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Antonio Gomes da Silva

    • Professor Titular do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande, editor de Ariús: Revista de Ciências Humanas e Artes (UFCG), docente do Curso de Graduação em Filosofia (UFCG) e do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (UFCG). Possui Graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), Mestrado em Filosofia (UFPE-UFPB-UFRN) pela Universidade Federal da Paraíba (1993), Doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-Doutorado em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e em Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Clássicos, Homero, Ilíada, Ensino de Filosofia, Formação de Professores, Pedagogias Dialógicas.

       

      Links:    

    • Lógicas não-clássicas - Grupo "Lógica, ciência e análise filosófica"
    • SILVA, A. G. . Sistemas lógicos não aléticos: uma introdução às lógicas paraconsistentes e paracompletas. Campina Grande (PB) : Editora da Universidade Federal de Campina Grande - EDUFCG, 2017 . 155p. ISBN: 9788580012163.
    • PIMENTEL, IJAELSON CLIDÓRIO ; GOMES DA SILVA, ANTONIO . FILOSOFIA PARA ALÉM DO EUROCENTRISMO: UMA ABORDAGEM EM AFROPERSPECTIVISMO NO ENSINO DE FILOSOFIA PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA , v. 10 , p. 104 - 124 , 2019. ISSN: 22368612.
    • SILVA, M. C. R. ; SILVA, A. G. ; AZEVEDO, A. B. C. . Leitura e mediação: Por uma formação do leitor literário PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO , v. 4 , p. 49 - 58 , 2016. ISSN: 23182369.
    • SILVA, A. G. . Aquiles e a deusa: a aparição do divino na Ilíada ARIÚS: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E ARTES (UFCG) , v. 23 , p. 9 - 27 , 2016. ISSN: 01039253.
    • SILVA, A. G. . Odisseia de Homero, Canto IX: As astúcias de Odysseus Ariús: Revista de Ciências Humanas e Artes (UFCG) , v. 21/2 , p. 202 - 216 , 2015. ISSN: 01039253.
    • SILVA, A. G. . Crônica de Ano Velho: As Imagens Míticas em ?A Pequena Vendedora de Fósforos?, de Hans Christian Andersen ARIÚS: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E ARTES (UFCG) , v. 18 , p. 177 - 184 , 2012. ISSN: 01039253.
    • SILVA, A. G. . A irrupção do mítico e as muitas faces do homem RAIZES (UFPB) , v. 19 , p. 65 - 69 , 1999. ISSN: 0102552X.
    • SILVA, A. G. . O sagrado e o profano na literatura popular do nordeste brasileiro. In: V Encontro de Antropólogos do Norte e Nordeste , 1997 , Recife (PE). Anais do V Encontro de Antropólogos do Norte e Nordeste. Recife (PE) : Universidade Federal de Pernambuco, 1997.
    • SILVA, A. G. . O ciclo mítico da maldade castigada na literatura popular do nordeste brasileiro. In: VIII Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste , 1997 , Fortaleza (CE). Anais do VIII Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. Fortaleza (CE) : Universidade Federal do Ceará, 1997.
    • SILVA, A. G. ; AZEVEDO, A. B. C. ; SILVA, M. C. R. . O que lê o estudante do ensino médio das escolas públicas das comunidades vizinhas do IFPB-CG?. In: ENEX 2015 ? Encontro de Extensão do IFPB , 2015 , Areia - PB. Inovação e educação popular como práxis da extensão. : , 2015.
    • SILVA, A. G. ; AZEVEDO, A. B. C. ; SILVA, M. C. R. . O que lê o estudante do ensino médio das escolas públicas das comunidades vizinhas do IFPB-CG?. In: ENEX 2015 ? Encontro de Extensão do IFPB , 2015 , Areia - PB. Inovação e educação popular como práxis da extensão. : , 2015.
    • SILVA, A. G. ; AZEVEDO, A. B. C. ; SILVA, M. C. R. . O que lê o estudante do ensino médio das escolas públicas das comunidades vizinhas do IFPB-CG?. In: X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2015 , 2015 , Rio Branco (AC). X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2015. : , 2015.
    • SILVA, A. G. ; AZEVEDO, A. B. C. ; SILVA, M. C. R. . O que lê o estudante do ensino médio das escolas públicas das comunidades vizinhas do IFPB-CG?. In: X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2015 , 2015 , Rio Branco (AC). X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2015. : , 2015.
    • GOMES, L. E. M. ; SILVA, A. G. . Capacidade pozolânica de resíduos oriundos da construção civil. In: IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2014 , 2014 , São Luís (MA). IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2014. : , 2014.
    • GOMES, L. E. M. ; SILVA, A. G. . Capacidade pozolânica de resíduos oriundos da construção civil. In: IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2014 , 2014 , São Luís (MA). IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2014. : , 2014.
    • SILVA, A. G. . Extensão universitária: difusionismo versus dialogicidade ? a inovação nas relações entre institutos federais e comunidade. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013 , 2013 , Salvador (BA). Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013. : , 2013.
    • SILVA, A. G. . Extensão universitária: difusionismo versus dialogicidade ? a inovação nas relações entre institutos federais e comunidade. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013 , 2013 , Salvador (BA). Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013. : , 2013.
    • SILVA, A. G. . Aquiles e a Deusa: A aparição do divino na Ilíada. In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos/I Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos , 2013 , Brasília. XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos: O Futuro do Passado. Caderno de Resumos.. Brasília : Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2013. p. 52 - 52.
    • SILVA, A. G. . Ilíada de Homero, Canto XIX: As imagens da Morte, da Reconciliação e das Armas. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos , 2011 , Rio de Janeiro (RJ). Antiguidade: performance & recepção - XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. : , 2011.
    • SILVA, A. G. . Ilíada de Homero, Canto IX: As Imagens do Prêmio, da Persuasão e da Catástrofe. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos , 2011 , Rio de Janeiro (RJ). Antiguidade: performance & recepção - XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. : , 2011.
    • SILVA, A. G. . As Lágrimas de Briseida: tempo, memória e sensibilidade na narrativa de Homero. In: XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos , 2009 , Natal (RN). Amizade e prazer no Mundo Antigo - XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos. : , 2009. p. 6 - 6.
    • SILVA, A. G. . Entre a Imagem e a Fala: A geração de sentido na poesia épica de Homero. In: XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos , 2009 , Natal (RN). Amizade e prazer no Mundo Antigo - XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos. : , 2009. p. 2 - 2.
    • SILVA, A. G. . Sistemas Lógicos Não-Aléticos: Uma Contribuição ao Estudo das Lógicas de Vaguedade. In: LAPTEC 2000 - I Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia , 2000 , São Paulo (SP). Anais I Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia - LAPTEC 2000. São Paulo (SP) : Editora Plêiade, 2000. p. 537 - 546.
    • SILVA, A. G. . Sistemas Lógicos Não-Aléticos: Uma Introdução Histórica. In: LAPTEC 2000 - I Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia , 2000 , São Paulo (SP). Anais I Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia - LAPTEC 2000. São Paulo (SP) : Editora Plêiade, 2000. p. 529 - 536.
    • SILVA, A. G. . Crise neo-liberal e alternativa socialista. Campina Grande (PB) : Raizes. Revista de Ciências Sociais e Econômicas , 1997 (Tradução)
    • SILVA, A. G. . A inteligência artificial e o futuro da Filosofia. 2017 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . Aquiles e a deusa: a aparição do divino na Ilíada. 2017 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . Michel Henry: uma leitura fenomenológica do cogito de Descartes. 2016 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . O Projeto *Escola sem Partido* e o futuro da Educação. 2016 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . A significação dos nomes: uma abordagem fenomenológica. 2016 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . O Projeto ?Escola sem Partido? e os Impactos nos Cursos de Licenciatura. 2016 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . O Projeto ?Escola sem Partido? e os Impactos nos Cursos de Licenciatura. 2016 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . O Projeto ?Escola sem Partido? e os Impactos nos Cursos de Licenciatura. 2016 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . As lágrimas de Briseida: tempo, memória e sensibilidade na narrativa de Homero. 2006 (Comunicacao)
    • SILVA, A. G. . Entre a imagem e a fala: a geração de sentido na poesia épica de Homero. 2006 (Comunicacao)
    • SILVA, A. G. . Aquiles e a deusa: A aparição do divino na Ilíada. 2013 (Congresso)
    • SILVA, A. G. . Crônica de Ano Velho: As imagens míticas em ?A pequena vendedora de fósforos?, de Hans Christian Andersen. 2013 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . Ética e Literatura: Narrativa e Imagens de Hans Christian Andersen. 2013 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . Estética e Arquitetura: Uma poética do espaço segundo Gaston Bachelard. 2012 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . A relação entre consciência e cérebro: O confronto entre Descartes e as Neurocências. 2011 (Conferência)
    • SILVA, A. G. . Sistemas Lógicos Não-Aléticos: Uma Contribuição ao Estudo. 2000 (Congresso)
    • SILVA, A. G. . Sistemas Lógicos Não-Aléticos: Uma Introdução Histórica. 2000 (Congresso)
    • SILVA, A. G. . Matrix e a Filosofia. 2011
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • SILVA, A. G. . Para ler Homero (Para leer Homero). 2006 (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación)
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto I: As Imagens da Soberba, da Honra e da Desonra (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , VASCONCELOS, P. F. A. .
      Descrição: Iniciação Científica
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto IX: As Imagens do Prêmio, da Persuasão e da Catástrofe (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , SANTOS, C. B. G. .
      Descrição: Iniciação Científica
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto IX: As Imagens do Prêmio, da Persuasão e da Catástrofe (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , SILVA JUNIOR, J. P. .
      Descrição: Iniciação Científica
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto I: As Imagens da Soberba, da Honra e da Desonra (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , LEITE, T. E. P. .
      Descrição: Iniciação Científica
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto XIX: As Armas de Aquiles (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , LIMA, F. J. G. .
      Descrição: Iniciação Científica
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto I: As Imagens da Soberba, da Honra e da Desonra (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , LIMA, F. J. G. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Filosofia, Política e Pedagogia na Carta VII de Platão (Estudo e Comentário) (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , SOUZA, F. M. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto IX: As Imagens do Prêmio, da Persuasão e da Catástrofe (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , LEITE, T. E. P. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Filosofia, Política e Pedagogia na Carta VII de Platão (Estudo e Comentário) (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , SOUZA, F. M. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto I: As Imagens da Soberba, da Honra e da Desonra (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , LIMA, F. J. G. , LEITE, T. E. P. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto I: As Imagens da Soberba, da Honra e da Desonra (2017 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , LIMA, F. J. G. , LEITE, T. E. P. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Filosofia, Política e Pedagogia na Carta VII de Platão (Estudo e Comentário) (2017 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , SOUZA, F. M. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto I: As Imagens da Soberba, da Honra e da Desonra (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , MELO, A. C. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Práticas de ensino de filosofia no Brasil (PROF-FILO) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , PIMENTEL, IJAELSON CLIDÓRIO , COSTESKI, E. .
      Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar os aspectos filosóficos, pedagógicos, culturais e políticos da seguinte questão: O que significa ensinar filosofia no Brasil? A filosofia se define desde os primórdios como o discurso que busca o universal nas suas questões, ao mesmo tempo todas as reflexões dos grandes filósofos foram inspiradas e contextualizadas pelos desafios epistemológicos, éticos e culturais do seu tempo presente e do seu local de existência. Investigar o ensino de filosofia no Brasil implica em assumir, no nosso contexto geopolítico, a codeterminação recíproca, inerente a todo pensar, entre universal e local, entre tradicional e contemporâneo. No nosso caso específico a questão se desdobra em duas: ?O que podemos aprender sobre as práticas de ensino de filosofia no Brasil desenvolvidas até agora?? e ?Como podemos buscar novas e melhores práticas de ensino de filosofia no Brasil??. Essas duas perspectivas complementares, histórica e prospectiva, apontam para uma abordagem transdisciplinar e transcultural, capazes de escapar tanto da dicotomia simples entre teoria e prática, quanto da mera oposição Europa x Brasil. Ambas as perspectivas pretendem abordar a questão do ensino de filosofia no Brasil conjugando tanto uma abordagem teórica (conceitos, autores, escolas), quanto aplicada na prática (currículos, avaliações, processos), sempre em relação ao contexto cultural brasileiro contemporâneo. Sempre com a preocupação em não estabelecer dicotomias rígidas entre teoria e prática, os principais temas da pesquisa são: (1) O estudo da história das práticas de ensino de filosofia e da educação filosófica no Brasil. Aborda a história das escolas e das instituições educativas no Brasil, em particular as relações históricas entre o ensino superior, médio e fundamental de filosofia no Brasil. Também pode abordar experiências de educação informal ou em rede. Essa história é contextualizada pelo estudo da cultura brasileira e sua relação com a educação e o ensino de filosofia, com extensão para o estudo das culturas latino-americanas, africanas e europeias, na medida em que constituem matrizes da formação brasileira. Daí desdobram-se temas como: Colonização e descolonização no ensino de Filosofia do Brasil; tradições afro-ameríndias e ensino de filosofia no Brasil; o ensino de filosofia no Brasil em relação ao contexto latino-americano; a questão do corpo e do gênero no ensino de filosofia no Brasil; Arte brasileira e (2) O estudo das abordagens filosóficas do ensino de filosofia, em sua variedade de perspectivas sobre o sentido de ensinar, educar, transmitir, formar. Abrange a relação da filosofia com sua transmissão e de questionamentos ontológicos, epistemológicos, éticos, políticos e estéticos sobre a educação e a formação. Aborda o estudo da bibliografia recente, em particular a brasileira, em torno dos diversos temas do ensino de filosofia, e também a criação e produção de currículos, abordagens didáticas, recursos e materiais, processos e instrumentos de avaliação, em relação com a prática dos professores e educadores. Desdobra-se em temas como: Teorias e práticas de currículos no ensino de filosofia no Brasil; Novas e antigas metodologias no ensino de filosofia no Brasil; Teorias e práticas de processos e instrumentos de avaliação no ensino de filosofia no Brasil; Ética e política no ensino de filosofia no Brasil.
    • Nome do projeto: Filosofia, artes e mídias: o pensamento e seus modos de expressão (PROF-FILO) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , PIMENTEL, IJAELSON CLIDÓRIO , SOARES, P. S. G. .
      Descrição: Este projeto visa investigar e estabelecer relações entre a História da Filosofia e os diferentes modos de expressão humana (teatro, música, literatura, cinema, etc.) e mídias (TV, internet, revistas, jornais, materiais didáticos diversos, etc.) que expressem o pensamento filosófico, com vistas na produção de material didático e no desenvolvimento de metodologias alternativas para o Ensino de Filosofia que possam ser replicadas em diferentes contextos. O projeto tem o seu fulcro, portanto, na busca por experimentações metodológicas sistematizadas e na produção e divulgação do pensamento filosófico no contexto escolar a partir de diferentes modos de expressão para além do textual, de forma interdisciplinar e vinculando razão e sensibilidade. Em que medida as artes e as mídias podem auxiliar o Ensino de Filosofia na transformação das aulas no Ensino Médio em espaços de participação e protagonismo e em momentos de análise, reflexão e crítica sobre a prática?
    • Nome do projeto: Práticas dialógicas para o ensino da filosofia (PROF-FILO) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , PIMENTEL, IJAELSON CLIDÓRIO , JORDAO, A. .
      Descrição: A partir da hipótese de que uma pedagogia interativa, fundada na interação verbal entre os alunos, pode facilitar a aprendizagem do filosofar, o projeto se propõe a investigar e analisar as condições de possibilidade de uma verdadeira confrontação filosófica pelo diálogo entre os alunos na sala de aula, como por exemplo, o tipo de situação favorável, as regras que devem ser estabelecidas e respeitadas; os critérios de ?filosoficidade? das argumentações, etc. com o objetivo de desenvolver um referencial didático- metodológico para o recurso e aplicação de práticas dialógicas no ensino de filosofia em nível médio. O desenvolvimento da pesquisa, de caráter eminentemente teórico-investigativo e propositivo, será realizado a partir de leituras, análises e discussões filosóficas dos textos e autores selecionados, considerando a tradição filosófica sobre o tema, em especial, a hermenêutica de Gadamer e a concepção do diálogo platônico, através de estudos individuais e em grupos de pesquisa, bem como via exercícios de aplicação metodológica do diálogo argumentativo. Logo, o método a ser utilizado é o hermenêutico filosófico, posto que ele prevê uma práxis considerando a própria categoria de ?aplicação? que lhe é inerente. Entre os resultados esperados sublinha-se a orientação de projetos de pesquisa/desenvolvimento acerca da utilização do diálogo argumentativo como proposta didático-metodológica para o ensino de filosofia no âmbito da Educação Básica; a apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos nacionais e internacionais e a publicação de artigos e trabalhos completos em revistas especializadas nacionais e internacionais.
    • Nome do projeto: A teoria do conhecimento presente no pensamento e na ação transformadores de Paulo Freire (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é localizar a teoria do conhecimento presente no pensamento e na ação transformadores de Paulo Freire no âmbito de uma epistemologia da práxis. De modo genérico, entendemos teorias do conhecimento como coleções de hipóteses e relações entre hipóteses que fundamentam, estruturam e validam conhecimentos. Especificamente, uma teoria filosófica do conhecimento diz respeito à natureza, à variedade, às origens, aos objetos e aos limites do conhecimento. Exemplos de tais teorias, no sentido estrito do termo, são encontrados no pensamento de René Descartes e de David Hume. Nesse contexto, como é possível uma teoria do conhecimento de base material? A matéria, nesse caso, social e historicamente organizada pela produção, é tomada como uma relação humana. Ora, o conceito de matéria como relação humana nos coloca no âmago mesmo da práxis ? de uma filosofia da práxis. O conceito de práxis se determina como uma categoria epistemológica que descreve a atividade prática, constitutiva do objeto, dos indivíduos humanos em seu confronto com a natureza. Estamos, com isso, dentro dos limites de uma teoria do conhecimento de base material. Essa teoria se constrói sobre o pressuposto de que os seres humanos são parte integrante da natureza e a objetividade do seu mundo social é resultado de sua atividade prática, dotada de sentido coletivo, na apropriação da natureza não-humana através do trabalho produtivo ao longo de muitas gerações. Ao trabalharmos a natureza a fim de satisfazer nossas necessidades, acabamos por conhecê-la, mas somente em uma forma ?humanizada?. Assim, a natureza adquire um cunho social e, ao mesmo tempo, tem um papel autônomo nos assuntos humanos. A pedagogia freireana, coerente com seu caráter práxico, enlaça e conecta, inseparavelmente, os momentos e os aspectos teóricos e práticos, os sujeitos que ensinam e os sujeitos que aprendem, agentes que somos todos de transformação.
    • Nome do projeto: Filosofia, Política e Pedagogia na Carta VII de Platão (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , SOUZA, F. M. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto IX: As Imagens do Prêmio, da Persuasão e da Catástrofe (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , LEITE, T. E. P. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Ilíada de Homero, Canto I: As Imagens da Soberba, da Honra e da Desonra (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , LIMA, F. J. G. .
      Descrição: Orientação a alunos de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Estudo da Reologia Rotacional e Dinâmica na Confecção de Pastas para Cimentação em Poços Petrolíferos (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , MEIRA, F. F. D. A. .
    • Nome do projeto: Monitoria - Edital Nº 017/2014 - Resistência dos Materiais (2014 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, A. G. , PEREIRA, M. R. .
      Descrição: Monitoria - Edital Nº 017/2014 - Resistência dos Materiais
    • Nome do projeto: O que lê o estudante do ensino médio das escolas públicas das comunidades vizinhas do ifpb-cg? (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, A. G. , AZEVEDO, A. B. C. , SILVA, M. C. R. .
    • Nome do projeto: A teoria do conhecimento presente no pensamento e na ação transformadores de Paulo Freire (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. , GONCALVES, L. G. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é localizar a teoria do conhecimento presente no pensamento e na ação transformadores de Paulo Freire no âmbito de uma epistemologia da práxis. De modo genérico, entendemos teorias do conhecimento como coleções de hipóteses e relações entre hipóteses que fundamentam, estruturam e validam conhecimentos. Especificamente, uma teoria filosófica do conhecimento diz respeito à natureza, à variedade, às origens, aos objetos e aos limites do conhecimento. Exemplos de tais teorias, no sentido estrito do termo, são encontrados no pensamento de René Descartes e de David Hume. Nesse contexto, como é possível uma teoria do conhecimento de base material? A matéria, nesse caso, social e historicamente organizada pela produção, é tomada como uma relação humana. Ora, o conceito de matéria como relação humana nos coloca no âmago mesmo da práxis ? de uma filosofia da práxis. O conceito de práxis se determina como uma categoria epistemológica que descreve a atividade prática, constitutiva do objeto, dos indivíduos humanos em seu confronto com a natureza. Estamos, com isso, dentro dos limites de uma teoria do conhecimento de base material. Essa teoria se constrói sobre o pressuposto de que os seres humanos são parte integrante da natureza e a objetividade do seu mundo social é resultado de sua atividade prática, dotada de sentido coletivo, na apropriação da natureza não-humana através do trabalho produtivo ao longo de muitas gerações. Ao trabalharmos a natureza a fim de satisfazer nossas necessidades, acabamos por conhecê-la, mas somente em uma forma ?humanizada?. Assim, a natureza adquire um cunho social e, ao mesmo tempo, tem um papel autônomo nos assuntos humanos. A pedagogia freireana, coerente com seu caráter práxico, enlaça e conecta, inseparavelmente, os momentos e os aspectos teóricos e práticos, os sujeitos que ensinam e os sujeitos que aprendem, agentes que somos todos de transformação.
    • Graduacao:
      • Curso: Tecnologia em Construção de Edifícios
        Nome da Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
        Título: Estratégia competitiva e planejamento de marketing na indústria da construção de edifícios (um estudo de caso)
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Filosofia - Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
        Título: Introdução ao Filosofar
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal da Paraíba
        Ano de conclusão: 2018
        Status do curso: Incompleto
      • Nome da Instituição: Universidade Federal da Paraíba
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal da Paraíba
        Ano de conclusão: 2021
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Campina Grande
        Ano de conclusão: 2008
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
        Ano de conclusão: 1990
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
        Ano de conclusão: 1989
    • Universidade Federal de Campina Grande:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Raizes (UFPB):
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - Atual ).
    • Editora da Universidade Federal de Campina Grande:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2008 ).
        Outras informações: Diretor
    • Curso de Graduação em Filosofia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Coordenador
    • Ariús: Revista de Ciências Humanas e Artes (UFCG):
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Ariús: Revista de Ciências Humanas e Artes (UFCG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Bolsista
    • RAÍZES - Revista de Ciências Sociais e Econômicas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1996 - 1998 ).
        Outras informações: Editor
    • Universidade Federal da Paraíba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).