partir da visualização perceptiva física ou anímica. 4) A leitura e a tradução de textos e tratados que pautem as práticas fisiognômicas na Antiguidade grega e romana. 5) A descritividade e a narratividade ecfrástica em chave genérica diversa. 6) Reflexão e análise da figuração discursiva histórica e poética.
    • DIBBERN, C. H. . Projeto de IC apresentado à FAPESP: O êthos de Aníbal em Tito-Lívio: uma imago. 2009 - Projeto de ic apresentado à fapesp
    • DIBBERN, C. H. . Projeto de IC apresentado ao CNPQ: O êthos de Aníbal em Tito-Lívio: uma imago. 2009 - Projeto de ic apresentado ao cnpq
    • DIBBERN, C. H. ; AMATO, R. S. S. . Roman Comedy (Adelphoe - Terence). 2012 - Aula ministrada ao 2º ano ba - king's college london
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Meu Colégio Anglo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Produção Textual