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Verônica Penteado Siqueira

    • Graduada em Letras - Português/Linguística pela Universidade de São Paulo. Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo. Doutoranda do programa de pós-graduação do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, com o projeto "A sincronização na fala: aspectos duracionais, pragmáticos e visuais na fala conjunta e sincronizada", orientado pela Profa. Dra. Beatriz Raposo de Medeiros. Durante a Iniciação Científica, também orientada pela Profa. Beatriz, investigou as semelhanças e diferenças entre a cognição linguística e musical. No Mestrado, desenvolveu um experimento de fala sincronizada, em que se observa a possível interferência da quebra de expectativa semântica na tarefa de sincronização da fala. O objetivo do projeto é investigar se há interação entre a produção da fala e o nível semântico da linguagem, e analisar os resultados à luz da teoria dinâmica da cognição. Atua como membro do Grupo de Estudos de Fonética (GEF) desde 2014.

       

      Links:    

    • SIQUEIRA, V. P. ; RAPOSO de MEDEIROS, B. . Uma proposta metodológica para o estudo da sincronização da fala em interação com a semântica GRADUS - REVISTA BRASILEIRA DE FONOLOGIA DE LABORATÓRIO , v. 5 , p. 99 - 124 , 2020. ISSN: 25262718.
    • PENTEADO SIQUEIRA, VERÔNICA . Linguística, música e cognição humana: da representação estática à interação dinâmica ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 48 , p. 384 - 403 , 2019. ISSN: 14130939.
    • SIQUEIRA, VERONICA P. ; MEDEIROS, BEATRIZ RAPOSO DE . Synchronous speech and semantic incongruity: what do outliers tell us about it?. In: Speech Prosody 2022 , 2022 , Lisboa. Speech Prosody 2022. ISCA : ISCA, 2022. p. 205 - .
    • SIQUEIRA, V. P. ; RAPOSO de MEDEIROS, B. . Abordagens teóricas entre a Linguística e a Cognição Musical. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais , 2016 , Porto Alegre. Anais do XII SIMCAM Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. : , 2016. p. 663 - 671.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • SIQUEIRA, V. P. ; RAPOSO de MEDEIROS, B. . 'O povo unido jamais será vencido!' ou por que falamos em conjunto?. Campinas : Blogs de Ciência da Unicamp , 2018 (Artigo de divulgação científica)
    • SIQUEIRA, V. P. . A percepção da fala sincronizada: uma proposta para o estudo da sincronização da fala. 2022 (Outra)
    • SIQUEIRA, V. P. ; RAPOSO de MEDEIROS, B. . Synchronous speech and semantic incongruity: what do outliers tell us about it?. 2022 (Congresso)
    • SIQUEIRA, V. P. . A tarefa de sincronização da fala e a quebra de expectativa semântica: fenômenos em interação. 2020 (Outra)
    • SIQUEIRA, V. P. ; RAPOSO de MEDEIROS, B. . Abordagens teóricas entre a Linguística e a Cognição Musical. 2016 (Simposio)
    • SIQUEIRA, V. P. . A tarefa de sincronização da fala e a quebra de expectativa semântica. 2018 (Outra)
    • SIQUEIRA, V. P. . Linguística, música e cognição humana: da representação estática à interação dinâmica. 2018 (Seminário)
    • SIQUEIRA, V. P. . Música e linguagem: levantamento bibliográfico a partir dos estudos da cognição. 2016 (Simposio)
    • SIQUEIRA, V. P. . Traduzindo expressões idiomáticas: como trabalhar os sentidos literal e figurado com alunos do ensino fundamental?. 2017 (Seminário)
    • SIQUEIRA, V. P. . Uma proposta metodológica para o estudo da sincronização da fala em interação com a semântica. 2019 (Simposio)
    • SIQUEIRA, V. P. . A tarefa de sincronização da fala e a quebra de expectativa semântica: um estudo piloto. 2019 (Outra)
    • SIQUEIRA, V. P. . XXII Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP (ENAPOL). 2019 (Universidade de São Paulo)
    • SIQUEIRA, V. P. . Língua Franca. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • SIQUEIRA, V. P. . Tardes de Linguística. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Música e linguagem: um levantamento bibliográfico sobre suas semelhanças e diferenças (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIQUEIRA, V. P. , RAPOSO de MEDEIROS, B. .
      Descrição: Projeto de iniciação científica. Considerando a literatura sobre as capacidades musical e linguística e seus paralelos, este trabalho tem como objetivo reunir e explorar uma bibliografia que entenda as línguas naturais e a música como produtos da cognição humana, e procure explicá-las em termos de suas semelhanças ou diferenças cognitivas. Foram estudadas seis grandes abordagens teóricas. A primeira delas é a Teoria Gerativa da Música Tonal (GTTM), de Jackendoff e Lerdahl (1983), que, baseada na linguística gerativa, propõe formular uma gramática que explique as estruturas mentais correspondentes à música. A segunda abordagem refere-se à Teoria do Espaço Tonal (TPS), de Lerdahl (2001), desenvolvida a partir da GTTM, resolvendo algumas de suas limitações através do estudo empírico do espaço tonal. A terceira abordagem, elaborada por Patel (2008), a Hipótese do Recurso da Sintaxe Compartilhada (SSIRH), reúne dois modelos teóricos (um linguístico e um musical) e postula uma fonte comum de processamento sintático para a música e a linguagem. A quarta abordagem, Memória Sonora de Curto Prazo (ASTM), explica as semelhanças entre as faculdades baseada no funcionamento acústico do sistema auditivo. Isabelle Peretz, baseada em estudos neuropsicológicos de indivíduos com afasia e amusia, defende a hipótese da modularidade musical. Por fim, o Dinamicismo traz uma visão diferente das anteriores aos estudos cognitivos da música e da linguagem ao distanciar-se dessa visão psicológica e representacionissta, tida como insuficiente para a explicação das capacidades. A hipótese dinâmica é motivada pela superação de alguns aspectos da hipótese cognitivista, como a representação mental, o dualismo cartesiano, o internalismo, o reducionismo mente-cérebro e o computacionalismo desses modelos.
    • Nome do projeto: A tarefa de sincronização da fala e a quebra de expectativa semântica (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIQUEIRA, V. P. , RAPOSO de MEDEIROS, B. .
      Descrição: Este trabalho tem como objeto de estudo um experimento sobre a fala sincronizada e seu objetivo é verificar se há perturbação da sincronização a partir da inserção de itens lexicais que causam ruptura semântica. O trabalho fundamenta-se na proposta de Fred Cummins a respeito do joint speech (2013, 2018) e, especialmente, da fala sincronizada (2002, 2003). O joint speech é um tipo mais geral de fala, em que não há a transmissão de uma mensagem de um falante a outro, mas sim a fala conjunta de um mesmo texto, como é o caso em orações e protestos. A fala sincronizada, por sua vez, é um tipo de fala conjunta, em que dois sujeitos leem um texto juntos, tentando manter-se em sintonia um com o outro. Experimentos demonstram que a sincronia entre a fala de dois indivíduos é fácil e rapidamente obtida sem nenhum tipo de treinamento prévio, apesar de os falantes não apresentarem uma prosódia estilizada e previsível, como em orações e recitações. Cummins (2013) aborda o fenômeno por meio de uma perspectiva dinâmica da cognição, que concebe a capacidade linguística como um sistema dinâmico, isto é, como uma capacidade emergente do funcionamento cognitivo geral e da interação social, e não apenas como um módulo mental, como ela é tradicionalmente vista. A fim de verificar se a quebra de expectativa semântica interfere na sincronização da fala, o experimento consiste na gravação da leitura de duas versões do mesmo texto, por grupos distintos, em que uma das versões apresenta algumas palavras alteradas, de modo a provocar uma quebra de expectativa semântica. A hipótese é de que a quebra de expectativa semântica interfere na sincronização da fala, o que pode provocar interrupção da tarefa ou aumento do tempo de assincronia entre os sujeitos. Interpretando o experimento à luz da teoria dinâmica, espera-se compreender a fala para além de um mecanismo fisiológico e acústico, e sim como produto da complexidade da cognição humana.
    • Nome do projeto: Fala conjunta e fala sincronizada: aspectos característicos (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIQUEIRA, V. P. , RAPOSO de MEDEIROS, B. .
      Descrição: O tema central deste projeto é o fenômeno da sincronização da fala, que será estudado mais especificamente a partir das definições de Cummins (2018) de fala conjunta (joint speech) e fala sincronizada, sendo a primeira uma ação em que várias pessoas falam a mesma coisa ao mesmo tempo, como em um protesto ou em uma oração. A fala conjunta é uma expressão espontânea da sincronização da fala, ao passo que a sua realização em condições experimentais, em que duas pessoas leem o mesmo texto ao mesmo tempo, é chamada de fala sincronizada. O objetivo geral deste projeto é a identificação e descrição de aspectos característicos à fala conjunta e à fala sincronizada, a fim de melhor compreender o fenômeno de sincronização da fala, a partir de dois enfoques. Esses aspectos podem ser tanto de natureza acústica e temporal quanto pragmática e discursiva. Sobre a fala conjunta, o estudo é norteado pela questão: Quais as principais características da fala conjunta (prosódicas, gestuais e contextuais), identificadas a partir de registros dessa fala no contexto brasileiro, nos anos de 2011 a 2020. A partir do levantamento de dados de fala conjunta já existentes e públicos, tem-se como objetivo a criação de um corpus de fala conjunta. Sobre a fala sincronizada, são dois os objetivos específicos. O segundo objetivo do projeto diz respeito à identificação de uma duração típica e perceptível, a partir do qual podemos definir a fala sincronizada entre dois indivíduos. Nesse sentido, propõe-se identificar e definir um limite temporal a partir do qual a percepção entenda a fala como sincronizada. Iremos investigar se há uma relação entre esse tempo limite e a distribuição geralmente encontrada em dados de fala sincronizada. O terceiro objetivo diz respeito aos movimentos corporais extra-fala que normalmente acompanham um experimento de fala sincronizada. Nesse sentido, o objetivo é levantar e descrever os principais gestos e movimentos produzidos concomitantemente à fala sincronizada e identificar a relação entre suas ocorrências e os momentos de maior e menor sincronia entre os falantes.
    • Nome do projeto: Iniciação ao fazer científico: como planejar textos acadêmicos (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SIQUEIRA, V. P. , BARRETO, A. S. , OLIVEIRA, G. S. , FREITAS, M. A. , NAKAEMA, O. Y. , NEGRÃO, E. V. .
      Descrição: O recorte assumido por esse curso se ancora no processo de desenvolvimento das investigações científicas experienciadas pelos próprios ministrantes, que poderia ser resumido em três etapas, de acordo com Motta-Roth e Hendges (2010): 1) o levantamento de perguntas, hipóteses ou problemas; 2) a coleta dos dados e 3) a análise e interpretação desses dados. Ao contemplar o primeiro ponto e tudo o que o precede, de modo geral, esse curso pretende (i) promover uma conscientização dos participantes sobre os conceitos e práticas que envolvem o fazer científico nas universidades, (ii) estimular o desenvolvimento das habilidades necessárias para o atendimento das demandas formais e de informação, na produção e leitura dos textos acadêmicos, e, por fim, (iii) fornecer uma orientação aos alunos sobre os meios de produção, a circulação de tais textos e seus critérios de avaliação.
    • SIQUEIRA, V. P. ; FREITAS, M. A. ; FRANCO, J. B. . Linguística Vulgar. 2019 - Podcast
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).