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Adriana Carvalho Capuchinho

    • Professora adjunta atuando nas disciplinas de formação de professores em língua inglesa na Universidade Federal do Tocantins. Bacharel em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais, ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Aperfeiçoamento em pesquisa e mestrado em Antropologia Social, ambos pelo Departamento de Antropologia Social também da FFLCH-USP com bolsa CNPq. Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pelo Departamento de Letras Modernas (FFLCH-USP) desenvolvendo pesquisa voltada para a dramaturgia irlandesa, especificamente para o ritual como índice de transformação social na obra de Brian Friel. Recentemente orientou monografias em Ensino a Distância do Curso de Pós-Graduação (especialização) Mídias na Educação, desenvolvido no âmbito da SEED/MEC, sob a coordenação do NCE/USP e UFPE. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a utilização de recursos digitais durante a formação de professores de língua inglesa. Pesquisa também o papel da frequente presença de personagens mortas na obra de Brian Friel.

       

      Links:    

    • CAPUCHINHO, Adriana C. ; LUDWIG, C. R. ; ROCHA, D. C. A. . Linguagem, Ensino e Formação de Professores. North Charleston : Amazon/KDP, 2014 . 187p. ISBN: 9781500683627.
    • LUDWIG, C. R. ; CAPUCHINHO, Adriana C. ; SILVA, O. A. . Literatura, Cultura e Imaginário. North Charleston : KDP, 2014 . 239p. ISBN: 9781500469719.
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Olhos que Tudo Veem: Considerações sobre teoria do Estado no episódio Ciclope em Ulisses. Literatura, Cultura e Imaginário, v. 1, p. 153 - 162, 2014.
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Os Diversos Níveis Rituais em FAITH HEALER de Brian Friel. Literatura Cultura e Imaginário, v. 1, p. 27 - 58, 2014.
    • CAPUCHINHO, Adriana C. ; DIAS, Fabiana. R. ; KOSTER, Maria Rita . Anthologies. A New Ireland in Brazil: Festchrift in honour of Munira Hamud Mutran, v. , p. 541 - 548, 2008.
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Olhos que tudo vêem: considerações sobre teorias do Estado no episódio 'Cyclops' em 'Ulysses' de James Joyce. In: Quinto Simpósio De Estudos Irlandeses Na América do Sul: Ireland on the Screen, Stage and Page , 2010 , Curitiba. Quinto Simpósio De Estudos Irlandeses na América do Sul: Ireland on the Screen, Stage and Page. : , 2010.
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Irish Language Revival weblog. In: X EAGILE , 2007 , São Paulo. X EAGILE. : , 2007.
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . 'Dancing at Lughnasa': social and ritual transformation. In: VII Symposium of Irish studies in South America : representation of women in contemporary Irish literature , 2012 , Natal. VII Symposium of Irish studies in South America : representation of women in contemporary irish literature. Natal : EDUFRN, 2012. p. 37 - 37.
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . The several levels of rituals in Brian Friel's 'Faith Healer'. In: VI Symposium of Irish Studies in America , 2011 , São Paulo. Striving for reality in Contemporary Ireland. : , 2011.
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Meta ritual in Brian Friel´s Faith Healer. In: XXXV IASIL Conference: Irish Literatures: Conflict and Resolution , 2011 , Leuven. Book of Abstracts. : , 2011.
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Columba: a liminal character in The Enemy Within. In: 34th IASIL Conference. Irish Literatures and Culture: New and Old Knowledges , 2010 , Maynooth - Irlanda. Book of Abstracts. : , 2010.
    • LUDWIG, C. R. ; ROCHA, D. C. A. ; CAPUCHINHO, Adriana C. . Novos Olhares e Novas Perspectivas na Pesquisa em Língua e Literatura I Jornada de Pesquisa em Língua e Literatura JPELL Cadernos de Resumos. Porto Nacional : , 2014 (Caderno de resumos de evento)
    • MAGNANI, José Guilherme C. ; CAPUCHINHO, Adriana C. . O Brasil da Nova Era. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor , 2000 (Fotografias)
  • Apresentações de Trabalho: 10
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Literatura em Língua Inglesa no Século XXI: Tendências e Preocupações Literárias. 2014 (Conferência)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Dead Charcters in Brian Frie's Work. 2014 (Comunicacao)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino e Aprendizado de Inglês. 2014 (Comunicacao)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . O romance no Século XXI: autores e preocupações. 2013 (Conferência)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Ritual and social change in Friel´s Dancing at Lughnasa. 2012 (Simposio)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . The several ritual levels in Brian Friel´s Faith Healer. 2011 (Seminário)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Brian Friel´s Faith Healer: a meta-ritual. 2011 (Congresso)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Olhos que tudo veem: considerações sobre teorias do Estado no episódio Ciclope em Ulisses. 2010 (Simposio)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Columba: a liminal character in the Enemy Within. 2010 (Congresso)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Irish Language Revival. 2007 (Comunicacao)
    • José Guilherme C Magnani ; CAPUCHINHO, Adriana C. ; STUTZMAN, R. . Esotéricos Na Cidade: Trajetória de Uma Pesquisa. (Exposição etnográfica).. 1996 (Departamento de Antropologia Social - USP)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. ; LUDWIG, C. R. ; ROCHA, D. C. A. ; MURAD, C. R. R. ; OLIVEIRA, A. C. T. ; OLIVEIRA, M. F. . I Jornada De pesquisa em Língua e Literatura. 2014 (Universida Federal do Tocantins)
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . A vibração está à solta: música no esoterismo contemporâneo. 1997
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso da música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo. 2002
    • CAPUCHINHO, Adriana C. . Liminaridade, sacrifício e reciprocidade: um estudo do ritual em três peças de Brian Friel. 2012
    • Nome do projeto: O teatro irlandês contemporâneo: diálogos com a tradição (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAPUCHINHO, Adriana C. , SILVA, W. C. , KOSTER, M. R. , HARRIS, P. , VALTAS, Sofia , BASTOS, Beatriz K. Xavier , Nunes, Domingos P. , CARRASCO DE MESQUITA, Zoraide R. , STEVENS, Sandra , MUTRAN, Munira H. , DIAS, Fabiana R. .
      Descrição: Teatro irlandês.
    • Nome do projeto: Sob nova direção: Práticas mágico-esotéricas na cidade (1996 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAPUCHINHO, Adriana C. , STUTZMAN, R. , STOLL, S. J. , VASCONCELOS, Cesar P. , MORAES, Maria Regina C. Moraes , MOI, Flávia Prado , SCHWADE, Elisete , FORTIS, Antonio Carlos , MAGNANI, José Guilherme C. .
      Descrição: Antropologia - Religião e Lazer
    • Nome do projeto: Liminaridade sacrifício e reciprocidade: uma abordagem do ritual na obra de Brian Friel (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAPUCHINHO, Adriana C. .
      Descrição: Pesquisa de doutoramento desenvolvida sob orientação da Prof. Dr. Munira Mutran.
    • Nome do projeto: A vibração está a solta (1996 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAPUCHINHO, Adriana C. .
      Descrição: Projeto de aperfeiçoamento em pesquisa desenvolvido sob orientação do prof. Dr. José Guilherme Magnani. Este estudo procurou recortar os participantes, espaços e as modalidades musicais associadas ao conjunto de crenças, práticas, terapias e rituais agrupadas sob a denominação de místicas, esotéricas ou holísticas .
    • Nome do projeto: O corpo sonoro (1998 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAPUCHINHO, Adriana C. .
      Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado em Antropologia Social sob orientação do Prof Dr. José Guilherme Magnani. O estudo focou um recorte particular no panorama da música: trata-se daquelas modalidades musicais associadas ao conjunto de crenças, práticas, terapias e rituais agrupadas sob a denominação de místicas, esotéricas , holísticas , e que incluem, entre outros, os estilos conhecidos como world music e new age music . O ato de ouvir música possui um caráter específico no universo neo-esotérico, pois, utilizando todas as facilidades proporcionadas pelas novas tecnologias de produção, gravação e distribuição de música, pretende recuperar a contemplação e também a participação do ouvinte na música com o intuito de resgatar seus supostos princípios de organização do mundo natural e social, e especialmente seu poder curativo em diversas práticas terapêuticas de fundo neo-esotérico..
    • Nome do projeto: Ambientes Virtuais e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino e Aprendizado de Língua Inglesa - Formação de Professores (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAPUCHINHO, Adriana C. , SILVA, E. F. , ARAUJO, W. C. , SILVA, L. A. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar como a mediação tecnológica pode favorecer o desenvolvimento das competências linguísticas e pedagógicas do aluno de graduação em Letras - Inglês, partindo de uma perspectiva de formação crítico-reflexiva de professores. Esta pesquisa pretende contribuir para que os alunos de graduação em Letras desenvolvam uma melhor compreensão das novas formas de aprender que marcam a sociedade contemporânea especialmente naquelas que exigem constante aperfeiçoamento em tecnologias digitais,contribuindo, também, para sua formação como professores reflexivos e pesquisadores de sua própria prática.
    • Nome do projeto: Os mortos entre os vivos na obra de Brian Friel (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAPUCHINHO, Adriana C. .
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o frequente uso que o dramaturgo irlandês, Brian Friel, faz de personagens mortas contracenando com os vivos no palco enquanto uma forma de demonstrar as dificuldades de transição na vida privada, bem como na vida pública da República da Irlanda e também do Norte. Por vezes, a condição de morto-vivo da personagem não é percebida pelo público quase até o final da encenação como em "Living Quarters" (1977). Por outro lado, por vezes a morte do personagem é reconhecida ao longo da peça como em Winners (1972) e Faith Healer (1979). Finalmente, em The Freedom of the City (1973) e Performances (2003) o público percebe nos primeiros momentos que tanto os três manifestantes na primeira peça, como também o compositor tcheco Leos Janácek são mortos-vivos ainda que pareçam cheios de vida. Os mortos sempre estiveram presentes ao longo da carreira de Friel como dramaturgo em abordagens variadas. Os mortos são seres liminares, uma vez que provocam a perturbação da ordem da vida quando ando entre os vivos como se também o fossem. Pesquisarei principalmente nas dificuldades de transição na Irlanda e na sociedade contemporânea retratadas por Friel ao dar voz e ação aos mortos.
    • Nome do projeto: Centro de Estudos Continuados em Língua Literatura e Artes - CECLLA (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAPUCHINHO, Adriana C. , SOUSA, J. F. , SILVA, E. F. , ARAUJO, W. C. , COSTA, R. P. , CASTRO, R. C. A. , ESTEBAN, M. B. R. P. , MACHADO, L. A. M. , SEVERINO, L. , RODRIGUES, K. A. , LUDWIG, C. R. , VIANA, J. C. , AGUIAR, E. C. R. , SOUZA, C. S. , OLIVEIRA, Cristiane. C. G. S. , OLIVEIRA, F. V. , OLIVEIRA, N. C. , OLIVEIRA, M. F. , OLIVEIRA, A. C. T. , ALMEIDA, A. S. .
      Descrição: O projeto visa permitir que os alunos de graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins possam associar aprendizagem em língua e em ensino à verdadeira prática em sala de aula. Com esse fim, o CECLLA oferece cursos gratuitos em línguas, literatura e artes abertos à comunidade de Porto Nacional . Os alunos-professores são acompanhados e orientados por professores do colegiado de letras. Participam também de reuniões mensais a fim de discutir a leitura de um texto teórico, bem como compartilhar suas experiências e suas dúvidas didáticas ou linguísticas. Todos os meses são oferecidas oficinas pedagógicas e/ou culturais abertas à comunidade. No primeiro semestre de 2015 são 10 (dez) bolsistas professores-monitores (modelo bolsa permanência).
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português e Inglês
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 1994
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2012
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Educação - USP
        Ano de conclusão: 1998
        Status do curso: Incompleto
      • Nome da Instituição: Faculdade de Educação - USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Orientadora em ensino a distância do Curso Mídias na Educação, desenvolvido no âmbito do Ministério da Educação - SEED/MEC, sob a coordenação do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo NCE/USP. O curso foi descontinuado em maio de 2013.
        Outras informações: orientadora e.learning nível especialização
    • Colégio Monte Serrat:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de língua inglesa no ensino médio (1o a 3o ciclos)
        Outras informações: professora ensino básico
    • Colégio do Carmo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Língua inglesa Disciplinas ministradas: Básico 1 Básico 2
        Outras informações: professora no Centro de Línguas do Carmo
    • Centro Acadêmico Visconde de Cairu Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2005 ).
        Outras informações: CAVC Idiomas é mantido pelo Centro Acadêmico Visconde de Cairu dos alunos da Faculdade de Economia e Administração - USP Atuei como professora em cursos livres de língua inglesa (básico 1 a avançado 3) e também voltados para áreas específicas como economia e administração de empresas.
        Outras informações: professora
    • Fundação Universidade Federal do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professora adjunta em língua inglesa