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Marcos Antonio Alves de Araujo Filho

    • Mestre em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura em Letras (Alemão/Português - 2010) e graduação em Bacharelado em Letras (Alemão/Português) pela UFMG (2009). Tem experiência no ensino de Língua Alemã em escolas particulares. Atualmente aluno de Doutorado (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • ARAÚJO FILHO, MARCOS ANTÔNIO ALVES . Interlíngua x translinguajar: diferenças e intersecções dos conceitos PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 25 , p. 250 - 272 , 2022. ISSN: 19828837.
    • SCHRÖDER, Ulrike ; ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Die kognitive Motiviertheit präpositionaler Bedeutungen im Fremdsprachenunterricht: Ein Fallbeispiel mit überziehen und unterziehen. Cruce de fronteras - Grenzgänge - Cruzando fronteira. Torno 2, v. 2, p. 961 - 968, 2014.
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Associção Mineira de Professores de Alemão - (Secretário). 2010 (Relatorio_tecnico)
    • ten Kathen, Carla ; ORIENTE, T. ; ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Stein auf Stein, Stein auf Stein, Deutschland wird immer näher sein!. 2015 (Comunicacao)
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Verbos com prefixo ver- na língua alemã. 2012 (Seminário)
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . 20 anos da queda do muro: choques culturais / diferenças lexicais. 2009 (Simposio)
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Comics - ein vielseitiges Zusatzmaterial. 2010 (Seminário)
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Die Interlanguage von Schülern einer zweisprachigen deutsch-brasilianischen Schule: eine vergleichende Studie der methodischen Ansätze. 2022 (Seminário)
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Materiais CLIL no ensino de alemão como língua adicional: um relato de experiência. 2021 (Congresso)
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Guck mal, steht das da auf Deutsch? Spot-German im Stadtviertel Santo Amaro, São Paulo. 2019 (Comunicacao)
    • ORIENTE, T. ; ten Kathen, Carla ; ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Pack deinen Koffer, Deutschland ist gar nicht so weit entfernt.. 2015 (Congresso)
    • ORIENTE, T. ; ten Kathen, Carla ; ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Stein auf Stein, Stein auf Stein, Deutschland wird immer näher sein. 2015 (Congresso)
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Estratégias de Trabalho da Face nos quadrinhos. 2011 (Congresso)
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Estratégias de Trabalho da Face nos quadrinhos. 2011 (Congresso)
    • ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Ostdeutsch- Westdeutsch uma comparação linguistica. 2009 (Outra)
    • SCHRÖDER, Ulrike ; ARAÚJO FILHO, M. A. A. . Die kognitive Motiviertheit präpositionaler Bedeutungen im Fremdsprachenunterricht: ein Fallbeispiel mit 'überziehen' und 'unterziehen'. 2009. 2009 (Congresso)
    • Nome do projeto: Palavras, construções e frases fixas (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO FILHO, M. A. A. , BATTAGLIA, M. H. V. , GLENK, E , FISCHER, E. G. , JOSÉ, C. C , SALGADO, J. L. .
      Descrição: Estudo do léxico da língua alemã e da língua portuguesa do Brasil e sua descrição morfológica, lexicológica, fraseológica e lexicográfica.
    • Nome do projeto: Movimentos do Escrito (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO FILHO, M. A. A. , BRAGA, M. D. W. , FACHINETTO, L. , SPINELLI, D. C. M. B. , BARBOZA, A. C. C. , IGREJA, S. G. , VELOSA, V. P. , VILLARTA-NEDER, A. , LOPES, M. C. R. , VITA, E. M. S. , CIRILO, M. A. , ALENCAR, C. M. B. , FAIRCHILD, T. M. , RIBEIRO, M. O. , CIPULLO, T. G. , RIOLFI, Claudia , ALMEIDA, S. , PRADO, R. B. , BAZON, F. V. M. , MORAES, E. E. , BATISTA, A. S. , SILVA, J. M. O. , PIETRI, E. , SUGIYAMA JUNIOR, E. , ROCHA, A. R. , GRIGOLETTO, M. , MAGALHAES, M. M. , BARZOTTO, V. , JESUS, E. A. .
      Descrição: Descrição: De 2009 a 2012, os membros do GEPPEP estão envolvidos com o projeto coletivo de pesquisa Movimentos do Escrito, sob a coordenação geral dos pesquisadores Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto. Por meio da análise de versões de textos escolares e científicos, visamos a mostrar que a imobilidade da escrita consiste em uma falácia, já que: a) do ponto de vista de quem escreve, a realização de vários movimentos com relação a sua própria palavra são necessários para poder produzir um texto passível de interpretação pelo leitor; b) do ponto de vista de quem lê, um texto pode gerar movimentos, alterações, transmudações; c) do ponto de vista do processo por meio do qual se escreve, a análise das diversas versões de um texto mostra que as palavras movimentam-se com maior ou menor propriedade até que venham a se depositar na fixidez de uma versão considerada final. O trabalho investigativo está organizado em cinco eixos temáticos: 1) O que foi lido no texto escrito: investigação a respeito dos modos por meio dos quais as palavras de terceiros são incorporadas por quem escreve; 2) A influência da escrita na posição subjetiva: investigação a respeito das alterações perceptíveis na posição escrita de quem escreve durante o seu percurso investigativo; 3) A alfabetização: Investigação a respeito dos modos por meio dos quais um sujeito paulatinamente se apropria da leitura e da escrita; 4) O percurso de quem escreve: investigação a respeito das transformações existentes entre as diversas versões de um mesmo texto; e 5) As parcerias para a escrita: investigações a respeito das influências exercidas pelo parceiro (professor, orientador, amigo etc.) no percurso de quem se propõe a escrever. O banco de dados, disponibilizado on-line para os pesquisadores do GEPPEP, em construção no momento, é composto por versões dos textos escritos por um mesmo informante ao longo do seu processo de formação e por textos que, de diferentes modos, foram mobilizados pelo escritor, entr
    • Nome do projeto: Ensino do Alemão como Língua Estrangeira: Alemão no Campus (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ARAÚJO FILHO, M. A. A. , BATTAGLIA, M. H. V. , JOSÉ, C. C , SIMÕES, José da Silva , DEFINO, Patricia Pippa .
      Descrição: Análise e aplicação de métodos e materiais didáticos para o ensino do alemão como LE, proporcionando a formação continuada aos estudantes que atuam como monitores nos cursos de cultura e extensão ?Alemão no campus?.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Português - Alemão
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Título: O VERBO ZIEHEN E SUAS VARIANTES: ÜBERZIEHEN E UNTERZIEHEN. UM ESTUDO DE CASO
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2002
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Colégio Visconde de Porto Seguro
        Ano de conclusão: 2013
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2000 ).
        Outras informações: Participação em Projeto Comprador ? Organização de rodadas internacionais de negócios. Promoção de encontros de empresas nacionais mineiras com empresas estrangeiras ? a partir de contatos diretos feitos no exterior.
        Outras informações: estagio
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Bolsista para lecionar lingua alemã no curso de extensão "Alemão no Campus" para nível básico.
        Outras informações: monitor
    • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Tutor do curso de formação continuada (na modalidade EAD) destinado a 25% dos professores de Língua Portuguesa da Rede municipal de ensino de São Paulo
        Outras informações: Tutor
    • Colégio Humboldt:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2019 ).
        Outras informações: Professor
    • Albert Einstein Gymnasium:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Professor visitante com bolsa do programa de intercâmbio pedagógico do ministério da cultura (Pädagogischer Austauschdienst - PAD Kultusministerium) do governo da Alemanha.
        Outras informações: Professor
    • Colégio Suíço de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Professor