Luiza Guimarães Santos
-
Resumo
-
Cursa o Mestrado na Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Possui experiência internacional ao estudar por um semestre na Jönköping International Business School (Suécia) e ao trabalhar por um ano em Chamonix (França). Atuou como monitora-professora e assistente de coordenação dos Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP. Realiza pesquisas sobre o ensino-aprendizagem do francês língua estrangeira, os gêneros textuais e a perspectiva acional. Faz parte do grupo de pesquisa ALTER (Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações) e é bolsista da CAPES.
-
-
Linhas de pesquisa
- Ensino e Aprendizagem do FLE
-
Artigos completos publicados em periódicos: 1
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; PALOMBO, P. E. M. . Qual posicionamento de marketing adotar: customização ou massificação? Revista Capital Científico (UNICENTRO) , v. 8 , p. 183 - 198 , 2010. ISSN: 16791991.
-
Trabalhos em Anais: 12
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; MELAO, P. ; ROCHA, S. . Genres textuels et le modèle didactique. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2012 , Curitiba. XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. : , 2011.
- GUIMARAES-SANTOS, L. . A apropriação de gêneros textuais e o desenvolvimento do trabalho do professor. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras - I CIFLE , 2012 , Rio de Janeiro. Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras - I CIFLE. : , 2012.
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Contribuições do ensino de gêneros textuais para a formação inicial de professores de línguas. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras - I CIFLE , 2012 , Rio de Janeiro. Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras - I CIFLE. : , 2012.
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Desafios do trabalho educacional: adaptar uma sequência didática às capacidades de linguagem reais dos alunos. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras - I CIFLE , 2012 , Rio de Janeiro. Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras - I CIFLE. : , 2012.
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; MELAO, P. . Comment utiliser un blog pour l'enseignement/apprentissage du FLE. In: Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes , 2012 , Guelph. Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes. : , 2012.
- GUIMARAES-SANTOS, L. . L'itinéraire de voyage pour enseigner le FLE: des pistes pour exploiter l'action sociale "voyager" à partir d'Internet. In: Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes , 2012 , Guelph. Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes. : , 2012.
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Gêneros textuais e modelo didático: contribuições para o ensino do FLE. In: III Encontro de Pesquisas do Francês , 2011 , São Paulo. III Encontro de Pesquisas do Francês. : , 2011.
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Materiais didáticos criados sob a perspectiva acional. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP , 2011 , São Paulo. VI EPOG. : , 2011.
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Gêneros textuais e a perspectiva acional no ensino-aprendizagem do francês língua estrangeira. In: II Encontro de Pesquisas do Francês , 2011 , São Paulo. II Encontro de Pesquisas do Francês. : , 2011.
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Perspectiva acional e o gênero programa de visita. In: InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. : , 2011.
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Genres textuels et la création de matériel didactique dans la perspective actionnelle. In: XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2011 , Curitiba. XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. : , 2011.
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; PALOMBO, P. E. M. . Qual posicionamento de Marketing adotar: customização ou massificação. In: XII SEMEAD - Seminários em Administração , 2009 , São Paulo. XII SEMEAD - Seminários em Administração. : , 2009.
-
Outras Produções Bibliográficas: 3
- MACHADO, A. R. ; LOUSADA, E. G. ; GUIMARAES-SANTOS, L. . Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas : Mercado de Letras , 2012 (Tradução)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Gêneros textuais e a perspectiva acional no ensino-aprendizagem do FLE: análise do gênero página de guia de viagem. : , 2010 (Artigo para conclusão de disciplina)
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; LOUSADA, E. G. . Gêneros textuais e a perspectiva acional no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira. : , 2010 (Resumo)
-
Apresentações de Trabalho: 14
- GUIMARAES-SANTOS, L. . A apropriação de gêneros textuais e o desenvolvimento do trabalho do professor. 2012 (Comunicacao)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Desafios do trabalho educacional: adaptar uma sequência didática às capacidades de linguagem reais dos alunos. 2012 (Congresso)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Contribuições do ensino de gêneros textuais para a formação inicial de professores de línguas. 2012 (Congresso)
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; MELAO, P. . Comment utiliser un blog pour l'enseignement/apprentissage du FLE. 2012 (Congresso)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . L'itinéraire de voyage pour enseigner le FLE: des pistes pour exploiter l'action sociale "voyager" à partir d'Internet. 2012 (Congresso)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Gêneros textuais e modelo didático: contribuições para o ensino do FLE. 2011 (Comunicacao)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Gêneros textuais e o modelo didático no ensino do francês lingua estrangeira. 2011 (Comunicacao)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Materiais didáticos criados sob a perspectiva acional. 2011 (Comunicacao)
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; MELAO, P. . Le blog comme instrument pour l apprentissage du FLE : avantages et défis. 2011 (Comunicacao)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Genres textuels et la création de matériel didactique dans la perspective actionnelle. 2011 (Comunicacao)
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; LOUSADA, E. G. . Perspectiva acional e o gênero programa de visita. 2011 (Comunicacao)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Gêneros textuais e a perspectiva acional no ensino-aprendizagem do FLE: análise do gênero página de guia de viagem. 2010 (Outra)
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; LOUSADA, E. G. . Gêneros textuais e a perspectiva acional no ensino-aprendizagem do francês. 2010 (Comunicacao)
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; PALOMBO, P. E. M. . Qual posicionamento de Marketing adotar: Customização ou Massificação.. 2009 (Seminário)
-
Organização de eventos: 3
- GUIMARAES-SANTOS, L. . III Journée de Formation Les arts dans l enseignement du FLE.. 2011 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
- GUIMARAES-SANTOS, L. ; LOUSADA, E. G. ; MELAO, P. ; Barioni, M. ; ROCHA, S. ; SILVA, E. C. . IV Journée de Formation du Cours "Extracurricular" de français: la multimodalité en question. 2011 (Cursos Extracurriculares)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . RSAI World Congress 2008. 2008 (Regional Science Association International)
-
Curso de curta duração ministrado: 4
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Curso de Difusão - Francês - Nível 2 (sábado das 9h às 12h15). 2010 (Cursos Extracurriculares)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Curso de Difusão - Francês - Nível 2 (sábado das 9h às 12h15). 2011 (Cursos Extracurriculares)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Curso de Difusão - Francês - Nível 1 (terças-feiras das 14h30 às 17h30). 2011 (Cursos Extracurriculares)
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Curso de Difusão - Francês - Nível 3 (sábado das 9h às 12h15). 2011 (Cursos Extracurriculares)
-
Relatório de Pesquisa: 1
- GUIMARAES-SANTOS, L. . Relatório de Bolsa de Mestrado. 2012
-
Projetos de Pesquisa: 2
-
Nome do projeto: Gêneros textuais e a perspectiva acional no ensino/aprendizagem do Francês língua estrangeira (2010
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: GUIMARAES-SANTOS, L. .
-
Nome do projeto: Reestruturação do curso de Administração (2008
- 2008
Natureza: Pesquisa
Integrantes: GUIMARAES-SANTOS, L. .
Descrição: Revisão e atualização com a inclusão e exclusão de disciplinas para o aprimoramento do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA USP, já considerado um dos melhores da América Latina. Incluiu a pesquisa sobre necessidades atuais do curso de Administração e também sobre a grade curricular adotada em universidades nacionais e internacionais.
-
Nome do projeto: Gêneros textuais e a perspectiva acional no ensino/aprendizagem do Francês língua estrangeira (2010
Atual)
-
Formação Acadêmica: 2
-
Graduacao:
-
Curso: Administração de Empresas
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Título: Internacionalização de empresas brasileiras: cenário atual e perspectivas futuras
Ano de conclusão: 2010
-
Curso: Administração de Empresas
-
Mestrado:
-
Curso: Letras (Língua e Literatura Francesa)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Letras (Língua e Literatura Francesa)
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 5
-
FEA júnior USP:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
-
Jönköping International Business School:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2008 -
2008
).
Outras informações: O objetivo dessa pesquisa era trazer para a América Latina o conhecimento de empresas suecas de green-technology para que a região se desenvolvesse de forma sustentável. A proposta de trabalho foi utilizar a universidade sueca (JIBS) para promover seminários e congressos sobre o tema no Brasil.
Outras informações: Estudante-pesquisadora
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2008 -
2008
).
-
Cursos Extracurriculares de Francês:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
Atual
).
Outras informações: Bolsista de Mestado
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
Atual
).
-
FEA júnior USP: